• Nenhum resultado encontrado

CONTEÚDOS/ATIVIDADES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTEÚDOS/ATIVIDADES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CRONOGRAMA DE ESTUDOS: IV COMPÊNDIO DATA DIA SEMANA CONTEÚDOS/ATIVIDADES 21/12/2020 SEGUNDA-FEIRA

* Leia com atenção o assunto e resolva as atividades propostas, questões 1 e 2: AULA 1: GÊNERO TEXTUAL: COMENTÁRIO DE LEITOR: O DIREITO DE OPINAR (páginas: 1 e 2 - 4° COMPÊNDIO 2020).

28/12/2020 SEGUNDA-FEIRA

* Leia com atenção o assunto e desenvolva a atividade diversificada, questão 1: AULA 2: GÊNERO TEXTUAL: CONTO: QUE DELÍCIA QUE É CONTAR (páginas: 2 e 3 - 4° COMPÊNDIO 2020).

ATIVIDADE DIVERSIFICADA

1. Leitura livre das Obras: Contos Plausíveis de Carlos Drummond de Andrade e Contos Africanos de Andréia B. Prestes (org), disponibilizadas em PDF nos grupos de WhatsApp e no site: csfx.org.br:

04/01/2021 SEGUNDA-FEIRA

* Leia com atenção o assunto e resolva as atividades propostas, questões 1 e 2: AULA 3: SÍLABA TÔNICA e ÁTONA/ACENTUAÇÃO GRÁFICA: (páginas: 3, 4 e 5 - 4° COMPÊNDIO 2020).

OBERVAÇÕES:

* Poderão ser postadas sugestões de materiais complementares como vídeos e livros no site CSFX: www.csfx.org.br e nos grupos de WhatsApp.

* Poderá haver diferença em relação a numeração das páginas devido ao processo de formatação, por isso é importante orientar-se principalmente pela numeração das aulas e assuntos.

(2)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO - IV COMPÊNDIO ANO/SÉRIE: 6° ANO ____ PROFESSORA RESPONSÁVEL: ROSÂNGELA MAUÉS

ESTUDANTE: ____________________________________________________________________

AULA 1: GÊNERO TEXTUAL: COMENTÁRIO DE LEITOR: O DIREITO DE OPINAR

Comentários de leitor são textos opinativos (opinião) divulgados em publicações impressas ou digitais. Expressam o ponto de vista dos leitores, motivados por um fato noticiado ou por um texto opinativo, como editoriais, artigos de opinião, crônicas e charges. As áreas destinadas aos comentários favorecem o debate de ideias, pois permitem que outras vozes, e não só as dos profissionais da mídia, sejam ouvidas.

O grau de formalidade dos comentários de leitor pode variar conforme o veículo de publicação. Em jornais e revistas impressos que atingem grande público, divulgam textos escritos em linguagem formal. Na internet, a formalidade varia em função do site, do assunto comentado e do próprio estilo de escrita de quem o escreveu. Há uma liberdade maior em relação as regras da modalidade escrita.

Alguns comentários limitam-se a apresentar um ponto de vista sem qualquer justificativa ou apoiam-se em argumentos frágeis. Outros oferecem bons argumentos e até completam as informações do texto que os motivou, promovendo o aprofundamento da abordagem e contribuindo para a reflexão.

CARACTERÍSTICAS:

* São motivados por um fato ou texto e podem se referir ao assunto tratado nele ou ao próprio texto;

* Podem contribuir com novas informações sobre o assunto;

* Podem apresentar críticas, elogios ou uma opinião sustentada por argumentos; * Na internet em geral, mostram uma preocupação menor quanto as regras da modalidade escrita da língua e são mais informais;

* Podem dialogar com outros comentários já publicados.

EXEMPLO 1: COMENTÁRIO DE LEITOR PUBLICADO EM JORNAL IMPRESSO:

Menino sírio

A foto da criança morta parece ter despertado o mundo da letargia (sonolência) e da quase indiferença a milhares de refugiados que arriscam a vida em busca de sobrevivência (“Menino morto aviva comoção por refugiados”, “Mundo”, 3/9). Torna-se símbolo de pessoas que já trazem profundo sofrimento pelo abandono da sua pátria e pela precaríssima viagem em busca de refúgio. Que o efeito dessa imagem não seja somente emblemático e efêmero.

IVL (Campinas, SP), 4 set. 2015 Folha de São Paulo, SP, 4 a 6 set. 2015. (Painel do Leitor) EXEMPLO 2: COMENTÁRIO DE LEITOR PUBLICADO EM JORNAL ON-LINE DE

PERNAMBUCO: Por MMF, 17/08/2016

Como se francês fosse fino, educado e tratasse bem turistas que por lá passam. Vaia pra ele. Ao menos não vencemos com doping. A torcida está de parabéns. Respeito aos anfitriões também é de bom tom.

(3)

ATIVIDADES PROPOSTAS: (resolva no seu caderno) 1. Leia os comentários seguintes e responda:

Por KR, 16/08/2016

Todos os atletas merecem nosso respeito por representarem sua nação, não é necessário ganhar medalha, TODOS SÃO CAMPEÕES. As “vaias” são o reflexo de um povo mal conduzido, mal amado, mal educado. APLAUSOS para todos os atletas do MAIOR ESPETÁCULO ESPORTIVO DO PLANETA.

Por P, 16/08/2016

Tenho VERGONHA de ter nascido nesse país. Isso é MÁ-EDUCAÇÃO doméstica. Falta de respeito com atleta que está sendo recebido em nossa casa! Nojenta a atitude da torcida! Ele deu o melhor de si, conseguiu o segundo lugar e deveria ser aplaudido e não vaiado! Por que vaiar um competidor? Só porque ele é estrangeiro? Só porque saiu de sua casa para competir em um país distante esperando o MÍNIMO DE RESPEITO? Agora, brasileiros, como querem ser respeitados LÁ FORA? VERGONHA, FALTA DE EDUCAÇÃO E FALTA DE CIVILIDADE.

Disponível em: http://jconline.ne.10.uol.com.br/ Acesso em: 30/04/2018

a) Para esses leitores, qual foi o motivo das vaias?

__________________________________________________________________________ b) Por que, segundo os textos, os brasileiros não deveriam ter vaiado o atleta?

__________________________________________________________________________ c) Analisando os textos, qual a sua opinião sobre a atitude dos brasileiros?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

2. Escreva um comentário de leitor sobre o tema: Trabalho em grupo:

* Posicione-se em relação ao tema: “Você acha vantajoso ou desvantajoso fazer trabalho em grupo?”

* Escreva afirmando seu ponto de vista e o justificando, ou seja, explique a sua opinião. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

AULA 2: GÊNERO TEXTUAL: CONTO: QUE DELÍCIA QUE É CONTAR

Contos são textos narrativos breves, geralmente escritos em prosa. Assim como as lendas, os mitos e as fábulas são originários das mais antigas civilizações, transmitem ensinamentos e preservam a cultura. Por lidarem com o imaginário, divertem, emocionam, criam suspense, mostram verdades e revelam sentimentos e valores de uma época.

Narrar é contar uma história, geralmente relatada por um narrador que apresenta fatos que envolvem personagens, que agem e dialogam em um espaço e durante um tempo. As personagens podem ser reais ou imaginárias (inventadas). O espaço é o ambiente onde os fatos acontecem. Ao conjunto de episódios que compõem a narrativa damos o nome de enredo.

O narrador pode contar a história em primeira pessoa (eu) ou em terceira pessoa (ele/ela). Se o narrador participa da narrativa, ele também é personagem, narrará em

(4)

primeira pessoa, mas, se for apenas observador, estiver contando algo em que não está envolvido, narrará em terceira pessoa.

O que faz com que as narrativas comecem é o conflito, ou situação-problema. O conflito não é uma briga ou discussão, mas uma situação dentro da história que gera outros fatos e faz com que a história caminhe para uma solução.

A solução também não é sempre positiva, há histórias que têm um desfecho trágico e inesperado. O desfecho é o final da história. Esses são os principais elementos da narrativa que aparecem em contos, lendas, fábulas, entre outros textos narrativos. Leia com atenção o exemplo de conto:

A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.

A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez, Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.

Quando o menino voltou, falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:

— Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

CARACTERÍSTICAS DO CONTO:

* Narrativa linear e curta, tanto em extensão quanto no tempo em que se passa; * Linguagem simples e direta;

* Ações se encaminham diretamente para o desfecho;

* Poucas personagens que se movimentam em torno de ações.

* Ações passadas em um espaço, constituem um eixo temático e um só conflito.

ESTRUTURA DO CONTO:

* Introdução (apresentação): início da história, momento em que o narrador apresenta: fatos iniciais, personagens, tempo e espaço.

* Complicação (desenvolvimento): parte em que se desenvolve o conflito, ou seja, momento em que algo começa a acontecer e ficamos surpresos à espera do que está por vir.

* Clímax: momento mais tenso da narrativa, pois tudo pode acontecer, algo que esperávamos ou não.

* Desfecho (conclusão): final da história, a solução para o conflito que poderá ser de vários modos: triste, alegre, surpreendente, engraçado, e até mesmo trágico!

ATIVIDADE PROPOSTA: (DIVERSIFICADA)

1. Leitura livre das Obras: Contos Plausíveis de Carlos Drummond de Andrade e Contos Africanos de Andréia B. Prestes (org), disponibilizadas em PDF nos grupos de WhatsApp e no site: csfx.org.br:

AULA 3: SÍLABA TÔNICA e ÁTONA/ACENTUAÇÃO GRÁFICA:

SÍLABA TÔNICA e SÍLABA ÁTONA:

Ao proferir palavras, pronunciamos uma sílaba com mais força do que as outras. Isso ocorre em todas as palavras que têm mais de uma sílaba. De acordo com a maior ou menor intensidade com que são pronunciadas, as sílabas classificam-se em tônicas ou átonas:

* Silaba tônica: pronunciada com mais intensidade. * Sílaba átona: pronunciada com menos intensidade.

(5)

Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras de duas ou mais sílabas classificam-se em:

* Oxítonas: quando a sílaba tônica é a última sílaba da palavra: você, alguém, aqui. * Paroxítonas: quando a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra: língua, separado, água.

* Proparoxítonas: quando a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba da palavra: máquina, ridícula, lâmpada.

Todas as palavras têm uma sílaba tônica, mas nem todas são acentuadas. Existem regras específicas para as palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

ACENTUAÇÃO GRÁFICA:

A acentuação gráfica consiste na colocação de acento ortográfico para indicar a pronúncia de uma vogal, ou marcar a sílaba tônica de uma palavra. Os nomes dos acentos gráficos da Língua Portuguesa são: acento agudo ´ , acento grave ` , acento circunflexo ^ .

Os acentos gráficos são elementos essenciais que estabelecem, por meio de regras, a sonoridade/intensidade das sílabas das palavras representando essa sonoridade na escrita.

ATIVIDADES PROPOSTAS: (resolva no seu caderno) 1. Leia o texto seguinte para resolver as questões:

Seu corpo é uma máquina extremamente complexa e regulada com precisão. É necessário um bocado de atenção para que ele funcione sem problemas 24 horas por dia, 365 dias por ano, durante cerca de 70 anos sem parar. Dois terços do corpo são compostos de água. Esta é eliminada pelo suor e por idas ao banheiro, precisando ser reposta regularmente. Na realidade, é possível sobreviver sem comida por semanas, mas sem água você duraria apenas alguns dias. A água também colabora para que você tenha um aspecto saudável e é extremamente benéfica para o organismo, pois em sua passagem pelo corpo ela carrega todos os venenos (toxinas) consigo, que são eliminados com a água pelo suor e pela urina. Procure beber diversos copos de água por dia.

(Samanta Rugen. Coisas que toda garota deve saber. São Paulo: melhoramentos, 2005, p. 8)

a) Segundo o texto, quais são os benefícios da água?

__________________________________________________________________________ b) Complete o quadro seguinte com exemplos de palavras do texto:

OXÍTONAS PAROXÍTONAS PROPAROXÍTONAS

**********

2. Destaque a sílaba tônica das palavras, coloque o acento gráfico quando necessário, depois reescreva-as: economia economico portugues portuguesa fisica fisicamente

(6)

romantico romantismo transparencia transparente

OBSERVAÇÕES: Você poderá aprofundar seus conhecimentos acompanhando em seu livro didático de Língua Portuguesa: Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto e Linguagem. Sugere-se que faça leituras dos seguintes capítulos: Capítulo 7 COMENTÁRIO DE LEITOR: O DIREITO DE OPINAR (páginas: 207 a 218); capítulo 8 CONTO: QUE DELÍCIA QUE É CONTAR (páginas: 234 a 247).

Podem ser consideradas como fontes complementares de estudos: buscas em base de dados como: site SEDUC: http://www.seduc.pa.gov.br/site/seduc, site CSFX: www.csfx.org.br, onde serão postadas sugestões recursos como vídeos, livros e etc.

REFERÊNCIAS:

BRASIL/MEC. Na Ponta do Lápis: Lendo e escrevendo pela vida afora: ano XV – número 33 – julho de 2019.

BRASIL/MEC. Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa/Escrevendo o Futuro: Coletânea Poemas, 2016.

BRANDÃO, Helena N. & MICHELETTI, Guaraciaba (coord.) Aprender e Ensinar com Textos Didáticos e Paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.

ORMUNDO, Wilton e SINISCALCHI, Cristiane. Se Liga na Língua: leitura, produção de texto e linguagem, 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2018.

OLIVEIRA, Tânia Amaral de (et al). Tecendo Linguagens: Língua Portuguesa (6° ano), 5ª ed. Barueri, SP: IBEP, 2018.

Referências

Documentos relacionados

6.11 apresenta os resultados numéricos da relação parâmetro de carga P/P y x índice de esbeltez reduzido ( ) λ 0 , segundo os vários tipos de distribuição das

In this sense, the challenges towards promoting sustainable livestock in Brazil, which has the recovery of degraded pas- tures, comprising intensification and the increase

O padrão de distribuição das espécies, através do índice de dispersão de Morisita, indicou um padrão de distribuição espacial agregado para Angico, Canjerana,

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

Há uma grande expectativa entre os cientistas de que, nesta próxima década, novos resultados de observações cosmológicas, aliados aos resultados dos grandes aceleradores como o

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

prioridade para as mulheres depois dos 40 anos (50 milhões). prioridade para as mulheres depois dos 40 anos

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não