• Nenhum resultado encontrado

O SISTEMA ETICS NA REABILITAÇÃO DA VILA D ESTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O SISTEMA ETICS NA REABILITAÇÃO DA VILA D ESTE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O SISTEMA ETICS NA REABILITAÇÃO DA VILA D’ESTE

Teodósio, Sofia Castro, José

Tintas Robbialac S.A. Tintas Robbialac, S.A

sofia.teodosio@robbialac.pt

jose.castro@robbialac.pt

Vila Nova, Abílio Matos, Cristina

Tintas Robbialac S.A. Tintas Robbialac S.A.

abílio.nova@robbialac.pt

cristina.matos@robbialac.pt

Resumo

A reabilitação de edifícios é uma preocupação que tem vindo a ser sentida desde há vários séculos; no entanto, só a partir do século XX é que começa a ser definido, verdadeiramente, o conceito de conservação e restauro.

Atendendo a que na Europa os edifícios são responsáveis por 40% da energia consumida, representando a principal fonte de consumo energético, constituem um motivo de preocupação por parte da sociedade e governos, na criação de um parque edificado energeticamente sustentável (eficiente).

Torna-se, portanto, imperativo, dotar o parque habitacional mais antigo, com todos os requisitos mínimos de conforto interior, tornando-o exteriormente mais agradável, mas de forma enquadrada e harmoniosa com o espaço envolvente. É por esta razão que deve ser exigido que em todas as suas vertentes, os edifícios sejam sustentáveis, oferecendo desta forma conforto, ao mesmo tempo que se reduz a necessidade de consumo energético.

Por isso, temos que PENSAR, PROJECTAR e EXECUTAR.

O presente trabalho visa apresentar a maior intervenção de reabilitação realizada no País onde, através de um projecto bem estruturado e suportado em ensaios, se melhorou a qualidade de vida dos habitantes dos edifícios com uma óptima poupança de energia. Tal é conseguido através da aplicação do Sistema Isolamento Térmico pelo exterior – Sistema ETICS, culminando assim num projecto de sucesso de requalificação da envolvente exterior opaca.

Palavras - chave : ETICS, Reabilitação, Sustentabilidade

1. INTRODUÇÃO

Vila d’Este é um conjunto urbano habitacional do Concelho de V. N. de Gaia, promovido pelo seu Município, de grande complexidade sócio-económica. Fazem parte do projecto 19 edifícios constituídos por 2085 fogos e 76 estabelecimentos comerciais.

A reabilitação desta zona impunha-se globalmente nos âmbitos social, urbano e edificado, de forma a criar transversalmente uma melhoria da qualidade de vida dos moradores.

O projecto de reabilitação dos edifícios, que lhes está a conferir uma já reconhecida positiva transformação estética, está dirigido para lhes proporcionar níveis de conforto hoje exigíveis, com elevada eficiência energética.

Para conseguir o objectivo, a equipa projectista adoptou, para a reabilitação da envolvente, soluções técnicas de acção passiva, de forma a obterem prestações técnicas de isolamento e protecção térmica, higrométrica e acústica, que minimizam a necessidade de recurso a sistemas mecânicos, estes sim consumidores de energia.

Neste âmbito, adoptaram para a reabilitação da envolvente opaca das fachadas, a solução de revestimento com sistema ETICS, que lhes garantiu uma boa performance de isolamento térmico, de protecção higrométrica e reparação das patologias.

(2)

Figura 1 – Mapa alusivo à Vila d’Este

2. ESTUDO PRÉVIO

2.1 Quantificação das patologias

Foi levado a efeito um rigoroso e exaustivo levantamento dos problemas e deficiências nos vários edifícios, que por terem sido construídos por diferentes empresas, em tempos diferentes e afectados por factores económicos, não apresentavam uma uniformidade de patologias caracterizadas, o que obrigou a equipa projectista a desenvolver um sofisticado método de observação, registo e análise, de forma a terem total conhecimento da situação.

Este procedimento veio a tornar-se fulcral, para que o desenvolvimento do projecto fosse todo ele assente num correcto conhecimento das patologias, que envolviam os edifícios e assim as decisões na escolha das soluções técnicas, puderam ser tomadas de forma a, objectivamente, resolverem os problemas, em todas as suas vertentes.

Alguns exemplos das patologias observadas:

(3)

Figura 4 - Marcação das pontes térmicas Figura 5 - Fissuras

na fachada

Após realização do levantamento em obra e análise dos respectivos inquéritos aos moradores, foi possível quantificar as principais anomalias conforme Tabela 1.

Tabela 1- Quantificação das principais anomalias existentes

2.2.Pensar os problemas e decidir as soluções

Com o real conhecimento e domínio das anomalias, a análise e compreensão dos problemas e suas causas, facilitou o encontro de soluções que garantiram uma correcta reabilitação, conferindo as prestações técnicas necessárias para que o produto edificado, resulte com elevada eficiência energética, objectivo acrescido desta reabilitação (garantiu a obtenção do financiamento).

Neste âmbito e para a reabilitação das zonas opacas das fachadas, foi eleita a solução de ETICS, com garantia de uma eficiente reabilitação, com resolução das patologias das paredes de fachada e necessário contributo para a eficiência energética global, conferindo a resistência térmica das paredes e a respectiva correcção das pontes térmicas.

O sistema ETICS, de isolamento da fachada, envolveu o muro de platibanda e terminou no sistema de rofagem da caleira, sendo garantida a continuidade de isolamento térmico com o isolamento da cobertura.A simplicidade de colocação em obra, pelo exterior, sem perturbar os ocupantes, a ausência de utilização de equipamentos especializados, assim como uma produção

mínima de resíduos, foram factores chave para a utilizaçãodo Sistema ETICS.

Cozinhas Quartos Salas WC

Em elementos Construção Nas habitações Fissuras

Tectos Paredes Pavimentos Caixilharia Humidade

(4)

Ao ser resolvida a anomalia das pontes térmicas, conseguimos uma maior uniformização dos coeficientes de transmissão térmica dos vários elementos da envolvente, resolvendo, dessa forma, as condensações interiores.

Com a aplicação do sistema de isolamento térmico, obtivemos uma temperatura mais estável no interior da construção, permitindo economizar energia, devido à redução da necessidade de aquecimento ou arrefecimento do meio ambiente interior. Há, portanto, um aumento do conforto fisiológico para os moradores, que se reflecte na redução da factura energética e emissões de

CO2.

Tabela 2- Valores U (W/m2 ºC) dos diferentes tipos de paredes

Tipo de parede U sem isolamento (W/m2 ºC) U com isolamento (W/m2 ºC) A

Parede dupla da Fachada (11 cm + 7 cm de tijolo vazado)

com caixa de ar sem isolamento 1,42

B

Parede dupla da Fachada (11 cm + 7 cm de tijolo vazado)

com caixa de ar sem isolamento + ETICS com EPS 5 cm 0,49

C

Estrutura em Betão com 25 cm (Espessura da parede de

alvenaria) 3,20

D

Estrutura em Betão com 25 cm (Espessura da parede de

alvenaria) + ETICS com EPS 5 cm 0,61

E

Empena Betão de 10 cm + 7 cm Tijolo Vazado

2,34

F

Empena Betão de 10 cm + 7 cm Tijolo Vazado + ETICS com

EPS 5 cm 0,57

Nota: Nestes cálculos, foi considerado o reboco exterior com 2 a 3 cm e interior de 1,5 cm Verificação Regulamentar – C > 2*A; D < 2*B

2.3. Projectar as soluções

Não há boas soluções se não forem correctamente projectadas.

Apesar da complexidade que o projecto demonstrou, a solicitação do apoio de fabricantes e fornecedores das soluções adoptadas pelos projectistas, para apoiarem e fornecerem elementos, de forma a terem em conta todas as questões técnicas, condicionalismos de execução, compatibilizações entre os diferentes materiais e os necessários detalhes de execução, ajudou a um correcto desenvolvimento dos trabalhos.

A nossa empresa prestou toda a assistência no âmbito da solução adoptada, que pela dimensão e importância do projecto em causa, propôs aos projectistas a execução de um modelo “in situ”, de forma a contemplar todos os detalhes de execução e ligação com os outros materiais.

Modelo In Situ

(5)

(6)

3. IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA EM OBRA 3.1. Descrição do Sistema Aplicado

Sistema homologado (EOTA) constituído por placas de Poliestireno Expandido, coladas ao suporte e revestidas por um reboco delgado, de ligante sintético em emulsão aquosa, cargas seleccionadas, para misturar com cimento portland e armado com Rede de Fibra de Vidro com

tratamento Anti-Alcalino, 160 gr/m2. O acabamento foi feito com um revestimento plástico.

Preparação da Superfície

Lavagem de toda a superfície com o jacto de água de forma a remover pinturas e rebocos soltos e degradados e limpeza de zonas contaminadas com fungos. Nas zonas contaminadas com fungos recomendamos que seja aplicado o Desinfectante Aquoso e deixar actuar 24 horas. Refazer todos os rebocos removidos.

Aplicação de um primário aquoso que vai regularizar a absorção da superfície, promovendo a adesão ao suporte, aplicado numa demão e com uma diluição de 1:5 com água.

Fixação das placas

Antes de efectuar a colagem das placas nas zonas dos vãos, recomendamos que na junção das mesmas, seja feita uma passagem com a argamassa de colagem, devendo de seguida colar a

Rede de Fibra de Vidro com tratamento Anti-Alcalino, 160 grs/m2.

A colagem das placas de EPS ao suporte, é feita com uma argamassa à base de copolímeros em emulsão aquosa, que têm excelentes ligações com o cimento, cargas seleccionadas e agregados. A argamassa é misturada em partes iguais com o cimento portland. Posteriormente, deveremos

reforçar a fixação, colocando cerca de 8 buchas do tipo IZP, por m2.

Aplicação do Isolamento Térmico

O Isolamento Térmico é efectuado com placas de Poliestireno Expandido (EPS 100), com 20

kgs/m3 de densidade e classe E, dimensões de 1000 x 500 mm e espessura de 50 mm (definida

pelo projecto). A preparação do EPS, deve ser efectuada segundo indicações do fornecedor, assim como se deverá proceder à aplicação dos acessórios em alumínio ou PVC, previsto pelos documento de homologação (D.H.) e projecto.

Reboco Delgado Armado

Posteriormente, o EPS deverá ser lixado e ser efectuado o barramento com uma argamassa á base de copolímeros em emulsão aquosa, que têm excelentes ligações com o cimento, cargas seleccionadas e agregados. A argamassa é misturada em partes iguais com o cimento portland. O mesmo produto é também utilizado na regularização das placas já colocadas, seguidamente deverá proceder a introdução da Rede de Fibra de Vidro com tratamento anti-alcalino, 160

grs/m2 e reforços previstos pelo D.H. e normas de execução, sobretudo em cantos e vãos assim

como zonas de choque. O produto tem excelente resistência às substâncias alcalinas, é permeável ao vapor de água e possui uma boa aderência a diversos tipos de materiais.

Acabamento

Aplicação de um primário aquoso, que vai regularizar a absorção da superfície, promovendo a adesão ao suporte, aplicado numa demão, com uma diluição de 1:5 com água.

O acabamento é feito com um produto à base de polímeros acrílicos em solução aquosa, farinhas e areias de quartzo, granulados de mármores calibrados e seleccionados, pigmentos inorgânicos e orgânicos, tendo características evidentes de resistência à luz e aos alcalinos e aditivos que permitem uma óptima película, utilização e resistência aos ataques bacteriológicos. O Acabamento é aplicado com uma talocha e com uma espessura igual à dos grãos contidos no mesmo. Após o produto abater um pouco deveremos passar uma talocha de plástico, em movimentos rotativos, para o tornar compacto e uniforme.

Sobre o acabamento, deverão ser aplicadas 2 demãos de uma camada protectora, na mesma cor do revestimento, para garantir uma maior resistência fungicida da superfície e melhor desempenho á manutenção da limpeza da fachada.

(7)

Fotografias alusivas à aplicação do Sistema ETICS

Figura 8 - Colagem contrafiada do EPS ao Figura 9- Fixação Mecânica e colocação suporte dos pensos

Figura 10 - Reboco Delgado Figura 11- Colocação da rede de fibra de vidro

Figura 12 - Aplicação do Acabamento Figura 13 - Acabamento

3.2. Manutenção

Em conformidade com o documento de homologação, podemos referir que o sistema correctamente executado, deverá ter uma vida útil superior a 25 anos, sendo que, aconselhamos que sejam efectuadas acções de manutenção em períodos de 10 a 15 anos, podendo passar por lavagem e aplicação de uma pintura adequada, assim como reparações com substituição localizada.

As zonas de remate entre outros elementos construtivos como, soleiras, peitoris, caixilhos, guardas metálicas, etc, e o sistema ETIC’s , deverão ter manutenção em períodos mínimos de 5 anos, através da aplicação de um cola e veda fungicida.

(8)

4.CONCLUSÕES

Um correcto diagnóstico que levou ao conhecimento e domínio das patologias, suas causas, escolha das soluções adequadas e um bom projecto, seguido de uma execução cuidada e profissional, foi a condição necessária para que o processo de reabilitação de Vila d’ Este, tivesse um resultado positivo.

O nosso sistema ETICS desenvolvido desde 1970, homologado por vários organismos em diversos países, desde 1986 (actualmente também com homologação de resistência ao fogo) e com uma experiência de mais de 23 anos no mercado Português, foi uma importante ferramenta para a reabilitação da envolvente opaca das fachadas dos edifícios de Vila d’ Este.

Para além da correcta reabilitação técnica dos elementos construtivos opacos das fachadas, confere-lhes também a resistência térmica necessária para a eficiência energética dos edifícios assim reabilitados.

O Sistema ETICS é uma solução de maior interesse para os projectos de reabilitação de edifícios pelas suas vantagens:

- Economia de energia (eficiência energética)

- Aumento da inércia térmica no interior (maior conforto térmico)

- Resolução das pontes térmicas (diminuição dos riscos de condensações interiores)

- Maior protecção das fachadas (choque térmico, água, gelo, radiações solares, entre

outros), com consequente aumento da sua durabilidade

- Redução dos movimentos diferenciais entre a alvenaria e a estrutura

- Impermeabilidade (anti-fissuração)

- Execução sem perturbar os habitantes

- Aplicação simples e rápida

- Fácil conservação e reparação em caso de acidente

(9)

(10)

5. REFERÊNCIAS

[1] Artigos técnicos elaborados pelos projectistas Prof. Dr. Vítor Abrantes e Arq. Nuno Abrantes

[2] COMMISSION CHAEGEÈ DE FORMULER DES AVIS TECNIQUES- paris – [3] ABRAHAM, Bernard- “ le mur-manteau:synthése dês régles et codes”Cahair CSTB 2719, livraison 349. Paris , CSTB, mai 1994.

[4] CPT 3035 – Systémes d’isolation thermique extérieure avec enduit mince sur polystyrene expanse – Cahier des prescritions techniques d’emploi et de mise en oeuvre. [5] Soluções Técnicas para Projectos – Sistema Cappotto (Viero)

Referências

Documentos relacionados

OPERAÇÃO E/OU CAUSA ILÍCITA. CONCOMITÂNCIA COM IRPJ E MULTA QUALIFICADA. DEDUÇÃO DO VALOR RETIDO E RECOLHIDO. Pagamento decorrente de operação e/ou causa ilícita

Plano privado de assistência à saúde: prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais, contratada por pessoa física ou jurídica, a preço pré ou

Muitos dos exemplos, como o caso da prática da beneficência (um dever de amor ao outro), não levantam casos dilemáticos genuínos, pois tal questão coloca um problema

Foram realizadas análises com quatro produtores, sendo feita análises de densidade, gordura, proteína, acidez, pH, índice crioscópico, ESD, EST, células somáticas e pesquisa

O pagamento será efetuado à empresa mediante apresentação da Nota Fiscal e recibo para a quitação plena, que será conferida e atestada pelo Fiscal do Contrato,

Em caminho semelhante, o artigo sobre a atuação do Partido Comunista Peruano, Sendero Luminoso, aparece aqui neste volume como um momento da história daquele país em que a crença

os estabelecimentos deverao designar colaborador com o uso de mascara e borrifador de alcool 70% para higienizar as maos das pessoas que adentrarem no estabelecimento ou,

Das 25 tecnologias relacionadas às etapas de separação de células e purificação da proteína recombinante (grupo 6), apenas uma foi considerada não viável