• Nenhum resultado encontrado

COMUNIDADE EVANGÉLICA SARA NOSSA TERRA CURSO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PASTORAL PANORÂMICA BÍBLICO I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMUNIDADE EVANGÉLICA SARA NOSSA TERRA CURSO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PASTORAL PANORÂMICA BÍBLICO I"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

COMUNIDADE EVANGÉLICA SARA NOSSA TERRA CURSO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PASTORAL

PANORÂMICA BÍBLICO I

Errol Fernando Zepka Pereira Junior Julia Campelo Maich

Resenha do livro

CONHECENDO A GLÓRIA DE DEUS – Robson Rodovalho

(2)

Errol Fernando Zepka Pereira Junior Julia Campelo Maich

Resenha do livro

CONHECENDO A GLÓRIA DE DEUS – Robson Rodovalho

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Panorâmica Bíblico, no Curso de Formação e Aperfeiçoamento Pastoral da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra.

Prof. Bpo Luiz Anjos dos Santos.

(3)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 4

2 DESENVOLVIMENTO ... 5

2.1 A LEI E O VELHO TESTAMENTO COMO SOMBRAS E FIGURAS ... 5

2.2 ACERCA DO TABERNÁCULO ... 5 2.4 A ARCA DA ALIANÇA ... 7 2.5 A UNÇÃO DO TABERNÁCULO ... 7 2.6 AS 7 ALIANÇAS ... 9 3 CONCLUSÃO ... 10 REFERÊNCIAS ... 11

(4)

4 1 INTRODUÇÃO

A glória de Deus precisa ser conhecida e transmitida ao nosso coração. O propósito de nosso coração é justamente conhecer a Deus.

E o propósito de Deus é mostrar a sua glória ao homem. O presente trabalho visa comentar as simbologias usadas por Deus ao criar o tabernáculo.

(5)

5 2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A LEI E O VELHO TESTAMENTO COMO SOMBRAS E FIGURAS

O velho testamento faz parte da parte inicial da bíblica canônica evangélica. Todavia, ainda há muitas dúvidas sobre o como deve ser o uso desses textos. Algumas pessoas acreditam ser seu uso aplicado em sua totalidade, o que nos leva aos extremistas religiosos, pautados nos usos e costumes, onde a lei ganha fundamentação para legalismo. Outras pessoas acreditam ser sido a lei revogada por Jesus, e seu uso somente por uso devocional, fundamentando assim seu liberalismo.

Todavia, Jesus disse que não veio cancelar a lei, mas cumpri-la1, assim a lei foi cumprida nele. Mas ela continua escrita e deve ser lida pelos apaixonados pelo Senhor: aqueles que o desejam conhecer a sua glória na forma como foi demonstrada e como ainda o é nos dias de hoje.

Assim, nos cabe ler ela e interpretá-la como sombra do que viria a ser o ministério de Jesus2. Quando Jesus desenvolveu seu ministério, o fez em cima do que a lei propunha nos seus mais diversos detalhes.

Ao propor a construção do tabernáculo a Moises, Deus especificou materiais, cores e tamanhos específicos, e todos eles fariam parte de um projeto que conectaria se com o ministério de Jesus.

Quando o homem voltou a buscar a Deus3, ele encontrou nessa vontade uma oportunidade para se relacionar novamente com o homem. Posteriormente, ele colocaria esse relacionamento institucionalizado no tabernáculo, que seria a sombra do futuro relacionamento com Cristo. A revelação do conhecimento acerca de Deus é progressivo. Assim, Deus traçou um caminho de relacionamento que começaria no tabernáculo e culminaria na vida de Cristo.

2.2 ACERCA DO TABERNÁCULO

Deus queria separar o seu templo do mundo, do pecado, por isso ordenou que tivesse uma divisão, uma separação daquilo que pertencia a ele do que aquilo que estava lá fora.

Quando estamos dentro da igreja recebemos proteção, somos guardados do mundo, mas a partir do momento que permitimos que o pecado entre nas nossas vidas, damos legalidade e as brechas se abrem, o véu que separava é rasgado. 1 Mateus 5:17 2 Colossenses 2:17 3 Gênesis 4:26

(6)

6 As portas possuíam cortinas que significavam a separação com o mundo. Cada uma delas tinha uma cor que significava:

 Azul: a alegria do Espirito Santo de Deus  Purpura: obras de poder e grandeza  Carmesim: sangue derramado de Cristo 2.3 OS MÓVEIS DO TABERNÁCULO

Assim como tudo no tabernáculo, os móveis também fazem uma alusão à Jesus e seu ministério. Dividido em átrio, santo lugar e santo dos santos, os móveis ficavam alocados aos espaços apropriados, para que a simbologia em tudo se firmasse, nos mostrando Jesus.

Dentro do tabernáculo estavam o átrio, o santo lugar e o santo dos santos. O átrio representa a salvação, o santo lugar é o lugar que representa o serviço e o ministério e o santo dos santos é o lugar escolhido por Deus para representar a adoração e a comunhão direta com Deus.

Dentro do átrio encontramos:

 Altar de bronze: alusão à natureza terrena de Cristo, pela madeira de acácia; os quatro chifres fazem uma alusão ao domínio de Cristo nos quatro cantos da terra; o sacrifício diário oferecido nesse altar é uma alusão à lembrança diária ao sacrifício de Jesus

 Bacia de bronze: representa o aprender com Deus, por meio de sua palavra, através da lavagem das mãos.

Dentro do santo lugar encontramos:

 Candelabro: é o ministério da iluminação: o evangelismo, fundamentada no testemunho de Deus, através do sofrimento de quem o professa.

 Mesa dos pães da propiciação: é o ministério de alimento: a palavra de Deus, dada através da remoção dos excessos.

 Altar do incenso: ele ficava sobre a mesa e representa as nossas orações, logo, as nossas orações precisam ser colocadas sobre a palavra de Deus.

Veremos no próximo tópico, o móvel que ficava no santo dos santos: a arca da aliança.

(7)

7 2.4 A ARCA DA ALIANÇA

Era a presença de Deus, onde após o povo cumprir cada etapa do tabernáculo, Deus se manifestava. Ela foi construída através das orientações do próprio Deus a Moises, ela era a única peça que se encontrava dentro do Santo dos Santos.

A presença de Deus está guardada no propiciatório, onde dois querubins a estão protegendo. Os elementos da arca são importantes, pois cada um deles significa algum tipo importante da gloria de Deus nas nossas vidas.

 Tábuas dos mandamentos: era a prova da aliança do povo com Deus, o povo não poderia quebrar, quando aconteceu isso a presença de Deus se afastou.

 O vaso com maná: era o meio que Deus utilizava para alimentar o povo e assim estabelecer uma aliança de dependência, dessa forma o povo dependeria dele e da sua palavra para sobreviver.

 A vara de Arão: representa o chamado de Deus. Cada pessoa tem o seu lugar, tem a sua posição certa, Deus levantou o seu povo e colocou cada um em uma função diferente. A vara floresceu a noite para mostrar que precisamos passar pela escuridão para entendermos e dependermos do poder de Deus. Onde não havia mais nada, onde estava morto, Deus fez florescer. E assim é na nossa vida, Deus quer fazer florescer a nossa vida, mas precisamos estar no lugar certo e dependermos dele.

2.5 A UNÇÃO DO TABERNÁCULO

O tabernáculo nada seria, sem a unção de Deus. A unção é o método de Deus tirar o cheiro do pecado do homem e perfumá-lo para encontrar-se com Deus4.

Com relação ao óleo da unção, a mistura era feita de vários itens. A seguir, uma descrição dos elementos e seus significados simbólicos.

 Mirra: amargura e sofrimento.  Canela: o amor de Cristo

 Azeite: a própria pessoa do Espírito Santo.

 Cálamo: humildade, de quem busca Deus com intensidade.  Cássia: estar sujeito à Deus pelo processo de quebrantamento.

4

(8)

8 Com relação a cobertura do tabernáculo, abaixo cito os itens que foram usados e suas simbologias:

 Linho: representa a justiça do homem a ser observada por Deus.

 Pele de cabras alvas: é a situação da graça, da salvação da humanidade redimida.

 Peles de carneiros: é o sangue de Jesus, o aspecto legal da salvação.  Peles de animais marinhos: a idealização, desde os primórdios, da

salvação, por parte de Deus. Sobre as cores das portas:

 Azul: o azul é o símbolo da alegria do Espírito Santo.

 Carmesim: representa o sangue de Cristo, o sofrimento e a dor.  Púrpura: representa a alegria, a glória, a grandeza.

Sobre o altar de bronze:

 O altar: representa o juízo de Deus.

 Os chifres: representam a autoridade e a força.

 O sacrifício: oferecido no altar, representam o sacrifício de Cristo na cruz.

Outras simbologias:

 A bacia de bronze: é Cristo como aquele que lava os homens (os prepara para receber a salvação.

 A mesa dos pães: é Cristo como o alimento e a vida que necessitamos (a palavra de Deus).

 O candelabro: representa o testemunho de Cristo aos homens. Aqui, entram os sete espíritos de Deus, através das hastes do candelabro: sabedoria, entendimento, conselho, força, conhecimento e temor.  O altar do incenso: Cristo como o aroma que alegra o coração dos

homens e os impregna do evangelho.

 A arca da aliança: Cristo como a presença de Deus no meio do povo de Deus, mostrando sua glória e majestade.

Numerologias do tabernáculo:

 Átrio: os 1500 côvados do tabernáculo representam o tempo em que a lei mosaica vigorou em Israel.

 Santo lugar: os 2000 côvados representam o período aproximado entre a primeira e a segunda vinda de Cristo.

 Santo dos Santos: os 1000 côvados do santo dos santos representam o governo milenar de Cristo sobre a terra.

(9)

9 Tamanhos e medidas:

 Colunas: as 60 colunas do tabernáculo representam os 60 homens da linhagem de Adão até Cristo.

 Portas: a porta do átrio é estreita (a salvação é dificultosa, você precisa abandonar suas dúvidas); a porta do santo lugar é mais larga (o serviço a Deus é gostoso e prazeroso); a porta ao santo dos santos é estreita novamente (chegar a Deus antes do sacrifício de Jesus era muito difícil e só o sacerdote o poderia fazer).

 Cortinas: as 10 cortinas representam o testemunho de Deus e o perfeito testemunho de Cristo. As outras 11 cortinas representam o novo começo e a ressurreição.

 O altar de bronze: o numero da multiplicação do altar é 75 que significa uma geração inteira e a vida natural. O significado é que durante todos os dias da nossa vida precisamos da graça de Deus operando em nós.  O altar do incenso: sobre o altar do incenso achei interessante

destacar que, no casamento não soma-se, mais multiplica-se; pois somando você tem 1+1=2 e multiplicando você tem 1x1=1, o que nos mostra o “uma só carne” que o casal torna-se.

2.6 AS 7 ALIANÇAS

O candelabro possuía 7 lâmpadas, cada lâmpada representava uma aliança que Deus fez com o povo, por isso Deus não permitiu que elas se apagassem.

 Aliança Edênica: feita no Éden  Aliança Adâmica: feita com Adão  Aliança Noaica: feita com Noé  Aliança Abrâmica: feita com Abraão

 Aliança Mosaica ou Velha aliança: feita com Moisés  Aliança Davídica: feita com Davi

 Aliança Nova Aliança: por meio de Jesus

Sempre as alianças da revelação operaram como luzes, propagando a palavra de Deus.

(10)

10 3 CONCLUSÃO

As simbologias usadas por Deus no tabernáculo acabam por tornar-se a sombra daquilo que viria a ser contornado em Cristo. Assim, Deus encheu seus utensílios, cores e números de simbologias vistas em Cristo.

Conhecer a beleza e a minuciosidade do trabalho de Deus nos revelam sua glória e o carinho dele ao pensar em todos os detalhes que tornariam possível nosso relacionamento com ele possível.

(11)

11 REFERÊNCIAS

Rodovalho, Robson

Conhecendo a glória de Deus / Robson Rodovalho. São Paulo: Reino Editorial, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

Benefícios: Rosto Reverte o processo de glicação que causa danos à pele, oferece mais firmeza e atenua rugas. / Olhos Específico para a área de contorno dos olhos, atenua olheiras

 Ter uma temperatura abaixo de 37,3 graus (aqueles com temperatura igual ou superior a 37,3 graus não poderão entrar no transporte escolar)..  Higienizar as mãos antes de entrar

Atualmente existem vários recursos didáticos auxiliares no aprendizado do tema Tabela Periódica, dos quais, os jogos didáticos desenvolvidos para

Com o objetivo de identificar a potência cti.:tivamcnte transmitida ú polp a pelo sistema rotor/estator de uma cél ula de tlotaç ào. Neste procedimento de

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

2.1 ANÁLISE MERCADOLÓGICA 2.2 MISSÃO DA EMPRESA 03 CONCORRÊNCIA 04 FORNECEDORES 05 PLANO DE MARKETING 5.1 PLANO DE VENDAS 06 CUSTOS 07 INVESTIMENTO 08 ANÁLISE FINANCEIRA 09

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com