• Nenhum resultado encontrado

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À

DOCÊNCIA - PIBID - SUBPROJETO: Geografia

E. E. E. M. SEVERINO CABRAL

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS:

3º ano do ensino médio –2015

BOLSISTA: JOÃO RODRIGUES BRAGA DA SILVA - ID1 PROFESSORA SUPERVISORA: ÉRICKA ARAÚJO SANTOS

PROFESSORA COORDENADORA: JOSANDRA ARAÚJO BARRETO DE MELO

CAMPINA GRANDE – PB OUTUBRO DE 2015

(2)

3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CONTEÚDO:

Blocos Econômicos e Jogo de tabuleiro WAR

OBJETIVOS:

 Problematizar os conceitos de Globalização e Desenvolvimento;  Compreender o papel dos blocos econômicos no mundo atual;  Conhecer os principais blocos e as diferenças existentes entre eles;  Representar informações do texto de forma cartográfica;

 Utilizar o Jogo de tabuleiro WAR para dinamizar o ensino sobre os blocos econômicos.

CONTEÚDOS:

 Níveis de interação econômica e comercial; União Europeia;

 Nafta;

 Da URSS à CEI;  Apec;

 Blocos econômicos da América Latina;  Blocos econômicos da África.

SÉRIE:

 3º ano do Ensino Médio, turmas A e B

MATERIAL UTILIZADO:

 Cartolinas;  Livro didático;  Pincel;

(3)

DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa (2 Aula) 09/07/2015: Inicio do 3º Bimestre – Blocos Econômicos

 Com o fim da segunda Guerra Mundial, os países europeus se encontravam com suas economias arruinadas e a união entre os países com ideologias políticas parecidas favoreceu a formação de Blocos Econômicos.

 A partir da leitura e analise de mapas, gráficos e tabelas contidas no livro didático, os alunos começaram a questionar sobre os interesses dos blocos, essas mudanças geraram novas configurações geográficas e favoreceram o avanço da Globalização.

2ª Etapa (2 Aula) 14/07/2015: Blocos Econômicos: União Europeia

 Antes de falar sobre Bloco Econômico da União Europeia os alunos analisaram uma tabela sobre: Níveis de integração econômica e comercial, com os campos: Níveis de integração; Características e objetivos; e Exemplo. Dentre os níveis de integração foram analisados a Zona de Preferências Tarifárias, Zona de Livre-Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum, União Política, Econômica e Monetária.

 A União Europeia é considerada um Bloco Econômico constituído por 27 países e considerado o mais fluente do mundo, inclusive se enquadrando numa classificação diferente de Bloco Econômico, sendo uma “supranacional econômica e política”. Sua união vai além de áreas econômicas, a União Europeia forma uma união econômica, política e social.

 Com as explicações sobre a formação do bloco da UE, os alunos começaram indagar sobre livre circulação de mercadoria e pessoas, e se isso ocorria também entre outros blocos econômicos.

3ª Etapa (2 Aula) 17/07/2015: Conclusão – Blocos Econômicos: União Europeia

 Os alunos entenderam que o processe de pós-guerra, deixou grande parte da Europa numa situação muito frágil economicamente e que a união dos países europeus ajudaria na renovação da economia e a manutenção da paz.

(4)

 O fim da bipolaridade entre capitalistas e socialistas, transformaram a Europa do campo de batalha teórico e prático, que vão da primeira guerra mundial à multipolaridade, após a dissolução da URSS na década de 90 e o surgimento da Nova Ordem Mundial.

4ª Etapa (2 Aula) 21/07/2015: A partir de leitura de textos e mapas do livro didático

será contextualizado a formação do bloco econômico NAFTA

 O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México.

 Os alunos perceberam o grande poder político dos Estados Unidos nesse bloco, ao analisarem as relações geopolíticas desse estado em grande parte do mundo e que sua posição geográfica favorece o acesso tanto para Europa, quanto para Ásia.

 Os alunos perceberam essa influência global dos Estados Unidos aqui no Brasil a partir do mercado de consumo roupas, calçados, equipamentos eletrônicos, etc., enquanto o Brasil exporta basicamente matéria prima.

5ª Etapa (2 Aula) 24/07/2015: Os alunos deverão resolver a atividade do livro nas

páginas 164 e 165, trata-se de um momento de tirar duvidas e de fixação do conteúdo estuda em sala.

 Grande parte dos alunos não se mostrou muito interessado em resolver a atividade do livro, parte desse problema foi identificado no diagnóstico da turma: baixo nível de leitura, que acaba desmotiva a leitura da questão e consequentemente a interpretação da questão, sejam elas, apenas texto ou informação em gráficos.

 Outro problema é que o aluno na busca de facilitar seu percurso copia do colega, desperdiçando a oportunidade de adquirir mais informação e desenvolver seu raciocino lógico, “o jeitinho brasileiro”.

(5)

6ª Etapa (2 Aula) 31/07/2015: Conhecer os blocos econômicos: CEI, Apec e Asean.

 Os alunos perceberam com maior amplidão como os acontecimentos do Pós-Guerra transformaram as relações políticas, econômicas e sociais em todo mundo e que para se ajustar as novas realidades econômicas, novas formas de internações tinham que surgi.

 A partir da leitura de um gráfico sobre os Tigres Asiáticos, pode-se perceber como foi rápido o processo de transformações de exportados de produtos primários, para exportadores de produtos industrializados, sobre forte influência do Japão.

7ª Etapa (2 Aula) 04/08/2015: Compreender como se deu as articulações geopolíticas

que auxiliaram na formação dos blocos na América do Sul (MERCOSUL) e na África.

 Estabelece uma integração, inicialmente, econômica configurada atualmente em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona e política comercial comum entre seus membros.

 Esse foi o econômico mais fácil de analisar por se tratar de um bloco no qual os alunos estão inseridos, o conhecimento geográfico, da linguagem, as informações locais, acabam facilitando o entendimento do bloco e acompanhar as mudanças que ocorrem com mais facilidade, apesar da complexibilidade política.

 Os alunos perceberam o quanto a África é rica naturalmente e culturalmente, além das várias jazidas mineral é também considerado o berço da humanidade, mas que mesmo assim os meios de comunicação criaram uma identidade de pobreza e miséria, isso pode esta ligada ao fator preconceitual de alguns.

8ª Etapa (2 Aula) 11/08/2015: Conclusão dos estudos sobre os blocos: Mercosul, Alca

e Blocos da África, e realizar a divisão dos alunos em grupos.

 Após a conclusão das apresentações dos blocos econômicos do livro, os alunos foram divididos em seis grupos cada um representando um dos continentes (América no Norte, América no Sul, Europa, África, Ásia e Oceania), cada grupo apresentará um cartaz contendo informações sobre os blocos econômicos contidos naquele país.

(6)

 Após a apresentação dos cartazes realizaremos uma disputada entre os territórios utilizando para isso o jogo de tabuleiro WAR.

9ª Etapa (2 Aula) 14/08/2015: Simulação do Jogo WAR para apresentar as regras do

jogo para os alunos do 3º B

 Nesse dia realizamos uma simulação do jogo WAR apresentando as regras do jogo que envolve estratégias geopolíticas do jogo nos combates que envolvem ataques e devesas, na busca de manter seus territórios e conseguir atingir o objetivo no jogo que é distinto para cada grupo.

 Os alunos se mostraram muito interessado no jogo, ali poderam perceber a importância estratégica de se trabalhar em grupos, para manter territórios e conquistar novos, os ataque e devesas dependem também do arranjo espacial que se comporta outros jogadores.

 Um ponto interessante do jogo é formato do tabuleiro que simula um mapa mundi, mas com divisões geográficas que favoreçam a jogabilidade.

10ª Etapa (2 Aula) 18/08/2015: Apresentação dos Cartazes sobre os Blocos

Econômicos, distribuídos pelos continentes Americanos, Africano, Asiático, Europeu e Oceania, apresentados pelos alunos do 3º B

 Nesse dia os alunos apresentaram os cartazes descrevendo o comportamento dos blocos econômicos dos continentes que cada um representa no jogo WAR.  Os alunos além de falar sobre os blocos econômicos associaram a outros

elementos como o social e cultural, dessa forma a compreensão entre os alunos tornam-se mais dinâmicas e complementarem.

11ª Etapa (2 Aula) 20/08/2015: Simulação do Jogo War para apresentar as regras do

jogo para os alunos do 3º A

 Nesse dia realizamos uma simulação do jogo WAR apresentando as regras do jogo que envolve estratégias geopolíticas do jogo nos combates que envolvem ataques e devesas, na busca de manter seus territórios e conseguir atingir o objetivo no jogo que é distinto para cada grupo.

(7)

 Os alunos se mostraram muito interessado no jogo, ali poderam perceber a importância estratégica de se trabalhar em grupos, para manter territórios e conquistar novos, os ataque e devesas dependem também do arranjo espacial que se comporta outros jogadores.

 Um ponto interessante do jogo é formato do tabuleiro que simula um mapa mundi, mas com divisões geográficas que favoreçam a jogabilidade.

12ª Etapa (2 Aula) 21/08/2015: Correção e Debate sobre os Cartazes

 Os alunos escutaram e falaram sobre as apresentações dos cartazes, corrigimos alguns equívocos e mostramos caminhos para melhorar a compreensão.

 Alguns alunos apresentam baixo rendimento escolar, isso é reflexo do baixo nível da escolaridade brasileira, da falta de investimento dos governantes e do descaso dado pela própria sociedade.

13ª Etapa (2 Aula) 25/08/2015: Partida do jogo WAR, com os alunos do 3º B

 Nessa aula os alunos se mostraram bem participativos, a concentração nas estratégias e objetivos deu a aula um ambiente de disputa espacial, onde, os interesses antagônicos davam o ar geopolítico do jogo.

 Aulas que fogem do tradicionalismo envolvem os alunos com mais facilidade tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente.

14ª Etapa (2 Aula) 25/08/2015: Partida do jogo WAR, com os alunos do 3º B

13ª Etapa (2 Aula) 27/08/2015: Apresentação dos Cartazes sobre os Blocos

Econômicos, distribuídos pelos continentes Americanos, Africano, Asiático, Europeu e Oceania, apresentados pelos alunos do 3º A

 Nos 3º A, os alunos se mostraram mais empenhados em desenvolver as atividades pedidas antes de realizarmos o jogo,

(8)

 Nesse dia os alunos apresentaram os cartazes descrevendo o comportamento dos blocos econômicos dos continentes que cada um representa no jogo WAR.  Os alunos além de falar sobre os blocos econômicos associaram a outros

elementos como o social e cultural, dessa forma a compreensão entre os alunos tornam-se mais dinâmicas e complementarem.

13ª Etapa (2 Aula) 03/09/2015: Partida do jogo WAR, com os alunos do 3º A

 Nessa aula os alunos se mostraram bem participativos, a concentração nas estratégias e objetivos deram a aula um ambiente de disputa espacial, onde, os interesses antagônicos dava o ar geopolítico do jogo.

 Aulas que fogem do tradicionalismo envolvem os alunos com mais facilidade tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente.

13ª Etapa (2 Aula) 08/09/2015: Café geográfico com os alunos do 3º B

 No café geográfico realizamos uma atividade como funciona mais como dinâmica onde um aluno é questionado e pode escolher um amigo de sala para responder uma questão referente aos assuntos estudado em aulas passadas, após a rodada de perguntas e respostas é servido um café aos alunos.

 O clima de alegria dos alunos contagiam todo a sala, mas sem perder o foco da aula, momentos como esse ajudam os alunos a estudarem e descontraírem um pouco, já que aproxima-se data realização do exame do ENEM e a mente dos adolescentes passam por grandes pressões.

AVALIAÇÃO:

 A forma de avaliação nessa sequência forma realizada de forma continuada, com as participações nas aulas, o desenvolvimento e apresentação de cartazes sobre os blocos econômicos, a participação no jogo WAR e no Café Geográfico.

Referências

Documentos relacionados

Neste concerto são tocados instrumentos tradicionais dos quatro cantos do mundo: bansuri (Índia), oud árabe, low whistle (Irlanda), shamphoon (Maui), duduk (Arménia),

Nome Fornecedor Fatura Valor do Pagto... Nome Fornecedor Fatura Valor

Mantém-se a determinação do Governo em como as atividades de treino e competitivas do Campeonato Nacional e Taça de Portugal são equiparadas a atividades profissionais. No sentido

no entanto, demonstram que os parâmetros quantitativos, tais como tamanho e quantidade de tais estruturas, e qualitativos, como natureza da secreção, podem variar

Prejuízo estético, em grau médio ou máximo, quando atingidos crânios, e/ou face, e/ou pescoço ou perda de dentes quando há também deformação da arcada

Na matriz de erros são apresentados os erros de omissão, amostras que não foram classificadas de acordo com a verdade de campo (ex. classificador identificou que o pixel

Mesmo com os seminários e congressos rurais do início do século XX, é somente a partir dos anos 30 que começa a delinear-se um modelo de educação voltado

Quando se começou a assistir à massificação dos sistemas de informação geográfica, pelas vantagens que prestavam ao planeamento e no apoio à toma- da de decisões, o