• Nenhum resultado encontrado

Entrevista com a Profa. Jane Naujorks Por Anamaria Welp

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Entrevista com a Profa. Jane Naujorks Por Anamaria Welp"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Entrevista com a Profa. Jane Naujorks Por Anamaria Welp

A Bem Legal foi conversar com a professora Jane Naujorks, da UFRGS, para saber mais sobre o PIBID, programa do Governo Federal que oferece bolsas de iniciação à docência para alunos de graduação em licenciatura. Cada licenciatura tem o seu próprio PIBID, e a professora Jane fala aqui sobre o PIBID de Língua Portuguesa da UFRGS.

RBL: O que é o PIBID e como ele funciona?

Jane Naujorks: O PIBID foi lançado como forma de incentivar o aluno da graduação a entrar em sala de aula, a ser professor, porque se começou a perceber que os alunos se formavam nas licenciaturas e a minoria ia para a sala de aula. Então, o PIBID é um Programa de Bolsa de Incentivo à Docência. O projeto começou em 2007. Nós conseguimos implementar, em 2009, a primeira ida à escola. A ideia era (iniciar com) Química, Biologia, Física e Matemática. A UFRGS achou melhor agregar todas as áreas. Como nós não tínhamos muitas bolsas, a primeira bolsa da Língua Portuguesa foi junto com Artes. Então, nós tínhamos quatro bolsistas de Artes e quatro bolsistas de Língua Portuguesa. Nós fomos trabalhar na Escola Estadual Gema Angelina Belia e na Escola Padre Rambo. Depois o programa se fortificou, teve bons resultados e o governo ampliou para todas as licenciaturas. Na Letras tem Língua Portuguesa, Espanhol e Francês.

RBL: Quem pode participar e o que é preciso fazer para participar?

Jane Naujorks: Inicialmente, era pedido que os alunos fossem, preferencialmente, oriundos de escola pública. Hoje isso não é mais exigido, mas a gente ainda prioriza os alunos de escola pública. Qualquer aluno da Licenciatura a partir do segundo semestre pode se inscrever. Abrimos edital para as inscrições e, depois, selecionamos os

(2)

bolsistas através de entrevista, histórico escolar e de uma carta escrita pelos interessados manifestando seu interesse no Programa. Atualmente, nós temos 15 bolsas do PIBID Língua Portuguesa.

RBL: Quais são os critérios de seleção?

Jane Naujorks: Nós optamos pelo histórico escolar - se for oriundo de escola pública, tem prioridade - e uma entrevista em que nós conseguimos ver se a pessoa realmente tem interesse em atuar em uma escola.

RBL: Há quanto tempo tu estás na coordenação do PIBID?

Jane Naujorks: Eu comecei com a coordenação, mas agora eu passei para a Profa. Ingrid1. Montei o primeiro projeto e o coordenei, me afastei [durante] um ano quando, então, passei a coordenação para a Ingrid. Hoje nós duas coordenamos o PIBID Língua Portuguesa, sendo a profa. Ingrid a Coordenadora oficial.

RBL: Os resultados têm sido bons?

Jane Naujorks: Muito produtivos! Nós estamos em três escolas, com três grupos de cinco alunos em cada escola. Atuamos no Rambinho2, na Escola Estadual Rio de Janeiro e na Escola Cândido Portinari. Temos supervisoras em cada uma dessas escolas, que são professores da escola e que, também, ganham uma bolsa para fazer essa ponte. Esse professor supervisiona o trabalho dos bolsistas, faz a ponte entre nós, coordenadores e a escola e também participa da elaboração dos projetos. Nós trabalhamos com projetos. Sempre tem um projeto pedagógico semestral.

(3)

RBL: O aluno da Licenciatura ajuda na montagem do projeto?

Jane Naujorks: Os alunos fazem o próprio projeto com a nossa orientação.

RBL: Qual o perfil do aluno da Licenciatura que tem participado? São todos oriundos de escola pública?

Jane Naujorks: Não, nem todos são de escola pública. Os alunos são muito entusiasmados. Agora nós estamos começando um grupo novo de oito alunos. Ao todo são 15 alunos.

RBL: Todos os alunos recebem uma bolsa?

Jane Naujorks: Sim, todos recebem uma bolsa de iniciação à docência. Os alunos têm blog, apresentam-se em eventos: Maranhão, Brasília, Pelotas, São Leopoldo.

RBL: Como é a recepção nas escolas? O aluno entra em sala de aula? O professor precisa ceder espaço para o aluno?

Jane Naujorks: Nós temos duas modalidades. Uma por inserção, na qual o professor cede espaço para o aluno. Mas nem todo o professor está disposto a isso. Normalmente é a supervisora e mais um professor que está disposto. E, na outra (modalidade), nós trabalhamos com oficinas no turno inverso. No Padre Rambo, nós trabalhamos com oficinas. Os alunos vão, participam, mas antes, quando nós podíamos adquirir um lanche melhor, os alunos iam mais. Agora o lanche da escola é obrigatório.

(4)

RBL: Essas escolas são vinculadas ao programa Mais Educação3?

Jane Naujorks: Algumas sim. Na verdade, as escolas precisam se inscrever. A UFRGS abre o edital e elas se inscrevem, dizem qual o PIBID que elas querem. Os dois programas são separados. Mesmo que a escola não tenha o Mais Educação, no turno inverso, o aluno vai e participa do PIBID.

RBL: A adesão dos alunos das escolas tem sido boa?

Jane Naujorks: Sim, tem sido muito produtiva. Às vezes nós terminamos com menos alunos, mas as produções deles têm sido muito boas. Ano passado eles lançaram um blog com produções textuais. O ano letivo nas escolas inicia antes de nós iniciarmos, e os alunos ficam ansiosos pelo início do PIBID. Eles conhecem o programa. Nós divulgamos o programa em quadros, murais, reuniões com os pais.

RBL: Quais seriam os desafios que o programa apresenta?

Jane Naujorks: Um dos desafios é quando nós não temos o apoio da administração da escola, quando a escola não incentiva muito. Foi o caso do GEMA (Instituto Estadual Gema Angelina Belia), porque não tínhamos incentivo. Mas nessas três escolas em que nós estamos agora, tudo tem sido muito integrado, os alunos estão participando. Na Escola Rio de Janeiro, nós estamos trabalhando somente com inserção. Não tem turno inverso, principalmente, pela característica da escola: por ser no centro, os pais trabalham. Então fica difícil no turno inverso.

(5)

RBL: Vocês têm, anualmente, quinze bolsas pra distribuir?

Jane Naujorks: Nós temos quinze bolsas e estamos com um projeto para aumentar para vinte.

RBL: Quantos alunos se inscrevem?

Jane Naujorks: Agora nós tivemos mais de 20 inscritos para oito bolsas. Os alunos não precisam sair depois de dois anos. A bolsa é permanente. Se o aluno é produtivo, se faz o trabalho, ele fica.

Para mais informações sobre o PIBID Língua Portuguesa UFRGS Página do PIBID/ UFRGS, blog:

http://pibidletrasufrgs.wix.com/2013

Jane da Costa Naujorks - Doutora em Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS. Atua como professora da UFRGS em disciplinas de Leitura e Produção Textual e em Estágio de Docência em Língua Portuguesa. Participa, como vice-coordenadora, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Língua Portuguesa/UFRGS.

Anamaria Welp - Professora adjunta na UFRGS, coordenadora do Setor de Inglês do Departamento de Línguas Modernas e Editora-chefe da Revista Bem Legal.

Referências

Documentos relacionados

993004852 Francisca Tayanne Dos Santos Alexandre Provimento 993004517 Francisco Albino Dos Santos Neto Provimento 993003738 Francisco Alves Linhares Neto Provimento 993002101

4.2 Distribuição das vacinas. Estado do Amazonas. Município de Manaus No Amazonas, em 19.01.2021, iniciou-se, a partir de descentralização pelo Ministério da Saúde ao Estado

Travel Guide Porto 02 02 04 04 05 06 06 08 08 09 10 11 Visão geral Portugal Regras em viagem Saúde Chamadas telefónicas e internet Passeando Porto 10 atrações imperdíveis Compras

1 - As prestações pecuniárias devidas a título de uma pensão de invalidez são liquidadas em conformidade com as disposições da legislação aplicável ao interessado, à data

- LEITURA MENSAL: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: inesgotável fonte de misericórdia materna e Milagres de Santo Antônio de Pádua.. - TEORIA E PRÁTICA: - Tipos

Estudar os efeitos do Tribulus terrestris em mulheres com disfunção do desejo sexual hipoativo (HSDD) na menacme, avaliando a sua eficácia no tratamento do HSDD

A matrícula dos classificados é obrigatória e será realizada no Sesc Macaíba (Rua Professor Caetano, nº 310, Centro, Macaíba/RN), conforme item 15 deste edital,

A presente emissão possui garantia real representada por: (i) Cessão Fiduciária dos recebíveis atuais ou futuros, detidos ou a serem detidos com relação aos