• Nenhum resultado encontrado

Transplante de Menina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Transplante de Menina"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==========================================================================

Transplante de Menina

(...) Entre os espetáculos, o mais importante para nós, crianças, era – o que mais seria? – o circo, que se apresentava num prédio permanente, não era de lona. Foi no circo que, numa das temporadas, vivi uma experiência inesquecível.

Eu teria então uns seis anos de idade e estava sentadinha, lá pelo meio da arquibancada, ao lado do meu irmãozinho, entre papai e mamãe, de olhos arregalados para os mágicos, os trapezistas, as bailarinas, os acrobatas, os equilibristas e malabaristas, os cães amestrados, os elefantes dançarinos, os domadores de fera e, claro, os palhaços – todas aquelas maravilhas. Até que

chegou a vez dos pôneis, lindos e roliços cavalinhos, pouco maiores do que cachorros grandes, todos enfeitados com penachos e guizos, executando toda sorte de passos de dança e truques, para o encantamento dos espectadores, boquiabertos como eu mesma.

Mas eis que de repente a música para e o palhaço branco, o Tôni, cintilante de lantejoulas, que comandava os cavalinhos, olha para o público e proclama: "Agora eu vou escolher uma criança entre os assistentes para montar um pônei e dar três voltas pelo picadeiro!" E ele passeia os olhos pelas arquibancadas, em meio ao suspense geral. Uma volta, outra volta e, de repente, o Tôni branco e cintilante estende o braço: "A criança escolhida é..." – e ele aponta o dedo, firme, para mim! Sem erro! A felizarda era eu! Olhei em volta, ainda sem acreditar em tamanha sorte, o coração aos pulos. Mas o palhaço branco já vinha subindo, já vinha me buscar e me levar pela mão, diante dos olhares desejosos – ou seriam invejosos? – de todas as crianças presentes, lá para baixo, para o picadeiro.

E lá, ele me ergueu nos braços e me colocou na sela do pônei branquinho de crina esvoaçante. "Não tenha medo, menininha", ele me disse – sem necessidade, porque medo era a última coisa que eu poderia sentir naquele momento. Pois se aquilo era sonho feito realidade, era a glória! A banda atacou uma música – para mim a mais linda do mundo – e o cavalinho partiu, num trotezinho lento, conduzido pela rédea na mão do palhaço. E eu na sela, como se fosse num trono, não cabendo em mim de alegria e orgulho, dei as três vitoriosas voltas pelo picadeiro, tal qual uma princesa, diante de toda aquela multidão que aplaudia. Que me aplaudia – pensava eu. Nunca mais esqueci a emoção maravilhosa daquele momento único de minha infância... E até hoje eu amo o circo e a gente de circo.

Tatiana Belinki. São Paulo: Moderna, 2003. P. 40-42

 Agora responda:

01- Marque a alternativa CORRETA.

 Na história, o narrador é ao mesmo tempo... (A) narrador e personagem.

(B) apenas narrador, pois não participa da história. (C) narrador e dono do circo.

(2)

02- A ida ao circo acontece na mesma época em que a narradora escreve o texto?

R.: ____________________________________________________________________________

 Agora marque os trechos que comprovem a sua resposta. (A) "Eu teria uns seis anos de idade (...)"

(B) "Nunca mais esqueci a emoção maravilhosa daquele momento único de minha infância (...)"

(C) "Olhei em volta, ainda sem acreditar em tamanha sorte, o coração aos pulos."

(D) "E eu na sela, como se fosse um trono, não cabendo em mim de alegria e orgulho (...)" (E) "E até hoje eu amo o circo e a gente de circo."

03- O cenário e as personagens envolvidas na história são descritos com riqueza de detalhes.

 Qual foi o objetivo da autora ao fazer isso? Marque a opção CORRETA.

(A) aumentar o espaço do texto, uma vez que tem pouco a contar sobre o fato que aconteceu com ela.

(B) ser bem objetiva, mostrando exatamente o que aconteceu com ela.

(C) colocar o leitor no lugar dela para, além de conhecer o que aconteceu, sentir as emoções que ela sentiu.

04- Releia o segundo parágrafo do texto. Observe o uso dos diminutivos sentadinha e irmãozinho, além do uso de papai e mamãe.

 Qual é o efeito dessas palavras? Marque a alternativa VERDADEIRA:

(A) Transmite para o leitor a ideia de que é uma menina bem pequena que experimentou um momento especial.

(B) Mostra de forma objetiva que é uma menina que está contando a história. 05- Segundo a narradora o circo que ela foi era diferente dos outros circos. Por quê?

R.: ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 06- Como era o palhaço Tôni? O que ele fazia?

R.: ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 07- Por que as crianças tiveram olhares invejosos?

R.: ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(3)

08- A narradora diz que não sentiu medo de estar sobre o cavalinho.

 O que ela sentia? Por quê?

R.: ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 09- Após aquela experiência especial qual é sentimento da narradora com relação ao circo?

(A) Ela gosta do circo, mas não de gente de circo. (B) Ela ama o circo e gente de circo.

(C) Ela não gosta do circo.

Texto 2

Observe a tira:

10- Que livro grosso é esse que Mafalda se refere?

R.: ____________________________________________________________________________ 11- Para que serve o dicionário?

R.: ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 12- Pesquise no dicionário o significado das palavras abaixo:

a) Flautim: _____________________________________________________________________ b) Peralta: _____________________________________________________________________

(4)

Texto 3

Observe a tira.

13- Retire da tira uma frase declarativa.

R.: ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 14- Retire da tira uma frase interrogativa.

R.: ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 15- Retire da tira uma frase exclamativa.

R.: ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 16- Retire da tira um substantivo próprio.

R.: ____________________________________________________________________________ 17- Complete as frases com o plural das palavras entre parênteses:

a) Quero uma casa grande com muitos ___________________ (jardim).

b) A menina comprou __________________ (algum) __________________ (batom). c) A prova tinha muitos ___________________ (item) para responder.

d) Os ___________________ (hotel) mais caros possuem varandas em todos os quartos. e) Os ___________________ (funil) daquela loja eram todos de plástico.

(5)

Gabarito 01- (A)

02- Não. (A) / (B) / (E) 03- (C)

04- (A)

05- Porque era um circo que se apresentava em um prédio permanente e não era de lona. 06- Ele era branco, cintilante de lantejoulas e comandava os cavalinhos.

07- Porque a menina foi a única criança escolhida pelo palhaço para andar no pônei. 08- Ela sentia alegria e orgulho porque aquele era um momento muito especial para ela. 09- (B)

10- O dicionário.

11- O dicionário serve para esclarecer dúvidas de ortografia, de acentuação, de pronúncia e de diferentes palavras.

12- a) Instrumento de sopro da família das flautas transversais. b) Indivíduo que vive no ócio. Criança travessa; traquina. 13- "Você e sua bermuda idiota." / "Você está com ciúmes."

14- "Vá pro outro lado da casa e conte até cinquenta, então começamos, certo?" / "Isso é guerra, lembra?!"

15- "Peguei minha pistola!" / "Estou pronta!" / "Olha o seu tigre de pelúcia!" / "Ele está de bermuda!" / "Que fofo!" / "Deixa eu abraçar ele!" / "...Ooh, que bebê!"

16- Haroldo 17- a) jardins b) alguns / batons c) itens d) hotéis e) funis f) anzóis

Referências

Documentos relacionados

psicológicos e contextuais como preditores para o aumento e diminuição do uso dos estereótipos (Brown, 2010). Vimos que a cognição, percepção, esquemas e crenças

Para este projeto se realizar contamos com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Cidade e da Prefeitura de Nagasaki, do Museu da Paz de Nagasaki, da

No dia 27 de abril, a Delegação do Jaraguá Clube Campestre embarcou para a cidade de Cancun, no México, para a disputa da 14 a Copa Caribe de Fute- bol de Campo..

2014 Igídio, Grasielle de Sousa, 1987 Propriedades psicométricas da versão brasileira do child health questionnaire-parent form (CHQ-PF50) para crianças e adolescentes com

14.1 - Se qualquer das partes contratantes, em benefício da outra, permitir, mesmo por omissões, a inobservância no todo ou em parte, de qualquer dos itens e

Se os fornecedores de ITCM usam versões dos codecs de G.711 ou de G.729 que são diferentes daqueles usados nesse exemplo, você deve estaticamente configurar moldes de perfil de QoS

O tempo estava frio, úmido e miserável (eu disse que estava em Londres, não disse?), mas todo mundo estava com um humor de expectativa de feriado; haviam acabado

de commande Eléctro- érosion à fil Eléctro- érosion à enfonçage Finesse de filtration Soufflet simple Soufflet double Macro- plis Raccord inclus De l’intérieur vers