• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA SAÚDE

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ

CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES - CPqAM

E D I T A L DE CONCURSO PÚBLICO

CURSO DE

MESTRADO EM

SAÚDE PÚBLICA

(2)

Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Curso de Mestrado em Saúde Pública EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 2007 1. Objetivo do Curso:

Formar mestres em Saúde Pública, capacitados a desenvolver atividades de docência, pesquisa e prestação de serviços em saúde pública, articuladamente com o planejamento e gestão dos serviços em saúde. Com área de concentração em Saúde Pública, está estruturado em três áreas temáticas: Epidemiologia e Políticas de Saúde; Saúde Ambiental; Controle de Endemias e Métodos de Diagnóstico.

2. Clientela

Profissionais de nível superior da área de saúde e afins. 3. Número de Vagas

20 (vinte) vagas. 4. Linhas de Pesquisa

Epidemiologia e Políticas de Saúde

• Epidemiologia, controle e vigilância das doenças infecciosas e parasitárias.

• A saúde das populações: cidade e campo no contexto regional.

• Epidemiologia das doenças crônicas e degenerativas e envelhecimento populacional.

• Políticas de saúde, gestão, planejamento e avaliação dos serviços de saúde pública.

• Sistemas de informação de mortalidade, morbidade, assistenciais e sócio- demográfica.

• Política de informação social Saúde Ambiental

• Estudos das situações de riscos ambientais e do trabalho para a saúde. Controle de Endemias e Métodos Diagnóstico

• Desenvolvimento e validação de métodos de diagnóstico em Saúde Pública.

• Biologia, ecologia e controle de vetores de doenças endêmicas.

• Estudos de biologia celular e molecular de patógenos e de seus vetores aplicada ao controle de doenças endêmicas e epidêmicas.

5. Orientadores credenciados do Programa disponíveis para orientação 1. Alzira Maria Paiva de Almeida (Epidemiologia molecular) 2. Ana Maria de Brito (Epidemiologia)

3. André Monteiro Costa (Políticas de Saúde e Saneamento)

4. Christina Alves Peixoto (Biologia celular e ultraestrutura de parasitos) 5. Constança Clara Gayoso Simões Barbosa (Epidemiologia)

6. Constancia Flávia Junqueira Ayres (genética de populações e vetores) 7. Eridan de Medeiros Coutinho (Imunopatologia)

8. Ernesto Torres de Azevedo Marques Junior (Imunômica)

9. Fábio André Brayner dos Santos (Biología Celular e Ultraestrutura de parasitos)

10. Frederico Guilherme Coutinho Abath (Imunologia , biologia molecular e diagnóstico) 11. Haiana Charifker Schindler (Método de diagnóstico)

12. José Luíz do A. Correa de Araújo Júnior (Políticas de Saúde) 13. Laura Helena Vega Gonzales Gil (Virologia Molecular)

14. Lia Giraldo da Silva Augusto (Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) 15. Luiz Carlos Alves (Biología Celular e Ultraestrutura de parasitos) 16. Maria Alice Fernandes Branco (Informação em Saúde)

17. Maria Cynthia Braga (Epidemiologia)

18. Maria de Fátima Pessoa Militão de Albuquerque (Tuberculose) 19. Maria Helena Neves Lobo Silva Filha (Controle biológico de vetores) 20. Maria Rejane Ferreira da Silva (Epidemiologia)

21. Nilma Cintra Leal (Epidemiologia molecular)

22. Norma Lucena Cavalcanti Licínio da Silva (Biologia molecular) 23. Osvaldo Pompilio de Melo Neto (Biologia molecular)

24. Regina Célia Bressan Figueiredo (Biologia celular e ultraestrutura de parasitos) 25. Ricardo Antônio Wanderley Tavares (Demografia)

26. Silvia Maria Lucena Montenegro (Imunologia e método diagnóstico)

27. Sinval Pinto Brandão Filho (Epidemiologia e biologia de vetores e reservatório) 28. Tereza Cristina Leal Balbino (Epidemiologia molecular)

29. Tiago Maria Lapa (Epidemiologia)

30. Ulises de Mendonça Braga Neto (Bio-informática)

31. Valéria Rego Alves Pereira (Imunologia e método diagnóstico) 32. Wayner Vieira de Souza (Epidemiologia)

33. Yara de Miranda Gomes (Imunologia e método diagnóstico) 34. Zulma Maria de Medeiros (Epidemiologia e controle de endemias) 6. Disciplinas

Obrigatórias:

- Conceitos Básicos e Fundamentos da Epidemiologia Moderna - 45 horas (3 créditos) - Ciência, História e Métodos - 45 horas (3 créditos)

- Seminários de Pesquisa - 75 horas (5 créditos) Eletivas: 45 horas (03 créditos)

(Definidas como necessárias em conjunto com orientador, em função do projeto de dissertação)

- Antropologia Médica: Teoria e Método - Avaliação de Programas e Serviços de Saúde - Bioestatística

- Bioestatística Avançada

- Biologia Molecular Avançada da Interação Vetor/Parasita - Construção de Projetos de Pesquisa em Saúde Pública - Entomologia Médica

- Epidemiologia Ambiental

- Epidemiologia e Controle de Endemias - Estudos Avançados em Biologia Molecular - Estudos com Microscopia eletrônica - Imunologia Básica

- Informações em Saúde: Política, Gestão, Conceitos e Sistemas - Interdisciplinariedade: Ambiente e Desenvolvimento Humano - Introdução à Epidemiologia Molecular

- Metodologia Qualitativa em Pesquisa Social

- Métodos de Diagnóstico Imunológico de Doenças Infecciosas e Parasitárias - Planejamento e Análise de Estudos Epidemiológicos

(3)

- Recursos Humanos em Saúde: Campo de Pesquisa e de Ação - Saúde, Desigualdade, Pobreza

- Sociedade, Estado e Políticas de Saúde - Tópicos em Biologia Celular I - Tópicos em Biologia Celular II - Vigilância Ambiental

7. Bolsa de Estudo

Não está assegurada bolsa para os alunos do Mestrado. As possíveis bolsas serão concedidas de acordo com critérios de classificação definidos pelos órgãos de fomento (CAPES, CNPq etc) e pela Comissão de Pós-Graduação (CPG).

8. Regime e Duração

Regime: dedicação integral. Duração: 24 meses. 9. Quantidade de Créditos

Um total de 48 créditos, sendo 11 créditos em disciplinas obrigatórias, 12 créditos em disciplinas eletivas e 20 créditos equivalentes à defesa de dissertação. Os demais créditos deverão ser obtidos de acordo com o Regimento Interno do Programa.

10. Inscrições

Início: 25/09/2006 Término: 25/10/2006

As inscrições serão efetuadas no site da Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br) link inscrições - Saúde Pública CPqAM. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível no site da Plataforma. Este formulário, posteriormente, deverá ser impresso, assinado e encaminhado, via correios ou pessoalmente, juntamente com os documentos exigidos, listados abaixo, para a Secretaria Acadêmica do CPqAM, quando só então terá sua inscrição homologada.

11. Documentação para Inscrição

O candidato deverá informar, no Curriculum Vitae (CV) apresentado, a que base de dados está(ão) vinculado(s) o(s) artigo(s) publicado(s) ou aceito(s) para publicação.

Os critérios para análise de títulos eCV estão expressos no anexo II deste edital. O candidato deverá preencher o formulário específico (anexo III) onde fará sua auto pontuação, apresentando os documentos comprobatórios rigorosamente na ordem descrita no formulário. Esta pontuação será avaliada e confirmada pela banca examinadora.

O candidato que encaminhar a documentação exigida, via correios, deverá fazê-lo com postagem até às 24:00h do último dia de inscrição. Sendo a sua inscrição homologada, só após a conferência da documentação:

- Diploma de conclusão + Histórico Escolar do curso de graduação e pós-graduação (cópia legível, frente e verso). No caso do candidato está em processo de conclusão da graduação, será exigido Histórico Escolar + declaração de conclusão das disciplinas com data prevista para conclusão do curso;

- Curriculum Vitae (anexo I);

- Formulário para entrega e pontuação da análise de títulos (anexo III) com cópia legível dos

documentos comprobatórios;

- Carteira de identidade, titulo de eleitor e CPF (cópia legível frente e verso);

- Projeto de pesquisa (anexo IV) em uma das linhas de pesquisa do programa, indicando a linha de pesquisa e orientador;

- Carta de aceitação (anexo V) de um orientador proposto, credenciado pelo programa de Pós-graduação Stricto Sensu do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, caracterizando o potencial do candidato e a coerência do projeto em sua linha de pesquisa;

- Em caso de candidato com vínculo empregatício, carta de liberação (anexo VI) da chefia superior da sua instituição de origem, garantindo que, caso seja selecionado, poderá freqüentar o Mestrado, em tempo integral, durante os 24 (vinte e quatro) meses. Em caso de candidato sem vínculo empregatício, exigir-se-á um documento (anexo VII) no qual este se declare em condição de freqüentar o curso em tempo integral, durante os 24 (vinte e quatro) meses, mesmo se não for obtida bolsa de estudo;

- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (Cinqüenta Reais). Para crédito da FIOTEC - Banco do Brasil (001) - Agência 2234-9 - Conta 94.261-8 (não serão aceitos agendamento de depósito nem depósito efetuado por envelope) 12. Seleção

Etapa I

Prova de compreensão de língua inglesa; de caráter eliminatório.

Nesta etapa será avaliada a capacidade de compreensão do idioma, por parte do candidato, não lhe sendo atribuída pontuação para as etapas subsequentes. O candidato será informado apenas se foi “aprovado” ou “reprovado” considerando o ponto de corte 6,0 (seis).

O exame será realizado pelo Departamento de Letras da UFPE, que ficará responsável pela aplicação, correção e informação do resultado ao CPqAM, que divulgará a lista dos aprovados.

Estará dispensado o candidato que no ato da entrega da documentação para inscrição, apresentar declaração de proficiência na língua (TOEFL, Michigan, Cambridge e IELTS) a ser validado pelo Deptº de Letras da UFPE. Também será dispensado o candidato que comprovar haver residido em país de língua inglesa por no mínimo 12 meses.

Dia: 06/11/2006 Horário: das 14:00 às 17:00 horas Local: Salas de aula do CPqAM Resultado da etapa I: dia 08/11/06 a partir das 10:00 horas, afixado na Secretaria Acadêmica, na plataforma Siga e no site do CPqAM.

Etapa II

Prova escrita, de caráter eliminatório; constando de uma questão geral e três específicas (da área temática escolhida)

Nota mínima 6,0 (seis) - valor ponderal 4.

Dia: 09/11/2006 Horário: Das 09:00 às 12:00 horas

Resultado da etapa II: dia 16/11/2006 a partir das 14:00 horas afixado na Secretaria Acadêmica, na plataforma Siga e no site do CPqAM.

Nesta etapa serão eliminados os candidatos que não atingirem a 30ª colocação na classificação, considerando a ordem decrescente das notas. No caso de empate na ultima posição, todos os candidatos empatados passarão para a etapa seguinte. Recurso: Será aceito pedido de revisão de prova, solicitado através de requerimento formal, entregue na Secretaria Acadêmica/CPqAM, até 24h da realização da prova.

(4)

Etapa III

Entrevista, análise de projeto e de currículo; de caráter classificatório - Valor ponderal 6,0 (seis).

Dias 20, 21 e 22/11/06 - Horário a ser definido e afixado na Secretaria Acadêmica no site do CPqAM.

Resultado Final com lista dos classificados

Dia: 22/11/06 a partir das 16:00 horas, afixado na Secretaria Acadêmica e no site do CPqAM.

Só serão considerados aprovados, os candidatos que obtiverem média final mínima 6,0 (seis). Estes serão classificados em ordem decrescente em função da média final obtida e o número de vagas ofertado.

Na hipótese de igualdade de pontos na última colocação, para fins de classificação, terá preferência, sucessivamente, o candidato: a) com maior nota da prova escrita; b) com maior nota no currículo; c) com maior idade.

Será desclassificado o candidato que:

• Não comparecer a qualquer uma das etapas do processo seletivo ou chegar fora do horário estabelecido;

• Deixar de cumprir qualquer um dos itens deste Edital;

• Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a realização da prova;

• Não apresentar a documentação exigida no prazo determinado. 13. Seleção de Alunos Estrangeiros

Informações sobre a seleção de alunos estrangeiros poderão ser obtidas na homepage do CPqAM (http://www.cpqam.fiocruz.br)

14. Matrícula

No período de 23/11 a 29/12/2006, no horário de 09:00 às 11:00 e 14:00 às 16:00h, na Secretaria Acadêmica do CPqAM munido da documentação abaixo relacionada.

• Ficha de Matrícula, fornecida pela Secretaria Acadêmica preenchida e assinada;

• 02 fotografias 3x4;

• Certidão de casamento, caso haja alteração do nome (cópia legível);

• Comprovante de conclusão do curso de graduação, para o candidato que não o apresentou no ato da inscrição;

• Comprovante de pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 50,00 (Cinqüenta reais), para crédito da FIOTEC - Banco do Brasil (001) - Agência 2234-9 - Conta corrente nº 94.261-8

(Não serão aceitos agendamento de depósito nem depósito efetuado por envelope).

OBS.: O candidato classificado que deixar de efetuar matrícula, no período estabelecido, será considerado desistente, sendo eliminado do processo seletivo.

15. Orientação Acadêmica

O aluno terá um orientador a partir do início das atividades de obtenção de créditos até conclusão do curso com a defesa da dissertação.

16. Calendário

Publicação de Aviso de Edital 17/09/06 Em jornal de grande circulação Inscrições 25/09 a 25/10/06 Via on-line (plataforma SIGA) Prova de inglês 06/11/06 Das 14:00 às 17:00 h

Resultado da Etapa I (Prova de inglês)

08/11/06 A partir das 10:00h (afixado na SEAC, na plataforma Siga e no site do CPqAM)

Prova escrita 09/11/06 Das 09:00 às 12:00 h

Resultado da Etapa II (Prova escrita)

16/11/06 A partir das 14:00h (afixado na SEAC, na plataforma Siga e no site do CPqAM)

Entrevista 20, 21 e 22/11/06 Horário e local a ser informado na ocasião

Resultado final com lista dos classificados

22/11/06 A partir das 16:00h (afixado na SEAC, na plataforma Siga e no site do CPqAM)

Matrícula 23/11 a 29/12/06 09:00 às 11:00 e 14:00 às 16:00h na Secretaria Acadêmica do CPqAM Início das aulas Março/2007 Horário a ser divulgado

Para os candidatos não classificados na seleção pública do Mestrado (turma 2007), os documentos ficarão à disposição dos mesmos na Secretaria Acadêmica, durante o período de até 90 (noventa) dias, após este período serão expurgados.

OS CASOS OMISSOS SERÃO DIRIMIDOS PELA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO (CPG) DO CPqAM.

(5)

ANEXO I

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

1. Dados Pessoais. 2. Formação Acadêmica • Graduação • Iniciação Científica • Monitoria • Estágios 3. Pós-Graduação • Curso de Atualização • Curso de Aperfeiçoamento • Curso de Especialização • Curso de Residência 4. Produção Técnico-Científica 4.1. Publicações • Artigos • Livros • Capítulos de livro

• Resumo em anais de congresso

4.2. Patentes

5. Atividades Didáticas

• Participação em disciplinas de graduação

• Participação em disciplinas de pós-graduação

• Orientação/co-orientação de bolsistas de iniciação científica ou monografia de graduação

• Orientação/co-orientação de aluno de PROVOC (Programa de Vocação Científica)

• Preceptoria de residência

6. Experiência Profissional

• Função de chefia

• Coordenação de programa e/ou projeto

• Outras experiências profissionais

7. Outros

• Prêmio de natureza acadêmica

(6)

ANEXO II

CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DE TÍTULOS E CURRICULO

Curso: Mestrado em Saúde Púbica

Item

Pontuação

Unitária

Pontuação Máxima

1. Formação acadêmica

1.1 PIBIC (mínimo de 1 ano)

5,0

15,0

1.2 Monitoria em curso de graduação / Iniciação Científica - não PIBIC (mínimo

de 1 ano)

2,0

6,0

1.3 Estágio e/ou treinamento, não curricular, após a graduação (mínimo de 160h)

1,0

6,0

1.4 Curso de Atualização (mínimo 30 horas)

3,0

9,0

1.5 Curso de Aperfeiçoamento (mínimo 180 horas)

8,0

8,0

1.6 Curso de Especialização em Saúde Pública (mínimo 360 horas)

15,0

15,0

1.7 Curso de Especialização em área afim da Saúde Pública (mínimo 360 horas)

14,0

14,0

1.8 Curso de Residência em Saúde Coletiva

20,0

20,0

1.9 Curso de Residência em área afim da Saúde Coletiva

18,0

18,0

Total (máximo)...

35,0

2. Produção técnico-científica

2.1 Artigo publicado em revista indexada (Medline, Lilacs e/ou Scielo)

10,0

30,0

2.2 Artigo publicado em revista não indexada

2,0

6,0

2.3 Autoria ou organização de livro

10,0

10,0

2.4 Autoria de capítulo de livro

10,0

10,0

2.5 Resumo de trabalho publicado em anais de congresso

2,0

20,0

2.6 Patente ou privilégio de invenção

10,0

10,0

Total (máximo)...

40,0

3. Atividades didáticas

3.1 Participação em disciplinas de graduação (mínimo 15 h ministradas)

2,0

10,0

3.2 Participação em disciplinas de pós-graduação (mínimo 15 h ministradas)

3,0

12,0

3.3 Orientação/co-orientação de bolsista de iniciação científica ou monografia

de graduação (mínimo de 1 ano)

5,0

10,0

3.4 Orientação/co-orientação de alunos de Programa de Vocação Científica-

PROVOC (mínimo de 1 ano)

2,0

2,0

3.5 Preceptoria de residência (mínimo de 1 ano)

2,0

2,0

Total (máximo)...

15,0

4. Experiência profissional e atividades administrativas

4.1 Função de chefia (mínimo de 1 ano)

5,0

5,0

4.2 Coordenação de programa e/ou projeto (mínimo de 1 ano)

5,0

5,0

4.3 Outras experiências profissionais (mínimo de 1 ano)

3,0

3,0

Total (máximo)...

5,0

5. Outros

5.1 Prêmio de natureza acadêmica

2,5

5,0

5.2 Aprovação em concurso público

2,5

5,0

(7)

ANEXO III

FORMULÁRIO PARA ENTREGA E PONTUAÇÃO DA ANÁLISE DE TÍTULOS

(o documento comprobatório deverá estar rigorosamente numerado na mesma ordem

descrita neste formulário)

OBS: Utilize quantas folhas forem necessárias, continuando a numeração.

Inscrição Nº ______________________

Curso: Mestrado em Saúde Púbica

Ordem Título Pontuação (Candidato) Pontuação (Banca) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 36 TOTAL:

(8)

ANEXO IV

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

1.

Identificação

Candidato:

Orientador:

2.

Projeto:

2.1. Justificativa:

2.2.Objetivos gerais e específicos:

2.3.Metodologia:

2.4.Viabilidade:

2.5.Cronograma de execução:

2.6.Referências:

Formato: Times New Roman 12

Espaço 1,5

(9)

ANEXO V

MODELO DE CARTA DE ACEITE DO ORIENTADOR PROPOSTO

Recife,...de...de...

Á

COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO CPqAM/FIOCRUZ

Prezados Professores,

Informo, para fins de inscrição no processo seletivo para o Curso de Mestrado em Saúde

Pública (turma 2007), que aceito ser orientador do candidato(a) ______________________

___________________________, na área temática _______________________________,

caso o(a) mesmo(a) seja selecionado(a) e matriculado(a) no referido curso.

Atenciosamente,

(10)

ANEXO VI

MODELO DE CARTA DE LIBERAÇÃO (CANDIDATO COM VÍNCULO

EMPREGATÍCIO)

– em papel timbrado da instituição de origem –

Local e data,

AO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CPqAM/FIOCRUZ

Prezados Senhores,

Informamos que a instituição _________________, através do departamento __________,

concorda e aceita em liberar o(a) funcionário(a) _________________________________,

caso seja selecionado(a), para freqüentar o curso de Mestrado em Saúde Pública, oferecido

por esta instituição, durante os 24 (vinte e quatro) meses em tempo integral.

Atenciosamente.

_____________________________________________

Carimbo e assinatura da chefia superior

(11)

ANEXO VII

MODELO DE DECLARAÇÃO (CANDIDATO SEM VÍNCULO)

DECLARAÇÃO

Eu, ____________________________________________ , enquanto candidato(a) ao

curso de Mestrado em Saúde Pública do CPqAM/FIOCRUZ, declaro que, caso seja

selecionado(a), estou em condições de freqüentar o curso, em tempo integral, durante os 24

(vinte e quatro) meses, mesmo se não for concedida bolsa de estudo.

Local e data,

_______________________________________

Nome e assinatura do(a) candidato(a)

(12)

ANEXO VIII

TEMÁRIO PARA PROVA ESCRITA: (Mestrado em Saúde Pública – Turma 2007) Geral

1. Perfil e transição epidemiológica: situação sócio-demográfica e sanitária brasileira e regional

2. Determinantes básicos do processo saúde-doença

3. Saúde e ambiente no SUS

4. Políticas de saúde no Brasil

5. Gestão e planejamento no SUS

6. Municipalização da saúde

Por Área Temática:

A - Epidemiologia e Políticas de Saúde

1. Panorama sócio-sanitário e epidemiológico brasileiro e regional

2. Epidemiologia e modelos de atenção à saúde

3. Políticas de saúde no Brasil

4. Gestão e planejamento no SUS

5. Municipalização da saúde

B - Saúde Ambiental

1. Agenda 21

2. Cidades Saudáveis

3. Saúde do Trabalhador no SUS

C - Controle de Endemias e Métodos Diagnósticos

1. Imunidade inata e adquirida.

2. Vacinas: princípios e tipos de vacina.

3. Diagnóstico etiológico das doenças infecciosas e parasitárias.

4. Testes diagnósticos: sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e

“cut-off”.

5. Métodos analíticos para proteínas:SDS-PAGE e Western blot.

6. Clonagem e tecnologia do DNA recombinante.

7. Métodos analíticos para ácidos nucléicos: Southern blot, clivagem com enzimas de restrição,

Northern blot, sequenciamento.

8. PCR e hibridização: princípios e aplicação.

9. Expressão de proteinas recombinantes: princípios e aplicação

10. Células e órgãos do sistema imune

11. Insetos vetores de patógenos ao homem.

12. Culicídeos e transmissão de endemias.

13. Controle de endemias transmitidas por insetos.

14. Epidemiologia das endemias: esquistossomose, leishmaniose, filariose e doença de chagas

15. Métodos de Estudo da Célula

16. Transporte intracelular: Endocitose e Exocitose

17. Membrana Plasmática: Estrutura e Função

OBS.:

Pontuação: - Questão geral: 04 pontos

(13)

ANEXO IX

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: (Mestrado em Saúde Pública – turma 2007) GERAL

ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & Saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003. 708p

SAÚDE AMBIENTAL

ABRAHÃO, C. E. C. Dengue, abordagem ecossistêmica. In: AUGUSTO, L. G. S.; CARNEIRO, R. M.; MARTINS, P. H. (Org.). Abordagem ecossistêmica em saúde: ensaios para o controle do dengue. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2005. cap. 2, p. 137-145.

AUGUSTO, L. G. S.; FLORENCIO, L.; CARNEIRO, R. M. Pesquisa (ação) em saúde ambiental: contexto, complexidade, compromisso social. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2001. 148 p.

FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE (Brasil). Curso básico de vigilância ambiental em saúde. Brasília, 2001. 211p.

TARRIDE, M. I. Contribuições conceituais e metodológicas para repensar o modelo clássico de controle do dengue. In: AUGUSTO, L. G. S.; CARNEIRO, R. M.; MARTINS, P. H. (Org.). Abordagem ecossistêmica

em saúde: ensaios para o controle do dengue. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2005. cap. 1, p. 27-43.

EPIDEMIOLOGIA E POLÍTICAS DE SAÚDE

BRAGA, J. C. S.; SILVA, P. L. B. Introdução: A mercantilização admissível e as políticas públicas inadiáveis: estrutura e dinâmica do setor saúde no Brasil. In: NEGRI, B.; DI GIOVANNI, G. (Org.). Brasil: radiografia da saúde. Campinas, SP: Instituto de Economia, UNICAMP, 2001. p. 19-42.

FLEURY, S. A. A natureza do estado capitalista e das políticas públicas. In: ______. Estado sem cidadãos: seguridade social na América Latina. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 1994. cap. 1, p. 11-57.

FLEURY, S. A. Modalidades de transição e padrões de incorporação de demandas sociais. . In: ______.

Estado sem cidadãos: seguridade social na América Latina. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 1994. cap. 2, p.

59-100.

FREESE, E. (Org.). Municípios: a gestão da mudança em saúde. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2004. 327 p.

OLIVEIRA, J. A. A.; TEIXEIRA, S. M. F. (Im)previdência social: 60 anos de história da previdência no Brasil. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989. 357 p.

TEXEIRA, C. F. Planejamento e programação situacional em distritos sanitários: metodologia e organização. In: MENDES, E. V. (Org.). Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ABRASCO, 1999. p. 237-265.

CONTROLE DE ENDEMIAS E MÉTODOS DIAGNÓSTICOS

ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; POBER, J. S. Imunologia celular e molecular. 4. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2003. 554 p.

ALBERTS, B. Biologia molecular da célula. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 1463 p.

FERREIRA, A.W.; ÁVILA, S. L. M. Diagnóstico laboratorial: avaliação de métodos de diagnóstico das principais doenças infecciosas e parasitárias e auto-imunes. Correlação clínico-laboratorial. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. 443 p.

PESSOA, S.; MARTINS, P. Parasitologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995. 872 p.

REY, L. Bases da parasitologia médica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 410 p.

Referências

Documentos relacionados

Podemos até mesmo dizer que o ECA é um auxiliar mantenedor da saúde pública, pois, ao assegurar que a família, a sociedade e o Estado devem garantir diversos direitos às crianças

A saúde pública é parte integrante dos sistemas de saúde e a defi nição das funções essenciais apóia-se no conceito de saúde pública como uma ação coletiva do Estado e

Dentre os vários objetos possíveis de recortar para a investigação dos estilos de pensamento em saúde pública, a opção mais adequada nos pareceu ser a da produção acadêmica (

capacitação para a investigação em linhas temáticas específicas em desenvolvimento, a saber: (a) Ética Aplicada e Bioética: especialmente nos campos temáticos de

ARANTES, Elaine Cristina; HALICKI, Zélia; STADLER, Adriano. Curitiba: Intersaberes, 2014. ASSUMPÇÃO, Marcio José. Contabilidade aplicada no setor público. ÁVILLA, Carlos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Saúde Pública tem como objetivo a formação de profissionais que conheçam e entendam a sistemática da gestão do Sistema

Estes eixos são sustentados pelos seguintes grupos de pesquisa: Análise comparada de políticas e de sistemas de saúde; Análise e avaliação de políticas públicas de

habitação e saúde; saneamento e saúde ambiental; gestão ambiental e saúde; (c) Ética Aplicada e Bioética, especialmente nos campos temáticos de Bioética e a Saúde