• Nenhum resultado encontrado

Guia. 2ª versão. Publicação do rol de informações classificadas e desclassificadas e de relatórios estatísticos sobre a Lei de Acesso à Informação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia. 2ª versão. Publicação do rol de informações classificadas e desclassificadas e de relatórios estatísticos sobre a Lei de Acesso à Informação"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Publicação do rol de informações

classificadas e desclassificadas e

de relatórios estatísticos sobre a

Lei de Acesso à Informação

Guia

(2)

2

A. Introdução

No contexto da implementação da Lei de Acesso à Informação, este documento tem por objetivo apre-sentar orientações para os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal sobre a publicação dos itens estabelecidos pelo Art. 45 do Decreto nº 7.724/2012, transcrito a seguir:

Art. 45: A autoridade máxima de cada órgão ou entidade publicará anualmente, até o dia 1° de junho, em sítio na Internet:

I - rol das informações desclassificadas nos últimos doze meses;

II - rol das informações classificadas em cada grau de sigilo, que deverá conter: a. código de indexação de documento;

b. categoria na qual se enquadra a informação;

c. indicação de dispositivo legal que fundamenta a classificação; e d. data da produção, data da classificação e prazo da classificação;

III - relatório estatístico com a quantidade de pedidos de acesso à informação recebidos, atendidos e indeferidos; e

IV - informações estatísticas agregadas dos requerentes.

As orientações aqui contidas foram elaboradas em conjunto pelos órgãos Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Secretaria de Comunicação da Presidên-cia da República (SECOM) e Gabinete de Segurança Institucional da PresidênPresidên-cia da República (GSI/PR). Tais orientações referem-se à forma de publicação dos dados requeridos pelo dispositivo acima citado e à disposição dessas informações nos sítios eletrônicos dos órgãos e entidades, que deve ser realizada até 1º de junho de 2013.

Mais informações a respeito dos procedimentos para o credenciamento de segurança para o trato da informação classificada são fornecidas pelo Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC-GSI-PR) no endereço eletrônico http://dsic.planalto.gov.br/perguntas-frequentes/perguntas-sobre-a-lai/402.

(3)

B.

Rol de informações classificadas/desclassificadas

A divulgação do conteúdo estabelecido pelos incisos I e II do Art. 45 do Decreto nº 7.724/2012 deve ser realizada em um novo item de navegação a ser acrescentado ao menu da seção “Acesso à Informação” dos sítios eletrônicos dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Na ausência de informações classificadas ou desclassificadas nos últimos 12 meses, os órgãos e entidades devem criar, ainda assim, o novo item de navegação, informando que no momento não existe conteúdo para ser publicado.

A seguir, são apresentadas as principais orientações para a criação do novo item de navegação.

1. Nomenclatura e disposição do novo item: o novo item de navegação será denominado

“Infor-mações Classificadas”. Ele deve ser disposto depois do último item existente no menu da seção “Acesso à Informação”, cujo formato é previsto no item “C” do “Guia para a criação da seção de acesso à informação nos sítios eletrônicos dos órgãos e entidades federais”1.

Com a inclusão do novo item, o menu deverá apresentar a seguinte disposição: 1. Institucional 2. Ações e programas 3. Auditorias 4. Convênios 5. Despesas 6. Licitações e contratos 7. Servidores 8. Perguntas frequentes

9. Sobre a Lei de Acesso à Informação 10. Serviço de Informação ao Cidadão – SIC 11. Informações classificadas

Os órgãos e entidades deverão, ainda, seguir o seguinte padrão para a criação de endereço eletrônico (URL) do novo item de navegação: http//www.domíniodoórgão-entidade.gov.br/acessoainformacao/informacoes-classificadas.

Veja alguns exemplos de aplicação dessa regra:

http://www.cgu.gov.br/acessoainformacao/informacoesclassificadas http://www.secom.gov.br/acessoainformacao/informacoesclassificadas

(4)

4

2.1. Texto de apresentação

O novo item de navegação “Informações classificadas” deverá trazer um texto explicativo sobre o seu objetivo de atender aos incisos I e II, do Art. 45, do Decreto nº 7.724/2012.

Veja, abaixo, um exemplo de texto explicativo.

“Nesta seção, em atendimento ao art. 45 do Decreto nº 7.724, são divulgados o rol das informa-ções classificadas em cada grau de sigilo e o rol das informainforma-ções desclassificadas nos últimos doze meses no âmbito do [nome do órgão ou entidade].

Estão incluídas no “Rol de informações classificadas” as informações classificadas nos termos do §1º do art. 24 da Lei nº 12.527/2011, ou seja, como reservadas, secretas ou ultrassecretas. Não constam do rol informações cujo sigilo seja devido a outras legislações (como fiscal e tributária), documentos preparatórios e informações pessoais.

Também estão disponíveis nesta seção formulários de pedido de desclassificação e de recurso referente a pedido de desclassificação, em atendimento ao art. 19, § 2º, do Decreto nº 7.724”” Caso o órgão não possua informações classificadas e desclassificadas, sugerimos que essa situa-ção seja informada da seguinte maneira:

“O [Nome do Órgão] informa que não houve [informações classificadas e/ou desclassificadas] nos termos do §1º do art. 24 da Lei nº 12.527/2011 nos últimos 12 meses.”.

2.2. Apresentação das listas de informações classificadas e desclassificadas

A página deverá conter duas áreas específicas para a apresentação das listagens requeridas, com as seguin-tes nomenclaturas:

• Rol de informações classificadas • Rol de informações desclassificadas

2.3. Conteúdo da área “rol de informações desclassificadas”

Essa área deverá conter os Números Únicos de Protocolo (NUP) de todos os documentos desclassifica-dos desde a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação.

2.4. Conteúdo da área “rol de informações classificadas”

O conteúdo dessa área deverá apresentar as seguintes informações:

• Código de Indexação de Documento que contém Informação Classificada – CIDIC; • Categoria na qual se enquadra a informação;

• Indicação do dispositivo legal que fundamenta a classificação; • Data da produção da informação;

• Data da classificação; • Prazo da classificação.

Somente devem ser incluídas no “Rol de informações classificadas” as informações classificadas nos termos do §1º do art. 24 da Lei nº 12.527/2011, ou seja, como reservadas, secretas ou ultrassecretas. Por isso, informações cujo sigilo seja devido a outras legislações (como fiscal e tributária), documentos preparatórios e informações pessoais não estão sujeitos aos termos de divulgação apresentados neste guia.

(5)

a) Formato de apresentação do CIDIC

O formato de apresentação do Código de Indexação de Documento que contém Informação Classifi-cada (CIDIC) obedece às seguintes regras, de acordo com os artigos 50 a 54 do Decreto nº 7.845/20122:

1. A 1ª parte do CIDIC corresponde ao Número Único de Protocolo – NUP do documento que contém a informação. Este é um código exclusivamente numérico;

2. A 2ª parte do CIDIC, separada da 1ª parte por um “.”, iniciará sempre por um caractere alfabético (“U”, “S” ou “R”), de acordo com o grau de sigilo. Além disso, deve prever até o máximo de 39 posi-ções, com caracteres alfanuméricos e separadores;

3. Os separadores utilizados serão: “.” e “/” (este último, para as datas);

4. Para as informações classificadas no grau reservado e secreto, a 2ª parte do CIDIC terá sempre 28 posições com caracteres alfanuméricos e separadores;

5. Para as informações classificadas no grau ultrassecreto, a 2ª parte do CIDIC terá 28 posições com caracteres alfanuméricos e separadores, enquanto não ocorrer prorrogação do prazo do sigilo;

6. Quando ocorrer a prorrogação do prazo de sigilo da informação classificada no grau ultrassecreto, a nova data deverá constar no final da 2ª parte do CIDIC, totalizando 39 posições com caracteres alfanuméricos e separadores;

Composição do Código de Indexação de Documento que contém informação classificada CIDIC Artigos 51 e 52 do Decreto nª 7.845, de 14/11/2012

Fonte: http://dsic.planalto.gov.br/documentos/NSC/CIDIC_COMPOSICAO.pdf

b) Categoria na qual se enquadra a informação

A divulgação da informação “categoria na qual se enquadra a informação” deve obedecer os padrões esta-belecidos no Vocabulário Controlado de Governo Eletrônico – VCGE (Anexo II do Decreto 7.845/2012). Trata-se de um padrão criado para facilitar e uniformizar a classificação dos tipos de informações tratadas em todo o Governo Federal.

(6)

6

c) Fundamentação legal da classificação

Para indicar a fundamentação legal da classificação, deve-se fazer referência ao inciso do artigo 23 da Lei nº 12.527/2011 utilizado como justificativa para a classificação da informação.

d) Formato para publicação das listagens

A disponibilização das listagens deve observar o disposto no artigo 8º, parágrafo 3, inciso II, da Lei de Aces-so à Informação, ou seja, as informações devem ser publicadas em formatos “abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a análise das informações”. Também devem ser observados os padrões estabelecidos pela e-PING - Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico.

O formato (como, por exemplo, html, csv, ods, etc.) a ser utilizado pode ser definido pelo próprio órgão ou entidade, considerando as normas e procedimentos internos de segurança da informação.

2.5. Rol de órgãos superiores

É facultado aos órgãos superiores apresentar a relação de informações classificadas e desclassificadas dos órgãos e entidades a eles subordinados ou vinculados, desde que:

• Identifiquem expressamente no rol o órgão ou entidade subordinado/vinculado que classificou ou desclassificou cada informação; e

• Informem, na página inicial da seção “Informações classificadas” de seus sites, que as informações de seus órgãos e entidades vinculados/subordinados estão incluídas na relação de informações classificadas e desclassificadas.

A publicação por parte dos órgãos superiores não exime os órgãos e entidades a eles subordinados ou vinculados da divulgação destas informações nas seções de acesso à informação de seus sites institucionais específicos, caso existam.

2.6. Formulários de pedido de desclassificação e de recurso referente a pedido de desclassificação

No item “Informações Classificadas” também devem ser disponibilizados os formulários de pedido de desclassificação e de recurso referente a pedido de desclassificação.

De acordo com o art. 29 da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2012), a classificação das infor-mações poderá será reavaliada mediante provocação. Por isso, é necessário que os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal disponibilizem aos cidadãos formulários para pedido de desclassificação e interpo-sição de recurso referente a pedido de desclassificação.

Os formulários estão disponíveis em http://www.acessoainformacao.gov.br/acessoainformacaogov/ espaco-gestor/formularios.asp. Eles devem ser dispostos após a relação das informações classificadas ou desclassificadas3. Segue exemplo abaixo:

“Segundo o art. 29 da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2012), os cidadãos podem solicitar a reavaliação da classificação das informações com vistas à sua desclassificação ou à redução do prazo de sigilo. Além disso, é possível interpor recurso referente ao pedido de desclas-sificação. Para isso, estão disponíveis os formulários abaixo:

• Formulário de pedido de desclassificação – Pessoa física

3 Os formulários de recurso referente a pedidos de desclassificação realizados no âmbito das Forças Armadas são dife-rentes daqueles dos demais órgãos.

(7)

C.

Relatório estatístico de atendimentos

• Formulário de pedido de desclassificação – Pessoa jurídica

• Formulário de recurso referente a pedido de desclassificação - Pessoa física • Formulário de recurso referente a pedido de desclassificação - Pessoa jurídica

Os pedidos de desclassificação e seus respectivos recursos devem ser endereçados ao e-mail xxx@xxx.gov.br (ATENÇÃO! Informar aqui e-mail do SIC do órgão ou entidade) ou protocolados na unidade física do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do órgão ou entidade classificadora.”

A CGU publicará relatórios com esses dados, uma vez que é o órgão responsável pela gestão do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão) – sistema que registra todas as informações necessárias para o atendimento das exigências legais mencionadas nos incisos citados acima.

Não é obrigatório que os órgãos e entidades que utilizem o e-SIC publiquem ou repliquem tais informa-ções em seus sites. No entanto, caso os órgãos/entidades desejem publicar tais relatórios, eles devem ser divulgados no item “Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)” da seção de Acesso à Informação de seus sítios. Caso o órgão/entidade seja cadastrado no Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), é possível apenas disponibilizar o link da página de geração de relatórios disponível no site do sis-tema: http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/site/relatorios_estatisticos.html.

(8)

.br Conheça mais sobre a CGU

www.cgu.gov @cguonline cguonline cguoficial

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

 A avaliação avaliação é é um um processo processo natural natural que que acontece acontece para para que que o o professor professor tenha tenha uma uma

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Unidades Auditadas Departamento de Planejamento e Gestão Interna – DPGI Endereço Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco N – Edf. CNC