• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

6º ANO MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

NOVA Medical School

“Wherever the art of Medicine is loved, there is also a love of Humanity”

Hippocrates

Kaamil Kadir Abdul Gani │nº 2014418

Orientador: Professor Doutor Bruno Heleno

Regente: Professor Doutor Rui Maio

(2)

1

ÍNDICE

1. INTRODUÇÂO………..2

2. OBJETIVOS………….……….2

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS……….3

ESTÁGIO PARCELAR EM MEDICINA INTERNA………3

ESTÁGIO PARCELAR EM CIRURGIA GERAL………..………3

ESTÁGIO PARCELAR EM MEDICINA GERAL E FAMILIAR……….4

ESTÁGIO PARCELAR EM PEDIATRIA……….5

ESTÁGIO PARCELAR EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA……….5

ESTÁGIO PARCELAR EM SAÚDE MENTAL………6

4. ELEMENTOS VALORATIVOS………..6

5. REFLEXÃO CRÍTICA………..7

6. ANEXOS………..………..………10

I – Cronograma do ano letivo 2018/2019……….10

II – Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante………..10

III – Atividades Extracurriculares………11

III.A) PECLICUF no Hospital CUF Cascais……….11

III.B) CEMEF no Centro de Saúde de Pombal……….12

III.C) Certificado 10º Curso de Antibioterapia………..……….13

III.D) Certificado 6as Jornadas do Departamento de Cirurgia………..14

III.E) Certificado 8ª Reunião de Imunoalergologia de Lisboa………...15

III.F) Certificado curso TEAM……….…16

III.G) Certificado Monitor da unidade curricular Nutrição e Metabolismo………..17

III.H) Certificado Projeto Saúde Porta a Porta………...18

(3)

2

1. INTRODUÇÃO

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da NOVA Medical School│Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, consiste no culminar de um percurso académico que visa a preparação teórica e prática para o exercício da Medicina, sendo por excelência o ano profissionalizante. Neste ano, pretende-se a integração e sedimentação de valências adquiridas nos anos transatos, tanto a nível de conhecimentos como de princípios éticos ou de capacidades comunicativas. Neste contexto, o Estágio Profissionalizante do 6º ano visou a preparação para o exercício da profissão médica, tendo incluído seis estágios parcelares: Medicina Interna, Cirurgia Geral, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Mental.

O presente relatório, visa apresentar de forma sucinta e clara as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Profissionalizante, encontrando-se dividido em cinco partes: Introdução, em que apresento a estrutura global do Relatório Final; Objetivos, onde enumero os objetivos propostos para este ano curricular;

Atividades desenvolvidas, onde sintetizo informação referente a cada um dos estágios parcelares; Elementos valorativos, em que apresento atividades extracurriculares realizadas; Reflexão crítica de caráter

individual e subjetiva do percurso realizado no MIM e uma avaliação retrospetiva do cumprimento dos objetivos; Anexos, onde apresento o cronograma do ano letivo (Anexo I), bem como os temas dos trabalhos realizados no Estágio Profissionalizante (Anexo II) e alguns elementos valorativos e atividades extracurriculares realizados ao longo curso (Anexo III).

2. OBJETIVOS

O presente ano curricular representa o último ano de formação pré-graduada, pelo que o meu objetivo principal é, no final do mesmo, sentir-me preparado para iniciar a formação médica pós-graduada. Deste modo, defino como objetivos mais específicos os seguintes:

• Consolidar conhecimentos teóricos e práticos nos diversos estágios parcelares, identificando simultaneamente necessidades de aprendizagem, com especial destaque para as patologias mais prevalentes na população portuguesa;

• Aperfeiçoar a capacidade de colheita de história clínica e exame objetivo, de interpretação de exames complementares de diagnóstico, de elaboração de hipóteses diagnósticas e propostas de planos terapêuticos;

• Adquirir confiança, responsabilidade e autonomia progressiva na abordagem do doente;

• Desenvolver aptidões de comunicação com os doentes, famílias e outros profissionais de saúde; • Aprimorar competências gerais, nomeadamente a familiarização com os diversos sistemas

(4)

3 Adicionalmente aos objetivos supracitados, saliento ainda como objetivo pessoal, a conciliação das atividades do Estágio Profissionalizante e do estudo com a realização de corridas duas vezes por semana, com um grupo de amigos.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

3.1 ESTÁGIO PARCELAR EM MEDICINA INTERNA

O estágio parcelar de Medicina Interna foi o meu primeiro contato com o Estágio Profissionalizante. Decorreu entre 10 de setembro e 2 de novembro de 2018 (8 semanas), no serviço de Medicina IB do Hospital de Egas Moniz, sob tutela da Dra. Rita Reis. Para este estágio, defini como prioridades a familiarização com as patologias mais frequentes, o aperfeiçoamento do raciocínio clínico, da colheita anamnéstica e exame físico, da interpretação de meios complementares de diagnóstico e da discussão terapêutica. Adicionalmente pretendia a aquisição de autonomia e responsabilidade crescente.

As atividades do estágio incluíram enfermaria, consultas externas, serviço de urgência, Med talks e a reunião de serviço. A enfermaria constituiu o principal local de atividade, tendo sido responsável pela observação diária de um doente, respetivo registo no diário clínico, redação de notas de entrada e notas de alta e participação nas discussões clínicas referentes à interpretação de meios complementares de diagnóstico, elaboração de hipóteses diagnósticas e estratégias terapêuticas com a restante equipa médica da minha tutora. Neste contexto, fui responsável por um total de 16 doentes. Adicionalmente, destaco a atividade semanal no serviço de urgência do Hospital de São Francisco Xavier, onde acompanhei vários elementos da equipa médica de urgência da minha tutora, tendo observado 25 doentes. Pelas suas características peculiares, a passagem pelo serviço de urgência permitiu o treino e a estruturação do raciocínio clínico, nomeadamente a formulação de hipóteses diagnósticas, pedido de meios complementares de diagnóstico e abordagem terapêutica. Saliento ainda a realização e apresentação de um trabalho de grupo com o tema “Miocardiopatia Dilatada”, baseado num caso clínico observado na enfermaria.

3.2 ESTÁGIO PARCELAR EM CIRURGIA GERAL

O estágio parcelar de Cirurgia Geral decorreu entre 05 de novembro de 2018 e 11 de janeiro de 2019 (8 semanas), sob orientação do Dr. João Grenho, no Hospital Beatriz Ângelo. Neste estágio, defini como principais objetivos, a aquisição e solidificação de conhecimentos relativos às principais síndromes cirúrgicas, bem como a familiarização com as técnicas cirúrgicas utilizadas na abordagem das mesmas, nomeadamente as suas indicações e nomenclatura.

(5)

4 O estágio iniciou-se com uma semana de aulas teóricas e teórico-práticas, onde foi incluído o curso TEAM (Trauma Evaluation and Management), seguido de uma semana no serviço de urgência, uma semana de Cirurgia Geral, duas semanas de opcional de Gastroenterologia e três semanas de Cirurgia Geral. Na rotação de serviço de urgência, saliento a passagem pela Pequena Cirurgia, onde tive a oportunidade de observar a realização de sutura de feridas e a abordagem de patologia músculo-esquelética. Optei pela realização do estágio opcional em Gastroenterologia, por ser uma área do meu interesse pessoal. Neste contexto, destaco a passagem pelo bloco de exames, onde observei a realização de endoscopias digestivas altas, colonoscopias, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) e ecoendoscopias. Na rotação de Cirurgia Geral, acompanhei o Dr. João Grenho nas suas atividades na enfermaria, que englobava casos eletivos e urgentes pré e pós-cirúrgicos, tendo observado 8 doentes; na consulta externa, observei 9 doentes, tendo contactado sobretudo com patologia do foro gastrointestinal; no bloco operatório, contactei principalmente com o tratamento cirúrgico de patologia biliar e herniária e tive oportunidade de participar como segundo ajudante em duas cirurgias, num total de 12 observadas. Terminei o estágio com a participação no Mini-Congresso de Cirurgia Geral, onde apresentei um caso relativo à abordagem terapêutica do ileus biliar, intitulado “Quem se mete em atalhos mete se em trabalhos”.

3.3 ESTÁGIO PARCELAR EM MEDICINA GERAL E FAMILIAR

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar decorreu entre 21 de janeiro e 12 de fevereiro de 2019 (4 semanas), na USF São Julião, sob tutela da Dra. Áurea Farinha. Sendo esta uma especialidade do meu particular interesse, defini como objetivos, a aquisição de maior autonomia na abordagem dos doentes, o aperfeiçoamento na condução da consulta, a identificação das patologias mais frequentes e respetiva abordagem diagnóstica e terapêutica, bem como a melhoria na capacidade de comunicação com os doentes/familiares e no reconhecimento das situações com necessidade de referenciação a cuidados secundários.

Assisti e participei ativamente em consultas de Saúde de Adultos, sobretudo no âmbito da Hipertensão arterial e Diabetes Mellitus, Doença Aguda, Saúde Infantil e juvenil e, em menor extensão, Saúde Materna e Planeamento Familiar. Neste estágio, o maior destaque vai para a possibilidade que tive de conduzir de forma autónoma variadas consultas de Saúde de Adultos e de Doença Aguda, o que me permitiu aperfeiçoar e consolidar o raciocínio clínico e a capacidade de comunicação com os doentes e familiares. Por fim, apresentei um trabalho intitulado “Movimentos Anti-Vacinação”, com o objetivo de alertar e sensibilizar os profissionais de saúde para esta temática.

(6)

5

3.4 ESTÁGIO PARCELAR EM PEDIATRIA

O estágio parcelar de Pediatria teve lugar no Hospital de São Francisco Xavier, entre 18 de fevereiro e 15 de março de 2019 (4 semanas), sob orientação do Dr. Edmundo Santos. Neste estágio, defini como objetivos específicos o treino da capacidade de colheita de anamnese junto da população pediátrica e respetivos familiares, da realização de exame objetivo, do raciocínio clínico e terapêutico, bem como o contacto com as patologias pediátricas mais prevalentes.

As primeiras duas semanas do estágio foram dedicadas maioritariamente ao berçário e as últimas duas ao internamento. No berçário, tive a oportunidade de colaborar ativamente na realização da triagem aos recém-nascidos, seguido da elaboração dos diários clínicos e discussão dos casos observados com a/o pediatra da neonatologia. Neste contexto destaco a autonomia que me foi concedida, tendo observado um total de 6 triagens, sendo que 5 foram realizadas de forma autónoma em conjunto com a minha colega de 6ºano. No internamento, foi possível participar na colheita de anamnese, realização de exame objetivo, discussão de hipóteses diagnósticas e terapêuticas. Neste contexto, acompanhei um total de 9 doentes. Durante o período de estágio, tive ainda a possibilidade de frequentar o serviço de urgência duas vezes por semana, onde observei cerca de 30 doentes, o que possibilitou a estimulação do raciocínio clínico, bem como o contacto com as patologias pediátricas agudas mais frequentes e respetiva abordagem diagnóstica e terapêutica. O estágio de Pediatria contemplou ainda a passagem pela consulta externa de Imunoalergologia, que se revelou um ponto muito positivo, por ter sido o meu primeiro contacto com esta especialidade. Em termos formativos, assisti a várias sessões clínicas, escrevi uma história clínica sobre laringite aguda que observei em contexto de serviço de urgência e apresentei-a sob a forma de caso clínico.

3.5 ESTÁGIO PARCELAR EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia foi realizado no Hospital de São Francisco Xavier, entre os dias 18 de março e 12 de abril de 2019 (4 semanas), sem tutoria. Em termos de metas específicas para este estágio, defini como principais, a aquisição de competências na realização de exame objetivo ginecológico e obstétrico, bem como na correta abordagem das situações clínicas mais prevalentes nesta especialidade.

Na área da Ginecologia, observei e participei nas consultas de Ginecologia geral, tendo sido autónomo na realização do exame objetivo ginecológico. Assisti ainda à realização de ecografias ginecológicas e no bloco operatório pude observar 4 cirurgias. Na Obstetrícia, tive oportunidade de observar grávidas em todos os trimestres de gestação. Neste contexto, na consulta, foi me concedida autonomia para a medição da altura uterina, auscultação do foco fetal e realização de toque obstétrico. Na enfermaria materno-fetal, observei um total de 13 grávidas, internadas maioritariamente para indução eletiva de trabalho de parto ou por ameaça de parto pré-termo. No puerpério, observei um total de 19 puérperas, em que destaco a realização

(7)

6 de exame objetivo de forma autónoma em cerca de 10 destas, com posterior discussão com a médica responsável. Adicionalmente, assisti à realização de ecografias obstétricas a grávidas de todos os trimestres gestacionais. No bloco de partos, pude assistir a 4 partos eutócicos, 3 partos distócicos por ventosa e a uma cesariana eletiva. Relativamente à atividade no serviço de urgência, frequentei o mesmo uma vez por semana, tendo observado um total de 24 pacientes. Neste contexto, tive a possibilidade de praticar a colheita de anamnese e exame objetivo ginecológico e de treinar o raciocínio clínico referente a hipóteses diagnósticas e abordagens terapêuticas. Por fim, assisti a 4 sessões clínicas do serviço, tendo apresentado o artigo “Non Obstetric Surgery During Pregnancy” na última.

3.6 ESTÁGIO PARCELAR EM SAÚDE MENTAL

O estágio parcelar de Saúde Mental teve lugar entre os dias 22 de abril e 17 de maio de 2019 (4 semanas), no Hospital de Egas Moniz, sob orientação da Dra. Ana Catarina de Jesus. Por ter sido o meu primeiro estágio prático em Psiquiatria de adultos, defini como prioridades o reconhecimento da sintomatologia associada às principais síndromes psiquiátricas, a compreensão das respetivas abordagens terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas, a prática da entrevista clínica e realização de exame do estado mental e a identificação de situações de abordagem urgente.

Nos primeiros dois dias de estágio, decorreram sessões teórico-práticas de discussão de diversos casos clínicos relativos a patologia frequente em contexto de urgência e debate sobre as temáticas de estigma na doença mental e programas para pessoas com doença mental grave. A componente prática do estágio contemplou maioritariamente a frequência da consulta externa. Observei 6 consultas de Psiquiatria de Ligação, onde foi possível obter uma melhor compreensão da importância da articulação entre as diferentes especialidades. Na consulta de Dor Crónica e Sexologia, apercebi-me do grande impacto que ambas têm na qualidade de vida dos doentes, da sua inter-relação e da alta prevalência das mesmas a nível nacional. Relativamente à consulta Comunitária na equipa de cascais, contactei maioritariamente com Perturbação Esquizofrénica e Perturbação Depressiva, num total de 14 doentes observados. Frequentei uma vez por semana o serviço de urgência, onde tive a possibilidade de treinar o reconhecimento de situações de risco e gravidade e observar a colheita de anamnese e exame do estado mental. Neste contexto observei um total de 9 doentes, com predomínio de sintomatologia depressiva. Por fim, em termos da componente formativa, assisti a sessões formativas apresentadas nas reuniões de serviço e efetuei uma história clínica sobre Perturbação Bipolar tipo I.

4. ELEMENTOS VALORATIVOS

Durante o curso procurei efetuar atividades de caráter clínico, educativo e social, de modo a ampliar tanto as minhas competências clínicas como pessoais. No ano letivo de 2015-2016, fui monitor da unidade

(8)

7

curricular Nutrição e Metabolismo, dando um suporte mais próximo aos alunos a frequentar a referida

unidade curricular. Esta atividade, além de ter contribuído para a consolidação de conhecimentos essenciais, levou ao desenvolvimento de um interesse e fascínio pela área do ensino. No verão de 2016, efetuei um estágio de duração quinzenal ao abrigo do programa PECLIFUF da AEFCM, na CUF Cascais, onde efetuei um

programa de rotação por várias especialidades, como Pediatria, Oncologia, Otorrinolaringologia, Medicina

Geral e Familiar, Cardiologia, Dermatologia, Cirurgia Geral e Oftalmologia. Foi um estágio enriquecedor, uma vez que me permitiu ter um breve contacto com inúmeras especialidades do meu interesse e com o setor privado. No verão de 2017, realizei um estágio ao abrigo do programa dos Curtos Estágios Médicos em Férias (CEMEF´s) com a duração quinzenal em Medicina Geral e Familiar, no centro de Saúde do Pombal. Foi um estágio muito interessante, na medida em que permitiu o contacto com os cuidados de saúde primários com uma população distinta à dos grandes centros urbanos e por ser uma área do meu interesse. Ao longo do MIM, procurei adquirir e consolidar conhecimentos para a minha futura prática clínica através da participação em várias conferências, congressos ou simpósios sobre as mais variadas temáticas. No decorrer deste ano letivo, assisti a um total de 4 sessões formativas. Estive presente no 10º Curso de Antibioterapia, nas 6ª Jornadas do Departamento de Cirurgia do Hospital Beatriz Ângelo e na 8ª Reunião de

Imunoalergologia de Lisboa. Adicionalmente, participei no curso TEAM, no âmbito do estágio parcelar de

Cirurgia. Relativamente a voluntariado, participei durante todo o ano letivo de 2015-2016 no projeto da

AEFCM “Saúde Porta a Porta”, destinado a idosos mais vulneráveis, com pouco suporte social e familiar. Por

fim, no que diz respeito a formação anterior, de referir que previamente ao MIM efetuei o Mestrado

Integrado em Ciências Farmacêuticas, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, tendo

trabalhado em part-time durante todo o MIM em farmácia comunitária. A referida formação e experiência profissional foi extremamente útil ao longo deste percurso, nomeadamente a nível da abordagem terapêutica, das competências comunicativas e da otimização da capacidade de gestão de tempo.

5. REFLEXÃO CRÍTICA

Finalizado este ano letivo, considero que os objetivos inicialmente definidos foram atingidos, pelo que, faço um balanço global bastante positivo do mesmo. O Estágio Profissionalizante, que se apresentou como o culminar da formação pré-graduada, permitiu-me consolidar e aplicar na prática clínica os conhecimentos adquiridos nos anos transatos, bem como aperfeiçoar competências técnicas e científicas. Além disso, adquiri responsabilidade e autonomia crescentes e otimizei capacidades de comunicação e de estabelecimento de relações interpessoais. Considero que todas as características referidas serão essenciais para a minha futura prática clínica. Por outro lado, dada a exigência do presente ano letivo, confrontei-me inúmeras vezes com situações clínicas para as quais não estava familiarizado, tendo estas consistido em oportunidades de aprendizagem.

(9)

8 Cada um dos estágios parcelares teve aspetos que me marcaram e que contribuíram para enriquecer a minha formação. Relativamente ao estágio de Medicina Interna, este foi um dos estágios mais desafiantes, a par da Medicina Geral e Familiar, pelo aparecimento diário de situações com necessidade de aquisição ou revisão de conhecimentos, de avaliação clínica ou de intervenção quer a nível diagnóstico quer a nível terapêutico. Adicionalmente, permitiu-me aprimorar o raciocínio clínico, compreender a importância do trabalho em equipa com os diferentes profissionais de saúde e foi um dos estágios onde pude experienciar maior responsabilidade e autonomia. Penso que ter iniciado o ano letivo com este estágio teve um impacto positivo na preparação dos restantes. A Cirurgia Geral revelou-se uma experiência positiva, visto que além de ter tido oportunidade de participar em alguns atos cirúrgicos, pude contactar com a abordagem do paciente no período peri-operatório. Acresce ao referido, a possibilidade que tive dentro da área de atuação do meu tutor, de aprender a diferenciar situações clínicas que requerem intervenção cirúrgica urgente ou eletiva. Considero que os pontos menos positivos deste estágio foram a existência de um rácio de 3 alunos por tutor, uma semana de aulas teóricas/teórico-práticas e uma semana de serviço de urgência onde predominou o contacto com a Medicina Interna. Os fatores referidos acabaram por limitar a aprendizagem, visto tratar-se de uma especialidade com uma forte componente prática. O estágio parcelar em Medicina

Geral e Familiar foi uma experiência muito enriquecedora, tendo sido um dos estágios que mais me marcou.

Neste estágio, contactei com inúmeras patologias, incluindo as mais prevalentes na população portuguesa e respetivas abordagens diagnósticas e terapêuticas. Adicionalmente, constatei a grande abrangência desta especialidade, adquiri autonomia e confiança progressiva, pude praticar o raciocínio clínico e melhorar as minhas capacidades de comunicação com pacientes e familiares e a relação médico-doente. No que diz respeito à Pediatria, destaco a globalidade do estágio, onde tive a possibilidade de contactar com as principais patologias pediátricas, bem como a autonomia que me foi concedida no berçário. Foi também uma oportunidade para praticar as competências de comunicação, tanto com a população pediátrica, como com os seus familiares. O ponto menos positivo deste estágio foi a existência de muitos médicos ainda em processo de formação na enfermaria, que necessitam de ganhar experiência em algumas áreas que são sobreponíveis ao processo de formação de um aluno de 6º ano. Do estágio de Ginecologia e Obstetrícia, saliento a autonomia adquirida na realização de exame objetivo ginecológico e obstétrico e a aquisição e consolidação de conhecimentos relativos à patologia ginecológica e saúde materna. Os aspetos menos positivos deste estágio foram não ter tido tutor nem um planeamento do mesmo, o que acabou por dificultar o acesso a algumas valências da área, por sobreposição com alunos do 4º ano do MIM. Contudo, penso que face à proatividade que apresentei, consegui ter um estágio relativamente abrangente. Quanto ao estágio de Saúde Mental, foi importante para desmistificar ideias pré-concebidas e para diminuir o estigma atribuído à patologia mental. Confesso que o mesmo foi uma agradável surpresa. Os aspetos mais marcantes deste estágio foram a compreensão da importância da relação médico-doente na terapêutica de doentes

(10)

9 vulneráveis e o contacto com as principais síndromes psiquiátricas, incluindo a abordagem dos mesmos em contexto de serviço de urgência.

No que diz respeito aos elementos valorativos, considero que os estágios clínicos extracurriculares que realizei contribuíram de forma relevante para a minha formação tanto a nível pessoal como profissional, uma vez que possibilitaram o contacto com diferentes metodologias de trabalho e realidades e permitiram aperfeiçoar o raciocínio clínico. Por outro lado, a atividade de voluntariado que efetuei durante um ano letivo foi marcante para o meu crescimento enquanto pessoa.

Durante todo o meu percurso no MIM fui assíduo na prática de exercício físico, nomeadamente na realização de corridas com um grupo de amigos, pelo menos duas vezes por semana. Além dos benefícios físicos, esta atividade foi importante para o meu bem-estar mental, ao longo deste percurso. Assim, atendendo ao caráter decisivo e derradeiro deste ano letivo, um dos meus objetivos pessoais consistia na manutenção da referida atividade, tendo conseguido concretizá-lo.

Globalmente, como pontos menos positivos do Estágio Profissionalizante, além do referido anteriormente em relação aos estágios parcelares de Cirurgia, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, saliento a dificuldade que tive em conciliar o estudo para a Prova Nacional de Acesso durante alguns períodos mais exigentes dos estágios curriculares e a subjetividade da avaliação existente em alguns dos estágios.

Em jeito de conclusão, acabo este ano com a sensação de dever cumprido e de ter dado o meu melhor em todos os estágios, acreditando ter as bases suficientes para o início da formação pós-graduada. Não podia terminar sem agradecer a todos os tutores, professores, doentes e restantes profissionais de saúde com os quais me cruzei durante este percurso e que contribuíram para a minha formação profissional e pessoal. Agradeço ainda aos meus amigos, colegas e família por todo o suporte e apoio incondicional. O meu obrigado!

(11)

10

6. ANEXOS

I Cronograma do ano letivo 2018/2019

ESTÁGIO PARCELAR REGENTE LOCAL TUTOR

Medicina Interna Prof. Doutor Fernando Nolasco

Hospital de Egas Moniz Dra. Rita Reis Cirurgia Geral Prof. Doutor Rui Maio Hospital Beatriz Ângelo Dr. João Grenho Medicina Geral e

Familiar

Prof.a Doutora Isabel

Santos

USF São Julião Dra. Áurea Farinha Pediatria Prof. Doutor Luís

Varandas Hospital de São Francisco Xavier Dr. Edmundo Santos Ginecologia e Obstetrícia Prof.a Doutora Teresinha Simões Hospital de São Francisco Xavier --- Saúde Mental Prof. Doutor Miguel

Talina

Hospital de São Francisco Xavier

Dra. Ana Catarina De Jesus

II Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante

ESTÁGIO PARCELAR TRABALHO REALIZADO

Medicina interna “Miocardiopatia dilatada”

(Caso clínico e revisão teórica)

Cirurgia Geral “Quem se mete em atalhos mete se em trabalhos” (Caso clínico e revisão teórica sobre Ileus Biliar) Medicina Geral e Familiar “Movimentos Anti-Vacinação”

Pediatria “Laringite Aguda”

(História clínica e apresentação sob caso clínico)

Ginecologia e Obstetrícia Apresentação do artigo “Non Obstetric Surgery During Pregnancy” Saúde Mental História clínica sobre Perturbação Bipolar tipo I

(12)

11

III Atividades Extracurriculares

(13)

12

(14)

13

(15)

14

(16)

15

(17)

16

(18)

17

(19)

18

(20)

19

(21)

Referências

Documentos relacionados

O trabalho está sendo realizado em paralelo ao projeto de Lean Seis Sigma que está em andamento no Complexo de Café da empresa em estudo, o qual está embasado na

talvez desejável de iuri condendo, pelas razões apresentadas pelo autor, não pode retirar-se, sem mais, por simples interpretação do conceito de órgão. De facto, muito embora

Como apenas os colaboradores da área de gestão de processos dominavam o conteúdo e os demais colaboradores não tinham conhecimento deste tipo de projeto, o

Dai-me somente um moço que me guie e conduza onde está minha família, pois com ela este velho pobre e cego os dias passará que ‘inda lhe restam da miserável vida tao

Bei Riegl zeigt sich nun auch eine Bestimmung der Landschaftsmalerei und insbesondere der Stimmung, die weitreichende Konsequenzen für die Defi nition der Aura bei

João da Cruz também permite afirmar que a própria alma unida ao Filho oferece ao Pai o próprio Espírito Santo que havia recebido: «E porque nesta dádiva que a alma faz a Deus,

A criação deste protótipo passou pelo projeto do dispositivo, a escolha dos atuadores, a aquisição de todos os componentes necessários à sua automatização, a

73 observarmos nos outros tipos de narrativas, principalmente nas não cómicas, as personagens partem de um determinado ponto, e ao longo da história vão mudando os