• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

Faculdade de Ciências médicas

Universidade Nova de Lisboa

Relatório Final do estágio

profissionalizante do Mestrado

Integrado em Medicina

José João Marta de Lima

Nº: 2008125

Turma 6

Junho de 2014

(2)

2

Índice

Índice

1. Introdução...3

2. Objectivos...3

3. Descrição das Actividades Desenvolvidas...4

3.1. Estágio de Medicina Geral e Familiar...4

3.2. Estágio de Pediatria...4

3.3. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia...5

3.4. Estágio de Saúde Mental...5

3.5. Estágio de Medicina...6

3.6. Estágio de Cirurgia Geral...7

3.7. Preparação para a Prática Clínica...8

3.8. Estágio Opcional...8

(3)

3

1. Introdução

O sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas é constituido por um conjunto de seis estágios profissionalizantes nas várias áreas da medicina, uma unidade curricular integradora (Preparação para a Prática Clínica) e um estágio opcional.

Assim, serve o presente relatório, para expor os objectivos a que me propus no início e ao longo do ano lectivo, proceder à descrição das actividades realizadas por mim durante os seis estágios parcelares, estágio opcional e unidade integradora (PPC), seguido pela reflexão crítica final, onde faço a análise geral acerca dos estágios e sobre o cumprimento ou não dos objectivos propostos.

2. Objectivos

Relativamente aos principais objectivos traçados por mim, ao logo dos estágios parcelares, gostaria de referir aqueles que considero term sido cruciais:

1- Consolidar os conhecimentos essencialmente teóricos adquiridos nos anos anteriores, e conseguir colocá-los em prática ao longo dos estágios parcelares.

2- Aperfeiçoar técnicas de colheita de anamnese, exame objectivo, realização de histórias clínicas, diários clínicos, notas de alta bem como procedimentos mais práticos.

3- Melhorar as minhas competências relativamente à abordagem diagnóstica e tratamento das patologias mais comuns dentro das especialidades.

4- Aperfeiçoar as técnicas de comunicação, procurando sempre uma boa relação médico-doente e intra-equipa

(4)

4

5- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa e cooperar com diferentes colegas na realização e apresentação de trabalhos.

6- Ter um papel de maior responsabilidade, onde me é garantida uma maior autonomia na realização de tarefas comuns na rotina dos especialistas.

3. Descrição das actividades desenvolvidas

3.1. Estágio de Medicina Geral e Familiar (16/09/2013 a 11/10/2013)

A minha turma iniciou o 6º ano do mestrado integrado em medicina com o estágio de Medicina Geral e Familiar (MGF), sob a regência da Professora Doutora Isabel Santos. Assim, fiquei colocado em Serpa durante 4 semanas (estágio rural), a cargo Drª Conceição Serpa. Durante o estágio participei em diferentes tipos de consulta como: Anticoagulação, Saúde de Adultos, Saúde Materna, Consulta de Planeamento Familiar, Saúde Infantil e Consulta de Diabetes, sendo que também assisti/realizei alguns procedimentos de enfemagem.

Fiz ainda uma apresentação de um trabalho com o tema “Quantificação de danos em ensaios de rastreio de cancro”, juntamente com a minha colega de turma. No final do estágio realizei o “Diário de Exercício Orientado” (DEO), que foi então avaliado por prova oral e discussão do mesmo, na Unidade de Saúde Familiar de Beja.

3.2. Estágio de Pediatria (14/10/2013 a 8/11/2013)

Relativamente ao estágio de Pediatria, sob a regência do Prof. Doutor Luis Manuel Varandas, fiquei inserido no serviço Unidade de Pediatria Médica 5.1. – Hospital Dona Estefânia (CHLC), sob o acompanhamento da Mestre Rita Machado.

Durante as 4 semanas, observei diversos doentes internados na enfermaria, acompanhei ainda a minha tutora na realização de consultas do viajante e integrei a equipa do serviço de Urgência por quatro vezes.

(5)

5

Tive também a oportunidade de assistir, por uma manhã, a consultas de imunoalergologia, com o Dr. Pedro Martins.

Relativamente às sessões de carácter formativo que presenciei, posso destacar as inúmeras sessões clínicas, com temas de interesse na área da Pediatria Médica, duas sessões formativas de imunoalergologia, e as apresentações realizadas pelos alunos de sexto ano. No âmbito destes trabalhos, fiz uma comunicação oral em suporte power point, juntamente com uma colega de turma, sobre o tema “Rinossinusite”.

3.3. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia (11/11/2013 a 6/12/2013)

Neste estágio, sob a regência da Profª Drª Fátima Serrano, fiquei colocado no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Dona Estefânia, sob a orientação da Drª Maria João Nunes.

Durante as 2 semanas iniciais participei activamente na consulta externa de Obstetrícia (consulta de Gravidez de alto risco; diabetes e gravidez), onde realizei alguns procedimentos práticos. Acompanhei ainda a realização de ecografias para Diagnóstico Pré Natal, bem como duas amniocenteses.

Nas semanas de Ginecologia, acompanhei as consultas de Climatério e de Planeamento familiar, tendo também assistido a diversas histeroscopias.

Por quatro vezes estive a acompanhar a equipa de urgência do HDE (na Maternidade Alfredo da Costa), e no último dia de estágio realizei uma apresentação com o tema “Síndrome do Ovário Poliquístico”

3.4. Estágio de Saúde Mental (09/12/2013 a 17/01/2014)

Relativamente ao estágio de Saúde Mental, sob a regência do Prof. Doutor Miguel Xavier, fiquei inserido no serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca

(6)

6

(HFF), mais propriamente na Unidade Funcional e Comunitária do C.S. da Amadora. Assim, a grande maioria do estágio, acompanhei a Drª Raquel Ribeiro na realização de consultas, bem como na Urgência de psiquiatria do HFF. Procedi ainda à colheita de uma história clínica para posterior discussão conjunta com o relatório. Durante o estágio, para além de assistir às reuniões de equipa para discussão dos casos mais complicados, também presenciei sessões de carácter formativo: duas aulas teórico-práticas lecionadas pelo Prof. Doutor Miguel Xavier no primeiro dia de estágio e sessões clínicas organizadas pelo serviço de Psiquiatria do HFF.

Juntamente com os meus colegas destacados no HFF, apresentei um trabalho em formato Power Point sobre “Delirium”.

3.5. Estágio de Medicina (27/01/2014 a 21/03/2014)

No estágio de medicina, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, fiquei integrado numa das equipas do serviço 1.2 do Hospital de S. José, sob a orientação da Drª Alexandra Raposo. Assim, durante as 8 semanas acompanhei/observei doentes internados no serviço, adquirindo cada vez mais autonomia no desempenho das actividades da enfermaria. No serviço observei ainda a realização de ecocardiogramas, bem como de uma punção lombar, sendo que efectuei também alguns procedimentos práticos. Participei na realização de consulta externa de medicina, tendo integrado a equipa de Urgência da minha tutora num total de oito vezes.

Durante o estágio assisti a diversas sessões de carácter formativo, estas dividem-se em: Sessões teóricas lecionadas na faculdade de carácter obrigatório; sessões para discussão de casos da enfermaria; sessões teóricas de revisão, dentro das quais apresentei, juntamente com 3 colegas, um trabalho em formato power point

(7)

7

sobre o tema “Doença Renal Poliquística”; Sessões de apresentação de casos clínicos do Serviço; e ainda Journal Club (apresentação de artigos recentes e de referência).

3.6. Estágio de Cirurgia (24/03/2014 a 23/05/2014)

No estágio de cirurgia, sob a regência do Prof. Dr. Rui Maio, fiquei colocado no Serviço de Cirurgia do Hospital Beatriz Àngelo (HBA). O estágio consiste em: 6 semanas integrado na equipa de Cirurgia Geral, tendo como tutor o Dr. Gonçalo Luz, e 2 semanas em Anestesiologia onde acompanhei a Drª Ana Isabel Marques. Assim, durante as semanas de cirurgia observei e acompanhei doentes no internamento, tendo também observado e participado na realização de consultas.

Assisti a diversas cirurgias, tanto de carácter electivo como de urgência, sendo que participei como segundo ajudante por três ocasiões. Durante o estágio observei várias técnicas como colocação de penso de vácuo, colocação de implantofix, realização de endoscopia digestiva alta e broncofibroscopia.

Durante o estágio opcional de anestesiologia, permaneci quase sempre no bloco operatório, onde observei os seguintes procedimentos: colocação de acesso arterial (para monitorização e colheita de gasimetrias arteriais múltiplas ao longo da cirurgia), colocação de catéter venoso central; entubação orotraqueal (observei e realizei), introdução de catéter no espaço epidural e sub-aracnoideu (para realização de anestesia e analgesia) e ventilação por máscara e com recurso a máscara laringea.

Assisti ainda a diversas formações teóricas e teórico-práticas, realizadas por profissionais de Saúde do HBA.

No último dia do estágio foi realizado o Mini congresso, com apresentações dos alunos de sexto ano, onde apresentei juntamente com dois colegas um caso clínico sobre o tema “Síndrome de Bouveret”.

(8)

8

3.7. Preparação para a Prática clínica (PPC)

A cadeira de Preparação para a prática clínica, sob a regência do Prof. Dr. Roberto Palma dos Reis, consiste num conjunto de aulas teóricas com o intuito de integrar conhecimento, sobre alguns sinais, sintomas e patologias mais comuns na prática médica. As apresentações foram feitas com recurso a casos clínicos, e sempre lecionadas por médicos de multiplas especialidades, o que permite uma abordagem multidisciplinar do mesmo tema, feita segundo a “visão” mais específica de cada especialista.

3.8. Estágio Opcional- USF- Venda Nova (26/05/2014 a 06/06/2014)

No que concerne ao estágio opcional, escolhi realiza-lo na especialidade de MGF, tendo ficado sob orientação da Drª Maria João Queiroz, na Unidade de Saúde Familiar da Venda Nova (Amadora). Relativamente às duas semanas de estágio opcional, as actividades desenvolvidas foram as que já descrevi no estágio rural de MGF, à excepção da realização de colpocitologias. No entanto neste estágio foi-me dada uma grande autonomia, pelo que tive a oportunidade de dirigir consultas sozinho, com posterior discussão de cada doente com a tutora.

4. Reflexão Crítica Final

Depois de uma análise geral ao meu sexto ano do Mestrado em Medicina, faço uma avaliação bastante positiva. Penso que consegui atingir grande parte dos objectivos a que me propus ao longo do ano lectivo, e para isso, é crucial o facto de os estágios parcelares serem de características profissionalizantes, o que permite uma participação mais activa, com mais responsabilidade, o que faz com que o interesse e o empenho por parte do aluno sejam superiores. Apesar de me ter sido conferida bastante autonomia na maioria das unidades curriculares ao longo do ano, os estágios

(9)

9

MGF e Saúde Mental foram maioritariamente de cariz observacional, pelo que não me foi possível atingir os objectivos previamente propostos no ponto 2 e 6, não havendo portanto um desenvolvimento tão completo das minhas competências. No meu caso em particular gostaria de evidenciar a importância do estágio de Medicina e também de Cirurgia relativamente ao ponto 2, pois penso que houve uma grande evolução da minha parte. Isto porque eram tarefas em que tinha alguma dificuldade de as realizar, e o facto de executar de forma regular na enfermaria, permitiu-me melhorar essas competências tão relevantes na prática clínica.

Relativamente ao ponto 1 dos meus objectivos traçados, penso que o facto de não haver qualquer tipo de avaliação no final da maioria dos estagios faz com que o nível de aprendisagem teórica seja menor, e neste tópico em especial, penso que o método de avaliação utilizado na unidade curricular de MGF é o que tem um maior benefício para o aluno, visto que durante a discussão do DEO, são também colocadas questões relativas a temas cruciais em MGF. Por outro lado, o grande número de sessões formativas que assisti ao longo do estágio parcelar, porporcionou-me não só uma consolidação dos conhecimento prévios, mas também a aquisição de nova informação.

Quanto aos outros objectivos penso que houve uma evolução muito positiva relativamente aos ponto 4 e 5, visto que ao longo de todos os estágios foi-me sempre exigido que trabalhasse inserido numa equipa, com a necessidade de estabelecer uma relação saudável e de cooperação entre os diversos membros. Em cada unidade curricular, apresentei também trabalhos juntamente com outros colegas, o que também foi importante para desenvolver essas competências. Relativamente ao aperfeiçoamento das minhas capacidades de comunicação penso que houve uma grande evolução na forma de comunicar com o doente, o que penso que advém do

(10)

10

facto de muitas vezes ter observado doentes múltiplas vezes, quer em consulta, quer na enfermaria, o que permite um maior à-vontade e confiança na abordagem do paciente.

Gostaria de focar como pontos negativos deste estágio parcelar, o facto de a carga horária, exigência do tutor, formações teóricas bem como os parâmetros de avaliação, por vezes serem diferentes, consoante o local onde se realiza o estágio. Assim, deveria haver uma maior homogeneidade dentro de cada unidade curricular, o que seria conseguido com uma maior inter-comunicação entre os tutores, e um seguimento mais fiel, das informações emitidas nas fichas das unidades curriculares. Ainda como ponto negativo, vou salientar o facto de não ter efectuado nenhum trabalho no internamento nos estágios de Ginecologia e Obstetricia, bem como de saúde mental, visto não haver enfermaria nos locais definidos para o estágio.

Destaco ainda como pontos positivos: a unidade opcional, que permite aos alunos a liberdade de escolherem o estágio que querem realizar; e ainda a unidade curricular integradora (PPC), que é sem dúvida uma mais valia do currículo, pois inside sobre temas muito importantes para o exercício de medicina, conferindo uma abordagem multidisciplinar dos problemas.

Durante o sexto ano realizei algumas actividades extra-curriculares que passo a referir: 1- Presença nas XVIII Jornadas Nacionais Patient care a 13 e 14 de Fevereiro de 2014 (Anexo I); 2- Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa que decorreu a 30 de Abril de 2014 com a duração total de 6 horas (Anexo II). Foram formações sem dúvida importantes e que juntamente os estágios do curriculo do 6º ano me deixam mais apto e capaz de responder aos desafios do futuro.

(11)

11

(12)

12

Referências

Documentos relacionados

 Através de dispositivo de controle remoto RX 1200, que consiste num dispositivo que apresenta as funções de controle remoto da TCRA, ou ainda pode ser

Tabela 1 – Apresentação dos desvios-padrão das coordenadas estimadas pelos receptores GNSS de dupla frequência e as discrepâncias entre as coordenadas

A inserção dos jovens será uma das principais prioridades do ponto de vista da manutenção da coesão social e da própria inserção de um grupo importante na Região Norte,

Os alunos que não realizam atividade física regular devem ser orientados por profissionais capacitados, como o professor de educação física do colégio, para que possam ter

Os resultados permitiram apontar para três localidades com maior potencial para formação de APLs na indústria do café, pois suas aglomerações produtivas nesse setor atenderam

A demanda de algumas das principais marcas deste mercado está sob forte ameaça dos genéricos. Entre os cinco primeiros produtos mais prescritos da categoria

Não concedemos, entretanto, que o endosso confira direitos autô- nomos, pela simples razão de que êle não confere direitos, mas a propriedade de uma coisa (desde que, é claro,