• Nenhum resultado encontrado

ESTRADOI NTEGRADO EMM EDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "ESTRADOI NTEGRADO EMM EDICINA"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

0

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

PROFISSIONALIZANTE

M

ESTRADO

I

NTEGRADO EM

M

EDICINA

6

º ANO

|

A

NO

L

ECTIVO

2015/2016

EVA JOANA DOMINGOS ALVES

(2)

1 ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS 2

2. ELEMENTOS REPRESENTATIVOS DO ESTÁGIO PROSFISSIONALIZANTE 2

2.1. Pediatria 2

2.2. Ginecologia e Obstetrícia 3

2.3. Saúde Mental 4

2.4. Medicina Geral e Familiar (MGF) 4 2.5. Medicina Interna 4

2.6. Cirurgia 5

3. ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL - RADIOLOGIA 6

4. PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA CLÍNICA (PPC) 6

5. ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES 6

6. REFLEXÃO CRÍTICA 6

7. ANEXOS 10

(3)

2 1. INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS

O presente relatório destina-se à descrição sumária das atividades realizadas e competências adquiridas durante o Estágio Profissionalizante (EP) do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), sendo composto pela introdução, que engloba os objectivos gerais e específicos, seguida das referências aos estágios representativos, assim como uma nota sobre o Estágio Opcional e a Unidade Curricular (UC) de Preparação para a Prática Clínica (PPC), terminando com uma reflexão de carácter crítico. Em anexo encontram-se os certificados referentes aos elementos valorativos.

Como ano de transição, o 6º ano tem como objectivo geral o desenvolvimento de competências, aptidões e autonomia indispensáveis ao exercício da Medicina, que abrange tanto a formação profissional, como requer cultura, conhecimentos científicos e impõe sentido ético e moral1. Nesse sentido, o EP (constituído por 6 estágios parcelares) assenta

no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências no que respeita ao raciocínio clínico e diagnóstico, procedimentos médicos e tomada de decisões, na promoção de competências humanas e sociais inerentes à relação e na integração e consolidação da aprendizagem desenvolvida ao longo do curso de Medicina. Pessoalmente, e a par dos objectivos gerais, iniciei o 6º ano com o objectivo de fortalecer a auto-confiança e espirito crítico.

2. ELEMENTOS REPRESENTATIVOS DO ESTÁGIO PROSFISSIONALIZANTE

2.1. PEDIATRIA

O estágio de Pediatria (14/09/15 – 09/10/15) realizou-se no serviço de Hematologia do Hospital Dona Estefânia (HDE) sob a tutela da Dr.ª Raquel Maia. Os objectivos gerais

(4)

3

prendiam-se com a compreensão da abordagem médica da criança e adolescente, das atuações preventivas e da educação para a saúde, bem como com a identificação e abordagem das patologias pediátricas mais frequentes. Participei activamente na enfermaria do serviço de hematologia, nas consultas externas de hematologia e coagulação, no serviço de urgência (SU) e no hospital de dia, assim como assisti às reuniões de serviço diárias; sessões clínicas; consultas e aulas de Imunoalergologia e à consulta externa de Neurocirurgia do Dr. Mário Matos. No final do estágio apresentei, em grupo, um caso clínico subordinado ao tema: «Hemoglobinúria paroxística nocturna».

2.2. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia (12/10/14 a 06/11/15) decorreu no Hospital Dona Estefânia (HDE), sob a orientação da Dr.ª Celina Ferreira, sendo que algumas das actividades se realizaram na Maternidade Alfredo da Costa (MAC). O conhecimento da importância dos procedimentos de vigilância de saúde da mulher e da grávida e da abordagem das patologias ginecológicas e obstétricas mais frequentes foram os pilares dos objectivos traçados. Nesse sentido, tive a oportunidade de assistir e participar nas Consultas de Ginecologia, de Medicina da Reprodução, de Medicina Materno-Fetal, de Planeamento Familiar, do Colo; no SU; no Bloco Operatório de Ginecologia e de partos; no Diagnóstico Pré-Natal; na Enfermaria e Puerpério. Num contexto de aquisição de maiores competências práticas, assisti à realização de ecografias ginecológicas e pré-natais, colposcopias e histeroscopias. No final do estágio apresentei, individualmente, um trabalho intitulado: «Distrofias vulvares», o qual foi seleccionado para ser apresentado nas 1ªs

(5)

4

2.3. SAÚDE MENTAL

O estágio de Saúde Mental (09/11/15 – 04/12/15) realizou-se no Centro Comunitário de Saúde Mental de Cascais, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO). Sob a tutela da Dr.ª Dóris Reis pude assistir a consultas de Psiquiatria de Adultos e à abordagem de doentes psiquiátricos em contexto de urgência no SU do Hospital São Francisco Xavier (HSFX). Enquanto que, sob a tutela da Dr.ª Graciete Carvalho assisti a consultas de pedopsiquiatria e reuniões multidisciplinares no HSFX. Em ambas, o objectivo principal foi estabelecido no sentido de identificar sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciá-los do funcionamento psicológico normal do indivíduo. Durante o estágio desenvolvi, em grupo, um trabalho de investigação que incidiu na pesquisa e selecção de artigos científicos subordinados ao tema: «Padrão de internamento no tratamento da Esquizofrenia».

2.4. MEDICINA GERAL E FAMILIAR (MGF)

O estágio de MGF (07/12/15 – 15/01/16) decorreu na USF Dafundo, sob a orientação da Dr.ª Ana Margarida Levy e Dr.ª Rute Cordeiro, onde tive a oportunidade de assistir e realizar consultas de Saúde de Adulto/Idoso, Saúde Infantil, Saúde Materna e Planeamento Familiar, participar em domicílios médicos e ainda acompanhar as actividades de enfermagem. Os objectivos principais, sendo esta uma área alicerçada na promoção da Saúde e prevenção da doença e responsável pela prestação de cuidados abrangentes e continuados a todos os indivíduos independentemente da idade, sexo ou afecção, prenderam-se com a aquisição de competências e experiência nesse sentido.

2.5. MEDICINA INTERNA

(6)

5

oportunidade de acompanhar os doentes diariamente na enfermaria, elaborar diários clínicos, realizar procedimentos como punções arteriais e venosas, realizar histórias clínicas, prescrever exames complementares de diagnóstico e terapêutica, assistir a algumas técnicas (ex: paracentese) e participar activamente no SU do Hospital São José (HSJ). Assisti também a consultas externas de Medicina e de Hepatites. A componente teórico-científica foi assegurada pelos seminários semanais realizados na Faculdade para os alunos do 6º ano, bem como pelas inúmeras sessões clínicas realizadas no HCC. Apresentei ainda, em grupo, uma revisão teórica sobre «Glomerulonefrites», sobre o qual redigimos um artigo de revisão. No final do estágio colhi uma história clínica para avaliação e discussão com o director de serviço, Dr. José António Malhado.

2.6. CIRURGIA

(7)

6

3. ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL - RADIOLOGIA

Para estágio clínico opcional (23/05/16 a 03/06/16) optei pela especialidade de Radiologia, no Hospital Santo António dos Capuchos, no qual tive a oportunidade de assistir à realização e interpretação dos seguintes exames: radiografia simples, exames digestivos, ecografia, eco-doppler, TC, RMN e osteodensitometria.

4. PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA CLÍNICA (PPC)

Sob a regência do Professor Doutor Roberto Palma dos Reis realizei a UC de PPC durante o 2º semestre, tendo participado nas aulas teóricas de frequência quinzenal, nas quais eram apresentadas as perspectivas de especialidades médicas e cirúrgicas diferentes sobre um sinal ou sintoma médico que um doente pode apresentar.

5. ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES

Ao longo do ano participei em diversas sessões de carácter complementar aos conhecimentos adquiridos no curso, cujos certificados se encontram em anexo (página 10). Durante o curso colaborei com o projecto Revista FRONTAL, participei nos Campeonatos Universitários de Atletismo, e fiz uma formação de introdução ao Voluntariado na área do Trabalho Social e Orientação (vide anexos, página 10).

6. REFLEXÃO CRÍTICA

Findo um ano indubitavelmente essencial na formação prática e pré-graduada de qualquer aluno de Medicina, é imperativo reflectir sobre o trabalho desenvolvido, destacando os aspectos positivos e os menos positivos, na tentativa de aperfeiçoar a formação dos alunos.

(8)

7

peso do compromisso com o desenvolvimento de autonomia e pela oportunidade de consolidar e integrar todos os conhecimentos teórico-práticos previamente adquiridos.

Assim, analisando cada estágio em particular, concluo que os objectivos gerais e individuais propostos inicialmente foram, na sua maioria, atingidos.

O estágio de Pediatria para além da consolidação de conhecimentos práticos e teóricos dirigidos a um grupo etário com características específicas proporcionou-me um grande desenvolvimento humano enquanto estudante de medicina. A minha passagem pela área da Hematologia pediátrica permitiu-me contactar com patologias com as quais não estava familiarizada e mostrou a enorme dificuldade que é o tratamento da criança com doença crónica. A passagem pelo SU foi de extrema importância para adquirir experiência na abordagem das patologias mais frequentes na idade pediátrica, no entanto limitada pelo excesso de alunos presentes. A oportunidade que tive de assistir à consulta de Neurocirurgia foi também uma mais-valia. Destaco, como ponto menos positivo, a reduzida prática de exame objectivo e colheita de história clínica em contexto de enfermaria, uma vez que o número de doentes internados no serviço de Hematologia era escasso.

A boa organização tornou o estágio de Ginecologia e Obstetrícia particularmente rico e heterogéneo, pude contactar com uma grande variedade de actividades inerentes à

versatilidade da especialidade, cujo carácter único dedicado à saúde da mulher e do feto me possibilitou de consolidar uma atitude clínica mais dirigida.

(9)

8

tanto de psiquiatria como de pedopsiquiatria, sendo que a execução da entrevista clínica e do exame do estado mental ficou limitada aos doentes em consulta. Deixo como sugestão que todos os alunos tenham a oportunidade de passar algum tempo num serviço de internamento, no sentido de colmatar esta falha.

O estágio de MGF contribuiu para adquirir autonomia, construir confiança, e aprender, sobretudo, a ser imparcial, uma vez que se revelou uma boa oportunidade de contactar com a realidade prática ao nível dos cuidados de saúde primária e observar a influência do meio social, económico e familiar na saúde dos utentes. Considero que a qualidade e rigor de trabalho de toda a equipa da USF Dafundo foram pertinentes para um bom aproveitamento e para moldar e aprimorar a minha postura enquanto futura médica.

O estágio de Medicina revelou-se verdadeiramente produtivo, tanto pelo exercício incessante da observação dos doentes, pela elaboração de notas de entrada, diários clinicos e notas de alta, como também por ter contribuído para sistematizar o raciocínio clínico necessário ao pedido de exames complementares de diagnóstico e prescrição terapêutica adequados. Da mesma forma, a boa integração na equipa e incentivo transmitido pelos vários elementos do serviço foi um ponto positivo. Destaco ainda, a excelência da minha tutora, que me reavivou a essência da Medicina; o rácio tutor/aluno, essencial para um bom aproveitamento, e a elaboração de um trabalho de revisão.

(10)

9

limitado durante todo o curso, e a ausência de um SU exclusivamente cirúrgico que permitisse contactar com abordagem inicial com a patologia cirúrgica aguda, motivos pelos quais poderão, alguns objectivos, ter ficado por cumprir.

A escolha do estágio clínico opcional de Radiologia prendeu-se com o facto de se tratar de uma área pouco abordada e maioritariamente de forma teórica durante o curso. Nesse sentido considero que foi uma experiência enriquecedora não só pelo contacto com a multiplicidade de valências que a especialidade engloba, mas também pelo contacto com a rotina diária de um médio radiologista. A UC de PPC foi importante nesta fase da nossa formação por abordar pontos de vista distintos acerca de temas práticos, tendo-se revelado útil para estruturar e simplificar o raciocínio necessário ao exercício da Medicina.

Saliento, como aspecto positivo, o facto de a maior parte dos estágios se ter realizado com um rácio tutor/aluno aceitável, o que permitiu alcançar os objectivos, uma vez que facilitou a relação, a aprendizagem e o ganho progressivo de autonomia.

Após a análise criteriosa de cada um dos estágios e numa perspectiva global, termino este ano convicta de que o EP foi fundamental para adquirir conhecimentos, ganhar experiência e desenvolver as competências necessárias para iniciar a minha vida profissional no futuro próximo enquanto Interna do Ano Comum.

Ao longo deste ano e de todo o curso, dediquei-me igualmente a actividades extra-curriculares sempre com a finalidade de complementar a minha formação a nível profissional, científico e pessoal. Em retrospectiva, e consciente das minhas lacunas e dos desafios que me esperam, considero que estes 6 anos me concederam as ferramentas necessárias para prosseguir no caminho evolutivo que é a Medicina.

(11)

10 7. ANEXOS

7.1. Certificado da participação no iMED conference 7.0 – Reporters Team

7.2. Certificado da participação nas III Jornadas do Internato Médico do Algarve

7.3. Certificado da participação no Curso Controlo Sintomático e Medicina da Dor (Fundação Grunenthal)

7.4. Certificado da participação no II Congresso SICAD

7.5. Certificado da participação nas I Jornadas da Medicina Desportiva e do Exercício

7.6. Certificado de participação no Workshop de Emergências Pediátricas

7.7. Certificado de participação na Mesa Redonda – Choque FRONTAL - Eutanásia

7.8. Certificado da participação nas II Jornadas Médicas da NOVA

7.9. Certificado da participação no Congresso Português de Reumatologia

7.10. Certificado da palestrante nas 1ªs Jornadas Académicas de Ginecologia e

Obstetrícia do CHLC – Centro médico Universitário de Lisboa

7.11. Certificado da participação nas 1ªs Jornadas Académicas de Ginecologia e

Obstetrícia do CHLC – Centro médico Universitário de Lisboa

7.12. Certificado de formação profissional de Introdução ao Voluntariado

7.13. Certificado de membro da Revista FRONTAL

(12)

11

(13)

12

(14)

13

(15)

14

(16)

15

(17)

16

(18)

17

(19)

18

(20)

19

(21)

20

(22)

21

(23)

22

(24)

23

(25)

24

Referências

Documentos relacionados

importância como parte integrante da minha formação médica e a sua contribuição para o meu.. desenvolvimento e crescimento

O ano profissionalizante decorreu entre 15 de Setembro de 2014 e 5 de Junho de 2015, distribuído, por ordem de actividades, por quatro semanas de Saúde Mental, quatro semanas

O estágio de Medicina decorreu no Serviço de Medicina 1A do Hospital Curry Cabral durante 8 semanas sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco e sob orientação da

Hematologia, passando pelas actividades diárias de enfermaria, assim como consulta externa. Durante a permanência na enfermaria, tive oportunidade de auxiliar na

As actividades consistiram em Enfermaria da UCERN - onde acompanhei o internamento das crianças e tive autonomia para escrever diários clínicos e discutir o plano de

Enfermaria, Serviço de Urgência, Consulta Externa e Hospital de Dia. Obtive

da apresentação sobre “Técnicas de comunicação”; quatro semanas de actividades na especialidade de Cirurgia Geral; uma semana de Serviço de Urgência e duas

O estágio parcelar de Saúde Mental, sob a regência do Professor Doutor Miguel Xavier,. decorreu no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, sob a tutoria