• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: O NONSENSE LATINO-AMERICANO: UMA ANÁLISE SOBRE O NONSENSE LATINO AMERICANO EM VÍDEOS PARA INTERNET

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): CAMILA PINHEIRO BRITO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): BRUNO CÉSAR DOS SANTOS ORIENTADOR(ES):

(2)

O NONSENSE LATINO-AMERICANO: Uma análise sobre o nonsense latino americano em vídeos para internet

1. RESUMO:

O trabalho em questão consiste no estudo do humor latino-americano na internet, mais especificamente no Brasil e Equador, através dos canais "Parafernalha" (Brasil) e "EnchufeTV" (Equador). Foram selecionados 3 vídeos de cada canal, com temas similares, e será realizado a análise textual, de edição e de encenação de cada vídeo. Além da análise de que forma o vídeo é produzido, veremos também sua associação com um estilo humorístico específico: o nonsense. Em seu desenvolvimento, veremos a história do humor, passando desde a antiga Grécia, através da mitologia, até a modernidade, com o surgimento de diversas formas humorísticas alternativas (Charges, por exemplo). Veremos também a cultura digital na América do Sul, mostrando a história e o cenário do audiovisual no Brasil e no Equador, passando por produtoras independentes e verificando também o youtube como modelo de negócio..

2. INTRODUÇÃO:

A utilização do humor negro, da sátira e do nonsense é uma marca registrada dos humoristas britânicos, influenciando outros grupos de humor e interpretação cênica pelo mundo afora. Exemplos como o desenho animado estadunidense “South Park”; a revista de desenhos e historietas “MAD”, com traços escrachados e repletos de paródias; o brasileiro “TV Pirata”, com sketches, non-sense e sátira do cenário social, histórico e político de nosso país.

Georgi Minois (2003) diz que o riso pode estar em diversas formas, sejam elas positivas ou negativas, sutis ou grosseiras, agressivas e indulgentes. O riso vem do trocadilho grosseiro ao humor mais fino, passando pelo grotesco, pelo burlesco, pela ironia, pela zombaria, pelo sarcasmo. Assim, para o presente trabalho, foram selecionadas duas companhias de humor, que produzem vídeo para a internet: EnchufeTV (Equador) e Parafernalha (Brasil).

O canal EnchufeTV foi fundado em 2011, por 4 jovens equatorianos estudantes de cinema que estavam cansados do padrão e da qualidade de materiais audiovisuais da televisão equatoriana. Em meados de 2017, a trupe

(3)

possuía mais de 13 milhões de inscritos e mais de 4 bilhões de visualizações. É considerado um dos três perfis mais acessados, no Youtube, em Língua Espanhola, na América Latina.

Já o grupo Parafernalha também surgiu em meados do ano de 2011, liderado pelo vlogger Felipe Neto. Com o intuito em fazer um humor mais livre, porém profissional, tal canal tem pouco mais de 9 milhões de seguidores, com mais de 1,5 bilhão de visualizações. É também considerado um canal com alta relevância, considerando que o idioma português é menos falado que o a língua espanhola.

3. OBJETIVOS:

O objetivo geral seria descrever, através da análise dos roteiros e da verificação das técnicas de edição, quais são as estratégias de produção narrativa e técnica que as produtoras dos vídeos dos perfis citados empregam o nonsense, para retratar cenas cotidianas; Por sua vez, os objetivos específicos seriam: observar a construção discursiva e narrativa dos vídeos postados pelo EnchufeTV e Parafernalha, considerando elementos linguísticos como: denotação e conotação; ironia e intertextualidade; vozes factuais dos narradores e personagens entrevistados etc.; discutir os tipos de modelos estruturais e formatos de roteiros humorísticos utilizados pelos canais escolhidos, considerando as estratégias audiovisuais, como: recursos gráficos, efeitos sonoros, sobreposição de imagens etc.

Partindo dos dados apresentados até aqui, vamos a nossa problemática: quais são as estratégias de humor e nonsense em elementos como: roteiro, gravação, atuação e edição audiovisual que os dois maiores canais de humor da América Latina empregam em suas peças audiovisuais para a internet?

4. METODOLOGIA DE PESQUISA:

A metodologia utilizada para o presente trabalho é composta pela pesquisa bibliográfica e qualitativa. A primeira emprega materiais publicados em livros, artigos, dissertações e teses. Ela pode ser realizada independentemente ou pode constituir parte de uma pesquisa descritiva ou experimental. Segundo Cervo, Bervian e da Silva (2007, p.61), a pesquisa

(4)

bibliográfica “constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema”.

Por sua vez, a pesquisa qualitativa tem como premissa não se preocupar com números e quantidades totais, mas sim com relação ao aprofundamento e de como tais dados selecionados serão compreendidos pelas pessoas. Os pesquisadores que utilizam este método procuram explicar o porquê das coisas, explorando o que necessita ser feito sem identificar os valores que se reprimem a prova de dados, porque os dados analisados por este método não estão baseados em números.

5. DESENVOLVIMENTO:

Ao retratar cenas cotidianas, os grupos EnchufeTV e Parafernalha utilizam uma linguagem um pouco mais simples, porém de acordo com as suas propostas e focado em atingir determinados e diferentes públicos, e utilizam também variados estilos humorístico, desde o humor negro, satírico indo até o grotesco e passando pelo nonsense.

Nesta última subdivisão do humor, os grupos latino americanos, através de truques de edição (sonoridade, cortes estratégicos do vídeo, cgs, etc.) e de truques linguísticos fogem do senso comum e quebram a fluidez da cena, porém com algo totalmente inesperado, e a graça se encontra justamente nessa troca.

Sendo assim, uma das hipóteses da forma que os grupos utilizam o nonsense é justamente essa: a sua utilização em momentos chaves da cena, quebrando a fluidez de algo esperado e apresentando algo sem sentido, através de sons, ações e falas que fogem do senso comum, e chegando até em alguns casos, partindo para o lado do humor negro e do exagero.

Outra hipótese seria a da utilização do nonsense como forma artística e não humorística. Por definição, nonsense tende ao lado do absurdo, e transmitir isso de uma forma que não pareça exagero é o que transforma esse estilo em arte. Uma exemplificação para sua utilização nesse contexto, seria como o livro Alice no País das Maravilhas.

(5)

Os objetos de estudos escolhidos para a análise, são sketches produzidas pelos grupos Parafernalha e EnchufeTV que tratam de cenas cotidianas comuns incomuns, porém nada indo ao extraordinário ou ao extremo, ou seja, nada muito fantasioso, e todas as cenas cabíveis em nossa realidade.

Foram escolhidos 3 vídeos parelhos de cada canal para que possa ser analisado: 1- Relacionamento à Distância - Relación A Distância; 2- Comprando Camisinha / Compra Condones; 3- Tipos de amigos que você encontra numa festa / Tipos de Amigos.

Todos os vídeos retratam, de uma forma humorística, a visão que cada canal/país tem sobre determinados assuntos cotidianos relatados no vídeo. No primeiro vídeo do Parafernalha, temos a visão do canal sobre relacionamentos a distância. Ao mesmo tempo que relata de que forma é feito, faz várias críticas à sociedade sobre tecnologia e sobre desgastes no relacionamento.

7. REFERENCIAS:

BUENAÑO, Diego Apolo & DELGADO, Francisco. Del carnaval de la Edad Media a

Enchufetv: nuevas concepciones de los antiguos rituales en internet. Quito:

Pontificia Universidad Católica del Ecuador, 2013.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LUZURIAGA, Camilo. ANTROPOFAGIA CINEMATOGRÁFICA EN EL

CIBERESPACIO: el caso ecuatoriano de Enchufetv. Disponível em:

<http://67.192.84.248:8080/handle/10469/5177#.WN1I2jvyvIU>. Acesso em 18 mar 2017.

MINOIS, Georges. História do Riso e do Escárnio. São Paulo: UNESP, 2003.

ORTIZ, Carlos; GRANDA, Miguel. Un programa transmedia de sketches de humor

revoluciona la TV y las redes sociales en Ecuador. Disponível em:

<http://www.revistalatinacs.org/14SLCS/2014_actas/160_Ortiz.pdf>. Acesso em 18 mar 2017.

SALGADO, Tiago Barcelos Pereira. Notas sobre audiências, comunidades e fãs

nos canais de Felipe Neto no YouTube. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Esta autonomia/diferenciação é necessária na medida em que contribui para o desenvolvimento da pessoa enquanto adulto individualizado, permitindo consequentemente

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Avaliou-se o comportamento do trigo em sistema de plantio direto em sucessão com soja ou milho e trigo, sobre a eficiência de aproveitamento de quatro fontes

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o