• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: AUMENTO DE PRODUTIVIDADE EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO SETOR DE FLUÍDOS AUTOMOBILISTICOS UTILIZANDO-SE DE CONCEITOS E FERRAMENTAS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA ÁREA:

SUBÁREA: ENGENHARIAS SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): MARCELO HENRIQUE STABILE DIAS, DIEGO RODRIGUEZ COUTINHO, EDUARDO KOCHEN, KAIQUE PALOMBO MARTINETTI

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): JOSE CARLOS FERRANTE ORIENTADOR(ES):

(2)

1. Resumo

O setor da indústria automobilística, após o ano de 2014, sofreu considerável queda, tanto na produção, quanto nas vendas. Consequentemente, a aquisição de novos veículos torna-se cada vez menos frequente e a manutenção de peças essenciais. Emerge então uma crescente demanda por fluídos automotivos para reciclar e prevenir o veículo das possíveis falhas decorrentes do desgaste natural dos automóveis. É nesse contexto que a empresa Original busca aproveitar a oportunidade de mercado, desenvolver sua empresa e procurar por possíveis melhorias na organização.

2. Introdução

O trabalho em questão refere-se à empresa Original, uma organização de pequeno porte do segmento de fluídos automobilísticos. Tal setor está fortemente vinculado à indústria automotiva, a qual, historicamente, desde 2008, apresentou elevado crescimento até o ano de 2014, impulsionado principalmente por quatro fatores: Redução da taxa básica de juros (SELIC), redução do IPI, ascensão da classe C e maior facilidade de financiamento (opções de parcelamento em maior prazo).

Em contrapartida, a partir de 2014, o mercado automotivo desacelerou. Parte dessa tendência pode ser explicada pela crise que afeta o país, impactando diretamente no orçamento dos consumidores, além das restrições impostas pelos bancos na concessão de crédito, que dificulta o avanço na venda de veículos atualmente.

Além do setor automobilístico, a empresa em questão se enquadra dentro do segmento das pequenas empresas, que tem grande relevância na participação do PIB nacional. As micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riquezas no comércio no Brasil. No PIB da indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já́ se aproxima das médias empresas (24,5%).

É a partir deste contexto (desaceleração do mercado automobilístico e crescimento da participação de pequenas empresas na economia brasileira) que surge uma oportunidade de mercado na reposição de materiais e peças de carro para manutenção preventiva. Nessa categoria, encontram-se os fluidos automotivos

(3)

utilizados para melhorar a performance de diversos componentes e manter o bom estado de conservação do veículo ao longo do tempo.

A Original possui cerca de 20 funcionários e trabalha com um portfólio de 114 produtos. Atua, no total, com 10 fornecedores de matérias-primas para fabricação dos fluidos e outros 2 fornecedores de embalagens (frascos).

3. Objetivos

3.1 Objetivos Primários

Identificar possibilidades de melhorias no sistema produtivo, através do mapeamento do processo produtivo e logístico.

3.2 Objetivos Secundários

Propor e implementar as melhorias identificadas nos objetivos primários.

4. Metodologia

A aplicação do estudo tem por essência ser uma pesquisa exploratória, que tem por finalidade tornar um problema mais explícito e construir hipóteses, sempre considerando todos os aspectos do caso estudado. O planejamento deste tipo de pesquisa possui grande flexibilidade, uma vez que seu objetivo principal é aprimorar ideias e descobrir a veracidade de intuições.

Apesar do trabalho ter foco em uma pesquisa quantitativa, há também alguns aspectos qualitativos, dado que muitas das informações não podem ser medidas em números, tal como agrupamentos de produtos por famílias e estratégias de mercado fundamentadas nos conceitos de valores da empresa.

Seguindo ensinamentos de Richardson (1999), a pesquisa quantitativa caracteriza-se pelo emprego da quantificação, tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento dessas através de técnicas estatísticas, desde as mais simples até as mais complexas. Richardson (1999) afirma ainda, que o método qualitativo difere, em princípio, do quantitativo, à medida que não emprega um instrumental

(4)

estatístico como base na análise de um problema, não pretendendo medir ou numerar categorias. Podemos partir do princípio de que a pesquisa qualitativa é aquela que trabalha predominantemente com dados qualitativos, isto é, a informação coletada pelo pesquisador não é expressa em números, ou então os números e as conclusões neles baseadas representam um papel menor na análise

5. Desenvolvimento

A partir do mapeamento realizado na empresa, pode-se observar que há dificuldade de estabelecer um fluxo de informações dentro da empresa, ou seja, não há identificação de alguns elementos para administrar a cadeia de suprimentos. Um exemplo é a ausência de mapeamento do processo de produção e circulação de produtos internamente, além da falta de controle do estoque (não há marcação de entrada e/ou saída dos itens e respectiva quantidade).

Outra oportunidade identificada é a inexistência de administração dos estoques de forma eficiente. Isso ocorre pois não há organização de estoque por produto, ou por família de produtos, de forma que todos eles ficam agrupados sem sistematização ou método com racional estabelecido.

As mercadorias produzidas destinadas para estoque são feitas sem uma ferramenta adequada, de forma que há disparidade entre a previsão de venda e a demanda real. Esse fato gera acúmulo de estoque indesejado e descontrole do volume estocado.

6. Resultados Preliminares

A partir da identificação das principais oportunidades da Original, foi possível verificar que as principais dificuldades da companhia estão ligadas aos fatores organizacionais dos fatores de produção. Por consequência, as primeiras contribuições foram: o desenvolvimento do mapeamento de produção por família de produtos, com seus respectivos tempos, e identificação da dificuldade de movimentação interna, devido ao transbordo do estoque versus seu perímetro estipulado. A partir dessa análise, será necessário desenvolver uma ferramenta para mapear e quantificar o estoque de cada item instantaneamente de forma eficiente, além de elaborar um modelo de

(5)

previsão de demanda (embalagem e matéria prima), para guiar a necessidade de adquirir matéria prima pela área de compras, e de produção dos produtos finais pelo setor de chão de fábrica.

7. Considerações Finais

O presente trabalho mostra que as ferramentas da engenharia de produção permitem mapear detalhadamente processos produtivos de modo a encontrar uma melhoria que reflita diretamente na eficiência e produtividade de uma companhia. Nesse aspecto, é possível propor medidas que atuem diretamente sobre esse ponto de melhoria, buscando tornar a empresa cada vez mais competitiva.

8. Fontes Consultadas

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Banco

Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Potencial de

Diversificação da Indústria Brasileira. Rio de janeiro, RJ, 2011. 33 p.

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Estratégia, Planejamento e Operação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003. 465 p.

SLACK, Nigel. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas S.a, 2009. 703 p.

LUSTOSA, Leonardo et al. Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Elsevier, 2008. 357 p.

BALLOU, Ronald H.. Gerenciamento da Cadeia de Suprimento/ Logística Integral. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 616 p.

MENTZER, John T. et al. Defining Supply Chain Management. Journal Of Business Logistics. , p. 1-25. Maio 2001.

J.T.BLACK. O projeto da fábrica com futuro. Porto Alegra, Rs: Bookman, 1998. 288 p.

UMEDA, M., As Sete Chaves para o Sucesso do 5S. Belo Horizonte: UFMG, 1997. 56p.

ARAÚJO, P. H. de; REDI, R. Qualidade ao Alcance de Todos. São Paulo: Gente, 1997.

(6)

GONZALEZ, E. F. Aplicando 5S na Construção Civil. Florianópolis: UFSC, 2005.

LOURENÇO, A., Promovendo Resultados com o 5S. Belo Horizonte: EDG, 1999. 77p.

HARRINGTON, H. J. O Processo de Aperfeiçoamento - Como as empresas americanas líderes de mercado aperfeiçoam o controle de qualidade. São Paulo: Editora McGraw-Hill, 1988. 266p.

SHINGO, Shingeo. O sistema toyota de produção do ponto de vista da engenharia de produção. 2. ed. Porto Alegre, Rs: Bookman, 1996. 291 p. LIKER, Jeffrey K.; MEIER, David. O modelo Toyota: manual de aplicação. Porto Alegre, RS: Bookman, 2008. 432 p.

PROFETA, Rogério Augusto. JIT: um estudo de caso dos fatores críticos para a implementação. 2003. 229 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

YIN, Robert K. Estudo de caso – planejamento e métodos. (2Ed.). Porto

Alegre: Bookman. 2001.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Pulo, SP. Atlas, 2002.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: metodologia e planejamento. 6ª. Edição. São Paulo: Atlas, 2005

ROSENTAL, Claude; FRÉMONTIER-MURPHY, Camille. Introdução aos métodos quantitativos em ciências humanas e sociais. Porto Alegre: Instituto Piaget, 2001.

ROTONDARO, R. G., MIGUEL, P. A. C., FERREIRA, J. J. A. Gestão da

qualidade. Rio de Janeiro: Campus, 2005

ISHIKAWA, Kaoru; Controle de qualidade total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campos, 1993. pag.79

Referências

Documentos relacionados

Outras atividades desenvolvidas pela rede de saúde do trabalhador e mencionadas nos estudos são: elaboração de programas de saúde do trabalhador que contribuem para

o Houve ainda a pontuação de algumas(ns) profissionais sobre a dificuldade na contratação de funcionários(as) como um dos entraves para a constituição de um serviço de

O objetivo desse trabalho foi realizar o levantamento e identificação das ordens de cupins arborícolas que ocorrem no Parque Natural Municipal do Curió, colaborando assim

 Ele estava servindo não como um filho que tem interesses em comum com o Pai, mas como um servo que está lá por obrigação, aguardando remuneração. Ele é

Uma das conclusões de Latham e Pinder (2005) é a de que o cenário não mudou muito até 2003. As teorias de vertente mais cognitivista con- solidam-se no campo do estudo

Eu vim tentando mostrar que há algo porque há seres que são necessários, a saber, o espaço, o tempo e as leis naturais básicas; e, assim, não poderia haver nada. E que as

As medidas de reflectância obtidas pelo sensor óptico ativo apresentaram relações significativas com as doses de N aplicadas em cobertura na cultura do algodoeiro, principalmente

− Conhecer as necessidades para ensino na área de Engenharia de Software (ES). − Conhecer e analisar diversas estratégias de ensino, principalmente jogos educacionais. A metodologia