• Nenhum resultado encontrado

RENATA RODRIGUES ROMUALDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RENATA RODRIGUES ROMUALDO"

Copied!
55
0
0

Texto

(1)

PLANO DE NEGÓCIO

RENATA RODRIGUES ROMUALDO

Araputanga 2015

(2)

RENATA RODRIGUES ROMUALDO

PLANO DE NEGÓCIO: Um estudo de viabilidade econômica financeira de um salão de beleza no Município de São José Dos Quatro Marcos- MT.

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Católica Rainha da Paz, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof. Ms. Goro Onuki

Araputanga 2015

(3)
(4)

Dedico presente trabalho à minha família, ao meu pai Antonio Sebastião Romualdo, a minha mãe Rosa Rodrigues, a minha irmã Amanda Rodrigues.

(5)

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo. ”

(6)

AGRADECIMENTOS

Quero agradecer primeiramente à Deus, que está sempre presente em todos os momentos da minha vida, proporcionando força coragem e sabedoria.

Foram quatro anos da minha vida sofrida, que me dediquei de corpo e alma, sacrificando aos fins de semana para chegar nesse momento de reta final, não me arrependo em momento algum por tudo que eu fiz até agora, e se tivesse que repetir tudo novamente faria tudo de novo. Acredito que consegui evoluir ao longo desses anos e, tenho certeza que sou uma pessoa ainda mais feliz e realizada.

E que venha outras conquistas, pois com ajuda de DEUS e força de vontade e dedicação que tenho, acredito que conseguirei alcançar os meus sonhos.

Sou grata a minha família por me apoiar, incentivar e nunca a desistir do futuro que almejo. Um carinho especial ao meu pai Antonio Sebastião Romualdo por ter me ajudado financeira e moralmente; sei que foi difícil, mas acreditaram no meu esforço e serenidade, assim poderei retribuir à tudo que me fez.

Quero agradecer ao meu orientador pelas suas sugestões, pela disposição de sempre retornar as minhas solicitações por e-mail. Sua ajuda teve um valor significativo para meu termino do trabalho.

Agradeço aos meus colegas de classe, pelo carinho, as alegrias, as tristezas, as discussões e o companheirismo; vocês são a minha segunda família, então jamais esquecerei esses momentos que passei com vocês durante os oito semestres do curso de Administração da FCARP.

Também sou grata aos professores que durante essa jornada aprendemos a conhecer um mundo diferente do que imaginamos. Obrigada as pessoas que me colaboraram com a pesquisa de campo que tiveram se dispuseram a responder meu questionário.

Enfim, sou grata por tudo que aconteceu em minha vida, entendo que 2015 foi um ano de conquista e mudanças substanciais e realizações.

(7)

RESUMO

ROMUALDO, Renata Rodrigues. PLANO DE NEGÓCIO: Um estudo de viabilidade econômica financeira de um salão de beleza no Munícipio de São Jose dos Quatro Marcos-MT. 2015. 55 Folhas. Trabalho de conclusão de curso: Curso de Administração, Faculdade Católica Rainha da Paz, Araputanga, 2015.

Diante do mundo globalizado, as organizações encontram obstáculos para manter-se no mercado com constante mudanças na economia, na tecnológicas e principalmente as políticas tributárias. Para pequenas empresas a situação não é diferente, às vezes ainda mais complicado devido falta de estrutura condizente. Portanto é indispensável a elaboração de um planejamento ao vislumbrar início de qualquer atividade especifica, identificando os itens necessários para um empreendimento. O plano de negócio é uma ferramenta importante. Através deste plano que o empreendedor analisa o mercado em que irá atuar, identificando os futuros clientes, dados financeiros entre outras informações ligadas ao negócio. Deste modo, este estudo teve por objetivo elaborar um plano de negócio na implantação de um salão de beleza no município de São Jose dos Quatro Marcos-Mato-Grosso. Na fundamentação teórica focou as etapas de elaboração de um plano de negócio como sumário plano de marketing, operacional e financeiro. Para tanto, utilizou a pesquisa descritiva, explicativa e exploratória com abordagens quantitativa e qualitativa, realizada por meio de estudo bibliográfico e levantamento de dados. O levantamento ocorreu em termos mercadológico aplicando um questionário, para identificar inicialmente as características da população local, analisando a possibilidade de abertura de um salão de beleza diferenciado na região. Informações estatísticos com base na pesquisa de campo apontam sinal positivo, pois sendo um empreendimento inovador apresenta uma rentabilidade considerada boa, com percentual de 18,28 % a.m e lucratividade com percentual de 25,18 % a.m de lucro mensal. Mediante as projeções, conclui–se que a abertura do Salão de Beleza no município de São José dos Quatro Marcos é viável, trazendo benefícios à clientela com serviços que atende o bem estar das pessoas.

(8)

ABSTRACT

ROMUALDO, Renata Rodrigues. Business Plan: a study of the economic viability of a financial beauty salon in the commune of São Jose dos Quatro Marcos-MT. 2015. 55 Leaves Work Course Conclusion: Course of directors, Faculdade Católica Rainha da Paz, Araputanga, 2015.

In the face of a globalised world, organizations are obstacles to remain on the market with constant changes in the economic, technological and especially the tax policy. For small enterprises the situation is no different, sometimes even more complicated because of the lack of structure consistent. Therefore it is essential to draw up a plan to glimpse the beginning of any activity specifies, identifying the necessary items for a venture. The business plan is an important tool. Through this plan that the venturer parses the market on which will act, identifying the future customers, financial data between other information related to the business. In this way, this study aimed to draw up a business plan in the deployment of a beauty salon in the municipality of São Jose of Four Marcos-Mato-coarse. In the theoretical foundation has touched on the steps of the elaboration of a business plan as summary marketing plan, operational and financial. For both, we used the descriptive research, exploratory and explanatory with qualitative and quantitative approaches, performed by means of a bibliographical study and survey data. The lifting occurred in terms microsoftto applying a questionnaire, to initially identify the characteristics of the local population, analyzing the possibility of opening a beauty salon differentiated in the region. Statistical information based on field research indicate positive signal, because being an innovative undertaking profitability is considered good, with a percentage of 18,28% a.m and profitability with percentage of 25,18 % a.m monthly profit. Upon the projections, it is concluded that the opening of the Beauty salon in the municipality of São José dos Four Marcos is viable, bringing benefits to customers with services that meets the well being of the people.

(9)

LISTAS DE GRÁFICOS

Gráfico- 1 Classificação quanto a idade. ... ...39

Gráfico- 2 Trabalho ... 40

Gráfico- 3 Renda Mensal ... 40

Gráfico- 4 Localidade ... 41

Gráfico-5 Localização Ideal...41

Gráfico- 6 Frequências ao salão de Beleza ... 42

Gráfico- 7 Com que frequência vai ao salão? ... 42

Gráfico- 8 Serviço de Salão de Beleza ... 43

Gráfico- 9 Marcas dos produtos de Beleza ... 44

Gráfico-10 Valor médio pago por serviços ... 44

Gráfico-11 Pagamento ... 45

Gráfico-12 Atendimento ... 45

Gráfico-13 O que faz frequentar um salão? ... 46

Gráfico-14 Salões de Beleza que Frequenta? ... 46

Gráfico-15 O que motiva a frequentar salões ... 47

Gráfico-16 Diferenças em salão de beleza ... 47

Gráfico-17 Salão com diferenciais ... 48

(10)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 20 2 CONTEXTUALIZAÇÃO ... 14 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ... 15 3.1 Empreendedorismo ... 155 3.1.1 Perfil Empreendedor ... 16 3.2 Planejamento Estratégico ... 17 3.3 Plano de Negócios ... 18

3.3.1 Estrutura do Plano de Negócio ... 20

3.3.2 Sumário Executivo ... 21

3.4 Produtos e Serviços ... 22

3.5 Análise de Mercado ... 22

3.5.1 Análise Estratégica do Negócio ... 23

3.6 A análise de SWOT ... 24

3.7 Planos de Marketing... 25

3.8 Plano Operacional ... 27

3.9 Plano Financeiro ... 27

3.9.1 Investimentos Iniciais ... 28

3.9.2 Estimativa de Investimentos Fixos ... 28

3.9.3 Capital de Giro ... 29

3.9.4 Investimento Total ... 29

3.9.5 Estimativa do faturamento Mensal da empresa ... 30

3.9.6 Estimativa do Custo de Comercialização ... 31

3.9.7 Custo de Serviços Prestados ... 32

3.9.8 Custos com Mão de obra ... 32

3.9.9 Depreciação ... 33

3.9.10 Custo Fixo Operacional Mensal ... 33

3.9.11 Demonstrativo de Resultado ... 34

3.10 Indicadores de Viabilidade ... 34

3.10.1 Pontos de equilíbrio ... 35

3.10.2 Lucratividade ... 35

3.10.3 Rentabilidade ... 36

3.10.4 Prazo de Retorno do Investimento ... 36

4 METODOLOGIA ... 37

5 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS ... 39

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 50

REFERÊNCIAS ... 52

(11)

1 INTRODUÇÃO

O empreendedorismo é algo que vem atraindo as pessoas que querem crescer, de forma profissional e se destacar, e também um meio de gerar oportunidades de trabalho, aumento de renda, ajuda na economia do Brasil como PIB, empregos com carteira assinada. Percebemos milhões de micro e pequenas empresas espalhadas pelo pais, e também pessoas que fazem algo que ama trazendo paz e bem-estar para si e para as pessoas que estão a sua volta.

Três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Em 10 anos, essa taxa de empreendedorismo saltou de 23%, para 34,5%. Cerca da metade, são empreendedores novos, menos de três anos de atividade no mercado o restante donos do negócio há mais tempo. Os dados realizados no Brasil, pelo Sebrae e pelo instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

O plano de negócio é definido como um resumo escrito da entidade como o empreendedor pretende atingir suas metas e administrar os recursos necessários pois todo bom negócio tem que ser planejado e elaborado um plano com todos os requisitos necessários para uma pré-avaliação do empreendimento em meios de estrutura da organização, produtos e serviços, análise de mercado, análise estratégica do negócio. Analise de SWOT. Plano de marketing, operacional e financeiro. Delimitamos o presente trabalho envolvendo tema de plano de negócios, focado no estudo de viabilidade econômica financeira de um salão de beleza no município de São José dos Quatro marcos- MT no Estado de Mato Grosso.

Justifica-se a escolha do tema pela autora do presente Trabalho de Curso e, com seu espírito empreendedora, pretende ser autônoma e independente, atuando num segmento que goste, ou seja no ramo da beleza.

O ramo de beleza é um dos setores que se ajusta com o crescimento da economia mundial, globalização e evolução da cosmética, as inovações que surgem com lançamentos de novos produtos, novas tendências de moda que estão em alta e amplamente divulgado pela mídia que contagiam os consumidores.

Por ser uma área que está expandindo no mercado, resolveu-se elaborar um plano de negócio para implementar um salão de beleza, denominado “Espaço Mega Deusa” na cidade de São José dos Quatro Marcos, com serviços como corte de

(12)

cabelo, escovas, pranchas, progressivas, permanente, relaxamento, coloração, hidratação, manicure, pedicuri e maquiagem.

Ressalta-se a importância do tema em vista da maioria dos brasileiros possuírem espirito empreendedor, mas segundo SEBRAE, não alcançam sucesso por falta de oportunidade ou informações necessárias e precisas para uma elaboração de um plano de negócio consistente.

Quanto aos objetivos deste trabalho foi elaborar um plano mercadológico, envolvendo a viabilidade e implantação de uma empresa prestadora de serviços no segmento de beleza. Efetuou-se a pesquisa com eventuais consumidores do serviço proposto, levantando a viabilidade econômica financeira do empreendimento. Portanto, identificamos esse nicho de mercado no ramo de produtos e serviços para beleza feminina com grande potencial a ser explorado, contando sempre com a vaidade feminina, cujo objetivo acreditamos ter atingido tendo em vista uma projeção satisfatória nos resultados apurados.

A metodologia, quanto ao tipo de abordagem foi qualitativa e quantitativa, pois juntas fazem a diferença em uma analise mais detalhada, afim de identificar o grau de satisfação dos clientes e a opinião sincera das pessoas para aprimorar o plano de negócio. A abordagem quantitativa ocorreu em termos percentuais, gerando gráficos em cada questão levantada. Quanto aos objetivos foram classificadas como exploratória, descritiva e explicativa. Exploratória no sentido de levantar informações sobre o assunto pesquisado, aprimorando ideias para o objeto da pesquisa. Descritiva que identificou as características do público e seus hábitos de beleza, explicativa teve como propósito identificar fatores que determinam ou contribuem para ocorrência de fenômenos explicando a razão, o porquê das coisas.

Os procedimentos técnicos adotados foram pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O método científico utilizado foi dialético, pois envolveu tema relativo ao fenômeno social. O instrumento utilizado para coleta de dados foi aplicação de formulário no universo de todos e prováveis consumidores de serviços de beleza, tomando como base uma amostra de 29 respondentes nos municípios de São José dos Quatro Marcos e Mirassol D’Oeste.

Além deste primeiro item referente a introdução, o Trabalho de Curso conta com a seguinte estrutura: item dois apresenta uma contextualização da empresa pretendida, agregando mais assuntos sobre o tema; no item três consta o referencial teórico que consubstancia informações bibliográficas necessárias para elaboração de

(13)

um plano de negócio; no seu quarto item apresenta a metodologia utilizada para pesquisa: o quinto item foi reservado para descrição, análise e interpretação dos dados obtidos. O sexto item apresenta as considerações finais e completa-se a pesquisa com referências bibliográficas e apêndice utilizada.

(14)

2 CONTEXTUALIZAÇÃO

O salão de beleza com o nome “Espaço Mega Deusa”, é um empreendimento projetado que a acadêmica, autora do presente Trabalho de Curso, pretende colocar na prática na cidade de São José dos Quatro Marcos. Algo que me fascina, é a dinâmica da inovação do setor, pois a cada estação do ano as concepções são diferentes com novo modelo de corte, penteados a cor do momento. A mudança é constante no universo da beleza, isso faz com que as pessoas envolvidas neste setor necessitam estar ligados com estes detalhes. Para se destacar dos seus concorrentes deve ser ousado, realizando constantes mudanças, inovações, novas técnicas, etc.

Segundo dados do Sebrae, entre os microempreendedores individuais (MEIS), profissionais que faturam até R$ 60 mil por ano, a categoria que mais cresceu com 700% em cinco anos, foi aquela ligada aos serviços da beleza, tornando o segmento um dos que mais atraem empreendedores estreantes ou veteranos.

Um dos fatores que faz a diferença no segmento de beleza em relação à concorrência é a qualificação dos profissionais da sua equipe. Cursos profissionalizantes online, frequentar eventos especiais de beleza como feiras, exposições, onde apresentam muitas novidades e atualizações influenciam positivamente nos resultados do salão de beleza.

O empreendedor deve saber lidar com tudo que está a sua volta, identificar cada problema, cada situação, e saber solucionar com tranquilidade e confiança. Pessoas de sucesso são sabias, sobretudo inquietas, não no sentido de ações, mas sempre utilizam-se do seu intelecto, observando e analisando a cada instante, sempre bem informadas atualizadas, prioritariamente no ramo que atua.

Enfim, pode se observar que os pequenos empreendedores que estão desenvolvendo a economia em tempos de crise, com criatividade que vão além dos novos negócios e geram um número considerável de novos empregos, distribuição justa das rendas e consequente oportunidades de crescimento do pais.

Em consequência disso, a futura empreendedora deverá incluir os atributos acima citados para que o negócio pretendido seja de total transparência e que transmita segurança e confiança aos clientes e colaboradores.

(15)

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste capitulo apresenta-se o referencial teórico onde será expresso os seguintes tópicos: Empreendedorismo, perfil do empreendedor e suas características, além do plano de negócio simulado e sua estrutura pretendida, analise de mercado, estratégia do negócio e plano de marketing operacional e financeiro.

3.1 Empreendedorismo

Empreender é essencial na sociedade, pois através dele que as empresas buscam inovação. Um empreendedor é um indivíduo que não espera as coisas acontecerem, são pessoas ativas e espontâneas, que fazem as coisas tornarem-se em realidade.

Dornelas denomina empreendedorismo como:

Os empreendedores são pessoas ou equipes de pessoas com características especiais, que são visionárias, questionam, ousam, querem algo diferente, fazem acontecer, ou seja, empreendem. Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem uma motivação singular, gostam do que fazem, não se contentam em ser mais uma na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas e querem deixar um legado. (DORNELAS, 2008, p.61)

Atualmente a busca por destaque no mercado vem crescendo em relação as ideias inovadoras, e criativas, faz com que os gestores procurem empreendedores capacitados. Que possam auxiliar para que ocorra modernização das empresas, obtendo algo diferenciado no mundo dos negócios.

Os empreendedores querem sempre ir além, querem descobrir algo novo, querem mudar, não se contentam com a mesmice. Isso os motiva para a busca e a pratica da inovação. Portanto, a busca da inovação sistemática, ou a prática da inovação, é uma atividade comum aos empreendedores, tanto aqueles que começam um novo negócio, como aqueles que estão trabalhando em organizações já estabelecidas: os empreendedores corporativos.(DORNELAS, 2008, p.18-19).

Segundo Dornelas,” O empreendedorismo tem se mostrado um grande aliado do desenvolvimento econômico, pois tem dado suporte à maioria das inovações que têm promovido esse desenvolvimento.” ( 2008, p. 7).

(16)

As nações desenvolvidas têm dado especial atenção e apoio às iniciativas empreendedoras, por saberem que são a base do crescimento econômico, da geração de emprego e renda (Ibidem).

3.1.1 Perfil Empreendedor

O empreendedor sabe aprender, busca sempre informações para acompanhar o mercado, sabe expressar ideais de forma clara e objetiva, tem vontade de trabalhar muito, e sem esforço algum não a sucesso. Consegue resolver problemas em vários momentos e situações delicadas. E querer crescer sempre um empreendedor que busca o sucesso jamais poupa trabalho ou sacrifícios.

De acordo com Chiavenato (2006, p.6) existem três características básicas identificam o espirito empreendedor: Necessidade de realização as pessoas apresentam diferenças individuais quanto à necessidade de realização. Disposição para assumir riscos o empreendedor assume variados riscos ao iniciar seu próprio negócio. Autoconfiança quem possui autoconfiança sente que pode enfrentar os desafios que existem ao seu redor e tem domínio sobre os problemas que enfrenta.

Para Hashimoto (2013, p.26). Outra forma de avaliar as diferentes motivações que levam as pessoas a escolher a carreira empreendedora ou executiva é um balanceamento das vantagens e desvantagens de cada opção em função de suas próprias perspectivas, afinidades e conjunto de competências. Algumas destas características estão demonstradas no Quadro 1.

Para Hashimoto (2013, p.46). O empreendedor é um misto dos dois estilos. Incorpora a Visão tão bem quanto a realização. É hábil em transformar sonhos em realidade, mas faz isso arregaçando as mangas e acreditando que é o trabalho duro que o leva a construir o caminho para o futuro desejado.

Todo bom administrador encara os problemas de frente não foge de suas responsabilidades, acredita que pode ser resolvido, ele planeja, se dedica empenha cada vez mais no trabalho com a certeza que irá vencer essa barreira, alcançando o sucesso que almeja para empresa.

A seguir no quadro 1, haverá comparações das vantagens e desvantagens de ser empregador vs empregado.

(17)

Quadro 1: Vantagens e desvantagens de ser empreendedor

Vantagens Desvantagens

Negócio Próprio

Autonomia e independência  Liberdade para escolher o

ramo de atuação.

Sem teto de remuneração Mais responsabilidades Maior desafio Visão generalista Status de empresário Senso de realização Busca de um sonho Não ter chefe

 Possibilidade de errar e assumir riscos  Ampla rede de relacionamentos  Dificuldades no inicio  Necessidade de competências generalistas  Decisões solitárias  Maior responsabilidade  Maior dedicação

 Incertezas sobre o ambiente econômico

 Burocracia e falta de infraestrutura  Falta de benefícios

 Maiores riscos

 Comprometimento do patrimônio pessoal

 Baixo grau de modalidade  Ganhos variáveis e incertos.

Emprego  Segurança e estabilidade maior  Possibilidade de especialização  Pacote de benefícios  Salario fixo  Mobilidade de emprego maior  Perspectivas de carreira  Equilíbrio entre a vida

pessoal e profissional  Hora extra garantida por lei  Estrutura disponibilizada

para trabalhar

 Escopo de atuação limitado  Chefe chato

 Burocracia interna  Falta de liberdade  Ganhos limitados

 Baixa mobilidade de campo de atuação  Politicagem

 Trabalho desinteressante  Não conhece bem o negócio

 Competição interna por recursos e por promoções.

Fonte: Espírito Empreendedor nas Organizações. (HASHIMOTO 2013, p-26)

3.2 Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é fundamental na vida de todo indivíduo, não apenas aos empreendedores, o gestor precisa traçar estratégias para a elaboração do negócio ter noção de onde pretende chegar e quais caminhos deve seguir.

Dessa maneira podemos dizer que o planejamento estratégico:

Com o planejamento estratégico, o executivo organiza, coordena, ordena, comunica e estabelece como controla e o que pretende que aconteça num determinado momento ou durante um período de tempo. A estratégia

(18)

prosseguida é a concretização de um conjunto de ações para que o planejado aconteça. (SERRA, et al 2014, p.44).

Ter uma visão ampla onde pretende chegar e quais ferramentas a empresa possui são as principais fontes para atingir suas metas. Isso é possível através de uma sequência de análise e decisões tidas por meio do planejamento estratégico:

Análise da situação estratégica presente da organização. (Onde estamos? Como chegamos aqui?). Análise do ambiente- ou análise externa. (Quais são as ameaças e as oportunidades do ambiente presente e futuro?). Análise interna. (Quais são nossos pontos fortes e fracos?). Definição do plano estratégico. (Para onde devemos ir? O que devemos fazer para chegar até lá?). (MAXIMIANO, 2011, p.333).

Maximiano relata que, “O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre o padrão de comportamento (ou cursos de ação) que a organização pretende seguir: produtos e serviços que pretende oferecer e mercados e clientes que pretende atingir”. ( 2011, p. 333).

Tendo um planejamento estratégico bem elaborado nas mãos pode se tomar decisões precisas e garantidas, sem medo de errar, pois tudo muito bem organizado, e calculado dificilmente poderá dar errado isso facilita para um empreendedor que pretende montar seu próprio negócio. Destacou-se abaixo alguns itens considerados imprescindíveis do planejamento na elaboração do Plano de Negócios.

3.3 Plano de Negócios

O plano de negócio é uma obra de planejamento dinâmico onde descreve um empreendimento futuro avaliando todos requisitos, cria estratégias operacionais analisa o mercado e prevê os resultados financeiros.

Dornelas enfatiza plano de negócio como:

O plano de negócio é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que o sustenta. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento, e ainda permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios (DORNELAS, 2008 p. 102-103).

Chiavenato (2006, p.128) destaca ainda que o plano de negócio “é um conjunto de dados e informações sobre o futuro empreendimento, que define suas principais

(19)

características e condições para proporcionar uma análise da sua viabilidade e dos seus riscos, bem como facilitar sua implantação. ”

De acordo com Dornelas (2008, p. 103) enfatiza que o plano de negócio deve ser escrito com o foco de:

 Entender e estabelecer diretrizes para o projeto ou novo negócio.  Gerenciar de forma mais eficaz e tomar decisões acertadas.

 Monitorar o dia-a-dia do negócio e tomar ações corretivas quando necessário.

 Conseguir os recursos necessários internamente ou externamente.

 Identificar e avaliar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a organização.

 Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo (fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, associações etc.).

Uma empresa que possuem um plano de negócio deverá lucrar mais, na média se planejar adequadamente e terá sucesso em seu negócio.

Chiavenato (2006, p.136) afirma que o plano de negócio é um projeto indispensável para definir os rumos atuais e futuros do novo empreendimento. As utilidades do plano negócio são muitas, mas podemos citar algumas:

 Cobre todos os aspectos internos e externos do negócio;

 Abrange todos os aspectos atuais e futuros do negócio; funciona como uma visão integrada e sistematizada do negócio

 Serve como um guia abrangente para a condução do negócio;

 Informa o mercado – principalmente investidores, bancos e financeiras – a respeito do negócio.

 Divulga aos parceiros internos e externos as características do negócio;  Funciona como um meio de avaliação dos desdobramentos do negócio. A autora do presente projeto, buscará ter uma equipe treinada, que tenha diferencial de um empreendimento, caracterizando um ponto forte na beleza. As pessoas qualificadas influenciam tanto no aspecto interno ou externo. Almejando um futuro promissor com modernização estrutural e informacional para melhor desempenho no mundo dos negócios. Com um plano de negócio bem elaborado e confiável, busca-se investidor e parceria com fornecedores de produtos cosméticos.

(20)

E por fim aplica-se o feedback comparando o planejado com realizado para fazer possíveis modificações corretivas.

3.3.1 Estrutura do Plano de Negócio

O plano de negócios é composto por várias seções que se relacionam e permitem um entendimento global do negócio de forma escrita e em poucas páginas.

Para Dornelas (2008, p.105-106) a estrutura do plano de negócio é composta por: Capa, Sumário, Sumário Executivo, Análise Estratégica, Descrição do projeto/ negócio, Produtos e Serviços, Plano Operacional, Equipe do Projeto, Análise de Mercado, Estratégia de Marketing, Plano Financeiro e Anexos. No quadro 2 a seguir veja passo –a –passo para a preparação de um plano de negócios

Quadro 2: Estrutura de um Plano de Negócio continua

Elabore um plano estratégico para o novo empreendimento:

 Definição da missão, da visão e dos valores;

 Definição do negócio;  Determinação dos objetivos

estratégicos de longo prazo;  Estabelecimento da estratégia do

negócio. Faça um levantamento completo

sobre as características do novo empreendimento:

 Características do produto/serviço a ser ofertado;

 Preço e condições de venda;  Formatação jurídica do

empreendimento  Estrutura organizacional Faça uma análise completa do setor

em que a nova empresa irá funcionar:

 Perfil do cliente

 Características do mercado;  Características da concorrência  Cenário econômico, social e

(21)

Fonte: (CHIAVENATO 2006, p-130)

3.3.2 Sumário Executivo

O sumário Executivo é o início de um Plano de negócios, tem que ser consistente e apresentar informações que possa cativar o leitor a se interessar pelo tema.

Dornelas (2008, p.106). Afirma que o sumário executivo é a principal seção do plano de negócios. Através do sumário executivo é que o leitor decidirá se continuará ou não a ler o plano de negócios. Portanto, deve ser escrito com muita atenção, revisado várias vezes e conter uma síntese das principais informações que constam no plano de negócios.

Segundo Chiavenato (2006, p.75). Para que o sumário executivo seja bem elaborado e preciso, perguntas fundamentais precisam ser previamente respondidas, tais como:

1. O que produzir? Qual é o produto/ serviço que a empresa deverá servir ou prestar? Quais são os atrativos que poderão diferenciar o produto/ serviço diante da concorrência?

2. Por que? Qual é o motivo do investimento em tal negócio? O negócio é novo? 3. Como? Qual será a forma de produzir ou vender?

4. Onde? Qual será a localização do negócio?

5. Quanto? Qual é a quantidade a ser produzida e/ ou vendida? 6. Quando? Quando será inicio da operação?

 Previsão de vendas;  Planejamento da produção;

 Previsão de despesas gerais e fluxo de caixa;

 Balancete simulado. Elabore um plano operacional para

o novo empreendimento:

 Condensação e resumo de todas as informações acima relatadas. Faça um resumo executivo das

informações:

 Relação de todos os custos, preços, previsões e despesas que compõem o plano para verificar sua viabilidade e confiabilidade.

Revise cuidadosamente todo o conjunto para obter consonância:

(22)

O sumário executivo é o resumo dos principais pontos do plano de negócios, destacando as principais características. Esta é geralmente a primeira parte do plano que os eventuais investidores irão ler, e determinar se tem potencial para ser executado com competência.

3.4 Produtos e Serviços

Nesta parte do plano de negócio, onde o empreendedor deve apresentar seus produtos e serviços da empresa, especificando suas características em qualidade, preço e diferencial no atendimento, proporcionando o bem estar dos clientes.

Dornelas relata que produtos e serviços:

Esta seção do plano de negócios é destinada aos produtos e serviços gerados pelo projeto, como são produzidos, recursos utilizados, o ciclo de vida, fatores tecnológicos envolvidos, pesquisa e desenvolvimento, principais clientes atuais, se detém marca e/ou patente de algum produto etc. Nesta seção pode ser incluída, quando esta informação se encontra disponível, uma visão do nível de satisfação dos clientes com os produtos e serviços oferecidos. (Dornelas 2008, p.106)

Chiavenato menciona que “o produto fabricado ou o serviço prestado constitui o resultado final de todas as operações da empresa. A empresa – como uma totalidade- trabalha para produzir um determinado produto ou prestar um determinado serviço. ” ( 2006, p.71).

3.5 Análise de Mercado

A Análise de Mercado apresenta o entendimento do mercado atual, como clientes, seus concorrentes, o melhor valor ao produto em destaque. Qual é o melhor lugar para investir e as dificuldades para sua realização, aborda o mercado consumidor.

Dessa maneira podemos dizer que a Análise de Mercado:

Deve-se apresentar o conhecimento que se tem a respeito do mercado consumidor do seu produto/ serviço (através de pesquisas de mercado): como está segmentado, crescimento desse mercado, as características do

(23)

consumidor e sua localização, se há sazonalidade e como agir nesse caso, análise da concorrência, a sua participação de mercado e a dos principais concorrentes etc. (DORNELAS, 2008, p.107).

A análise de mercado é uma das etapas mais importantes de um plano de negócio, pois é por meio dela que se pode saber se vai ser viável ou não abrir um empreendimento em determinado lugar e se os produtos oferecidos terão uma aceitação no mercado. Analisando as características gerais dos clientes suas preferencias, crenças e costumes. Sempre alerta as tendências do mercado, atualizando as informações a respeito do mundo dos negócios

3.5.1 Análise Estratégica do Negócio

A análise estratégica é a parte do plano de negócio onde se apresenta a condição atual da empresa. E nela se avalia as metas e objetivos onde pretende chegar. Chiavenato destaca que “a estratégia é o meio para chegar lá, ou seja, para transformar os objetivos em realidade.”

De acordo com Serra, et al (2014, p.43) “O objetivo do planejamento estratégico é estabelecer uma direção para empresa, tendo em consideração as condicionantes ambientais externas e internas da empresa, de modo a que a empresa tenha sucesso”.

A empresa que possui um bom planejamento consegue se destacar no mercado. Segundo Cecconello (2008, p.150-153) “Informa alguns itens necessários que compõem a analise estratégica do plano de negócio:

Definindo a Visão: A visão é a declaração mais ampla da empresa, correspondendo a uma meta mais próxima daquilo que seria seu ideal.

Definindo a Missão: A missão, sendo um caminho para atingir a visão, não tem como propósito único sua realização quando da fundação da empresa. A missão pode ser alterada de forma a se adaptar às novas diretrizes, ou estratégias da empresa.

Entende-se que na elaboração de um planejamento estratégico toda empresa devem ter bem definidos a visão ter um futuro é simplesmente querer chegar a algum lugar. Missão é a razão de ser de uma empresa.

(24)

3.6 A análise de SWOT

A análise de SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de ambiente. Nela analisa os pontos fortes, fracos da empresa estudada, juntamente com as oportunidades e ameaças.

Dessa forma podemos dizer que a Análise de SWOT:

A SWOT procura apresentar uma sobreposição entre o ambiente de negócios (fatores externos) e os recursos da organização (fatores internos). A sua função primordial é sistematizar a análise e, assim possibilitar a escolha de uma estratégia adequada – face aos condicionalismos impostos pelo ambiente (interno e externo), mas também pelas oportunidades emergentes e forças da empresa- para que consiga atingir os objetivos a que se propõe. (RIBEIRO, et al 2008, p.156)

Cecconello aponta que,” o modelo SWOT considera a estratégia de negócios existentes como a combinação que a empresa faz entre os recursos internos e suas habilidades, com as oportunidades e riscos existentes no ambiente externo” (2008, p.131).

No quadro 3 relata análise de SWOT, fatores internos que são os pontos fortes e pontos fracos. Fatores externos que são as oportunidades e ameaças, que devem ser observados e avaliados pela organização.

Quadro 3: Análise de SWOT: Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças. continua

Pontos Fortes Pontos Fracos

Especialidade em conhecimento mercadológico;

Acesso exclusivo a recursos naturais, Patentes;

Produtos ou serviços novos e inovadores; Localização da empresa;

Vantagem de custo por meio de Know–how Proprietário;

Qualidade nos processos e procedimentos; Marca forte e boa reputação.

Falta de conhecimento do mercado;

Produtos e serviços indiferenciados em relação à concorrência;

Localização da empresa,

Acesso superior dos competidores aos canais de distribuição;

Baixa qualidade de bens e serviços; Má reputação.

(25)

Mercado em desenvolvimento; Alianças estratégicas;

Joint- ventures ou alianças;

Mudanças em novos segmentos de mercados mais atrativos;

Um novo mercado internacional; Suavização das regulamentações; Remoção de barreiras de comércio internacional;

O mercado ser liberado por um competidor fraco.

Um novo competidor em seu mercado base; Guerra de preços;

O competidor tem um produto ou serviço inovador ou novo;

Novas regulamentações;

Incremento das barreiras de comércio; Taxação pode ser introduzida em um novo produto ou serviço.

Vantagens Desvantagens

Fonte: A Construção do Plano de Negócio. (Cecconello, 2008, p-132)

Serra menciona que, “a vantagem da analise SWOT, enquanto instrumento, é que é um quadro de referência que propicia uma orientação para procurar de soluções, é simples, fácil de entender e consistente” (2014, p.156).

Com análise de SWOT representa sua posição perante o mercado, podendo assim evidenciar os pontos positivos, acarretando para a empresa um bom direcionamento dos objetivos e metas traçados.

3.7 Planos de Marketing

O marketing constitui o principal elo entre o empreendedor e o cliente. Pois não é só fabricar um bom produto, é preciso saber colocá-lo no mercado e conseguir atrair as pessoas a compra-lo. E através de um plano de marketing que detectamos o público alvo e em satisfaze-los nos produtos e serviços com características e preço adequados.

Dessa forma podemos enfatizar que:

Marketing é também o conjunto de ações destinadas a criar produtos /serviços e coloca-los à disposição do mercado, no local, tempo e volume adequados. Ele está totalmente focado no foco do cliente. Seus componentes- a criação e/ ou a distribuição deles, a propaganda e a promoção, o preço, a embalagem- devem estar sempre orientados para o cliente e suas necessidades e expectativas. (CHIAVENATO, 2006, p.195)

Maximiano relata que, “A utilização do conceito de marketing permite à organização definir formas de atender aos interesses dos mercados e clientes. As

(26)

decisões sobre os quatro elementos –produto, preço, promoção e praça (o mercado) –definem o marketing mix da organização”. (MAXIMIANO, 2011, p.357).

De acordo com Chiavenato (2006, p.196). Para alcançar tal objetivo- encantar o cliente, ultrapassar suas expectativas, fidelizá-lo deve seguir alguns componentes de marketing

I. Produto/serviço: criação, desenvolvimento e adequação às necessidades do mercado;

II. Marca: identificação e caracterização do produto/ serviço;

III. Embalagem: criação, desenvolvimento e adequação tanto às necessidades do mercado como para efeito logístico (armazenamento e transporte);

IV. Preço: estabelecimento do preço de acordo com o mercado e a concorrência;

V. Pesquisa de mercado: conhecimento do mercado consumidor e da concorrência;

VI. Propaganda: divulgação por meio de campanhas de propaganda; VII. Venda: comercialização do produto/ serviço com o usuário final;

VIII. Promoção: planejamento e desenvolvimento de eventos promocionais; IX. Distribuição: colocação do produto/ serviço nos pontos-de-venda

adequados;

X. Merchandising: apresentação e disposição da mercadoria no ponto-de-venda;

XI. Atendimento ao cliente: realização do pós-venda, também conhecido como assistência técnica ou assistência ao cliente.

Chiavenato (2006, p.196) complementa que “o marketing permite concentrar a empresa na satisfação das necessidades do cliente e, como retorno, proporciona os meios suficientes para garantir o seu ciclo produtivo. ”

O marketing permite que o público- alvo conheça melhor os produtos e serviços por meio de promoções, buscando sempre inovar no mercado da concorrência.

(27)

3.8 Plano Operacional

O processo operacional é a maneira como a empresa executa, um conjunto de processos e operações para produzir um determinado produto/serviço.

Dornelas aponta que, ” deve conter informações operacionais atuais e previstas de fatores como lead time do produto ou serviço, percentual de entregas a tempo, rotatividade do inventário, índice de refugo, lead time de desenvolvimento de produto ou serviço etc”. (DORNELAS, 2008, p.107).

Chiavenato relata que o processo operacional de uma empresa:

Refere-se ao fazer, realizar, produzir com materiais, com informações, com máquinas e equipamentos, com métodos e processos de trabalho. Também se relaciona com a maneira como os produtos/ serviços serão produzidos e/ou comercializados e com a capacidade de oferta do seu empreendimento. (CHIAVENATO, 2006, p.192).

Nessa etapa, coloca em prática cada um dos planos almejados dentro da empresa, ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da organização.

3.9 Plano Financeiro

No plano financeiro o empreendedor visualiza a viabilidade do negócio, investimentos, disponibilidades de recursos, o volume necessário de vendas para obter lucro para que haja retorno sobre o investimento, é indispensável em uma empresa porque possibilita saber, com antecedência, que caminhos deve –se seguir, visando maximizar os resultados econômicos –financeiros.

Dornelas afirma que o plano financeiro:

Deve mostrar a necessidade de investimentos, quando deverão estar disponíveis, onde serão buscados e como serão usados. Deve conter demonstrativo de fluxo de caixa com horizonte de, pelo menos cinco anos; analise do ponto de equilíbrio; demonstrativos de resultados; análise de indicadores financeiros do negócio, como faturamento previsto, margem prevista, prazo de retorno sobre o investimento inicial, taxa interna de retorno (TIR) etc. (DORNELAS, 2006, p. 108).

O plano financeiro do Salão Espaço Mega Deusa abrange diversos itens, tais como: investimentos pré-operacionais, investimentos iniciais fixos, capital de giro,

(28)

previsão do faturamento mensal, custo de mão de obra, estimativa dos custos de comercialização, depreciação, demonstrativo do resultado-DRE, além da rentabilidade e o prazo do retorno do investimento.

3.9.1 Investimentos Pré-Operacionais

Na tabela 04, consta a estimativa dos investimentos pré-operacionais como registro jurídico, reformas no Salão de Beleza como pinturas, instalações e divulgações.

Tabela 04 – Investimentos Iniciais

Descrição Valor em R$

Despesas de legalização 1.000,00

Obras civis e ou reformas 450,00

Instalações 400,00

Divulgação 400,00

Total 2.250,00

Fonte: Autora

3.9.2 Estimativa de Investimentos Iniciais Fixos

O Salão de Beleza Espaço Mega Deusa, demanda um investimento fixo inicial de R$ 21.600,00, representado por R$ 10.740,00 de maquinas e equipamentos, além de R$10.860,00 em móveis e utensílios conforme demonstrado abaixo no tabela 5.

Tabela 5 - Máquinas e equipamentos

Descrição Qtde Valor Unitário Total

Notebook 1 1.400,00 1.400,00 Impressora 1 700,00 700,00 Telefone 2 130,00 260,00 Sistema -Software 1 890,00 890,00 Televisão 1 1.000,00 1.000,00 Secador de Cabelo 4 360,00 1.440,00 Chapinha 4 290,00 1.160,00 Som 1 350,00 350,00 Babyliss 4 250,00 1.000,00

(29)

Cama para depilação 1 350,00 350,00 Cama de Massagem 1 300,00 300,00 Ar Condicionado Split LG 9.000 Btus 1 1.000,00 1.000,00 Esterilizador de Materiais 1 890,00 890,00 Sub-total – A 10.740,00 MÓVEIS E UTENSÍLIOS

Descrição Qtde Valor Unitário Total

Cadeira para corte 3 1.800,00 5.400,00

Cadeira 4 80,00 320,00

Espelhos 3 300,00 900,00

Mesa para manicure 2 200,00 400,00

Sofás 3 130,00 390,00

Balcão 2 360,00 720,00

Bebedouro 1 300,00 300,00

Carrinho Auxiliar 3 350,00 1.050,00

Balcão para caixa 1 400,00 400,00

Bancada para produtos 2 350,00 700,00

Balcão para café 1 280,00 280,00

Sub-total – B 10.860,00

Total dos investimentos físicos (A+B) 21.600,00

Fonte: Autora

3.9.3 Capital de Giro

O capital de giro é usado para que a empresa possa funcionar, inclui as compras de mercadorias, matéria-prima pagamento das despesas. O Capital de giro foi contabilizado em estoque inicial e o caixa mínimo do Salão de Beleza. Bem na tabela 6 apresenta o estoque inicial que a empresa pretende iniciar e o caixa mínimo.

Tabela 6 - Estimativa de capital de Giro

Estoque Inicial R$ 8.355,00

Caixa mínimo R$ 9.055,79

Total do Capital de Giro (A+ B) R$ 17.410,00

(30)

3.9.4 Investimento Total

O valor do investimento total, é a soma dos valores referente investimento pré-operacionais, investimentos iniciais fixos entre máquinas, equipamentos, móveis e utensílios além do capital de giro mínimo necessário para início de suas atividades. A tabela 07 abaixo demonstra os valores orçados a que se refere ao investimento inicial.

Tabela 7- INVESTIMENTOS TOTAIS

Descrição dos investimentos Valor (R$) (%)

1. Investimentos Fixos 21.600,00 52,35%

2. Capital de Giro 17.410,79 42,20%

3. Investimentos Pré-Operacionais 2.250,00 5,45%

Total (1 + 2 + 3) 41.260,79 100,00%

Fontes de recursos Valor (R$) (%)

1. Recursos próprios 41.260,79 100%

Total 100%

Fonte: Autora

3.9.5 Estimativa do faturamento Mensal da empresa

Nesta etapa do processo de faturamento mensal, foi simulado quanto à empresa irá faturar por mês, as informações sobre a estimativa de vendas foram pesquisadas em um Salão de Beleza localizado no Centro da cidade de São José dos Quatro Marcos. Multiplicou-se a quantidade de produtos e serviços com preço, que será oferecido pelo novo empreendimento, obtendo faturamento mensal de R$ 29.960,00 conforme a tabela 9.

Tabela 9- Estimativa de Faturamento Mensal

Produto Qtde (estimativa

de venda) P.V unitário (R$) Faturamento total (em R$) Corte 30,00 25,00 750,00 Pintura 35,00 45,00 1.575,00 Escova Progressiva 30,00 390,00 11.700,00 Alisamento 15,00 300,00 4.500,00 Manicure/Pedicure 70,00 25,00 1.750,00 Depilação 20,00 65,00 1.300,00 Escova 50,00 30,00 1.500,00 Maquiagem 30,00 30,00 900,00

(31)

Shampoo 300 ml 30,00 40,00 1.200,00 Condicionador 300ml 30,00 42,00 1.260,00 Mascara Hidratante 30,00 60,00 1.800,00 Reparador de Pontas 35,00 35,00 1.225,00 Total 29.960,00 Fonte: Autora

3.9.6 Estimativa do Custo de Comercialização

Em consulta ao Contador constatou-se que a opção pelo Imposto Federal na modalidade de SIMPLES é a mais adequada, taxada em 8% (oito por cento) sobre o faturamento. Terá também um investimento mensal com propagandas para divulgação da marca e seus serviços cerca de R$ 350,00. Parece pouco, porém para início da atividade serão distribuídos panfletos em residências e comércios em geral com intuito de atrair as pessoas ao empreendimento. Observa-se que esta divulgação deverá ser mantida, pois entende-se que empresa prestadora de serviços devem marcar presenças, além da prestação de bons serviços com qualidade total. Outros meios de divulgação como “outdoors” também devem ser prospectados no futuro. Além das comunicações com clientela divulgando as novidades via Whatsap,

Facebook, entre outros.

Tabela 10- Estimativa do Custo Variáveis de Comercialização

Descrição Alíquota Faturamento

Estimado Custo Total (R$ 1. Impostos Impostos Federais SIMPLES 8,00% 29.960,00 2.396,80 IRPJ - - - PIS - - - Impostos Estaduais

ICMS – Imposto sobre Circulação

de Mercadorias e Serviços - 0,00 0,00

ISS – Imposto sobre Serviços - - -

Subtotal 1 2.396,80

2 - Gastos com vendas

Propaganda - 350,00 350,00

Subtotal 2 350,00

TOTAL (Subtotal 1 + 2) 2.746,80

(32)

3.9.7 Custo de Serviços Prestados

Analisando os custos de serviços prestados, multiplicou-se a quantidade de serviços estimados de vendas, pelo custo de aquisição. A soma dos serviços, apresenta o valor total do CSP como mostra a tabela 11, totalizando R$ 6.655,80.

Tabela 11- Custos de Serviços Prestados Serviços Qtde estimada

de serviços Custo unitário de aquisição R$ CSP Corte 25 5,00 125,00 Pintura 30 9,00 270,00 Escova Progressiva 25 60,00 1.500,00 Alisamento 15 60,00 900,00 Manicure/Pedicure 60 5,00 300,00 Depilação 15 10,00 150,00 Escova 35 8,00 280,00 Maquiagem 25 5,00 125,00

Acessórios para Cabelo 10 12,00 120,00

Shampoo 300 ml 25 21,00 525,00 Condicionador 300ml 25 22,00 550,00 Mascara Hidratante 24 23,00 552,00 Reparador de Pontas 30 12,00 360,00 Comissão de Produtividade 3% - 898,80 TOTAL 6.655,80 Fonte: Autora

3.9.8 Custos com Mão de obra

Segue abaixo na tabela 12, os custos fixos com mão de obra que a empresa pretende com o empreendimento. Em destaque os salários e encargos sociais, FGTS e INSS relacionados aos funcionários (as) da organização.

Tabela 12 - Estimativa dos Custos Fixos com Mão-de-Obra

Função Nº de Empregados Salário Mensal (R$) FGTS – INSS Total (R$) FGTS INSS Total Cabeleireiro 2 900,00 8% 8% 288,00 2.088,00 Manicure/Pedicure 2 850,00 8% 8% 272,00 1.972,00 Depiladora 1 850,00 8% 8% 136,00 986,00

(33)

Design de Sobrancelhas/Maq. 1 850,00 8% 8% 136,00 986,00 Massagista 1 850,00 8% 8% 136,00 986,00 Total 7 6.050,00 968,00 7.018,00 Fonte: Autora 3.9.9 Depreciação

Quanto a depreciação das máquinas e equipamentos e obras civis, é importante a empresa calcular a vida útil desses itens, pois sofrem desgastes com o passar dos anos optando por comprar novos itens, e também a um controle da qualidade dos objetos. Segue abaixo a tabela 13 da depreciação.

Tabela 13- Gastos com Depreciação Ativos Fixos Valor do

Bem Vida útil em anos Depreciação Anual Depreciação Mensal Obras Civis/Reformas 300,00 2 150,00 12,50 Maquinas e Equipamentos 10.740,00 8 1.342,50 111,88 Moveis e Utensílios 10.860,00 10 1.086,00 90,50 Total 21.900,00 214,88 Fonte: Autora

3.9.11 Custo Fixo Operacional Mensal

No custo fixo mensal, identifica os gastos que a empresa precisa para manter se ativa no mercado, independentemente da quantidade de serviços prestados no mês. Na tabela 14, mostra as despesas fixas do Salão de Beleza que são IPTU, energia elétrica, telefone etc. Corresponde em um valor de R$ 13.013,14.

Tabela 14- Estimativa do Custo Fixo Operacional Mensal

Descrição Custo Total Mensal

(em R$) Aluguel 750,00 IPTU 12,50 Água 20,00 Energia elétrica 200,00 Telefone 70,00 Honorários do contador 400,00

Manutenção dos equipamentos 200,00

(34)

Salários + encargos (quadro 12) 7.018,00

Provisão de férias 767,30

Provisão 13º salário 575,46

Material de limpeza 50,00

Material de escritório 65,00

Taxas administração de cartão 170,00

Depreciação 214,88

Total 13.013,14

Fonte: Autora

3.9.12 Demonstrativo de Resultado

No demonstrativo de resultado foi analisado as receitas e despesas variáveis do Salão de Beleza Espaço Mega Deusa. Deduzindo a receita o custos dos serviços prestados e despesas variáveis até margem de contribuição de custo fixo, havendo uma receita operacional boa, com lucro de R$ 7.544,26 mensais. Na tabela 15, observa-se as informações interpretadas para se obter o lucro.

Tabela 15- DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS - D.R.E

Descrição Valores em R$

1. Receita Total ( tabela 9) 29.960,00

2. Custos Variáveis Totais (soma da tabela 11 e 10) 9.402,60

(-) Custos CMV (tabela 11) 6.655,80

(-) Despesas Variáveis (tabela 10) 2.746,80

(=) Margem de Contribuição (1- 2) 20.557,40

(-) Custo Fixo (tabela 14) 13.013,14

(-) Despesas fixas

3. (-) Custos Fixos Totais 13.013,14

4. Resultado Operacional (Lucro/Prejuízo) (2 - 3) 7.544,26 Fonte: Autora

3.10 Indicadores de Viabilidade

Para a viabilidade da implantação do Salão de Beleza, foram utilizados os seguintes indicadores: ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e o prazo de retorno do investimento da empresa.

(35)

3.10.1 Pontos de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é quanto a empresa precisa faturar para pagar suas despesas em um período de tempo. Na tabela 16 para empresa atingir um ponto de equilíbrio é necessário que o Salão Espaço Mega Deusa tenha um faturamento de R$ 18.966,83. Os números apresentados tiveram sua origem no DRE acima.

Tabela 16- Cálculo do ponto de Equilíbrio do Empreendimento Índice de Margem de Contribuição = Margem de Contribuição/Receita Total onde, Margem de Contribuição = 20.557,40 e Receita Total 29.960,00. Então temos: 20.557,40/29.960,00 = 0,6861. Considerando ainda:

Ponto de Equilíbrio = Custo Fixo Total/Índice da Margem de Contribuição Sendo Custo Fixo Total de R$ 13.013,14 e índice de MC = 06861, temos:

PE = 13.013,14 / 0,6861 = 18.966,83 ou seja, comparando a Receita mensal de 29.960,00 com Ponto de Equilíbrio, temos: (6 x 4,28)/29.960,00 x 18.966,83 = 16,26 ou seja, o Ponto de Equilíbrio do dia/mês ocorre aproximadamente no 16º dia útil do mês.

Fonte: Adaptado por Duminelli (2012)

3.10.2 Lucratividade

Para obter a lucratividade do negócio, mede-se o lucro líquido em relação as vendas totais. Para destacar-se no mercado precisa ter uma boa lucratividade, assim poderá investir mais em marketing na divulgação dos serviços. No tabela 17 relata o cálculo do índice de lucratividade do Salão de Beleza obtendo um resultado em percentual de 25,18% de lucro ao mês.

Tabela 17- Cálculo do Índice de Lucratividade do empreendimento

Lucratividade = Lucro Líquido/Receita Total x 100 Lucratividade = 7.544,26 /29.960,00 = 25,18

(36)

3.10.3 Rentabilidade

A rentabilidade mede o retorno do capital ser investido apresentado por meio de percentuais. Calculando esse percentual, foi identificado valor do lucro liquido mensal da empresa em R$ 7.544,26 multiplicando por 100 e dividido pelo investimento total constante na tabela 7 de R$ 41.260,79, a empresa recuperará, a cada mês, um percentual de 18,28 % sobre o valor investido. Apresenta-se a fórmula e o cálculo na tabela 18 abaixo.

Tabela 18- Cálculo do Índice de Rentabilidade da Empresa

Rentabilidade= Lucro Líquido/Investimento Total x 100 Rentabilidade=7.544,26/ 41.260,79= 18,28%

Fonte: Adaptado por Duminelli (2012)

3.10.4 Prazo de Retorno do Investimento – Pay Back

O prazo de retorno de investimento indica o tempo necessário para que o administrador recupere o que foi investido. Foi calculado o retorno com valor total de investimentos R$ 41.260,79 divido pelo lucro líquido que corresponde no valor de R$ 7.544,26, apresentando assim o número de meses que a empresa irá ter o retorno de seus investimentos que será de cinco meses quarenta e sete dias. Havendo um retorno rápido sinal positivo para empresa.

Tabela 19- Retorno do Investimento Aplicado

Retorno do Investimento(Pay Back) = Investimento Total /Lucro Líquido = Retorno do Investimento = 41.260,79/ 7.544,26= 5,47 Meses, ou seja,

Aproximadamente cinco(5) meses quarenta e sete dias. Fonte: Adaptado por Duminelli (2012)

(37)

4 METODOLOGIA

A metodologia de pesquisa do presente Trabalho de Curso observou os procedimentos metodológicos constante no projeto elaborado em junho/2015.

Tipificamos a pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa; considerada qualitativa mediante pesquisas em livros, artigo, revistas, internet e pessoas. Ao mesmo tempo a confirmação das fundamentações se deu mediante pesquisa de campo com consolidação de dados proveniente das aplicações de formulários com possíveis consumidores futuros dos serviços de embelezamento na cidade de São Jose dos Quatro Marcos. No trabalho qualitativo prospectou-se inicialmente com estudo bibliográficos, artigos científicos que embasaram a parte teórica do fenômeno estudado. Descobriu-se também mediante pesquisa de campo a opinião concreta de clientes a respeito de tratamento diferenciado, localização do empreendimento, preço, profissionalismo, segurança e qualidade dos serviços. Por outro lado, entende-se como pesquisa quantitativa tudo a sua volta pode ser quantificável o que significa que os dados da pesquisa de campo foram traduzidos em números, opiniões e informações, afim de classificá-las e analisa-las para possibilitar uma análise estatística confiável.

Quanto a classificação de acordo com os objetivos dessa pesquisa foi exploratória, descritiva explicativa. Os objetivos que enquadram ao trabalho são explorar as características do público e seus hábitos de beleza. Descritiva porque expos claramente sobre o assunto trabalhado, aprimorando ideias para atividade referente salão de beleza. A explicativa têm como propósito identificar fatores que determinam ou contribuem para ocorrência de fenômenos. Tem a finalidade de explicar a razão, o porquê das coisas é a pesquisa que mais aprofundam o conhecimento a realidade com base nas ponderações dos autores constante na fundamentação teórica.

De acordo com alguns autores, como Gil ( 2010, p.29-35) a pesquisa bibliográfica foi elaborado a partir de material já publicado em livros, revistas, jornais, artigos e teses. Levantamento deste tipo caracterizam–se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Elaborada a partir do levantamento de dados como questionário que proporciona resultados sobre; como atender melhor a demanda, e suas necessidades, as tendências que fazem sucesso no momento e contagiam o mercado de beleza.

(38)

Marconi Lakatos relata “método dialético –que penetra o mundo dos fenômenos através de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade” (2011, p-110). Para o administrador esse método dará uma visão de conhecimentos de ideais diferentes para o trabalho à debate-las agregando opiniões no plano. Sendo assim a dialética trouxe subsídios à autora do presente como identificar gostos diferentes, sugestões no serviço prestado, no atendimento, como ponto positivo afim de melhorar o contato com a clientela.

Foram elaboradas questões fechadas e estruturadas que fizessem cumprir a necessidade da pesquisa, aplicada pela autora, portanto o uso de formulário, pois gera mais credibilidade quando realizado entrevista face a face para descobrir além do que precisa proporcionando uma interação efetiva entre as partes. As questões anotadas pela entrevistadora foram adaptadas de Fernanda Pedro Duminelli (2012).

O universo da pesquisado foi na cidade de São José dos Quatro Marcos, cuja população da pesquisa foi com público alvo feminino de diferentes classes sociais e de poder aquisitivo também diferentes. As entrevistadas são optantes da religião católica apostólica romana e evangélicos em geral, pois estas religiões permitem cuidados com a beleza exterior. Selecionou-se uma amostra com mulheres de idade entre 15 a 50 anos, convidadas aleatoriamente, cujas entrevistas ocorreram nas residencias e no comercio local. O número da amostra foi 29 individuos femininos municípios de São Jose dos Quatro Marcos e Mirassol D'Oeste.

(39)

5 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

Para melhor entender o trabalho, os dados derivados da aplicação de questionário foram tabulados e apresentados na forma de gráficos, e as informações coletadas na realização de entrevista serão analisadas e interpretadas na sequência da apresentação.

Gráfico 1 – Classificação quanto a idade

Fonte: Pesquisa de campo – 2015

No gráfico 1 podemos identificar que 17% das pessoas entrevistadas apresenta uma faixa etária entre 15 a 20 anos; 52% estão entre 21 a 30 anos, 21% estão entre 31 a 40 anos, 10% estão entre 41 e 50 anos e 0% acima de 50 anos de idade. Percebe-se uma grande concentração de mulheres com uma faixa etária entre 15 a 40 anos, totalizando 90%. O espaço Mega Deusa deverá concentrar a sua capacidade produtiva nesta faixa etária, concentrar a dinâmica da evolução e preferência nestas faixas e principalmente a preferência das que se mantém na faixa entre 21 a 40 anos. Porém, carecem de cuidados a faixa etária de 40 a 50 anos que, pela idade tendem a ser mais adimplentes quanto aos pagamentos.

17% 52% 21% 10% 0% 15/20 ANOS 21/30 ANOS 31/40 ANOS 41/50 ANOS Acima/50 ANOS

(40)

Fonte: Pesquisa de campo – 2015

Na questão 2 os indivíduos foram questionados, se as entrevistadas possuem algum tipo de emprego ou renda. No gráfico 2 pode-se observar que 97% estão empregados e 3% não trabalham no momento. Entende-se que as entrevistadas são consumidoras em potencial dos serviços de beleza, possuidoras de renda que pode utilizar-se dos serviços de embelezamento.

Fonte: Pesquisa de campo – 2015

... Com a questão seguinte questionou-se a renda mensal dos possíveis clientes

do salão de beleza. Notou–se que 45% das entrevistadas recebem até um salário, 38% até dois salários, 14% dois a três salários e 3% acima de três salários. Conforme

97% 3% Gráfico 2 -Trabalho sim não 45% 38% 14% 3%

Gráfico 3- Renda Mensal

Um salário

De um a dois salários Dois a três salários Acima de três salários

(41)

o gráfico 3, entende-se que grande parte das entrevistadas apresentam uma estrutura financeira equilibrada. No entanto, os valores a serem cobrados carecem de ser ajustadas de acordo com a renda do segmento consumidor, visando frequência maior com custo proporcional à sua renda.

Fonte: Pesquisa de campo – 2015

... No gráfico 4, buscou-se identificar a localização geográfica das entrevistadas, se eram em bairros avenidas próximas ou zona rural, onde 17% das entrevistadas estão localizados na rua Pernambuco, 7% na zona rural, 76% em outras regiões da cidade São José dos Quatro Marcos e Mirassol D’Oeste. Outras regiões de São José dos Quatro Marcos como rua dom Pedro, Av. Mato Grosso, rua Minas Gerais, rua Niteroi, jardim Popular,rua Rio Grande do Sul, rua Recife e rua Santa Catarina. Em Mirassol D’Oeste foram: Av. Pres.Tancredo Neves, rua 14 de maio, rua 28 de outubro.

Fonte: Pesquisa de campo – 2015

17% 7% 76% Gráfico 4- Localidade Rua Pernambuco Zona Rural Outros 79% 21%

Gráfico 5- Localização Ideal

Centro Bairro

(42)

No gráfico 5, por meio dos dados obtidos através da coleta, percebemos que 79% da população prefere o centro como localização ideal para implantação de um salão de beleza, e 21% optaram pelo bairro por estar perto de sua residência e de fácil acesso. Considerando a manifestação das entrevistadas, é imprescindível que o futuro empreendimento esteja localizado na zona central do município.

Fonte: Pesquisa de campo – 2015

... Na questão 6, perguntou-se aos possíveis clientes, se frequentam algum salão

de beleza. Analisando os dados da pesquisa juntamente ao gráfico 6 constata-se que 96% frequenta algum tipo de salão de beleza e cerca de 4% não frequentam. Com grande predominância da resposta positiva, a chance de sucesso do empreendimento aumenta substancialmente.

... Fonte: Pesquisa de campo – 2015

96% 4%

Gráfico 6- Frequências ao salão de Beleza

sim não

3% 7%

17%

73%

Gráfico 7- Com que frequência vai ao salão?

2 vezes na semana 1 vez na semana A cada duas semanas mensalmente ou mais

(43)

... A questão 7, analisa a frequência das entrevistadas que vão a um salão de beleza. Observa-se no gráfico 7 que 73% frequentam mensalmente ou mais, 17% a cada duas semanas, 7% uma vez na semana, 3% duas vezes na semana. As entrevistadas frequentam mensalmente por motivos pessoais ou outros.

Mas a cada duas semanas ou uma semana estão no salão para fazer as unhas. Cerca de 30 mulheres pelo menos dez frequentam todos os finais de semana para fazer as unhas.

Fonte: Pesquisa de campo – 2015

... No gráfico 8, buscou saber quais dos serviços de um salão de beleza as mulheres fariam no momento. Pode-se observar que 29% das pessoas entrevistadas cortariam o cabelo, 11% escolheram pintura, 7% escova progressiva,13% alisamento definitivo, 12% manicure e pedicure,14% depilação e 14% escova. Analisando os dados coletados descobri –se que na região as entrevistadas preferem cortes e depilação e escovas simples. Alisamento não fazem porém com frequência. No entanto se oferecer um bom alisamento com um preço bem acessível haverá maior frequência de mulheres no salão. A população da cidade gostam de fazer as unhas pelo menos a cada duas semanas.

29% 11% 7% 13% 12% 14% 14%

Gráfico 8- Serviço de Salão de Beleza

Corte Pintura Escova Prog Alisamento Mani/Pedi Depilação Escova

(44)

Fonte: Pesquisa de campo – 2015

... Na questão 9, cita a importância das marcas dos produtos de beleza em salões. No gráfico 9 pode-se observar que 83% a marca influência na escolha de um salão de beleza, 17% não se importam com a marca. E importante que a marca seja vistas como algo indispensável em salões de beleza pois produtos de qualidade fazem a diferença no bolso e saúde da cliente.

Fonte: Pesquisa de campo – 2015 ...

... Na questão 10, relata qual valor médio que as pessoas pagam por serviços.

Obteve-se as seguintes respostas que podem ser interpretadas no gráfico10: 26% gastam até 25 reais com corte, 25% das entrevistadas não tem valor médio, gastam conforme precisam, 13% escova simples até 25 reais, 9% alisamento até 200 reais,

83% 17%

Gráfico 9- Marcas dos produtos de Beleza

sim não 26% 6% 4% 9% 8% 9% 13% 25% 0%

Gráfico 10- Valor médio pago por serviços

Corte-até 25 reais Pintura- até 85 reais Escova Prog-até 250 anos Alisamento-até 200 reais Mani/Pedi até 25 reias Depilação- 60 reais Escova Simples-até 25 reais Não tenho valor médio, faço o que quero independente do valor

Referências

Documentos relacionados

Como citado anteriormente existem infinitas curvas de largura constante, e dentro deste conjunto temos diversos polígonos de Reuleaux, a partir da construção anterior podemos

Da audiência pública e das amici curiae, surgiram duas correntes divergentes: uma que defende que a vida começa com e na fecundação e que, por conseguinte,

Diante de muitos estudos acerca do início da vida humana diante do entendimento científico, religiosos e não religiosos, convém que o direito penal

Tornar públicas, após cada período escolar, as classificações obtidas pelos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, dando cumprimento ao disposto no n.º 3 do

Estes grupos foram chamados de Fase 1 e Fase 2, sendo o segundo composto especialmente pelas crianças que integram o projeto desde o início do novo

Entre os fatores pessoais, pode-se citar, gênero, idade, grau de instrução, renda (“status” sócio-econômico), raça e etnia e estado civil, aspectos que definem o perfil

USANDO DESSA SA"EDORIA PARA ENSINAR COM HUMILDADE A TODOS NOS TERREIRO DE UM"ANDA, APENSAR DOS GUIAS DE SUA FALANGE FALAREM POUCO E PREFERIR NÃO DÁ CONSULTAS, O POVO DO

33 09:30 Futebol Vet U Esperança/ Presto Medi/Levvity Motel 2X1 Guarani / Auto Demolidora Nicole. Dia 12/06/11 – Domingo Campo do