• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA ABORDAGEM DOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE O PETRÓLEO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ÁREA:

SUBÁREA: QUÍMICA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): BRUNA DA SILVA MUNIZ AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): KÉDIMA FERREIRA DE OLIVEIRA MATOS ORIENTADOR(ES):

(2)

1 UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA ABORDAGEM DOS LIVROS DIDÁTICOS

SOBRE O PETRÓLEO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

1. RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar de que forma dentro do ensino de química orgânica o tema petróleo tem sido abordado e qual a sua contribuição para o ensino-aprendizagem. Para atender a esse intuito, foram selecionados os livros didáticos do programa de distribuição do governo com a finalidade de verificar o modo como este conteúdo neste material, bem como identificar as abordagens dadas a este assunto.

2. INTRODUÇÃO

Em Química Orgânica quando trabalhamos o conteúdo hidrocarbonetos em torno do tema petróleo, é possível discutir diversos aspectos tais como: políticos, econômicos, sociais e ambientais por meio desse tema/conteúdo. A discussão em torno do crescimento e desenvolvimento da indústria petrolífera para o refino do petróleo permeia o aspecto histórico da evolução tecnológica, bem como o desenvolvimento que foi promovido segundo interesses políticos e econômicos, além da aplicação do conhecimento científico. Se o ensino de Química for trabalhado a partir de temas de interesse do aluno ou de temas que incluam atividades importantes da vida da sociedade, os conteúdos ganham flexibilidade e interatividade.

O aprendizado de Química pelos alunos do Ensino Médio implica a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada. Esse aprendizado deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos, quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. Essa compreensão ajuda o estudante e o professor a terem a necessária visão crítica (MENEZES, 2001).

Não restam dúvidas quanto à importância do ensino de Química, uma vez que situações relacionadas com a disciplina estão presentes no dia-a-dia de todas as pessoas. A partir de um bom aprendizado de Química, o aluno pode tornar-se um cidadão com melhores condições de analisar mais criticamente situações do

(3)

2 cotidiano. Atualmente, o petróleo é um dos recursos naturais dos quais a nossa sociedade é bastante dependente. Pode-se facilmente comprovar isso vendo os inúmeros materiais que são fabricados a partir dessa matéria-prima. Além disso, o petróleo é um assunto constantemente discutido na televisão e nos jornais devido à sua influência na economia, sendo inclusive um tema de fácil abordagem interdisciplinar. Pensando nestas questões, este trabalho buscou investigar como um tema tão importante e tão atual, como o Petróleo vem sendo abordado nos livros didáticos de Química Orgânica.

3. OBJETIVOS

Este trabalho teve como objetivo avaliar de que forma o tema Petróleo tem sido abordado nos livros didáticos de Química Orgânica a partir do conteúdo hidrocarbonetos, bem como verificar qual a relevância que um tema tão importante tem no material distribuído pelo governo para o ensino médio.

4. METODOLOGIA

A metodologia utilizada será a qualitativa descritiva, desenvolvida a partir da análise dos conteúdos selecionados. A fundamentação teórica será baseada em estudos voltados para o ensino de ciências no livro didático utilizando a leitura analítica e interpretativa de autores como MEGID NETO & FRACALANZA (2003) e ROQUE & SILVA (2008).

5. DESENVOLVIMENTO

Em princípio, fizemos uma seleção dos livros didáticos de Química Orgânica a serem avaliados. Para esta etapa utilizamos as mais recentes edições, pois o tema Petróleo, nas discussões atuais, pode ter gerado um novo olhar por parte dos escritores. Escolhemos os livros didáticos, do programa do governo do Estado de São Paulo, e dentre as várias opções, selecionamos, pela facilidade de acesso e/ou por já termos tido alguma forma de contato com estes livros. Os livros escolhidos para nossa investigação foram os seguintes: 1) PERUZZO, F. M. & CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano - Química Orgânica. Vol. 3. Editora Moderna. 2012/2013/2014; 2) MORTIMER, E. F. & MACHADO, A. H. Química 3 – Ensino

(4)

3 Médio/Química. Editora Scipicione. 2012/2013/2014; 3) PERUZZO, F.M. & CANTO, E.L. Química na abordagem do cotidiano – Química Orgânica. Vol. 3. Editora Moderna. 2009/2010/2011; 4) FELTRE, R. Química – Química Orgânica. Vol. 3. Editora Moderna 2000/2010/2011. A partir da escolha dos livros e dos critérios de análise iniciamos a verificação.

Em seguida, partimos para o estabelecimento de critérios que nos possibilitassem avaliar como o tema Petróleo vem sendo abordado nos livros didáticos.

O critério escolhido para esta análise está referenciado nos trabalhos sobre as relações entre o livro didático e o ensino de ciências (CHOPPIN, 2004; NETO & FRACALANZA, 2003). A fim de atingirmos nosso objetivo foram definidas quatro categorias de análises: I. Os aspectos relacionados ao conteúdo – relacionados à linguagem escrita, distribuição dos conteúdos no texto e articulação entre eles. II. Aspectos pedagógicos – relacionados à forma como os possíveis conteúdos de hidrocarboneto estão articulados com o tema Petróleo; III. Características visuais – relacionados às ilustrações e às suas linguagens; IV. As questões socioeconômicas – relacionadas às questões que determinam a exploração do Petróleo e as consequências ambientais resultantes da sua exploração e do seu uso.

Nosso interesse ao fazermos uso desta metodologia, não está na simples descrição da abordagem realizada pelos livros em relação ao tema Petróleo, mas como os dados provenientes da descrição dos conteúdos poderão contribuir, após serem tratados, na construção do conhecimento. A análise de conteúdo enquanto técnica nos auxiliará a identificar a significação da noção do tema Petróleo nos livros analisados. A partir da escolha dos livros e dos critérios de análise iniciamos a verificação.

6. RESULTADOS

É bem sabido que a linguagem da química tem a sua própria estrutura sintática, discursiva e lexical. Deste modo é bastante complicado tentar desenvolver a aprendizagem desta ciência sem se desenvolver e compreender a linguagem da mesma. “Sem se conhecer a linguagem científica, ou seja, o seu vocabulário específico, o processo de construção do pensamento e seus modos de discurso particular, não são possíveis a compreensão de Ciências” (SILVA et al, 2011, p.69).

(5)

4 Faz-se necessário que tanto a linguagem escrita, quanto à visual seja de fácil compreensão para os estudantes, facilitando assim o processo ensino-aprendizagem. Os aspectos avaliados que estão diretamente relacionados a estas questões, neste trabalho, como mostra a tabela I, revela que o tema petróleo é apresentado em todos os livros a partir de uma linguagem acessível de fácil assimilação e distribuído na grande maioria entre os conteúdos hidrocarboneto e química ambiental. Embora muitas vezes de forma sintética os autores partem do conhecimento sobre combustíveis para então iniciar a discussão sobre petróleo, indo do contexto para o conceito a ser ensinado, mostrando a importância do conhecimento químico a ser adquirido, o que é uma forma de envolver o aluno como aponta Roque & Silva (2008). A maneira que o conteúdo é distribuído em um livro didático é algo importante e deve ser considerado, pelos autores. Nos livros selecionados, acreditamos que esta forma favorece ao processo ensino-aprendizagem.

Sabemos que de modo geral os livros oferecem oportunidade para debates. Assim, esses debates podem contribuir para que os alunos sejam capazes de avaliar questões ambientais, sociais e econômicas ligadas ao conteúdo petróleo sendo capazes de opinar de forma crítica a respeito de todos os aspectos sociais que envolvem este assunto. Nos livros analisados não identificamos de forma clara esta possibilidade, embora a forma estruturada dos conteúdos, nada impede que estas deficiências possam ser supridas pelo professor, extrapolando a utilização deste recurso didático.

Critérios I. Aspectos relacionados ao conteúdo. II. Aspectos pedagógicos. III. Característica s visuais. IV. Questões socioeconômi cas. L1 Linguagem acessível; Tema distribuído entre os conteúdos hidrocarbonetos e química ambiental. Explicação descritiva relacionando brevemente com questões éticas e profissionais. Estabelece uma boa linguagem visual. Relação não perceptível. L2 Linguagem acessível; Tema distribuído entre os conteúdos hidrocarbonetos Explicação descritiva relacionando brevemente com questões éticas e Estabelece uma boa linguagem visual. Relação não perceptível.

(6)

5 e química ambiental. profissionais. L3 Linguagem sintética sendo necessário o prévio conhecimento do tema por parte

dos alunos – tema distribuído em polímeros. Explicação descritiva sem grandes relações com as questões éticas e profissionais. Não há imagens para analisarmos. Relação não perceptível. L4 Linguagem acessível; Tema distribuído entre os conteúdos hidrocarbonetos e química ambiental. Explicação descritiva relacionando brevemente com questões éticas e profissionais. Estabelece uma boa linguagem visual. Estabelece relação entre o Petróleo x Extração e Questões Ambientais e Socioeconôm icas.

Tabela I: Analise dos Livros didáticos sobre o tema petróleo

Ao analisar minuciosamente cada livro selecionado para identificarmos a presença ou ausência dos critérios estabelecidos percebemos que, com apenas uma exceção, de maneira geral os autores investigados tiveram a preocupação de manter uma linguagem simples, conteúdos bem distribuídos e articulados e uma boa linguagem visual. Porém sentimos a ausência de questões relacionadas à exploração do petróleo e as consequências ambientais resultantes da sua exploração e uso, já que o mesmo dá subsídios para que o docente possa neste contexto inserir outras discussões, já que o atual ensino de ciência requer que o aluno seja mais crítico. O tema pré-sal discutido desde 2005, está presente em apenas um dos livros, logo percebemos que uma revisão e atualização se faz necessário, visto que este tema tem sido amplamente debatido.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa permitiu-nos perceber que um tema tão relevante como o Petróleo, presente nos livros didáticos de química orgânica, vem sendo apresentado a partir de uma linguagem próxima da realidade dos alunos e de fácil assimilação, embora questões que possam suscitar debates sobre economia, política, ambiente e sociedade não seja apresentada de forma explicita, a grande maioria dos livros

(7)

6 analisados permite que o professor/alunos parta de um contexto para a inserção do conteúdo o que favorece o processo de aprendizagem.

A análise de livros didáticos é uma ferramenta necessária para compreendermos as fontes bibliográficas que professores estão trabalhando no Ensino Médio na busca de um novo ensino que seja capaz de alcançar a realidade e o universo do aluno. Este trabalho, longe de esgotar este tema, pode contribuir para uma maior reflexão sobre o assunto Petróleo e a forma que o mesmo é abordado nos livros didáticos.

8. FONTES CONSULTADAS

CARVALHO, A.M. e GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2006.

CARNEIRO, M.H.S.; SANTOS, W.L.P. e MÓL, G.S. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio - Pesquisa em Educação em

Ciências, v.7, n. 2, p. 35-45, 2005.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Revista educação e pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, set./dez. 2004

DAMASCENO, H.C.; WARTHA, E.J. e BRITO, M.S. Conteúdos e programas de química no Ensino Médio: O que realmente se ensina nas escolas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14, Curitiba, 2008. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0623-2.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2010.

LAJOLO, MP. Livro didático: Um (quase) manual de ensino. Em Aberto, v. 16, n. 69, p. 40-49, 1996.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência e Educação. V.9, n.2, p.147-157, 2003

MENEZES, L. C. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2001.

ROQUE, Nídia Franca; SILVA, José Luis P. B.. A linguagem química e o ensino da química orgânica. Quím. Nova, São Paulo, v. 31, n. 4, 2008.

SILVA, J. C. ; VASCONCELOS, J. M. M. ; WARTHA, E. J. . Inscrições em Livros Didáticos de Química: uma análise semiótica das representações sobre fases da matéria. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, p. 69-80, 2011

TAVARES, L.H.W. Possibilidades de deformação conceitual nos livros didáticos de química brasileiros: o conceito de substância. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 3, p. 1004-1018, 2009

Referências

Documentos relacionados

A Portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde, no Brasil, determina os parâmetros de qualidade da potabilidade da água para a população, nos quais os utilizados nessa pesquisa

Neste ponto há uma proposta implícita de ―elaboração de uma nova ‗hermenêutica‘ das práticas (como os gestos e o comportamento concreto pode, de algum modo, pode

(omissis) II &amp;ndash; Encontrava-se pacificado o entendimento nesta Corte, no sentido de que a lei acidentária, quando mais benéfica, retroagia apenas para alcançar

c) CERTIFICADO DE CONCLUSÃO VIA ENCCEJA, ACOMPA- NHADOS DE HISTÓRICO ESCOLAR (com notas de 60 a 180): Serão consideradas as notas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática

Apesar dos militares federais, já estarem habituados ao controle externo da atividade policial, pelo Ministério Público Militar da União, quando nas atividades de Polícia

O presente trabalho foi elaborado com a finalidade de aval i ar o uso de diferentes fontes protéicas sobre o crescimento e sobrevivência de larvas do jundiá Rhamdia quelen nos

Inicialmente foi realizada uma análise em três livros didáticos para identificar de que forma era abordado o tema radioatividade: o primeiro “Física” do

O trabalho analisa o tema da anistia brasileira aprovada em 1979 a partir de seis livros didáticos, escritos entre 1999 e 2016. Temos por objetivo compreender como o assunto é