• Nenhum resultado encontrado

UNIPAMPA NA RUA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIPAMPA NA RUA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIPAMPA NA RUA

Educação Coordenador da atividade: Rafael Plá Matielo LEMOS1 Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Autores: Danielle Rosa NASCIMENTO2; Lucas dos Santos GOULART3; Débora Magalhães de Oliveira BORGES4; Carolina de Souza LOPES5.

Resumo

A divulgação científica sempre foi uma das principais dificuldades das instituições universitárias e, a Universidade Federal do Pampa foi estabelecida na região sul do estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de trazer desenvolvimento, informação e cultura a essa região. O projeto “Unipampa na Rua” teve como objetivo proporcionar um maior conhecimento sobre a Universidade para a população de São Gabriel, disponibilizando materiais e informações sobre as atividades, cursos e projetos que são desenvolvidos, reforçando o vínculo da academia com a comunidade na qual está inserida. O evento de divulgação científica consistiu em uma mostra onde cada laboratório, cada projeto de ensino, pesquisa e extensão, servidores e alunos levaram seus materiais e trabalhos realizados para a praça central da cidade de São Gabriel. Durante todo o dia 15 de maio de 2019, marcado pela mobilização nacional em prol da educação, os acadêmicos explicaram seus trabalhos e projetos para a comunidade Gabrielense. Muitos dos participantes ficaram admirados com a riqueza de material e com a quantidade de trabalhos de áreas diversas que a Unipampa realiza. Cada laboratório foi convidado a dar um depoimento durante o evento, falando um pouco dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Os acadêmicos relataram a importância dessa divulgação científica, frente a curiosidade, principalmente das crianças, e o quão gratificante foi essa experiência. O evento foi um grande sucesso, pois teve um grande engajamento da comunidade acadêmica e da comunidade do município de São Gabriel. Frente a toda problemática nacional, principalmente quanto ao contingenciamento da verba para a educação, a Unipampa Campus São Gabriel, através do projeto “Unipampa na Rua”, mostrou sua importância e o porquê de se investir em uma educação pública, libertadora e de qualidade.

Palavra-chave: divulgação científica; mostra de trabalhos; ensino na rua.

1 Rafael Plá Matielo Lemos, servidor técnico-administrativo, Doutor em Ciências Biológicas. 2 Danielle Rosa Nascimento, aluna, Ciências Biológicas - Bacharelado.

3 Lucas dos Santos Goulart, comunidade externa, Bacharel em Comunicação Social – Habilitação

em Publicidade e Propaganda.

4 Débora Magalhães de Oliveira Borges, aluna, Gestão Ambiental. 5 Carolina de Souza Lopes, aluna, Engenharia Florestal.

(2)

2 Introdução

A divulgação científica sempre foi uma das principais dificuldades das instituições universitárias, seja pelo diálogo com os meios de comunicação bem como, a forma rebuscada e pouco acessível de como a informação é transmitida para a sociedade (CHARAUDEAU, 2016). No início de maio de 2019, o ministério da educação anunciou um contingenciamento de verbas que se estendeu para toda a pasta (“Cortes no MEC afetam educação básica..., 2019). A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi estabelecida na região sul do estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de trazer desenvolvimento, informação e cultura a essa região. Composta por dez Campi – Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja, São Gabriel, Santana do Livramento e Uruguaiana – a Unipampa trabalha diversas áreas do conhecimento, tendo cada Campus a responsabilidade e o compromisso com cada uma delas (“Universidade | Unipampa”, [s.d.]). Na Unipampa Campus São Gabriel, também chamado de “Campus verde”, estão inseridos os cursos de Ciências Biológicas, Biotecnologia, Gestão Ambiental e Engenharia Florestal, trabalhando, principalmente, com as questões ambientais, a importância do conhecimento sobre o meio, os seres vivos, a ecologia, o desenvolvimento tecnológico a partir de sistemas biológicos dentre várias outras (“Ciência Pampeana”, [s.d.]).Tendo em vista os onze anos de atuação da Universidade Federal do Pampa em São Gabriel e da problemática relacionada a acessibilidade e sua divulgação, eventos de extensão que visem aproximar a comunidade Gabrielense da academia são de extrema importância. O “Unipampa na Rua” promoveu a interação entre estudantes, Universidade e cidadãos, facilitando o diálogo e levando as atividades desenvolvidas pela Unipampa em São Gabriel.

Eventos que reúnam diversos laboratórios, setores, servidores e alunos fazem com que a informação especializada gerada na Universidade possa ser transmitida de forma descontraída e com uma linguagem mais acessível a comunidade em geral. O projeto “Unipampa na Rua” levou a comunidade de São Gabriel o conhecimento e atividades realizadas na Unipampa, despertando o interesse e a curiosidade pelo ensino superior e as suas diversas contribuições para com a sociedade.

O “Unipampa na Rua” teve como objetivo proporcionar um maior conhecimento da Universidade para a população de São Gabriel, disponibilizando materiais e informações sobre as atividades, cursos e projetos que são desenvolvidos, reforçando o vínculo da academia com a comunidade na qual está inserida.

(3)

3 Metodologia

Divulgar nas mídias sejam elas jornal, rádio, televisão, redes digitais, além de não atingir uma grande parcela da população, apenas dão uma noção superficial sobre o que é feito em uma Universidade pública. Sendo assim, o projeto “Unipampa na Rua” foi pensado para divulgar a ciência in loco, ou seja, levando os materiais da Universidade para a comunidade de São Gabriel conhecer e interagir.

Tendo como público alvo desse evento a comunidade de São Gabriel, o “Unipampa na Rua” consistiu em uma mostra científica, onde cada laboratório, cada projeto de ensino, pesquisa e extensão, servidores e alunos levaram seus materiais, trabalhos realizados e em andamento para a praça central da cidade de São Gabriel (praça Dr. Fernando Abbott) durante todo o dia 15 de maio de 2019.

Sendo o dia 15 de maio de 2019 marcado por uma mobilização nacional em prol da educação, a comunidade acadêmica da Unipampa São Gabriel pensou diferente e resolveu criar o projeto “Unipampa na Rua”, para fazer sua mobilização mostrando a importância da Universidade pública para a cidade na qual está inserida e os diversos produtos acadêmicos gerados para a sociedade.

Desenvolvimento e processos avaliativos

O “Unipampa na Rua” contou com o engajamento dos laboratórios e projetos: Herbário Bruno Edgar Irgang, Laboratório de Biologia de Mamíferos e Aves, Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica, Programa Educação Tutorial Ciências Biológicas, Laboratório de Controle Biológico, Laboratório de Paleobiologia, Grupo Interdisciplinar de Desenvolvimento Ambiental, Laboratório de Estudos da Biodiversidade do Pampa, Laboratório Interdisciplinar de Ciências Ambientais, Laboratório de Pesquisas em Interações Ecológicas, Laboratório de Neurobiologia e Toxinologia, Laboratório de Solos e Ecologia Florestal, Laboratório de Cultura Celular Animal, Laboratório de Proteômica Aplicada, Laboratório de Taxonomia de Angiospermas, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena, Programa Residência Pedagógica, Projeto Música na Universidade, Grupo de Pesquisa Estresse Oxidativo e Sinalização Celular dentre outros. Cada laboratório e projeto da Unipampa, mostrou seus materiais e trabalhos para a comunidade de São Gabriel. Escolas da rede municipal de ensino (Figura 1) e a comunidade Gabrielense participaram do evento questionando sobre a importância da Universidade pública para a cidade, os produtos gerados pela Universidade e as diversas áreas do conhecimento que estavam sendo apresentadas.

(4)

4

Figura 1. Alunos da rede municipal participando do “Unipampa na Rua”.

Muitos dos participantes ficaram admirados com a riqueza de material e com a quantidade de trabalhos de áreas diversas que a Unipampa realiza. TORRES et al., (2019) mostrou a importância do ensino de ciências interdisciplinar o que desperta a curiosidade e faz com que os estudantes se interessem cada vez mais. Sendo assim, cada laboratório foi convidado a dar um depoimento durante o evento, falando um pouco do seu objetivo, trabalhos e projetos que estão sendo desenvolvidos. Os acadêmicos relataram a importância de mostrarem os trabalhos que desenvolvem na Universidade, frente a curiosidade, principalmente das crianças, e o quão gratificante foi essa experiência.

Um grande público da comunidade Gabrielense se fez presente (Figura 2), estima-se que cerca de 700 a 900 pessoas passaram pela mostra científica. Foi o maior evento já realizado pela Unipampa Campus São Gabriel para a comunidade e, já estão ocorrendo pedidos para uma segunda edição do “Unipampa na Rua”.

(5)

5

Figura 2. População de São Gabriel prestigiando o evento.

O evento encerrou com a apresentação musical do grupo “Vitrola 220” do projeto “Música na Universidade”, que abrilhantou a mostra científica com suas músicas autorais que versam sobre questões sociais e ambientais.

Considerações Finais

O evento foi um sucesso, pois teve um grande engajamento da comunidade acadêmica e da comunidade do município de São Gabriel. Cada laboratório e projeto teve espaço para expor seus trabalhos, os discentes envolvidos trabalharam de forma ativa a extensão universitária levando à comunidade informações sobre a realidade universitária e, o quão importante é para São Gabriel possuir um Campus universitário federal. Frente a toda problemática nacional, principalmente quanto ao contingenciamento da verba para a educação, a Unipampa Campus São Gabriel, através do projeto “Unipampa na Rua”, mostrou sua importância e o porquê de investir em uma educação pública, libertadora e de qualidade.

(6)

6 Referências

CHARAUDEAU, P. Sobre o discurso científico e sua midiatização. Calidoscópio, v. 14, n. 3, 30 dez. 2016.

Ciência Pampeana. Disponível em:

<https://cienciapampiana.wixsite.com/cienciapampiana/artigos-de-ciencia>. Acesso em: 20 maio. 2019.

Cortes no MEC afetam educação básica, anunciada como prioridade por Bolsonaro. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/cortes-no-mec-afetam-educacao-basica-anunciada-como-prioridade-por-bolsonaro-23646433>. Acesso em: 20 maio. 2019. TORRES, D. B. G. R. et al. Ensino de ciências: um estudo de alinhamento de conteúdos no ensino fundamental. Research, Society and Development, v. 8, n. 1, p. 4581654, 1 jan. 2019.

Universidade | Unipampa. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

LOTE 44 - PEÇAS DE ALMOXARIFADO DIVS.. Material DESCRIÇÃO DOS

O TDV como parâmetro para auxiliar na detecção dos nódulos malignos deve ser utilizada com cautela nos NPS subsólidos ou nos nódulos em vidro fosco.. Primeiro por ser mais

Ahmadian (2003) da Virginia Tech apresentou os benefícios do uso de ensaios de veículo completo em laboratório para avaliação da dinâmica veicular relativa ao

Então toda a solução contendo fragmentos de cromatina associados à toroides de protamina ou a nucleossomos foi utilizada para diluir o pellet de anticorpos acoplados aos

Conceituação: trata-se do volume, em litros, de resíduos químicos líquidos não perigosos gerados por ano. Interpretação: indica o volume total de resíduos

Para Dewey (1959), o processo de educar não consiste apenas na reprodução de conhecimentos, mas em uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar ao aluno

O Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA visa qualificar o trabalho do Coordenador de Curso de Graduação orientando-o na execução da sua

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e