• Nenhum resultado encontrado

ATPS LOGÍSTICA 4ª SÉRIE EMPREENDEDORISMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATPS LOGÍSTICA 4ª SÉRIE EMPREENDEDORISMO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CST em Logística

4ª Série

Empreendedorismo

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:

Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.

Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.

Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Danylo Augusto Armelin Faculdade Anhanguera de Limeira

(2)

Empreendedorismo

Competências e Habilidades

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.

Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

• organizar-se, previamente, em equipes de 04 a 06 participantes;

entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

• observar, no decorrer das etapas, as indicações: Individual e Equipe.

Desafio

A ONG para a qual trabalha, ‘Angles of Human’, foi procurada pelo Sr. Socorro Silva que pretende com o capital de R$ 250.000,00 que recebeu de herança abrir o seu próprio negócio. Entretanto, o Sr. Socorro nunca teve seu empreendimento, sempre trabalhou como funcionário no ramo de sorvete, atuando desde menor aprendriz, passando para a área de produção até a gestão de uma sorveteria conceituada em sua cidade. A cidade em questão é considerada de porte médio e apresenta ano a ano um bom desenvolvimento econômico, industrial e comercial.

Na reunião inicial para definição de diretrizes do plano de negócio o Sr. Socorro Silva informou que devido ao conhecimento e por já ter trabalhado na área por alguns anos gostaria de ter a sua própria sorveteria, com marca própria e produto diferenciado. No tempo em que esteve desempregado buscou uma série de novidades no mercado de sorvete, desde novos sabores até novos mercados. Apesar de muito animado está receoso em investir já que na cidade tem fortes concorrentes, além de não ter a certeza de que empreender seja a melhor aplicação do capital recebido.

Assim, o Sr. Socorro Silva solicitou a empresa ‘Angles of Human’ a elaboração de um Plano de Negócio e a apresentação de parceiros financeiros e de assessoria, para que possa após analisada a viabilidade do empreendimento, decidir sobre o investimento do capital recebido.

(3)

Empreendedorismo

Objetivo do desafio

Elaboração de um plano de negócio, apresentando a viabilidade econômica de uma sorveteria.

Livro-texto da disciplina

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2012. PLT 687.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: Identificação de Oportunidade I e II.

Esta atividade é importante para que você para compreender as ferramentas e sua aplicação quanto à identificação das oportunidades possibilitando ao empreendedor conhecer o mercado em que pretende atuar.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos

Passo 1 (Individual)

Pesquisar na Internet e outros materiais disponíveis na biblioteca sobre o tema Identificação

de uma oportunidade, realizando o fichamento das ideias centrais de cada material

pesquisado. Não esquecer de que o material utilizado no decorrer do trabalho deverá ser devidamente referenciado.

Bibliografia básica

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2012. PLT 687. Capítulos 03 e 04.

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2001. Disponível em

<http://books.google.com.br/books?id=oKlayz7rBVIC&pg=PA1&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 24 out. 2014.

Sites sugeridos para pesquisa

CANAL EMPREENDEDOR. Como analisar uma oportunidade de negócio. 2013. Disponível em:

(4)

Empreendedorismo

<https://drive.google.com/file/d/0BySF-RrNZ6p-UnMzRzlKNFVSU0k/view?usp=sharing>. E

<https://kroton-my.sharepoint.com/personal/danylo_armelin_anhanguera_com/_layouts/15/guestacc ess.aspx?guestaccesstoken=uT32nif1xO1TUbFVuIzD0CobT8lmQYokb8owwfoLJZ0 %3d&docid=0017649b55e21482ebd1ebb71b13885a1.>. Acesso em: 24 out. 2014. • DORNELAS, José C. A. Identificando oportunidades de Negócio. 2013. Disponível

em: <http://www.josedornelas.com.br/swf/ec/modulo4.swf>. Acesso em: 24 out. 2014. • REVISTA PN&GE. Quatro dicas para identificar oportunidades de negócio. Disponível

em:

<http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI80287-17189,00-QUATRO+DICAS+PARA+IDENTIFICAR+OPORTUNIDADES+DE+NEGOCIO.html.>. E compartilhado em:

<https://drive.google.com/file/d/0BySF-RrNZ6p-YTJXM1JyT1BMTUU/view?usp=sharing.>. E

<https://kroton-my.sharepoint.com/personal/danylo_armelin_anhanguera_com/_layouts/15/guestacc ess.aspx?guestaccesstoken=uT32nif1xO1TUbFVuIzD0CobT8lmQYokb8owwfoLJZ0 %3d&docid=0017649b55e21482ebd1ebb71b13885a1>. Acesso em: 24 out. 2014.

Nota:

Se ficou na dúvida como fazer um fichamento, acesse:

Como fazer fichamento. Disponível em:

<http://www.fichamento.com.br/comofazer.html.>. Acesso em: 24 out. 2014.

Passo 2 (Equipe)

Reunir com o grupo e discutir quais os questionamentos a serem realizados para a identificação de uma oportunidade de negócio quanto ao desafio apresentado, o desenvolvimento de um Plano de Negócios de uma sorveteria.

Algumas questões essenciais são abordadas por Dornelas (2012) no capítulo 03 do PLT da disciplina, sendo que podem ser utilizadas:

a) Qual mercado ela atende?

b) Qual o retorno econômico que ela proporcionará?

c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio? d) Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio? e) Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

Passo 3 (Equipe)

Realizar as análises prepostas no passo 02, por meio de pesquisa a sites específicos e informações locais disponíveis em Associações Comerciais e Industriais e Entidades Locais.

Sites sugeridos para pesquisa

• SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: <http://www.negociocerto.sebrae.com.br/>. Acesso em: 25 out. 2014.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 25 out. 2014.

(5)

Empreendedorismo

Instituto Empreender Endeavor. Disponível em: <www.endeavor.org.br>. Acesso em:

25 out. 2014.

Nota

Vale lembrar que ao realizarmos uma pesquisa na internet devemos avaliar a qualidade da informação, site no qual a notícia e/ou artigo está divulgado, bem como o ano do material a ser utilizado.

Passo 4 (Equipe)

Apresentar todos os passos em forma de um relatório já com o nome da sorveteria escolhido pela equipe ao professor da disciplina na data por ele estipulada, com as seguintes informações:

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: O Plano de Negócios e Criando um Plano de Negócios Eficiente. Esta atividade é importante para que você conheça a importância e a necessidade da elaboração de um plano de negócios e compreenda a necessidade de sua elaboração antes de se iniciar um empreendimento.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos

Passo 1 (Individual)

Ler o capítulo referente ao assunto no PLT da disciplina – O Plano de Negócio – e pesquisar sobre o tema em sites e em outros livros ou artigos que abordem o tema.

Bibliografia básica

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2012. PLT 687. Capítulo 05.

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2001. Disponível em

(6)

Empreendedorismo

Sites sugeridos para pesquisa

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. Disponível em:

<http://www.negociocerto.sebrae.com.br/>. Acesso em: 25 out. 2014.

ENDEAVOR. Disponível em: <www.endeavor.org.br/>. Acesso em: 25 out. 2014.

Empreendedorismo – José Dornelas <

http://www.josedornelas.com.br/plano-de-negocios/>. Acesso em: 25 out. 2014.

Passo 2 (Equipe)

Discutir as informações obtidas no passo anterior e assistir ao vídeo abaixo indicado bem como realizar a leitura indicada para complementar a importância da elaboração de um plano de negócios.

Sites sugeridos para pesquisa

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. Como

elaborar um plano de negócios. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=k-MLkiSNWeg>. E compartilhado em

<https://drive.google.com/file/d/0BySF-RrNZ6p-cE92S2lKeWtSNVk/view?usp=sharing>. E

<https://kroton-my.sharepoint.com/personal/danylo_armelin_anhanguera_com/_layouts/15/guest access.aspx?guestaccesstoken=uRHtKQcFVcgU6XtD2hvn19ymHN7gqVYiHiEU Sp1cJjI%3d&docid=03fcd23b587dd47ad8d8ef81494d94390>. Acesso em: 25 out. 2014.

Bibliografia complementar

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas. Como

Elaborar um Plano de Negócios. Disponível em

<https://drive.google.com/file/d/0BySF-RrNZ6p-RGM3al8xTVlaUW8/view?usp=sharing>. E <https://kroton-my.sharepoint.com/personal/danylo_armelin_anhanguera_com/_layouts/15/guest access.aspx?guestaccesstoken=iLM%2bFEQ8XlKcLArtKj%2fFseIsfRXr%2bF3YL TUzoeLpp6c%3d&docid=090d7aa714f6145d2985a9998e51d9bf5>. Acessado em 25 out. 2014.

PORTAL ENDEAVOR. Como criar um Plano de Negócios. Disponível em:

<http://info.endeavor.org.br/ebook-guia-pwc-plano-

negocios?&__hssc=&__hstc&hsCtaTracking=c2dd51d0-6f60-4cf4-bdc1-a8b3657d9070%7C26439f36-78f3-4f14-bd15-68f7342091db>. E compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0BySF-RrNZ6p-UHdLSHM3TVVYQ0k/view?usp=sharing>. E compartilhado em: <https://kroton-my.sharepoint.com/personal/danylo_armelin_anhanguera_com/_layouts/15/guest access.aspx?guestaccesstoken=zKyjN1CsHUjBSbeLHgn%2byV1QCae4Upgn2%

(7)

Empreendedorismo

2f57Jv4oww0%3d&docid=0677976a153524eb997d264b1e3cf795d>. Acesso em 25 out. 2014.

Bibliografia complementar

BERNARDI. Luiz Antônio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2010.

BARON, Robert A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar o plano de negócio solicitado no desafio, sorveteria, podendo utilizar como inspiração os links abaixo:

• <http://www.tudogostoso.com.br/categorias/1041-sorvetes/novidades.>. Acesso

em 25 out. 2014.

• <http://vejasp.abril.com.br/materia/novidades-sorvetes.>. Acesso em 25 out. 2014.

• <http://www.sorveteitalia.com/.>. Acesso em 25 out. 2014.

• <http://www.lospaleteros.com.br/. Acesso em 25 out. 2014.

<http://www.franquiasorveterialips.com.br/sorveterias/fondue-de-sorvete-opcao-atrativa-para-vender-no-inverno. >. Acesso em 25 out. 2014. • <http://www.chiquinho.com.br/blog/.>. Acesso em 25 out. 2014.

Vale lembrar:

Na entrevista inicial para a estruturação do plano de negócio o Sr. Socorro Silva informou que devido ao conhecimento e por já ter trabalhado na área por alguns anos gostaria de ter a sua própria sorveteria, com marca própria e produto diferenciado. No tempo em que esteve desempregado buscou uma série de novidades no mercado de sorvete, desde novos sabores até novos mercados. Apenas de muito animado está receoso em investir já que na cidade tem fortes concorrentes.

A equipe deverá elaborar as etapas do Plano de Negócio:

1 Conceito do Negócio. 1.1 Localização. 1.2 Declaração da Missão. 1.3 Declaração da Visão. 2 Análise Setorial. 3 Público-alvo. 4 Produto. 5 Concorrentes. 6 Análise de S.W.O.T.

(8)

Empreendedorismo Nota

Neste momento todas as informações colhidas nos passos anteriores devem ser utilizadas para que o máximo de informação esteja disponível no Plano de Negócio. Atentar sempre para a qualidade da informação utilizada.

Passo 4 (Individual ou Equipe)

Entregar ao professor da disciplina as etapas do Plano de Negócio solicitado no passo 3 em

Word (texto descrito em formato ABNT) e Power Pointer (Plano de Negócio). Nota

Para auxiliar na montagem e estruturação do Plano de Negócios a equipe poderá utilizar a planilha do SEBRAE – PR. Disponível em

<https://drive.google.com/file/d/0BySF-RrNZ6p-Nm9TTmlQbUF4ekE/view?usp=sharing>. E

<https://kroton-my.sharepoint.com/personal/danylo_armelin_anhanguera_com/_layouts/15/guestacc ess.aspx?guestaccesstoken=BON3VZF7Cm%2fKC39voQ2cxwVVvkmh09B3v%2f83v Ncx%2bXU%3d&docid=05ec42d6ca7db4400a892eef09a7612fd>. Acesso em: 25 out. 2014.

ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando o Plano de

Negócios em Prática.

Esta atividade é importante para que você que compreenda a importância do desenvolvimento de um plano de negócio eficiente e estruturado, já que constituiu peça chave para a busca de investimentos.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos

Passo 1 (Equipe)

Elaborar as seguintes etapas do Plano de Negócio solicitado no desafio:

1 Plano de Marketing. 1.1 Produto. 1.2 Preço. 1.3 Praça. 1.4 Promoção. 1.5 Estratégia de Vendas. 2 Plano Operacional. 2.1 Análise de Instalações. 2.2 Análise de Equipamentos.

(9)

Empreendedorismo 2.3 Funcionários. 2.4 Processo de Produção. 3 Estrutura da Empresa. 3.1 Estrutura Organizacional. 3.2 Assessorias. 4 Plano Financeiro. 4.1 Balanço Patrimonial. 4.2 Demonstrativos de Resultados. 4.3 Fluxo de Caixa.

Sites sugeridos para pesquisa

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. Como elaborar

um plano de Marketing Disponível em:

<http://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Cartilha-Manual-ou-Livro/Como-Elaborar-um-Plano-de-Marketing>. E compartilhado em <https://drive.google.com/file/d/0BySF-RrNZ6p-enE5X2dvWDQwcGs/view?usp=sharing>. E <https://kroton-my.sharepoint.com/personal/danylo_armelin_anhanguera_com/_layouts/15/guestacc ess.aspx?guestaccesstoken=qRSO%2bbGR8FuE46LP12GwsGp%2fuDiOOyDYbxM %2bp3dceLY%3d&docid=0dc41817c967240a09edc66a00e214793>. Acesso em: 25 out. 2014.

Nota

Quanto ao Plano Financeiro deverá ser apresentada uma projeção de vendas, fruto da pesquisa realizada pelo grupo.

Sites sugeridos para pesquisa

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: <http://www.negociocerto.sebrae.com.br/>. Acesso em: 25 out. 2014.

• ENDEAVOR. Disponível em: <www.endeavor.org.br/>. Acesso em: 25 out. 2014. • Empreendedorismo – José Dornelas

<http://www.josedornelas.com.br/plano-de-negocios/>. Acesso em: 25 out. 2014.

Nota

Como ferramenta de consulta o grupo poderá utilizar o site do SEBRAE <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/solucoes_online>. Acesso em: 25 out. 2014.

Passo 2 (Individual)

Pesquisar sobre as possíveis formas de financiamento do empreendimento. Como base ler o capítulo do PLT que trata sobre o assunto Colocando o Plano de Negócios em Prática.

(10)

Empreendedorismo

Bibliografia básica

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2012. PLT 687. Capítulo 07

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2001. Disponível em

<http://books.google.com.br/books?id=oKlayz7rBVIC&pg=PA1&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 24 out. 2014.

Passo 3 (Equipe)

Preencher a tabela abaixo com a apresentação das possíveis propostas de financiamento analisando qual a melhor estratégia a ser tomada pelo Sr. Socorro Silva dentre as apresentadas.

Vale lembrar:

Apesar de muito animado está receoso em investir já que na cidade tem fortes concorrentes, além de não ter a certeza de que empreender seja a melhor aplicação do capital recebido.

1 Investir todo o capital próprio recebido como herança.

2 Investir parte do capital próprio e buscar empréstimos bancários.

3 Buscar parceria investidores.

Tabela 1 – Propostas de Financiamento

Fonte: Criação do autor, 2014.

Passo 4 (Equipe)

Entregar ao professor da disciplina todos os passos solicitados nesta etapa na data definida por ele. Agente Financiador Valor de Financiamento Condição de Pagamento Prazo para pagamento Fatores a serem considerados

(11)

Empreendedorismo

ETAPA 4 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: Buscando Assessoria para o Negócio

Esta atividade é importante para que você compreenda e conheça quais os órgãos e instituições que possam auxiliar o empreendedor na gestão de seu negócio, possibilitando que supere as primeiras dificuldades e fragilidades dos anos inicias.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos

Passo 1 (Individual)

Pesquisar sobre as possíveis formas de financiamento do empreendimento. Como base ler o capítulo do PLT que trata sobre o assunto Buscando Assessoria para o Negócio.

Bibliografia básica

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2012. PLT 687. Capítulo 08.

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2001. Disponível em

<http://books.google.com.br/books?id=oKlayz7rBVIC&pg=PA1&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 24 out. 2014.

Passo 2 (Equipe)

Realizar o levantamento de instituições na localidade de sua instituição que poderão ajudar o empreendedor nesta fase inicial. O grupo deverá visitar a instituição para realizar o levantamento quanto ao apoio oferecido, materiais disponíveis e verificação de possíveis custos de assessoria.

Passo 3 (Equipe)

Baixar o software do Sebrae – MG sobre Plano de Negócios disponível no site abaixo e fazer a montagem do Plano de Negócio no software.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas. Plano de

negócio 3.0. Disponível em:

<http://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/software/soft ware-plano-de-negocio-30>. Acesso em: 25 out. 2014.

Passo 4 (Equipe)

Apresentar para o professor da disciplina todas as etapas sendo:

4 Apresentação em Power Pointer.

(12)

Empreendedorismo

6 Plano de Negócio obtido no software do Sebrae.

Nota:

Apresentar seu plano de negócios no Santander Empreendedorismo.

<http://www.santanderempreendedor.com.br/?gclid=CJbHz5yV2cECFaZj7AodnRcAA A>. Acesso em: 25 out. 2014.

Seminário de Conclusão

Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos por meio da ATPS, o Seminário Final pretende proporcionar aos estudantes a socialização das variações de resultados, bem como o debate a respeito das dificuldades e soluções encontradas para a finalização do desafio.

Cada equipe deverá realizar uma apresentação de vinte minutos, contendo até vinte

slides.

Esta apresentação deverá contemplar a seguinte estrutura: Introdução: base teórica utilizada para solução do desafio.

Desenvolvimento: a partir da apresentação parcial elaborada na etapa 2, descrever as soluções encontradas para a resolução final do desafio.

Conclusão: explicar como as soluções encontradas para a resolução final do desafio, poderão contribuir efetivamente em sua vida profissional.

A apresentação do Seminário Final de cada curso deverá ocorrer em sua unidade, em local e data a serem definidos pelo professor da disciplina e o coordenador de curso.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padrão (exceto para produções finais não textuais):

em papel branco, formato A4;

com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

espaçamento de 1,5 entre linhas;

se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

com capa, contendo:

(13)

Empreendedorismo

nome e RA de cada participante; título da atividade;

nome do professor da disciplina;

cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

Para consulta completa das normas ABNT, acessar a Normalização de Trabalhos

Acadêmicos Anhanguera. Disponível em:

<http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza____o_de_trabalhos_acad__m>. Acesso em:

22 ago. 2014.

Vale lembrar: constitui plágio a apropriação de ideias alheias sem a indicação do autor e da

fonte de onde foi retirada a informação referenciada. Para saber mais, assista ao vídeo de orientação sobre plágio.

Referências

Documentos relacionados

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

O projeto de reestruturação é ainda mais amplo e inclui a mudança de sede da companhia para os Estados Unidos, a rescisão do acordo de acionistas e uma oferta de ações para

Caso seja necessário um assento para bebê ou dispositivo de segurança para crianças, não serão.. aceitos os

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos