• Nenhum resultado encontrado

Contribuição ao conhecimento da Flora do Aripuanã (Mato Grosso). I. Fanerógamas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contribuição ao conhecimento da Flora do Aripuanã (Mato Grosso). I. Fanerógamas"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Contribuição ao conhecimento da Flora do Aripuanâ (Mato Grosso)

I. Fanerógamas

Pedro L. Lisboa (*) Ghillean T. Prance (**) Regina L. Lisboa (*) R e s u m o

Os autores apresentam uma relação de espécies coletadas na região de Aripuanã (Mato G r o s s o ) , cuj a finalidade é tão somente contribuir para o c o -nhecimento da flora local. Foram incluídas n o tra-balho somente as plantas em p r o c e s s o de floração e/ou frutificação durante o período de coleta.

INTRODUÇÃO A p a r t e sul da f l o r e s t a a m a z ô n i c a localizada no Estado de M a t o G r o s s o a p r e s e n t a o m e s -mo a s p e c t o h o m o g ê n e o de o u t r a s r e g i õ e s da A m a z ô n i a , c o m o c o r r ê n c i a s d e f l o r e s t a t r o p i -cal de t e r r a f i r m e e f l o r e s t a d e v á r z e a predo-m i n a n t e s . S e g u n d o a t e r predo-m i n o l o g i a de Pires ( 1 9 7 3 ) , e s t a região é t a m b é m rica e m igapós f o r m a d o s p e l a s á r e a s b a i x a s , p r ó x i m a s do l e i t o dos rios, e q u e s o f r e m a l a g a ç õ e s p e r i ó d i c a s . D u r a n t e o a b a i x a m e n t o do nível d e s s a s á g u a s , a p a r e c e m e x t e n s a s praias de a r e i a b r a n c a . Em 1974, o Projeto R a d a m ( B r a s i l . D . N . P . M . , 1974) p r o c e d e u a i n v e n t á r i o s f l o r e s t a i s na re-gião de A r i p u a n ã , c o m a f i n a l i d a d e d e avaliar o p o t e n c i a l m a d e i r e i r o da r e g i ã o e s u a possí-vel a p l i c a ç ã o . N e s s e e s t u d o f o r a m consideradas s o m e n t e a s á r v o r e s de i n t e r e s s e c o m e r -cial por q u a l i d a d e e v o l u m e d e m a d e i r a . Fo-r a m e x c l u í d o s , a s s i m , não só os indivíduos de p o r t e inferior ao r e c o m e n d á v e l para explota-ção b e m c o m o as e p í f i t a s e t r e p a d e i r a s su-p e r i o r e s e t a m b é m a f l o r a c r i su-p t o g â m i c a . A f l o r a e p i f í t i c a é b a s t a n t e d i v e r s i f i c a d a naquela r e g i ã o , s o b r e t u d o a b r i o f l o r a s i t u a d a na v e g e t a ç ã o a d j a c e n t e ao S a l t o d e D a r d a n e -los ( v e r f o t o 1 ) , o n d e a u m i d a d e proporcionada por e s t a c a c h o e i r a f a v o r e c e o a p a r e c i m e n -to d e u m a f l o r a b r i o f í t i c a e x u b e r a n t e e va-r i a d a .

Este t r a b a l h o v i s a a contribuir para o co-n h e c i m e co-n t o da f l o r a do A r i p u a co-n ã co-no s e u t o d o , ou s e j a , incluindo plantas d e d i f e r e n t e s hábi-t o s e " h a b i hábi-t a hábi-t s " . O m e s m o s e r á c o m p o s hábi-t o d e duas e t a p a s : n e s t a , a p r i m e i r a , e s t ã o re-lacionadas a s e s p é c i e s p e r t e n c e n t e s ao grupo das G y m n o s p e r m a s e A n g i o s p e r m a s . N u m s e g u n d o t r a b a l h o , t r a t a r e m o s da f l o r a briofíti-c a , s e n d o isto n e briofíti-c e s s á r i o e m d e briofíti-c o r r ê n briofíti-c i a da a m p l i t u d e d e s s e grupo na r e g i ã o do A r i p u a n ã .

Graf. I — Freqüência de espécies em floração e / o u frutificação p o r família, coletadas n o Município de Aripuanã ( M T ) .

( * ) — Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, M a n a u s . ( * * ) — N e w York Botanical G a r d e n .

(2)

Foto 1 — Vista parcial d o Salto de Dardanelos (130m de queda). MATERIAL E MÉTODOS A r e g i ã o o e s t e d a A m a z ô n i a M a t o g r o s s e n -se é c o r t a d a pelos rios A r i p u a n ã e J u r u e n a . O M u n i c í p i o de A r i p u a n ã situa-se e n t r e a s coor-d e n a coor-d a s 7°19'45" - 1 2 ° 2 2 ' 3 0 " coor-de l a t i t u coor-d e Sul e, 5 5 ° 5 4 ' 1 5 " - 6 1 ° 3 1 ' 1 5 " de l o n g i t u d e O e s t e , a u m a a l t i t u d e q u e v a r i a d e 2 0 0 a 3 0 0 m ( B r a s i l . M . P . C . G . , Projeto A r i p u a n ã , 1 9 7 3 ) . O c l i m a é t r o p i c a l de a l t i t u d e e o r e g i m e p l u v i o m é t r i c o c o m p r e e n d e o p e r í o d o d e outu-bro a a b r i l , s e n d o m a i s intenso de j a n e i r o a m a r ç o . N o m u n i c í p i o , m a i s p r e c i s a m e n t e na locali-dade de D a r d a n e l o s , situa-se a e s t a ç ã o Hum¬ boldt, cuja f i n a l i d a d e é p r o c e d e r ao d e s e n v o l v i m e n t o i n t e g r a d o do m u n i c í p i o ; é c o n s i d e r a da, no m o m e n t o , c o m o posto de c o l e t a de m a -t e r i a l para p e s q u i s a s ( v e r f i g . 1 ) . O m a t e r i a l aqui a p r e s e n t a d o é r e l a t i v o a dois p e r í o d o s de c o l e t a s . O p r i m e i r o , reali-zado d u r a n t e o m ê s de outubro de 1973 e o ou-t r o d u r a n ou-t e p a r ou-t e s dos m e s e s de s e ou-t e m b r o e

outubro de 1 9 7 5 . A c o l e t a c o n s i s t i u s o m e n -t e de p l a n -t a s e m p r o c e s s o de f l o r a ç ã o e / o u f r u t i f i c a ç ã o , o q u e dá u m a idéia sobre o pe-ríodo de r e p r o d u ç ã o d e s s a s p l a n t a s . A v e g e t a ç ã o do M u n i c í p i o de A r i p u a n ã a p r e s e n t a v a r i a ç õ e s e s t r u t u r a i s e de c o m p o s i -ção e m d e c o r r ê n c i a da v a r i a ç ã o d o s s e l o s da r e g i ã o . O r e l a t ó r i o do Projeto R a d a m (Bra-s i l . D . N . P . M . , 1 9 7 4 ) c o n (Bra-s i d e r a doi(Bra-s (Bra-s i (Bra-s t e m a (Bra-s f l o r e s t a i s na região : u m ocupando a platafor-m a a r e n í t i c a de D a r d a n e l o s e outro que cobre

a s u p e r f í c i e plana do e m b a s a m e n t o granito-- g n a i s s e .

O s locais e x p l o r a d o s n e s t e e s t u d o f o r a m os s e g u i n t e s : m a t a d e t e r r a f i r m e a d j a c e n t e

(3)

ao a e r o p o r t o , picada H u m b o l d t - V i l h e n a , a m b o s os locais c o m solo a r g i l o s o ; m a t a s d e igapós p a n t a n o s o s ao longo d a s m a r g e n s d o s rios A r i p u a n ã e J u r u e n a e m a t a s d e igapós arenosos na c a c h o e i r a d o s Patos e S a l t o d e D a r d a -n e l o s . A p ó s a d i s c u s s ã o e c o n c l u s õ e s , é a p r e -s e n t a d a a r e l a ç ã o d a -s e -s p é c i e -s c o l e t a d a -s , a c o m p a n h a d a s , s e m p r e q u e p o s s í v e l , do n o m e vulgar regional e do " h a b i t a t " . Todo o m a t e -rial aqui r e f e r i d o p o d e s e r e n c o n t r a d o no her-bário do I N P A . DISCUSSÃO E CONCLUSÕES D e n t r e o m a t e r i a l c o l e t a d o , as f a m í l i a s m e l h o r e s r e p r e s e n t a d a s s ã o , s e m d ú v i d a , M o -r a c e a e , C h -r y s o b a l a n a c e a e e L e g u m i n o s a e , seguindose o u t r a s c o m m e n o r n ú m e r o d e e s p é -c i e s . C o m o a -c o l e t a pro-cedeu-se aleatoria-m e n t e a t r a v é s dos " h a b i t a t s " , observa-se que há u m e q u i l í b r i o e n t r e f l o r a ç ã o e / o u f r u t i f i c a -ção da m a t a d e t e r r a f i r m e e m a t a s d e igapós d u r a n t e os p e r í o d o s de c o l e t a . A relação das e s p é c i e s indica q u e o p e r í o d o de s e t e m b r o a o u t u b r o p a r e c e s e r o e l e i t o para a f l o r a ç ã o e / o u f r u t i f i c a ç ã o d e M o r a c e a e e Chrysobalana-c e a e na r e g i ã o , e v i d e n t e m e n t e Chrysobalana-c o m e x Chrysobalana-c e ç õ e s . O b s e r v o u - s e , t a m b é m , q u e a l g u m a s plan-t a s plan-t í p i c a s da f l o r e s plan-t a a m a z ô n i c a , c o m o , por e x e m p l o , Hevea brasiliensis, a l g u m a s e s p é -c i e s de Parkia e Cedrela não e s t ã o -contidas na r e l a ç ã o , p o r é m outras r e p r e s e n t a n t e s d a s f a m í l i a s a q u e p e r t e n c e m e s t a s plantas e s t ã o

Fig. 1 — Localização geográfica da estação H u m b o l d t em A r i p u a n ã - M T (Mapa adaptado de Brasü. M . P . C . G., Projeto Aripuanã, 1973).

(4)

p r e s e n t e s . A s e s p é c i e s c i t a d a s a c i m a não e s t a v a m e m p r o c e s s o de r e p r o d u ç ã o , p o r é m suas p r e s e n ç a s na á r e a j á f o r a m a s s i n a l a d a s pelo Projeto R a d a m ( B r a s i l . D . N . P . M . , 1 9 7 4 ) . O g r á f i c o 1 é c o m p o s t o p e l a s f a m í l i a s m a i s b e m r e p r e s e n t a d a s na á r e a , cujas e s p é c i e s e s t a v a m c o m f l o r ou f r u t o . V a l e r e s s a l -tar q u e , d e n t r o de u m a á r e a d e c o l e t a , prati-c a m e n t e t o d a s as plantas f é r t e i s f o r a m prati- cole-t a d a s , d a í a c r e d i cole-t a r - s e que as p e r c e n cole-t a g e n s d e s s a s e s p é c i e s contidas no g r á f i c o 1 f o r n e -c e m u m a p e q u e n a indi-cação do que pode s e r a f e n o l o g i a l o c a l . A s f a m í l i a s m a i s b e m rep r e s e n t a d a s na á r e a e v i d e n t e m e n t e a rep r e s e n -t a m m a i o r p o s s i b i l i d a d e de c o n -t e r e s p é c i e s e m e s t a d o r e p r o d u t i v o .

RELAÇÃO DAS ESPÉCIES COLETADAS NO ARIPUANÃ ( M T )

Número de Herbário 53.211 53.155 52.977 53.064 53.143 53.203 53.134 53.081 53.180 41.896 53.209 53.066 41.983 41.834 41.926 53.150 53.026 53.037 53.228 53.110 53.031 53.202 53.103 53.218 52.984 52.983 53.029 52.973 53.196 53.043 N o m e vulgar Envireira Envira fofa Janaguba Titica Grão de galo Gravata Breu-de-leite Breu Breu-manga Breu peludo Breu almécega N o m e Científico ANACARDIACEAE Anacardium sp. ANONACEAE Anona sp.

Duguetia flagellaris Huber Duguetia spruceana R E . Fr. Guatteria discolor R E . Fr.

APOCYNACEAE

Bonafusia tetrastachya ( H B K ) Mgf. Himatanthus articulatus (Vahl) W o o d s .

ARACEAE

Anthurium gracile (Rudge) Engl. Philodendron riedelianum Schott

BIGNONIACEAE

Arrabidaea fanshawei Sandw.

Clytostoma binatum (Thumb.) Sandw. Cuspidaria laterifolia (Mart.) DC. Cydista aequinoctialis (L.) Miers Cydista lilacinea A. Gentry M e m o r a aff. patula Miers

Pleonotoma melioides ( S . M o o r e ) A. Gentry

BORRAGINACEAE Cordia n o d o s a Lam. Cordia silvestris Fresen

Heliotropium heliphillum Mart.

BROMELIACEAE

Araeococcus micranthus Brong. Aechmea angustifolia P. & E. Aechmea cf. huebneri Harms

Aechmea aff. mertensii (Meyer) Schult. Tillandsia bulbosa H o o k .

BURSERACEAE

Paraprotium amazonicum Cuatr. Protium plagiocarpium Benoist. Tetragastris altíssima (Aubl.) Swartz Tetragastris unifoliolata (Engl.) Cuatr. Tetragastris trifoliolata (Engl.) Cuatr.

CAPPARIDACEAE Capparis sp. Habitat Igapó Igapó Terra firme Terra firme Terra firme Igapó Terra firme Igapó Terra firme Terra firme Igapó Igapó Igapó Terra firme Igapó Igapó Terra firme Terra firme Igapó Terra firme Terra firme Terra firmo Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme

(5)

41.606 53.230 53.095 52.980 53.157 53.161 41.612 53.235 41.603 43.412 53.144 53.045 53.238 43.424 53.067 53.233 41.982 41.801 41.932 53.210 53.119 53.173 53.149 53.216 53.141 53.079 53.117 52.976 53.142 41.812 53.193 53.058 Caraipé Caripé b r a n c o Pa jur azinho Maravilha Cipó de f o g o Cipó de água Urucurana Muiraximbé. CARYOCARACEAE

Caryocar glabrum Aubl. Terra firmo Caryocar m i c r o c a r p u m Ducke Terra firme

CELASTRACEAE

Maytenus sp. Terra firme

CHRYSOBALANACEAE

Couepia paraensis (Mart. & Zuce.) Benth. subsp.

glaucescens (Spr. ex H o o k , f.) Prance Igapó Hirtella gracilipes ( H o o k , f.) Prance Igapó Hirtella hispidula Miq. Terra firme

Hirtella racemosa Lam. var. racemosa Térra firme

Licania blacfeii Prance Igapó Licania canescens R. Ben. Igapó Licania egleri Prance Igapó Licania gardneri ( H o o k , f.) Fritsch Igapó

Licania heteromorpha Benth. var. heteromorpha Igapó

Licania cf. indurata Pilger Igapó Licania kunthiana H o o k . f. Igapó Licania octandra (Hoffmgy. ex R. & S.) subsp.

pallida ( H o o k , f.) Prance Igapó Licania parviflora Benth. Igapó Licania parvifolia Hub. Terra firme

Licania polita Spruce ex H o o k . f. Igapó Licania sclerophylla (Mart, ex H o o k , f.) Fritsch. Igapó

Parinari excelsa Sabine Igapó

COMPOSITAE

Wulffia baccata O. Kuntze Capoeira

Vernonia sp. Igapó

CONVOLVULACEAE

Dicranostylis sp. Igapó

CYPERACEAE

Hypolytrum longifolium L. C. Rich. Igapó

DILLENIACEAE

Davilla kunthii St. Hil. Terra firme Doliocarpus brevipedicellatus Garcke Terra firme

Doliocarpus sagotianus Kubit. Igapó ELAEOCARPACEAE

Sloanea sp. Terra firme

E R Y T H R O X Y L A C E A E

Erythroxylum albertianum Kuhlm. & W. Rodr. Terra firme

Erythroxylum sp. Igapó

EUPHORBIACEAE

Actinostemon schomburgkii (Kl.) Hoch. Terra firme

FLACOURTIACEAE

Casearia javitensis H B K Terra firme

Lindackeria sp. Capoeira

GESNERIACEAE

Drymonia coccínea (Aubl.) Wiehler Terra firme

GNETACEAE Gnetum sp. Igapó 53.019 41.831 53.192 Piquiarana Piquiarana d o igapó

(6)

GUTTIFERAE

53.071 Caraipa excelsa Ducke

53.057 Clusia weddeliana PI. & Tr.

53.237 Lorostemon sp.

53.062 Rheedia sp.

HUMIRIACEAE

41.520 Saccoglottis acaulis (Smith) Schltz.

LACISTEMACEAE

53.159 Pimenta de nambú Lacistema aggregatum (Berg) Rusby

LAURACEAE

53.108 Louro aritú Licaria á%(. áurea (Hub.) Kosterm.

53.018 Louro Ocotea cujumari Mart.

53.132 Louro Ocotea opifera Meissn.

LECYTHIDACEAE

53.096 Castanha-do-pará Beríholletia excelsa H B .

41.799 Cariniana domestica (Mart.) Miers

53.030 Tauari Couratari macrosperma A. C. Smith

53.145 Castanharana Eschweilera fracta Kunth

LEGUMINOSAE MIMOSOIDEAE

53.198 R a b o de camaleão Acacia paniculata Willd.

53.205 Ingá cipó Inga edulis Mart.

53.063 Ingá cipó Inga ingoides (Rich.) Willd.

53.028 Ingá de m a c a c o Pithecolobium inaequale Bth.

53.243 Faveira Pithecolobium pedicellare Bth.

53.156 Pithecolobium sanguineum Bth. 53.183 41.558 41.992 52.968 53.177 52.966 41.712 53.040 41.717 52.981 53.231 41.808 41.611 53.115 53.098 41.955 41.704 53.123 53.229 53.146 43.319 Sucupira preta Sacupembinha Jatobá Arapari Pau-santo Cumaru Tento preto Mututi Anabi, Pau de c o b r a Pau de rosas LEGUMINOSAE CAESALPINIOIDEAE Cassia adiantifolia Bth. var. pteridophylla

(Sandw.) Ducke Cassia fastuosa Willd. Cassia lucens V o g . Dialium sp.

Hymenaea courbaril L.

Macrolobium acaciifolium (Benth.) Benth. Macrolobium angustifolium (Benth.) Cowan

Swartzia bracteosa Ducke Swartzia recurva Poeppig. Zollernia paraensis Huber

LEGUMINOSAE PAPILIONOIDEAE Dalbergia ecastophyllum (L.) Taub. Dipteryx odorata (Aubl.) Wilid. Ormosia paraensis Ducke Pterocarpus amazonicus Hub.

LOGANIACEAE Potalia amara Aubl. Strychnos erichsonii Rich.

Strychnos guianensis (Aubl.) Mart. Strychnos peckii B. L. Robinson

LYTHRACEAE Cuphea sp.

Physocalymma scaberrimum Pohl

MALPIGHIACEAE

Heteropterys macrostachya Adr. Juss.

Terra firme Igapó Terra firme Terra firme Terra firme Igapó Igapó Igapó Terra firme Igapó Terra firme Igapó Igapó Igapó Igapó Igapó Igapó Igapó Terra firme Igapó Capoeira Igapó Igapó Terra firme Igapó Igapó Igapó Igapó Terra firme Igapó Terra firme Terra firme Igapó Igapó Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme

(7)

MALVACEAE

53 .105 Hibiscus äff. dimidiatus Schrank Igapó

MARCGRAVIACEAE

53 .224 R a b o de arara Marcgravia parviflora Rieh. Igapó

53 .056 R a b o de arara Souroubea guianensis Aubl. Igapó

MELASTOMATACEAE

41. .879 Aciotis indecora " ( D O Triana var. macrophylla Cogn. Terra firme

41 .824 Miconia affins DC. Capoeira

41. 811 Miconia chrysoptaylla (Rieh.) Urb. Capoeira

41 .987 Buxixú Miconia ibaguensis (Bonpl.) Triana Igapó

41 .548 Miconia nervosa ( S w . ) Triana Terra firme

41. .775 Fruto de jacu Miconia prasina ( S w . ) DC. Terra firme

43 .372 Miconia punctata (Ders.) Don. Terra firme

43.380 Miconia cf. regeln Cogn. Terra firme

41 .593 Miconia tiliifolia Naud. Igapó

53 .191 Mouriri sagotiana Triana Terra firme

41 .729 Buxixú de formiga T o c o c a egensis Naud. Igapó

53 .195 Buxixú de formiga T o c o c a guianensis Aubl. Igapó

53 .070 Buxixú de formiga T o c o c a longisepala Cogn. Igapó

MELIACEAE

53. .072 Trichilia braehystaehya Kl. Igapó

53. .213 Trichilia sp. Igapó

MENISPERMACEAE

41 .985 Cipó abuta Abuta grisebachii Tr. & Planch Igapó

41 .681 Cipó quina Anomospermum bolivianum Krukoff & Moldenke Terra firme

43 .288 Orthomene schomburgkii (Miers) Barneby & Krukoff Igapó

MONIMIACEAE

53 .131 Siparuna guianensis Aubl. Terra firme

MORACEAE

41 .330 Tatajuba Bagassa guianensis Aubl. Terra firme

41. 826 Batocarpus amazonicus (Ducke) Fosberg Terra firme

41. 782 Brosimum guianensis (Aubl.) Huber Terra firme

41. 775 Brosimum lactescens ( S . M o o r e ) C . C . Berg Terra firme

43. .335 Pau rainha B r o s i m u m rubescens Taub. Igapó

41. 731 B r o s i m u m utile ( H B K ) Pittiei subsp. ovatifolium Igapó

43 .336 Castilla ulei Warb. Terra firme

43 .301 Cecropia c o n c o l o r Wild. Capoeira

41 .828 Cecropia fieifolia Snethl. Capoeira

43. 323 Cecropia riparia Snethl. Igapó

41 .757 Coussapoa araneosa Standl. Terra firme

41 .711 Coussapoa trinervia Spr. ex Mildbr. Igapó

41. .877 Dorstenia asaroides Gard. Terra firme

42 .033 Gameleira roxa Ficus frondosa Standl. Terra firme

41. .989 Ficus gomelleira Kunth & Bouche Igapó

41 .980 Ficus mathewsii (Miq.) Miq. Igapó

41. .745 Ficus nymphaeifolia P. Mili. Terra firme

41. .695 Apui Ficus paraensis (Miq.) Miq. Terra firme

41 .779 Apui Ficus pertusa L. f. Terra firme

41. 702 Apui Ficus trigona L. f. Terra firme

53. 027 Helianthostylis sprucei Baill. Terra firme

41. 917 Helicostylis. elegans (Macbr.) C. C. Berg Terra firme

53.036 Inharé Helicostylis pedunculata R. Ben. Terra firme

43. .300 Inharé Helicostylis tomentosa (P. & E.) Rusby Terra firme

(8)

Número de

Herbário N o m e vulgar

Maquirs gulanensis Aubl. Terra firme

41.820 Nauclecpsis caloneura (Huber) Ducke Capoeira 41.546 Naucleopsis glabra Spr. ex Baillon Terra firme

Naucleopsis macrophylla Miq. Terra firme

Naucleopsis stipularis Ducke I g a p ó Naucleopsis ternstroemiiflora (Mildbr.) C. C. Berg Terra firme

Perebea mollis (P. & E.) Huber subsp. mollis Capoeira Pourouma acuminata Mart. Terra firme Pourouma guianensis Aubl. Terra firme Pourouma minor R. Benoist Terra firme Pseudolmedia laevigata Tree. Terra firme Pseudolmedia laevis ( R . & P.) Macbr. Terra firme Pseudolmedia macrophylla Tree. Terra firme

Pseudolmedia murure Standi. Igapó 43.350 Pseudolmedia rígida (Kl. & Kers.) C. C. Berg

subsp rígida Igapó Sorocea guilleminiana Gaud. Terra firme

Sorocea muriculata Miq. Terra firme 41.913 41.837 43.291 43.365 41.827 43.362 41.555 41.509 41.915 41.680 41.678 43.348 41.829 41.819 MUSACEAE

Heliconia sp. Terra firme

MYRISTICACEAE

Campsoneura ulei Warb. Terra firme

Iryanthera juruensis W a r b . Igapó Iryanthera lacvis Mkgf. Terra firme

Iryanthera paraensis Hub. Igapó Iryanthera ulei Warb. Terra firme

Virola calophylla Warb. Terra firme Virola clongata (Benth.) Warb. Terra firme Virola pavonis ( A . D C . ) A . C . Smitn Terra firme

MYRSINACEAE

C o n o m o r p h a sp. Igapó MYRTACEAE

Eugenia biflora D C . Igapó ^ Eugenia coarensis D C . Igapó 53.163 Ubaia Eugenia aff. subterminalis D C . Igapó

Myrcia fallax (Rich.) D C . Terra firme NYCTAGINACEAE

Neea aff. mollis Spruce Terra firme Neea aff. ovalifolia Spruce Terra firme

CCHNACEAE

Ouratea aff. chrysopetala Ule Terra firme

Ouratea paraensis Huber Igapó Erva de S. Martinho Sauvagesia erecta Linn. Igapó

OLACACEAE

Muiragiboia preta Aptandra spruceana Miers Terra firme ORCHIDACEAE

Brassavola martiana Lindl. Igapó Encyclia vespa (Vell.) Dress. Igapó Zygosepalum labiosum (L. C. Rich.) Garay Várzea

PALMAE

53.124 Espinheiro preto Astrocaryum munbaca Mart. Terra firme 53.128 Açaí c h u m b o Euterpe aff. controversa Barb. Rodr. Terra firme 53.129 Açaí da mata Euterpe precatória Mart. Terra firme 53.099 Bacabinha Oenocarpus minor Mart. Terra firme 41.919 41.524 41.840 43.371 43.351 41.547 41.832 41.900 41.848 53.069 53.154 Murta 53.165 Pedra ume-caá 53.136 Murta grande 53.039 52.974 52.972 53.118 53.167 53.112 53.086 52.964 53.189

(9)

Saca rolha Pente de m a c a c o Viuvinha AGRADECIMENTOS A o s b o t â n i c o s e s p e c i a l i s t a s q u e nos ajuda-r a m na i d e n t i f i c a ç ã o do m a t e ajuda-r i a l c o l e t a d o : D r s . A . G e n t r y , C . C . B e r g , M u r ç a P i r e s , P. I. Braga, T . K o y a m a , W . R o d r i g u e s . A o s a u -x i l i a r e s José R a m o s , O s m a r i n o M o n t e i r o , Dio-nísio C o e l h o e G e r a l d o M o t a , q u e nos ajuda-r a m na c o l e t a e i d e n t i f i c a ç ã o d a s p l a n t a s .

SUMMARY

A list of species f r o m Aripuanã ( M T ) flora is given b y the authors. The material listed is only of the fertile plants collected belonging to the groups o f Gymnospermae and Angiospermae. They were collected during the months October ( 1 9 7 3 )

and September and October ( 1 9 7 5 ) . The families with most number of species in flower o r fruit in September ond October were Moraceae, Legumino-sae and Chrysobalanaceae.

BIBLIOGRAFIA CITADA

BRASIL. D . N . P . M . , PROJETO RADAM

1974 — Estudos e levantamentos de recursos naturais. Area Programa Aripuanã. Re-latório final.

BRASIL. M.P.C.G., PROJETO ARIPUANÃ

1973 — Projeto Aripuanã — Instituto de Plane-jamento E c o n ô m i c o e Social ( I P E A ) , 9 6 p., 6 Mapas.

PIRES, J . M .

1973 — Tipos de vegetação da Amazônia. Mus. Par. Emílio Goeldi. Publicações avul-sas, 2 0 : 1 7 9 - 2 0 2 . 4 3 . 4 2 5 5 3 . 2 0 1 5 3 . 2 4 2 5 3 . 2 3 6 5 3 . 1 7 9 5 3 . 2 2 3 5 3 . 0 9 3 5 3 . 0 3 8 5 2 . 9 6 3 5 2 . 9 7 1 5 3 . 0 5 5 5 3 . 0 5 9 5 3 . 0 9 4 5 3 . 2 2 7 5 3 . 2 4 0 5 3 . 0 6 8 5 3 . 1 8 2 5 3 . 0 7 8 Terra firme Igapó Igapó Igapó Terra firme Igapó Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Igapó Igapó Terra firme Igapó Igapó PIPERACEAE Peperomia sp. POLYGONACEAE C o c c o l o b a racemulosa Meiss. PROTEACEAE

Panopsis rubescens ( P o h l ) Pittier Roupala obtusata Klotzch

QUIINACEAE

Quima paraensis Pires & Fróes Niloa oppositifolia (Pires) Pires

RUTACEAE Zanthoxylüm sp.

S API NDACE AE Cupania hirsuta Radlk.

Matayba purgans (P. & E.) Radlk. SAPOTACEAE

Pouteria aff. gutta (Ducke) Baehni STERCULIACEAE

Helicteris aff. guazumiifolia HBK. STYRACACEAE

Styrax guianensis A. D C . TILIACEAE

Apeiba tibourbou Aubl. UMBELIFERAE

Eryngium aff. ebracteatum Lam. VITACEAE

Cissus aff. gongylodes Burch. ex Bak. VERBENACEAE

Petraea bracteata S t a n d ! ZINGIBERACEAE Costus scaber R. & P.

Referências

Documentos relacionados

No que tange à história da alfabetização de jovens e adultos no Brasil, Nóvoa (1995) esclarece que após a chegada dos padres jesuítas, em 1549, fase

Potencial de empobrecimento da camada do ozono: Não disponível. Potencial de criação fotoquímica de ozono: Não disponível. Potencial de contribuição para o aquecimento global:

Você está sendo convidado para participar de uma pesquisa que será realizada na sua escola por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus

Figura 1 - Valores de EC 50 obtidos paras seis amostras e respectivos factores de conversão: Própolis BO (Própolis de Bornes); Própolis FU (Própolis do Fundão - x10); Pólen

A tabela 5.4 apresenta o resumo dos resultados referente aos resultados obtidos do diâmetro, energia de banda proibida e comprimentos de onda relativos ao éxciton dos

Since we aimed to evaluate the protein quality and nutritional benefits of biofortified foods, we used the following staple food crops from Brazilian Biofortification Program:

Fundação Universidade Federal de São Carlos Rodovia Washington Luís, km 235 – Monjolinho São Carlos - SP DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 3º Trimestre São Carlos 2018...

A Comissão recomenda ao Estado parte que leve a cabo umarevisão transversal completa da sua legislação e das suas polí cas a fim de as harmonizar com o ar go 1.º da Convenção