• Nenhum resultado encontrado

Grupet - grupo de estudo em animais de companhia: a capacitação através da extensão/Grupet - study group on companion animals: training through extension

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Grupet - grupo de estudo em animais de companhia: a capacitação através da extensão/Grupet - study group on companion animals: training through extension"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.85109-85116, nov. 2020. ISSN 2525-8761

Grupet - grupo de estudo em animais de companhia: a capacitação através da

extensão

Grupet - study group on companion animals: training through extension

DOI:10.34117/bjdv6n11-069

Recebimento dos originais:08/10/2020 Aceitação para publicação:05/11/2020

Claudijane de Carvalho Matos Discente do curso de Medicina Veterinária Instituição: Universidade Federal de Alagoas

Endereço: Fazenda São Luiz, s/n, zona rural, Viçosa, Alagoas, 57.700-000 E-mail: claudijanematos@gmail.com

Kelmanny Crislen Ferreira Sousa Discente do curso de Medicina Veterinária Instituição: Universidade Federal de Alagoas

Endereço: Fazenda São Luiz, s/n, zona rural, Viçosa, Alagoas, 57.700-000 E-mail: kelmanny.crislen@hotmail.com

Leilia Andrea Santos da Silva Discente do curso de Medicina Veterinária Instituição: Universidade Federal de Alagoas

Endereço: Fazenda São Luiz, s/n, zona rural, Viçosa, Alagoas, 57.700-000 E-mail: andrealeilia@hotmail.com

Rhillary Rhechelly Rhamonny Ferreira Silva Discente do curso de Medicina Veterinária Instituição: Universidade Federal de Alagoas

Endereço: Fazenda São Luiz, s/n, zona rural, Viçosa, Alagoas, 57.700-000 E-mail: rhyrechelly@hotmail.com

Arnaldo Cesar de Oliveira Gomes Junior Discente do curso de Medicina Veterinária Instituição: Universidade Federal de Alagoas

Endereço: Fazenda São Luiz, s/n, zona rural, Viçosa, Alagoas, 57.700-000 E-mail: juniorecleciane@hotmail.com

Areane Silva Brito

Formação acadêmica mais alta: Discente do curso de Medicina Veterinária Instituição: Universidade Federal de Alagoas

Endereço: Fazenda São Luiz, s/n, zona rural, Viçosa, Alagoas, 57.700-000 E-mail: areanebrito2012@hotmail.com

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.85109-85116, nov. 2020. ISSN 2525-8761 Diogo Alexandre Tenório Mata

Formação acadêmica mais alta: Discente do curso de Medicina Veterinária Instituição: Universidade Federal de Alagoas

Endereço: Fazenda São Luiz, s/n, zona rural, Viçosa, Alagoas, 57.700-000 E-mail: diogo.alexandret@hotmail.com

Marcia Kikuyo Notomi

Formação acadêmica mais alta: Doutora em Clinica Médica, professora associada do curso de medicina veterinária

Instituição: Universidade Federal de Alagoas

Endereço: Fazenda São Luiz, s/n, zona rural, Viçosa, Alagoas, 57.700-000 E-mail: marcia.notomi@vicosa.ufal.br

RESUMO

O Grupet é um grupo de estudo, coordenado por docentes e desenvolvido por discentes voluntários do curso de medicina veterinária. O grupo realiza palestras, cursos, ações de atendimento médico laboratorial e de orientação sobre criação de animais junto à comunidade, e de forma contínua no hospital veterinário, principalmente de animais errantes ou em situação de vulnerabilidade. Os alunos participantes atuam como multiplicadores de conhecimento, organizando e ministrando palestras, além de participar na consulta médica, realização de exames laboratoriais, procedimento cirúrgico e tratamento de animais enfermos da comunidade carente e de animais errantes, consolidando o conhecimento teórico adquirido e promovendo a extensão universitária. O projeto proporciona a interdisciplinaridade, capacitação teórica e prática dos alunos; difusão de conhecimento sobre animais de companhia à discentes, profissionais e à comunidade, visando promover a saúde e bem estar animal em benefício da população, como também, a formação técnica e a experiencia social dos alunos de medicina veterinária.

Palavras-chaves: universidade, medicina veteinária, formação, interdisciplinaridade, bem estar animal.

ABSTRACT

The Grupet is a study group, coordinated by teachers and developed by volunteer students of veterinary medicine. The group conducts lectures, courses, actions of laboratory medical care and guidance on animal husbandry with the community, and continuously at the veterinary hospital, especially of stray or vulnerable animals. The participating students act as knowledge multipliers, organizing and giving lectures, besides participating in the medical consultation, performing laboratory tests, surgical procedure and treatment of sick animals from the needy community and stray animals, consolidating the theoretical knowledge acquired and promoting university extension. The project provides the interdisciplinary, theoretical and practical training of students; dissemination of knowledge about companion animals to students, professionals and the community, aiming to promote animal health and welfare in benefit of the population, as well as technical training and social experience of students of veterinary medicine.

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.85109-85116, nov. 2020. ISSN 2525-8761 1 INTRODUÇÃO

O Brasil apresenta um elevado número de animais errantes e semi domiciliados, uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, estimou que no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães, sendo esses animais importantes responsáveis pelo aumento da população animal, transmissão de doença e risco de mordidas em humanos e outros animais (OMS, 2014 apud MAPAA, 2016).

A importância de ação direcionadas a educação da população quanto aos cuidados exigidos de um animal de estimação, controle de natalidade, sobre as doenças transmitidas por animais e como preveni-las é ressaltada pela Portaria 2488 de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica para o SUS, e inclui os médicos veterinários no NASF - Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), institucionalizadas pelo Ministério da Saúde (Ministério da Saúde, 2015).

A Universidade Federal de Alagoas, enquanto instituição federal, encontra-se diante de um desafio particular: exercer plenamente sua importância estadual e definir sua missão social, exprimindo-se como agente de desenvolvimento. Dentre os diversos objetivos, destacam-se: considerar e atuar sobre as particularidades, valores e problemáticas locais e possibilitar o estabelecimento de relações da comunidade acadêmica com a sociedade, através de ações de extensão, além de contribuir, sem substituir o papel do poder público, com a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. O aluno deve encontrar em seu ambiente universitário um terreno fértil para desenvolver e aprimorar valores relacionados a sua vida profissional e pessoal, como também condições para o desenvolvimento da consciência crítica e reconhecimento do seu papel enquanto cidadão para a formação de um profissional comprometido com a sociedade em que está inserido (BACKES et al, 2002).

Os princípios da integração ensino-pesquisa, teoria e prática que embasam a concepção de extensão como função acadêmica da universidade revelam um novo pensar e fazer, que se consubstancia em uma postura de organização e intervenção na realidade, em que a comunidade deixa de ser passiva no recebimento das informações/conhecimentos transmitidos pela universidade e passa a ser, participativa, crítica e construtora dos possíveis modos de organização e cidadania (JEZINE, 2004).

Diante dessa realidade, os cursos de medicina veterinária devem preparar e possibilitar a atuação prática dos alunos, permitindo a integração do seu conhecimento teórico e prático na medicina

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.85109-85116, nov. 2020. ISSN 2525-8761 preventiva e saúde pública, sedimentando seu conhecimento e incrementando a experiência da relação humana, como profissionais médicos veterinários, em benefício da população.

Formado a 9 anos, o Grupo de estudos em animais de companhia, o GRUPET, coordenado pela docente responsável das disciplinas de patologia clínica e clínica medica de pequenos animais, do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Em 2016, o Grupet era formado por 2 professores e 15 alunos voluntários do curso de medicina veterinária, com o objetivo de promover a saúde animal, através da capacitação teórica e prática dos alunos de medicina veterinária para atuar como multiplicadores de conhecimentos à outros discentes e profissionais da área de medicina veterinária, como também promover assistência médico veterinária gratuita de cães e gatos da comunidade e em situação de vulnerabilidade, como também a orientação educacional de bem estar, zoonoses e controle de natalidade animal.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

Para melhor planejamento de ações, o Grupet apresenta uma estrutura organizacional com divisão de responsabilidades e trabalhos, com a pré-determinação dos alunos para cada setor: Administração, relações públicas e marketing, material e finanças, e científico, com revisões e avaliações de metas e resultados, em reuniões administrativas periódicas. As ações do grupo são direcionadas a duas principais frentes: (1) capacitação de discentes e profissionais da área de medicina veterinária; e (2) Assistência médico veterinária gratuita para animais errantes, de tutores em situação de vulnerabilidade e a comunidade em geral, com a orientação educacional de bem estar, zoonoses e controle de natalidade animal.

Para a capacitação de discentes e profissionais, periodicamente, o Grupet realiza palestras gratuitas na unidade do curso de veterinária. Com a duração de 50 minutos, elas são abertas ao público, e abordam diferentes temas sobre animais de companhia, sendo ministradas por profissionais médicos veterinários e outras áreas afins, docentes, estudantes de pós graduação, além dos alunos membros do grupo.

Além das palestras, anualmente é organizado o Capa – Curso de Atualização em Pequenos Animais (8 horas), realizado na cidade de Maceió, direcionada a discentes e profissionais médicos veterinários. Nesse evento são convidados como palestrantes, os profissionais de referência em diferentes áreas de especialidade, contando com o apoio de empresas de produtos veterinários e alimentícios, para os blocos, canetas e coffee break. A renda do evento é revertida para o tratamento e castração dos animais errantes.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.85109-85116, nov. 2020. ISSN 2525-8761 Para oferecer a assistência médico veterinária, o Grupet realiza a ação continua, de consulta, exames laboratoriais e tratamento, no Hospital Veterinário Universitário de animais errantes e de tutores em situação de vulnerabilidade, além da castração eletiva, tudo sem custo. A maioria dos animais são internados e todo o cuidado de manejo (alimentação e higienização) e tratamento de enfermagem são realizados pelos alunos do Grupet. Diariamente, um dos membros é responsável pelo cuidado dos pacientes, no mínimo 2 vezes ao dia, inclusive nos fins de semanas e feriados.

Visando uma maior abrangência, também faz parte do calendário anual, a realização de Ações de atendimentos clínicos e exames laboratoriais, das 8:00 a 17:00hr, em comunidades carentes, quilombos ou locais com elevado número de animais errantes. Além do atendimento clínico, a população presente é orientada sobre de bem estar, zoonoses e controle de natalidade animal, com distribuição de folders sobre os assuntos, um material educativo produzido pelo projeto, em anos anteriores.

3 RESULTADOS

No período de 2016 a 2017 foi observada um grande envolvimento com a participação de todos os membros do Grupet. A estrutura organizacional e reuniões periódicas possibilitou um bom andamento do projeto, sem sobrecarga ou omissão dos participantes.

Nesse período foram realizadas 9 palestras, de diferentes assuntos, sendo 3 realizadas por profissionais, dois médicos veterinários e um agrônomo, e as outras 6 por alunos do grupo. Com a significativa participação de alunos de todos os semestres do curso de medicina veterinária.

Quadro 1. Palestras abertas de capacitação em animais de companhia, realizadas pelo Grupet no período de 2016-2017

Area Tema

1 Preventiva Vacinação em pequenos animais

2 Toxicologia Primeiros Socorros em Caso de Intoxicação de pequenos animais 3 Reprodução Castração em Pequenos Animais

4 Comportamento Síndrome de Ansiedade e separação 5 Administração Manejo e administração de gatis e canis 6 Nutrição Alimentação Natural em Cães

7 Cardiologia Métodos e Diagnóstico em Cardiologia Veterinária 8 Neonatologia Manejo do Neonato Órfão

9 Anestesiologia Atribuições ao anestesista e cálculos de doses

Em abril de 2016, foi organizado o I Ciclo de Atualização em Pequenos Animais (CAPA), atualmente no quinto ano. Esse evento ocorreu anfiteatro da Reitoria, no Campus A.C Simões, Maceió, AL com a oferta de dois minicursos: “Urgência e Emergência em Pequenos Animais: Como proceder?” e “Laudo Ultrassonográfico: Qual o significado clínico das alterações mais frequentes observadas em

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.85109-85116, nov. 2020. ISSN 2525-8761 pequenos animais? pelos professores Dr. Fernando Wiecheteck e Dr. Diogo Câmara, respectivamente. Com a duração de 8 horas, contou com a presença de 52 pessoas, dentre elas graduandos em medicina veterinária e vários profissionais médicos veterinários.

Dentre os cuidados médicos veterinários realizados em animais errantes ou em situação de vulnerabilidade, a esterilização foi feita em 12 fêmeas e 2 machos, totalizando 14 animais. As cirurgias foram realizadas pelo docente da disciplina, sendo auxiliado pelos membros do grupo, também responsáveis do tratamento até a total recuperação do animal, proporcionando aos alunos uma percepção sobre todas as etapas envolvidas desde o preparo do animal, cirurgia e pós operatório. Foram responsáveis por toda a enfermagem dos animais internados, inclusive o manejo alimentar e sanitário, possibilizando a vivencia médica em diferentes aspectos. Na unidade também foi realizada a vacinação de 40 animais, tanto cães como gatos, residentes nas mediações da Fazenda São Luiz, Viçosa, AL.

Tendo um cunho sanitário e educacional, uma ação de assistência médico veterinária foi realizada no centro da cidade de Viçosa, interior de Alagoas (Latitude: -9.36338, Longitude: -36.2386), em setembro de 2016. Nessa ação, durante 6 horas, o grupo ofereceu o atendimento médico e laboratorial gratuito a 44 cães e gatos, a imunização de 20 animais com a vacina antirrábica. Complementarmente, foi desenvolvida a campanha de educação sanitária com a conscientização e distribuição de 183 panfletos (folders) contendo informações sobre zoonoses, controle de natalidade e bem-estar animal (Quadro 2). Participaram, juntamente com o GRUPET, graduandos da matéria de Clínica de Pequenos Animais II, totalizando uma equipe de 25 pessoas. A ação teve um saldo positivo não só no âmbito social, bem como para alicerçar o conhecimento dos alunos envolvidos, promovendo a permutação de conhecimento entre os mesmos e vivência da prática em atendimentos clínicos de pequenos animais, consolidando o conhecimento teórico adquirido em aula.

Quadro 2. Resultado de 8 horas de ação de atendimento médico de cães e gatos e orientação da população de Viçosa, com a participação de 25 pessoas

Caninos Felinos Total

Atendimentos Médicos 32 12 44

Imunização (vacinação anti-rábica) 20

Distribuição de Panfletos Ilustrativos 183

4 DISCUSSÃO

Em 2013, a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (IBGE) estimou que 44,3% dos domicílios do País possuíam pelo menos um cachorro e 17,7%, ao menos um gato. Diante do estreito relacionamento entre seres humanos e animais, há a necessidade de um maior esclarecimento sobre as possíveis doenças que podem ser transmitidas por animais, além da orientação para os cuidados necessários

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.85109-85116, nov. 2020. ISSN 2525-8761 exigidos pelos animais de estimação, como o controle de natalidade e vacinação, afim de promover a saúde da população e bem-estar animal. No estado de Alagoas, a secretaria de saúde estimava vacinar 353.765 cães contra raiva em 2014 e apesar do elevado número de animais o IBGE (2013) verificou que apenas 70% dos animais foram vacinados contra raiva no Nordeste.

A superpopulação de cães constitui um sério problema em diversas cidades do mundo, caracterizado pela existência de uma grande quantidade de animais sem responsáveis que vivem em espaço público. Esses animais compõem um reservatório de zoonoses e, assim, um risco de agravo à saúde pública, o que implica num dispêndio excessivo de recursos (MOUTINHO et al., 2015).

Deve ser ressaltada uma atividade importante do médico veterinário dentro da saúde pública que é a educação em saúde. Esse profissional pode atuar na difusão de informações e na conscientização das pessoas sobre os temas ligados à saúde. A participação do sanitarista veterinário é fundamental nos programas de educação em saúde para a proteção e promoção da saúde humana em comunidades dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável (PFUETZENREITER et al., 2004). Apesar dos tutores de animais conhecerem as noções básicas sobre os cuidados de seus cães, Panegossi et al. (2017) ressaltam a necessidade da orientação sobre posse responsável de animais de estimação, sendo considerado essencial para o controle epidemiológico de enfermidades caninas.

Os princípios da integração ensino-pesquisa, teoria e prática que embasam a concepção de extensão como função acadêmica da universidade revelam um novo pensar e fazer, que se consubstancia em uma postura de organização e intervenção na realidade, em que a comunidade deixa de ser passiva no recebimento das informações/conhecimentos transmitidos pela universidade e passa a ser, participativa, crítica e construtora dos possíveis modos de organização e cidadania (JEZINE, 2004).

A participação do corpo discente da instituição em atividades de extensão permite aos alunos vivenciar as dificuldades sociais da região, bem como aplicar conceitos teóricos em atividades que os envolvam em problemas reais, culminando com a formação de profissionais com perfil ético, compromisso com o meio ambiente e a sociedade no qual estão inseridos. Permitirá a integração entre disciplinas profissionalizantes do curso de Medicina Veterinária relacionadas ao tema (técnica cirúrgica, clínica de pequenos animais, patologia clínica, higiene veterinária e saúde pública e zoonoses, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, zootecnia, extensão rural), além de auxiliar no controle de doenças e da população animal dos municípios envolvidos, culminando com o aprimoramento técnico dos alunos do curso de Medicina Veterinária.

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.85109-85116, nov. 2020. ISSN 2525-8761 5 CONCLUSÃO

Cumprindo o preceito constitucional de indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e Extensão, o Grupet – Grupo de Estudo em Animais de Companhia apresenta uma proposta interdisciplinar, educativa, sanitária e científico, promovendo a formação do alunos com a interação entre Universidade e diferentes setores da sociedade, possibilitando o desenvolvimento ético, humano e sustentável.

AGRADECIMENTOS

Aos participantes ativos do Grupo de Estudo em animais de companhia – Grupet, UFAL, Professor Pierre Barnabé Escodro, Karina P. Oliveira, Vivian A. Serra, Aline M. S. de. Lima, Thays R. Pacó, Otávio L. C. Rios, Mariana R. R. Melo, Manara A. da S. Leite e Jéssica T. G. Gregório.

REFERÊNCIAS

BACKES, V.M.S.; NIETSCHE, E.A. CAMPONOGARA, S.; FRAGA, R.S. CEREZER R.C. A Educação Continuada Dos Alunos Egressos: Compromisso da Universidade? Rev. Bras. Enferm., Brasilia, v. 55, n. 2, p. 200-204, mar./abr. 2002

BRASIL. Ministério da Saúde. Criança, adolescente e adulto jovens: documento de referência para o trabalho de prevenção das DST, Aids e drogas. Brasília: Ministério da Saúde; 1997.

IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística) Pesquisa Nacional de Saúde 2013 - Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências. Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2013

JEZINE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte, 2004

MAPAA, Proteção Animal. Conteúdo online. Disponível em <http://www.mapaa.org.br/> Acesso em Junho de 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE Portaria Nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Conteúdo online. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html. Acesso em Junho de 2020 MOUTINHO, F F B; NASCIMENTO, E R do; PAIXAO, R L. Percepção da sociedade sobre a qualidade de vida e o controle populacional de cães não domiciliados. Ciência animal. brasileira. [online]. 2015, vol.16, n.4, pp.574-588. ISSN 1809-6891.

PANEGOSSI M. F. C.; MARQUES A. E. G. W.; SILVEIRA NETO L. Necessidade de orientação dos tutores sobre posse responsável canina ARS VETERINARIA, Jaboticabal, SP, v.32, n.2, 088-091, 2016.

PFUETZENREITER, M R; ZYLBERSZTAJN, A; AVILA-PIRES, F D de. Evolução histórica da medicina veterinária preventiva e saúde pública. Cienc. Rural [online]. 2004, vol.34, n.5, pp.1661-1668. ISSN 1678-4596. https://doi.org/10.1590/S0103-84782004000500055.

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo