• Nenhum resultado encontrado

V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA PARTICIPANTES DO PIBID NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO

PARANÁ

Lucas Nogueira¹, (PIBID/Capes-UENP)1, e-mail: lucasngomes@gmail.com, Sérgio Pedro Júnior¹,(PIBID/Capes-UENP)1,e-mail:

junior_pedro13@hotmail.com, Natany Paduan¹, (PIBID/Capes-UENP)1, e-mail:

natany_paduan@hotmail.com, Mayara Jhessica da Silva¹, (PIBID/Capes-UENP)1, e-mail: mayarajhessica@hotmail.com,

Isabela Valim¹, (PIBID/Capes-UENP)1, e-mail: isagvalim@hotmail.com, Mayara Pozza¹ (PIBID/Capes-UENP)1, e-mail: mayarafpozza@gmail.com, Priscila Frasson Costa (Orientadora)², e-mail: priscila@uenp.edu.br, Carla Gomes de

Araujo (Orientadora)²,carla@uenp.edu.br. 1Bolsista de Iniciação a DocênciaPIBID/UENP.

Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus Luiz Meneghel/ Centro de Ciências Biológicas.

Ensino, Subprojeto de Ciências Biológicas.

Palavras-chave: avaliação socioeconômica; estudantes de biologia; PIBID/UENP.

Introdução

O PIBID é um programa da CAPES, cujos objetivos são:

- Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; - Contribuir para a valorização do magistério;

- Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a educação superior e a educação básica;

- Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

- Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;

- Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura (Portaria CAPES nº 260, 30.12.2010).

(2)

reflexão e discussão sobre questões de aprendizagem, ensino e contexto escolar.

Os bolsistas do PIBID são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES, onde são avaliados: o interesse do aluno em participar do projeto; sua disponibilidade de horário; bem como suas aspirações e habilidades básicas de regência. Os nomes dos alunos aprovados na seleção são publicados em editais na própria instituição.

Porém, essas informações não servem para construir um banco de dados sobre o perfil dos participantes, e, inexiste um sistema de avaliação socioeconômica para disponibilizar informações sobre a efetividade do programa em relação ao aproveitamento do mesmo pelos participantes. A existência de um sistema como este poderia subsidiar a tomada de decisões por parte da CAPES em relação ao futuro do programa.

Portanto, o objetivo deste trabalho é obter um perfil socioeconômico dos estudantes de Biologia participantes de PIBID na Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP.

Materiais e métodos

O presente estudo foi realizado com os participantes do PIBID das turmas de Biologia dos 3campi da UENP (Bandeirantes, Cornélio Procópio e

Jacarezinho). Para obter os dados do estudo, foiutilizada a coleta de dados por meio de questionários semiestruturados online, através da ferramenta Google Forms, isso, devido a facilidade da coleta e organização dos dados, e, também, visando a não utilização de papeis como uma alternativa sustentável.

No formulário foram registrados os seguintes itens para a criação de um banco de dados socioeconômicos: Carimbo de data/hora; Endereço de e-mail; Nome; Idade; Campus da UENP em que realiza o curso; Identidade de gênero; Estado civil; Identidade de raça; Onde e com quem você mora atualmente?; Seu ingresso no curso de graduação se deu por meio de políticas de ação afirmativa ou inclusão social?; Alguém em sua família concluiu um curso superior?; Até que etapa de escolarização seu pai concluiu?; Até que etapa de escolarização sua mãe concluiu?.

No formulário também foram registradas as respostas das seguintes questões, de acordo com uma escala de 1 a 5: Qual a importância da bolsa para suas despesas? (alimentação, moradia, contas); Qual nota você atribuiria para o projeto?; O valor é estimulante para sua participação no projeto?; Para você qual a importância do programa na sua formação acadêmica?; O projeto influenciou nas suas técnicas de regência?; O programa tem/teve influência na sua vida acadêmica/profissional?. Após isso, foi calculado a nota média, utilizando o cálculo de média simples (a somatória de todas as notas dividida pelo número de participantes) de cada resposta.

(3)

Resultados e Discussão

Com as notas de 1 a 5, obtemos as seguintes médias simples das notas de cada questão, ordenadas da maior pontuação para a menor:

- Para você qual a importância do programa na sua formação acadêmica?; = 4,88.

- Qual nota você atribuiria para o projeto?; = 4,73.

- O programa tem/teve influência na sua vida acadêmica/profissional?; = 4,66. - O projeto influenciou nas suas técnicas de regência?; = 4,61.

- Qual a importância da bolsa para suas despesas? (Alimentação, moradia, contas); = 4,43.

- O valor é estimulante para sua participação no projeto?; = 4,03.

Outras questões também foram levantadas com o questionário, as quais serão descritas a seguir:

-A quantidade de participantes de acordo com a raça se distribuiu da seguinte forma: Brancos (48) 80%; Pardos (7) 11,7%; Pretos (4) 6,7%, Amarelo (1) 1,6%.

- de acordo com o estado civil: Solteiro(a) (49) 81,7%; Casado(a) (6) 10%; União estável (2) 3,3%; Divorciado (1) 1,7%; Sem resposta (1) 1,7%.

- de acordo com o sexo: Feminino (48) 80%; Masculino (11) 18,33%; Sem resposta (1) 1,6%.

- Na análise da questão: Seu ingresso no curso de graduação se deu por meio de políticas de ação afirmativa ou inclusão social? (51) 85% responderam NÃO, e (9) 15% responderam SIM.

A pergunta que obteve a maior média foi: Para você qual a importância do programa na sua formação acadêmica?; = 4,88. Em seguida, a questão: Qual nota você atribuiria para o projeto?; = 4,73, obteve a segunda maior nota. A questão: O programa tem/teve influência na sua vida acadêmica/profissional?; = 4,66, teve a terceira maior nota. Esses resultados indicam que a principal importância do projeto (de acordo com os participantes que responderam ao questionário) está relacionada com o desenvolvimento do aluno no processo de qualificação como professor.

(4)

Figura 1 – Gráfico de dispersão da idade dos participantes do PIBID.

Os resultados inferem que a questão financeira não é a razão principal pela qual os alunos participam do projeto. Dessa forma, acredita-se que os alunos participam do programa buscando outras questões, como a efetivação de um estágio com vínculo com a faculdade para a aquisição de horas de AAC/AACC, ou mesmo, qualificar-se como professor por opções pessoais. Sobre o valor da bolsa, podemos inferir que o estímulo para a participação de acordo com seu valor não é baixo (nota 1, 2 ou até mesmo 3).

Os maiores números de participantes do PIBID são de alunos brancos(as), do sexo feminino e do estado civil solteiro. Resultado este que pode se afirmar com a colonização europeia em toda a região sudeste e sul do país (NOELLI, 2000). O fato de a maior quantidade de alunos do projeto ser do sexo feminino pode estar relacionada com a opção pela licenciatura, visto que (observações pessoais) a maioria dos alunos de graduação do sexo masculino optam pela área de pesquisas do bacharelado.

Conclusões

Analisando os resultados, podemos concluir que existe uma certa satisfação dos alunos em relação a importância do programa na formação para a licenciatura, e, mesmo que a questão financeira demonstrou estar emúltimo lugar, as respostas às perguntas não obtiveram nenhuma média abaixo de 4 (máximo 5).

Os resultados desse trabalho podem afirmar que a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –PIBID se extende além da questão financeira, possuindo maior importância na questão da formação e da influência na vida acadêmica e profissional.

(5)

Agradecemos principalmente a orientação das Professoras Orientadoras e as Professoras das Escolas, por nos incentivarem a desenvolver este tipo de projeto. Agradecemos também à Universidade (UENP) em conjunto com a CAPES, pela oportunidade de participar do Programa PIBID.

Referências

Imagem

Figura 1  –  Gráfico de dispersão da idade dos participantes do PIBID.

Referências

Documentos relacionados

c) Na data de cassação de licença para uso e porte de armas ou sua detenção, ou quando for aplicada ao segurado pena acessória de interdição de detenção, uso e porte de armas,

(Alguns) Esquemas de ligação – Circuitos de iluminação.. “Instalações elétricas residenciais”.. Como funciona a ligação Three-way?..

TTH/K TRV/K TTH/SC TTH/PP TTH/MAP TRV/MAP TTH/J TRV/J TTH/M.. ASTRA S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO Rua Colégio Florence, 59

In this sense, the challenges towards promoting sustainable livestock in Brazil, which has the recovery of degraded pas- tures, comprising intensification and the increase

Os trabalhos artísticos das crianças podem revelar muitas coisas, desde o desenvolvimento de sua capacidade criadora até a exteriorização de seus desejos, além da simples

Incluir gráficos do Gantt em um painel com outros tipos de gráficos pode ajudar a correlacionar dados que geralmente não são associados.... Gráfico

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

[r]