• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2017 PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2017 PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Comissão Científica do IV EREBD SE/CO/SUL

EDITAL Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2017 PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

SUBMISSÃO DE TRABALHOS – ARTIGOS COMPLETOS OU RESUMOS EXPANDIDOS – PARA O IV ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO (IV EREBD SE/CO/SUL) – A SER SEDIADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE, RS.

A Comissão Organizadora do IV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (IV EREBD SE/CO/SUL), por meio de sua Comissão Científica, torna pública a submissão de artigos, conforme as condições apresentadas neste Edital.

A temática do evento – A identidade do profissional da informação em um mundo em constante transformação: diversidade na formação, na atuação e no contexto social – foi definida pela Comissão Científica do IV EREBD SE/CO/SUL. O tema justifica-se para que se possa rever o perfil do profissional da informação devido as contínuas mudanças na era informacional em que vivemos. É preciso se repensar a formação do profissional que queremos, deixando-o preparado para a variedade de campos de atuação e onde o bibliotecário, o documentalista, o cientista e gestor da informação se encaixam socialmente. Chegou o momento de comparar e rever currículos acadêmicos, de analisar a atuação de profissional agora e projetar para o que deve-se estar hábil a fazer para que sejam efetivos agentes de transformação na sociedade.

(2)

A temática, no que tange a submissão e apresentação de trabalhos, foi dividida em 6 (seis) Grupo de Trabalhos (GTs) específicos dentro dos quais as propostas de trabalho deverão se enquadrar, a saber:

GT1 - Pressupostos sociais e culturais em unidades de informação

Acessibilidade. Inclusão Social. Projetos. Projetos de Extensão. Arquitetura da Informação. Ergonomia. Cultura, Cidadania e Ambiente. Reflexões éticas. Psicologia social. Estudos de comunidades, públicos e usuários. Memória Social. Libras e Biblioteconomia. Dinamização de Bibliotecas e Unidades de Informação. Produção e Gestão Cultural.

GT2 - Competência e diversidade de atuação profissional da informação

Ensino, pesquisa e extensão. Memória. Biblioteca comunitária. Biblioteca especializada. Biblioteca universitária. Biblioteca Pública. Preservação de documentos. Arquivo. Biblioterapia. A atuação no serviço de Referência. Letramento informacional. Contação de histórias. Comportamento organizacional.

GT3 - Gestão da informação nas organizações.

Gestão da Informação. Gestão de projetos. Otimização e Liderança. Empreendedorismo. Utilização de Sistemas de Informação Gerenciais (SIGs). Gestão do Conhecimento. Modelos de gestão. Fontes de informação. Teorias, funções e práticas da administração aplicadas a unidades de informação. Organização, controle e avaliação em ambientes de informação. Análise de decisão. Inteligência competitiva. Cadeia produtiva de informação.

GT4 - Produtos e serviços de informação.

Organização do conhecimento. Serviço de Referência e Informação. Catálogos. Classificações. Vocabulário Controlado. Tesauros. Terminologia. Tecnologias. Bigdata. Indexação. Ontologia. Preservação de documentos. Reprodução de documentos: microfilmagem, digitalização, entre outros. Marketing em ambientes de informação. Curadoria Digital. Linguagem e protocolos de sistemas de informação. Sistemas colaborativos.

GT5 - Informação especializada e a utilização da bibliometria, infometria e cientometria.

(3)

Comissão Científica do IV EREBD SE/CO/SUL

digitais/virtuais. Teorias, funções e práticas métricas em informação. Comunicação. Internet. Métodos e Técnicas no âmbito da pesquisa em Biblioteconomia, Ciência e Gestão da Informação. Informação em Mídias Digitais. Informação para captação de recursos.

GT6 – Livre

Temáticas não contempladas nos demais Grupos Temáticos.

A submissão dos trabalhos deverá ser realizada pelo e-mail cientificaerebd2017ufrgs@gmail.com com o assunto no envio do e-mail: Submissão de trabalho: identificação do GT e a modalidade (artigo completo para comunicação oral ou resumo expandido para apresentação de pôster). No corpo do e-mail, deverá ser indicado o título do trabalho, o GT, a modalidade e o(s) nome(s) do(s) autor (es). Os trabalhos deverão ser enviados em arquivos formato DOC e PDF. E-mails enviados fora dos critérios serão desconsiderados. Após o envio, o participante deve aguardar no prazo de 48 (quarenta e oito) horas o e-mail de confirmação de recebimento do artigo da Comissão Científica do Evento.

Atenção: os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas do evento serão desconsiderados.

1 REGRAS GERAIS

1.1 Para cada inscrito serão aceitos, no máximo, 3 (três) trabalhos como primeiro autor e os demais como co-autor, não podendo ultrapassar 5 (cinco) trabalhos, independente de sua modalidade (artigo completo para comunicação oral ou resumo expandido para apresentação de pôster). Importante que todos os trabalhos submetidos para o IV EREBD SE/CO/SUL sejam cuidadosamente revisados antes do encaminhamento.

1.2 Os artigos submetidos deverão ter relação com uma das temáticas do evento e se enquadrar dentro das determinações de abordagens dos GTs. A Comissão Científica se reserva o direito de alterar trabalhos de

(4)

um GT para outro de acordo com a avaliação e indicação dos avaliadores.

1.3 A prioridade de aceitação dos trabalhos é para graduandos de cursos de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da informação ou Gestão da Informação. Graduandos, graduados ou pesquisadores de qualquer área também podem inscrever trabalhos, contudo, sua aceitação dependerá do número de trabalhos inscritos de graduandos de cursos da área do evento.

1.4 Artigos completos e resumos expandidos terão, no máximo, 5 (cinco) autores. Trabalhos com mais de 5 (cinco) autores serão desconsiderados.

1.5 O trabalho recebido pela Comissão Científica que não houver indicação de autoria ou GT será automaticamente eliminado do processo de avaliação.

1.6 Não serão aceitos artigos ou resumos expandidos em formato DOTX, RTF, ZIP ou qualquer outro que não sejam os determinados pela Comissão Científica: DOC e PDF.

1.7 O IV EREBD SE/CO/SUL receberá trabalhos em duas modalidades: artigo completo para comunicação oral e resumo expandido para apresentação em pôster, a ser indicado pelo(s) autor (es) no momento de submissão.

1.8 Para as duas modalidades de trabalho, a Comissão Científica indicará modelos e diretrizes de submissão que devem ser seguidas obrigatoriamente pelos autores. Trabalhos fora dos modelos indicados serão desconsiderados.

1.9 A submissão dos trabalhos deverá ser realizada pelo e-mail

cientificaerebd2017ufrgs@gmail.com com o assunto no envio do

e-mail: Submissão de trabalho: identificação do GT e a modalidade (artigo completo para comunicação oral ou resumo expandido para apresentação de pôster). No corpo do e-mail, deverão ser indicados o título do trabalho, o GT, a modalidade e o(s) nome(s) do(s) autor (es).

(5)

Comissão Científica do IV EREBD SE/CO/SUL

1.10 Os trabalhos deverão ser enviados em arquivos formato DOC e

PDF. Isto se dá para resguardar o(s) autor(es) em caso de ocorrência de erros e para simplificar o trabalho da Comissão Científica.

1.11 E-mails enviados fora dos critérios serão desconsiderados.

1.12 Os autores que tiverem trabalhos aprovados deverão apresentá-los durante o IV EREBD SE/CO/SUL nas datas, locais e horários estabelecidos pela Comissão Científica.

1.13 A comunicação oral deverá ser realizada concomitantemente a apresentação visual em Power Point – de acordo com modelo e diretrizes do evento – não sendo permitidas apresentações de qualquer outro tipo, tais quais Prezi ou outros.

1.14 Os autores de resumos expandidos comprometem-se a apresentá-lo em pôster impresso de acordo com modelo e diretrizes do evento.

1.15 Só serão publicados nos anais do evento os trabalhos escritos

apresentados de acordo com os itens 1.12, 1.13 e 1.14 deste edital.

1.16 Os trabalhos, independente de suas modalidades, que tiver 3 (três), 4 (quatro) ou 5 (cinco) autores, poderão ser apresentado por, no máximo, 2 (dois) autores.

2 PRAZOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Publicação do Edital nº 01/2017 18 de janeiro de 2017 Início das submissões de trabalho

20 de janeiro de 2017 Fim das submissões de trabalho

20 de fevereiro de 2017 Divulgação dos resultados

preliminares com avaliações

10 de março de 2017

3 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO DOSTRABALHOS

(6)

Trabalhos Científicos composta por docentes e pesquisadores da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS), docentes e pesquisadores do Curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), docentes e pesquisadores do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrandos e Doutorandos em Comunicação e Informação, Ciência da Informação e/ou Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS), Ciência da Informação (PPGCI/UFPE) e Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (PPGCGTI/UFPR), assim como outros pesquisadores e profissionais envolvidos com as temáticas do GT.

3.2 A Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos, assessorada pela Comissão Científica do IV EREBD SE/CO/SUL, avaliará os trabalhos que forem submetidos ao evento que deverão atender aos critérios de avaliação e pontuação determinados no ANEXO A (Avaliação do Artigo Completo), ANEXO B (Avaliação do Resumo Expandido), ANEXO C (Avaliação de Comunicação Oral) e ANEXO D (Avaliação de Pôster) deste Edital.

3.3 Cada trabalho escrito – seja modalidade artigo completo ou modalidade resumo expandido – será avaliado por dois membros da Comissão de Avaliação de Trabalho Científicos. Nenhum avaliador dos trabalhos escritos avaliará a apresentação.

3.4 Cada apresentação de trabalho – seja modalidade comunicação oral ou modalidade pôster – será avaliado por dois membros da Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos. Os avaliadores das apresentações não terão avaliado o trabalho escrito.

3.5 Será considerado Melhor Artigo Completo do IV EREBD o trabalho que, no somatório de sua pontuação escrita e sua apresentação oral e posterior divisão por quatro, obtiver maior média entre todos os trabalhos desta modalidade apresentados no evento.

(7)

Comissão Científica do IV EREBD SE/CO/SUL

o trabalho que, no somatório de sua pontuação escrita e sua apresentação oral e posterior divisão por quatro, obtiver maior média entre todos os trabalhos apresentados desta modalidade no respectivo GT.

3.7 Será considerado Melhor Resumo Expandido do IV EREBD o trabalho que, no somatório de sua pontuação escrita e sua apresentação pôster e posterior divisão por quatro, obtiver maior média entre todos os trabalhos desta modalidade apresentados no evento.

3.8 Não haverá premiação individual por GT para apresentações de pôster – apenas premiação geral.

3.9 O cálculo para pontuação e determinação da média é o que segue, no qual AVTE significa Avaliador de Trabalho Escrito e AVA significa Avaliador de Apresentação.

AVTE 1 + AVTE 2 + AVA 1 + AVA 2 4

3.9 Em caso de trabalhos com mesma média final o critério de desempate será a média de pontuação da avaliação escrita. Se ainda assim persistir o empate os trabalhos com mesma pontuação ganharão a premiação de Melhor Trabalho em suas respectivas modalidades.

3.10 Não será permitido aos discentes da UFRGS que fizerem parte de

qualquer Comissão Organizadora do IV EREBD, independente da Comissão, que submeterem trabalhos, independente da modalidade, concorrer à premiação do evento. Discentes da UFRGS não participantes da organização do evento poderão concorrer normalmente.

4 ESTRUTURA DOS TRABALHOS

4.1 Os trabalhos escritos deverão seguir obrigatoriamente os modelos de Artigo Completo e Resumo Expandido disponibilizados pela Comissão Científica no sítio eletrônico do evento. Não serão aceitos trabalhos fora dos modelos e diretrizes determinados pela Comissão Científica.

(8)

4.2 As comunicações orais com recurso Power Point para apresentação visual e a apresentação em pôster deverão seguir obrigatoriamente os modelos disponibilizados pela Comissão Científica no sítio eletrônico do evento. Não serão aceitos trabalhos fora dos modelos e diretrizes determinados pela Comissão Científica.

5 APRESENTAÇÕES

5.1 Cada trabalho, independente de sua modalidade (oral ou pôster), poderá ser apresentado por, no máximo, 2 (dois) autores.

5.2 Os autores que apresentarem trabalhos terão 12 (doze) minutos de tempo para comunicação oral. Os autores que ultrapassarem este tempo serão despontuados, de acordo com os critérios de avaliação.

5.3 Os dois avaliadores de comunicação oral presentes na sessão terão 5 (cinco) minutos para apresentar suas contribuições e ponderações aos trabalhos apresentados.

5.4 Para cada trabalho serão dispostos 3 (três) minutos para perguntas e debates com o público ouvinte da sessão.

5.5 Todos os pôsteres devem ser apresentados impressos para os dois avaliadores.

5.6 As apresentações de trabalho, independente de sua modalidade, comunicação oral ou pôster, ocorrerão durante o IV EREBD SE/CO/SUL nas datas, locais e horários estabelecidos pela Comissão Científica. 5.7 Caberá a Comissão Científica definir os horários de apresentação dos

trabalhos de modo que uma pessoa que tenha mais de um trabalho não seja impossibilitada de apresentá-los.

5.8 Os autores deverão ficar em suas respectivas sessões de apresentação de trabalho – independente da modalidade da apresentação (oral ou pôster) – até o seu encerramento, salvo aqueles que tiverem mais de um trabalho a ser apresentado em um mesmo turno.

(9)

Comissão Científica do IV EREBD SE/CO/SUL

6 DIVULGAÇÃO

Todos os trabalhos escritos apresentados, independente de sua modalidade (artigo completo ou resumo expandido) serão publicados nos Anais do IV EREBD. Trabalhos enviados e aceitos, mas não apresentados serão desconsiderados.

7 CERTIFICADOS

No que tange a apresentação de trabalhos, a Comissão Científica emitirá os seguintes certificados:

7.1 Um certificado de apresentação de trabalho, por trabalho, com o nome de todos os autores do trabalho apresentado, mesmo o trabalho sendo apresentado por dois dos autores (quando houver), de acordo com a modalidade do trabalho (comunicação oral ou pôster).

7.2 Um certificado de publicação de trabalho escrito nos Anais do IV EREBD, por trabalho escrito, com o nome de todos os autores do trabalho de acordo com a modalidade do trabalho (artigo completo ou resumo expandido).

7.3 Um certificado de premiação para o Melhor Artigo Completo e Comunicação Oral do IV EREBD com o nome de todos os seus autores. 7.4 Um certificado de premiação para os Melhores Artigos Completos e

Comunicações Orais de cada GT do IV EREBD com o nome de todos os seus autores, por trabalho/apresentações premiadas.

7.5 Um certificado de premiação para o Melhor Resumo Expandido e Apresentação de Pôster do IV EREBD com o nome de todos os seus autores.

8 CRONOGRAMA

Ordem Item Data inicial Data final

1º Publicação do Edital e modelos a serem seguidos

(10)

2º Submissão de Trabalhos 20 jan. 2017 20 fev. 2017 3º Resultado provisório dos Trabalhos

aceitos e recusados

10 mar. 2017

4º Envio das avaliações para os autores

15 mar. 2017

5 Prazo para reenvio de trabalhos aprovados com restrições

22 mar. 2017

6º Divulgação final dos trabalhos aprovados para apresentação

29 mar. 2016

7º Envio das apresentações PowerPoint

9 abr. 2016

8º Envio da Carta de Aceite 29 mar. 2016 9 abr. 2016 9º Realização do IV EREBD 20 abr. 2017 23 abr. 2017

AO SUBMETEREM TRABALHOS, OS AUTORES CONCORDAM COM TODAS AS DETERMINAÇÕES PRESENTES NESTE EDITAL.

Gabriela Boesing

Presidente da Comissão Científica do IV EREBD UFRGS, PORTO ALEGRE, RS, BRASIL

Referências

Documentos relacionados

Outra classificação dos miomas submucosos é a classificação STEPW, que não só classifica o mioma em relação ao útero, mas também identifica o grau de dificuldade da cirurgia e

This study showed that the Brazilian European Health Literacy survey, HLS-EU-BR, could differentiate the health literacy levels of a diversified sample of higher education (university

As participantes não tiveram benefícios diretos, no entanto, suas entrevistas contribuíram para o melhor conhecimento do significado da dor do parto, o que pode

TcMICU2 está localizada na mitocôndria, assim como demonstrado na co-localização com anticorpo contra os canais aniônicos dependentes de voltagem (VDAC), que

No Quadro 21 apresenta-se a oportunidade de melhoria do Processo de gestão e melhoria contínua, ao nível do Princípio 10 da Qualidade - «Melhoria contínua», que se deve

No presente estudo se verificou que o modelo animal e as condições experimentais se mostraram adequadas para a caracterização dos efeitos dos extratos testados sobre a microdureza