• Nenhum resultado encontrado

Keywords: distance education, vocational training and social services.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Keywords: distance education, vocational training and social services."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Ensino superior e Serviço Social brasileiro: análise dos cursos de

Serviço Social na modalidade de educação à distancia

Taiane Alecrim Mattos1 taianealecrim@gmail.com

Modalidade: Resultados de investigações

Eixos temáticos: Desafios para a Formação Profissional na América Latina e

Caribe

Palavras-chave: educação à distância, formação profissional, Serviço Social.

Resumo

O presente trabalho insere-se no projeto de pesquisa intitulado “Ensino superior e Serviço Social brasileiro: análise dos cursos de Serviço Social na modalidade de educação à distância”, desenvolvido na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense e objetiva construir um levantamento sobre os cursos de Serviço Social na modalidade de Educação à Distância (EaD) no Brasil.

Abstract

This work is included in the research project entitled "Higher Education and Social Service Brazil: analysis of the courses of Social Service in the modality of distance education", developed at the School of Social Service of the Federal Fluminense University and aims to build a survey on the courses in Social Work Education in form of distance learning (EDL) in Brazil.

Keywords: distance education, vocational training and social services.

I- Introdução

O presente trabalho insere-se no projeto de pesquisa intitulado “Ensino superior e Serviço Social brasileiro: análise dos cursos de Serviço Social na modalidade de educação à distância”, desenvolvido na Escola de Serviço Social da Universidade Federal

1 Estudante de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de

Iniciação Científica vinculada ao Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) localizado na Universidade Federal Fluminense. Ponencia presentada en el XIX Seminario Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social. El Trabajo Social en la coyuntura latinoamericana: desafíos para su formación, articulación y acción profesional. Universidad Católica Santiago de Guayaquil. Guayaquil, Ecuador. 4-8 de octubre 2009.

(2)

Fluminense2. O objetivo geral da pesquisa é “[...] analisar o surgimento dos cursos de Serviço Social na modalidade de educação à distância, a partir do ano de 2003, relacionando-o com a política educacional brasileira em seu nível superior. Pretende, ainda, analisar a direção social e as condições concretas da formação profissional de assistentes sociais em tais cursos” (Pereira, 2008: 01). Cabe ressaltar que há pouca produção crítica referente à temática EaD, de acordo com levantamento bibliográfico realizado.

A pesquisa teve seu início em agosto de 2008 e encontra-se em desenvolvimento, sendo organizada em três momentos. A primeira fase caracteriza-se pelo estudo coletivo de bibliografia referente à educação superior, apreendendo o seu significado na ordem burguesa e na formação social brasileira. Para tal, dispomos de uma bibliografia básica com um rico e crítico acervo teórico que nos auxiliou na compreensão da temática estudada, através da realização de grupo de estudos semanal.

Concomitante ao estudo coletivo, foi realizado um mapeamento dos cursos de Serviço Social no Brasil a fim de identificar as Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso na modalidade EaD.

O mapeamento foi realizado a partir de dados do Cadastro Nacional de Instituições do Ensino Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC, 2009). Os dados de interesse para a pesquisa coletados foram: modalidade de ensino (presencial/EAD), localização, período de integralização dos cursos, carga horária oferecida, organização acadêmica e categoria administrativa, definição do número de vagas oferecidas, datas de criação, funcionamento, autorização e reconhecimento da IES e mantenedora da IES.

O presente trabalho produziu um perfil das IES que oferecem cursos de Serviço Social a partir desta “nova” modalidade de ensino, em âmbito nacional, trabalhando com as seguintes categorizações: carga horária, período de integralização, total de vagas ofertadas, data de autorização e funcionamento do curso, organização acadêmica, categoria administrativa, região da IES, quantitativo de Pólos ofertado por cada IES.

Cabe destacar que a terceira e última fase da pesquisa - que ainda será desenvolvida e não será apresentada no trabalho em questão – consiste na realização de

2 O projeto de pesquisa insere-se na linha de pesquisa “Mercantilização da educação superior e a formação profissional dos

assistentes sociais brasileiros” e é coordenado pela professora Larissa Dahmer Pereira. A referida linha de pesquisa integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES), sob a coordenação da professora Kátia Regina de Souza Lima, localizado na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

(3)

entrevistas com docentes, tutores e discentes dos cursos de graduação em Serviço Social na modalidade EaD.

Assim, o trabalho desenvolvido pretende não somente expor dados informando-nos da situação emque se encontra o desenvolvimento da educação superior via EaD no país - particularmente com o enfoque nos cursos de Serviço Social -, mas também possibilitar, com base em um maior conhecimento da realidade, desenvolver uma análise crítica desta modalidade de ensino em expansão na sociedade brasileira, que pouco tem sido analisada a partir de um enfoque crítico. Pretendemos, ainda, ao desenvolver este estudo, contribuir para o fomento ao debate a respeito da EAD, de maneira a contribuir para identificar os impactos desta nova modalidade de ensino na formação dos assistentes sociais brasileiros.

II – Cursos de Serviço Social na modalidade ead: breve caracterização

O mapeamento dos cursos de Serviço Social na modalidade EaD foi realizado a partir dos dados levantados no Cadastro Nacional de Instituições do Ensino Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC, 2009). Os dados de interesse para a pesquisa coletados foram: datas de autorização e funcionamento das IES, localização geográfica, período de integralização dos cursos, carga horária oferecida, organização acadêmica, categoria administrativa, definição do número de vagas oferecidas e quantitativo de Pólos ofertado por cada IES.

Os cursos de Serviço Social na modalidade de Ensino à Distância foram autorizados a funcionar a partir do ano de 2004, com início de funcionamento a partir de 2006. Atualmente (julho de 2009) existem 113 Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de Serviço Social na modalidade EaD, com sedes nas 5 regiões do país e pólos espalhados por todo o Brasil, contra 322 Instituições de ensino presencial no país. Todos os cursos de Serviço Social na modalidade EaD no Brasil formam bacharéis na profissão.

3 Cabe destacar que o curso da Universidade Vale do Itajaí (UNIVALI), localizado na região sul do país, está entrando em

extinção segundo informações da própria Instituição, mas ainda está cadastrado no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) como um curso em funcionamento.

(4)

Gráfico 1 - Cursos de Serviço Social distribuídos de acordo com a modalidade de ensino

Presencial

Ensino à Distância

Fonte: gráfico produzido pela discente de Iniciação Científica, com base no Cadastro das IES (INEP/MEC, 2009).

As IES ofertantes dos cursos de Serviço Social na modalidade EaD encontram-se distribuídas por região como mostra o quadro abaixo:

Tabela 1- IES ofertantes dos cursos de Serviço Social distribuídas por região geográfica

Região

Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul

Instituição

UNITINS UNIT UNIDERP NEWTON PAIVA UNIASSELVI

UNISA UNOPAR

CEUCLAR ULBRA

UNIP UNIVALI

Fonte: tabela produzida pela discente de Iniciação Científica, com base no Cadastro das IES (INEP/MEC, 2009).

(5)

O gráfico abaixo contribui para a visualização da distribuição geográfica das IES:

Fonte: gráfico produzido pela discente de Iniciação Científica, com base no Cadastro das IES (INEP/MEC, 2009).

A região sul foi a primeira a possuir o maior número de IES que oferecem o curso de Serviço Social na modalidade à distância, possui 4 das 11. Segue a região sudeste, com 4 IES também, sendo a UNIP a mais recente. As demais regiões possuem, cada, 1 IES. Das 11 IES na modalidade EaD, a da região Norte - a UNITINS -, é a primeira pública a oferecer o EaD em Serviço Social no país. Entretanto, cabe destacar que esta IES é uma fundação pública de direito privado, mantida por entidades públicas e particulares, com apoio do Governo do Estado e pode cobrar taxas pelo seu serviço, fato este que fere a Constituição Federal de 1988 que garante a gratuidade do ensino público como aparece no Artigo 206, parágrafo IV: “gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais”.

As demais IES são de natureza jurídica privada e encontram-se categorizadas academicamente como particulares e filantrópicas como demonstrado abaixo:

Gráfico 2 - IES ofertantes de cursos de Serviço Social na modalidade EAD distribuídas por região

NORTE NORDESTE CENTRO-OESTE SUDESTE SUL

(6)

Gráfico 3 - Categoria administrativa

dos cursos privados de Serviço Social na modalidade de EAD

Privada Particular

Privada Filantrópica

Fonte: gráfico produzido pela discente de Iniciação Científica, com base no Cadastro das IES (INEP/MEC, 2009).

Todos os cursos de EaD são elaborados da mesma maneira: aulas interativas com transmissão via satélite ministradas pelos professores, material impresso com o conteúdo das aulas, “ambientes virtuais de aprendizagem” para o auto-estudo e, nos pólos, são disponibilizados tutores, geralmente sujeitos que terminaram a graduação recentemente e estão lá para dar o apoio nas dúvidas dos alunos.

Hoje existem pólos de EaD distribuídos por todas as regiões do país e estes pólos são instituições vinculadas às 11 IES ofertantes de cursos de Serviço Social na modalidade EaD. Conforme podemos visualizar na tabela abaixo, as IES oferecem tais quantidades de pólos pelo Brasil:

(7)

Tabela 2- Pólos de EaD de cursos de graduação em Serviço Social

distribuídos pelas IES ofertantes4

Instituição Quantidade de pólos pelo Brasil

UNITINS 1380 UNIT 28 UNIDERP 145 NEWTON PAIVA 4 CEUCLAR 38 UNIASSELVI 37 ULBRA 18 UNISA 62 UNIP 410 UNIVALI 15 UNOPAR 357

Fonte: tabela produzida pela discente de Iniciação Científica, com base no Cadastro das IES (INEP/MEC, 2009).

Cabe destacar que no Cadastro do INEP, consta o curso de Serviço Social na modalidade EaD da UNIVALI como existente oferecendo 3000 vagas. Entretanto, segundo informações da própria Universidade5, este curso não está mais oferecendo vagas, pois não estão se formando turmas, ele está entrando em extinção.

Todos os cursos oferecem uma média de carga horária de 3000 a 3620 horas/aula na formação, incluídos os encontros presenciais, pois todas as Instituições oferecem pelo menos 1 vez ao mês um encontro presencial.

As 11 IES dividem-se em 2 categorias na organização acadêmica, que são Universidade e Centro Universitário. A maior parte delas está inserida na categoria de Universidade (8 IES), enquanto as demais são Centros Universitários como demonstra o gráfico abaixo:

4 Dados coletados a partir do Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas Para Educação a Distância e Pólos de Apoio Presencial (SIEAD/MEC).

(8)

0 1 2 3 4 5 6 7 8

Universidade Centro Universitário

Organização acadêmica das Escolas de Serviço Social na modalidade EAD

Quantidade de escolas

Fonte: gráfico produzido pela discente de Iniciação Científica, com base no Cadastro das IES (INEP/MEC, 2009)

O período de integralização dos cursos de Serviço Social na modalidade EaD varia de 6 a 8 semestres. A única que se diferencia um pouco é a UNITINS que oferece um curso de 11 semestres como visualizamos no gráfico abaixo:

(9)

Gráfico 5- Tempo de integralização dos cursos de Serviço Social na modalidade EAD 0 1 2 3 4 5 6 Quantidade de Escolas 6 semestres 7 semestres 8 semestres 11 semestres

Fonte: gráfico produzido pela discente de Iniciação Científica, com base no Cadastro das IES (INEP/MEC, 2009).

Levantamos também a quantidade de vagas que as Instituições oferecem para o curso de Serviço Social na modalidade EaD, somando um total de 46.640 vagas, como visto na tabela abaixo:

Tabela 3-Número de vagas nas Instituições de EaD pelo Brasil

Instituição

Número de vagas

UNITINS 2760 UNIT 120 UNIDERP 9000 NEWTON PAIVA 1000 UNISA 150 CEUCLAR 200 UNIASSELVI 400 UNOPAR 9950 ULBRA 20000 UNIVALI 3000 UNIP 60 Total 46.640

Fonte: tabela produzida pela discente de Iniciação Científica, com base no Cadastro das IES (INEP/MEC, 2009).

(10)

modalidade EaD chegaram a quase duplicar o número de vagas oferecidas em relação ao ano de 2006 - um aumento de 89,4%, sendo 727.520 vagas a mais - , mas isto não quer dizer que o número de inscritos e ingressos acompanhou este ritmo de crescimento. Em 2007, o registro aponta um total de 0,35 candidatos/vaga para os cursos a distância em geral. Quanto ao Serviço Social, ainda não obtivemos informações precisas em relação aos números.

III – Considerações finais

O presente trabalho constitui-se como parte da pesquisa ainda em andamento e demonstra, com base nos dados empiricamente recolhidos, uma tendência à massificação da formação em Serviço Social, o que se articula com o processo de mercantilização que a educação superior vem sofrendo principalmente a partir do ano de 1995 (LIMA, 2007; PEREIRA, 2008).

Frente à exposição dos dados e aos estudos feitos em relação à temática, afirmamos que a abertura “explosiva” de cursos de Serviço Social na modalidade EaD acentua o processo de mercantilização da educação superior em curso no país6. A marca da “[...] formação na modalidade à distância executa-se em cursos aligeirados, atravessados pela lógica mercantil, sem a dimensão do ensino, pesquisa e extensão, na direção da precarização da formação de nível superior” (Azevedo, 2008). Desta forma, o projeto ético-político-pedagógico construído pela categoria dos assistentes sociais tende a fragilizar-se em meio ao caráter de mercantilização do ensino.

6

(11)

IV- Referências Bibliográficas

AZEVEDO, G. S. Capitalismo, ensino superior e EAD: análise da particularidade brasileira. Niterói: ESS/UFF, Trabalho de Conclusão de Curso, 2008.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm Acesso em abril de 2009.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (INEP/MEC). Cadastro Nacional das Instituições de Educação Superior. Disponível em http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/ Acesso em abril de 2009.

_______________. Censo da Educação Superior no Brasil 2007. Disponível em http://www.inep.gov.br/download/superior/censo/2007/Resumo_tecnico_2007.pdf

Acesso em junho de 2009.

LIMA, K. R. de S. Contra-reforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.

PEREIRA, L. D. Ensino superior e Serviço Social brasileiro: análise dos cursos de Serviço Social na modalidade de educação à distância. Projeto de pesquisa, Universidade Federal Fluminense: Escola de Serviço Social de Niterói, 2008.

_______________. Mercantilização do Ensino Superior, Educação à Distância e Serviço Social. Universidade Federal Fluminense: Escola de Serviço Social de Niterói, 2008.

SISTEMA DE CONSULTA DE INSTITUIÇÕES CREDENCIADAS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PÓLOS DE APOIO PRESENCIAL (SIEAD/MEC). Disponível em http://siead.mec.gov.br/novosiead/web/site/#app=6999&d6a1-selectedIndex=0 Acesso em junho de 2009

Referências

Documentos relacionados

CARLOS

Disciplinares para apoiar a Valoração, Planeamento e Gestão dos Recursos Marinhos: Uma aplicação aos recursos marinhos do grupo ocidental dos Açores (Change rates

O Diretor do Centro Tecnológico da Universidade Federal Fluminense, considerando o que estabelece a Resolução 37/2004 do Conselho de Ensino e Pesquisa, faz saber que estarão abertas

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

O Ministério de Minas e Energia anunciou as datas em que serão realizados os dois leilões para contratação de energia de reserva pela Agência Nacional de Energia Elétrica

[...] as práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de

Este artigo chama a atenção dos pesquisadores sobre tipologia textual, na área da Linguística Textual, sobre aspectos que são importantes para que estas pesquisas gerem conclusões

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer