• Nenhum resultado encontrado

Projecto Nestum. stum, Rugby nas Escolas. Balanço 2007/2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projecto Nestum. stum, Rugby nas Escolas. Balanço 2007/2008"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Projecto

Projecto

Projecto

Projecto

Ne

Ne

Ne

Nestum

stum

stum

stum

,

Rugby nas Escolas

Rugby nas Escolas

Rugby nas Escolas

Rugby nas Escolas

Balanço

Balanço

Balanço

(2)

1 - O Projecto “Nestum Rugby nas Escolas” atingiu esta época os objectivos que inicialmente foram previstos: aumentar o número de acções nas escolas na região de Lisboa, Litoral da Estremadura, Ribatejo, Alentejo e Algarve e alargar as zonas de intervenção ao arquipélago da Madeira e à Zona Norte do país.

O projecto assumiu esta época um papel preponderante na actividade geral da ARS, com um aumento significativo de acções realizadas, para o que muito contribuiu o reforço de verbas da parceria entre a ARS e a Nestum/Nestlé.

Este projecto – que tem como principais objectivos divulgar e promover a modalidade no meio escolar, estabelecer a ligação entre as escolas e os clubes e captar atletas para a prática do rugby – é composto por duas fases: a primeira dedicada à formação e sensibilização de professores e alunos para o ensino e a prática do rugby e a segunda fase de dinamização de um convívio inter escolas/turmas, a decorrer no campo do clube ou do munícipio.

No decorrer da presente época a ARS, em parceria com a ARN e a Região da Madeira, realizou no total 167 acções nas escolas, das quais 123 na região Sul, 30 na região Norte e as restantes 14 na Madeira, envolvendo 19360 alunos e 766 professores.

2 - O projecto atingiu uma dimensão significativa no plano da cobertura geográfica nacional, com intervenções em 9 distritos do continente e ainda na Madeira (conforme podemos observar no mapa 1).

No total das 167 acções realizadas, 145 foram acções de sensibilização para alunos, 14 foram acções de formação para professores e realizaram-se 8 convívios inter-escolas.

Para a operacionalização do projecto, estiveram envolvidos os técnicos da ARS, da ARNorte e ainda da região da Madeira. Colaboraram ainda 22 clubes distribuidos pelas diversas zonas de intervenção:

Da região da Grande Lisboa, 8 clubes - CR Técnico, Belas R.C, CDUL, Escolinha da Galiza, G.D Direito, Belenenses, Escolinha de Rugby do Arsenal 72, G.D S. Cascais.

No Ribatejo e Litoral da Estremadura, 2 Clubes – R.C Santarém e o Caldas RC

Em Setubal 1 Clube – R.C. Vila da Moita

No Alentejo 5 Clubes – R.C Elvas, CRU Portalegre, Montemor, Estremoz e Borba.

No Algarve 1 Clubes – O R.C Loulé.

Na região do Norte 5 Clubes – Companhia de Rugby, Guimarães, Lousada RC, Famalicão e CLIP.

Mapa 1 - Mapa das acções Nestum no Continente e Madeira.

3 - Quanto aos clubes e à sua participação no projecto, pela aposta feita e pelo trabalho desenvolvido em parceria com a ARS, importa referenciar na Zona Sul alguns deles, nomeadamente o Rugby Clube de Santarém (com 10 participações), o Clube Rugby do Técnico (7 participações) e ainda o C.D.U.L, C.R.U

(3)

Na Região Norte destacamos o empenho dos responsáveis da ARN na dinamização de acções nas escolas perto de clubes que emergem para a modalidade, como são o Guimarães, o R.C Famalição e o Lousada R.C.

Analisando as diversas zonas de intervenção, podemos verificar no mapa 2 (à esquerda) a representação gráfica e quantificação das acções realizadas por distritos.

Foi no Distrito de Lisboa, que a ARS realizou o maior número de acções, 60, distribuidas pelos diferentes concelhos (mapa 3) :

Mapa 3 - Mapa das acções Nestum no concelho de Lisboa

Mapa 2 - Mapa quantitativo das acções por Distritos

Concelho de Lisboa com 24 acções, 12 no concelho de Sintra, 6 no de Loures, 5 no de Odivelas, 5 no de Oeiras, 4 no de Cascais, e por fim 1 acção em cada um dos concelhos da Amadora, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos e Vila Franca de Xira.

Seguidamente, destacamos a região do norte (com um total de 30 acções), 17 acções no distrito do Porto e 13 no de Braga.

Quanto à região do Ribatejo, no distrito de Santarém, foram realizadas 15 acções, distribuidas pelos diferentes concelhos: Santarém 7 acções, Cartaxo 4, Rio Maior 2 e por fim com 1 acção em Alpiarça e Torres Novas.

Na Região do Litoral da Estremadura (distrito de Leiria) realizámos no total 7 acções, 3 nas Caldas da Rainha, 1 em Leiria, 1 na Marinha grande, 1 em Peniche e por fim 1 em Figueiró dos Vinhos.

No Distrito de Setúbal, realizámos no total 11 acções, pelos seguintes concelhos: Grândola 4 acções, 3 no concelho da Moita, e 1 acção em cada concelho, de Almada, Alcolhete, Palmela e Montijo.

No Alentejo foram desenvolvidas acções em 17 escolas, assim distribuídas: 5 acções no distrito de Évora ( 3 em Montemor, 1 acção em Estremoz e 1 em Borba) e 12 acções no distrito de Portalegre ( 4 em Alter do Chão, 4 em Elvas e 4 em Portalegre.

(4)

Por fim, no Algarve 14 acções no total, com 5 na Lagoa, 4 em Faro, 3 em Quarteira, 1 em Olhão e uma (1) em Lagos e outra (1) em Boliqueime.

Na Região da Madeira foram realizadas 14 acções.

Além dos números, que são elucidativos da dimensão do projecto, importa referenciar o elevado número de pedidos para acções, dirigidos à ARS ou via F.P.R por parte das Escolas, Autarquias e Clubes, o que demostra o elevado interesse em participar no projecto “Nestum Rugby nas Escolas”.

Apesar deste Projecto ter sido criado no sentido de apoiar os clubes a captarem mais jovens, tem vindo acentuar-se a tendência, de ser alargado a outras áreas de intervenção tais como de enriquecimento curricular nas escolas do 1º ciclo (Elvas, Portalegre, Montemor, Sintra, Alcochete), projectos de integração social (Galiza, Chelas e Musgueira) e projectos desportivos de autarquias ou outras instituições desportivas (Cartaxo, Rio Maior, Montijo).

4 - Elvas, Portalegre, Montemor, Sacavém, Sintra, Alcochete.

Em Elvas, com o apoio local e o envolvimento do clube, realizámos acções de sensibilização para alunos, acções de formação para professores e um convívio inter-escolas, executando assim as duas fases do projecto, contribuindo para a consolidação do rugby como actividade de enriquecimento curricular nas escolas básicas do concelho.

Em Portalegre, a dinamização de acções de sensibilização aos alunos e formação a professores realizadas nas escolas do conselho pela ARS, culminou com a realização da feira da Expo – Escolas no parque da cidade. Ao longo de três dias, cerca de 300 jovens desde o ensino primário até ao básico participaram nesta actividade, mostrando bastante interesse e curiosidade no que respeita à prática da modalidade. Esperando o CRUP, na próxima época contar com a presença destes jovens nas suas equipas.

Em Montemor, na continuidade do trabalho realizado pela ARS no ano lectivo de 2006/2007 com o Projecto “ Nestum Rugby nas escolas”, realizámos um convivio no Estádio Municipal, em parceria com o clube e a autarquia, onde estiveram reunidos cerca de 200 jovens alunos das escolas básicas do concelho. O convívio terminou em ambiente de grande festa, com a entrega de vários brindes (t-shirts, bebidas Nestum Go, etc...) a todos os participantes.

Em Sintra (São Marcos), numa parceria entre a ARS, o Belas R.C e a Freguesia de São Marcos, realizámos acções de sensibilização aos alunos em todas as escolas do agrupamento de escolas de São Marcos. A dinâmica criada junto dos professores, técnicos de desporto e técnicos do clube e o entusiasmo demonstrado pelos alunos (cerca de 400 alunos envolvidos), contribui em muito para a introdução da modalidade como actividade de enriquecimento curricular, nos ATL´s das escolas do 1º ciclo.

Em Alcochete, à solicitação director do curso Tecnológico de Desporto na Escola Secundária de Alcolhete, em parceria com a Câmara Municipal, desenvolvemos uma acção de sensibilização para os alunos, na praía dos Moinhos em Alcochete, com todas as escolas do agrupamento de escolas do ensino básico de Alcolhete, onde cerca de 400 crianças e jovens dos 6 aos 8 anos tiveram os primeiros contactos com a modalidade atráves do Tag Rugby. Esta iniciativa (que se irá repetir no próximo ano lectivo), teve uma enorme aceitação por parte de todos os presentes, alunos, professores e técnicos da autarquia.

5 - Galiza, Chelas, Musgueira

(5)

A realização das acções de sensibilização nestas escolas, teve um enorme sucesso, com os alunos a aderirem com grande entusiasmo as actividades propostas e a demostrarem grande empenho e determinação em aprender a jogar rugby, não manifestando qualquer tipo de comportamento menos adequado.

Colaboraram na dinamização destas actividades, nas escolas circundantes ao bairro da galiza, os responsáveis pela dinamização da escolinha de rugby da Galiza, dando seguimento ao trabalho já iniciado na época transacta e que tão bom resultados tem conseguido.

Nas zonas problemáticas de Chelas e da Musgueira, a ARS realizou várias acções de sensibilização para alunos nas escolas do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, e contou com a colaboração de vários jogadores séniores do clube de rugby do Técnico (Artur Conceição, Luís Filipe, Rubem de Sousa e Mariana Pimenta e os internacionais neozelandeses Clark e Junior) na dinamização e operacionalização dessas actividades. A presença destes colaboradores nas actividades desenvolvidas foi um verdadeiro êxito, sendo uma aposta claramente ganha na promoção e divulgação do rugby junto das crianças. Contribuindo fortemente para a criação de um ambiente de festa com rapazes e raparigas a demonstrarem grande empenho e determinação em aprender a jogar rugby.

6 - Cartaxo, Rio Maior, Montijo

A ARS no decorrer da presente época, participou em várias actividades de promoção e divulgação do rugby, respondendo as solicitações feitas por várias entidades desportivas.

No Cartaxo, participamos no campo de férias desportivas (Páscoa) da Câmara Municipal do Cartaxo. Com a realização de uma acção de sensibilização para os jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Esta iniciativa, foi amplamente acolhida por todos os participantes.

Neste concelho verificou-se uma grande receptividade para acolher o projecto “Nestum Rugby nas escolas” e um grande interesse da comunidade escolar nas actividades desenvolvidas. Como resultado realizámos, em parceria com o R.C Santarém, acções em três escolas do ensino Básico com a participação de mais de 400 alunos.

Em Rio Maior, participamos na Festa do Desporto Escolar nas Escolas da Lezíria, que teve lugar no complexo desportivo de Rio Maior. No dia 14 de Maio no periodo entre as 9:30 e as 15:00, tiveram oportunidade passar pelo nosso espaço desportivo (dois campos de relva sintéctica com 30 x 20 mts) várias equipas de diferentes escolas. Estiveram cerca de 300 jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos. Na dinamização e operacionalização das actividades durante a festa estiveram presentes dois técnicos do R.C de Santarém e um técnico da Câmara do Cartaxo.

De referir que todos os participantes na actividade, foram presentiados com uma bebida NESTUM GO e

ainda vários brindes. Esta actividade teve um enorme impacto na festa desportiva, tendo ficada agendada uma nova iniciativa para o próximo ano lectivo.

No Montijo, no âmbito das actividades de enriquecimento curricular, realizámos uma acção de sensibilização para os alunos de todas as escolas do 1º ciclo do ensino básico do agrupamento de escolas do Montijo. A actividade realizou-se no dia 21 de junho, entre as 9:30 e as 13:30, e funcionou no molde de estações com outras modalidades, com a participação de cerca de 150 crianças dos 6 aos 9 anos. A maioria dos alunos desconhecia a modalidade, o que naturalmente despertou grande curiosidade e interesse.

(6)

Nota Finais

Através deste balanço pretendemos dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela ARS e pelos Clubes ao nível do Projecto Nestum, Rugby nas Escolas, projecto que esta época atingiu uma dimensão significativa no plano da cobertura geográfica nacional, com intervenções em nove distritos do continente e ainda na Madeira.

No decorrer da presente época a ARS, em parceria com a ARN e com a Associação de Desportos da Madeira, realizou 167 acções nas escolas (mais 108 acções do que na época passada) num total de cerca de 20.000 alunos e 800 professores.

É neste sentido que entendemos que este projecto se assume cada vez mais como um meio fundamental no desenvolvimento da modalidade, quer ao nível da captação de crianças e jovens para os clubes, quer ao nível da promoção e divulgação do jogo.

Assim, é intenção da ARS fazer chegar este projecto ao maior número possível de escolas e é neste sentido que, no decorrer do próximo ano lectivo, o Projecto “Nestum, Rugby nas Escolas”, estará enquadrado nos projectos especiais do Desporto Escolar, numa parceria entre a FPR e o Gabinete de Desporto Escolar.

Contamos uma vez mais com o imprescindível apoio da Nestum e a preciosa colaboração dos clubes para atingirmos um objectivo que consideramos que deve ser um objectivo de TODOS nós.

(7)

Alunos Prof.(s)

1 Arruda dos Vinhos 1 130 6

1 Amadora 1 1 15 4 Cascais 1 2 410 12 24 Lisboa 1 3 2495 98 6 Loures 1 552 20 5 Odivelas 1 1 472 16 5 Oeiras 1 393 19 12 Sintra 1 2 1210 40 1 Sobral Mt. Agraço 1 120 2

1 Vila Franca Xira 1 250 10

60 9 6032 238 Alunos Prof.(s) 4 Cartaxo 2 518 16 2 Rio Maior 2 400 10 6 Santarém 2 730 21 1 Torres Novas 2 220 10 1 Alpiarça 2 74 4 14 1 1942 61 Alunos Prof.(s) 3 Caldas da Rainha 3 360 11

1 Figueiró dos Vinhos 3 200 3

1 Leiria 3 120 2 1 Marinha Grande 3 200 8 1 Peniche 3 60 3 7 1 940 27 Alunos Prof.(s) 4 Alter do Chão 4 320 9 4 Elvas 4 210 20 4 Portalegre 4 360 14 12 2 890 43 Alunos Prof.(s) 1 Borba 5 220 11 1 Estremoz 5 70 1 3 Montemor 5 296 23 5 3 296 23 Lisboa Santarém Leiria Portalegre Évora Nº

Acções Distrito Concelho Zona CLUBE

Números Nº

Acções Distrito Concelho Zona CLUBE

Números Nº

Acções Distrito Concelho Zona CLUBE

Números Nº

Acções Distrito Concelho Zona CLUBE

Números Portalegre Évora Lisboa Santarém Leiria

Balanço Quantitativo

Nestum Rugby nas Escolas

Acções Concelho Zona CLUBE

Números Distrito

(8)

Alunos Prof.(s) 1 Alcochete 6 400 12 1 Almada 6 100 2 4 Grândola 6 370 29 3 Moita 6 128 7 1 Montijo 6 175 7 1 Palmela 6 295 5 11 1 1468 62 Alunos Prof.(s) 1 Boliqueime 7 120 6 4 Faro 7 610 28 4 Lagoa 7 600 33 1 Lagos 7 60 5 1 Olhão 7 150 8 3 Quarteira 7 430 11 14 1 1970 91 Alunos Prof.(s) 1 Braga 9 50 1 4 Famalicão 9 626 8 8 Guimarães 9 1510 26 13 2 2186 35 Alunos Prof.(s) 6 Lousada 8 1050 20 10 Porto 8 1528 45

1 Vila Nova Gaia 8 260 7

17 2 2838 72

Alunos Prof.(s)

14 Madeira Madeira 10 798 114

14 798 114

Acções Distritos

Concelhos

Zonas Clubes Alunos

Prof.(s)

167

10

45

10

22

19360

766

TOTAIS

Madeira Setubal Faro Braga Porto Porto Nº

Acções Distrito Concelho Zona CLUBE

Números

Acções Distrito Concelho Zona CLUBE

Números

Acções Distrito Concelho Zona CLUBE

Números

Acções Distrito Concelho Zona CLUBE

Números

Acções Distrito Concelho Zona CLUBE

Números

Setubal

Faro

Referências

Documentos relacionados

Pinturas, depilatórios, unguentos mamilares, colorantes para o cabelo e até pomadas à base de vidro em pó (que, aparentemente, permitiam simular a virgindade) (Braunstein, 1990),

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

4 - Valores da Refl ectância Bidirecional (em fração, de 0 a 1) versus o comprimento de onda central da banda obtidos para a vegetação na imagem sem correção atmosférica e

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

investigação empírica, quando recorre aos indivíduos como fonte de informação, é saber que em tais condições as respostas são afectadas por certo número de

constitucionalmente: • O conceito de Saúde relacionado não apenas à assistência médica, mas a todos os seus determinantes e condicionantes, tais como trabalho, salário,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá