• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAU DO SUL CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: ENGENHEIRO CIVIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAU DO SUL CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: ENGENHEIRO CIVIL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAU DO SUL

* ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE

* Neste Caderno de Questões, você encontra:

- 28 questões ESPECÍFICAS - 12 questões de Português

* Só inicie a prova após a autorização do Fiscal de Sala.

* Duração da prova: 3 horas. O Candidato só poderá retirar-se do recinto das provas após 01 hora, contada a partir do seu efetivo início. * O candidato só terá o direito de levar o caderno de prova após 02:00 horas do início dos trabalhos, e deixará apenas o Cartão de Respostas.

* Caso o candidato opte em sair antes de 02:00 horas do início dos trabalhos; NÃO será permitido a anotação do gabarito seja qual for a forma.

* Os Fiscais de Sala não estão autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resolução das questões; esta tarefa é obrigação do candidato.

* Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de quaisquer equipamentos eletrônicos. * O candidato receberá do Fiscal de Sala, 01 (hum) Cartão de Respostas correspondente às questões objetivas.

* Assine o seu Cartão de Respostas (Gabarito). Assinale apenas uma opção em cada questão. Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas.

* O seu Cartão de Respostas é pessoal e insubstituível. Portanto, CUIDADO, não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em hipótese alguma ele será substituído, salvo por erro do fiscal ou por falha de impressão. Confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assinale no local indicado.

* A assinatura no Cartão de Respostas é obrigatória.

* O Gabarito desta prova estará disponível no dia 09/02/2015, no site www.conpass.com.br.

* Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questão, o candidato deve seguir as orientações constantes da Cláusula XII do Edital do Concurso Público nº 001/2014 da PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAU DO SUL, de 25/11/2014.

* Após o término da prova, o candidato deverá deixar a sala e em hipótese alguma poderá permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma.

BOA PROVA!!

DATA: 08 DE FEVEREIRO DE 2015

CONCURSO PÚBLICO

PROVA PARA CARGO DE:

(2)

PARTE I – ENGENHEIRO CIVIL

01 - As fundações dos tipos sapatas, blocos de fundação e placas de fundação ou radiers são chamadas de fundações:

A) profundas B) flutuantes C) excêntricas D) off shore E) superficiais

02 - Uma viga engastada e livre com 5,0 metros de comprimento suporta uma carga concentrada na sua extremidade igual a 10 kN, portanto temos que o valor do esforço cortante no engaste é igual a:

A) 20 kN B) 50 kN C) 30 kN D) 10 kN E) 40 kN

03 - Um bloco de coroamento está apoiado em 4 estacas cuja capacidade de carga de cada estaca é igual a 20 kN, usando-se um fator de segurança igual a 2, temos as estacas suportam uma carga admissível igual a:

A) 40 kN B) 80 kN C) 160 kN D) 20 kN E) 60 kN

04 - Uma viga biapoiada, sendo A um apoio do segundo gênero do lado esquerdo e B um apoio do primeiro gênero do lado direito, está sujeita a ação de uma carga concentrada de 5 kN atuando de cima para baixo e posicionada a uma distância de 3,0 metros do lado esquerdo e a 2,0 metros do lado direito de uma viga com 5,0 metros de comprimento, temos que o esforço cortante no apoio do lado esquerdo A é igual a:

A) 3 kN B) 6 kN C) 10 kN D) 5 kN E) 2 kN

05 - As fundações profundas do tipo estacas flutuantes são fundações cuja determinação da capacidade de carga é feita usando a(s) parcela(s) de:

A) ponta B) topo

C) atrito lateral e ponta D) atrito lateral E) ponta e topo

06 - Dentre os materiais relacionados abaixo, qual o que NÃO É um aglomerante: A) cimento B) cal aérea C) areia D) cal hidráulica E) gesso

07 - Com relação aos materiais cerâmicos é CORRETO afirmar que:

A) apresentam resistencia a compressão baixa B) são duros e frágeis

C) apresentam resistência à tração elevada D) possuem pequena resistência a ataques químicos E) apresetam natureza amorfa

08 - O material semi-sólido ou líquido resultante da destilação de materiais orgânicos é conhecido como:

A) alcatrão B) cimento asfáltico C) concreto asfáltico D) betume

E) piche

09 - O ensaio que avalia a consistência do cimento asfáltico de petróleo (CAP), que é a resistência a fluir dependente da temperatura é o ensaio de:

A) ponto de amolecimento B) ponto de fulgor C) compressão D) penetração E) viscosidade

10 - A capacidade de um metal de sofrer apreciável deformação a frio sem se romper é conhecida como:

A) maleabilidade B) resistência C) dureza D) tenacidade E) ductilidade

11 - Na NR-18, com relação as áreas de vivência, a área mínima necessária para utilização de cada chuveiro é:

A) 70 cm² B) 90 cm² C) 80 cm² D) 100 cm² E) 110 cm²

12 - Na Engenharia e Segurança do trabalho a norma regulamentadora preconiza que os andaimes em balanço devem ter sistema de fixação à estrutura da edificação capaz de suportar:

A) 2 (três) vezes os esforços solicitantes B) 4 (três) vezes os esforços solicitantes C) 5 (três) vezes os esforços solicitantes D) 3 (três) vezes os esforços solicitantes E) 6 (três) vezes os esforços solicitantes

13 - Com relação a máquinas, equipamentos e ferramentas diversas, a norma regulamentadora especifica que as máquinas e os equipamentos devem ter dispositivo de acionamento e parada, localizados de modo que:

A) se localize na zona perigosa da máquina ou do equipamento

B) seja acionado ou desligado pelo operador na sua posição de trabalho

C) não possa ser desligado em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador

D) possa ser acionado ou desligado, involuntariamente, pelo operador ou por qualquer outra forma acidental E) seja desligado sòmente por meio do desligamento total

(3)

14 - Um lote de terreno possui uma lateral com 50 metros de comprimento, significa dizer que em uma escala 1:200, corresponde, em metros, a: A) 0,50 B) 0,25 C) 2,5 D) 5,0 E) 2,0

15 - As estacas utilizadas para facilitar a localização dos piquetes, indicando a sua posição aproximada são chamadas de estacas: A) balizadoras B) visualizadoras C) testemunhas D) testamentos E) niveladoras

16 - O material usado na construção civil que resulta das reações químicas do cimento com a água é chamado de:

A) argamassa B) agregado C) aglomerante D) fluidificante E) pasta

17 - A classificação das argamassas segundo o seu emprego comun quando se destinam a obras corrente, pode ser:

A) argamassa para assentamento de pisos, fundações, vigas e para injeções

B) agamassa para injeções, assentamento de

revestimentos, pilares e vigas

C) argamassa para assentamento de pilares, pisos, revestimentos e fundações

D) argamassas para assentamento de alvenarias, revestimentos, pisos e para injeções

E) argamassa para assentamento de lajes, vigas, pilares e alvenarias

18 - Nos tratamentos dos esgotos individuais domésticos é CORRETO afirmar que os tanques sépticos são:

A) sistemas de tratamento primário de esgotamento sanitário que recebem esgoto basicamente em estado bruto e os tratam com eficiência não muito elevada.

B) sistemas de tratamento secundário de esgotamento sanitário que recebem esgoto basicamente em estado bruto e os tratam com eficiência muito elevada.

C) sistemas de tratamento terciário de esgotamento sanitário que recebem esgoto basicamente em estado puro e os tratam com eficiência não muito elevada.

D) sistemas de tratamento primário de esgotamento sanitário que recebem esgoto basicamente em estado puro e os tratam com eficiência muito elevada.

E) sistemas de tratamento secundário de esgotamento sanitário que recebem esgoto basicamente em estado bruto e os tratam com eficiência muito elevada.

19 - O conjunto de tubulações que se origina no reservatório e do qual se derivam as colunas de distribuição no tipo de distribuição indireto é chamado de:

A) barrilete B) interconexão

C) válvula de distribuição D) coluna de alimentação E) ramal

20 - Em um projeto de intalações prediais de água quente, a extremidade a jusante do sub-ramal é chamado de:

A) respiro

B) dispositivo anti-retorno C) engate

D) ponto de utilização E) misturador

21 - De acordo com as normas de proteção contra incêndios, os materiais como tecidos, madeiras, papel e fibras, segundo a classificação de fogo, são materiais da classe: A) B B) C C) A D) D E) E

22 - A sondagem a percussão SPT (standard penetration test) apresenta como vantagens:

A) custo elevado, pode ser realizada em locais de difícil acesso, não coleta amostras, determina o nível de água e determina um índice que permite que se determine a resistência do solo

B) baixo custo, precisa ser realizada em locais de fácil acesso, pode coletar amostras, determina o volume do lençol freático e determina um índice que caracteriza a deformabilidade do solo

C) custo elevado, precisa ser realizada em locais de fácil acesso, não coleta amostras, determina o nível de água e determina um índice que permite que se estime a resistência do solo

D) baixo custo, precisa ser realizada em locais de fácil acesso, não coleta amostras, determina o volume do lençol freático e determina um índice que caracteriza a deformabilidade do solo. E) baixo custo, pode ser realizada em locais de difícil

acesso, pode coletar amostras, determina o nível de água e determina um índice que permite que se estime a resistência do solo

23 - Uma fundação quando está sujeita a uma carga distribuída linearmente, deve ser do tipo:

A) sapata circular B) sapata quadrada C) sapata corrida D) sapata hexagonal E) sapata trapezoidal

(4)

24 - As propriedades físicas e mecânicas de maior interesse nos projetos de rodoviais são:

A) capilaridade, compressibilidade, ductilidade, contratilidade, expansibilidade, resistência aos momentos fletores e abrasividade

B) permeabilidade, capilaridade, compressibilidade, elasticidade, contratilidade, expansibilidade e resistência ao cisalhamento

C) compressibilidade, abrasividade, elasticidade,

resistência aos momentos fletores,

deformabilidade, expansibilidade e resistência ao cisalhamento

D) elasticidade, permeabilidade contratilidade,

expansibilidade, resistência ao cisalhamento, resistência a abrasividade e ductilidade

E) contratilidade, permeabilidade, expansibilidade, resistência ao cisalhamento, resistência a expansão, resistência a tração e ductilidade. 25 - Os solos compostos predominantemente por argilas, apresentam como características:

A) plasticidade, impermeabilidade, grandes

deformações, alto índice de vazios, retém bastante água e possuem grande superfície específica

B) plasticidade, permeabilidade, pequenas

deformações, alto índice de vazios, retém bastante água e possuem grande superfície específica

C) plasticidade, impermeabilidade, pequenas

deformações, baixo índice de vazios, retém bastante água e possuem pequena superfície específica

D) rigidez, impermeabilidade, grandes deformações, baixo índice de vazios, retém pouca água e possuem pequena superfície específica

E) rigidez, permeabilidade, grandes deformações, alto índice de vazios, retém pouca água e possuem pequena superfície específica

26 - Uma camada de solo com 6,0 metros de espessura possue um peso específico natural igual a 16 kN/m³, temos que a pressão devido ao peso próprio do solo no ponto médio da camada de argila é:

A) 48 kN/m² B) 32 kN/m² C) 96 kN/m² D) 72 kN/m² E) 66 kN/m²

27 - O Cimento Portland Composto cuja sigla é CP II - Z tem como designação:

A) cimento portlando com filer B) cimento portlando com escória C) cimento portlando de alto forno D) cimento portlando com pozolana E) cimento portlando com sulfatos

28 - Em um projeto de instalações elétricas é CORRETO afirmar que a carga instalada é:

A) determinada a partir do somatório das correntes nominais dos aparelhos, dos equipamentos

elétricos e das lâmpadas existentes nas

instalações.

B) determinada a partir do somatório das demandas nominais dos aparelhos, dos equipamentos

elétricos e das lâmpadas existentes nas

instalações.

C) determinada a partir do somatório das potências primárias dos aparelhos, dos equipamentos

elétricos e das lâmpadas existentes nas

instalações.

D) determinada a partir do somatório das correntes secundárias dos aparelhos, dos equipamentos

elétricos e das lâmpadas existentes nas

instalações.

E) determinada a partir do somatório das potências nominais dos aparelhos, dos equipamentos

elétricos e das lâmpadas existentes nas

(5)

PARTE II – PORTUGUÊS

As questões 29 e 30 referem-se ao texto seguinte:

Ana Cristina Cesar (1952-1983) fez parte do grupo de poetas marginais dos anos 1970, que se inspiraram no Modernismo, na poesia concretista e no movimento tropicalista. Faziam circular seus textos, produzidos de modo artesanal, por meio de exposições poéticas. Formada em Letras, A.C. Cesar publicou artigos, foi tradutora e chegou a influenciar a vida cultural no Rio de Janeiro nessa época. Leia um de seus poemas.

Tenho uma folha branca e limpa à minha espera: mudo convite

tenho uma cama branca e limpa à minha esperar: mudo convite

tenho uma vida branca e limpa à minha espera:

CÉSAR, Ana Cristina. Poesia marginal. São Paulo: Ática, 2008. p. 33. (Coleção Para gostar de ler. v.39). 29 - Das afirmações seguintes:

I. A liberdade na construção dos versos e o sentido conotativo das palavras mostram que a vida é feita de escolhas, as quais nem sempre é possível definir concretamente.

II. O verbo “tenho”, presente em todas as estrofes, parece colocar o eu lírico diante de um impasse.

III. Na segunda estrofe, o eu lírico se vê diante de um convite que representa uma vida aguerrida, agitada e com realizações e desafios.

A) Estão corretos apenas os itens I e III. B) Estão corretos apenas os itens II e III. C) Estão corretos apenas os itens I e II. D) Todos estão corretos.

E) Apenas o item I está correto. 30 - Das afirmações seguintes:

I. A “vida branca e limpa” que espera o eu lírico, segundo a terceira estrofe, também constitui a escolha que o levará a experiências bem diversas das opções que ele tinha antes. II. Há somente uma oração em cada estrofe, e portanto em cada uma, o período é simples.

III. A palavra “E”, empregada nas estrofes, pertence a classe gramatical “CONJUNÇÃO” e exprime adversidade.

A) Estão corretos apenas os itens I e III. B) Estão corretos apenas os itens II e III. C) Todos estão corretos.

D) Apenas o item II está correto. E) Estão corretos apenas os itens I e II. 31 - A concordância nominal está correta apenas em:

A) É permitido a liberdade condicional no Brasil. B) O porteiro disse-me meias verdades sobre o

ocorrido.

C) Os pais tinham bastante preocupações com o filho. D) No sul ocorreram menas chuvas neste ano. E) Esta blusa me saiu barata.

As questões 32 e 33 referem-se ao anúncio publicitário seguinte:

32 - Das afirmações seguintes:

I. O anúncio preferiu dar mais destaque à imagem que ao texto verbal.

II. O emprego da vírgula após a palavra “cachorros” é justificado por esta se tratar de um aposto.

III. A imagem que acompanha o slogan “Adotar é tudo de bom” simboliza uma casa para cachorros e um coração sugerindo a afeição que se pode encontrar na convivência com estes.

A) Estão corretos apenas os itens I e III. B) Estão corretos apenas os itens I e II. C) Estão corretos apenas os itens II e III. D) Todos estão corretos.

E) Apenas o item I está correto. 33 - Das afirmações seguintes:

I. Na frase “Adotar é tudo de bom”, o sujeito, no contexto, é “tudo” e classifica-se como simples.

II. O emprego dos dois pontos no anúncio justifica-se pela introdução a uma explicação.

III. A foto do cachorro, que parece olhar para o leitor, é um dos recursos empregado para sugerir ao leitor do anúncio que adote animais.

A) Apenas os itens I e III estão corretos. B) Apenas os itens II e III estão corretos. C) Apenas os itens I e II estão corretos. D) Todos estão corretos.

(6)

A questão 34 refere-se a tira seguinte:

34 - O termo sublinhado no segundo quadrinho classifica-se como:

A) oração subordinada substantiva subjetiva B) oração subordinada substantiva objetiva indireta C) oração subordinada substantiva completiva nominal. D) oração subordinada adjetiva explicativa

E) oração subordinada adverbial temporal

35 - Identifique a alternativa cuja colocação pronominal não está de acordo com a gramática normativa:

A) O jogo ora se anima, ora se mantém enfadonho. B) Afastamo-nos do local quando nos sentimos

inseguros.

C) Informamos-lhes que nos convocaram para a reunião. D) Nos avistou de longe e logo aproximou-se sorrindo. E) A imagem dela vai-se delineando, e de repente a vejo

nitidamente.

A questão 36 refere-se a tira seguinte:

36 - A função sintática exercida pelo termo “à frente” no segundo quadrinho é: A) adjunto adnominal B) objeto direto C) agente da passiva D) complemento nominal E) adjunto adverbial

37 - Assinale a alternativa que apresenta classificação errada do morfema destacado:

A) morreria – desinência número-pessoal B) morreria – vogal temática

C) morreria – radical D) morreria – tema

E) morreria – desinência modo-temporal 38 - Na frase:

“Desculpa eu ter ficado tão irritada, querido. Além do mais, foi só um mal-entendido.”

O adjetivo “irritada” encontra-se no contexto, no seguinte grau: A) superlativo absoluto sintético.

B) superlativo relativo de superioridade C) superlativo relativo de inferioridade D) comparativo de igualdade E) superlativo absoluto analítico

39 - No anúncio seguinte é possível identificar a figura de linguagem: A) hipérbole B) eufemismo C) antonomásia D) antítese E) ironia

40 - Leia o texto de Leon Eliachar: A moda

Depois da folha de parreira, a mulher não fez outra coisa senão mudar a posição e o padrão da folha, que hoje tem o nome de vestido. Durante algum tempo, a mulher se cobria de tal maneira que só se lhe viam os olhos. O pudor foi abrindo mão de seus direitos em benefício da elegância e, de acordo com o figurino, a vergonha se vem deslocando de um lado para outro: uma vez é feio mostrar os joelhos, outra vez é o pescoço, outra vez o braço – e a maioria das vezes é feio não mostrar nada.

Identifique qual das expressões retiradas do texto constitui locução prepositiva:

A) em benefício da B) Durante algum tempo C) de tal maneira que D) de um lado para outro E) a maioria das vezes

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

Quando as forças conservativas são as únicas existentes no sistema, a soma das energias cinética e potencial (chamada de energia mecânica total) permanece constante. Se uma força

Médias seguidas da mesma letra minúscula, em cada agrupamento de colunas, não diferem entre si pelo teste de Tukey 5% de probabilidade.. Médias mm do teste de comprimento das