• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO PONTOS DE INTERESSE EDITORIAL. APPP-FN - Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais APPP-FN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO PONTOS DE INTERESSE EDITORIAL. APPP-FN - Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais APPP-FN"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

BOLETIM INFORMATIVO

EDIÇÃO N.º 34 - Junho

2016

APPPFN

- Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais

APPP-FN - Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais

CNEMA, Loja 1 - 2001-904 Santarém Telef. Fax : + 351 243 306 058 / Telm. : 91 1952386 www.apppfn.pt - info@apppfn.pt

PONTOS DE INTERESSE

Com a chegada do Verão chega o calor, mas não só, durante esta época realizam-se várias festas locais que animam e projetam as nossas cidades, vilas e aldeias. As flores do Montijo continuando as suas ações, participaram em diversos eventos de promoção e divulgação das flores e plantas produzidas em Portugal.

Ainda durante o mês de Maio organizaram conjuntamente com o Fórum Montijo, o Festival da Flor. Este evento atrai a este espaço comercial cada vez mais pessoas e tornou-se num referencial de mostra das flores produzidas pelos nossos associados.

Seguiu-se a Feira do Porco no Montijo numa parceria com a ALIS (associação livre de suinicultores). As flores animaram e trouxeram alegria a este evento com largo historial na cidade do Montijo. A parceria entre as duas associações irá ser reforçada como futuramente daremos mais informações.

Reforçámos a nossa ligação à Câmara Municipal do Montijo através da participação no Montijo - Lugar de Encontros. Evento local que visa aproximar as pessoas ao centro da Cidade. Espetáculos de dança, exposições de arte, e claro mostra e venda de flores animaram esta cidade.

Como em anos anteriores a pedido da Câmara Municipal de Lisboa integrámos o grupo de patrocinadores das Noivas de Santo António, fornecendo flores para este evento bastante mediático, realizado na capital do nosso país.

No início de Junho a nossa associação participou uma vez mais na feira nacional da Agricultura. Um dos certames mais importantes de divulgação da agricultura feita em Portugal não podia deixar de ter a nossa presença. A APPPFN organizou a Lusoflora de Verão 2016 na estufa dedicada à Horticultura ornamental. Exposição e venda de plantas, bem como numerosos “stands” de fornecedores de bens e serviços agrícolas estiveram presentes no evento. O pavilhão da Direção Regional de agricultura de Santarém foi uma vez mais gentilmente cedido às flores do Montijo que voltaram a decorar o espaço e animar o espaço.

Após este período mais movimentado de ações de divulgação chegamos então às nossas férias de Verão, pelo que desejamos a todos os nossos associados e amigos umas boas e revigorantes férias. Até breve...

Rui Algarvio (Vogal Flor de Corte)

EDITORIAL

Lusoflora de Verão Pág. 2

Ações Promocionais das “Flores do Montijo”

Pág. 3

Iniciativa “Vamos Florir o Montijo” Pág. 4 ENA-Análise do Mercado Viveirista Pág. 5 Novos Parceiros Pág. 6 Novos Parceiros (cont.) Pág. 7 Feiras e Eventos do Setor Pág. 8

(2)

Lusoflora de Verão – Feira Nacional de Agricultura 2016 Exposição Flores do Montijo

A 4ª edição da Lusoflora de Verão decorreu em paralelo com a Feira Nacional de Agricultura e afirmou-se, uma vez mais, como a montra do sector da Horticultura Ornamental Portuguesa.

A Estufa Lusoflora e Pavilhão das Flores do Montijo, contaram com a participação de 36 expositores, entre produtores e fornecedores de bens e serviços.

Os produtores do Montijo, sob a alçada da marca da associação “Flores do Montijo” embelezaram o pavilhão do Ministério da Agricultura, e contaram ainda com a presença

institucional da Câmara Municipal do Montijo, sendo um local privilegiado de passagem de milhares de visitantes da feira.

Contamos ainda com a presença de diversas individualidades como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro – Ministro António Costa, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luis Medeiros Vieira, assim como alguns líderes partidários como Pedro Passos Coelho, Assunção Cristas ou Catarina Martins.

LUSOFLORA DE VERÃO - FNA 2016

ESTUFA LUSOFLORA APPPFN

CACTOTEJO

COVERPOOL - COBERTURAS PARA PISCINAS ESTUFAS MINHO

EUCLIGOMES FITORALIA GALCOPOR HIDROLAZER

LITORAL REGAS, COMÉRCIO E APOIO À AGRICULTURA MORE COOL - (Moretel)

NELSON LOPES SITIO DAS PLANTAS Sr. ORGÂNICO VER.DE.MIM VITOR ALMEIRÃO

VIVEIROS FLO-FERRER/ROSALES FERRER-MEILLAND VIVEIROS QUINTA DOS CÔMOROS

VIVEIROS VITOR LOURENÇO

FLORES DO MONTIJO: Alviflor-Soc. Agrícola , Lda. António Caleira Carvalho António Manuel Santos Almeida

Carlos J.F. Pereira Encarnação Unip. Lda Fábio Silva Floragri Florensis Flores na Ribalta Florineve Florisul Jadiflor

Jaime Batista Ramos Maria Etelvina Almeida Novo Sol Plantas

Sílvio Nascimento Gonçalves Soc. Agrícola Pinheiro da Cruz Stapoflor

Vitorino Augusto Nascimento Gonçalves

E-mail : agrovida@oninet.pt Tel. : (+351) 283 961 366 Site www.agrovida.com:

(3)

E-mail: geral@estufasminho.pt - www.estufasminho.pt Rua das Pedreiras - Apartado 8 - 4741-908 FÃO Tel. : 253 989 360 - Fax : 253 989 360

ESTUFASMINHO, S.A.

A convite da Comissão Organizadora da XXIII Feira Nacional do Porco, composta pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores e pela Associação Livre de Suinicultores Portugueses, as Flores do Montijo marcaram presença na Feira Nacional do Porco, no Montijo.

Num espaço de promoção e venda de Flores da região, a recetividade dos visitantes foi surpreendente, fazendo deste evento mais um sucesso no percurso das Flores do Montijo.

Ações Promocionais das “Flores do Montijo” 2016

Bolsa de Turismo de Lisboa

Exposição / Fotorreportagem da Revista VISÃO

Festival da Flor - Fórum Montijo

Feira do Porco

Depois do sucesso da primeira edição, o Festival da Flor voltou ao Fórum desta feita com uma homenagem à região do Montijo, mas também à cultura portuguesa. De 22 de Abril a 01 de Maio, foram muitas as atividades e as decorações que utilizaram as Flores do Montijo, tendo sido o ponto alto do evento um desfile de moda ao som de um concerto de Cuca Roseta, com a Flor como protagonista. Este evento contou, à semelhança do ano passado, com o apoio dos produtores das “Flores do Montijo” e da APPPFN. A convite da Câmara Municipal do Montijo,

a s F l o r e s d o M o n t i j o e s t i v e r a m representadas na BTL no stand da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa. Quem passou por este espaço teve a oportunidade de provar alguns dos produtos característicos do concelho, presentes na “Mesa Regional”, assim como de receber um Gerbera, símbolo das Flores da região.

As Flores do Montijo marcaram presença no passado dia 8 de março na Exposição da Fotorreportagem da Revista VISÃO «Aqui Morreu Uma Mulher», numa iniciativa conjunta do Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e que contou com a presença do Sr. Primeiro- Ministro António Costa.

(4)

PONTELLAS / BOUZA N.º 5 36.400 Porriño - Pontevedra C. I. F. B-36.029.932 HORTALIZAS BACELO,S. L. FABRICACIÓN Y

VENTA DIRECTA DE INVERNADEROS RIEGO POR GOTEO Y ASPERSIÓN

HORTALIZAS

BACELO

, S.L

FABRICACIÓN Y VENTA

OFICINA - 986 332 990 / FAX 986 332 874 HORTALIZABACELO@terra.es

Iniciativa “Vamos Florir o Montijo”

Noivas de Santo António

A Câmara Municipal de Lisboa organizou uma vez mais os Casamentos de Santo António e as Flores do Montijo aliaram-se a esta iniciativa com a oferta das Flores dos Bouquets das Noivas.

Arte Urbana – “Montijo Capital da Flor”

Festas de S. Pedro

O Montijo recebeu uma vez mais as Festas Populares de São Pedro, evento que promove as tradições montijenses e a sua cultura. As Flores do Montijo estiveram presentes através da oferta de gerberas aos populares durante a Procissão noturna de São Pedro.

Inserido nas festividades ANIM’ART MONTIJO 2016, e com a presença do Presidente da Câmara Eng.º Nuno Canta e produtores associados da região, foi inaugurado um mural de arte urbana,simbolizando a importância das Flores e da atividade florícola para a região, criado pelo street artista José Carvalho, Oze Arv.

7º Festival ao Largo

No âmbito da participação do Conservatório Regional de Artes do Montijo no Festival ao Largo, no Largo São Carlos, em Lisboa, as Flores do Montijo ofereceram gerberas que foram distribuídas pela assistência, ajudando a divulgar e consolidar o nome do Montijo como a Capital da Flor.

A abertura do “Montijo Lugar de Encontros” foi marcada pela iniciativa “Vamos Florir o Montijo”, no dia 21 de maio, na Praça da República, em parceria com a marca da associação “Flores do Montijo”.

Até julho, o Jardim da Casa Mora, o Parque Municipal, a Praça da República e o Passeio do Cais vão ser palco de várias iniciativas culturais, em parceria com as Flores do Montijo.

(5)

Tel: 218650478 Fax: 213259499 geral@maisseguro.net Rua Cintura do Porto de Lisboa Nº 20 - 2º Andar

Terminal Multiususo do Beato, 1900-078 Lisboa

ENA – Análise do Mercado Viveirista

Decorreu em junho, a Assembléia Geral da Associação Europeia de Viveiristas (ENA) na Bulgária.

Os delegados presentes forneceram informações sobre as tendências da produção vegetal, nos mercados interno e de exportação de cada país, que foram resumidos na tabela infra:

Projeto PDR2020 – “ Vitaflora- Ações de Informação do setor da Horticultura Ornamental”

A Associação apresentou um projeto ao abrigo da Operação -2.1.4 “Ações de Informação “ do PDR2020, o qual foi aprovado e cuja VGO (Valia Global da Operação) obteve a nota máxima de 20.

O projeto foi desenvolvido tendo por base os seguintes pressupostos:

1- A importância do setor na economia nacional e na balança comercial;

2- A necessidade de aumentar a eficiência de uso dos fatores de produção e de preservar os recursos naturais;

3- A necessidade de saber gerir as trajetórias tecnológicas que determinam a competitividade do setor;

4- A importância de uma exposição do setor, enquanto momento aglutinador, espaço de debate e encontro entre produtores;

5- O reconhecimento da grande diversidade de competências entre os associados da APPPFN;

6- A importância da troca de informações para melhor utilização da capacidade instalada e das competências dos recursos humanos existentes.

Belgium Bulgaria Denmark Finland France Germany Greece Hungary Italy Netherlands Poland Portugal Serbia Spain Sweden United Kingdom

by ENA - European Nurserystock Association.

Country 2016 Forecast 1st half 2016 Forecast 1st half 2016 Forecast 1st half 2016 Forecast PRODUCTION INTERNAL RETAIL MARKET INTERNAL AMENITY MARKET EXPORT MARKET Trends

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

=

Ficha Resumo da Candidatura 1 Identificação da Candidatura

2 Critérios de Seleção

Número: PDR2020-214-010030 Operação: 2.1.4 / Anúncio: 01 / Operação 2.1.4 / 2015 Tìtulo: Vita Flora - Ações de informação do setor da Horticultura Ornamental Promotor: ASSOCIAÇÃO PORTUGU ... ORES NATURAIS, LDA./ NIF: 501 721 967 / NIFAP: 5382171 Distrito: Santarém / Concelho: Santarém

Código: NOT/AP/5441/2016038 Parecer: Favorável Organismo: PDR2020 Dt. Notificação: 2016-03-18 19:01:14 Número Título Operação Anúncio Data Submissão Promotor NIF: 501 721 967 PDR2020-214-010030

Vita Flora - Ações de informação do setor da Horticultura Ornamental 2.1.4. - Ações de informação

01 / Operação 2.1.4 / 2015 2015-08-31 09:49:36

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PRODUTORES DE PLANTAS E FLORES NATURAIS, LDA. NIFAP: 5382171 Data de Início: 2016-01-04 Data de Fim 2018-12-04

DR A E Q VGO

Diversidade e relevância da tipologia das atividades propostas no plano de ação Abrangência do plano de ação, em termos territoriais e de público-alvo, face aos objetivos a atingir

Experiência dos candidatos Qualificação dos candidatos

9.º/1.a) 9.º/1.b) 9.º/ 1.c) i. 9.º/1.c) ii. VGO = 0.40 DR + 0.20 A + 0.40 (0.50 E + 0.50 Q) COD GOVERNO DE MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO MAR PORTUGAL Valor Ponderado (A*B) 8.00 4.00 4.00 4.00 20.00 40 % 20 % 20 % 20 % 20.00 20.00 20.00 20.00

COD Artigo Critério Pontuação

(A) Ponderação

(6)

Novos Parceiros

R O S A L E S F E R R E R

info@rosalesferrer.com T: 0034962522337 www.rosalesferrer.com

A ROSALES FERRER é uma empresa com uma tradição de mais de 70 anos, especializada no cultivo, marketing e assessoria técnica de plantas de rosa. Fornecemos roseiras em qualquer época do ano, para uso em paisagismo, meio ambiente, creches e centros de jardinagem. Destinam-se tanto a espaços públicos como a jardins privados.

(7)
(8)

CNEMA-Santarém 24 e 25 de fevereiro de 2017 Feiras e Eventos do Setor

Mostra Profissional

Feiras Internacionais

Data: 28-30 setembro 2016

IBERFLORA + EUROBRICO

Feira internacional de flores, plantas, jardim e tecnologia

Cidade: Valencia | País: Espanha

Data: 2-4 Novembro 2016

IFTF

Feira internacional de floricultura e tecnologia hortícola

Cidade: Vijfhuizen | País: Holanda

Data: 24- 27 de Janeiro 2017

IPM ESSEN 2017

Feira Internacional de plantas e tecnologia

Cidade: Essen | País: Alemanha

Data: 20-22 de junho 2017

SALON DU VEGETAL 2016

Salão de horticultura ornamental

Cidade: Nantes | País: França

Referências

Documentos relacionados

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Assegurada a reposição da normalidade das condições de vida da população da área afetada pelo acidente grave ou catástrofe, deverá ser declarada a desativação

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

For teachers who received their training in different periods, four different basic professional identities were identified: a) identity centred on an education of austerity

Sabendo-se que a ocorrência de inundações na cidade de Mirandela é um fator condicionante para a vida dos cidadãos que aí residem, trabalham ou se deslocam para a visitar,