• Nenhum resultado encontrado

NOVAS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO: REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOVAS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO: REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Maria Elisabete Mariano dos SANTOS*, Edemilson J.R. BRANDÃO** Universidade de Passo Fundo - Passo Fundo/RS.

Resumo: Este estudo, envolvendo egressos do curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa

da Universidade de Passo Fundo, consiste numa pesquisa exploratória acerca da formação docente para atuar com tecnologias. Esta investigação é conduzida sob a ótica de que, com o impacto da evolução tecnológica, o processo educacional sofre mudanças, alterando a maneira como se ensina e se aprende, exigindo dos professores uma formação que esteja em sintonia com essas transformações. Assim, o objetivo central deste trabalho é apresentar os resultados obtidos com a realização desta pesquisa sobre a formação desses profissionais, bem como de sua prática docente, envolvendo recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: novas tecnologias, formação docente, língua inglesa.

Introdução

Dentre todas estas revoluções que estão acontecendo, para as quais as pesquisas científicas têm lançado seus olhares, urge também a necessidade de analisar questões que vão desde o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, às formas de apropriação e de valorização da informação que tais tecnologias promovem, de modo a garantir uma participação ativa de todos os indivíduos na chamada sociedade da informação, enquanto recurso estratégico.

Toda a questão, portanto, perpassa diretamente sobre a construção do conhecimento numa nova sociedade que é bombardeada por informações e que agrega valores àquele que a detém. Neste sentido, é relevante lembrar que esta mesma estrutura social vislumbra um sujeito que, além de deter a informação, seja capaz de digeri-la e utiliza-la de modo a melhor interagir com os outros e produzir o seu próprio conhecimento de forma mais independente.

__________________

* Professora do curso de Letras do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do UPF Idiomas. ** Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF.

(2)

Pois, de nada adianta lutar por melhores instrumentos de ensino nas salas de aula, se o principal sujeito da educação, o professor, não estiver capacitado tecnologicamente e principalmente apresentar a formação pedagógica correta sobre como utilizar os meios oriundos da tecnologia, tendo consciência das relevantes implicações do uso destes instrumentos.

São inúmeros os autores que, ao abordarem a questão da formação docente, nos ajudam a compreender que a preparação dos professores é uma questão crucial para esta prática que combina tecnologia e educação, à qual deve ser dedicada atenção particular e sobre a qual é necessário investir muito, antes mesmo de investir na aquisição de equipamentos e salas que os acomodem. Entre estes intelectuais, alguns colocam que o entendimento mais importante é a compreensão de que o desafio maior para os educadores é saber lidar com os diversos estilos de conhecimento que surgem com o acesso da tecnologia nas escolas, de modo a fazê-lo redimensionar a sua sala de aula. Em outras palavras, o que precisa estar em evidência é a percepção das implicações das tecnologias na construção do saber e não exatamente na sua simples presença física.

A tecnologia e o ensino da Língua Inglesa

O interesse central desta pesquisa está relacionado à necessidade de repensar a formação do professor de língua inglesa para atuar com tecnologias, como forma de compreender o processo de aquisição do conhecimento mediado através dos diversos meios tecnológicos atualmente disponíveis ao aprendizado de uma segunda língua. Além disso, a experiência do pesquisador enquanto professor atesta que a utilização de novas tecnologias em sala de aula, em especial o computador, além de facilitar a aquisição da segunda língua, pode motivar o aprendizado, estimular a curiosidade e despertar uma visão mais crítica do aluno em relação ao idioma.

A inserção dos computadores, através do recurso da internet, por exemplo, tem colaborado muito no sentido de promover aos alunos a possibilidade de interação em tempo real de forma natural e espontânea com falantes nativos do idioma estudado. Além disso, o coloca em contato direto com a língua-alvo através de todas as suas mídias, já que a língua inglesa é a mais difundida na rede, de modo que o indivíduo possa buscar no acesso à tecnologia formas de se

(3)

desenvolver culturalmente, estar aberto às novas experiências e aprimorar uma percepção mais crítica e ampla sobre diferentes povos e culturas.

Assim, aquele professor que estiver preparado, não apenas tecnologicamente falando, mas que fundamentalmente tenha a formação pedagógica apropriada para a exploração dessas ferramentas, estará facilitando a aquisição da língua e contribuído para a formação de um sujeito social mais ativo e crítico.

Foram essas preocupações que delinearam as principais ações perseguidas pela pesquisa de campo que buscou compreender como formação dos professores de língua inglesa vem ocorrendo no curso de Letras da Universidade de Passo Fundo - UPF, e quais os seus reflexos no cotidiano desses profissionais no tocante a utilização de novas tecnologias em suas práticas didático-pedagógicas.

A pesquisa exploratória

A execução do modelo de pesquisa adotado neste trabalho compreendeu, basicamente, uma pesquisa de campo junto a um grupo de egressos do curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa da Universidade de Passo Fundo, sobre a importância da tecnologia informática aplicada ao ensino da língua inglesa, baseada em elementos identificados na revisão da literatura e em categorias de análises identificadas durante o processo investigativo.

Esta investigação procurou analisar até que ponto a formação docente para atuar com tecnologias, desenvolvida, sobretudo na disciplina de Informática Aplicada ao ensino da Língua Inglesa, vem contribuindo para que os futuros professores possam se apropriar de tecnologias na sua prática pedagógica, além de examinar as concepções e as necessidades desses sujeitos acerca do uso das tecnologias em ambientes educacionais, a partir da seguinte problemática: Como os professores de língua inglesa vêem a sua formação acadêmica a partir de sua prática e dos desafios lançados pelas tecnologias e quais os reflexos de sua postura profissional na construção do conhecimento de seus alunos?

Optou-se por uma pesquisa de cunho mais qualitativo e exploratório, uma vez que o pesquisador, durante o processo investigativo, também atuou como sujeito participante da pesquisa no sentido de estimular o grupo para participação e o debate, pois a finalidade maior do

(4)

seminário dialógico era captar as falas (e seus respectivos significados) de cada componente do grupo para posterior análise.

Durante o processo de coleta de informações no seminário dialógico, os momentos de discussão foram registrados para facilitar a transcrição e análise dos resultados.

Os instrumentos de coleta de dados e informações

Procurando obter dados sobre como ocorreu a formação do professor para atuar com tecnologias, bem como sobre as atividades desenvolvidas por esses professores em seus ambientes de trabalho, elaborou-se um questionário auto-aplicável dividido em seções: a primeira seção buscou traçar um cenário sobre o campo de atuação profissional desses egressos; a segunda seção coletou informações sobre o uso que tais profissionais fazem das novas tecnologias em suas atividades diárias e a terceira seção coletou dados gerais sobre o respondente, tendo o cuidado de não identificá-los nominalmente.

Devido ao fato de se acreditar que encontros dialógicos e reflexivos podiam revelar ainda mais informações e desencadear uma série de discussões que ainda não haviam sido encontradas em outras formas de investigação, optou-se também em realizar um encontro com os alunos egressos do curso de letras da Universidade de Passo Fundo na forma de seminário dialógico.

A opção pela utilização de seminários de modo a coletar falas coletivas de um grupo de investigação, se justifica por propiciar momentos de discussão onde os envolvidos serão incentivados a dividirem suas experiências acerca do uso da informática educativa aplicada ao ensino da língua inglesa, além de serem levados a refletir sobre o seu fazer pedagógico que envolve esse problemática, podendo vir a transformar suas concepções e práticas. Utilizou-se como start para as discussões no seminário, o documento Digital Technology and its Impact on

(5)

Os sujeitos da pesquisa

Fizeram parte como sujeitos desta pesquisa: egressos do curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa da Universidade de Passo Fundo, que atuam como docente na área específica de sua habilitação, na região de Passo Fundo.

Dessa forma, buscou-se inicialmente apoio num grupo de professores de inglês que freqüentavam um curso sobre metodologia de ensino da língua inglesa na UPF. Dentre os componentes desse curso alguns já haviam cursado a disciplina de Informática Aplicada ao Ensino da LínguaInglesa durante o curso de formação e outros não, de forma a compor um grupo bastante heterogêneo. Desta forma, todos foram convidados a participar como sujeitos da pesquisa.

Resultados da pesquisa

Em virtude do design de pesquisa e da importância atribuída ao significado das falas dos “autores sociais” da pesquisa optou-se por utilizar uma análise qualitativa dos dados e informações segundo a concepção hermenêutica-dialéticaii na fase de apresentação e análise dos resultados.

Primeiramente, foram processadas as respostas dos questionários de modo a compor quadros descritivos sobre os respondentes e freqüências de respostas. Por outro lado, as informações coletadas durante o encontro foram avaliadas através da análise qualitativa do discurso com base nas categorias de análises apontadas pelos próprios participantes. De acordo com os dados e informações coletadas através dos dois instrumentos do processo investigativo e posteriormente analisadas, algumas constatações relevantes foram feitas, a saber:

A falta de investimento na educação não é novidade, não se investe e nem se incentiva a formação de bons professores. No entanto, tal fato pode ser decisivo na formação permanente dos professores em geral, pois há uma certa desmotivação em se aperfeiçoar mediante o não reconhecimento da importância do profissional da educação. A maioria dos professores participante desta pesquisa revela um grande desapontamento com a inexistência de uma política

(6)

governamental que, não só ofereça oportunidades de formação profissional, mas que principalmente financie e reconheça esta formação através de um salário digno e condições favoráveis para o desempenho de suas atividades docentes.

A necessidade de mudança, a quebra de velhos paradigmas educacionais é ressaltada pelos sujeitos pesquisados, sendo que a inserção das tecnologias no ambiente escolar pode representar uma alternativa ao ensino tradicional. Muitos educadores, apesar de estarem repetindo o ensino tradicional que receberam enquanto alunos, percebem a necessidade de apontar novos caminhos para uma forma de educar que motive e incentive mais os seus educandos.

Os professores que fizeram parte desta pesquisa reconhecem, ou grande parcela deles, que os meios tecnológicos, em especial o computador, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, conforme os relatos feitos onde eles perceberam uma maior motivação, interesse e interação por parte de seus alunos ao serem expostos a atividades auxiliadas pelo computador. E em relação à exploração da rede, por exemplo, os professores reconhecem que este é um ambiente atrativo recheado de material autêntico e informações variadas, sendo que a vantagem mais expressiva é que através deste recurso seu aluno pode fazer uso real da língua ao contatar falantes nativos do idioma estudado, favorecendo seu aprendizado e ampliando seu universo cultural.

Para os sujeitos deste trabalho investigativo, o sucesso do processo educacional que combina tecnologia e educação somente será bem sucedido se o professor for adequadamente formado, o que perpassa inicialmente pela capacitação tecnológica para que então ele seja instruído sobre os aspectos didático-pedagógicos do uso do computador em suas atividades diárias, o que de maneira geral, não vem ocorrendo. Portanto, uma reforma no atual sistema de ensino de língua estrangeira passa obrigatoriamente por uma reforma nas estratégias de formação de professores nos cursos de licenciatura, que assegure condições mínimas aos educadores para que sejam capazes de incorporar ao seu fazer pedagógico as diferentes linguagens postas no mundo.

O que tais profissionais reivindicam é de uma formação docente que vise suprir as necessidades reais dos alunos, num processo em que o professor possa vislumbrar novos horizontes educacionais, respeitando a realidade a sua volta bem como a de seus alunos. O que nos remete a responsabilidade maior e inicial da universidade em formar este educador nos seus

(7)

cursos de licenciatura, pois, na medida em que se aborde as possibilidades educacionais das ferramentas tecnológicas e as implicações desta prática, poderão os professores se sentir mais preparados para explorarem esses meios, promovendo uma educação de melhor qualidade, onde todos saem ganhando.

Por fim, entende-se que os resultados apresentados neste trabalho não são definitivos e nem conclusivos, o que se deseja é que eles possam contribuir com os estudos na área bem como em pesquisas futuras, além de esclarecerem algumas questões envolvendo educação, formação docente e o uso de tecnologias. Assim, como anteriormente ressaltado, esta temática não se esgota aqui, ela é inconclusa. Há de se pesquisar mais e propor soluções para os problemas educacionais que envolvem a tecnologia nos bancos escolares. Certamente há de se almejar um cenário educacional ideal, já que educar se trata disso, de ter a esperança de transformar o mundo em um lugar melhor para se viver, porém, é relevante compreender que os problemas relacionados à educação de nosso tempo requerem ações e soluções imediatas sob o risco de se estar formando sujeitos incapazes de incluírem-se e relacionarem-se num mundo cercado pelas tecnologias.

Referências Bibliográficas

BELL, D. The coming of post-industrial society: a venture in social forecasting. New York, Basic Book, 1993.

BRANDÃO, Edemilson Jorge Ramos. Informática e educação: uma difícil aliança. Passo Fundo: UPF, 1995.

BUZATO, Marcelo El Khouri. O letramento eletrônico e o uso do computador no ensino de

língua estrangeira: contribuições para a formação de professores. 2001. Dissertação (Mestrado

em Linguagem) - Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, São Paulo, 2001.

CESTARO, Selma Alas Martins. O ensino de língua estrangeira: história e metodologia. Disponível em: http://www.hottopos.com.br/videtur6/selma.htm. Acesso em 27 jan.2005.

GUARESCHI, Ana Paula Detoni. Formação docente para atuar com informática educativa. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2001.

(8)

FRÓES, Teresinha.Sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade da

aprendizagem: implicações ético-políticas na liminar do século. In: LUBISCO, Nídia M.L. et al.

Informação e informática. Salvador: Edufba, 2000.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Formação continua e obrigatoriedade de competências na profissão de

professor. Disponível em: http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/

php_1998/ 1998_48.html. Acesso em: 20 jul. 2004.

RICHARDS, Jack C. & RODGERS, Theodore S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

SAMPAIO, Marisa Narciso; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 2. ed. São Paulo: Érica, 2000.

i Disponível em: http://home.yawl.com.br/hp/sedycias/impact14.htm

ii A hermenêutica de Gadamer é, segundo Hermann (2003, p. 15), a arte de interpretar o sentido das palavras e ainda

Referências

Documentos relacionados

This study evaluated the influence of summer and winter on the content of total lipids and fatty acids profiles in four fish species: white needle (Hemiramphus

secundária (que constitui a captura comercial sob a denomi nação generalizada de "pescado") nas regiões tropicais, on de se incluem toda a -região Norte e grande parte

E) cuidadosas, reconhecendo os diferentes papéis que envolvem as famílias e o papel social da escola.. 13 - Na formação continuada com os professores o pedagogo

O principal objetivo deste estudo foi obter indicadores de empregabilidade, avaliação e satisfação dos diplomados e das diplomadas (D&D) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde

Como área jovem da ciência e que sofre constantes ataques de várias frentes, especialmente da política partidária, precisamos defender o conceito real e discutido do que é comunicar,

Por solicitação da empresa Signinum - Gestão de Património Cultural com sede na Rua Sete, N.º 85, Paredes, 4845-024 Rio Caldo, Terras de Bouro, vem o

social, interferindo na formação da consciência, na opinião e nos formatos comunicativos interpessoais que levam inclusive às decisões éticas, pessoas e

O objetivo deste trabalho é avaliar, através de estudo retros- pectivo, do tipo série de casos, os resultados do tratamento em pacientes portadores de linfoma de Hodgkin, registrados