• Nenhum resultado encontrado

Introdução aos Estudos Históricos e Pré-História. EXERCÍCIO (EMP001) Trabalho do Historiador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução aos Estudos Históricos e Pré-História. EXERCÍCIO (EMP001) Trabalho do Historiador"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

SE LIGA NESSA HISTÓRIA Prof. Walter

Introdução aos Estudos Históricos

e

Pré-História

EXERCÍCIO (EMP001)

Trabalho do Historiador

Sobre o trabalho do historiador, apenas NÃO podemos dizer que:

a) Apenas com o uso de um vestígio do passado, já é possível determinar o que realmente aconteceu.

b) A dificuldade de investigar o passado acaba por exigir do historiador um grande esforço de coleta e análise de documentos ou fontes históricas.

c) O historiador não busca a verdade absoluta sobre o passado, mas pretende selecionar as versões mais prováveis dos fatos ocorridos.

d) Uma das fontes históricas mais utilizadas pelos historiadores são os documentos (fontes) escritos.

e) Apesar das fontes históricas serem conservadas do passado, também nossos materiais do nosso dia a dia também irão se converter (transformar) em vestígios para as pessoas do futuro.

(2)

EXERCÍCIO

(EMP002)

Vestígios Históricos

(FUVEST 2002) Assinale a alternativa correta:

I) Somente documentos escritos trazem informações verdadeiras sobre o passado. II) A História estuda a ação dos homens ao longo do tempo.

III) A História deve ser estudada somente a partir dos feitos dos homens importantes como reis e sacerdotes.

IV) Historiadores utilizam diferentes tipos de documento para estudar o passado. a) Apenas II e III estão corretas.

b) Apenas III e IV estão corretas. c) Apenas II e IV estão corretas. d) Apenas I e IV estão corretas. e) Apenas I e III estão corretas.

(3)

EXERCÍCIO

(EMP003)

Conversão de ano a Século

Abaixo temos uma lista com datas diferentes. Cada uma dessas datas faz parte de algum século, pois todos os anos fazem parte de um conjunto de 100 anos ao qual chamamos século.

Para cada data, escreva o século correspondente em algarismos romanos. Exemplo: 2016. -O século correspondente é o Século XXI.

a) 101. b) 345. c) 500. d) 820. e) 2000. f) 2001. g) 1111. h) 1900. i) 1789. j) 20 a.C. ASSISTA A RESOLUÇÃO

(4)

EXERCÍCIO

(EMP004)

Calendário

(G1 - CPS 2006) Observe as datas assinaladas no calendário de 2006 e leia o texto a seguir.

Ao contrário de outras festividades do calendário católico, o Carnaval e a Páscoa não acontecem sempre nas mesmas datas e a sua determinação deve obedecer a alguns critérios.

Primeiramente é marcado o dia da Páscoa, que deve coincidir com o primeiro domingo de lua cheia após o início da primavera no hemisfério norte. Fixada essa data, marca-se a Terça-Feira de Carnaval para o 470º dia anterior à Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas marca o início do período da Quaresma.

É possível concluir que:

I - O Carnaval é uma festividade que não consta no calendário de todos os povos.

II - No Estado de São Paulo, como na maior parte do território brasileiro, a Páscoa ocorre sempre no outono.

III - Do ponto de vista da Igreja Católica, das datas mencionadas a única que tem importância religiosa é a da Páscoa.

IV - A fixação das datas da Páscoa e do Carnaval é determinada por fatores histórico-culturais, mas condicionada a fatores naturais.

Estão corretas somente a) I, II e III.

b) I, II e IV. c) II, III e IV. d) I e IV. e) II e III.

(5)

EXERCÍCIO

(EMP005)

Homo Sapiens

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: UMA GALINHA É CULTURA TAMBÉM

Além dos seres vivos e da matéria cósmica, existem, também, coisas culturais, muitíssimo mais complicadas. Chama-se cultura tudo o que é feito pelos homens, ou resulta do trabalho deles e de seus pensamentos. Por exemplo, uma cadeira está na cara que é cultural porque foi feita por alguém. Mesmo o banquinho mais vagabundo, que mal se põe em pé, é uma coisa cultural. Uma galinha é cultura também, porque feita pelos homens. Sem a intervenção humana, que criou os bichos domésticos, as galinhas, as vacas, os porcos, os cabritos, as cabras, não existiriam. Só haveria animais selvagens.

Uma casa qualquer é claramente um produto cultural, porque é feita pelos homens. A mesma coisa se pode dizer de um prato de sopa, de um picolé ou de um diário. Mas estas são coisas de cultura material, que se pode ver, medir, pesar.

Há, também, para complicar, as coisas da cultura imaterial, impropriamente chamadas de espiritual - muitíssimo mais complicadas. A fala, por exemplo, que se revela quando a gente conversa, e que existe independentemente de qualquer boca falante, é criação cultural. Aliás, a mais importante. Sem a fala, os homens seriam uns macacos, porque não poderiam se entender uns com os outros, para acumular conhecimento e mudar o mundo como temos mudado. A fala está aí, onde existe gente, para qualquer um aprender.

Além da fala, temos as crenças, as artes, que são criações culturais, porque inventadas pelos homens e transmitidas uns aos outros através das gerações. Elas se tornam visíveis, se manifestam, através de criações artísticas, ou de ritos e práticas - o batizado, o casamento, a missa - em que a gente vê os conceitos e as ideias religiosas ou artísticas se realizarem...

(Adaptado de: RIBEIRO, Darcy. Noções de Coisas. São Paulo: Ed. FTD, 1995.)

(G1 - cps 2008) O texto e a tabela comparativa relacionam, do ponto de vista científico, o homem de Neandertal e o Homo sapiens, segundo dados de uma pesquisa realizada na Universidade de Wyoming, liderada pelo cientista Jason Shogren.

O 'Homo sapiens' - homem atual - surgiu há aproximadamente 150 mil anos, possivelmente na África e, desde então, vem evoluindo e aumentando seu número.

Por outro lado, o homem de Neandertal surgiu há aproximadamente 200 mil anos e tinha certas vantagens naturais em relação ao sapiens, pois seu corpo mais atarracado e forte, com ossos mais robustos e caixa torácica mais larga, tornava-o mais adaptado aos rigores do frio.

No entanto, há aproximadamente 27 mil anos atrás, os homens de Neandertal entraram em extinção, menos de 10 mil anos depois da chegada do 'Homo sapiens' à Europa. A proximidade entre as duas datas faz do sapiens o principal suspeito dessa extinção.

(6)

De acordo com as informações fornecidas no texto e na tabela, assinale a alternativa correta. a) Os homens de Neandertal morreram de fome e frio, porque utilizavam ferramentas rudimentares, não conheciam o fogo e não caçavam.

b) Os homens de Neandertal eram melhores do que os sapiens no comércio e na divisão de trabalho.

c) Os 'sapiens' não apresentavam linguagem inteligível, o que impediu a divisão de tarefas e a organização dos grupos.

d) Os homens de Neandertal expressavam suas ideias, experiências e sentimentos através de esculturas e hieróglifos nas paredes das cavernas.

e) Os 'sapiens', apesar de mais fracos fisicamente, com o passar do tempo, ultrapassaram os homens de Neandertal na organização dos grupos e na tecnologia.

(7)

EXERCÍCIO

(EMP006)

Criacionismo e Evolucionismo

(UFPB 2007) As relações entre as explicações míticas e as científicas encontram, na origem da espécie humana, um dos pontos fundamentais e controvertidos.

Sobre tais explicações, leia as afirmativas.

I. O livro do Gênesis estabelece, sobretudo para as tradições religiosas judaico-cristãs, o mito do Éden, no qual viviam Adão, criado por Deus e feito à sua semelhança, e Eva, criada também por Ele a partir de uma costela de Adão. Desse casal, descenderiam todos os homens. Os partidários dessa explicação são chamados de CRIACIONISTAS.

II. O livro "A Origem das Espécies", de autoria do naturalista inglês do século XIX, Charles Darwin, estabelece, nas tradições modernas, a consolidação de uma explicação científica sobre o aparecimento da vida e o surgimento do 'homo sapiens', que seria resultado das mutações genéticas adaptativas de símios. Essa explicação ficou conhecida como EVOLUCIONISTA.

III. O conhecimento histórico, baseado nas concepções científicas, demarca o aparecimento da espécie humana no período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, ao que se segue o período Neolítico ou Idade da Pedra Polida e depois o período da Idade dos Metais, que, reunidos, compõem a chamada "PRÉ-HISTÓRIA".

Está(ão) correta(s): a) apenas I b) apenas II c) apenas I e II d) apenas II e III e) I, II e III ASSISTA A RESOLUÇÃO

(8)

EXERCÍCIO

(EMP007)

Pintura Rupestre brasileira

(ENEM 2007):

A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:

a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.

b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros. c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil. d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.

e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

(9)

EXERCÍCIO

(EMP008)

Período Paleolítico

O maior período da história é o Paleolítico, em que o homem vivia caçando, pescando e coletando alimentos em seu dia a dia, já o período Neolítico ocorreu entre os anos 10.000 a.C. e 4.000 a.C. Ele começa com a invenção da agricultura e termina com a invenção da escrita. Assinale a alternativa INCORRETA sobre estes períodos da história humana. (0,5).

a) Foi durante o Paleolítico que o homem aprendeu a falar e utilizar o fogo.

b) O ser humano que viveu no período paleolítico não praticava agricultura, ou por não conhece-la ou por inviabilidade.

c) A revolução agrícola (descoberta de como plantar alimentos) trouxe a possibilidade de gerar uma sobra de comida pela primeira vez, porém as tribos não pararam de lutar entre si por conta disso.

d) As tribos passaram a viver em paz permanente depois da descoberta da agricultura.

e) A população aumentou durante o Neolítico, já que a garantia da alimentação assim como a Sedentarização permitiram ao homem viver mais tempo e reproduzir com menos mortalidade infantil.

(10)

EXERCÍCIO

(EMP009)

Revolução Agrícola I

O Ser Humano vivia lutando para sobreviver a cada dia durante a maior parte da Pré-História. Durante o Período Paleolítico (2 milhões a.C. a 10.000 a.C.) ainda nada se sabia sobre agricultura ou sobre a domesticação dos animais.

É exatamente com a Revolução Agrícola, ou seja, com a descoberta da técnica de plantar alimentos que o ser humano passa a ter uma reserva de alimentos assim como pode iniciar o processo de domesticação dos animais.

Com a agricultura em prática, iniciamos o período conhecido como Neolítico ou Período da Pedra Nova. (10.000 a.C. a 5.000 a.C.).

Assinale a alternativa correta:

a) O período Paleolítico é muito curto, pois o Ser humano aprendeu a plantar desde que começou a andar de forma reta (ereta).

b) O período Neolítico é conhecido como período da pedra nova porque foi o momento em que o ser humano aprendeu a fazer ferramentas de pedra.

c) A Pré História não deveria ser estudada, pois nenhuma grande descoberta foi feita durante este período de tempo.

d) A Revolução Agrícola é uma das descobertas mais importantes da humanidade, pois a partir dela o ser humano podia garantir seu alimento e assim não ter que se preocupar com comida durante todo seu dia.

e) A Revolução Agrícola só foi possível porque o ser humano ficou inteligente, já que durante todo o período Paleolítico ele não sabia pensar direito e agia como um macaco.

(11)

EXERCÍCIO

(EMP010)

Revolução Agrícola II

(FUVEST 2008) A passagem do modo de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é correto afirmar que:

a) No início da domesticação, a espécie humana descobriu como induzir mutações nas plantas para obter sementes com características desejáveis.

b) A produção de excedentes agrícolas permitiu a paulatina regressão do trabalho, ou seja, a diminuição das intervenções humanas no meio natural com fins produtivos.

c) A grande concentração de plantas cultivadas em um único lugar aumentou a quantidade de alimentos, o que prejudicou o processo de Sedentarização das populações.

d) No processo de domesticação, sementes com características desejáveis pelos seres humanos foram escolhidas para serem plantadas, num processo de seleção artificial.

e) A chamada Revolução Neolítica permitiu o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, garantindo a eliminação progressiva de relações sociais escravistas.

(12)

EXERCÍCIO

(EMP011)

Chegada do Ser Humano à América

(UFPE 2000) O longo processo evolutivo, que se realizou na África, culminou com a aparição do homem na Terra (o chamado gênero 'Homo'), a partir de um ancestral comum ao homem e aos macacos antropoides. O 'Homo erectus' e o 'Homo ergaster' migraram da África, há pelo menos um milhão de anos e povoaram a Ásia. O 'Homo antecesor' iniciou o povoamento da Europa, há 800.000 anos. Há 100.000 anos, o homem de Neandertal ocupava também a Europa e a Ásia Menor. Todas essas espécies extinguiram-se, restando apenas o 'Homo sapiens' moderno, única espécie sobrevivente, à qual todos pertencemos.

Baseado nessas informações analise as proposições a seguir:

1) A América estava completamente despovoada quando Colombo ali chegou, pela primeira vez, descobrindo o chamado Novo Mundo.

2) A América, antes dos descobrimentos dos espanhóis e portugueses, já estava povoada por numerosos grupos humanos de diferentes culturas, embora todos pertencessem à mesma espécie humana, a do 'Homo sapiens' moderno.

3) Depois de povoar a Ásia, o 'Homo erectus' conseguiu chegar também à América, faz meio milhão de anos.

4) Os primeiros homens que povoaram a América, chegaram desde a Ásia, através do Estreito de Bering.

5) Os primeiros habitantes da América pertenciam a uma espécie humana hoje extinta. Estão corretas apenas:

a) 1 e 2 b) 2 e 3 c) 3 e 5 d) 2 e 4 e) 1 e 5 ASSISTA A RESOLUÇÃO

(13)

EXERCÍCIO

(EMP012)

Sítio Arqueológico de Piauí

(ENEM 2006) Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering, há 18 mil anos. A partir dessa região, localizada no extremo noroeste do continente americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para outras áreas, chegando até a porção sul do continente. Entretanto, por meio de estudos arqueológicos realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), foram descobertos vestígios da presença humana que teriam até 50 mil anos de idade.

Validadas, as provas materiais encontradas pelos arqueólogos no Piauí:

a) comprovam que grupos de origem africana cruzaram o oceano Atlântico até o Piauí há 18 mil anos.

b) confirmam que o homem surgiu primeiramente na América do Norte e, depois, povoou os outros continentes.

c) contestam a teoria de que o homem americano surgiu primeiro na América do Sul e, depois, cruzou o Estreito de Bering.

d) confirmam que grupos de origem asiática cruzaram o Estreito de Bering há 18 mil anos. e) contestam a teoria de que o povoamento da América teria iniciado há 18 mil anos.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Neste trabalho, discutimos a partir da análise de procedimentos corretos e errôneos em questões extraídas de livros didáticos de matemática, como conhecimentos dos diversos campos

Coloque os ovos inteiros na batedeira, junte ½ copo americano de leite temperatu- ra ambiente, bata muito bem até dobrar de volume, acrescente o açúcar, continue batendo, misture

Para atender essa necessidade típica de uma época de transição como a que estamos vivenciando, é preciso formar expositores preparados e firmemente lastreados na doutrina,

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

Munic Municí ípio pio Integrado Integrado Aterro sanitário Aterro sanitário Município Pólo seco úmido seco úmido seco úmido Centro de Recepção Município Pólo Central

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o