• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) EDITAL No. 1/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) EDITAL No. 1/2016"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS (UNESP, UNICAMP, PUC-SP)

EDITAL No. 1/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AOS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O ANO DE 2016

1. PREÂMBULO

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, da UNESP (Universidade Estadual Paulista), UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), abre inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado, durante o período de 17 de agosto a 17 de setembro de 2015.

2. INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

A Secretaria do Programa está disponível para prestar informações, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 10h às 12h e das 14h às 16h, pelos telefones (11) 3116-1770 e 3116-1780 ou por e-mail processoseletivori@gmail.com. A inscrição deverá ser feita exclusivamente on line, por meio do link https://sistemas.unesp.br/inscricao_unesp/ e as cópias dos documentos dispostos abaixo deverão ser enviadas para o e-mail

processoseletivori@gmail.com. Todos os arquivos devem ser enviados em formato PDF. No

e-mail, o assunto da mensagem deverá ser composto pelo número de inscrição do candidato (gerado pelo sistema após a inscrição on line) seguido de seu nome completo, conforme o exemplo:

00000 – JOSÉ DA SILVA

Para maiores detalhes sobre o Sistema de Inscrições on line ver o anexo A. 2.1.Documentos necessários para a inscrição – MESTRADO ACADÊMICO:

- Arquivo com Histórico Escolar de Graduação;

- Arquivo com o Atestado de Conclusão ou Diploma da Graduação;

- Arquivo com certificado de proficiência na língua inglesa- se houver (conforme previsto no item 3.1, página 3 desse edital);

- Currículo Lattes, em versão atualizada (disponível em http://lattes.cnpq.br).

- Projeto de Pesquisa com identificação (nome na capa, área de concentração e linha de pesquisa);

(2)

- Arquivo com cópia frente e verso do RG, CPF, Título de Eleitor e Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino) – não serão aceitos outros documentos, como cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Candidatos em fase final da graduação poderão se inscrever se apresentarem um arquivo com a cópia da Declaração de Provável Concluinte, emitida pelo curso de graduação e assinada pela instituição. Posteriormente, deverão depositar, no ato da matrícula, o certificado de conclusão e histórico do curso de graduação.

Os títulos de graduação obtidos fora do país deverão ter o reconhecimento chancelado no verso do diploma.

Terão as inscrições homologadas apenas os candidatos que apresentarem a documentação exigida dentro do prazo previsto no item 1 do presente Edital.

2.2.Documentos para a inscrição – DOUTORADO: - Arquivo com o Histórico Escolar de Graduação;

- Arquivo com o Atestado de Conclusão ou Diploma da Graduação; - Arquivo com o diploma do Mestrado ou da ata de defesa;

- Arquivo com o Histórico Escolar do Mestrado; - Arquivo com a dissertação de Mestrado;

- Currículo Lattes (disponível em http://lattes.cnpq.br). Os candidatos aprovados na Etapa 1 deverão trazer cópia integral de sua produção bibliográfica disposta no Lattes no dia da entrevista.

- Arquivo com Certificado(s) de proficiência em língua estrangeira – se houver (conforme previsto no item 3.2, páginas 4 e 5 desse edital);

- Projeto de Pesquisa com identificação (nome na capa, área de concentração e linha de pesquisa);

- Arquivo com cópia frente e verso do RG, CPF, Título de Eleitor e Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino) – não serão aceitos outros documentos, como cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A inscrição de candidatos em fase final da elaboração da dissertação do mestrado poderá ser aceita. Nesse caso, o candidato deverá depositar, no ato de sua matrícula, o certificado de defesa de sua dissertação de mestrado.

Os títulos de Mestrado obtidos fora do país deverão ter o reconhecimento chancelado no verso do diploma.

(3)

3. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

Todas as etapas presenciais do Processo Seletivo ocorrerão na Sede do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, localizado na Praça da Sé, 108, 3º andar. Recomenda-se chegar com uma hora de antecedência ao horário marcado para cada etapa. 3.1.MESTRADO ACADÊMICO

ETAPA 1 - Dia 07 de outubro de 2015, das 13 às 17 horas

Prova escrita. Fase eliminatória. A prova será sem consulta. O candidato escolherá uma das duas questões apresentadas no início da prova.

Divulgação do resultado: 26 de outubro de 2015. ETAPA 2 - Dia 08 de outubro de 2015, das 13 às 16 horas Prova de língua inglesa. Fase classificatória e eliminatória.

Somente serão corrigidas as provas dos candidatos aprovados na Etapa 4 – Entrevistas.

Os candidatos portadores de certificado de proficiência na língua inglesa poderão se isentar da prova de língua, mediante apresentação de um dos seguintes certificados: Test of English as a Foreign Language (TOEFL) em uma das modalidades: Toefl IBT com no mínimo 80 (oitenta) pontos; Toefl ITP com no mínimo 550 (quinhentos e cinquenta) pontos; Toefl PBT com no mínimo 550 (quinhentos e cinquenta) pontos; do Test of English for International Communication – TOEIC, mínimo de 605 (seiscentos e cinco) pontos; ou International English Language Test – IELTS, com mínimo de 06 (seis) pontos; todos com validade de 03 (três) anos, a partir da data de emissão do certificado.

ETAPA 3

Avaliação do projeto de pesquisa. Fase eliminatória.

O corpo docente do Programa avaliará os projetos de pesquisa dos candidatos aprovados na prova escrita.

Divulgação do resultado: 17 de novembro de 2015.

ETAPA 4 - Dias 01 e 02 de dezembro de 2015 Entrevistas. Fase eliminatória.

O candidato será arguido por uma banca de professores sobre: o Projeto de Pesquisa, a Prova escrita realizada e questões acadêmicas e institucionais que os examinadores julgarem pertinentes.

(4)

Divulgação da lista de selecionados: 11 de dezembro de 2015. 3.2.DOUTORADO

ETAPA 1

Avaliação do projeto de pesquisa. Fase eliminatória.

O corpo docente do Programa avaliará os projetos de pesquisa de todos os candidatos com as inscrições homologadas.

Divulgação do resultado: 17 de novembro de 2015.

ETAPA 2 - Dia 03 de dezembro de 2015 Entrevistas. Fase eliminatória.

O candidato será arguido por uma banca de professores sobre o Projeto de Pesquisa e questões acadêmicas e institucionais que os examinadores julgarem pertinentes.

Divulgação do resultado: 04 de dezembro de 2015.

ETAPA 3 - Dia 07 de dezembro de 2015, das 13 às 16 horas

Prova de línguas estrangeiras: inglês e espanhol. Fase classificatória e eliminatória. Os alunos farão as duas provas (inglês e espanhol) no período indicado.

A proficiência na língua inglesa é obrigatória, mediante a realização da prova no processo seletivo ou apresentação de certificado de proficiência equivalente. A proficiência na língua espanhola poderá ser substituída pelos certificados nas línguas: francesa, italiana ou alemã.

São considerados válidos os certificados:

a) Para língua inglesa: Test of English as a Foreign Language (TOEFL) em uma das modalidades: Toefl IBT com no mínimo 80 (oitenta) pontos; Toefl ITP com no mínimo 550 (quinhentos e cinquenta) pontos; Toefl PBT com no mínimo 550 (quinhentos e cinquenta) pontos; ou do Test of English for International Communication – TOEIC, mínimo de 605 (seiscentos e cinco) pontos; International English Language Test – IELTS, com mínimo de 06 (seis) pontos; todos com validade de 03 (três) anos, a partir da data de emissão do certificado.

b) Para língua espanhola: Diploma de Espanhol como língua estrangeira – DELE – Nível B2 (intermediário), emitido pelo Instituto Cervantes; ou Certificado de Español Lengua y Uso (CELU) – Nível Intermediário;

c) Para língua francesa: certificado da Aliança Francesa (mínimo de 70 pontos) ou diploma DALF ou DELF (mínimo: B2);

(5)

d) Para língua italiana: Teste Lato Sensu do Instituto Italiano de Cultura, com aproveitamento igual ou superior a 50%, com validade de 05 (cinco) anos;

e) Para língua alemã: Goethe Institut – Test Deutsch als Fremdsprache (Test DaF) com classificação mínima nível B2;

Divulgação da lista de selecionados: 11 de dezembro de 2015.

4. CRONOGRAMA

4.1.MESTRADO

DATA ETAPA HORÁRIO

17/08 à 17/09/2015 Inscrições on line -

28/09/2015 Divulgação da homologação das inscrições -

07/10/2015 Prova Escrita 13h às 17h

08/10/2015 Prova de Língua Estrangeira (Inglês) 13h às 16h 26/10/2015 Divulgação do resultado da Prova Escrita -

17/11/2015 Divulgação do resultado dos Projetos e convocatória para as entrevistas

-

01 e 02/12/2015 Entrevistas 8h às 18h

11/12/2015 Divulgação da lista de selecionados - 4.2.DOUTORADO

DATA ETAPA HORÁRIO

17/08 à 17/09/2015 Inscrições on line -

28/09/2015 Divulgação da homologação das inscrições - 17/11/2015 Divulgação do resultado dos Projetos e

convocatória para as entrevistas

-

03/12/2015 Entrevistas 8h às 18h

04/12/2015 Divulgação do resultado das Entrevistas - 07/12/2015 Provas de Língua Estrangeira (Inglês e

Espanhol)

13h às 16h 11/12/2015 Divulgação da lista de selecionados -

(6)

5. SOBRE O PROJETO DE PESQUISA

O projeto de pesquisa deve apresentar uma proposta preliminar de dissertação, que poderá ser mudada durante o primeiro ano do curso, com a concordância do orientador. O projeto deve revelar o interesse do candidato por um tema específico, explicitamente relacionado às linhas de pesquisa do Programa.

Clareza nos objetivos, boa fundamentação teórica, pertinência e viabilidade da pesquisa são requisitos indispensáveis para a avaliação do projeto de pesquisa no processo de seleção dos candidatos ao Programa.

5.1. MESTRADO

O projeto deverá conter, na folha de rosto, o título, a área e a linha de pesquisa à qual se vincula, ter extensão máxima de 15 páginas (excluindo-se a folha de rosto), em espaço 1,5mm e letra Times New Roman tamanho 12, e margens de acordo com as normas da ABNT (margem esquerda e superior com 3cm e direita e inferior com 2 cm). Não serão avaliados projetos que afrontem estas orientações. Sugerem-se os seguintes itens:

- Resumo (máximo: 15 linhas);

- Introdução: apresentação do tema de pesquisa e justificativa;

- Objetivos (aqui se explicita o tema a ser desenvolvido durante a pesquisa); - Procedimentos de pesquisa;

- Cronograma; - Bibliografia.

5.2. DOUTORADO

O projeto deverá conter, na folha de rosto, o título, a área e a linha de pesquisa à qual se vincula, ter extensão máxima de 20 páginas (excluindo-se a folha de rosto), em espaço 1,5mm e letra Times New Roman tamanho 12, e margens de acordo com as normas da ABNT (margem esquerda e superior com 3cm e direita e inferior com 2 cm). Não serão avaliados projetos que afrontem estas orientações. O projeto de pesquisa deverá atender obrigatoriamente à ementa da linha de pesquisa pretendida, devendo compreender:

- Resumo (máximo: 20 linhas)

- Introdução: apresentação do tema de pesquisa e justificativa; - Revisão bibliográfica relativa ao tema;

- Definição do problema, hipótese e objetivos (geral e específico);

- Procedimentos de pesquisa (métodos de abordagem e coleta de dados; formas de análise); - Cronograma de execução;

(7)

6. ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA As vagas serão distribuídas entre as Áreas de Concentração:

a) Instituições, Processos e Atores; Linhas de pesquisa:

- Integração Regional - Política Externa

- Economia Política Internacional

- Relações Exteriores dos Estados Unidos b) Paz, Defesa e Segurança Internacional.

Linhas de pesquisa:

- Estratégia, Defesa e Política Externa - Segurança Regional

7. BIBLIOGRAFIA INDICATIVA

ALBUQUERQUE, José Augusto Guilhon (Org.). Sessenta anos de política externa brasileira (1930-1990). São Paulo: Cultura: Annablume: Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP, 1996-2000. 4 v.

ARON, Raymond. Paz e guerra entre as nações. Prefácio Antônio Paim. Tradução Sérgio Bath. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado; Brasília: Ed. da UnB: IPRI, 2002. (Clássicos IPRI, 4). Disponível em: <http://www.funag.gov.br/biblioteca/dmdocuments/0043.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2014.

AYERBE, Luis Fernando. Estados Unidos e América Latina: a construção da hegemonia. São Paulo: Ed. da Unesp, 2002.

BUZAN, Barry; HANSEN, Lene. A evolução dos estudos de segurança internacional. Tradução Flávio Lira. São Paulo: Ed. da UNESP, 2012. (Coleção Paz, defesa e segurança internacional).

CARR, Edward H. Vinte anos de crise: 1919-1939: uma introdução ao estudo das relações internacionais. 2. ed. Prefácio Eiiti Sato. Tradução Luiz Alberto Figueiredo Machado. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado; Brasília: Ed. da UnB: IPRI, 2001. (Clássicos IPRI, 1). Disponível em: <http://funag.gov.br/loja/download/40-Vinte_Anos_de_Crise_-_1919-1939.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2014.

(8)

CERVO, Amado Luiz; BUENO, Clodoaldo. História da política exterior do Brasil. 4. ed. rev. e ampl. Brasília: Ed. da UnB, 2011.

CRUZ, Sebastião Carlos Velasco e. Globalização, democracia e ordem internacional: ensaios de teoria e história. São Paulo: Ed. da Unesp; Campinas: Ed. da Unicamp, 2004. DEUTSCH, Karl. Análise das relações internacionais. Brasília: Ed. da UnB, 1982.

GILPIN, Robert. A economia política das relações internacionais. Tradução Sérgio Bath. Brasília: Ed. da UnB, 2002.

HAAS, Ernest. The uniting of Europe: political, social, and economic forces 1950-1957. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 2004.

HALLIDAY, Fred. Repensando as relações internacionais. 2. ed. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2007.

HERZ, Monica; HOFFMANN, Andrea Ribeiro. Organizações Internacionais: histórias e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2004.

MANN, Michael. O império da incoerência. Tradução Maria Beatriz Medina. Rio de Janeiro: Record, 2006.

MILNER, Helen; MORAVCSIK, Andrew (Eds.). Power, interdependence and non-state actors in world politics: research frontiers. Princeton: Princeton University Press, 2009.

NOGUEIRA, João Pontes; MESSARI, Nizar. Teoria das relações internacionais: correntes e debates. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

NYE, Joseph S. Understanding international conflicts: an introduction to theory and history. 7th ed. New York: Longman, 2009. (Longman classics in political science).

ROSENAU, James N.; CZEMPIEL, Ernst-Otto (Orgs.). Governança sem governo: ordem e transformação na política mundial. Tradução Sérgio Bath. Brasília: Ed. da UnB; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.

WALTZ, Kenneth. Man, the state and war: a theoretical analysis. New York: Columbia University Press, 2001.

WENDT, Alexander. Social theory of international politics. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. (Cambridge studies in international relations, 67).

(9)

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.2.As inscrições serão feitas exclusivamente on line. 8.3.Não serão aceitas inscrições por correio.

8.4.Não serão aceitas inscrições fora do prazo estipulado neste edital.

8.5.Não caberá recurso ou pedidos de esclarecimentos sobre as decisões da banca examinadora.

São Paulo – junho de 2015 Prof. Dr. Samuel Alves Soares

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais UNESP, UNICAMP, PUC-SP

(10)

ANEXO A – Sobre o processo de inscrição on line:

1. O candidato deverá acessar o link https://sistemas.unesp.br/inscricao_unesp/ e acessar a opção “Inscrição Pós-graduação”.

2. Preencher todos os dados disponíveis clicando em “Inscrição”, no item “Processo Seletivo”. Os campos obrigatórios contém um asterisco (*).

3. Atenção: no item “Naturalidade” algumas cidades não estão cadastradas com a acentuação. O candidato deve tentar ambas as grafias.

4. No cadastro de formação, nos itens “Cidade e Instituição” da formação do inscrito, caso a instituição de ensino da qual o candidato é proveniente não esteja cadastrada no sistema, deve-se adicionar no campo seguinte o nome da instituição e o país. Clicar em “Gravar” e, em seguida, “Avançar”.

5. Atenção: O candidato será instruído a selecionar uma localidade. Nesse momento, deve-se selecionar a cidade de Marília – SP.

6. Buscar a unidade “Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília”, programa “Relações Internacionais”, curso “Mestrado” ou “Doutorado”.

(11)

7. Após o preenchimento de todas as informações requeridas, o candidato receberá uma confirmação de inscrição em seu e-mail, constando o número de inscrição. A seguir, devse proceder com o envio de toda a documentação pertinente para o e-mail disposto no item 2 do presente edital, constando no assunto da mensagem o número de inscrição gerado pelo sistema e o nome completo do candidato. Todos os arquivos devem ser enviados em formato pdf.

Referências

Documentos relacionados

Neste caso, é importante enfatizar que os dados obtidos experimentalmente, conjuntamente com a vivência da equipe de engenharia “chão de fábrica”, servirão de base

Figura 04 Caracterização das gestantes que realizam pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde de Sertãozinho/SP, segundo as vivências destas gestantes frente a uma gravidez não

9) DA DOCUMENTAÇÃO DOS VEÍCULOS : A documentação dos veículos (CRV e CRLV) será entregue aos arrematantes nos prazos e formas definidas pelos COMITENTES

Após ter controlado e introduzido a ferramenta de tra- balho, deverá manter-se, e as pessoas que se encon- trem nas proximidades, fora do nível de rotação da fer- ramenta de trabalho

– Shakespeare, em “Os sonetos completos de William Shakespeare”!. [tradução e notas Vasco

1.1 Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de assistência ao empregado, com monitoramento psicossocial, suporte e orientação psicológica,

idade clínica de seus trabalhos Este artigo apresenta um caso clínico de coroa total pura em cerômero Ceramage (Shofu) no dente 12, cimentada sobre núcleo de preenchimento de

C.13 - Dribla, se tem espaço livre à sua frente, para progredir, no campo de jogo e ou para ultrapassar o seu adversário direto, aproximando a bola do cesto, para lançamento