• Nenhum resultado encontrado

1. Leia a fábula de La Fontaine, uma possível explicação para a expressão o amor é cego.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Leia a fábula de La Fontaine, uma possível explicação para a expressão o amor é cego."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1° Ano FILOSOFIA

1. Leia a fábula de La Fontaine, uma possível explicação para a expressão “o amor é cego”. No amor tudo é mistério: suas flechas e sua aljava, sua chama e sua infância eterna. Mas por que o amor é cego? Aconteceu que num certo dia o Amor e a Loucura brincavam juntos. Aquele ainda não era cego. Surgiu entre eles um desentendimento qualquer. Pretendeu então o Amor que se reunisse para tratar do assunto o conselho dos deuses. Mas a Loucura,

impaciente, deu-lhe uma pancada tão violenta que lhe privou da visão. Vênus, mãe e mulher, pôs-se a clamar por vingança, aos gritos. Diante de Júpiter, de Nêmesis – a deusa da vingança – e de todos os juízos do inferno, Vênus exigiu que aquele crime fosse reparado. Seu filho não podia ficar cego. Depois de estudar detalhadamente o caso, a sentença do supremo tribunal celeste consistiu em declarar a loucura a servir de guia ao Amor.

Fonte: LA FONTAINE, Jean de. O amor e a loucura. In: Os melhores contos de loucura. Flávio Moreira da Costa (Org.). Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

A fábula traz uma explicação oriunda dos deuses para uma realidade humana. Esse tipo de explicação classifica-se como:

a) teológica. b) filosófica. c) científica. d) teocêntrica. e) mitológica.

2. A construção de uma cosmologia que desse uma explicação racional e sistemática das características do universo, em substituição à cosmogonia, que tentava explicar a origem do universo baseada nos mitos, foi uma preocupação da Filosofia:

a) medieval. b) antiga. c) iluminista. d) contemporânea. e) socrática

3. Muitos pensam que os mitos são lendas restritas aos povos tribais e que teriam

desaparecido com a crítica do pensamento científico moderno. No que se refere ao mito, podemos afirmar, exceto

a) O mito orienta a vida e o sentido da existência.

b) Os mitos têm como função acomodar o homem em um mundo assustador.

c) As narrativas míticas eram próprias de um mundo onde a oralidade ocupava lugar central na vida humana.

d) O mito é falso e enganador, pois o mesmo falta com a verdade. e) os mitos prevalecem até hoje nas sociedades contemporâneas.

4. Dentre os variados aspectos do pensamento humano, existe o pensamento mítico. Sobre essa forma de pensar, leia o texto a seguir:

(2)

Um mito diz respeito, sempre, a acontecimentos passados: antes da criação do mundo, ou durante os primeiros tempos, em todo o caso faz muito tempo. Mas o valor intrínseco atribuído ao mito provém de que estes acontecimentos, que decorrem supostamente em um momento do tempo, formam também uma estrutura permanente. Esta se relaciona

simultaneamente ao passado, ao presente e ao futuro.

Lévi-Strauss, C. Antropologia Estrutural. Rio, 1975, p. 241 Com relação a essa forma do pensar humano, assinale com V as afirmativas Verdadeiras e com F as Falsas.

( ) O mito é uma tentativa fracassada de explicação da realidade.

( ) O ser humano encontrou, na consciência mítica, a base para organizar um conhecimento sobre a realidade.

( ) O mito é recuperado no cotidiano do homem contemporâneo e se apresenta com uma abrangência diferente daquela que se fazia sentir no homem primitivo.

( ) A única ideia verdadeira sobre mito faz-se presente no homem moderno, quando este deseja superar a própria impotência e se tornar um ser excepcional.

( ) O mito é uma forma autônoma de pensamento, quando ligado à tarefa de esclarecer a existência humana no mundo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. a) F, V, V, F, V b) V, V, V, F, F c) F, V, F, V, V d) V, F, F, F, V e) F, F, F, F, V

5. O que há em comum entre Tales, Anaximandro e Anaxímenes de Mileto, entre Xenófanes de Colofão e Pitágoras de Samos? “Todos esses pensadores propõem uma explicação racional do mundo, e isso é uma reviravolta decisiva na história do pensamento” (Pierre Hadot). Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relações entre mito e filosofia, seguem as seguintes proposições:

I. Os filósofos pré-socráticos são conhecidos como filósofos da physis porque as explicações racionais do mundo por eles produzidas apresentam não apenas o início, o princípio, mas também o desenvolvimento e o resultado do processo pelo qual uma coisa se constitui. II. Os filósofos pré-socráticos não foram os primeiros a tratarem da origem e do

desenvolvimento do universo, antes deles já existiam cosmogonias, mas estas eram de tipo mítico, descreviam a história do mundo como uma luta entre entidades personificadas. III. As explicações racionais do mundo elaboradas pelos pré-socráticos seguem o mesmo esquema ternário que estruturava as cosmogonias míticas na medida em que também propõem uma teoria da origem do mundo, do homem e da cidade.

IV. O nascimento das explicações racionais do mundo é também o surgimento de uma nova ordem do pensamento, complementar ao mito; em certos momentos decisivos da história da filosofia as duas ordens de pensamento chegam a coexistir, exemplo disso pode ser encontrado no diálogo platônico Timeu quando, na apresentação do “mito mais verossímil”, a figura mítica do Demiurgo é introduzida para explicar a produção do mundo.

(3)

V. Tales de Mileto, um dos Sete Sábios, além de matemático e físico é considerado filósofo – o fundador da filosofia, segundo Aristóteles – porque em sua proposição “A água é a origem e a matriz de todas as coisas” está contida a proposição “Tudo é um”, ou seja, a representação de unidade.

Assinale a alternativa correta.

a) As proposições III e IV estão incorretas. b) Somente as proposições I e II estão corretas. c) Apenas a proposição IV está incorreta. d) Todas as proposições estão corretas. e) Todas as proposições estão incorretas.

6. A Filosofia nasceu na Jônia no final do século VII a.C. O conteúdo que norteia a preocupação dos filósofos jônicos é de natureza:

a) Mitológica. b) Cosmogônica. c) Religiosa. d) Cosmológica. e) Sociológica.

7. Pode-se afirmar que a Filosofia é filha da cidade-estado grega (polis). A polis grega surgiu entre os séculos VIII e VII a.C., e os primeiros filósofos surgiram por volta do século VI a.C. nas colônias gregas. O texto abaixo indica algumas das características da polis que

propiciaram o surgimento da Filosofia:

“A polis se faz pela autonomia da palavra, não mais a palavra mágica dos mitos, palavra dada pelos deuses e, portanto, comum a todos, mas a palavra humana do conflito, da discussão, da argumentação. A expressão da individualidade por meio do debate engendra a política, libertando o homem dos exclusivos desígnios divinos, para ele próprio tecer o seu destino na praça pública. O saber deixa de ser sagrado e passa a ser objeto de discussão; a instauração dessa ordem humana dá origem ao cidadão da pólis, figura inexistente no mundo coletivista da comunidade tribal.”

(M. L. A. Aranha; M. H. P. Martins) Considerando o texto acima, é incorreto afirmar que:

a) o surgimento da Filosofia na Grécia ocorreu de forma inesperada, isolada e excepcional, sem relação com seu momento histórico: foi o chamado “milagre grego”.

b) para a Filosofia, os critérios de argumentação e de explicação são os princípios e regras da razão que devem ser aplicados nas discussões públicas por meio da linguagem.

c) a verdade não deve ser imposta como um decreto divino, mas discutida, criticada e demonstrada pelos cidadãos.

d) a liberdade e a autonomia política do cidadão estão estreitamente ligadas à sua autonomia de pensamento.

e) o mito e o sagrado, na explicação do homem e do mundo, contrapõem-se aos argumentos e demonstrações filosóficos.

8. Os Pré-Socráticos foram os primeiros filósofos da história. A nova maneira de pensar apresentada por eles contrastava com o pensamento mítico. Agora, os filósofos buscavam respostas por si mesmos, por meio da razão. Portanto, suas discussões:

(4)

a) não eram monistas, mas sim pitagóricas. b) buscavam entender o mito dentro da teogonia. c) não eram cosmogônicas, mas sim cosmológicas.

d) giravam em torno da água, que era o princípio de todas as coisas. e) buscavam no pluralismo a explicação para o princípio do universo.

9. A experiência filosófica se distingue das demais formas de pensar. Seus objetos de estudo são:

a) os pensamentos e as ações de Deus. b) os sentimentos e emoções dos animais.

c) os pensamentos e as ações de um grupo social. d) os pensamentos e as ações dos filósofos. e) os pensamentos e as ações humanas.

10. A Filosofia busca o sentido das coisas sem se contentar com soluções já dadas. O objetivo da filosofia não é oferecer respostas definitivas. Sendo assim, a reflexão filosófica está:

a) aberta à discussão, pois não existe “a filosofia”, mas “filosofias”. b) fechada à discussão, pois não existe “a filosofia”, mas “filosofias”.

c) fechada à discussão, pois os filósofos já tem as respostas fundamentais e definitivas. d) aberta à discussão, pois só existe a experiência filosófica profissional.

e) aberta à discussão, pois existe a “filosofia de vida”. 11. A filosofia, como sabedoria, seria uma atitude reflexiva:

a) na busca da inteligência e vantagem pessoal.

b) na busca do sentido do mundo que permita o consumo. c) na busca do sentido do mundo que permita o bem-viver. d) em proveito da melhor maneira de convencer os outros.

e) na busca do sentido definitivo do mundo que permita o bem-viver.

12. A distinção entre as ideias de informação, conhecimento e sabedoria nos ajuda a entender a experiência filosófica. A informação é o relato de fatos ocorridos, por exemplo, por meio de uma notícia de jornal. O conhecimento tem a função de:

a) ampliar a compreensão de notícia, tal como fazem o conhecimento científico (História, Sociologia, Biologia, Antropologia, psicologia, etc.) e o senso comum com a nossa visão de mundo.

b) distorcer a compreensão de notícia, tal como fazem o conhecimento científico

(História, Sociologia, Biologia, Antropologia, psicologia, etc.) e o senso comum com a nossa visão de mundo.

c) invalidar a compreensão de notícia, tal como fazem o conhecimento científico

(História, Sociologia, Biologia, Antropologia, psicologia, etc.) e o senso comum com a nossa visão de mundo.

d) desmerecer a compreensão de notícia, tal como fazem o conhecimento científico (História, Sociologia, Biologia, Antropologia, psicologia, etc.) e o senso comum com a nossa visão de mundo.

e) deteriorar a compreensão de notícia, tal como fazem o conhecimento científico (História, Sociologia, Biologia, Antropologia, psicologia, etc.) e o senso comum com a nossa visão de mundo.

(5)

13. A reflexão do filósofo profissional parte de um conhecimento prévio da história da filosofia. Para tanto, ele se utiliza de:

a) conceitos e argumentos duvidosos e não apenas do bom senso. b) Filosofia de vida e senso comum além do bom senso.

c) conceitos e argumentos rigorosos e não apenas do bom senso. d) conceitos e argumentos rigorosos baseados no senso comum. e) Mitos e supertições baseadas em livros apócrifos.

14. O exercício de reflexão nos faz questionar o já estabelecido. Há exemplos históricos de perseguições a que o pensamento filosófico esteve sujeito. Podemos concluir, portanto, que a filosofia é:

a) uma grande aliada dos poderes vigentes.

b) um instrumento da elite para manter o controle social. c) uma auxiliar dos poderes vigentes.

d) uma fonte de badernas e perturbações sociais. e) uma ameaça constante aos poderes vigentes.

1° Ano SOCIOLOGIA

01. “Compreender as características das sociedades capitalistas tem sido a preocupação da Sociologia desde o início da sua consolidação como ciência da sociedade no final do século XIX. Nesse período, o capitalismo se configurava como uma nova forma de organização da sociedade caracterizada por novas relações de trabalho. Essas mudanças levaram os pensadores da sociedade da época a indagações e à elaboração de teorias explicativas dessa dinâmica social, sob diferentes olhares e posicionamentos políticos.”

(Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2007, p.10).

Considerando as circunstâncias históricas que em meados do século XIX explicam o surgimento da sociologia, assinale a alternativa incorreta.

a) Para Augusto Comte o conhecimento da sociedade, no século XIX, não mais podia depender das crenças religiosas e das explicações metafísicas.

b) Entre os acontecimentos que explicam o surgimento da sociologia estão a Revolução Francesa e a Revolução Industrial

c) Augusto Comte, para explicar a moderna sociedade industrial, elaborou e definiu o conceito de mais valia.

d) O criador do termo sociologia, elaborou uma leis baseadas na biologia e na matemática. e) O avanço do conhecimento científico é um dos principais fatores que explicam o surgimento da sociologia.

02. A ordem e o progresso constituem partes fundamentais da Sociologia de Auguste Comte. Com base nas ideias comteanas, assinale a alternativa correta.

a) A liberdade de opinião e a diferença entre os indivíduos são fundamentos da solidariedade na formação da estática social; essa diversidade produz vantagens para a evolução, em comparação com a homogeneidade.

(6)

b) O desenvolvimento das forças produtivas é a base para o progresso e segue uma linha reta, sem oscilações e, portanto, a interferência humana é incapaz de alterar sua direção ou velocidade.

c) O progresso da sociedade, em conformidade com as leis naturais, é resultado da competição entre os indivíduos, com base no princípio de justiça de que os mais aptos recebem as maiores recompensas.

d) O progresso da sociedade é a lei natural da dinâmica social e, considerado em sua fase intelectual, é expresso pela evolução de três estados básicos e sucessivos: o doméstico, o coletivo e o universal.

e) A ordem social total se estabelece de acordo com as leis da natureza, e as possíveis deficiências existentes podem ser retificadas mediante a intervenção racional dos seres humanos.

03. A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as

afirmativas a seguir.

I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.

II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.

III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua

correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.

IV. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.

Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e III.

b) II e III. c) II e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV.

04. Qual dos fatores abaixo não contribuiu para o surgimento da Sociologia enquanto ciência? a) O processo de industrialização e urbanização da Europa.

b) A ascensão do capitalismo como sistema econômico preponderante. c) O surgimento da estatística como fonte de dados confiáveis.

d) A crença na cientificidade.

e) A Revolução Russa, que procurou instaurar o Socialismo na Europa. 05. Quanto ao contexto do surgimento da Sociologia, é correto afirmar que:

a) ela surge logo após a 2° guerra mundial como empreendimento científico que buscava compreender aquele fenômeno e encontrar soluções para os resultados de tal flagelo.

(7)

b) ela é o resultado de estudos de investigadores norte-americanos emprenhados em compreender os processos de industrialização e urbanização na década de 1930. c) ele surge concomitantemente à Filosofia na Antiguidade que teve como pensadores paradigmáticos Platão e Aristóteles.

d) emerge da modernidade, na virada do século XIX para o XX, buscando produzir explicações e compreender o conjunto de transformações sociais ocorridas no ocidente naquele momento.

e) é simultânea ao período da Reforma Protestante, sendo fruto das reflexões de Lutero e Calvino, podendo ser considerada a ciência fundada por eles para criticar o catolicismo. 06. Com base nos seus conhecimentos sobre Sociologia e a revolução científica, é correto afirmar:

a) A revolução científica possibilitou demonstrar, no terreno da vida social, que o saber e neutro, pois é baseado em provas empíricas reveladoras de uma forma de verdade que não comporta manipulações pelos homens.

b) A revolução científica comprovou que as mesmas leis que regem o mundo físico atuam também sobre a realidade social, de tal modo que, compreendendo uma, se compreende diretamente a outra.

c) Para a revolução científica, ciência e religião são formas de compreensão da realidade, estando ambas regidas pelos princípios de observação, verificação e experimentação capazes de demonstrar a hipótese inicial.

d) A grande contribuição da revolução científica para as ciências humanas foi demonstrar que as relações possuem regularidades matemáticas, o que permite prever com

exatidão os comportamentos dos indivíduos e de grupos de indivíduos.

e) Ainda que impossibilitada de explicar a dinâmica da vida social, a revolução científica trouxe para o terreno das ciências humanas o princípio da racionalidade da

investigação como caminho para a apreensão objetiva dos fatos.

07. (Uel 2011) O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim.

Sobre a concepção de conhecimento científico, presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar:

a) A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das ciências naturais, razão pela qual o conhecimento sobre o mundo dos homens não é científico.

b) Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista sua incompatibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade científica.

c) Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico, é rejeitado como fonte de influência e orientação para as investigações

empreendidas no âmbito das ciências sociais.

d) A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas

historicamente.

e) O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, aportando à compreensão da sociedade os valores por ele assimilados durante o processo de socialização obtido no seio familiar.

08. (Ufu 2001) Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Augusto Comte. Assinale a alternativa correta quanto a essa tarefa:

(8)

a) Desenvolver o puro espírito científico e investigativo, sem maiores preocupações de

natureza prática, deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação. b) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar

radicalmente a ordem capitalista, responsável pela exploração dos trabalhadores.

c) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem social burguesa.

d) Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada. e) Nenhuma das anteriores.

09. (Ufpa 2010) Acreditava-se nos primórdios da Sociologia, como aliás com relação às Ciências Sociais de uma maneira geral, ser possível atingir a mesma neutralidade e

objetividade que se imaginava poder atingir nas ciências naturais. Por isso essa nova ciência da sociedade recebeu inicialmente o nome de Física Social e só posteriormente passou a ser denominada de Sociologia. Entre as alternativas abaixo, a única que não expressa uma perspectiva desse momento inicial da Sociologia é:

a) Os métodos das Ciências Naturais poderiam e deveriam ser aplicados aos estudos sobre a sociedade.

b) Havia a necessidade de desenvolver técnicas racionais para controlar os conflitos criados pelas sucessivas crises do século XIX.

c) A única fonte legítima da Ciência seria a experiência externa. O testemunho da consciência e as experiências subjetivas, como fonte de observação científica, não tinham valor. d) Acreditava-se que seria necessário compreender e controlar racionalmente a natureza com

o objetivo de encontrar mecanismos capazes de promover a preservação do meio ambiente, pois já se previa que os danos ambientais causados pela aplicação da tecnologia na esfera da produção podem causar sérias consequências às gerações futuras.

e) O fundamento inicial da Sociologia era o método positivo, alicerçado em um conjunto hierarquizado de ciências. Na larga base dessas ciências encontrava-se a Matemática e, em seu vértice, a Sociologia.

10. (Ufu 2003) Auguste Comte foi quem deu origem ao termo Sociologia, pensada como uma

física social, capaz de pôr fim à anarquia científica que vigorava, em sua opinião, ainda no

século XIX. A respeito das concepções fundamentais do autor para o surgimento dessa nova ciência, todas as alternativas abaixo são corretas, exceto:

a) O objetivo era conhecer as leis sociais para se antecipar, racionalmente, aos fenômenos e, com isso, agir com eficácia, na direção de se permitir uma organização racional da sociedade.

b) As preocupações de natureza científica, presentes na obra de Comte, não apresentavam relação prática com a desorganização social, moral e de ideias do seu tempo.

c) Era necessário aperfeiçoar os métodos de investigação das leis que regem os fenômenos sociais, no sentido de se descobrir a ordem inscrita na história humana.

d) Entre ordem e progresso há uma necessidade simultânea, uma vez que a estabilidade (princípio estático) e a atividade (princípio dinâmico) sociais são inseparáveis. e) Sociologia nasce como Ciência, inicialmente baseada nas ciências naturais e exatas.

11. (Interbits 2014) A sociologia é uma ciência da modernidade. Assinale a alternativa que somente apresenta transformações que favoreceram o surgimento da sociologia.

(9)

a) A Revolução Francesa, a Revolução Industrial, a Revolução Russa e a queda do muro de Berlim.

b) O relativismo, o cientificismo e o crescimento das cidades.

c) A Revolução Industrial, a Contrarreforma, a consolidação do capitalismo e o relativismo. d) O cientificismo, o crescimento das cidades, o expansionismo europeu e a Revolução Russa. e) A industrialização da Europa, consolidação do capitalismo, crescimento das cidades e o

(10)

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *