• Nenhum resultado encontrado

Educon, Aracaju, Volume 09, n. 01, p.1-5, set/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Educon, Aracaju, Volume 09, n. 01, p.1-5, set/2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O ENSINO RELIGIOSO COMO VIA PARA A CIDADANIA E CULTURA DE PAZ ANDRÉA CRISTHINA BRANDÃO TEIXEIRA

EIXO: 9. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. EDUCAÇÃO PARA A PAZ. RESUMO

Sendo obrigatória a oferta da disciplina de Ensino Religioso no Ensino Fundamental é preciso ficarmos atentos para que esta cumpra seu objetivo de disseminar uma cultura de Paz e respeito à Diversidade Religiosa. Isto só será possível através de um currículo que privilegie a historicidade de cada Religião e do Ensino Religioso no país. Precisamos discutir e entender como o Ensino Religioso foi visto em cada período da história do país na escolarização de crianças e jovens, principalmente, e de que forma a religião foi, muitas vezes, utilizada para discriminar e subjugar outras pessoas. Por outro lado, há a necessidade de fomentar espaços permanentes de debate de ideias e propostas para a construção de um currículo que privilegie e valorize todas as crenças religiosas.

 

Palavras-chaves: Ensino Religioso, Currículo, Diversidade  

RESUMEN

Con oferta obligatoria disciplina educación religiosa en la escuela primaria, debemos ser sensibles para que pueda cumplir su objetivo de difundir una cultura de paz y respeto por la diversidad religiosa. Esto sólo será posible a través de un plan de estudios que favorece la historicidad de cada religión y Educación religiosa en el país. Tenemos que discutir y entender cómo se ve la educación religiosa en cada una de período de la historia del país en la escolarización de los niños y los jóvenes en particular, y cómo se utiliza a menudo la religión para discriminar y subyugar a los demás. Por otro lado, existe la necesidad de promover espacios permanentes de intercambio de ideas y propuestas para construir un plan de estudios que favorece y valora todas las creencias religiosas.

 

Palabras clave: Educación Religiosa, Currículo, la diversidad  

Na atualidade, muito tem-se discutido sobre religião, preconceito, respeito e cultura de paz nas mídias da informação. Entretanto, dentro das instituições escolares, muitos desses temas ainda são tabus e permanecem às margens de debates sérios, que poderiam contribuir para uma formação plena das crianças e jovens que as frequentam.

Embora sejam considerados temas transdisciplinares, que deveriam ser tratados em aulas das mais variadas disciplinas, o que normalmente ocorre são exposições ao pensamento individual de cada professor.  Mais ainda, quando a exposição e os debates ocorrem nas aulas de Ensino Religioso.

Desde que os portugueses atracaram suas naus em nossas terras e começaram sua colonização no Brasil, a educação tem passado por muitas mudanças. Em particular, o ensino religioso atendeu a inúmeros e diversificados objetivos ao longo da história da construção identitária do nosso povo. Após mais de 500 anos, muitas idas e vindas certamente marcaram o Ensino Religioso no país.

Na época da colonização, o ensino religioso era enfatizado na doutrina da religião oficial do Império, o Catolicismo Romano. Essa situação perdurou por grande parte da história da Educação no país.

 Apesar de perder espaço nas escolas de tempos em tempos, como durante a Primeira República, quando o ensino religioso passou a ser facultativo, a religiosidade do povo, como marco importante da cultura do país, acabou

(2)

determinando que o mesmo nunca estivesse totalmente fora dos muros escolares.

No primeiro momento, a catequese foi usada como forma de  dominar os nativos brasileiros. Desde então, em maior ou menor intensidade, a Igreja Católica tem estado presente nas escolas do nosso país.

Após a proclamação da República, houve uma ruptura entre Estado e Igreja e uma suposta liberdade de culto religioso no país. Entretanto, pouco tempo depois, o Ensino Religioso foi novamente incorporado à Educação Pública mesmo que em caráter facultativo para os alunos.

Atualmente, contamos com seguidores de inúmeras igrejas e seitas em todo o país e o ensino religioso continua voltado, quase que unicamente, à catequese católica. Uma das falas mais corriqueiras para justificar essa realidade é que a maioria da população professa essa crença.

Ora, este fato não pode ser contestado diante da realidade de grande parte do território nacional, mas não exclui a necessidade de respeitarmos as mais diversas correntes religiosas como também a importância de conhecermos suas tradições, as narrativas sagradas, suas divindades, rituais e valores.

 A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, dita em seu Artigo XVIII que

 

Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

 

Destarte, podemos considerar que a crença religiosa encontra-se dentro dos Direitos Humanos no mesmo âmbito da vida, da liberdade e da segurança pessoal, asseguradas no Artigo III da mesma Declaração.

Mesmo com a obrigatoriedade de oferta da disciplina, não há uma matriz curricular que sirva de base para o planejamento das aulas em cada série. Isto, aliado ao fato de que poucos professores tem formação específica em Ciência da Religião, só contribui para a doutrinação nas aulas de Ensino Religioso.

Com a Proclamação da República, estabeleceu-se a separação entre Igreja e Estado, permitindo-se a liberdade de culto e reconhecendo-se a diversidade religiosa já existente naquela época no país.

Porém, em 1934 a Constituição mais uma vez aproximou o Estado Brasileiro e a Igreja Católica e o Ensino Religioso foi admitido inicialmente em caráter facultativo:

 

Artigo 153: “O ensino religioso será de matrícula facultativa e ministrado de acordo com os princípios da confissão religiosa do aluno, manifestada pelos pais e responsáveis, e constituírá matéria dos horários nas escolas públicas primárias, secundárias, profissionais e normais”. (Constituição Brasileira de 1934)

 

Entretanto, os escolanovistas posicionaram-se contra o Ensino Religioso, por conta dos princípios defendidos da laicidade, obrigatoriedade e gratuidade do ensino público.

No quarto período republicano (1964-1984), o Ensino Religioso é obrigatório para a Escola, concedendo ao aluno o direito de optar pela frequência ou não, no ato da matrícula.

Durante a Constituinte de 1988, deu-se uma significativa mobilização nacional e a matrícula no Ensino Religioso permaneceu facultativa. Em seu artigo 210, parágrafo 1º do Capítulo III da Ordem Social, a Constituição proclama: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”.

Nesse contexto porém, diante dos novos cenários nacionais e mundiais, carecemos fazer algumas reflexões acerca do Ensino Religioso nas Escolas.

Podemos começar analisando o Artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que preconiza:  

O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (grifos nossos)

 

Percebemos a partir daí a necessidade veemente de formação inicial e continuada para os educadores da área de Ciência da Religião, que raramente são encontrados em nossa realidade escolar. O que vemos normalmente são educadores com formações iniciais diversas, que possuem afinidade com a religião predominante na comunidade escolar e que são incentivados a aceitar a disciplina de Ensino Religioso, o que acaba contradizendo o que proclama a legislação educacional vigente no que tange ao veto de proselitismo nas salas de aula.

(3)

 

Novas Perspectivas para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas  

O FONAPER - Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso, fundado em 1995 em Florianópolis, constitui-se um espaço de discussão de ideias, propostas e ideais para a construção de propostas para a operacionalização do Ensino Religioso nas escolas.

O Fórum estabeleceu cinco eixos organizadores dos conteúdos do Ensino Religioso e seus objetivos principais que vem contribuir para uma prática pedagógica no Ensino Religioso para a formação cidadã, a propagação da cultura de paz e respeito à diversidade.

Os eixos organizadores são os seguintes: 1. Culturas e Tradições Religiosas;

2. Escrituras Sagradas e/ou Tradições Orais; 3. Teologias;

4. Ritos; 5. Ethos.

O primeiro eixo trata da filosofia, sociologia, psicologia e história da tradição religiosa. No segundo eixo, dá-se prioridade à história das narrativas sagradas, ao contexto cultural, à revelação e exegese religiosa. No eixo das Teologias, deve-se estudar as divindades, verdades de fé e como cada religião vê a vida após a morte. Os rituais, símbolos e a espiritualidade estão presentes no quarto eixo. E, finalmente, o Ethos estuda a alteridade, os valores e limites.

Através dessa organização dos conteúdos de Ensino Religioso, ou de outra similar, é possível trabalhar com respeito à diversidade, desenvolvendo temas de cultura e tradições religiosas diversas, conhecendo e analisando as diferentes concepções de Transcendência presentes nas religiões, entendendo como e porque se dá as diversas práticas ritualísticas, conhecendo o significado dos textos religiosos e colocando-os nos diferentes tempos e espaços como também relacionando o comportamento humano a partir das tradições religiosas adotadas em cada comunidade. Para isso, é importante que o educador de Ensino Religioso tenha uma formação teórica que contemple o conhecimento necessário para conduzir as discussões dentro de sala de aula, mantendo sempre a atenção e o respeito às diferentes concepções religiosas, uma vez que vivemos em “[...] um mundo das &39;religiões e religiosidades&39; porque, se queremos compreender melhor a realidade religiosa em nossas sociedades, não podemos limitar nosso enfoque às religiões instituídas, por mais diversificadas que sejam” (SOUZA, p.34). É preciso lembrar que, no mundo atual, muitas pessoas, apesar de não seguirem os preceitos e códigos de uma religião em particular, tem um modo particular de expressar sua religiosidade e também precisam ser respeitados e ouvidos, ainda que não estejam vinculados à nenhuma religião convencionalmente reconhecida como tal.

Cruz (2012, p.7) adverte que “é importante que o amor tão exigido em cada religião não se transforme em rejeição quando religiões diferentes entram em contato”. É preciso respeito com o relacionamento de cada um com o Sagrado e a percepção de que cada um  à sua própria maneira deve contribuir para a construção de um mundo mais fraterno, onde a Paz esteja presente em todos os níveis de relacionamento, seja interpessoal ou entre credos, raças ou países. O Ensino Religioso só poderá servir aos propósitos de fomentar a cultura de paz e respeito à diversidade quando conseguirmos criar uma identidade pedagógica que contemple a formação humana em uma amplitude holística.

Só através do conhecimento de suas concepções religiosas poderemos entender e respeitar o outro, livres de preconceito e de intolerância, ainda mais vivendo em um país tão rico em diversidade étnica, cultural e religiosa.

Além disso, quanto mais conhecermos das diversas religiões e filosofias de vida, mais aptos estaremos para a convivência com as mesmas, pois segundo Barros,  “o aprender a conviver com diferentes tradições religiosas […] dará ao educando uma maior abertura para o conhecimento das mesmas, e para o entendimento de suas múltiplas manifestações”.

O educador de Ensino Religioso precisa ser capaz de abordar aspectos de todas as religiões sem privilegiar nenhuma delas, daí a  necessidade de que este possua uma formação que contemple o conhecimento teórico necessário para fazer tais abordagens.

Apesar de todas as religiões do mundo apregoarem o “Amor ao Próximo”, e da Paz ser o sonho da humanidade, a religião é um dos aspectos culturais que mais provocam hostilidades entre as pessoas. Muitas guerras ainda hoje são empreendidas em nome de um Deus – que só prega o Amor.

O Ensino Religioso nesse contexto configura-se como um importante instrumento dentro da educação humana, assegurando o cultivo de valores éticos, morais e espirituais que contribuam para a formação plena de cidadãos democráticos, mais participativos, menos preconceituosos e intolerantes às diferenças de qualquer espécie.

(4)

entretanto, o desconhecimento a respeito dessas afinidades é uma das fontes da intolerância”.

O aprofundamento do conhecimento da história, tradições, divindades e dos rituais, ajudaria o aluno a um fundamento mais sólido dos significados dos valores arraigados em cada religião e, quem sabe,  a descobrir o complexo sentido da vida no mundo, favorecendo o respeito à diversidade e à cultura de Paz.

Entretanto, como afirma Messender (2009, p.13) , “a dúvida do &39;como fazer&39; continua sendo crucial”. E complementa: “É certo que a sala de aula não existe com o propósito de ser um ambiente de fé ou mesmo de egrégoras religiosas, mas um espaço privilegiado de reflexão sobre limites e superações”. Partindo desses pressupostos, entendemos que uma nova pedagogia do ensino religioso precisa ser construída, favorecendo a prática da cidadania e evitando os choques decorrentes das pulsões religiosas de cada um nesses espaços de celebração do conhecimento e do respeito à diversidade.

Para Rodrigues e Junqueira (2009, p.25), o desafio na formação de professores está “pautada nos diversos aspectos da condição humana e suas potencialidades e que considere dialeticamente  a realização pessoal do sujeito e de seu contexto social”.

Evidentemente essa formação deve se realizar processualmente, durante todo o período de atuação docente, para que este profissional esteja de fato habilitado a articular nesses espaços de atuação a promoção de valorização da vida e dos conhecimentos e crenças de todos os sujeitos envolvidos no processo.

 

BARROS, Sandra dos Reis. Ensino Religioso na formação do cidadão. Disponível em:  http://books.google.com.br/books. Acessado em 10 de abril de 2012

 

BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Promulgada em 16/07/1934. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao34.htm. Acessado em 12 de abril de 2012.

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 05/10/1988. Disponível em hhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm . Acessado em 12 de abril de 2012.

 

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Promulgada em 20/12/1996. Disponível em:  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm . Acessado em 11 de abril de 2012.

 

CRUZ, Therezinha M Lima da. Diferentes religiões na mesma busca.  Revista Mundo Jovem, Ano 50, nº 425, Abril/2012

FONAPER. Concepção de ensino religioso no FONAPER: Trajetórias de um

conceito

em

construção.

Disponível

em

www.fonaper.com.br/documentos_concepcao.php. Acessado em 12 de abril

de 2012.

 

MESSEDER, Hamurabi. Entendendo a LDB -Lei de Diretrizes e Bases da Educação.  2. Ed. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2009

 

ONU.  Declaração Universal dos Direitos Humanos. Proclamada em 10/12/1948. Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm . Acessado em 10 de abril de 2012

 

RODRIGUES, Edile Maria Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio. Fundamentando pedagogicamente o Ensino Religioso.  Curitiba: IBPEX, 2009

 

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy; OLIVEIRA, Lilian B de; RISKE-KOCK, Simone; CECCHETTI, Elcio. Diversidade

Religiosa e Direitos Humanos. Disponível em

(5)

11 de abril de 2012  

SOUZA,  Rui Antônio de. Expressões Religiosas in Ensino religioso e cidadania: textos e dinâmicas. Mundo Jovem (org). Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

 

Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Campus II. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica Faculdade Pio Décimo AracajuSE, e em Educação em Direitos Humanos e Diversidade Universidade Federal de Alagoas UFAL. Mestranda em Educação no Programa de PósGraduação em Educação -PPGED, da Universidade Federal de Sergipe-UFS.

 

Recebido em: 30/06/2015 Aprovado em: 30/06/2015

Editor Responsável: Veleida Anahi / Bernard Charlort Metodo de Avaliação: Double Blind Review

E-ISSN:1982-3657 Doi:

Referências

Documentos relacionados

tubulação e elimine as entradas de ar. O nível de óleo no reservatório deverá estar acima do filtro de sucção. -retire todo o óleo do reservatório,

A nova cultivar de capim-sudão BRS Estribo, lançada em julho de 2013 no mercado – decorrência de uma sólida parceria entre a Embrapa Pecuária Sul, a Sulpasto e a

Requirements and recommendations for the selection of cracking-resistant materials and qualification of metallic materials for service in H 2 S-containing environments, including

fabricação de peças do trem de pouso de aviões e helicópteros (ex.: eixos e parafusos fixadores de elevada resistência), mecanismos da escada do avião e envelopes motores

Após a atividade prática, foram aplicados questionários, ao professor regente, perguntando como considerava a atividade proposta e se costumava trabalhar com as tecnologias

1 O MCC, modelo conceitual canônico, foi definido em tese de doutorado na UFRGS por Mello [11] 2 Bottom-Up Integration of XML Schemata.. a consulta fornecida pelo usuário. O grau

de ligantes distintos (dois cimentos de purezas distintas, contendo 70 e 80%-p de alumina, e uma alumina hidratável) no processamento de concretos alumina-magnésia, visando-

Cabe ressaltar que não se deve tomar a empatia como “um ato deliberadamente dirigido, se distanciando da noção experiencial fenomenológica” (Ranieri & Barreira, 2012), visto que