• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCEDIMENTO DA QUALIDADE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1. OBJETIVO

Estabelecer as diretrizes e as atividades relativas à identificação, avaliação e desenvolvimento da competência das pessoas, por meio de ações de treinamento e conscientização.

2. DOCUMENTO DE REFERÊNCIA

 Manual de Gestão da Qualidade

 Manual de Funções

 PCMAT

 PCMSO

3. RESPONSABILIDADE / AUTORIDADE

Responsável Ação

Representante da Direção  Analisar e aprovar os treinamentos/ações que forem julgados

procedentes;

 Mobilizar os recursos necessários para o cumprimento dos

treinamentos/ações aprovados.

Coordenador da Qualidade  Detectar, juntamente com os líderes de cada área, a necessidade de

treinamento/ações para o pessoal da Empresa;

 Designar um profissional capacitado para ministrar os treinamentos

práticos quando for o caso.

Técnico de Segurança  Realizar o programa de segurança voltado para obra em que se

encontram residentes;

 Realizar treinamentos admissionais de segurança;

 Cumprir requisitos do programa PCMAT (Programa de Condições

e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção);

 Inspecionar condições de segurança da obra / funcionários.

Líderes das Áreas  Treinar e aperfeiçoar os mestres e encarregados nos PES;

 Detectar juntamente com os mestres e encarregados a necessidade de

treinamento/ações;

 Planejar os treinamentos/ações das equipes de produção nos PES

conforme o planejamento da obra e designar o responsável para o mesmo;

 Solicitar, entrevistar e selecionar os candidatos, fazendo a seleção

profissional dentre os candidatos; no caso do Escritório Central o Gerente do setor;

 Promover a integração do funcionário após a admissão;

 Comunicar ao Setor Pessoal que o funcionário está sendo demitido da

empresa; em caso do Escritório Central, a comunicação poderá ser via oral;

 Encaminhar o funcionário para o Setor Pessoal;

 Programar as férias juntamente com o funcionário a melhor data para

tirar férias;

 Informar ao Setor Pessoal do Escritório Central, 30 dias antes das férias

programadas.

Encarregado de Pessoal  Recolher os cartões de ponto e calcular as horas trabalhadas;

(2)

Responsável Ação

 Encaminhar a contratação, após autorização do responsável da Obra;

 Encaminhar o funcionário para fazer exame médico admissional e

demissional;

 Informar ao Líder da Área, mensalmente, quais ou seus funcionários

tem férias a vencer ou vencidas;

 Elaborar os Avisos de Férias dos funcionários programadas para o mês

a vencer;

 Encaminhar para o Setor Financeiro o Recibo de Férias para que seja

providenciado o cheque de pagamento das férias do funcionário;

 Convocar o funcionário para receber o pagamento das suas férias

vencidas, portando a sua CTPS;

 Encaminhar cópia dos documentos correlatos para o Encarregado do

Pessoal do Escritório Central;

 Conferência dos documentos encaminhados pela obra ou setor do

escritório;

 Registrar o funcionário;

 Processar a rescisão do funcionário;

 Efetuar o pagamento do funcionário ou homologar no sindicato;

 Encaminhar para o Setor Financeiro o TRCT e GRFC;

 Calcular o fechamento da Folha de Pagamento;

 Informar ao Setor Financeiro os valores da GFIP e GPS.

Setor Financeiro  Preparar e encaminhar o cheque do pagamento do funcionário para o

setor pessoal;

 Emitir os cheques de pagamento das férias dos funcionários, conforme

recibos recebidos.

4. DESCRIÇÃO 4.1. Admissão

O Engenheiro Residente, Auxiliar de Engenharia e Mestre de Obra são os responsáveis por fazer a entrevista com os candidatos indicados pelo Encarregado, Mestre ou Gerente do Setor (EC), tomando como base o Manual de Funções verificando os requisitos mínimos para a função em questão.

Caso o candidato cumpra os requisitos, o Engenheiro Residente, o Auxiliar de Engenharia ou o Mestre de Obra informa os documentos que deverão ser apresentados, de acordo com a Lista de Documentos para Contratação, observando a data limite que é até o dia 20 de cada mês.

O candidato é encaminhado ao escritório para apresentação da documentação à Encarregada de Pessoal. Após a verificação dos documentos, e estando os mesmos corretos, encaminha para realização do exame médico conforme definido no PCMSO.

NOTA: Caso o candidato não apresente Certificado de Escolaridade é realizado um Teste de Avaliação Admissional.

Caso o Funcionário atenda às demais exigências e não se enquadre na exigência de escolaridade, isso não será empecilho para sua contratação. Este será conscientizado sobre a possibilidade de ingressar nas turmas de aprendizado oferecido pelo SESI desde que seja iniciada uma nova turma.

(3)

Sendo o candidato aprovado no exame médico, ou seja, apto para exercer a função, o Encarregado de Pessoal dá prosseguimento à contratação com o ASO do candidato. Não sendo aprovado no exame médico, ou seja, não apto para exercer a função, o candidato deve ser recusado.

O Encarregado de Pessoal providenciará o cadastramento do funcionário no sistema informatizado Alterdata e impressão dos documentos legais para assinatura. Após a assinatura o funcionário é encaminhado para a obra a qual será alocado ou para o setor, no caso do escritório.

O processo é finalizado através do arquivamento dos documentos.

No final de cada mês, será realizado um levantamento dos funcionários admitidos para que seja apresentados pela equipe de segurança a integração e treinamento de acordo com a função de cada um, incluindo a política da qualidade.

4.1.1. Identificação e Avaliação de Competências

As competências necessárias para atuar de forma eficaz e eficiente nas diversas funções / cargos na empresa são definidas no Manual de Funções. Tais competências são definidas e revisadas pelo Líder de cada área e aprovadas pela Diretoria.

Quando da seleção de um novo empregado ou para movimentação para uma nova função / cargo, o candidato é avaliado quanto ao atendimento destas competências, pelo Líder da Área. O atendimento às exigências é avaliado e não é imprescindível que o candidato atenda a todas as exigências, sendo que as competências não atendidas servem de orientação para as ações de treinamento, conscientização e desenvolvimento.

Quando funcionários de empresas terceirizadas os mesmos serão avaliados através da Ficha de Inspeção dos serviços e os funcionários através da Ficha de Avaliação de competência de Empreiteiros.

As habilidades são avaliadas na entrevista de seleção e, quando não for possível identificá-las claramente, estas são reavaliadas ao final do tempo de experiência.

O registro das competências é realizado pelo Encarregado de Pessoal e/ou pelo Líder da Área, respectivamente nos formulários Registro de Competências e Habilidades.

4.2. Transferência e Demissão de Funcionários

Toda transferência realizada na primeira quinzena do mês deverá ser comunicada até o dia 10 para que o funcionário inicie os trabalhos a partir do dia 16. Para segunda quinzena a transferência deverá ser realizada até o dia 25 sendo o início dos trabalhos no dia 01 do mês subseqüente. O responsável pela obra utilizada o formulário Solicitação ao Departamento Pessoal e encaminhar para o Encarregado de Pessoal.

Os líderes das áreas devem comunicar mensalmente até o dia 20 de cada mês ao Encarregado de Pessoal a relação dos funcionários que serão desligados da empresa.

O Encarregado de Pessoal deverá ser consultado antes de ser demitido qualquer funcionário, para verificação se há algum impedimento legal ou restrição à demissão, a consulta será feita 48 horas antes do aviso.

(4)

Ao receber o funcionário, o Encarregado de Pessoal entrega-lhe o Aviso Prévio assinado e obtém a sua assinatura na segunda via e o encaminha para fazer o Exame Médico Demissional, sendo aprovado no Exame Médico o funcionário poderá ser demitido, caso contrário, deverá ser encaminhado ao INSS.

Caso necessário, o Setor de RH deve programar a homologação junto ao Sindicato ou DRT – Delegacia

Regional do Trabalho, assim encaminhará o funcionário para ser submetido aos exames demissionais conforme PCMSO da empresa e prepara a documentação: aviso prévio, TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), SD (seguro desemprego). Estando todos os documentos em ordem e exame médico aprovado, informa à Tesouraria para reservar a verba e procede a quitação. Por fim arquiva a documentação devidamente assinada e homologada.

4.3. Folha de Pagamento

Todo dia 15 de cada mês o Encarregado de Pessoal, faz a emissão da Folha de Adiantamento Quinzenal para os funcionários que fizeram a opção de receber por quinzena.

Até o dia 25 de cada mês, o Encarregado de Pessoal recolhe as informações dos cartões de ponto eletrônico no campo. Os responsáveis pelas obras encaminham, para o Encarregado de Pessoal, até o dia 25 do mês a produtividade dos funcionários. De posse dessas informações, o encarregado realiza a contagem das horas normais, extras, faltas, produtividade, atrasos e atestados.

O encarregado de Pessoal elabora a Folha de Pagamento fazendo as conferências e ajustes necessários para finalizá-la. Após fechamento da folha, emite os contra cheques e envia para as obras e encaminha para o financeiro a relação de depósito para ser encaminhada ao banco e providencias de pagamento.

Todo dia 05 do mês, impreterivelmente, o Encarregado de Pessoal encaminha para o Setor Financeiro as seguintes guias: GFIP e GPS.

4.4. Férias

O Encarregado de Pessoal informa mensalmente ao Responsável pela Obra e Diretora Financeira (para funcionários do escritório) quais os funcionários que estão com férias vencidas ou a vencer, indicando o dia e mês de vencimento das férias; O Responsável pela Obra e Diretora Financeira programa, juntamente com o funcionário, o período das férias e informa ao Setor do Pessoal com 30 dias de antecedência do gozo das férias.

Com a programação em mãos, o Setor do Pessoal, elabora o Aviso de Férias e encaminha o Recibo de Férias para o Setor Financeiro juntamente com folha de pagamento do mês para a devida programação de pagamento bancário ou emissão do respectivo cheque;

O Encarregado de Pessoal encaminha o Aviso de Férias aos responsáveis pela obra para assinatura ou pega diretamente com o funcionário no caso do escritório.

(5)

O levantamento das necessidades de treinamento é realizado para um período de um ano e identifica as potencialidades e pontos a serem desenvolvidos, e que devem ser aprimorados e superados através de treinamento, desenvolvimento, conscientização etc. As necessidades que surjam durante esse tempo levam a uma revisão do levantamento.

Esta identificação leva em consideração os seguintes itens:

 Observação do colaborador no desempenho da função;

 Aquisição de competências, tendo como base o perfil definido no Manual de Funções;

 Implantação de melhorias e ações para atingimento de objetivos e metas;

 Tratamento de não-conformidades;

 Elaboração ou revisões de documentos normativos;

 Disponibilização de treinamentos no mercado que sejam de interesse da empresa.

O levantamento é registrado na Solicitação de Desenvolvimento de Pessoal – SDP apenas para treinamentos externos.

O Coordenador da Qualidade divulga o período de realização da identificação de necessidade de treinamento e desenvolvimento.

O Líder da Área convoca o colaborador para discutir e consolidar a identificação das necessidades de treinamento e desenvolvimento, enviando ao Coordenador da Qualidade todas as Solicitações de Desenvolvimento de Pessoal - SDP devidamente preenchidas referentes à sua área de atuação.

O Coordenador também consolida o levantamento das necessidades de treinamento anual. Um dos Diretores aprova as SDP’s pertinentes.

4.6. Treinamentos e outras Ações

O Líder da Área define os participantes para o treinamento/ações; se não houver SDP aprovada, providencia aprovação.

O Coordenador da Qualidade realiza a inscrição dos participantes ou montagem da turma e executa o processo para treinamentos/ações externos. Em seguida informa ao participante sobre a realização do treinamento/ações.

Cabe ainda ao Coordenador providenciar apoio logístico para treinamentos/ações, quando estes recursos forem de responsabilidade da empresa. Ex: preparação do local, recursos audiovisuais, lanche, cópia do material didático, lista de presença, avaliação do treinamento.

O Líder da Área realiza o treinamento nos documentos normativos específicos de cada área.

Depois de realizado o treinamento, o Líder da Área envia ao Coordenador da Qualidade cópia do certificado do treinamento, no caso de treinamentos externos.

O Coordenador mantém os registros de cada treinamento. Para os treinamentos internos são registrados em Lista de Presença, enquanto que os treinamentos externos são registrados por meio de Certificados emitidos pelas entidades realizadoras.

Os treinamentos da internos da Qualidade deverão ser ministrados conforme o PQO de cada obra. Para tanto, o setor de RH terá acesso ao PQO de todas as obras para que seja cobrado os treinamentos admissionais, dos procedimentos da qualidade e procedimentos de execução de serviço.

(6)

Além destes, serão realizados treinamentos conforme o PCMAT de cada obra, o qual informa qual o tipo de treinamento, carga horária, quem deve ser treinado e o período.

4.7. Avaliação de Eficácia

São preenchidas na SDP a avaliação da eficácia dos treinamentos/ações. Nos casos de treinamentos só serão registradas os que tiverem carga horária acima a partir de 8 horas.

No caso de treinamentos em documentos normativos, a eficácia dos mesmos é realizada por meio de auditorias internas que verificam o nível de conhecimento dos colaboradores e terceiros acerca dos documentos, bem como pelo acompanhamento dos indicadores de processo da área, quando pertinente. Caso o treinamento seja identificado como não eficaz, o colaborador é re-treinado ou outra ação é definida na SDP.

O Coordenador da Qualidade agenda com o Líder da Área a avaliação da eficácia de treinamento do colaborador e mantém os registros.

4.8. Requisitos Mínimos para cada Cargo

A empresa mantém uma listagem de requisitos mínimos para exercer cada função, identificado no Manual de Funções (documento de referência) que contempla:

Responsabilidades: define as atribuições da função, incluindo as atividades para a qualidade.

Competência e Habilidades: são habilidades, competências, ou conhecimentos que o ocupante do

cargo deve possuir para que possa atingir adequadamente o resultado esperado. Os requisitos considerados foram:

o Escolaridade: formação escolar adquirida em curso regular podendo ser de nível fundamental, médio ou superior. Para profissões regulamentadas, são os requisitos definidos em lei.

o Experiência: tempo de atividade profissional envolvendo atividades desenvolvidas em cargos precedentes, que permita adquirir conhecimentos para exercer as funções.

o Cursos/Treinamentos Complementares: conhecimentos, habilidades ou competências adquiridas em cursos/treinamentos realizados interna ou externamente a empresa, com o objetivo de atender necessidades específicas ou complementares a formação acadêmica. Essa listagem deve ser considerada como referência no momento de cada contratação da empresa e para auxiliar nos levantamentos de necessidades de treinamentos.

4.9 Penalidades

(7)

Advertência verbal

o Funcionário é orientado quanto irregularidade apresentada para evitar futuras penalidades.

Advertência escrita

o Porte, consumo ou comércio de álcool ou drogas; o Tratamento agressivo com outros colaboradores;

o Recusa de seguir orientações propostas para melhoria das situações de segurança; o Não utilizar os equipamentos de proteção individual, desrespeitar normas de segurança

ou outros atos não-conformes anteriormente orientados que comprometam sua segurança ou a dos seus colegas;

o Comportamento inadequado.

Suspensão temporária

o Reincidir nos termos tratados acima;

o Colocar-se em situações de risco eminente após ser orientado/treinado.

4.10 Saúde e Segurança do Trabalho

PCMAT – PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA

DA CONSTRUÇÃO

Passa a ser de responsabilidade do engenheiro residente/técnico de segurança ou designado por estes, o controle de EPI´s na obra, conforme descrito no item 4.12 do PQ-02.

Da elaboração do PCMAT:

A empresa contratada irá ao local coletar informações necessárias para elaboração do PCMAT e PCMSO.

 Estas informações serão transformadas nas etapas da obra, memorial sobre condições e meio

ambiente, projeto das proteções coletivas, programa educativo constam os temas dos treinamentos, conteúdo programático, carga horária, quem deve ser treinado e quando. Os treinamentos serão realizados pelo técnico de segurança do trabalho, SESI ou parceria com a Cicon.

 Deverão ser atendidas as recomendações para instalação das áreas de vivência.

PCMSO – PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

O PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplos de iniciativa da empresa no campo da saúde dos trabalhadores e tem como finalidade a promoção e preservação da saúde dos empregados da empresa.

Os exames médicos ocupacionais são o admissional, realizado antes da admissão do trabalhador na empresa; periódico, realizado periodicamente com o objetivo de detectar precocemente alterações de

(8)

saúde relacionadas ou não ao trabalho, favorecendo desta maneira sua prevenção ou correção; demissional, realizada antes da data de homologação desde que o último exame médico ocupacional tenha ocorrido há mais de 90 dias; retorno ao trabalho, realizado no 1º dia da volta ao trabalho de trabalhadores ausentes por um período igual ou superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente de natureza ocupacional ou não, ou parto; mudança de função, será obrigatoriamente realizado antes que ocorra a mudança, entendendo como mudança de função toda alteração de atividade, posto de trabalho ou setor que acarrete risco ao trabalhador diferente do que ele estava exposto anteriormente à mudança.

Para cada função relacionada ao PCMAT, deverá ter nos procedimentos do PCMSO os exames ocupacionais por tipo, idade, sexo, admissional, periódico, demissional, mudança de função e retorno ao trabalho.

O controle para realização dos exames é feito através do programa ALTERDATA.

5. CONTROLE DE REGISTROS

Identificação Armazenamento Proteção Recuperação Tempo de

retenção Descarte Solicitação de Desenvolvimento de Pessoal - SDP Armário da Sala de RH Pasta Por ordem

alfabética 02 anos NÃO HÁ

Lista de

Presença Sala do RH Pasta Por data 02 anos NÃO HÁ

Avaliação de competência de

empreiteiros

Sala do RH Pasta Por empresa

Até o final da prestação do

serviço

NÃO HÁ

Certificados Armário do RH Pasta Por

colaborador 5 anos após demissão NÃO HÁ Registro de Competências Habilidades

Armário do RH Pasta Por

colaborador 5 anos após demissão NÃO HÁ Teste de Avaliação Admissional

Armário do RH Pasta Por

colaborador 5 anos após demissão NÃO HÁ Aviso de Suspensão Armário do RH/Pasta do funcionário Pasta Por colaborador 5 anos após demissão NÃO HÁ

Advertência Armário do RH/Pasta

do funcionário Pasta

Por colaborador

5 anos após

(9)

6. HISTÓRICO DE REVISÕES

Revisão Data de

Emissão Motivo

00 01/04/2010 Emissão inicial.

01 15/10/2010 Revisão do manual de funções e inserido Teste de Avaliação Admissional

02 13/12/2011 Inclusão do formulário “Solicitação ao Setor Pessoal”.

03 10/02/2011 Inclusão do auxiliar de engenharia, requisitos para admissão e do formulário “Aviso de Suspensão”.

04 02/05/2012 Inclusão do formulário para avaliação de funcionários de empreiteiros

05 18/10/2012

Inserção de responsabilidades para técnico de segurança no item 3; inserção do item 4.9 Penalidades; Inserção controle de registro “Aviso de Suspensão” e “Advertência, bem como os respectivos anexos.

06 20/05/2014 Inserção dos treinamentos internos e do PCMAT no item 4.6

Inserção do item 4.10

07 01/03/2016 Alteração do anexo Registro de Competências e Habilidades.

7. ANEXOS

• Lista de Documentos para Contratação

• Solicitação de Desenvolvimento de Pessoal (SDP) • Lista de Presença

• Avaliação de competência de empreiteiros • Registro de Competências e Habilidades • Manual de Funções

• Teste de Avaliação Admissional • Solicitação ao Setor Pessoal • Aviso de Suspensão

• Advertência

Elaborado / revisado por: Aprovado para uso:

_______________________ Nilta Robélia 01 / 03 / 2016 Data ______________________ Assinatura 01 / 03 / 2016 Data

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

No capítulo 1 são clarificados conceitos-chave essenciais à contextualização do estudo efectuado, destacando autores como Conceição Lopes, John Thompson, Mcluhan, Sara Pereira e

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades