• Nenhum resultado encontrado

PROVA PARA O CARGO DE ODONTÓLOGO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA PARA O CARGO DE ODONTÓLOGO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

______________________________________________________________________________ Empresa Organizadora do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Rio Tinto/PB

PROVA PARA O CARGO DE ODONTÓLOGO

PORTUGUÊS

Leia o texto adiante transcrito e, em seguida, responda às questões a ele referentes:

O sino de ouro

(Rubem Braga)

Contaram-me que, no fundo do sertão de Goiás, numa localidade de cujo nome não estou certo, mas acho que é Porangatu, que fica perto do rio de Ouro e da serra de Santa Luzia, ao sul da serra Azul – mas também pode ser Uruaçu, junto do rio das Almas e da serra do Passa Três (minha memória é traiçoeira e fraca; eu esqueço os nomes das vilas e a fisionomia dos irmãos; esqueço os mandamentos e as cartas e até a amada que amei com paixão) – mas me contaram em Goiás, nessa povoação de poucas almas, as casas são pobres e os homens pobres, e muitos são parados e doente e indolentes, e mesmo a igreja pequena, me contaram que ali tem – coisa bela e espantosa – um grande sino de outro.

Lembrança de antigo esplendor, gesto de gratidão, dádiva ao Senhor de um grã-senhor – nem Chartres, nem Colônia, nem S. Pedro ou Ruão, nenhuma catedral imensa com seus enormes carrilhões tem nada capaz de um som tão lindo e puro como esse sino de ouro, de ouro catado e fundido na própria terra goiana dos tempos de antigamente.

É apenas um sino, mas é de ouro. De tarde seu som vai voando em ondas mansas sobre as matas e os serrados, e as veredas de buritis, e a melancolia do chapadão, e chega ao distante e deserto carrascal, e avança em ondas mansas sobre os campos imensos, o som do sino de ouro. E a cada um daqueles homens pobres ele dá cada dia sua ração de alegria. Eles sabem que de todos os ruídos e sons que fogem do mundo em procura de Deus – gemidos, gritos, blasfêmias, batuques, sinos, orações, e o murmúrio temeroso e agônico das grandes cidades que espera a explosão atômica e no seu próprio ventre negro parecem conter o germe de todas as explosões – eles sabem que Deus com especial delícia e alegria ouve o som alegre do sino de ouro perdido no fundo do sertão. E então é como se cada homem, o mais pobre, o mais doente e humilde, o mais mesquinho e triste, tivesse dentro da alma um pequeno sino de ouro.

Quando vem o forasteiro de olhar aceso de ambição e propõe negócios, fala em estradas, bancos, dinheiro, obras, progresso, corrução – dizem que esses goianos olham o forasteiro com um olhar lento e indefinível sorriso e guardam um modesto silêncio. O forasteiro de voz alta e fácil não compreende; fica, diante daquele silêncio, sem saber que o goiano está quieto, ouvindo bater dentro de si, com um som de extrema pureza e alegria, seu particular sino de ouro. E o forasteiro parte, e a povoação continua pequena, humilde e mansa, mas louvando a Deus com sino de ouro. Ouro que não serve para perverter, nem o homem nem a mulher, mas para louvar a Deus.

E se Deus não existe não faz mal. O ouro do sino de ouro é neste mundo o único ouro de alma pura, o ouro no ar, o ouro da alegria. Não sei se isso acontece em Porangatu, Uruaçu ou outra cidade do sertão. Mas quem me contou foi um homem velho que esteve lá; contou dizendo: “eles têm um sino de ouro e acham que vivem disso, não se importam com mais nada, nem querem mais trabalhar; fazem apenas o essencial para comer e continuar a viver, pois acham maravilhoso ter um sino de ouro”.

O homem velho me contou isso com espanto e desprezo. Mas eu contei a uma criança e nos seus olhos se lia seu pensamento: que a coisa mais bonita do mundo dever ser ouvir um sino de ouro. Com certeza é esta mesma a opinião de Deus, pois ainda que Deus não exista ele só pode ter a mesma opinião de uma criança. Pois cada um de nós quando criança tem dentro da alma seu sino de ouro que depois, por nossa culpa e miséria e pecado e corrução, vai virando ferro e chumbo, vai virando pedra e terra, e lama e podridão.

BRAGA, Rubem. 200 crônicas escolhidas / Rubem Braga. – 31aed. – Rio de Janeiro: Record, 2010.

1. Qual é o foco narrativo do texto? a) terceira pessoa do singular b) primeira pessoa do plural c) primeira pessoa do singular d) terceira pessoa do plural e) segunda pessoa do singular

(2)

2. Assinale a opção CORRETA, de acordo com o texto:

a) O sino se fazia atrativo aos visitantes turísticos. b) O sino de ouro representa uma espécie de

símbolo de identidade do povo da região. c) O sino de ouro tocava quando os forasteiros se

aproximavam do lugarejo.

d) O sino de ouro entoava cânticos melódicos de louvação a Deus.

e) O sino de ouro tocava quando as pessoas se sentiam felizes.

3. Assinale a opção que contém o sentimento que o sino de ouro provocou no narrador do texto: a) cólera

b) amargura c) receio d) medo

e) beleza e espanto

4. Assinale a opção CORRETA, de acordo com o texto:

a) O sino de ouro se constitui em objeto de atração e de sedução turística, desde os tempos imperiais.

b) A depender da vontade e do interesse dos moradores do lugarejo, é muito provável que o sino de ouro já tivesse sido objeto de transação comercial.

c) O sino de ouro, proposto para negociação pelos habitantes do lugarejo, foi adquirido por um forasteiro abastado.

d) O sino de ouro foi objeto de transação comercial bem-sucedida.

e) Os habitantes do lugarejo recusam ofertas capitalistas oferecidas por forasteiros.

5. Qual é a linguagem predominante no texto? a) científica

b) técnica c) literária d) metafórica e) coloquial

6. Aponte a qualidade do sino que, segundo o narrador, chama mais atenção das pessoas: a) o diâmetro

b) o formato c) o som d) a altura e) o aspecto

7. Em relação ao título do texto, assinale a alternativa CORRETA:

a) Os elementos coesivos do título estão incompatíveis com a argumentação textual.

b) Há forte coerência estabelecida entre o título e a estrutura narrativa.

c) A base argumentativa do texto está destoante da coerência do título.

d) Há notória incompatibilidade de ligação coesiva entre título e texto.

e) Tanto coesão quanto coerência estão prejudicadas, no enlace do texto com o seu respectivo título.

8. De acordo com o narrador, o que determinou o surgimento do sino de ouro?

a) A diocese do lugar fizera ma campanha para introduzir um sino na igreja local, resultando no advento do sino de ouro.

b) O sino de ouro foi uma doação feita por um homem rico, para pagar uma promessa a Deus, por uma graça alcançada.

c) O sino de ouro foi um presente dado por um forasteiro que se embevecera com a beleza de seu badalar.

d) O sino de ouro era um legado deixado pelos padres jesuítas.

e) O sino de ouro foi dado à igreja, como presente a Deus, por um devoto abastado do passado. 9. Aponte a catedral que, de acordo com o

narrador, tem algo que possa ser comparado com o som do sino de ouro:

a) Colônia b) São Pedro c) Ruão d) nenhuma e) Chartres

10.Aponte a avaliação que o narrador dedica ao sino de ouro: a) valorativa b) depreciativa c) irônica d) indiferente e) negativa

11.Aponte a opção CORRETA, de acordo com o texto:

a) O forasteiro considera desprezível e espantoso o sentimento dos moradores pelo sino de ouro. b) O narrador considera desprezível e espantoso o

sentimento dos moradores pelo sino de ouro. c) O velho considera desprezível e espantoso o

sentimento dos moradores pelo sino de ouro. d) Deus considera desprezível e espantoso o

sentimento dos moradores pelo sino de ouro. e) A criança considera desprezível e espantoso o

(3)

12.Qual foi o personagem que contou ao narrador o fenômeno gerado pelo sino de ouro?

a) Alguém não determinado pela narrativa. b) Um velho

c) Uma criança d) Um forasteiro

e) Um senhor abastado

A passagem a seguir servirá de base para as próximas questões 13, 14 e 15:

“E então é como se cada homem, o mais pobre, o mais doente e humilde, o mais mesquinho e triste, tivesse dentro da alma um pequeno sino de ouro.”

13.Essa construção estabelece com o sentido expresso pela construção antecedente uma relação de: a) tempo b) concessão c) finalidade d) causa e) consequência

14.Releia: “..., o mais pobre, o mais doente e humilde, o mais mesquinho e triste,...” Esse fragmento da construção contém um efeito de: a) gradação

b) intensificação c) negação d) subjetivação e) objetivação

15.O vocábulo “mesquinho”, destacada nessa passagem, de acordo com as regras vigentes, no sistema ortográfico da língua portuguesa, contém:

a) um ditongo b) um hiato c) um dígrafo d) dois dígrafos

e) mais de quatro sílabas ESPECÍFICA

16.Atualmente não se admite que o paciente durante um procedimento odontológico sinta dor. Para uma técnica anestésica de sucesso é importante que o profissional tenha um bom conhecimento anatômico. Assinale a alternativa que indica um ponto de referência para uma técnica anestésica em mandíbula:

a) Canal e Forame Infra-orbital. b) Crista Infrazigomática. c) TrígonoRetromolar. d) HâmuloPterigóideo.

e) Nenhuma das alternativas acima.

17.Para realizar uma anestesia em um procedimento em tecido mole vestibular (gengiva, mucosa, submucosa e periósteo) na região de molares inferiores quais nervos você deve anestesiar?

a) Nervo Lingual e Palatino Maior b) Nn. Mentual e Alveolar Inferior. c) Nn. Bucal e Alveolar Inferior. d) Nn. Palatino Maior e Menor.

e) Nenhuma das alternativas acima está correta.

18.Qual local inicial para bloqueio dos nervos em um procedimento pulpar no elemento 16, excetuando-se a raiz mésio-vestibular?

a) Fossa Temporal. b) Seio Maxilar.

c) Fossa Infratemporal d) Fossa Pterigopalatina.

e) Todas as alternativas acima estão corretas.

19.Qual elemento dentário pertence às características abaixo?

“Elemento que apresenta em 100% dos casos raiz única, sem bifurcações, com formato cônico-piramidal com arestas arredondadas, sendo delgada e achatada no sentido mésio-distal”. a) 21. b) 43. c) 14. d) 34. e) 18.

20.Qual instrumento de medida é empregado para avaliar a doença periodontal?

a) CPI. b) CPO-D c) DAI

d) Índice de Má-oclusão. e) Índice de DEAN.

21.Assinale a alternativa que representa uma aplicação para o emprego de Indicadores Epidemiológicos:

a) Tem por finalidade aferir a eficácia, eficiência, efetividade das intervenções em saúde.

b) Aprimorar as decisões tomadas na Clínica. c) Compreender causas e consequências das

diferenças em saúde. d) Avaliar a qualidade de vida.

(4)

22.Qual vírus apresenta uma maior eficiência na transmissão ocupacional e que possui vacina para sua prevenção?

a) VHC. b) HIV

c) Citomagalovírus. d) EBV

e) HBV.

23.Sobre a doença cárie assinale a alternativa INCORRETA:

a) Representa uma doença bacteriana e relacionada ao biofilme dental.

b) Depende da presença e frequência de açúcares simples na dieta.

c) Trata-se de uma condição que não se modifica pela presença de fluoretos e pela qualidade do fluxo salivar.

d) As consequências macroscópicas iniciam-se com mancha branca não cavitada e podem culminar com a perda do elemento dentário. e) De acordo com Thylstrup, Fejerskov representa

uma doença resultante do desequilíbrio entre processos dinâmicos de desmineralização, com predominância do primeiro.

24.Assinale a alternativa que indica uma medida para o controle da dieta alimentar na doença cárie:

a) Uso racional do açúcar.

b) Emprego de substitutos calóricos e não cariogênicos.

c) Observação da frequência da ingestão de carboidratos.

d) Emprego do diário alimentar.

e) Todas as alternativas acima estão corretas. 25.Sobre o diagnóstico de lesões de cárie assinale

a alternativa INCORRETA:

a) As lesões de cárie ativa e inativa são distinguidas a partir de critérios visuais e táteis.

b) A avaliação da coloração sempre é empregada isoladamente como critério de diagnóstico. c) As lesões com algumas características de

inativa e outras de ativa são consideradas ativas.

d) O emprego de exploradores pontiagudos produz efeitos traumáticos irreversíveis nas áreas desmineralizadas, favorecendo a progressão da lesão. A sondagem tradicional passa a ser considerada uma técnica invasiva. e) As lesões iniciais de cárie requerem a secagem

com ar, detecção visual e não são visualizadas pelo exame radiográfico.

26.Assinale a alternativa que indica uma sintomatologia decorrente dos efeitos da toxicidade crônica pelo flúor:

a) Mal estar gástrico. b) Hipersalivação c) Suor frio. d) Fluorose dental. e) Arritmia cardíaca.

27.O medicamento dipirona representa um derivado pirazolônico que apresenta ação analgésica e antipirética. Assinale a alternativa que representa uma contra-indicação para o mesmo:

a) Nos casos de discrasias sanguíneas. b) Durante a lactação.

c) Nos casos de glaucoma.

d) Em pacientes portadores de nefrite crônica. e) Todas as alternativas acima estão corretas.

28.A biópsia representa um exame complementar em que há a remoção de um pequeno fragmento de tecido vivo com fins de diagnóstico, através de exame microscópico. Assinale a alternativa que NÃO representa uma indicação para a biópsia:

a) Lesões com características neoplásicas ou cancerizáveis ou lesões que estão aumentando. b) Nos casos de lesões persistentes e de etiologia

incerta.

c) É uma técnica utilizada para detectar depósitos imunes nos tecidos, de um único estágio, requerendo o tecido lesional ou perilesional do paciente.

d) Nos episódios de lesões persistentes sem resposta a um tratamento instituído.

e) Quando o paciente exibe lesões que estão causando extrema preocupação.

29.Paciente apresentou um aumento de volume de crescimento lento e indolor na região anterior da mandíbula com imagem radiográfica evidenciando uma área radiolúcida bem definida, multiloculada e volumosa. Tal lesão possui células mucosas e estruturas semelhantes a ductos que podem imitar um carcinoma mucoepidermóide central. Qual o possível diagnóstico?

a) Cisto Periodontal Lateral

b) Tumor OdontogênicoCeratocístico. c) Cisto Dentígero.

d) Cisto Odontogênico Glandular.

(5)

30.Como se denomina a perda de estrutura dentária ou da restauração causada pelo contato dente a dente ou entre dentes opostos, sem nenhuma substância estranha interposta? a) Erosão.

b) Abfração. c) Reabsorção. d) Atrição. e) Abrasão.

31.Leia atentamente as alternativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

a) Quando a destruição dos tecidos periodontais está associada a um dente com canal radicular obturado a etiologia endodôntica deve ser considerada, especialmente se a obturação radicular estiver defeituosa.

b) Lesões periodontais não podem ser causadas por produtos da infecção produzidos em áreas de perfurações radiculares ou raízes fraturadas. c) A progressiva destruição do aparelho periodontal na doença periodontal e a deformação da placa bacteriana sobre as superfícies radiculares expostas podem ocasionalmente induzir mudanças patológicas no tecido pulpar.

d) Sabe-se que produtos bacterianos e substâncias produzidas pelo processo inflamatório no periodonto podem ganhar acesso à polpa, via canais acessórios expostos, forames na região apical e de furca, e túbulos dentinários, de maneira semelhante a disseminação de produtos infecciosos em direção oposta à polpa necrótica para o tecido periodontal.

e) A vitalidade pulpar significa que a câmara pulpar está ocupada por tecido conjuntivo suprido por vasos sanguíneos e nervos. A função nervosa sensorial normalmente está presente. A polpa vital está sujeita a alterações teciduais inflamatórias e degenerativas.

32.Ao analisar um hemograma do seu paciente, você observou que o mesmo exibia uma monocitose. Qual a possível etiologia?

a) Sífilis Crônica. b) Tuberculose c) Leucemias

d) Administração de cortisona e) Situações de stress.

33.Qual tipo de compósito fornece um perfeito acabamento restaurador?

a) Resina microparticulada. b) Resina híbrida.

c) Resina de macropartículas. d) Resina acrílica.

e) Resina com nanopartículas.

34.Qual material é conhecido por inibir a polimerização das resinas e, portanto não pode ser usado em conjunto com materiais resinosos?

a) Cimento de hidróxido de cálcio.

b) Cimento de Óxido de Zinco e Eugenol. c) Cimento de Ionômero de Vidro Modificado. d) Cimento de Ionômero de Vidro Modificado. e) Todas as alternativas acima estão corretas. 35.Assinale a alternativa que indica os objetivos

para se executar uma brunidura pós-escultura: I- Diminui o conteúdo residual nas margens

da restauração.

II- Aumenta a microinfiltração marginal.

III-Elimina porosidades e proporciona uma superfície mais lisa.

a) F, F, F. b) V, V, F. c) V, F, V. d) F, F, V. e) V, V, V.

36.Assinale a alternativa que indica um desinfetante de baixo nível empregado para artigos não críticos, tais como termômetros e estetoscópio, sendo corrosivo para metais e danificam material de borracha?

a) Iodóforo. b) Formoldeído. c) Composto Clorado. d) Álcool à 70%. e) Glutaraldeído.

37.A esterilização é definida como a eliminação de todas as formas de vida dos microrganismos contaminantes em objetos contaminados. Sobre tal procedimento assinale a sequência CORRETA:

I- Os esporos são protegidos por matéria orgânica durante o processo de esterilização pelo calor seco.

II- A esterilização por autoclave é indicada para artigos de superfície, tais como metais, borracha, vidro e artigos de densidade, como por exemplo, roupas cirúrgicas.

III-Não é necessário que os artigos contaminados sejam submetidos previamente a uma descontaminação e/ou limpeza. a) V, V, F. b) V, F, F. c) V, V, V. d) F, F, V. e) F, V, V.

(6)

38.Sobre o uso de luvas assinale a alternativa INCORRETA:

a) Não se devem manusear com luvas contaminadas prontuários clínicos, maçanetas de porta e telefones.

b) Ao se remover luvas contaminadas, deve-se ter o cuidado de não contatar suas superfícies externas em áreas, artigos, superfícies ou pele. c) O uso de luvas em procedimentos clínicos é

dispensável.

d) Devem-se descartar as luvas provenientes de procedimentos invasivos em sacos de lixo hospitalar.

e) Lavar as mãos antes e depois do uso de qualquer tipo de luvas.

39. A inervação dos músculos da mastigação fica a cargo do N. Trigêmeo. Qual estrutura embriológica origina tal nervo?

a) Segundo arco branquial. b) Primeiro arco branquial. c) Terceiro arco branquial. d) Sexto arco braquial.

e) Nenhuma das alternativas acima está correta. 40.Qual músculo está mais envolvido nas algias

orofaciais? a) M. Masseter. b) M. Digástrico. c) M. Pterigóideo Medial. d) M. Pterigóideo Lateral. e) M. Temporal.

Referências

Documentos relacionados

[r]

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A partir das análises realizadas no que tange às articulações entre processo formativo que enfatizou a ressignificação e aplicação, inferimos que a aplicação da SEA replanejada no

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

DEMONSTRATIVO SIMPLIFICADO DO RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL. PREFEITURA MUNICIPAL

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na