• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 2015 para seleção de novos participantes do NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI TEATRO GUAÍRA em Curitiba

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 2015 para seleção de novos participantes do NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI TEATRO GUAÍRA em Curitiba"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL 2015 para seleção de novos participantes do NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI TEATRO GUAÍRA em Curitiba

O Serviço Social da Indústria – SESI/PR e o Centro Cultural Teatro Guaíra, com o apoio do British Council e da Rádio Lumen FM, abrem inscrições para o processo de seleção de novos dramaturgos e/ou pessoas com interesse em desenvolver/aprimorar esta competência nas Oficinas de Dramaturgia, como também, abrem vagas para diretores e atores formados ou em formação para a Oficina de Encenação. Para tanto, informa aos interessados os procedimentos e as condições necessárias para a referida inscrição.

1. Introdução

Inspirado no Núcleo de Dramaturgia SESI SP – British Council, o Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná, com o apoio do British Council e Teatro Guaíra, iniciou em 2009 com o intuito de promover a descoberta e o desenvolvimento de novos dramaturgos e o aperfeiçoamento e reciclagem de dramaturgos não iniciantes. Tendo contribuído com a formação de mais de 120 dramaturgos no município de Curitiba e mais de 260 dramaturgos no Estado do Paraná, o Núcleo de Dramaturgia constitui-se de um ambiente de desenvolvimento em grupo por meio de oficinas anuais de Encenação (Diretores), Dramaturgia e Atuação, que acontecem no Teatro José Maria Santos e no Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França. Em 2015, o Núcleo de Dramaturgia integra o programa guarda-chuva Núcleos Criativos do SESI, que oferece outros programas de desenvolvimento de criativos na área de audiovisual, artes visuais e composição musical.

2. Objetivos

 Criar um núcleo de desenvolvimento e aperfeiçoamento de dramaturgos, diretores e atores teatrais que se torne referência na área teatral brasileira;

 Oferecer um processo de excelência de longo prazo focado no aprimoramento de talentos em dramaturgia e outros textos criativos para artes cênicas;

 Incentivar a criação de dramaturgias que expressem novas visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas;

 Estabelecer um intercâmbio dos autores locais com dramaturgos de destaque no cenário nacional e internacional.

 Valorizar a criação artística contemporânea, capaz de suscitar no receptor novas percepções, provocações e questionamentos.

3. Condições para a inscrição:  Ter idade mínima de 18 anos;

 Preencher todos os campos da ficha de inscrição corretamente;  Concordar com todos os itens desse edital;

 Ter disponibilidade para frequentar as aulas e oficinas nos horários pré-estabelecidos de acordo com a modalidade escolhida.

(2)

4. Informações sobre a inscrição:

 O candidato deverá escolher a oficina de sua preferência e enviar os documentos necessários de acordo com a modalidade escolhida para o e-mail: nucleodedramaturgia@sesipr.org.br.

Período de Inscrições: 20 de Fevereiro a 20 de março de 2015.  A confirmação de recebimento da ficha de inscrição será por e-mail.

 A ficha de inscrição e pode ser obtida no site www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia  A lista dos selecionados será divulgada no dia 03 de abril de 2015, no site

www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia.

 Dúvidas ou reclamações, favor entrar em contato no e-mail: nucleodedramaturgia@sesipr.org.br. 4.1 Modalidades de inscrição:

4.1.1 Oficina de Dramaturgia Orientação: Roberto Alvim Vagas ofertadas: 21 vagas.

Descrição da Oficina: A oficina consiste em um espaço para discussão e análise das obras de grandes dramaturgos ao longo da história do teatro até a contemporaneidade, buscando inspirar os novos dramaturgos ao desenvolvimento de suas obras. O objetivo é que cada um dos participantes desenvolva um texto original, que será submetido a críticas, sugestões, perguntas dos demais colegas e orientado pelo ministrante responsável. Esse processo auxilia no amadurecimento das obras e do participante, permitindo a descoberta e o desenvolvimento do estilo dramatúrgico único de cada autor.

Novidades na Oficina: O grande diferencial desta edição do projeto está na construção direta de um diálogo entre os Núcleos de Dramaturgia e Encenação. Pois dos 21 dramaturgos participantes do Núcleo de Dramaturgia, 06 (seis) serão selecionados para participar do Núcleo de Encenação, criando a dramaturgia dos espetáculos criados por esse Núcleo.

Estes 06 participantes irão acompanhar as aulas de Encenação, que serão ministradas pelos professores Roberto Alvim, Marcio Abreu e Georgette Fadel (às terças-feiras), e terão encontros extras com o professor Roberto Alvim às segundas no período da tarde.

Datas das aulas: As oficinas de Dramaturgia ocorrem às segundas-feiras. 13 de abril 27 de abril 11 de maio 25 de maio 08 de junho 29 de junho 17 de agosto 31 de agosto 14 de setembro 28 de setembro 26 de outubro 09 de novembro 23 de novembro Horários:

Turma Geral – das 18h30 às 22h30.

Turma Reduzida (6 Dramaturgos) – segundas das 18h30 às 22h30 e encontros agendados das 14h às 18h. Acompanhamento do Núcleo de Encenação às terças das 18h30 às 22h30.

(3)

Local: Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França

Endereço: Av. Mal Floriano Peixoto, 458 – Centro – Curitiba/PR Inscrição:

Interessados deverão encaminhar preenchida a ficha “Oficina de Dramaturgia”, currículo resumido e um texto dramático de 5 a 10 laudas, conforme item 5 deste edital, para seleção da curadoria. Enviar para o e-mail nucleodedramaturgia@sesipr.org.br com o título “Inscrição Oficina de Dramaturgia”.

Observação: O processo seletivo prevê o agendamento de entrevistas dos inscritos com os ministrantes do Núcleo de Encenação (Roberto, Georgette e Marcio) no dia 30 de março, em horário a ser agendado.

Investimento: A inscrição é gratuita, porém, caso o participante seja selecionado, no ato da matrícula é cobrada uma taxa única de R$150,00 para ser paga via boleto bancário até o dia 30 de abril de 2015.

4.1.2 Oficina de Encenação - Direção

Orientação: Roberto Alvim, Marcio Abreu e Georgette Fadel

Vagas ofertadas: 06 vagas para diretores (formados ou em formação)

Descrição a Oficina: O grande diferencial desta edição do projeto está na construção direta de um diálogo entre os Núcleos de Dramaturgia e Encenação. Pois os 06 encenadores participantes do Núcleo de Encenação irão trabalhar diretamente com 06 (seis) dramaturgos integrantes do Núcleo de Dramaturgia. Ou seja, nesta edição teremos Encenadores e Dramaturgos trabalhando juntos na criação de seus espetáculos que participarão da Mostra realizada no fim do ano. Além dos três ministrantes (Roberto Alvim, Marcio Abreu e Georgette Fadel) essa edição do projeto, conta ainda com um Encenador Assistente (Diego Fortes), que irá acompanhar as aulas/ensaios, figurando como um interlocutor entre alunos e ministrantes. Estes 06 encenadores participarão da escolha de seus elencos, podendo fazer uso do banco de Atores do SESI. Para esse grupo de atores participantes das montagens, será ofertado a Oficina de Atuação ministrada pela professora Juliana Gaudino (esse cronograma de aulas também segue abaixo). Nessa edição solicita-se que os Encenadores acompanhem às aulas e orientações das oficinas de Atuação, para que as técnicas e procedimentos de criação sejam compartilhados e aprofundados pelos criadores participantes do Núcleo como um todo.

Datas das aulas: As oficinas de Encenação ocorrem às terças-feiras das 18h30 as 22h30. 14 de abril 28 de abril 12 de maio 19 de maio 26 de maio 09 de junho 16 de junho 23 de junho 30 de junho 07 de julho 14 de julho 21 de julho 28 de julho 04 de agosto 11 de agosto 18 de agosto 25 de agosto 01 de setembro

(4)

15 de setembro 22 de setembro 29 de setembro 06 de outubro 13 de outubro 20 de outubro 27 de outubro 03 de novembro 10 de novembro 17 de novembro 24 de novembro Local: Teatro José Maria Santos

Endereço: Rua Treze de Maio, 655 – Centro Cívico –Curitiba/PR

Inscrição: Preenchimento da Ficha de Inscrição (modelo de ficha para ser baixado no site) e envio de uma proposta de encenação. Enviar ambas para o e-mail nucleodedramaturgia@sesipr.org.br com o título “Inscrição Encenação - Diretores”.

Investimento: A inscrição é gratuita, porém, caso o participante seja selecionado, no ato da matrícula é cobrada uma taxa única de R$150,00 para ser paga via boleto bancário até o dia 30 de abril de 2015.

4.1.3 Oficina de Encenação - Atuação Orientação: Juliana Galdino

Vagas ofertadas: Até 20 atores

Organização: Os atores serão indicados pelos diretores participantes, através também da consulta ao Banco de Atores.

Descrição a Oficina: Para esse grupo de atores participantes das montagens, será ofertada a Oficina de Atuação ministrada por Juliana Galdino. Nessa edição solicita-se que os Encenadores acompanhem às aulas e orientações das oficinas de Atuação, para que as técnicas e procedimentos de criação sejam compartilhados e aprofundados pelos criadores participantes do Núcleo como um todo.

Datas das aulas: As oficinas de Encenação ocorrem às terças-feiras das 14h às 18h. 02 de junho 16 de junho 30 de junho 07 de julho 14 de julho 21 de julho 28 de julho 15 de setembro 29 de setembro 06 de outubro 20 de outubro 27 de outubro 10 de novembro 17 de novembro Local: Teatro José Maria Santos

Endereço: Rua Treze de Maio, 655 – Centro Cívico –Curitiba/PR

Inscrição: Preenchimento do Cadastro para Banco de Atores, contendo currículo resumido e disponibilidade. Enviar para o e-mail nucleodedramaturgia@sesipr.org.br com o título “Cadastro para Banco de Atores”. Os diretores selecionados para o projeto serão responsáveis pela seleção dos atores. O cadastramento no Banco não significa necessariamente a participação na seleção de atores do projeto.

(5)

Investimento: Não será cobrada taxa para participação de

atores, mas os mesmos deverão prestar uma contrapartida social que consiste em ministrar uma oficina de teatro básico de até 4h de duração para uma turma alunos de escola pública ou Colégio SESI a ser sugerido pela gestão do projeto em meados de setembro de 2015. Maiores informações sobre o cumprimento da contrapartida social serão fornecidas no decorrer das oficinas pela produção.

5. Critérios de Análise e Seleção para Oficinas de Dramaturgia e Encenação:

Capacidade de INVENÇÃO de novos sistemas dramatúrgicos, que ampliem a experiência estética proporcionada pelo teatro em direções desconhecidas até o momento.

Obras nas quais seja perceptível a FORÇA PULSIVA do artista, abrindo brechas insuspeitadas nos discursos hegemônicos do senso comum.

Criação de ARQUITETURAS LINGUÍSTICAS que expandam a língua portuguesa para além da norma culta, instaurando outras habitações da linguagem e, portanto, outras possibilidades de experienciarmos o tempo, o espaço e a vida.

 Capacidade reconhecível, através da vitalidade poética da obra, de estabelecimento de fluxos criativos que proponham certo DESLOCAMENTODO ARTISTA em relação a imagens fixas e padronizadas, construídas por proposições estéticas estabelecidas pelo habitus cultural ou por cânones estéticos historicamente dominantes.

6. Certificação e Regulamento:

6.1 As inscrições para Oficina de Encenação serão selecionadas pela curadoria formada pelos orientadores: Roberto Alvim, Georgette Fadel e Marcio Abreu.

6.2 As inscrições para a Oficina de Dramaturgia serão selecionadas pela curadoria formada pelo orientador Roberto Alvim.

6.3 Os atores participantes do Núcleo serão selecionados pelos diretores-participantes que ocuparem as vagas da Oficina de Encenação. O processo inclui a consulta ao Banco de atores, não é garantida a participação de todos os atores cadastrados.

6.4 A participação nos Núcleos Criativos do SESI predispõe de total aceitação das condições acima descritas, além da ciência do conceito artístico desta iniciativa descrita no item 5 deste Edital.

6.5 O SESI e os ministrantes dos Núcleos de Encenação e Dramaturgia se reservam o direito de selecionar 02 (dois) suplentes para ocuparem possíveis vagas de desistência.

6.6 Poderão perder o direito a matrícula: alunos, quando dramaturgos, que utilizarem textos de outros autores sem devida referência no corpo do documento para seleção; ex-participantes que não tiverem pago a contrapartida social estabelecida a partir de 2012; ou ex-participantes que tiverem infringido quaisquer itens do contrato do aluno nos anos de 2009 a 2013, considerando neste, a falta de postura adequada perante os colegas, orientadores, produção do projeto, colaboradores do Sistema FIEP, Centro Cultural Teatro Guaíra e/ou Teatro José Maria Santos.

6.7 Os candidatos que forem selecionados pela curadoria deverão assinar um Contrato com o SESI PR e Teatro Guaíra, no qual concorda com todos os itens do regulamento deste edital, incluindo a cessão

(6)

de direitos autorais das obras produzidas durante as Oficinas

de Dramaturgia, bem como a Cessão de Direitos de Uso de Imagem, no caso da divulgação de registro gráfico das ações relacionadas ao projeto. A Cessão de Direitos Autorais permitirá ao SESI PR e ao Teatro Guaíra divulgar os textos produzidos pelos alunos a partir das oficinas em sites ou em forma de publicação de livros. Este último caso só irá ocorrer se a obra também for aprovada na seleção para publicação de livros ao final das oficinas, no caso de alunos das Oficinas de Dramaturgia.

6.8 Não serão aceitas mais que duas (02) faltas sem justificativas, pois o comprometimento dos artistas (ministrantes) envolvidos nesse projeto e toda a equipe que trabalha pra sua concretude, estão dispostos a incentivar a criação e o aprofundamento de linguagens contemporâneas para o teatro, e isso se dá através do rigor e comprometimento de todos.

6.9 Só terão acesso a certificação, participantes selecionados que tiverem efetuado o pagamento da

Taxa Única de Matrícula e que obtiverem, no mínimo, 75% de presença nos encontros da oficina para qual foram selecionados. No caso de participantes atores, serão certificados os que tiverem cumprido a contrapartida social e obtiverem, no mínimo, 75% de presença nos encontros da oficina para qual foi selecionado.

6.10 Em caso de desistência, o participante selecionado não terá direito à devolução da taxa de matrícula.

7. Equipe Técnica

Gerência de Cultura SESI Paraná

Gerente de Cultura SESI Paraná: Anna Zetola Gestão do Projeto: Janaína Coelho Adão

Representante Londrina: Paula Sandreschi Victor dos Santos Representante Maringá: Rosana Rodrigues de Mello Muriana Centro Cultural Teatro Guaíra

Diretora Presidente: Monica Rischbietter Diretora Artística: Mara Moron

Responsável pelo Teatro José Maria Santos: Gilberto Tuyuty

Produção Técnica: Marcia Moraes e Greice Barros / Núcleo de Produções Cultura e Desenvolvimento Coordenação de Conteúdo: Roberto Alvim

Orientação Oficina de Dramaturgia: Roberto Alvim

Orientação Oficina de Encenação: Roberto Alvim/Georgette Fadel/Marcio Abreu Orientação Oficina de Atuação: Juliana Galdino

Realização:

Apoio:

(7)

Referências

Documentos relacionados

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

– O indicador encontra se na meta, apesar de observamos aumento do número absoluto de infecção de cor- rente sanguínea associado a CVC para 2, a redução no uso do dispositivo

A técnica de transferência de oócito envolve a utilização da égua receptora com o objetivo do trato reprodutivo possuir um ambiente saudável para

Segundo Shaeffer-Novelli (1995), deve-se induzir a recomposição plantando ou transplantando espécies dominantes. Para isso, deve-se observar a altura, a área basal,

Se, por um lado, as histórias de antigamente da região do Noroeste amazônico ressaltam o compartilhamento da condição de pessoa por huma- nos e animais, por outro, elas também

A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – Foirn em conjunto com a Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro ACMIRN convidam

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial