• Nenhum resultado encontrado

8º CONGRESO IBEROAMERICANO DE INGENIERIA MECANICA Cusco, 23 al 25 de Octubre de 2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "8º CONGRESO IBEROAMERICANO DE INGENIERIA MECANICA Cusco, 23 al 25 de Octubre de 2007"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

8º CONGRESO IBEROAMERICANO DE INGENIERIA MECANICA

Cusco, 23 al 25 de Octubre de 2007

O USO DE CARGA HÍBRIDA NA CONFIGURAÇÃO DE TUBOS DE PRFV

Luiz C. F. S. *, Eve M. F. A. **

*UFRN - Programa de Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais - Campus Universitário – Lagoa Nova –

Natal/ RN – CEP: 59072-970, **UFRN – CT - Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica, - Campus

Universitário – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP: 59072 - 970 E-mail: eclaudio@ufrnet.br* - eve@dem.ufrn.br**

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma configuração alternativa para tubos de Plástico Reforçado com Fibras de Vidro (PRFV). Para isto foi idealizada uma configuração híbrida composta de uma matriz à base de poliéster reforçada com fibras contínuas de vidro e na forma de manta, juntamente com uma carga alternativa, sendo esta oriunda de dois tipos diferentes de resíduos: um oriundo de indústria moveleira e o outro do endocarpo do Cocos Nucífera Linn. A configuração foi inicialmente desenvolvida na forma de placa e fabricada industrialmente. A Granulometria utilizada para a carga híbrida, em peso, foi na proporção 50/50 de cada resíduo utilizado, ou seja, endocarpo/madeira. A relação entre a resina e a carga foi de 65/35, isto é, 65% para a resina e 35% de carga que gerou a relação para a fabricação de 480g de resina e 260g de resíduo. Para a caracterização do endocarpo seco realizou-se os ensaios de difração de Raio-x, DTA e TG e análise microestrutural através de estudos micrográficos. As propriedades mecânicas (resistência e rigidez) foram estudadas através do ensaio de tração uniaxial nos estados seco e úmido saturado. Para tanto, um ensaio preliminar de absorção de umidade se fez necessário.

(2)

INTRODUÇÃO

A utilização de resíduo como carga em compósitos não é novidade no meio científico e tecnológico, porém a inovação está na criação de alternativas produtivas utilizando os diversos resíduos da civilização atual para gerar emprego, renda, desenvolvimento econômico e social, principalmente em países de terceiro mundo. Nesse sentido a utilização dos materiais lignocelulósico tem propiciado um novo campo de análise e experimentação nos últimos tempos. Os resíduos de base florestal não foram totalmente explorados e sua aplicação ainda requer estudo de viabilidade econômica, é o caso do endocarpo do coco seco cujas propriedades ainda não foram amplamente discutidas e há poucos trabalhos publicados nessa direção. Dessa forma, o endocarpo do Cocos nucífera L. é um material que precisa de investigações e aplicações mais definidas, considerando as características que ele apresenta, é extremamente duro, resistente a ação de microorganismos, lustroso e, principalmente, é abundante na região nordeste do Brasil e que produz cerca de 85,6% da produção de coco no país. [1]

A utilização de resíduo de madeiras e móveis se impõe, naturalmente e forçosamente, haja vista a quantidade de material que a cada ano é devolvido ao ambiente como desperdício. Ademais, a indústria moveleira e as de derivados de produtos madeireiro no Brasil estão passando a sofrer um déficit na matéria-prima gerado pela demanda crescente e a diminuição da oferta da madeira [2]. Mas a demanda é crescente. Hoje os produtos derivados do setor madeireiro brasileiro não se resumem apenas a fabricação de móveis, mas também, de papel e celulose, embalagens, estruturais, siderurgia e outros. Essas diversificações dos produtos geram uma maior alternativa para o mercado, mas também uma exigência de uma maior oferta de matéria-prima [2]. Os plásticos reforçados já representam uma consolidação no mercado mundial, mas alternativas tem sido procurada de forma que se possa combinar o consolidado mercado do plástico reforçado e a problemática dos resíduos industriais. Uma dessas alternativas está sendo apresentada neste trabalho que visa analisar a utilização de uma configuração híbrida formada de resíduos de fábrica de móveis e madeira e o endocarpo seco visando uma possível aplicação em tubulações industriais.

Sendo assim, fabricou-se, inicialmente, uma placa híbrida reforçada de fibra de vidro com carga híbrida formada pelo endocarpo seco e resíduo de madeira e móveis. A idéia inicial de se estudar a configuração proposta na forma de placa, se deve à necessidade de se conhecer o desempenho mecânico das interfaces (sua distribuição) do laminado frente a diversos tipos de cargas e condições ambientais adversas, como por exemplo, excesso de umidade. A placa foi fabricada na TECNIPLÁS, indústria de plástico reforçado localizada na cidade São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte, Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS

O endocarpo do cocos nucífera Linn

O endocarpo utilizado neste trabalho de investigação foi obtido na indústria de alimentos que beneficiava o coco na obtenção de leite de coco e coco ralado desidratado, basicamente. Como não existia nenhuma classificação dos tipos de cocos adquiridos, se do tipo anão, híbrido ou gigante, buscou-se os frutos classificados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMPARN), sede em Natal/RN, para que fosse feito a caracterização dos endocarpos. Essa caracterização teve como objetivo verificar se nos tipos de endocarpos do coco seco comprados pela indústria teriam algumas diferenças que pudessem alterar as propriedades físicas e mecânicas da placa fabricada. Para isso, inicialmente foram realizados os ensaios de caracterização de Difração por Raio-X, Análise Termo-Diferencial (DTA) e Análise Termogravimétrica (TG). Os ensaios de DTA e TG foram realizados na faixa de temperatura de 0 a 500ºC, com atmosfera em ar ambiente e taxa de aquecimento – 10ºC/min. Os endocarpos utilizados nesse estudoforam dos tipos anão e gigante. Os mesmos foram limpos, removidas as fibras, colocados em água salina por quinze dias e depois secos ao ar ambiente, quebrados e moídos em moinhos de anéis até a granulometria desejada.

O resíduo de madeira e móveis

Os resíduos foram obtidos em empresa do ramo moveleiro da cidade de Natal/RN. Os mesmos são colocados à disposição de interessados uma vez que não há projeto de reutilização destes resíduos. Todo material é empilhado produzindo uma grande variedade de material residual. Dessa forma o material é classificado como um resíduo de derivados do produto de madeira processada, tais como, MDF, HDF, Chapas de Madeiras Aglomeradas e madeiras de utilização estrutural, como freijó, massaranduba e outras. A empresa fabrica móveis por encomenda e adquire sua matéria-prima em indústrias da região sul e sudeste do Brasil. O resíduo, após limpo, foi conduzido ao processo de moagem para se obter partículas com a granulometria desejada. Foi utilizado o moinho de esferas que atendeu satisfatoriamente a produção do material particulado.

(3)

A placa híbrida

A placa híbrida trata-se na verdade de um compósito híbrido na forma de plástico reforçado. A hibridização é caracterizada pela presença de tipos de reforços diferentes. Sua composição, em termos de reforço, é de fibra de vidro/E contínua (roving) e manta de fibras curtas de vidro/E (450gr/m2 - 5cm). Como matriz é utilizada a resina de

poliéster insaturado ortofitálica. Como carga usou-se a mistura híbrida de resíduos de produtos de madeiras e endocarpo do coco seco. Foi usado, também, véu de fibras de vidro/E como separador entre as camadas de reforço de fibras de vidro e da carga híbrida. Neste ponto o véu é utilizado como separador entre a carga e os fios contínuos, uma vez que a carga não pode ser colocada diretamente sobre os fios, pois poderia ocasionar uma dispersão dos resíduos (carga) pelas camadas e influenciando diretamente na espessura da mesma. Ressalta-se que a função da camada de carga (resíduos) é a de aumentar a rigidez do tubo e que resultaria em uma maior eficiência com a espessura da mesma bem definida.

A placa foi fabricada na TECNIPLÁS Nordeste Plásticos Reforçados LTDA, localizada em Natal/RN. A granulometria Utilizada foi de resíduos que ficaram na peneira de 10 a 27 Mesh, com 520g em peso na proporção 50/50 de cada resíduo, ou seja, endocarpo/madeira. A relação entre a resina e a carga foi de 65/35, isto é, 65% para a resina e 35% de carga que gerou a relação para a fabricação de 480g de resina e 260g de resíduos. A placa foi fabricada pelo Método Hand-Lay-Up. A mesma foi curada à temperatura ambiente e posteriormente foi cortado nas dimensões finais de 50 x 50 cm, sendo encaminhada para o corte dos corpos-de-prova. A figura 1 representa esquematicamente a configuração adotada e a figura 2 mostra a placa fabricada.

Figura 1 - Configuração ilustrativa da placa híbrida Figura 2 – Placa híbrida de PRFV e carga híbrida A caracterização do endocarpo

O ensaio de difração foi realizado através do método do pó, com os grãos abaixo de 50µm, varredura de 5 a 60º, com tubo de cobre com a voltagem e corrente de 30,0kV e 30,0 mA, respectivamente, nas mesmas condições de ensaio para o endocarpo anão e o gigante.

A termogravimetria (TG) teve como objetivo avaliar a perda de massa ante a variação de temperatura para os dois tipos de endocarpo e se eles se degradam com o mesmo comportamento. No ensaio de TG foi usado o detector TGA - 50H, com a atmosfera em ar ambiente, com taxa de 50,00ml/min, a taxa de temperatura de 10ºC/min, dentro de uma faixa de temperatura de 0º até 500ºC.

Oestudo micrográfico teve como objetivo principal verificar a existência de diferenças entre os endocarpos em relação a sua microestrutura, o que impossibilitariam de serem utilizados juntamente nesta proposta de trabalho. Neste sentido, as amostras foram devidamente limpas, lixadas e polidas para que fossem realizadas as análises. O ensaio mecânico de tração uniaxial

Este ensaio tem como finalidade a análise das propriedades mecânicas de resistência e rigidez da placa híbrida submetida uma carga axial de tração. O ensaio seguiu as orientações normativas da ASTM 3039 / D 3039M – 00 e foi realizado tanto para o estado seco quanto de úmido saturado. O mesmo foi realizado em uma máquina de ensaio mecânico Shimadzu, AG-I, 100kN e a velocidade de 1mm/min. Os corpos de prova foram cortados por meio de serra circular com fio diamantado, aparadas as arestas, lixados e polidos. As dimensões finais apresentaram um comprimento de 182,00mm e foram ajustados na máquina com uma distância entre as garras (galgo) de 127,00 mm. A velocidade de ensaio foi de 1 mm/min. 08 corpos de prova foram ensaiados, com 05 selecionadoscom fraturas dentro do galgo. Manta Fios contínuos Véu Carga Fios contínuos

(4)

O ensaio de absorção de umidade

Devido à possibilidade de aplicação da placa híbrida em tubulações industriais, a necessidade de se conhecer o comportamento mecânico da mesma frente a condições ambientais adversas, como no presente caso o contato excessivo com meio aquoso, um ensaio preliminar de absorção de umidade no material é de extrema importância. O mesmo serve de base para um melhor entendimento dessas propriedades já que o índice de absorção no estado saturado fica previamente definido. O ensaio de absorção de umidade na placa híbrida seguiu a norma ASTM D 570 - 95. A tabela 1 mostra as dimensões dos corpos de prova.

Tabela 1: Dimensões dos corpos de prova para o ensaio de absorção de umidade em valores médios DIMENSÕES

ENSAIO

L (mm)* DP** C# (mm) DP E## (mm) DP QUANTIDADE

Absorção 26,67 0,336 74,63 1,335 8,08 0,253 05

* largura; ** desvio padrão; # comprimento; ## espessura.

ANÁLISE DOS RESULTADOS Caracterização dos endocarpos

No que se refere a caracterização dos endocarpos a figura 3 representa o difratômetro comparativo entre os dois tipos de endocarpos e como se observa pelo difratograma não existe nenhuma diferença entre os perfis apresentado quer seja o endocarpo do tipo anão ou gigante. O mesmo indica a presença de duas fases distintas. Uma sendo indicativo da fase cristalina e outra indicando uma fase amorfa para ambos os tipos de endocarpos. Essa pela provável presença de lignina e hemicelulose e a outra pela presença de celulose, comuns nos materiais celulósicos.[3] 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 0 50 100 150 200 250 300 350

DIFRATOGRAM A COM PARATIVO

ENDOCARPO SECO ANÃO x ENDOCARPO SECO GIGANTE

IN T E N SI D A D E 2TETA (GRAUS) ENDOCARPO ANÃO ENDOCARPO GIGANTE

Figura 3 – Difratograma comparativo entre os endocarpos secos

Na análise termogravimétrica, figura 4 indica que os endocarpos apresentam o mesmo comportamento quanto à ação da degradação sob a ação do aumento progressivo da temperatura.

A tabela 2 mostra a variação da perda da massa para os dois tipos de endocarpos secos com a respectiva faixa de temperatura associada da curva termogravimétrica.

As curvas DTA para os endocarpos, representadas pelas figuras 5(a) e (b) abaixo, mostram que ambos tiveram o mesmo comportamento nas condições do ensaiado realizado. A tabela 3 relaciona as perdas de massa e com os processos térmicos gerados, caracterizados como exotérmicos

Do exposto, podemos observar que o DTA do endocarpo seco do tipo anão quanto o do tipo gigante apresentaram o mesmo perfil, indicando que não existe nenhuma diferença entre os endocarpos secos quando submetido às mesmas condições de ensaio. Ambos os perfis têm o mesmo comportamento em relação à linha de base e, provavelmente, apresentaram a mesma capacidade calorífica [4], [5] e [6], como também poderão apresentar o

(5)

mesmo comportamento em relação à transição vítrea [6]. Não foi observado na curva DTA qualquer pico seja exotérmico ou endotérmico na faixa de temperatura de degradação da lignina, esta, indicada pela curva TG. Outro aspecto a ser observado é que os picos exotérmicos indicam que as amostras tanto a do endocarpo seco do tipo anão quanto a do tipo gigante tiveram o mesmo comportamento frente a amostra de referência do ensaio DTA, ou seja, as amostras elevaram suas temperaturas, liberaram o calor gerado continuamente até a finalização do ensaio. Isso se deve provavelmente ao comportamento de alguns materiais lignocelulósicos utilizados para gerar energia térmica como é o caso dos endocarpos secos do coco. [7], [8] e [9].

0 1 0 0 2 0 0 3 0 0 4 0 0 5 0 0 0 . 0 0 . 5 1 . 0 1 . 5 2 . 0 2 . 5 3 . 0 3 . 5 4 . 0 4 . 5 5 . 0 E N D O C A R P O S E C O D O T I P O G I G A N T E E N D O C A R P O S E C O D O T I P O A N Ã O C u r v a T e r m o g r a v i m é t r i c a C o m p a r a t i v o e n t r e o s e n d o c a r p o s s e c o s M A SS A (m g) T E M P E R A T U R A ( º C ) Figura 4 – Curva Termogravimétrica comparativa

Tabela 2 - Comparativa da perda de massa em função da temperatura entre os endocarpos secos

ENDOCARPO TIPO ANÃO ENDOCARPO TIPO GIGANTE

Perda de Massa Perda de massa

(mg) (%) Faixa de temperatura(ºC) (mg) (%) Faixa de temperatura(ºC)

0,037 1,02 0 – 30,42 0,002 0,0005 0 – 39,26 0,298 7,64 30,66 – 225,26 0,318 8,6 39,26 – 223,76 1,889 47,99 225,26 – 338,26 1,902 51,34 223,76 – 334,82 0,637 16,18 338,26 – 410,93 0,694 18,73 334,82 – 418,91 0,878 22,30 410,93 – 424,93 0,422 11,39 418,91 – 451,87 0,158 0,40 424,93 – 497,37 0,232 6,26 451,87 – 499,7

(6)

Tabela 3 – Comparativa TG – DTA para endocarpo seco

CURVA TG CURVA DTA

Faixa de Temperatura(ºC)

Endocarpo gigante Endocarpo Anão Reações

39,26 – 96,39 30,42 – 98,51 Exotérmica (água adsorvida)

96,39 – 223,76 98,51 – 225,26 Exotérmica (sem perda de massa significativa)

223,76 – 334,82 225,26 – 338,26 Exotérmica (hemicelulose)

334,82 – 418,91 338,26 – 410,93 Exotérmica (celulose)

418,91 – 451,85 410,93 – 424,93 Não há ocorrência de picos exotérmicos ou endotérmicos

451,87 – 499,70 424,23 – 497,37 Não há ocorrência de picos exotérmicos ou endotérmicos

Quanto a análise da micrografia as figuras 6(a) e (b), abaixo, mostram a estrutura internas, dos endocarpos secos do tipo gigante e anão respectivamente. Pode-se observar que tanto o endocarpo do tipo anão quanto o do tipo gigante são formados por células individuais que se agrupam e se adequam nas formas circulares e alongadas e ficam imersas em um constituinte que garante a coesão e rigidez do endocarpo seco. É possível que esta coesão seja proveniente ou é da própria lignina, porém esta verificação foge ao escopo deste trabalho.

Figura 6 – Micrografia do endocarpo seco gigante (a) e Micrografia do endocarpo seco anão (b) Ensaio de absorção de umidade

A curva de absorção de umidade obtida para a placa híbrida é apresentada na Figura 7. Esta mostra a característica de um comportamento inicial linear, seguido por um decréscimo contínuo da taxa de absorção (inclinação da curva), conduzindo a estabilidade (saturação). O tempo total para saturação da umidade foi de 392 dias e percentual máximo de 2,83%. Esse comportamento tem a mesma curva característica da maioria dos compósitos laminados poliméricos híbridos ou não híbridos [10], significando que a carga híbrida idealizada tem um comportamento semelhante em temos de absorção de umidade. Ressalta-se, porém, que teor de absorção é baixo quando comparado a esses compósitos fibrosos, provavelmente devido ao comportamento da lignina e a configuração da placa híbrida, ou seja, com mantas de fibras de vidro/E nas camadas externas. [11]

0 1 0 0 2 0 0 3 0 0 4 0 0 0 .0 0 .5 1 .0 1 .5 2 .0 2 .5 3 .0 3 .5 A B SO R Ç Ã O (% ) D I A S E N S A I O D E A B S O R Ç Ã O P L A C A H Í B R I D A

Figura -7: Diagrama de absorção de umidade até o estado de saturação.

(7)

Propriedades mecânicas – Tração uniaxial - Estados seco e úmido saturado

Quanto ao ensaio de tração uniaxial a figura 8 (a) e (b) mostra os diagramas tensão-deformação dos corpos de prova ensaiados para os estados seco e úmido saturado. Para os dois estados o material apresenta a tendência ao comportamento linear entre a tensão e a deformação.

Essa característica é importante quanto à pretensão de se modelar o comportamento frente ao carregamento de tração, principalmente no que diz respeito ao cálculo das tensões interlaminares. Essa também é uma característica dos compósitos poliméricos a base de fibras de vidro, significando que a carga híbrida não tem a finalidade de suporte da carga aplicada (responsabilidade do reforço) e sim de influenciar na rigidez através do controle da espessura.

Quanto ao caso da placa úmida manter essa característica se deve ao pouco percentual de absorção de umidade na mesma. Além disso, observa-se que a ação da água durante o ensaio de absorção de umidade não geraram degradação no compósito híbrido haja vista que os resultados apontam para essa tendência e corroborado pelo próprio resultado de absorção, já apresentado no item anterior.

Outro fator que pode ter influenciado no perfil dos diagramas, mantendo-o linear em ambos os casos é o fato de que a carga híbrida, no caso específico do endocarpo seco, não sofreu o intumescimento que ocorre normalmente nas fibras lignocelulósicas, fazem-na inchar e alterar suas dimensões e se deteriorar, limitando assim as propriedades verificadas nos ensaios de tração uniaxial [12]. Todavia, a parte da carga híbrida que influenciaria no comportamento mecânico do compósito híbrido, ora em estudo, é a parte do resíduo de madeira usado neste trabalho, no entanto como ele se encontra disperso juntamente com o endocarpo seco ele produz uma menor área superficial do que se estivesse sozinho no conjunto híbrido e isso acarreta uma menor absorção de umidade por esse componente.[13]

0 1 2 3 4 5 6 7 8 0 50 100 150 200 250 PLACA HÍBRIDA ESTADO SECO T E N O (M P a) DEFORMAÇÃO (%)

0 1 2 3 4 5 6 7 8 0 50 100 150 200 250 PLACA HÍHRIDA ESTADO ÚMIDO T E N O (M P a) DEFORMAÇÃO (%) (a) (b) Figura 8 (a) e (b) – Diagrama Tensão-Deformação Propriedades mecânicas – Estudo comparativo

A tabela 4 mostra um comparativo entre as propriedades obtidas nos ensaios de tração uniaxial da placa híbrida nos estados seco e úmido. Os resultados são apresentados em valores médios e em parênteses estão os desvios-padrão de cada resultado e na última coluna é apresentada a variação entre os dois estados para cada parâmetro obtido.

Destaca-se que a redução obtida para o módulo de elasticidade longitudinal na tração na condição de saturação de umidade em relação à condição seca foi de apenas 9,3% e que a variação da tensão máxima foi de apenas 5,03%. Outro aspecto a ser considerado é o nível de tensão obtida nos ensaios tanto no estado seco quanto no úmido as tensões obtidas são superiores a alguns compósitos híbridos com carga de matérias lignocelulósicos. Isso é devido, provavelmente, a boa adesão entre a carga hibrida/matriz/fibra, já que nas fibras lignocelulósicas a mesma é comprometida, [13] [14] principalmente quando em imersão em meio aquoso. Dessa forma a configuração proposta atende tanto em meio seco quanto ao meio úmido mantendo a variação em cerca de 5% para as propriedades apresentadas.

(8)

Tabela 4 – Comparativo entre os estados seco e úmido nos ensaios de tração uniaxial

Parâmetros Estado seco Estado úmido Variação (%)

Tensão Ruptura (MPa) 156,502 / 16,819 148,631 /12,416 - 5,03

Módulo de elasticidade (GPa) 2,45 / 98,98 2,22 / 143,34 - 9,3

CONCLUSÕES

1- A primeira conclusão remete para a caracterização dos endocarpos avaliados. Neste sentido, pode-se concluir a partir dos ensaios realizados, isto é, o DRX, TG, DTA e os micrograficos informam que os endocarpos não apresentam diferenças em suas constituição que pudessem alterar as propriedades analisadas. Essa conclusão é de extrema importância, pois significa que os endocarpos podem ser usados como carga sem a necessidade de uma seleção prévia.

2 - No que diz respeito à absorção de umidade da placa híbrida observou-se que os valores ficaram abaixo de 3% o qual é considerado baixo quando comparado com alguns compósitos laminados a base das fibras lignocelulósicas utilizadas como cargas e/ou reforço.

3- Quanto ao comportamento mecânico da placa híbrida frente ao carregamento de tração uniaxial, o mesmo apresentou a característica de linearidade tanto no estado seco quanto úmido saturado.

4 – No que diz respeito à influência da presença da umidade no comportamento mecânico da placa híbrida concluí-se a mesma mostrou boa estabilidade uma vez que não foram registradas grandes variações nos resultados do obtidos, conforme tabela 4.

Sendo assim, a configuração alternativa idealizada nesse trabalho de investigação para tubos de plástico reforçado com fibras de vidro (PRFV), nas condições dos ensaios realizados, indica que a mesma se mostrou adequada para a sua utilização tendo em vista as condições de estabilidade apresentadas nos ensaios de tração uniaxial para os estados seco e úmido saturado. Porém é necessário um aprofundamento dos estudos, no que se refere à geometria e outros tipos de carregamentos, de forma a se ter uma opinião conclusiva e definitiva no que se refere a utilização em tubulações industriais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. E.M. Senhoras, Estratégias de uma Agenda para a Cadeia Agroindustrial do Coco: Transformando a Ameaça dos Resíduos em Oportunidade Eco-Eficientes, Campinas, São Paulo, Brasil, 2003.

2. J.D. Garcia, Perspectivas Estruturais da Comercialização de Produtos Florestais, Brasília, Brasil, 2002.

3. V. Tanobe, S. Monchanacz, I. Mazzaro, T.H.D. Sydenstricker and S.C. Amico, Caracterização de Biocompósitos Poliéster/Luffa Cilíndrica ou Sisal, 58º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, Brasil, 2003. 4. M. Ionashiro and I. Giolito, Nomenclatura, Padrões e Apresentação dos Resultados em Análise Térmica,

Universidade São Paulo, São Paulo, Brasil, 2002.

5. H. H. Willard, L. L. Merritt, J. and A. Dean, Métodos Instrumentales de Analisis, Cia. Editorial Continental, S. A. de C. V., México.

6. P. A. P. Wendhausen, G. V. Rodrigues and O. Marchetto, Análises Térmicas, Apostila Técnica, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, 2004.

7. N. Shopova, V. Minkova and K. Markova, Evaluation of the Thermochemical Changes in Agricultural By-Products and in the Carbon Adsorbents Obtained from them, Journal of Thermal Analysis, Vol. 48, pp 309-320, 1997.

8. L. Odochian, V. Dulman, M. Dumitras and A. Pui, Study by Thermal Methods on the Materials Obtained by Dye Removal from Waste Waters with Beech Flour, Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, 2007. 9. K. Siimer, T. Kaljuvee, P. Christjanson and I. Lasn, Curing of Urea-Formaldeyde Resins on a wood Substrate,

Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, vol 84, pp 71-77, 2006.

10. E. M. F. Aquino, L. P. S. Sarmento, W. Oliveira and R. V. Silva, Moisture effect on Degradation of Jute/Glass Hybrid Composites, Journal of Reinforced Plastics and Composites, Vol. 26, Nº 2, 2007.

11. U. Klock, G. I. B. Muñiz, J. A. Hernandez and A. S. Andrade, Química da Madeira, 3ª edição, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2005.

12. H. Yang, H. Kim, H. Park, B. Lee and T. Hwang, Water Absorption Behavior and mechanical Properties of Lignocellulosic Filler-Polyolefin Bio-Composites, Composites Structures, 72, pp 429-437, 2006.

13. A. R. F. Barros, Compósitos Híbridos: Desenvolvimento de Configuração e Efeitos de Umidificação. Dissertação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, 2006.

14. B. Singh, M. Gupta and A. Verma, Mechanical Behaviour of Particulate Hybrid Composite Laminates as Potencial Building Materials, Constructions and Building Materials, Vol. 9, Nº 1, pp 39-44, 1995.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns) deverá comparecer no local, no dia e na hora mencionados, ou ofertar lances pela Internet através do

Para outros cortes de passo de rosca a m áquina foi configurada e bem ajustada antes de deixar a f ábrica de acordo com as taxas de avanços obtidas e outros passos

Na ORIENT você tem grandes descontos e a melhor opção para pagamento. Toda linha de relógios e armações com 30% de desconto e com pagamento em quatro vezes no cheque

Frente a necessidade de fornecer informações melhores para a tomada de decisão dos gestores e tornar as organizações cada vez mais dinâmica e competitiva, os instrumentos de

A Tabela 02 mostra a comparação entre as três tentativas dos resultados da força isométrica de rotadores internos e externos através do teste Anova oneway.. Isto

A activa- ção dos interneurónios inibitórios, seja pelos aferentes primários, por interneurónios excitatórios ou por fibras descendentes provenientes de níveis superiores

EDITAL PPGQUIMICA N° 3, DE 8 DE MAIO DE 2018. A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, por meio do Coordenador de Curso do Curso de Mestrado em Química,