• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO PARA PROGRAMA DE INTERCÂMBIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO PARA PROGRAMA DE INTERCÂMBIO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1

REGULAMENTO PARA PROGRAMA DE INTERCÂMBIO

Aprovado na Reunião do Conselho Universitário em 27.09.2016 pela Resolução CONSU nº 39 / 2016.

Gabinete da Reitoria Setembro de 2016

(2)

2

REGULAMENTO PARA PROGRAMA DE INTERCÂMBIO

Este Regulamento para Programa de Intercâmbio destina-se aos alunos, docentes e pessoal técnico-administrativo do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – e de outras Instituições de Ensino Superior – IES – estrangeiras.

Seção I

Intercâmbio de alunos do UNISAL em IES estrangeiras

1.º – É facultado ao aluno de graduação, regularmente matriculado em qualquer curso do UNISAL e de acordo com as regras estabelecidas da Instituição, realizar disciplinas ou outras atividades em IES estrangeiras, conveniadas ou não com o UNISAL, por um semestre, prorrogável por mais um semestre, caso seja do interesse do aluno.

2.º – Para o caso de IES estrangeiras não conveniadas, cabe à Comissão de Internacionalização local encaminhar o convênio a tempo para formalizá-lo na Reitoria.

3º – Não sendo possível estabelecer convênio com IES estrangeiras, estabelecer-se-á uma Comissão composta pelo Diretor de Operações, pelo Coordenador do curso em questão e pelo Secretário Acadêmico da Unidade, com o conhecimento da Secretaria Geral, para analisar as condições do intercâmbio, levando-se em consideração a documentação comprobatória que ateste a qualidade do curso e da Instituição-destino, a saber:

I – Plano de Estudos;

II – Conteúdos programáticos das disciplinas a serem cursadas; III – Carga horária das disciplinas a serem cursadas;

IV – Certificado de proficiência em língua estrangeira (do país-destino); V – Carta de aceite da IES anfitriã com período de vigência do intercâmbio.

4.º – Para participar dos editais dos programas de intercâmbio do UNISAL, o aluno deverá obrigatoriamente obedecer aos seguintes critérios:

I – Ter integralizado, no mínimo, 20% e máximo 80% do curso de graduação em que está matriculado no UNISAL;

II – Demonstrar desempenho acadêmico (CR ≥ 6,0);

III – Ter proficiência na língua do país de destino, de acordo com os critérios estabelecidos pela Instituição de destino;

IV – Apresentar, no mínimo em quinze dias antes do embarque, seguro de vida e saúde total, com translado e repatriação de corpo;

V – Ter aprovação do Plano de Estudos pela coordenação de seu curso.

5.º – O aluno interessado em participar do Programa de Intercâmbio do UNISAL deverá apresentar a documentação conforme edital lançado pela Reitoria:

I – Histórico escolar parcial;

(3)

3

III – Formulário de Inscrição devidamente preenchido;

IV – Teste de Proficiência na língua do país de destino, segundo os critérios estabelecidos pela Instituição de destino;

V – Outros, de acordo com a solicitação da Instituição anfitriã.

Parágrafo Único. Todos os documentos devem ter cópias autenticadas em cartório ou cópias simples acompanhadas dos originais, no ato da apresentação.

6.º – A inscrição e aprovação do aluno para o intercâmbio, de acordo com as normas do edital, não implicam necessariamente aceitação pela Instituição de origem, cabendo a ela aceitar ou não, com base em seus critérios de seleção, o intercâmbio do aluno.

7.º – Os contatos entre o UNISAL e as instituições estrangeiras, para o cumprimento dos programas de estudos propostos para intercâmbio de alunos, serão realizados por intermédio da Comissão de Internacionalização, com o parecer da Reitoria.

8.º - Para o aluno que estiver em intercâmbio, o UNISAL manterá sua matrícula ativa com status “Trancado: Intercâmbio”.

9.º – O aluno deverá indicar o curso e as atividades que pretende frequentar e, com a Comissão de Internacionalização e a coordenação de seu curso, preencher o Plano de Estudos que será encaminhado para apreciação da comissão responsável da Instituição anfitriã.

10.º – O aproveitamento do curso realizado na Instituição parceira será feito conforme o Regimento Geral, art. 72 §2.º. Para tal, o Coordenador do Curso deverá observar os seguintes critérios:

I – O curso realizado deverá ter carga horária igual ou superior a 75% da disciplina requerida no UNISAL. Para cursos apresentados por outras IES com carga horária em crédito, será atribuído, para cada um crédito, 10h/a;

II – O conteúdo do curso deverá, em grande parte, ser compatível com a disciplina requerida no UNISAL.

III – Aprovação ou aproveitamento satisfatório do aluno no curso realizado.

11 – A eventual solicitação de prorrogação do período de estudos de um semestre na Instituição de destino deverá ser encaminhada pelo aluno, no prazo mínimo de 30 dias para o término do semestre corrente, para a Comissão de Internacionalização, que elaborará, com a coordenação do curso, um novo Plano de Estudos.

12 – A realização de intercâmbio sem aprovação prévia do Plano de Estudos só poderá ocorrer em caso de trancamento de matrícula, devendo ao Coordenador do Curso analisar os pedidos de aproveitamento de estudos realizados.

13 – O Coordenador do Curso é responsável não só pelo acompanhamento da realização das atividades previstas no Plano de Estudos, assim como pela aprovação de eventuais alterações, com a anuência do Diretor de Operações e conhecimento da Comissão de Internacionalização.

14 – A tradução dos documentos necessários para a participação em Programas de Intercâmbio é de responsabilidade do aluno.

15 – As despesas referentes ao intercâmbio, incluindo transporte aéreo, passaporte, seguro-saúde, obtenção de vistos e outros documentos exigidos pelo país ou Instituição anfitriã, assim como

(4)

4

hospedagem, alimentação e taxas escolares, serão definidas em Acordo de Cooperação, assinado pelo Magnífico Reitor do UNISAL e pelo representante da Instituição parceira.

16 – Após o término do intercâmbio, o aluno regressará ao seu curso de origem e reativará matrícula segundo as normas estabelecidas pelo UNISAL.

17 – Nos intercâmbios com duração inferior a um semestre acadêmico, o aluno não estará dispensado do pagamento das mensalidades durante o período do curso no exterior. Eventualmente, e se aprovado pelo Coordenador do Curso, os estudos realizados poderão ser inclusos no histórico escolar para dispensa de atividades complementares, conforme Regimento Geral, artigo 72 §2.º.

18 – Os casos não previstos nesta Seção serão resolvidos pela Comissão de Internacionalização, com anuência da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação.

Seção II

Intercâmbio de alunos de IES Estrangeiras conveniadas com o UNISAL

19 – É facultado ao aluno de graduação, regularmente matriculado em IES estrangeiras, conveniadas ao UNISAL, realizar atividades de intercâmbio, durante dois semestres, no máximo. 20 – O aluno interessado deve ter integralizado, no mínimo, 20% e máximo 80% do curso de graduação em que está matriculado em sua Instituição de origem.

21 – O aluno estrangeiro deverá encaminhar à Comissão de Internacionalização o formulário de inscrição preenchido e toda a documentação solicitada pelo UNISAL. Caso seja aprovado, o aluno receberá a Carta de Aceite.

22 – O aluno estrangeiro será matriculado no UNISAL como “Aluno de Intercâmbio”.

23 – Ao final do período de intercâmbio, o aluno estrangeiro receberá da Secretaria do UNISAL seu histórico escolar parcial.

24 – As despesas referentes ao intercâmbio, incluindo transporte aéreo, passaporte, seguro-saúde, obtenção de vistos e outros documentos exigidos pelo UNISAL, assim como hospedagem, alimentação e taxas escolares, serão definidas em Acordo de Cooperação, assinado pelo representante da Instituição parceira e pelo Magnífico Reitor do UNISAL.

25 – É obrigatória ao aluno estrangeiro a contratação de seguro de vida e saúde total, com translado e repatriação de corpo.

26 – Os casos não previstos nesta Seção serão resolvidos pela Comissão de Internacionalização, com anuência da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação.

Seção III

Intercâmbio de colaboradores do UNISAL e de IES estrangeiras

27 – Os professores e pessoal técnico-administrativo interessados em participar de intercâmbio devem atender às exigências de programas específicos firmadas pelas Instituições. Ao se mostrarem idôneos e acordada a participação de cada um com o departamento responsável (da instituição de origem), providenciarão a documentação necessária para a atividade requerida.

(5)

5

28 – As despesas para as atividades de intercâmbio com os professores e pessoal técnico-administrativo de interesse da Instituição de origem ou de ambas serão acordadas em termo aditivo. Caso contrário, cada colaborador se responsabilizará pelas eventuais despesas.

29 – Cabe à Instituição anfitriã conceder documentação necessária ao professor e pessoal técnico-administrativo em intercâmbio, uma vez aproveitada suficientemente a atividade requerida. 30 – Em caso de oferta de uma disciplina ou módulo numa Instituição estrangeira, será acordado entre as Instituições, em termo aditivo, o pagamento do docente.

31 – Os professores e pessoal técnico-administrativo, em atividade de intercâmbio, estarão sujeitos a regras, regulamentos e normas de conduta e terão os mesmos direitos e privilégios gozados por outros estudantes e colaboradores da Instituição anfitriã.

32 – Os casos não previstos nesta Seção serão resolvidos pela Comissão de Internacionalização, com anuência da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação.

(6)

6

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO I Para estudantes do UNISAL

A este formulário os alunos deverão anexar a seguinte documentação:

I – Carta de Intenção, em que menciona as razões por ter escolhido a Instituição anfitriã para seu intercâmbio;

II – Fotocópia digitalizada do Passaporte e CPF; III – Histórico Escolar parcial;

IV – Se for o caso, cópia do documento da bolsa de estudos que utilizará no intercâmbio; IV – Cópia do certificado de seguro de saúde internacional que cubra todo o período do intercâmbio, incluindo repatriamento em caso de acidentes graves ou morte.

Nota: É de total responsabilidade do estudante em intercâmbio obter o visto e contratar o seguro de saúde desde sua chegada ao país de destino.

UNISAL: curso e semestre

Dados do Estudante

Sobrenome Nome

Sexo Nacionalidade Data de Nascimento (dd.mm.aaaa)

N.º do CPF, RG e Passaporte Data de Emissão e vencimento dos documentos

Endereço Permanente

Telefone fixo Telefone celular

Importante:

Abaixo, o prazo para a apresentação deste formulário e de toda a documentação requerida:

( ) 1.º Semestre: 3 meses de antecedência ( ) 2.º Semestre 3 meses de antecedência

( ) Intercâmbio com Bolsa/ Exchange Student with Scholarship Especifique / Specify: ______________________________

(7)

7 E-mail

Contato de emergência: Nome, parentesco e telefone

Endereço no país de origem Telefone no país de origem

Proposta de Plano de Estudos / PROPOSED STUDY PLAN Este Plano de Estudos sugerido deve ser autorizado pela Instituição anfitriã Código da disciplina / Discipline code Curso / Course Campus Carga horária/ Credits Total

UNISAL STUDENT HOME UNIVERSITY

I agree with this Plan of

Study I agree with this Plan of Study I agree with this Plan of Study

Coordinator: Coordinator:

Date: / / Date: / / Date: / /

Signature: Signature: Signature:

(8)

8

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO II Para estudantes estrangeiros Application Form for International Students

A este formulário os alunos deverão anexar a seguinte documentação:

Along with this application form, the student is required to provide and to attach the following additional documents:

I – Carta de Intenção, em que menciona as razões por ter escolhido o Brasil e o UNISAL como destino para seu intercâmbio / Personal statement indicating the reasons for choosing Brazil and UNISAL as an Exchange Program location;

II – Fotocópia digitalizada do Passaporte e CPF / Scanned copy of Passport and CPF. III – Histórico Escolar parcial / Official Academic Transcripts;

IV – Se for o caso, cópia do documento da bolsa de estudos que utilizará no intercâmbio / If applicable, provide documentation regarding any financial aid, grants and/or scholarships;

IV – Cópia do certificado de seguro de saúde internacional que cubra todo o período do intercâmbio, incluindo repatriamento em caso de doenças graves, acidentes ou morte / Provide proof of Medical Insurance Coverage for International Travel along with information booklet describing benefits for the entire intended stay in the designated country and repatriation in case of serious illness, accident or death.

Nota: É de total responsabilidade do estudante em intercâmbio obter o visto e contratar um seguro internacional de saúde que cubra toda a sua estadia no Brasil. Prior to his/her arrival to Brazil, it is the exchange student´s responsibility to apply for and obtain a student visa from the Brazilian consulate and to purchase an international medical insurance plan that provides coverage for the entire intended stay.

Importante/Important:

Abaixo, as datas máximas para a apresentação deste formulário e de toda a documentação requerida /The deadlines to submit this application form and the additional information are:

( ) 1.º Semestre: (Fevereiro – Junho) 30 de outubro do semestre anterior

First semester (February – June): October 30th of the previous semester ( ) 2.º Semestre (Agosto – Dezembro)

30 de maio do semestre anterior

Second Semester (August-December): May 30th of the previous semester

( ) Intercâmbio com Bolsa/ Exchange student with Scholarship Especifique / Specify: ______________________________

(9)

9 Instituição de origem

Home Institution

Curso e semestre na universidade de origem

Name of your degree program and your current semester/year of study

Dados do Estudante / STUDENT INFORMATION

Sobrenome/Last name Nome/Name

Sexo /Gender Nacionalidade / Citizenship Data de Nascimento (dd.mm.aaaa) / Date of birth (day/month/year)

N.º de Passaporte ou Identidade / Passport number or ID

Data de Emissão / Date of Issue - Data de vencimento/Expiration Date

Endereço Permanente / Permanent Address

Telefone fixo/ Telephone Number (landline) Telefone celular/ Cell Phone Number

E-mail (Será utilizado pelo UNISAL para enviar informações importantes / E-mail (It will be used by Unisal to send you important information

Contato de emergência: Nome, parentesco, telephone, e-mail e país / Emergency contact in your home country (Name, relationship, telephone number, e-mail and

country)

Endereço no Brasil / Address in Brazil Telefone no Brasil, se houver / Mobile number in Brazil in case you have one.

(10)

10

Proposta de Plano de Estudos / PROPOSED STUDY PLAN

Este Plano de Estudos sugerido deve ser autorizado pelo UNISAL/ This suggested study plan must be confirmed by Unisal Código da disciplina / Discipline code Curso / Course Campus Carga horária/ Credits Total

UNISAL STUDENT HOME UNIVERSITY

I agree with this Plan of Study I agree with this Plan of Study I agree with this Plan of Study

Coordinator: Coordinator:

Date: / / Date: / / Date: / /

Signature: Signature: Signature:

(11)

11

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO III Para colaboradores do UNISAL

1. Este Formulário deverá ser preenchido com, no mínimo, um mês de antecedência da proposta da viagem.

2. O Formulário deverá ser preenchido pelo gestor/coordenador e encaminhada ao Diretor de Operações para autorização; logo depois, endereçada à Coordenadoria da Comissão de Internacionalização.

3. Em caso de oferta de uma disciplina ou módulo em IES estrangeira, será acordado entre as Instituições, em termo aditivo, o pagamento ao docente.

4. O relatório, após a mobilidade, deverá ser preenchido em, no máximo, 15 dias. PROCEDIMENTOS PARA PREENCHIMENTO

Nome:

Instituição de destino: Mobilidade de :

Docente Administrativo

Idioma(s) Português Espanhol Inglês outro – especificar:

Existe convênio de mobilidade entre as IES?

Sim Não

Responsabilidades da Instituição de origem:

Passagem Hospedagem Nenhuma Alimentação Seguro saúde Outras _______ Quais?_______________________________________________

Responsabilidades da Instituição de destino:

Passagem Hospedagem Nenhuma Alimentação Outras ________

Quais?_______________________________________________ Seguro Saúde

Internacional N.º da apólice Motivo da visita

Data e hora de ida Data e hora do retorno

Companhia aérea: Companhia aérea:

Voo n.º: Voo n.º:

Necessita de translado? Sim (agendar no sistema)

Necessita de translado?

Sim (agendar no sistema)

(12)

12 Não Não Programação das atividades Benefícios para o UNISAL Benefícios para o Curso/Setor/Núcleo Autorização Diretor de Operações: Assinatura:

Coordenadoria da Comissão de Internacionalização: Assinatura

(13)

13 PÓS-VISITA

RELATÓRIO APÓS A VISITA:

Conhecimentos novos adquiridos

Aplicação do aprendizado no UNISAL

Nome do colaborador: Assinatura:

(14)

14

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO IV Para colaboradores visitantes

1. Este Formulário deverá ser preenchido com, no mínimo, um mês de antecedência da proposta da viagem.

2. O Formulário deverá ser preenchido pelo gestor/coordenador e encaminhada ao Diretor de Operações para autorização; logo depois, endereçada à Coordenadoria da Comissão de Internacionalização.

3. Em caso de oferta de uma disciplina ou módulo no UNISAL, será acordado entre as Instituições, em termo aditivo, o pagamento ao docente.

PROCEDIMENTOS PARA PREENCHIMENTO Instituição de origem: Nome do(s) visitante(s): Titulação do(s) visitante(s): Mobilidade de: Docente Administrativo Idioma(s) falado(s) pelo visitante:

Português Espanhol Inglês Outro – especificar: Existe convênio de mobilidade entre as IES? Sim Não Responsabilidades da Instituição de origem:

Passagem Hospedagem Nenhuma

Alimentação Seguro saúde Outras _______ Quais?_______________________________________________ Responsabilidades

da Instituição de destino:

Passagem Hospedagem Nenhuma Alimentação Seguro saúde Outras _______ Quais?_______________________________________________

Motivo da visita

Data e hora de

chegada: Data e hora do retorno:

Companhia aérea: Companhia aérea:

Voo n.º: Voo n.º:

Necessita de translado?

Sim (agendar

no sistema) Necessita de translado?

Sim (agendar no sistema) Não

(15)

15 Não Programação de atividades Benefícios para a Instituição Benefícios para o Curso Autorização Diretor de Operações: Assinatura:

Coordenadoria da Comissão de Internacionalização: Assinatura

Referências

Documentos relacionados

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco