• Nenhum resultado encontrado

QTC Nº 30 - MÊS JULHO DE LABRE/RS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QTC Nº 30 - MÊS JULHO DE LABRE/RS."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

QTC INFORMATIVO LABRE RIO GRANDE DO SUL - PY3AA Página 1 de 6

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS

SITE:

www.labre-rs.org.br

EMAIL:

py3aa@terra.com.br

AV. Baltazar de oliveira Garcia, 2132 – Área 3 Sala 330 Porto Alegre - RS

CEP. 91150-000 - Porto Alegre, R.S. – Fone: 51-3368-3972.

QTC Nº 30 - MÊS JULHO DE 2008 - LABRE/RS.

Visite a nossa Sede.

Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira,

Das 14h00min às 17h30min.

LEIA NESTA EDIÇÃO!!









NOTICIAS DA LABRE – RS









QUESTÕES DE PROVA









NOTICIAS DA UNIÃO SANTAMARIENSE DE RADIOAMADORES









NOTICIAS DO CRVSINOS









EVENTOS









NOTICIAS DA SEMANA

Estas e outras manchetes serão noticias do QTC de nº 30 deste sábado 26 de Julho de 2008, elaborado pela LABRE do Rio Grande do Sul e editado por PY3VPR – RODEMA. A LABRE não se responsabiliza por comentarios que não estejam no texto deste QTC.

NOTICIAS DA LABRE – RS

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Parabenizamos aos aniversariantes do periodo de 27 de julho a 02 de Agosto de 2008.

Indicativo Nome Data Cidade

PY3BJB RUDI EICHENBERG 27-jul PORTO ALEGRE PY3CY JOSÉ LUIZ SILVEIRA 28-jul CARLOS BARBOSA PY3UBM UBIRAJARA BORGES MEDEIROS 29-jul TAQUARA

PY3WS DAISON JOSÉ DE SOUZA LOPES 30-jul RIO GRANDE

PU3LMB LUIZ ALBERTO PEREIRA MONTE BLANCO 30-jul SANTANA DO LIVRAMENTO PY3YD FREDKSON ANTONIO PINTO 31-jul SANTA MARIA

PY3AGT SERGIO MARSIAJ ROCHA 31-jul PORTO ALEGRE PU3IIB MIGUEL INÁCIO BITENCOURT 1-ago PORTO ALEGRE PU3EPP EDMILSON PAIM PEDROZO 1-ago SANTA MARIA PY3SOL MARLON LUIZ LARGER 2-ago CANDELÁRIA FELIZ ANIVERSÀRIO..

Que bom que criaram o dia da amizade, essa data é muito especial porque inclui a todos nós não existe ninguém nesse mundo sem amigos, mesmo que sejam poucos ou às vezes apenas um, que é o nosso Deus, e para que haja amizade é preciso os amigos, isso é maravilhoso para a humanidade que precisa tanto um do outro, comemore esse dia, mande um abraço para seus amigos, convide-os para sua casa, ou vá ate a casa dele faça uma surpresa, abrace e diga que sua amizade é, muito importante, ou então telefone demonstre carinho, espalhe o amor.

VISITANTES

Estiveram visitando a Sede da LABRE-RS os seguintes radioamadores: ⌧

⌧⌧

⌧ PY3MSF – DUDI – SAPUCAIA DO SUL

⌧⌧

PY3AU – RAFAEL – PORTO ALEGRE ⌧

⌧⌧

PY3NF – NEIDE – PORTO ALEGRE ⌧

⌧⌧

PU3ION – CLAUDIO – ALVORADA ⌧

⌧⌧

(2)

QTC INFORMATIVO LABRE RIO GRANDE DO SUL - PY3AA Página 2 de 6

56º RANCHO DO RADIOAMADOR GAÚCHO

O tempo está passando, você já se programou para participar desta grande confraternização do

Radioamador Gaúcho? Não esqueça que durante o evento do Rancho está previsto a realização de

provas para ingresso e promoção de classe ao radioamadorismo, essa é sua grande chance de trocar

de classe. Solicitamos aos interessados em fazer sua inscrição que entrem em contato com a

comissão organizadora do evento. PY3PZ – BARBOZA

Site do rancho 2008:

http://www.ranchodoradioamador.com/

LABRE – RS INFORMA:

EXAMES:

Hoje a LABRE-RS cumpriu mais uma meta de sua administração, que foi a realização de provas para ingresso e promoção de classe ao radioamadorismo, tivemos 14 inscrições, desejamos êxito a todos, agradecemos ao PY3HS Horácio pela força que vem nos dando na coordenação das provas, agradecemos também a ANATEL que tem nos atendido bem em nossas solicitações.

FERNACOM

Começou nesta sexta-feira 25 de julho de 2008 a maior feira sobre radioamadorismo na cidade de Indaiatuba-SP, até o final desse primeiro dia anotamos a presença de diversos radioamadores gaúchos, entre eles representando a LABRE - RS o Vice Presidente PY3VPR RODEMA. Os demais radioamadores gaúchos, PY3ML MARCELO, PY3IO PAULO, PY3EU ROSANE, PY3LC NERY, PY3DX TOLEDO, PY3HH ZAMIM, PY3GVA GIOVANI, PY3UA BARROS. Tivemos o prazer de conhecer o PY2ADN Adinei que colabora com o nosso QTC com a matéria “Resgatando a memória dos fabricantes de rádios brasileiros”.

Dentre muitos contatos tivemos o prazer de estarmos junto com os representantes das Labre São Paulo e Labre Rio de Janeiro.

Na feira também está sendo demonstrados pela Sala Brasileira no Echolink os equipamentos montados por PT2JFK Jota Jota que consiste em uma mala contendo um lap top, um radio VHF, fonte, com conexão wireless, webcam e microfone, para que o radioamador conheça as facilidades de um link móvel.

Estiveram presentes grandes amigos que fazem parte da Sala Brasileira entre eles PY2WLY Willyans, PP6PP Fernando, PT2JFK Jota Jota, PT2OK Brito, PU2PPB Pinheiro, PU2NEL Cruz e PU2LAG Guidi Guidi.

Fonte: PY3VPR Rodema e PY3IO Paulo NOTAS DE EXPEDIENTE

LABRE DO RIO GRANDE DO SUL

Atualize seu cadastro junto a LABRE - RS, pelo e-mail:

py3aa@terra.com.br

ou correspondência para a sede da LABRE.

Muita correspondência que remetemos para você radioamador retorna, pois o endereço é ignorado, temos muitos cartões QSL te esperando na LABRE-RS, nos procure e faça a sua parte, pois estamos fazendo a nossa.

Lembre-se: A OBRIGAÇÃO DE MANTER SEUS DADOS ATUALIZADOS É SUA.

MENSALIDADES

Para remessa de mensalidades à LABRE-RS, utilizar até segunda ordem, o sistema de Vale postal ou pagamentos na secretaria. Maiores informações pelo telefone 51 3368 3972.

• • •

Este QTC é transmitido aos sábados nos 40m em 7.155 kHz às 13h30min, nos 80m em 3.760 kHz às 18h00min.

• • •

Em VHF na repetidora 146.910 pertence à ARMAV – Associação e Radioamadores Muitos Amigos do Vale, às 18h00min para Região Metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha pelo nosso colega PU3XSM – Sílvio Mohr ou pelo PY3NO – Alberto – Igrejinha; •

• •

Na repetidora 145.290 pertencente à ASCRA – Associação Santacruzense de Radioamadores, por PU3PRT – Paulo Treib – Santa Cruz do Sul;

• • •

Retransmitido na freqüência de 147.580 para a região do litoral pelo GRALI – Grupo de Rádio Apoio do Litoral através de nosso colega PY3ZRV – Júlio e também pela repetidora 145.210 pertencente à AQR – Associação Quaraiense de Radioamadores. •

• •

Enviado via PACKET; •

• •

(3)

QTC INFORMATIVO LABRE RIO GRANDE DO SUL - PY3AA Página 3 de 6

Enviem as informações sobre as atividades radioamadorísticas de sua região, para o e-mail

qtclabre@labre-rs.org.br

até quinta-feira, às 20 horas. Use também este e-mail para mandar sua solicitação de recebimento deste QTC e estará recebendo aos sábados, após as 21h00 h. A retransmissão e divulgação deste QTC têm a prévia autorização da LABRE-RS, desde que citada a fonte.

MOMENTO DE REFLEXÃO

“A única hora que você não pode falhar é na última vez que tentar”.(Charles Kettering).

QUESTÕES DE PROVA

Vamos continuar testando nossos conhecimentos? Tente responder as seguintes questões de prova para ingresso e promoção de classe ao radioamadorismo. No final deste QTC estaremos informando as respostas certas, vamos tente responder.

RADIO ELETRICIDADE:

A potência aparente de um circuito de C.A depende: ·(A) Da tensão e da corrente B) Da tensão e do fator de potência

C) da corrente e do fator de potência

D) da tensão, da corrente e do fator de potência E) somente do fator de potência

LEGISLAÇÃO:

O Estado do Rio de Janeiro tem o seguinte prefixo: A) PT2 B) PY1 C) PY2 D) PS7 E) P88 ÉTICA OPERACIONAL

Entende-se por países o termo utilizado para designar: A) Um local no exterior onde está um operador modulando B) Local físico geograficamente delimitado

C) O termo é bastante claro. Não tem sentido duplo D) Um conjunto de ilhas onde se realizam contestes

E) Parâmetro formal de localidades que para efeito de DX seriam consideradas como país RESGATANDO A MEMÓRIA DOS FABRICANTES DE RÁDIOS BRASILEIROS

.

PCM

A PCM foi uma empresa que produzia acessórios para radioamadores, fundada em 1979 em Poços de Caldas-MG, por Omar Pereira, PY4EO, renomado professor de eletrônica do Instituto Educacional São João da Escócia, naquela mesma cidade.

Brilhante professor, Omar projetava seus equipamentos incorporando inovações tecnológicas, muitas vezes a frente de grandes fabricantes estrangeiros. A PCM produziu excelentes acopladores de antena, com os modelos AT-0, AT-1, AT-2, AT-3, AT-4, AT-5 e também o AT-06, um sofisticado acoplador eletrônico (não automático), com sintonia feita em recepção. O headset Five-Way-5 também foi considerado pela revista inglesa RadCom o melhor de sua categoria. No ano de 1989 a PCM passou a produzir o HO-127, um transceptor de SSB e CW para as faixas de 80, 40 e 20 metros com 80 watts, podendo operar também com 15 watts, no modo QRP. Foram produzidos aproximadamente 15 equipamentos desses, além de algumas unidades destinadas ao Exército e a Marinha. Também foram produzidos umas seis unidades do modelo HO127S, uma versão com 200 watts. Embora de aparência simples, transceptores tinham algumas inovações tecnológicas, sendo os primeiros no mundo a terem a seleção de banda feita por chaveamento eletrônico, sem utilização de chaves de onda, algo ainda não utilizado sequer em transceptores japoneses. Curiosamente, alguns de seus exemplares foram comprados pela Yaesu e pela Kenwood. Mas naquele mesmo ano de 1989 a PCM viu-se obrigada e encerrar suas atividades, pois por ser uma microempresa, ficou proibida, devido a um absurdo decreto estadual baixado pelo então governador de Minas Gerais Newton Cardoso (de triste lembrança), de comercializar fora do estado de Minas Gerais. Curiosamente, trabalhavam na linha de montagem os melhores alunos do curso técnico do

(4)

QTC INFORMATIVO LABRE RIO GRANDE DO SUL - PY3AA Página 4 de 6

Instituto São João da Escócia, estando todos eles hoje em posições de destaque em grandes empresas nacionais a alguns até fora do país.

Omar ainda continua lecionando no Instituto Educacional São João da Escócia, em Poços de Caldas, onde todos os outros atuais professores foram seus ex-alunos. O Diretor comercial da PCM era José Mendes Faneco, PY4MF, um dos mais renomados cedabelistas do país.

ADINEI PY2ADN

NOTICIAS DA UNIÃO SANTAMARIENSE DE RADIOAMADORES

CURSO BASICO DE DEFESA CIVIL EM SANTA MARIA

Nosso colega Ronimar, PU3CVB, responsável pelo Departamento de Defesa Civil da USRA, está empenhado na divulgação do CURSO BÁSICO DE DEFESA CIVIL PARA RADIOAMADORES, que é promovido pela CONDEC, REDEC 3 e ULOR, com o patrocínio da USRA, CVB, AQR e SEST/SENAT. O curso acontecerá no sábado, dia 30 de Agosto e o local será na sede do SEST/SENAT em Santa Maria. Todos os interessados poderão encontrar maiores informações e promoverem sua inscrição para o curso, visitando a pagina da USRA, da Associação Quaraiense de Radioamadores AQR (py3po. com.br) e da Cruz Vermelha Brasileira (www.cruzvermelhasm.org.br)

INFORMAÇÕES DA USRA

No último dia 18 de Julho, o Departamento de radioamadorismo da USRA, esteve na Escola Estadual Cel. Pillar, na cidade de Santa Maria, a convite da Professora Dilce, quando tivemos a oportunidade de passarmos algumas informações sobre radioamadorismo, para um grupo de aproximadamente 100 alunos, cumprindo o que prevê o Projeto Radioamadorismo na Escola. Este trabalho está sendo liderado no Brasil por nosso colega PT2ZUY o Angel, que diretamente de Brasília tem nos incentivado. O Objetivo é levar conhecimentos básicos sobre radioamadorismo, para crianças das escolas de ensino fundamental, com o intuito de lhes atrair a atenção, para conhecerem mais e nos ajudarem na divulgação do Radioamadorismo, junto aos seus familiares e amigos.

Queremos agradecer aos colegas Alberto – PY3AY e Pereira – PY3TIO, que nos acompanharam nesta atividade, bem como aos professores que colaboraram e acompanharam nosso trabalho. No próximo dia 9 de Agosto estaremos visitando outra escola, agora no bairro Camobi. Ajude-nos a divulgar o radioamadorismo. Assuma este compromisso! RODADA DA USRA EM 80m

Todos os dias, a partir das 19:30h na freqüência de 3766,0 KHz, portanto 80m, reúnem-se os radioamadores que participam da Rodada da USRA. Esta rodada tem por objetivo, disseminar informações sobre as atividades da USRA, dar oportunidade de manifestação, especialmente aos colegas Classe C e incentivar o contato radiofônico entre os membros da diretoria e associados da USRA. Aproveite, pois os 80m, nos permitem contatos a curta e media distâncias, facilitando assim o contato regional.

Paulo – PY3PA

NOTICIAS DO CRVSINOS

DIA ESTADUAL DA DEFESA CIVIL

Com a participação de 52 estações de diversas cidades do Estado que prestigiaram a atividade realizada no parque Farroupilha, em Porto Alegre, no dia 13 de julho. Informamos que por uma questão de dificuldades quanto a obtenção dos endereços dos colegas participantes para o envio do certificado, já que a Anatel recusou-se a fornecer os mesmos, solicitamos que os colegas enviem o indicativo e o seu endereço para o seguinte e-mail: py3cs@sinos.net para que recebam em sua casa sem custo o certificado de participação. Os colegas que não enviarem o e-mail confirmando o endereço poderão retirar o certificado na LABRE RS.

A entrega dos mesmos inicia-se a partir do dia 26 de julho.

Agradecemos a todos os colegas pela participação no evento. Aos colegas que apareceram para dar um alô e as inúmeras pessoas que vieram se informar a respeito de nossa atividade.

PÁGINA NA WEB

Convidamos os colegas a visitarem a nossa página na Internet

http://crvsinos.Googlepages.com/, pois semanalmente teremos novidades. Na próxima semana teremos o ínicio da página Radioamador do Mês, onde será homenageado o colega

(5)

QTC INFORMATIVO LABRE RIO GRANDE DO SUL - PY3AA Página 5 de 6

que tem se destacado em suas atividades como Radioamador. O Homenageado desta semana será PY3EP Érico Prati que nos deixou há pouco tempo. Agradecemos ao belo trabalho de banner realizado por nosso colega PY3PO Jorge que homenageou o nosso colega Érico em sua bela e útil página.

CENTRAL DE OPERAÇÕES DEFESA CIVIL

O CRVSINOS está integrado ao Conselho Municipal de Defesa Civil de Novo Hamburgo e está instalando as antenas de VHF e HF. Primeiramente operará em 40, 20 e 2 metros. Operada totalmente por radioamadores a Central de operações da defesa civil conta com duas salas, sendo que uma somente para operação e outra que será destinada para a realização de cursos sobre radioamadorismo e defesa civil. Pretendemos estimular em jovens e na comunidade a prática do radioamadorismo, não como saudosismo, mas como atividade voluntária e útil. Em todo o mundo Radioamadores estão se organizando para promover o bem comum, Na Europa existem inúmeros radioclubes estão ativando operações em defesa civil, realizando cursos para estarem preparados para um estado de emergência. Assim também foi nos Estados Unidos na ocasião da queda das torres gêmeas, quando Nova York ficou totalmente sem comunicação. Temos em nossa região radioamadores que podem transmitir o seu conhecimento adiante incutindo nos iniciantes o verdadeiro valor de ser Radioamador. Participe do RENER e cadastre-se, só desta forma poderemos saber com quem podemos contar. Participe de cursos de formação em defesa civil normalmente promovidos pelos municípios. Vamos nos unir por uma causa que vale a pena ser trilhada... pensem nisso!

EVENTOS

III ANIVERSÁRIO DA AJERA

No dia 17 de agosto de 2008, venham confraternizar conosco no 3º Aniversário da Associação Jeronimense de Rádio Amadores.

Site: http://ajera.vilabol.com.br

Local: IATE Campestre Clube – Passo da Cruz – São Jerônimo/RS Contato: Adão PU3AJH – 51 36513897/96360608

Paulo PU3BRH – 51 3658 1515/97487124 Confirmar presença até o dia 14 de agosto de 2008. 3ª FERNACOM

25 A 27 DE julho 2008 Cidade de Indaiatuba - SP

O maior evento do Radioamadorismo Brasileiro.

Serão promovidos fóruns e palestras de interesse dos Radioamadores em um salão na parte superior do ginásio. Serão convidados Radioamadores de renome como palestrantes.

NOTICIAS DA SEMANA

Dois astronautas russos instalaram equipamentos de acoplagem e experimentos externos na Estação Espacial Internacional.

Os astronautas Sergei Volkov e Oleg Kononenco além de instalarem vários experimentos externos também instalaram uma nova antena para manterem contatos com Radioamadores e para futuros experimentos via radio.

Volkov dedicou apenas alguns minutos na instalação da nova antena que foi fixada verticalmente e esta pronta para ser utilizada.

Kononenco dedicou-se a verificar os experimentos que ficam do lado de fora da ISS para que os controladores em Terra conheçam os efeitos da radiação solar sobre certos tipos de materiais.

Em breve, nós Radioamadores, teremos novidades na ISS. Com novas faixas para contatos e experimentos em outras freqüências utilizando faixas de HF.

MAURICIO BERALDO PY4MAB

Medalha “PADRE ROBERTO LANDELL DE MOURA”.

A LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RÁDIO EMISSÃO (LABRE – RJ) tem a honra de informar a criação da Medalha “PADRE ROBERTO LANDELL DE MOURA”.

(6)

QTC INFORMATIVO LABRE RIO GRANDE DO SUL - PY3AA Página 6 de 6

Esta condecoração tem por finalidade homenagear o cidadão civil ou militar, entidades nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e serviços relevantes prestados A LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RÁDIO EMISSÃO (LABRE – RJ) tenham se tornando dignas da DISTINÇÃO.

A Referida Medalha é Cadastrada no Exercito Brasileiro e Registrada no Ministério da Cultura. Cordialmente,

Marivaldo Sales PY1IBM

RESPOSTAS DAS QUESTÕES: RADIO ELETRICIDADE:

A potência aparente de um circuito de C.A depende: Resposta certa: A Da tensão e da corrente

LEGISLAÇÃO:

O Estado do Rio de Janeiro tem o seguinte prefixo: Resposta certa: B PY1

ÉTICA OPERACIONAL

Entende-se por países o termo utilizado para designar:

Resposta certa: E Parâmetro formal de localidades que para efeito de DX seriam

consideradas como país

Se você acertou todas, parabéns, caso contrário continue nos prestigiando, ouvindo sempre esse QTC.

Agradecemos aos colegas presentes e aos que optaram em apenas acompanhar esta apresentação. No próximo sábado, retornaremos com mais informações.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

(III) Na literatura são encontrados mais de 50 índices de vegetação, entretanto, os dois mais comumente usados são: Razão Simples (RVI) e o Índice de Vegetação

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Descrição de Produto Código de Barras Caixa de Embarque Paletização NCM Acondicionamento.. EAN Caixa c/