• Nenhum resultado encontrado

ESCOVA ROTATIVA MARTIN Escova rotativa acionada por motoredutor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOVA ROTATIVA MARTIN Escova rotativa acionada por motoredutor"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Manual do Operador

ESCOVA ROTATIVA MARTIN®

(2)

Importante

A Martin Engineering se exime de qualquer responsabilidade por lesões ou danos resultantes do uso ou aplicação deste produto contrário às instruções aqui contidas. A responsabilidade da Martin Engineering deverá limitar-se ao reparo ou à substituição do produto que apresentar defeitos de fabricação.

Observe todas as normas de segurança aqui apresentadas juntamente com as normas e regulamentos locais e do proprietário.

Os seguintes símbolos poderão ser encontrados neste manual:

Perigo: Perigos imediatos que resultarão em danos pessoais severos ou morte.

Advertência: Perigos ou práticas inseguras que poderão resultar em danos pessoais.

Cuidado: Perigos e práticas inseguras que poderão resultar em danos no produto ou propriedade.

Importante: Instruções que devem ser seguidas para assegurar a instalação/operação adequada do equipamento.

Nota: Declarações gerais para auxiliar o leitor.

PERIGO

ADVERTÊNCIA

CUIDADO

IMPORTANTE

NOTA

Manual do Operador

(3)

01 01 01 01 01 01 01 02 03 03 04 05 06 07 08 09 10 10 11 03 04 05 06 06 07 12 11 12 13 13 14 Introdução... Geral... Instalações sem chute de descarga...

Material necessário... ... Antes da Instalação da Escova Rotativa...

Segurança...

Instalação... Posicionamento das Escovas Rotativas... Furação do chute... Instalando uma Escova Rotativa Padrão...

Após a Instalação da Escova Rotativa... Manutenção Semanal... Localização de Problemas/Lista de Verificação da Instalação...

Localização de problemas... Part Number...

Figura 1. Dimensões da Escova Rotativa Padrão... Figura 3. Instalando uma Escova Rotativa Padrão Martin®... Figura 4. Ajuste de Tensão da Escova Rotativa Padrão... Figura 5. Alteração da Escova Rotativa Padrão na Linha da Correia... Figura 6. Diagrama de Fiação do Motor da Escova Rotativa Padrão... Figura 7. Escova Rotativa Padrão Martin®...

Tabela II. Lista de Materiais da Escova Rotativa Padrão... Tabela III. Materiais e Números das Peças da Escova Rotativa Padrão... ESCOVA ROTATIVA

Índice

Lista de Figuras

Lista de Tabelas

Índice

Figura 2. Furação do Chute... Porta de inspeção da Escova Rotativa... Referências...

Tensionamento da Escova Rotativa Padrão... Instalação do Motor da Escova Rotativa...

Tabela I.Materiais da Escova Rotativa Padrão...

Tabela IV. Materiais e Números das Peças da Escova Rotativa Padrão...

Anexo I

(4)

Manual do Operador

Este procedimento foi elaborado para o equipamento que está

sendo instalado no chute de descarga. Se a polia não estiver instalada no chute, o equipamento deverá ser instalado utilizando-se os melhores recursos e métodos de campo disponíveis para garantir que sejam obedecidas as dimensões críticas, para obtenção de uma instalação correta.

Introdução

Introdução

Geral

Instalações

sem chute de

descarga

Referências

Os documentos a seguir foram citados neste manual:

Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho Brasileiro (NR-18) Condições e Meio Ambiente de trabalho na Indústria e (NR-12) Segurança no Trabalho em máquinas e equipamentos.

Para instalar e reparar este equipamento são necessárias apenas ferramentas manuais comuns.

Todas as regras de segurança definidas nos documentos do proprietário/empregador devem ser estritamente obedecidas ao trabalhar-se com o raspador de correia.

Segurança

Material

necessário

A Escova de Rotativa foi desenvolvida

com pó removendo os resíduos aderidos à correia. Cada unidade é composta por uma escova circular de 10 pol. (254 mm), fixada em um eixo de aço que gira no sentido oposto ao do transportador de correia.

As Escovas Rotativas são movidas por motores à prova de explosão que operam a 350-400 rpm. Para correias de até 42 pol. (1.000 milímetros) de largura: o padrão é um motor de 0,75 cv; para correias de 42 a 72 pol., o padrão é um motor de 1,5 cv de potência e as temperaturas de

funcionamento variam de -29°C a 200°C.

para operar em ambientes secos e

Escova Rotativa

Porta de Inspeção

Ao Instalar a Escova de Limpeza em uma polia com chute fechado, deve-se instalar também uma Janela de Inspeção Martin®. As Janelas de Inspeção Martin® podem ser adquiridas diretamente da Martin Engineering ou através de um de nossos representantes.

(5)

Manual do Operador

Leia toda a seção antes de iniciar o trabalho.

1. Inspecione a embalagem de remessa para que não haja danos. Na ocorrência de algum dano informe o serviço de entrega. Preencha o relatório de danos e envie-o para a Martin Engineering.

3. Caso esteja faltando algum item ou algo estiver danificado, entre em contato com a Martin Engineering ou com o distribuidor. Preencha o cartão de garantia e envie-o para a Martin Engineering.

4. Desligue e bloqueie/etiquete a fonte de energia de acordo com a norma NR-18.

A parede do chute em que o tensionador fica localizado é denominada "lado do operador." O outro lado da parede de

escoamento é denominado "lado extremo .

6. Determine o lado da parede do chute de mais fácil acesso para colocar o tensionador.

"

Antes da Instalação da Escova Rotativa

Antes da Instalação

IMPORTANTE

ADVERTÊNCIA

ADVERTÊNCIA

NOTA

Antes de desligar o equipamento, realize o procedimento de bloqueio/etiquetagem da fonte de energia que alimenta o transportador e seus acessórios.

Se o equipamento for instalado em espaço confinado, os níveis de gás ou pó devem ser testados antes do uso de um maçarico de corte ou equipamento de soldagem. O uso de maçaricos de corte ou equipamento de soldagem em áreas expostas a gás ou pó devem adotar

as medidas de segurança conforme NR-18 pois podem causar explosões.

5. Ao usar um maçarico de corte ou equipamento de soldagem, verifique a atmosfera em espaço confinado para detectar os níveis de gás ou pó. É necessário atender as medidas de segurança descritas na NR-18.

.2. Retire a Escova Rotativa Martin® da embalagem de remessa. O equipamento contido nas caixas deverá incluir o seguinte item: Conjunto de Escova Rotativa Padrão com estrutura e cerdas.

IMPORTANTE

A Escova Rotativa Martin® não deve ser usada em correias reversíveis a menos que seu motor seja instalado diretamente no motor do transportador, podendo assim alterar seu sentido de acordo com o sentido do transportador.

(6)

ESCOVA ROTATIVA

Leia toda a seção antes de iniciar o trabalho.

Para instalar a Escova Rotativa, siga os procedimentos desta seção que correspondam às seguintes etapas:

Instalação

Instalação

Posicionamento

das Escovas

Rotativas

IMPORTANTE

Figura 1. Dimensões da Escova Rotativa Padrão

1. Posicione os suportes da Escova Rotativa Martin® nas paredes do chute. 2. Faça furos nas paredes do chute.

3. Instale a Escova Rotativa Martin®.

4. Realize a Instalação do Motor da Escova Rotativa Martin®.

Deve-se manter uma distância mínima de 6 pol. (152 mm) além da lateral do chute na lateral do operador e 16 pol. (407 mm) além da lateral de chute na face externa para a instalação da Escova de Limpeza Martin®.

1. Certifique-se de que há espaço suficiente para a instalação da Escova da Escova Rotativa Martin®. Posicione a Escova no ciclo de retorno do transportador de correia próximo à polia dianteira ou ao suporte da correia. 2. Posicione os suportes da Escova Rotativa nas paredes do chute de acordo com a Figura 1.

(7)

Manual do Operador

Instalação

Figura 2. Furação na lateral do chute

Furação

na Lateral

do Chute

A Martin Engineering recomenda o uso de uma Janela de Inspeção Martin® na lateral do chute do lado do operador. Caso contrário, os furos deverão ser grandes o suficiente para acomodar a Escova Rotativa Martin®. Se não for utilizar uma Porta de Inspeção Martin®, vede os furos de acesso para evitar o vazamento de resíduos.

1. Consulte a Figura 2.

Utilizando os suportes como gabarito, faça a marcação dos furos dos parafusos e recortes nas laterais do chute.

2. Caso deseje aparafusar os suportes nas laterais do chute, fure ou corte as janelas de acesso e o orifício do parafuso. Se for soldar os suportes nas laterais do chute, fure ou corte apenas as janelas de acesso. Desbaste suavemente a superfície da lateral do chute para um ajuste correto do suporte.

Ao instalar uma Janela de Inspeção Martin®

Deve-se utilizar um suporte de fixação para a Escova de Limpeza.

3. Ao utilizar uma Janela de Inspeção Martin®, realize a instalação de acordo com o Manual do Operador da Janela de Inspeção Martin®.

(8)

Manual do Operador

Instalação

Figura 3. Instalação da Escova Rotativa Padrão

Instalação

da Escova Rotativa

Padrão

1. Alinhe a estrutura da Escova Rotativa Martin® sobre os furos dos parafusos na lateral do chute na face externa. Utilize parafuso para fixar o equipamento na lateral do chute.

2. Instale o motor (A, Figura 3) no suporte do motor na lateral do chute na face externa.

3. Deslize o eixo da escova (B) através do suporte até a lateral do chute na lateral do operador e o mancal (D) na lateral do chute na face externa. 4. Instale o acoplamento (E) no eixo do motor e eixo da escova. 5. Centralize a cerda (C) sob a correia do transportador e fixe-a. 6. Deslize o suporte da lateral do operador sobre o eixo da escova e instale na lateral do chute ou utilize suporte de fixação ao instalar uma Janela de Inspeção Martin®.

7. Se necessário, corte o excesso de eixo do lado do operador. Remova rebarbas e arestas afiadas.

A=MOTOREDUTOR B=EIXO C=CERDA D=MANCAL/ROLAMENTO E=ACOPLAMENTO F=ESTRUTURA

(9)

ESCOVA ROTATIVA

Instalação

Ajuste da

tensão

Ajuste a tensão das cerdas de modo que 6 mm das cerdas fiquem tensionadas contra a correia do transportador. Uma tensão excessiva faz com que as cerdas sejam puxadas do eixo da escova.

1. Ajuste a tensão da Escova Rotativa Martin® conforme mostrado a seguir.

a. Gire o fuso da haste do esticador até as cerdas encostarem na correia (Figura 4).

b. Repita o procedimento para o outro lado até que a escova toque uniformemente toda a largura da correia.

Figura 4. Ajuste de Tensão da Escova Rotativa Padrão

c. Para iniciar o tensionamento, gire o fuso em uma volta (6 mm de tensão).

d. Repita o procedimento do outro lado.

e. Certifique-se de que a Escova Rotativa Martin® não esteja alterando a linha da correia (Figura 5). Em caso afirmativo, instale o suporte da correia diretamente acima da escova.

Rolo Tensor

(10)

ESCOVA ROTATIVA

Instalação

Instalação elétrica

do motor da

Todo o trabalho elétrico deve ser feito por um eletricista qualificado e de acordo com o NR-10.

IMPORTANTE

Realize a instalação do motor de modo que a escova gire no sentido oposto ao da correia do transportador. No caso de correias reversíveis, realize a instalação elétrica do motor da Escova Rotativa Martin® diretamente no motor do transportador para que ele altere o seu sentido de acordo com o sentido do transportador.

1. Realize a Instalação do Motor da Escova Rotativa Martin® de acordo com a Figura 6.

OBSERVAÇÃO

A Martin Engineering recomenda o uso de uma chave seletora de 3 vias que pode ser utilizada para o controle manual ou automático da Escova Rotativa Martin®.

2. Conecte a Escova Rotativa a um interruptor que permita as seguintes posições:

• AUTO para utilizar a escova e o transportador em conjunto.

• ON para utilizar apenas a Escova Rotativa Martin®.

• OFF para utilizar apenas a o transportador de correia.

Figura 6. Diagrama de Fiação do Motor da Escova Rotativa Padrão

Escova Rotativa

Motor do transportador Motor da escova

Transportador

Liga Desliga

(11)

Após a Instalação da Escova Rotativa

Após a Instalação

Leia toda a seção antes de iniciar o trabalho.

A não remoção das ferramentas da área de instalação e da correia transportadora antes de ligar a fonte de energia poderá causar ferimentos graves ao pessoal e danos a correia.

3. Remova todas as ferramentas e coberturas de retardamento de incêndio da área de instalação e da correia transportadora.

Não toque ou chegue perto da correia transportadora ou dos

acessórios do transportador quando a correia transportadora estiver em funcionamento. Parte do corpo ou da roupa podem ficar presos e puxar o corpo para dentro da correia transportadora, causando ferimentos graves ou morte.

4. Ligue a correia transportadora por 1 hora.

IMPORTANTE

PERIGO

ADVERTÊNCIA

ESCOVA ROTATIVA

1. Meça da borda da correia do transportador até a borda externa da escova em ambos os lados para certificar-se de que a escova está centralizada na correia.

2. Limpe bem as laterais externas do chute acima dos suportes das Escovas Rotativas Martin®.

Antes de ajustar a escova rotativa, desligue e bloqueie e sinalize a fonte de energia da correia transportadora e dos acessórios do

transportador.

5. Após 1 hora de operação, desligue e bloqueie e sinalize a fonte de energia da correia transportadora de acordo com a norma NR-18. 6. Certifique-se de que todos os tensionadores estejam apertados. Aperte novamente se for necessário.

7. Inspecione a Escova Rotativa quanto ao seguinte:

• Desgaste. (Poderá ser encontrada uma pequena quantidade de desgaste de interposição. Isto terminará quando a escova adquirir o contorno da correia transportadora.)

• Acúmulo de material. (Não deve ser encontrado nenhum material entre a escova rotativa e o lado de retorno da correia transportadora.)

8. Se houver desgaste, acúmulo de material ou outros problemas consulte, "Localização de Problemas/ Lista de Verificação da Instalação".

(12)

Manutenção Semanal

Manutenção

Leia toda a seção antes de iniciar o trabalho.

Antes de fazer a manutenção da escova rotativa, desligue bloqueie e sinalize a fonte de energia da correia transportadora e dos acessórios do transportador.

1. Desligue bloqueie e sinalize a fonte de energia da correia transportadora

2. Certifique-se de que todos os tensionadores estejam apertados. Aperte novamente se for necessário.

3. Verifique a escova quanto ao desgaste excessivo.

Se estiverem desgastadas até a linha de desgaste, substitua-as da seguinte forma:

a. Afaste da correia o conjunto soldado da haste do esticador na

ADVERTÊNCIA

IMPORTANTE

ESCOVA ROTATIVA

de acordo com a norma NR-18.

b. Remova o mancal na lateral do operador.

parte inferior da escova.

c. Solte o acoplamento. Deslize o eixo e a escova para fora do mancal na lateral externa e remova do chute.

d. Deslize a cerda usada para fora do eixo e instale uma nova escova.

e. Instale o eixo novamente no mancal da lateral externa e certifique-se de que o eixo encontra-se devidamente engatado no acoplamento. f. Certifique-se de que a escova está centralizada sob a correia.

g. Ajuste a tensão da escova contra a correia.

A não remoção das ferramentas da área de instalação e da correia transportadora antes de ligar a fonte de energia poderá causar

ferimentos graves ao pessoal e danos á correia. 4. Remova todas as ferramentas da área de manutenção.

Não toque ou chegue perto da correia transportadora ou dos

ADVERTÊNCIA

(13)

Localização de Problemas/Lista de Verificação da Instalação

Localização de Problemas

Localização de

Problemas

Manual do Operador

Sintoma Medida Corretiva

Alto desgaste das escovas.

O diâmetro das cerdas é muito pequeno ou o ajuste das cerdas é maior que 6 mm. Reduza o ajuste das cerdas para 6 mm.

Acúmulo de material. Aumente a pressão da escova ou certifique-se de

que não há umidade.

Desgaste desigual das escovas.

• Os conjuntos soldados da haste do esticador na escova de limpeza padrão estão ajustados em diferentes níveis. Ajuste-os com o mesmo número de voltas.

• A escova não está nivelada sob a correia. Ajuste a Escova Rotativa.

OBSERVAÇÃO

Equipamentos de transportadores, tais como escovas rotativas, estão sujeitos às características de uma vasta gama de materiais a granel e, muitas vezes, precisam operar em condições extremas de

funcionamento e ambientais. Não é possível prever todas as

circunstâncias que podem exigir mediação para solucionar eventuais problemas. Entre em contato com a Martin Engineering ou com um de nossos representantes se você estiver enfrentando problemas não listados na seção "Solução de problemas" mostrada acima. O equipamento não deve voltar a funcionar até que o problema tenha sido identificado e corrigido.

(14)

Part Number

Part Number

ESCOVA ROTATIVA

Esta seção fornece os nomes dos produtos e os respectivos números das peça das Escovas Rotativas Martin® e equipamentos relacionados. Consulte os números das peças para realizar o seu pedido:

Escova de Limpeza - Escova Rotativa Padrão Martin®, equipada com Escova de Ø254mm.

Material das Escovas:

Diversos:

Motores para a Escova Rotativa Padrão Martin®:

Motor de 0,75 cv de 18 a 42 pol. (400 a 1000 mm): P/N 31925-01.

Motor de 1,5 cv de 48 a 72 pol. (1200 a 1800 mm): P/N 31925-02.

IMPORTANTE

Ao instalar uma Janela de Inspeção Martin®, um suporte de fixação deve ser utilizado para a Escova Rotativa Martin®. Suporte de Fixação da Escova Rotativa Martin®.

(15)

Part Number

Manual do Operador

Figura 7. Diagrama de Fiação do Motor da Escova Rotativa Padrão

Tabela II. Lista de Materiais da Escova Rotativa Padrão

Ver tabela IV

Ver tabela III

Ver tabela III

VER DESENHO PRSU.307AZ.516.002 PCSU.563AZ.516 ARLN.F844Z.516 ARPN.1055Z.516 PRSU.307AZ.012.002 PCSU.563AZ.012 ARLN.F844Z.012 ARPN.1055Z.012

(16)

Part Number

Manual do Operador

Tabela III. Materiais e Números das Peças da Escova Rotativa Padrão

Tabela IV. Materiais e Números das Peças da Escova Rotativa Padrão

Nota: XX indicam o material das cerdas

(17)

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

®

MARTIN ESCOVA ROTATIVA

Escova Rotativa acionada por motoredutor

®

A Escova Rotativa MARTIN foi projetada para exercer a mesma função dos raspadores secundários, quando o cliente exige um nível maior de limpeza da correia. É composta por uma escova com rotação motorizada para efetuar a limpeza na correia, especialmente quando estas possuem ranhuras, ressaltos e/ou nervuras. Recomenda-se sua instalação após o tambor, suficientemente distante para que suas cerdas não fiquem presas no rolete de retorno do mesmo. As escovas rotativas podem encontrar problemas com materiais úmidos e aderentes, que se acumulam em suas cerdas, por este motivo a Martin recomenda aplicar a escova rotativa apenas em materiais secos e finos

O acionamento é feito por um Motoredutor com sentido de rotação contrário à direção da correia. Ao entrar em atrito, a Escova Rotativa MARTIN® reduz o material residual do ciclo de retorno do transportador.

Suas cerdas podem ser em nylon, pita mexicana ou aço carbono, conforme a necessidade da aplicação. Uma avaliação mais profunda se faz necessária.

Limpeza eficaz

A Escova Rotativa MARTIN® remove resíduos finos na correia.

Alta performance na limpeza

Efetua a limpeza das correias quando estas possuem ranhuras, ressaltos e/ou nervuras.

Material durável

Possui elementos antioxidantes e anticorrosivos em sua composição, atuando em condições severas

Melhor custo-benefício

Seu motor elétrico proporciona limpeza eficaz sem consumo excessivo de energia.

CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS

Para melhor atender a necessidade do cliente, é necessário avaliação do departamento de engenharia para o desenvolvimento de um projeto de Escovas Rotativas. MOTOR Potência 0,75 cv 1,5 cv De 18" a 42" De 48" a 72" ESCOVA

(18)

PART NUMBER MATERIAL FIO MAX (°C)TEMP.

Escova Rotativa com acionamento motoredutor

AJUSTE NA

MONT

AGEM

Nota: XX indicam o material das cerdas

Nota: XX indicam a largura da correia

(19)

Martin Engineering Brasil

Rua Estácio de Sá, 2.104

Jardim Santa Genebra, Campinas/SP Tel. +55 (19) 3709 7200

Fax +55 (19) 3709 7201

Referências

Documentos relacionados

Assim, visto algumas características relacionadas aos métodos de ecodesign, tanto no que se refere às possibilidades de melhoria ambiental dos produtos, quanto a

lavar os cabelos com o Shampoo Ativador de cachos Chantilly, retire o excesso de água dos fios.. Distribua quantidade suficiente do Condicionador Ativador de cachos

Continuação Quadro 1 Fernandes (2008) Investigar a relação entre compensação de executivos, governança corporativa e desempenho Dados em painel com 58 empresas listadas

As regressões realizadas neste trabalho indicam ainda que a remuneração dos administradores guarda estreita relação com o grau de dispersão acionária; quanto mais

Cristina Maria Kokron Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia - Hospital das clínicas - USP - São Paulo Fone: (11) 3069-6225 3069- 6098 E-mail: cmkokron@pobox.com. Inês

Snuggler Mountain fica a éste da cidade d'Aspen, entre os valles de Roaring Fork e do Hunter Creck- Esta montanha for- ma a parte septentrional do rico districto mineral que está

fabrico especial e entre estes vários de fama mundial, como os -vinhos generosos e licorosos de Tokay, de Marsala, de Xeres, de Banyuls, da Madeira, do Porto, e tantos outros.

Finalmente, utilize a chave de parafusos (B) para inserir o parafuso (11) por debaixo da cobertura da câmara na placa de montagem (10). O parafuso (11) é um parafuso especial