• Nenhum resultado encontrado

CONCORRÊNCIA Nº CC002CPL2020 RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCORRÊNCIA Nº CC002CPL2020 RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

CONCORRÊNCIA Nº CC002CPL2020

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

PERGUNTA 01: Na página 56(Anexo II) é mencionado que fazem parte do referido anexo as Planilhas de "Resumo Orçamentário" e "Composição dos preços unitários (serviços e equipamentos)", mas ao baixar os documentos anexos no site do SENAC nota-se a ausência das mesmas, constando apenas as "Planilha Orçamentária dos serviços e equipamentos", "Cronograma" e "BDI".

Diante disto solicitamos:

- Planilha de Resumo Orçamentário

- Planilha de Composição dos preços unitários (serviços e equipamentos) - Arquivo .DWG(AutoCAD) dos projetos

RESPOSTA: Esclarecemos que a Planilha de Resumo orçamentário já foi divulgada quando da divulgação do Edital e, juntamente com essas respostas, divulgaremos no site www.pe.senac.br A planilha de Composição de Custos unitários. Esclarecemos que para os itens de cotação a empresa deverá consultar o Mapa de Cotação. Os projetos em DWG serão disponibilizados posteriormente, aos licitantes vencedores das concorrências, por entendermos que em PDF são suficientes para elaboração das propostas, conforme aconteceram nos processos de cotação de preços no mercado, tendo como base as Planilhas de Custo e de Composições de Preços.

PERGUNTA 02: Será permitida a participação de consórcio nas licitações CR 02/2021 e CR 03/2021?

RESPOSTA: Esclarecemos que sim, conforme disposições editalícias, subitens 6.8.1, 6.8.2 e 6.8.3, é permitida a participação de consórcios.

PERGUNTA 03: No ANEXO I – PROJETO BÁSICO item 5 EQUIPAMENTOS tem-se as especificações de cada equipamento como Módulos Fotovoltaicos e Inversores.

Pode ser ofertado módulo e inversor diferente do especificado atendendo a potência contratada de 150 kWp? Por exemplo: 366 módulos de 410 Wp.

RESPOSTA: Esclarecemos que não. As placas fotovoltaicas, módulos e inversores deverão ser ofertadas conforme exigência do Termo de Referência, Anexo I do Edital.

PERGUNTA 04: Em relação a estrutura metálica para instalação das placas temos o seguinte texto:

(2)

2

Os 24 pilares metálicos ASTM A 572, HP 200 x 53 x 4775 mm são de escopo da contratante ou da contratada? Pelo texto do item 9.4.1.1 entende-se que o serviço da contratada é de realizar apenas o serviço de fixação dos 24 pilares metálicos não de fornecer, sendo escopo de fornecimento a estrutura metálica sobre os 24 pilares conforme indica o item 9.4.1.2.

O entendimento está correto?

RESPOSTA: A responsabilidade é DA CONTRATADA, conforme está descrito nos itens 9.4.1.1 e 9.4.1.2 e que consta das Planilhas de Custo e das Composições de Preços.

PERGUNTA 05: Venho por meio deste e-mail realizar o pedido de esclarecimento referente ao item 6.1.3 (constando também em 14.1 e 14.2) deste edital, qual valor mínimo devemos considerar para aceitação de nossa documentação técnica-operacional e técnico-profissional?

RESPOSTA: Esclarecemos que não há exigência de comprovação de mínimo no Edital, deve ser feita a comprovação de que a empresa já executou objeto semelhante ao que está sendo licitado e o responsável técnico já desenvolveu atividade pertinente e compatível em características com os serviços relacionados no Edital.

PERGUNTA 06: Referente ao item 19.4, a exigência da cópia digital em mídia física, se faz realmente necessária? Não poderá ser substituído por envio através do e-mail, ou link de acesso a documentos em nuvem?

RESPOSTA: Esclarecemos que todos os documentos referentes a Proposta Comercial deverão ser entregues em meio físico, com vistas a manutenção dos sigilos da proposta.

PERGUNTA 07: Solicito nota de esclarecimento dos itens 1.2 - DNIT 53792 Mobilização de obra, 6.3 DNIT 53792 desmobilização de obra, do orçamento onde os itens tem o mesmo código com descrições diferentes, e preços iguais, não encontramos esse código

(3)

3

na base de dados do DNIT, referente as licitações 002.CPL 2021-Petrolina - PE / 003 CPL 2021 - Caruaru -PE

RESPOSTA: Esclarecemos que houve um equívoco quanto ao código, que não é do DNIT, é do SINAPI. Sobre o tema será confeccionada Errata.

PERGUNTA 08: A legislação nacional, em especial o Decreto n. 7.660/2011 e o Convênio ICMS 101/97, concede benefícios fiscais para equipamentos utilizados em geração de energia solar e eólica. Nessa linha, a possibilidade de faturamento do “Conjunto Fotovoltaico CJFV” com a utilização dos NCM n. 8501.32.20 e 8501.33.20 (conforme a potência) pode gerar melhor aproveitamento fiscal. Nesse caso, na nota fiscal de venda do Gerador Solar Fotovoltaico, incidirão PIS e COFINS nas suas alíquotas respectivas, ICMS isento e IPI com alíquota zero, não incidindo, ainda, o ISSQN, pois todos os serviços estão contemplados na industrialização do Gerador Solar Fotovoltaico (com a utilização dos NCM 8501.32.20 e 8501.33.20). Dado o exposto, entendemos que o não aproveitamento fiscal, conforme a legislação supracitada, com IPI zero e isenção de ICMS traz impacto significativo no custo da aquisição para a contratante.

Com isto, questionamos:

a) O órgão aceitará o faturamento mediante emissão de Nota Fiscal de venda de Gerador Fotovoltaico (com a utilização dos NCM 8501.32.20 e 8501.33.20), sem a emissão de Nota Fiscal de serviço, a fim de obter melhor aproveitamento fiscal e, consequentemente, adquirir o objeto do certame por um custo menor? b) Havendo a possibilidade de faturamento de todo o conjunto com uma única Nota Fiscal de venda de equipamento (Gerador Fotovoltaico), entendemos que deverá ser apresentada apenas uma composição de BDI, referente a material, pelo motivo explicado

acima. Solicitamos confirmar o nosso entendimento.

RESPOSTA: Esclarecemos que a contratação é de prestação de serviço de engenharia. Nesse sentido, não será aceita nota fiscal de venda de gerador fotovoltaico sem a emissão de Nota Fiscal de serviço

PERGUNTA 09: O termo de referência, anexo ao edital que trata do já referido certame, exige que a licitante apresente certificação INMETRO do inversor a ser ofertado. Entretanto, cabe lembrar a essa comissão que só existe certificação INMETRO para inversores com potência igual ou inferior a 10kW. Sabendo disso, devemos nos limitar a essa potência unitária de inversor ou podemos ofertar algum inversor sem essa certificação? Caso não possamos ofertar inversores com mais de 10 kW recomendamos

que essa exigência seja afastada.

RESPOSTA:

Esclarecemos que serão aceitas certificações de laboratórios credenciados pelo INMETRO. Sobre o tema será confeccionada Errata.

(4)

4

que comprovem a qualificação econômica. Ao ler o edital, entretanto, não se observou nenhum tipo de documento que qualifique economicamente os licitantes. Sendo assim, perguntamos: não se fará nenhuma exigência de qualificação econômico-financeira? RESPOSTA: Esclarecemos que sobre o tema será confeccionada Errata

PERGUNTA 11: O edital faz a exigência que os inversores sejam de 50 kW. Os inversores devem ter necessariamente 50 kW, ou podem ser inversores que atinjam o

quantitativo de potência de 50 kW?

RESPOSTA:

A escolha da potência dos inversores, foi feita com base nos estudos de consumo anuais. Nesse sentido, deve ser mantido o que estabelece no TR, quanto a quantidade e potência.

PERGUNTA 12: A forma de pagamento será integral só após a finalização da obra, ou, se poderá receber por medições?

RESPOSTA: Conforme item 7.1 do Edital “Referente ao fornecimento, instalação dos equipamentos, o pagamento será efetuado de acordo com as medições, no prazo de até 15 (quinze) dias úteis após a entrega, instalação dos equipamentos, mediante a apresentação da nota fiscal e o atesto do gestor/fiscal do contrato. Fica vedada a antecipação ou fracionamento do pagamento”. Além disso, de acordo com o item 7.3 do Edital “O faturamento das parcelas correspondentes às manutenções ocorrerá sempre no mês subsequente ao da prestação dos serviços”.

PERGUNTA 13: A potência das placas e inversor podem ser alteradas, ou se é obrigatório seguir as indicadas no edital?

RESPOSTA: Esclarecemos que é obrigatório seguir as potências das placas e inversor indicadas no Termo de Referência, Anexo I do Edital.

PERGUNTA 14: Onde será realizada a instalação - telhado ou solo?

RESPOSTA: Os Projetos de Petrolina e Caruaru serão montados sobre estruturas metálicas, conforme projetos disponibilizados aos participantes, e constante das Planilhas de Custo e de Composições de Preços, e ficarão em estacionamento. PERGUNTA 15: Na localidade de Petrolina já existe subestação/transformador para atender a potência das usinas?

RESPOSTA: A Unidade Educacional do SENAC/PETROLINA, possui uma subestação de 150 kVA (Tipo Área) e a da Unidade de Caruaru de 1.250 kVA (Tipo

(5)

5

Abrigada). As gerações foram dimensionadas com base nessas potências e consumos anuais.

PERGUNTA 16: O SENAC tem isenção de PIS / COFINS?

RESPOSTA: Sim, conforme Decreto 8.621/46, art. 7º, Parágrafo Único, em

consonância com o disposto no Art. 20, Inc III, alínea “c” da Constituição Federal. PERGUNTA 17: O SENAC é contribuinte de ICMS??

RESPOSTA: Esclarecemos que o Senac possui inscrição estadual , no entanto, goza de isenção de ICMS, Inc. CCXXX, art. 9, Decreto 14876/91, alterado pelo Decreto 44.650/2017, anexo 7, art. 91. O Senac tem isenção de todos os impostos Federais conforme o Art. 150 da constituição Federal.

PERGUNTA 18: Para cada uma das unidades de instalação, solicito esclarecer se será em solo, telhado, carport, passarela, (caso telhado, se é calhetão, metálico, cerâmico, fibrocimento)? Caso a instalação seja em telhado, o SENAC possui laudo estrutural? RESPOSTA:

Os Projetos serão implantados sobre estrutura metálica,

conforme projeto disponibilizado, e os serviços constam das Planilhas de

Custo e de Composições de Preços. As montagens serão locadas nos

estacionamentos das referidas unidades.

PERGUNTA 19: Caso a instalação seja em telhado, o SENAC será o responsável pela avaliação da sobrecarga à estrutura da edificação devido às instalações da usina, de modo a não causar danos à edificação existente, seja estrutural ou de outra natureza? RESPOSTA: Esclarecemos que não será instalada em telhado.

PERGUNTA 20: Se necessário o reforço estrutural, será responsabilidade da contratante ou contratada?

RESPOSTA: Esclarecemos que o

s Projetos serão implantados sobre estrutura

metálica, conforme projeto disponibilizado, e os serviços constam das

Planilhas de Custo e de Composições de Preços. E as montagens serão

locadas nos estacionamentos das referidas unidades. Não será necessário

reforço estrutural.

PERGUNTA 21: Qual a área em m2 disponível em cada uma das unidades para instalação do sistema fotovoltaico?

(6)

6

PERGUNTA 22: Qual a modalidade da usina, será Geração Distribuída ou Autoprodução?

RESPOSTA: Esclarecemos que se trata de Geração Distribuida.

PERGUNTA 23: No projeto da implantação da usina, terá a operação e manutenção - O&M? Em caso positivo, quanto tempo de O&M? O Valor estimado previsto orçamentário, está contemplando a operação e manutenção - O&M e qual o valor mensal?

RESPOSTA: Esclarecemos que nas Planilhas Orçamentárias constam os períodos e os valores, não há a utilização do O&M.

PERGUNTA 24: As unidades onde serão instaladas as usinas, possuem conta de energia? Caso positivo, poderá ser disponibilizado?

RESPOSTA: As unidades estão ligadas ao Sistema de Distribuição da Concessionária de Energia Elétrica do Estado de Pernambuco – CELPE. As faturas não serão disponibilizadas, porém esclarecemos que os consumos médios são de: Petrolina 10.013 kWh/m – Fora de ponta e 2.174kWh/m na Ponta.

PERGUNTA 25: Item 5.1.2.2, do edital - De acordo com o item citado, será obrigatório o envio do pendrive ou CD com a proposta de Preços? Neste sentido, não poderá ocorrer mediante o envio de link (Drive Gmail), e no dia da sessão os licitantes compartilham com o presidente da sessão?

RESPOSTA: Esclarecemos que todos os documentos referentes a Proposta Comercial deverão ser entregues em meio físico, com vistas a manutenção dos sigilo da proposta.

PERGUNTA 26: Item 5.1.2, do edital - Não localizei a Planilha Orçamentária - Anexo II. Informar a proposta que deve ser preenchida e enviada?

RESPOSTA: Esclarecemos que a planilha orçamentária foi divulgada em arquivo zip juntamente com os projetos no site do Senac, www.pe.senac.br.

PERGUNTA 27: Forma de Faturamento

A Legislação vigente em âmbito nacional, em especial o Decreto 8.950/2016 (e revisões posteriores) e Convênio ICMS 101/97, concedem benefícios fiscais, em sendo com IPI alíquota “zero” e isenção de ICMS, para equipamentos utilizados em geração de energia solar, denominado “Conjunto Fotovoltaico CJFV” ou “Gerador Solar Fotovoltaico – GSF”, sendo faturado com os NCMs, conforme potências abaixo:

(7)

7

(ii) - Gerador fotovoltaico de potência superior a 750W mas não superior a 75kW – NCM 8501.32.20;

(iii) - Gerador fotovoltaico de potência superior a 75kW mas não superior a 375kW - NCM 8501.33.20;

(iv) - Gerador fotovoltaico de potência superior a 375Kw - NCM 8501.34.20.

OBS.: O NCM constante na Nota Fiscal é aferido conforme potência final da usina solar. • Cumpre observar que na Nota Fiscal de Venda do Gerador Solar Fotovoltaico

incidirá os impostos descritos abaixo:

PIS – 1,65% / COFINS – 7,60% / ICMS – 0% / IPI – 0% e, sobre o lucro incidirá: CSLL – 9% / IR – 10% + 15%

• Na nota fiscal não virá discriminado cada item de material (módulos, inversor, estrutura, cabos etc.), pois, há junção destes itens (industrialização) e, o faturamento de todos os itens se dará como: Sistema Gerador Fotovoltaico on-grid de XX (kWp ou MB).

• No Campo de Informações adicionais no corpo da Nota Fiscal de Material seguirá a informação quanto aos Convênios que ensejam os incentivos fiscais: IPI alíquota “zero” e isenção de ICMS, conforme abaixo:

Cumpre observar, que o não aproveitamento fiscal, conforme legislação supracitada, com IPI alíquota “zero” e isenção de ICMS, traz impacto significativo na aquisição do Conjunto Fotovoltaico, por parte da Contratante, pelos motivos expostos quanto ao incentivo fiscal para energia solar no Brasil.

Este respeitado órgão da Administração Pública aceitará o faturamento na forma de GSF, a fim de obter o aproveitamento fiscal, e, consequentemente adquirir o objeto do certame a um custo menor, conforme condições previstas no Convênio ICMS 101/97 e pelo

(8)

8

Decreto nº 8.950, devendo as licitantes atentar para os códigos NCM conforme especificações técnicas do edital?

RESPOSTA: Esclarecemos que a contratação é de prestação de serviço de engenharia. Nesse sentido, não haverá incidência de ICMS tampouco será aceita nota fiscal de venda de Conjunto Fotovoltaico CJFV” ou “Gerador Solar Fotovoltaico – GSF”.

PERGUNTA 28: Caso aceite a forma de faturamento conforme todo exposto acima, poderá a planilha de composição de preços conter uma única linha de materiais, neste caso o Gerador Solar Fotovoltaico, e mais uma linha contendo valores dos serviços? RESPOSTA: Não será aceita a forma de faturamento indicada.

PERGUNTA 30: Forma de Emissão de Notas Fiscais

Poderão ser emitidos 02 (dois) padrões de faturamento / notas fiscais dos equipamentos e serviços:

1 - Nota Fiscal LANC. EFET. (SIMPLES FATURAMENTO DECORRENTE VENDA ENTREGA FUTURA) envio de equipamentos em Fases;

Ou

2 - Nota Fiscal VENDA PRODUÇÃO ESTABELECIMENTO DEST. A NÃO CONTRIBUINTE) neste caso envio total de equipamento de uma única vez.

A Forma de faturamento do Gerador Solar Fotovoltaico será na proporção de NF de Material (80% do custo do projeto) e Serviços (20% do custo do Projeto).

- O padrão de emissão de notas fiscais e emissão de uma única Nota fiscal “Mãe” com natureza de operação “LANC. EFET. SIMPLES FATURAMENTO DECOR. VENDA ENTREGA FUTURA) e à medida que as remessas de materiais se deem, conforme a evolução da obra (fases de implantação diante do cronograma físico) emitimos Nota de Remessa de Faturamento Antecipado com CFOP 5116.

- Cumpre observar que no Campo de Informações adicionais no corpo da Nota Fiscal de Material seguirá a informação quanto aos Convênios que ensejam os incentivos fiscais (foram devidamente explanados anteriormente): IPI alíquota “zero” e isenção de ICMS, conforme abaixo:

(9)

9

Quanto aos Serviços, será emitida nota fiscal com essa Natureza, e, o Imposto sobre Serviço (ISS) terá o percentual de incidência em conformidade com a alíquota da cidade/Município onde será prestado o serviço, cabendo à variação no limite de 5% (cinco por cento).

Este órgão público aceitará o envio de equipamentos conforme mencionado acima quanto à emissão de nota fiscal “MÃE” e envio de materiais mediante a nota fiscal de Simples Remessa, conforme envio parcial de materiais em detrimento da evolução da obra?

RESPOSTA: Esclarecemos que a contratação é de prestação de serviço de

engenharia. Nesse sentido, não haverá incidência de ICMS tampouco será

aceita nota fiscal de venda de Conjunto Fotovoltaico CJFV” ou “Gerador Solar

Fotovoltaico – GSF”.

Recife, 27 de janeiro de 2021. Atenciosamente,

Referências

Documentos relacionados

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã