• Nenhum resultado encontrado

A C Ó R D Ã O. (continua na próxima página)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A C Ó R D Ã O. (continua na próxima página)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

to vencido.

1. Na devolução das parcelas pagas pelo consorciado desistente ou excluído de participar do grupo, a correção monetária deverá incidir a partir de cada recolhimento, dispondo a administradora do consórcio do prazo de trinta dias após o encerramento do gru-po para efetuar a restituição.

2. Recurso provido em parte.

Voto vencido: "A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça já assentou que ao consorciado desistente, que afora ação visando a declaração de nulidade de cláusula contratual e cobrança de prestações pagas com correção monetária, não é necessário es-perar o encerramento do grupo (STJ, 4ª Turma, Recurso Especial nº 73.274/SP, publ. DJU de 27.11.95, p. 40.898).

Descabida a restituição da taxa de administração, posto que cor-respondeu a serviço efetivamente prestado. (Juiz Delmival Almeida Campos).

A C Ó R D Ã O

Vistos, relatados e discutidos estes autos de

Ape-lação Cível Nº 316.704-6 da Comarca de UBERLÂNDIA, sendo

Apelante (s): MONZA ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS S/C

LTDA. e Apelado (a) (os) (as): JOSÉ LUIZ DA SILVA E OUTRO,

ACORDA, em Turma, a Segunda Câmara Cível

do Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais, DAR PARCIAL

PROVIMENTO, VENCIDO EM PARTE O JUIZ RELATOR.

Presidiu o julgamento o Juiz EDIVALDO GEORGE e

dele participaram os Juízes DELMIVAL ALMEIDA CAMPOS (Relator

vencido em parte), BATISTA FRANCO (Revisor) e CAETANO LEVI

LOPES (Vogal convocado).

(2)

Belo Horizonte, 17 de outubro de 2000.

JUIZ DELMIVAL ALMEIDA CAMPOS

Relator vencido em parte

JUIZ BATISTA FRANCO

Revisor

(3)

V O T O S

O SR. JUIZ DELMIVAL ALMEIDA CAMPOS:

Jo s é L u i z da Si l v a e Ser t a Eng enha ri a e Ser v i ço s Lt da . a j u i z a r am a çã o q u e deno mi na r a m co mo "anu l a t ó r i a de cl á u s u l a co ntr a t u al co m r es ti t u i çã o de p a r cel a s p a -g a s" co ntr a M o nza A dmi ni st r a do r a de Co ns ó r ci o s S/ C L tda .

O p edi do fo i j u l g a do p a r ci al ment e pr o ce-dente, sendo co ndena da a r é a r es t i t u i r i medi a t ament e a s p ar cel a s pa g a s p el o s a u t o r es , co r ri gi da s des de o efet i v o desemb o l so , a cr es ci da s de j u ro s de 1% a.m. co nt ado s da ci -t açã o , dev endo s er deco-t a do 10% s o b re o déb i -to a pu r a do "a tí t u l o de cl áu s u l a pena l " (fl s. 61).

A r é reco r r eu , a l eg a ndo q u e o s r ecu r so s des t i na do s a o fu ndo com um do g ru p o de co ns ór ci o sã o a pl i ca do s na co mp r a de b ens a os co ntemp l a do s, i nexi s t i ndo s o b r as p a r a o p a g ament o da s r est i t u i çõ es exi g i da s ; q ue a t u -a l mente o co rr er -a m mu d-a nç-a s n-a s r eg r -as p -ar -a -ap u r -a ção do

q u ant u m e defi ni ção da ép oca da r es t i t u i ção , em ca s o de

desi s t ênci a; qu e a res t i t u i çã o dev er á s er efet u a da a p ó s o encerr a ment o do gr u p o , e co r r i g i da p el o p r eço do b em o b -j et o do p l a no de co nsó r ci o .

R equ er eu o pr o v i ment o da a p el a çã o , sendo r efor ma da a sent ença, e det er mi na da a dev o l u çã o do s v a -l o r es pa g o s p e-l os des i s tent es 30 di a s a p ó s o encer ra ment o do g r u p o, u t i l i za ndo - se a v a r i a çã o do p reço do b em co mo i ndexa dor de co r reçã o , deco t ada s a s p a r cel a s rel a t i v a s à s t axa s de ades ão , a dmi ni s tr a çã o e s egu r o de v i da em g r u p o.

I mp ro cede a p ret ens ão da a p el ant e, de q u e a dev o l u ção da s p a r cel a s p a g as s o mente se dev a da r s o -ment e a p ó s o encer ra -ment o do g r u po .

(4)

A r es p ei to , é de s e tr a zer à co l a ção o s e-g u i nt e a r est o do STJ :

"A j u r i s pr u dênci a do Su p er i o r Tr i b u na l de Ju s t i ça j á a s sent o u q u e ao co ns o rci a do desi s -t en-t e, qu e a for a a çã o v i s ando a decl a ra çã o de nu l i da de de cl á u s u l a co nt r at u a l e co -b ra nça de p res t açõ es p ag a s co m co rr eçã o mo netá r i a , não é neces s ár i o es per a r o encer r ament o do g ru p o (4 ª Tu r ma , R ecu r s o E sp eci -a l nº 73.2 74/SP, p u b l . DJU de 27 .11.95, p . 40.898).

As s i st e r az ã o a o a p el a nte a pena s no q u e di z r esp ei t o à r etençã o de pa r t e do qu e fo i pa g o . Co nfor me j á me po s i ci o nei q u a ndo do j u l g ament o de ca so s si mi l ar es (v .g .: Ap el a ções nº s 303847- 1 e 308512- 3, da Com ar c a de Ub er a b a ), ent endo nã o s er p a s sí v el a r est i t u i çã o da ta xa de a dm i ni st r a ção , p o s to q u e co r res p ondeu a s erv i ço efet i v a -ment e p r est a do .

Dev i da a res t i tu i çã o da t a xa de ades ão , q u e i nco r po r a - se às pr es t açõ es p a ga s pel o cons o r ci a do , e t a m-b ém da s pa r cel a s r efer ent es a o s eg u r o de v i da em g r u p o , u ma v ez q u e o s co ns or ci a do s não a der i r a m expr es sa ment e à cont r a ta çã o co r r es po ndente.

Di ant e do exp o st o , do u p a rci a l p r ov i mento à a pel a çã o , a p ena s p ar a excl u i r do q u ant u m a s er dev o l v i do a r efer i da t axa de admi ni s t r açã o , co nfi r ma ndo em s eu s de-ma i s t er mo s a r esp ei t á v el s ent ença r eco r r i da , i ncl us i v e q u ant o à v er b a hono r á r i a , u ma v ez q u e o s a u to r es de-ca í r am de p a r t e po u co s i g ni fi de-cat i v a do p edi do (CPC, a r t . 21, p a r ág r a fo ú ni co ).

(5)

Os a p el a do s ar ca r ão co m 2 0% da s cu st a s r e-cu r sa i s , e a a p el ant e co m os r est a nt es 80%.

O SR. JUIZ BATISTA FRANCO:

Tr a t a- s e de a ção a nu l a tó r i a de cl á u su l a co n-t r an-t u a l co m res n-t i n-t u i ção de pa r cel a s p a g as i nn-t erp o s n-ta p o r

JOS É LUIZ D A S ILVA E OUTRO em face de MON ZA A DMIN IS -TRAD ORA DE CON S ÓRCIOS S /C LTDA.

Aco l ho o r el a t ó ri o do r es p ei tá v el Ju i z rel a t o r , Dr. Del mi v al de Al m ei da Ca mpo s , p edi ndo venia p ar a di s co r da r de s eu ent endi mento no q u e di z r esp ei t o à dev o l u -çã o i m edi a t a da s pa r cel a s p a ga s pel o s a pel a do s.

A meu v er, nes te p ont o , ra z ão a ss i s te à a p e-l a nt e.

Ent endo q u e na dev o l u çã o da s p a rcel a s p a g a s p el os cons o r ci ado s des i st ent es o u excl u í do s de pa r t i ci p ar do gr u p o , a a dmi ni s tr a do ra de co ns ó r ci o di s põ e do p r a -zo de 30 ( tr i nt a ) di a s a pó s o encer ra ment o do gr up o p a r a efetu a r a r es t i tu i çã o . As s i m, a do t o o entendi ment o de q u e a a dm i ni st r a do r a do co ns ó r ci o di sp õ e do pr a z o de 30 (tr i nt a ) di a s a pó s o encer r a ment o do g r u p o p a ra efet u a r a r est i t u i -çã o.

Ta mb ém nes t e s ent i do, fa r ta j u r i s pr u dênci a do Su p er i o r Tri bu na l de Ju s ti ça , a ba i xo co l a ci o na da :

“Su p er i o r Tr i b u na l de J u st i ça

ACÓR DÃO: R E SP 1033 32/R S (1 9960049 4193) - R ECUR SO E SPECI AL DECI SÃO: POR UNA N I M I -DA DE, CONH ECER EM PAR TE DO R ECUR SO E , NE SSA PAR TE, DA R - LH E PR OVI M EN TO. DATA DA

(6)

DE CI SÃ O: 1 2/11/ 1996 - ÓR G Ã O J ULG A DOR : - QUA R TA TUR M A

E M E N T A

CI VI L. CONSÓR CI O. DESI STE NCI A OU EXCLUSÃ O. DEVOLUÇÃO DE PAR CELA S PA G A S. EN -CER R A M EN TO DO G R UPO. M ATÉR I A PA CÍ FI CA . - A ADM I N I STR ADOR A DO CONSÓR CI O DI SPÕE DO P RA ZO DE TR I N TA DI A S A PÓS O EN -CER R A M EN TO DO G R UPO PAR A A DEVOLUÇÃO DA S PA R CEL AS PAG A S PEL O CONSOR CI A DO DE SI STEN TE OU E XCLUÍ DO, O QUE N Ã O R ETI R A DE STE A P OSSI B I LI DADE DE A JUI ZA R A DE M AN -DA A N TES DO CI TA DO PR A ZO. - R ECUR SO E S-PECI A L PAR CI AL M EN TE CON HE CI DO E, NESSA PAR TE, PR OVI DO.” R ELA TOR : M I N I STR O CESA R ASFOR R OCH A.

“Su p er i o r Tr i b u na l de J us t i ça

ACÓR DÃO: R ESP 770 41/R S (19950 0537613 ) - R ECUR SO E SPECI AL DECI SÃO: POR UNA N I M I -DA DE, CON HE CER DO R ECURSO E -DA R- L HE PAR CI AL PR OVI M EN TO. DATA DA DECI SÃO: 12/ 03/19 96 - ÓR G ÃO J UL G A DOR : - QUA RTA TUR M A

E M E N T A

CON SÓR CI O. DE SI STEN TE. SUBSTI TUI ÇÃO. DE-VOLUÇÃO A PÓS EN CER R A M EN TO. JUR OS. O CON SOR CI A DO DESI STEN TE TE M O DI R E I TO DE OBTER A DEVOLUÇÃO DO QUE PA G OU, DEVI -DA M EN TE COR R I G I DO, N O PR A ZO DE TR I NTA DI A S APÓS O E NCER R AM E NTO DO PL AN O. O FA TO DE TE R H AVI DO A SUBSTI TUI ÇÃ O N A TI TULA R I DA DE DA QUOTA N Ã O AL TER A ESSE PR I NCÍ PI O. OS JUR OS SOM EN TE SER Ã O DEVI -DOS DE POI S DE ESG OTA DO O PR A ZO PA R A A DE VOLUÇÃ O.” R EL ATOR : M I N I STR O R UY R OSA DO DE A G UI A R .

(7)

“ Su p er i o r Tr i b u na l de Ju s t i ça

ACÓR DÃO: RE SP 552 03/M G (1 99400305 516) - R ECUR SO E SPECI AL DECI SÃ O: POR UN AN I M I -DA DE, NÃ O CONH ECER DO R E CUR SO. -DATA DA DECI SÃ O: 13/12 /1994 ÓR G Ã O J ULG A -DOR : - QUA R TA TUR M A

E M E N T A

PR OCE SSO CI VI L . CON DI ÇÕES DA AÇÃO. CON SÓR CI O. R ETI R A DA . PEDI DO DE R ESTI TUI -ÇÃ O DA S PR ESTA ÇÕE S PA G A S. A JUI ZA M EN TO AN TER I OR A O E NCER R AM E NTO DO G R UPO. CA R ÊN CI A . AUSÊNCI A DE I N TER E SSE DE AG I R . R ECUR SO NÃ O CON HE CI DO. I - CONSOAN TE EN TEN DI M ENTO DA COR TE, A ADM I N I STR A DO-R A DE CON SÓDO-R CI O DI SPÕE DE PDO-R A ZO 30 DI AS APOS O EN CER R A M EN TO DO G R UPO PA R A EFETUAR A R ESTI TUI ÇÃ O DA S PR E STA ÇÕES PA -G A S POR CON SOR CI A DO DESI STENTE OU EXCL UÍ DO. (...).” R ELA TOR : M I NI STR O SÁL VI O DE FI G UEI R EDO TEI XEI R A .

“ Su p er i o r Tr i b u na l de Ju s t i ça

ACÓR DÃO: R ESP 3 4016/ BA (199300 100106) - R ECUR SO ESPE CI A L DECI SÃO: POR UN AN I -M I DA DE, DA R PA R CI A L PR OVI -M EN TO AO R E-CUR SO ESPECI AL . DA TA DA DECI SÃO: 27/ 09/19 93 - ÓR G ÃO J UL G A DOR : - QUA RTA TUR M A .

E M E N T A

CI VI L. CON SÓR CI O. R ETI R ADA OU EXCL USÃO DE CON SOR CI A DO. R ESTI TUI ÇÃO; COR R EÇÃO M ON ETÁ R I A . I N CI DE COR R EÇÃ O M ON ETÁ R I A SOBR E A S PR E STA ÇÕES PAG A S EM CONSÓR -CI O, QUA NDO DA SUA R ESTI TUI ÇÃO, PEL A R

(8)

TI R A DA OU EXCLUSÃ O DE PA R TI CI PA NTE FA -CULTA DA A A DM I N I STR ADOR A EFETI VAR A R E STI TUI ÇÃ O A TÉ O TR I G ÉSI M O DI A A PÓS O EN -CER R A M EN TO DO G R UPO.” R EL ATOR : M I NI S-TR O DI A S S-TR I N DADE.

Ta mb ém es te Tr i b u na l de A l ça da do Es ta do de M i na s G era i s j á t ev e, po r di v ers a s v ez es, a o p o r tu ni da de de se ma ni fest a r a cer ca do t em a, a s si m di s p ondo :

“ Tri bu na l de Al ça da de M i na s G er a i s

Acó r dão : 02785 29- 7 Ap el a ção (Cv ) Cí v el Ano : 1999 Co ma r ca : Bel o Ho r i z o nte Ór -g ão Ju l -g .: Ter cei r a Câ mar a Cí v el - R el a t o r : Ju i z Du a r t e de Pa u l a - Dat a Ju l g .: 02/06 /1999 - Da dos Pu b l .: N ã o Pu b l i ca do - R a mo de Di r .: Cí v el - Deci s ã o : Unâ ni me.

E M E N T A

COB R AN ÇA - CONSOR CI A DO EXCLUÍ DO DO G R UPO - R ESTI TUI ÇÃ O DE PAR CELA S PAG AS - NUL I DA DE DE CLÁ USULA L EON I NA - TER M O "A QUO" DE I NCI DÊ NCI A DOS J UR OS DE M OR A . Ao co ns o rci a do excl u í do do g r u po de co nsó r ci o p o r i na di mp l ênci a é a s seg u r a do o di -r ei to à -r es ti tu i çã o da s p -r est a çõ es p ag a s , de-v i da ment e cor r i g i da s, a cres ci das de j u r o s de mo r a.

I nci dem j u r o s de m or a a p a rt i r do 30º di a do encer r a mento da s a t i v i da des do g r u p o de cons ó r ci o , s e o u t r o fa t o j u r í di co a el e ant er i -o r nã -o v i er ca ra ct eri za r -o b j et i v a mente a de-v edor a em mo r a.”

Lo g o , co m r el a ção a es t e po nt o , ent endo q u e r a zã o as s i st e à a pel a nt e, mer ecendo, p o i s, a r . sent en-ça modi fi ca ção .

(9)

Ant e to do o exp o s to , dou par cial pr ov im

ento ao recur so, p ar a mo di fi ca r a r . sent ença no q u e di z res

-p ei to à dev o l u çã o i medi a t a da s -p ar cel a s -p a ga s -pel o s a -p e-l a dos .

Cu s t as r ecu r s a i s, ex l eg e.

O SR. JUIZ CAETANO LEVI LOPES:

De a co r do co m o J u i z R ev i s o r .

Referências

Documentos relacionados

Permite o funcionamento com comandos através de 1 ou 3 teclas, e toda a programação dos mesmos é feita à distância, sendo apenas necessário acesso á fonte de alimentação ou a

A petição inicial da ação exibitória vincula-se à obtenção de documentos ou anotações médicos durante internamento hospitalar para pedido do seguro

E a outra era um aluno que ele já era profissional, ele já era supervisor numa indústria e ele veio pra cá porque ele precisava de um diploma, então eu era novo de professor ainda,

entrega de tal documento será eliminado do concurso. Ao sair da sala, ao término da prova, o candidato não poderá usar o sanitário. Os gabaritos preliminares das provas objetivas

O réu apresentou contestação às fls. 0068), reconhecendo que conviveu com a autora pelo período de 15 anos, sustentando, em síntese, que autora não elencou na inicial os

[r]

1.1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, 2 eleitos, segundo a presciência de

Assim, este trabalho apresenta a avaliação da integração de energia solar fotovoltaica à cobertura de uma edificação educacional pública localizada na cidade de Santa Maria