• Nenhum resultado encontrado

RESUMO. Palavras-chave: Laser He Ne, Laser AsGa, cicatrização, regeneração tecidual.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO. Palavras-chave: Laser He Ne, Laser AsGa, cicatrização, regeneração tecidual."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

AGUIAR, Ana Luiza L. Pupo. Efeito do Laser Terapêutico Helio - Neônio versus Arsenieto de Gálio na Reparação Tecidual em Ratos. São Manuel,SP FMR,2014.

RESUMO

Diversos recursos têm sido aplicados na tentativa de acelerar a regeneração tecidual, podendo-se destacar a utilização do laser terapêutico. Entretanto, ainda não há consenso sobre quais seriam os parâmetros ideais para sua utilização visando acelerar a reparação cutânea após lesões. O objetivo desse estudo foi comparar os efeitos da irradiação com laser terapêutico de Hélio Neônio (HeNe) versus Arsenieto de Gálio (AsGa) no processo de reparação tecidual em ratos submetidos a lesões cutâneas induzidas. Foram utilizados 21 animais da raça Wistar anestesiados com Ketamina e Xilasina (50 mg/Kg), e removidos 1 cm² de pele da região dorsal, foi iniciado o tratamento com irradiação de laser uma vez ao dia durante 14 dias. Os animais foram divididos em três grupos: Grupo Controle (n=7); Grupo HeNe (4 Joules, 1 minuto); Grupo AsGa (n=7) (4 Joules, 1 minuto). A área da lesão mensurada a cada três dias para avaliação da área e tempo de retração da ferida. Análise estatística: ANOVA e Benferroni ou Kruskal- Wallis e Dunn. Com os resultados observamos no 3º, 6º, 9º, 12º e 15º pós-operatório, o grupo Hélio- Neônio apresentou redução significante na redução da ferida em comparação ao grupo controle, e não diferiram entre o grupo AsGa e controle. Concluímos que a aplicação do laser HeNe promoveu melhora significante no processo de reparação tecidual em lesões cutâneas induzidas cirurgicamente em ratos e o laser AsGa não promoveu influência nesse processo.

Palavras-chave: Laser He – Ne, Laser AsGa, cicatrização, regeneração tecidual.

(3)

BERNARDINO, Beatris Azevedo.Dor no ombro relacionada à atividade do professor. São Manuel,SP : FMR,2014.

RESUMO

A articulação do ombro é bastante complexa e mais móvel do corpo humano, considerada pouco estável por sua anatomia e de grande amplitude de movimento. As atividades que utiliza o ombro em movimentos de abdução e rotação lateral obrigam o professor adotar posturas corporais inadequadas perante aos movimentos repetitivos. Portanto essa pesquisa objetivou identificar os desconfortos no ombro relacionados a atividade desses profissionais. Foram avaliados 10 professores de ensino fundamental, de ambos os sexos, com aplicação dos questionários censo de ergonomia, com objetivo de verificar se os desconfortos estão ligados à realização das atividades de trabalho e o questionário multidimensional de qualidade de vida SF-36 de modo a identificar os escores de qualidade de vida. Foi observado 80% dos entrevistados apresentam algum grau de desconforto relacionado ao trabalho, escores moderados ou baixos para as dimensões de qualidade de vida, atribuindo à sua atividade laboral parte dos sintomas relatados. Conclui-se que a maioria dos professores apresentam desconforto, dor, dolorimento e formigamento, relacionada ao trabalho atual e que estes sintomas só melhoram com o repouso, tratamento médico e fisioterapêutico.

(4)

BONAFEDE, Amanda Francisco. Funcionalidade dos Idosos Moradores da Casa Pia São Vicente de Paulo na Cidade de Botucatu– pesquisa. São Manuel,SP : FMR,2014.

RESUMO

Introdução: A população idosa vem crescendo a passos largos e com expectativa de vida maior proporcionando aos idosos limitações que geram possíveis incapacidades funcionais, tanto fisiológicas quanto patológicas. Desta forma, as (Instituições de Longa Permanência para Idosos) ILPI são os locais mais comuns de vivência desta população, muitas vezes pelo fato da família não ter condições de cuidar. Objetivo: Avaliar o nível de funcionalidade dos idosos residentes da Casa Pia de São Vicente de Paulo na cidade de Botucatu, e determinar sua funcionalidade e qualidade de vida. Método: Serão avaliados idosos moradores do asilo que aceitarem participar da pesquisa. Para a execução do trabalho proposto realizaremos uma avaliação dos idosos utilizando o mini-exame do estado mental (MEEM) e a medida de independência funcional (MIF) para posterior classificação da sua funcionalidade. Resultados: A maioria dos idosos são mulheres (27 idosos, correspondendo a 50,94%), ambos os sexos são semi-alfabetizados (21 idosos, correspondendo a 29%), e não alfabetizados (15 idosos, correspondendo a 28%),a idade média dos asilados foi de 76,23+8,33 anos, que a grande maioria consegue responder por si (44 idosos, correspondendo à 83%), em aspectos pessoais, os deambulantes independente prevalece (31 idosos, correspondendo à 58%) , a escala MEEM mostrou que o escorre médio geral entre os asilados foi de 13,09 e na escala MIF obteve média de 92,28 pontos (73%). Conclusão: A funcionalidade dos idosos apresenta-se com boa qualidade, mesmo uma parte deles necessitando de auxílio dos cuidadores, mostra-se que a independência funcional geral encontra-se em grande parte preservada, mesmo com a idade avançada. Conforme a literatura, a funcionalidade tende a diminuir com o aumento da idade, doenças associadas, estilo de vida entre outros fatores, no entanto nessa pesquisa pode-se concluir que mesmo com espode-ses fatores, os idosos pode-se mantêm ativos e funcionais.

Palavra-chave: Envelhecimento; Capacidade funcional; Instituição de longa permanência para idosos; Fisioterapia.

(5)

CALIXTO Fabiane Michele.Incontinência urinária em mulheres nulíparas versus primíparas e multíparas. São Maneul,SP : FMR,2014.

RESUMO

Introdução: Incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Pode ser avaliada por meio do pad test; teste este simples, não invasivo e considerado eficaz para avaliar a perda urinária. Classifica a perda urinária em leve, moderada e severa de acordo com a quantificação da perda urinária. Objetivo: Comparar a perda de urina entre mulheres nulíparas versus primíparas e multíparas por meio do Pad test. Material e método: Participaram 30 mulheres (21 a 50 anos de idade) após aprovação pelo Coebe (059/2014). Para a realização do Pad test, as mulheres foram orientadas a colocar absorvente já pesados, ingerir 500 mL de água e repousar por 30 minutos. A seguir, executar exercícios simulando atividades da vida diária; ao final do teste, o absorvente foi pesado novamente. Estatística: test t Student, Mann-Whitney e ANOVA, significância em 5%. Resultados: Foram avaliadas 10 nulíparas, 10 primíparas e 10 multíparas. Os pesos iniciais dos absorventes dos três grupos antes da realização do Pad test não apresentaram diferença significativa (p=0,162, p=0,089, p= 0,759) e foram diferentes após o teste (p<0,001, p<0,001, p<0,004). Os valores da perda urinária pelo Pad test foram diferentes (p=0,001 e p=0,02) entre as mulheres nulíparas quando comparadas às primíparas ou multíparas e as mesmas (primíparas versus multíparas não apresentaram entre si, p=0,511). Conclusão: A comparação da perda urinária entre mulheres nulíparas versus primíparas e multíparas por meio do Pad test mostrou que as mulheres primíparas e multíparas apresentam maiores perdas urinárias que as nulíparas.

(6)

COELHO,Giovanna Maria. Interferência do nível de atividade funcional na função pulmonar de idosos. São Manuel,SP : FMR,2014.

RESUMO

A sarcopenia é uma das mais significantes mudanças fisiológicas associadas ao envelhecimento e pode ser a principal responsável pela perda de mobilidade funcional, alteração no sistema respiratório como declínio de volumes, capacidades e força muscular. Alterações que diminuem as demandas físicas do cotidiano e comprometem as atividades básicas para uma vida independente e o impedem de realizar exercício físico. O objetivo foi avaliar a influência do nível de atividade funcional dos idosos sobre a função pulmonar e força dos músculos respiratórios. Foram avaliados 25 idosos com idade igual ou acima 60 anos de ambos os sexos, aplicado o questionário PAH Pimáx, Pemax, PFT e PFE. Dividiu-se a amostra em três grupos: Ativos 37,5%, Moderadamente Ativos 29,16% e Sedentários 33,33%. Utilizou- se média, desvio padrão e o Teste t Student para análise estatística. Sobre os resultados da Pimáx e Pemáx não houve diferença estatística entre Ativos e Moderadamente Ativos (p>0,05), Sedentários comparados com Ativos e Moderadamente Ativos houve diferença estatística (p<0,05). PFE e PFT não houve diferença estatística entre Ativos e Moderadamente Ativos (p>0,05) e houve diferença estatística entre Sedentários comparados a Ativos e Moderadamente Ativos (p<0,05). Há correlação positiva entre PAH e as variáveis medidas. Conclui-se que para este estudo o nível de atividade funcional em idosos está relacionado aumento de Pimáx e Pemáx ,PFE e PFT.

(7)

FERNANDES, Melina Pacheco. Prevalência de sobrepeso na comunidade atendida pelo Programa de Saúde da Família em Aparecida de São Manuel. São Manuel ,SP: FMR, 2014.

RESUMO

Introdução: A obesidade é um grande fator causador das doenças cardiovasculares levando a pré-disposição de doenças como hipertensão, diabetes mellitus, doenças osteomioarticulares entre outras medidas como Índice de Massa Corpórea (IMC) e Relação Cintura Quadril (RCQ) que alertam quanto ao risco e localização da gordura corporal. Objetivo: Verificar a prevalência antropométrica na comunidade de Aparecida de São Manuel (SP). Método: Foram avaliados 37moradores do distrito de Aparecida de São Manuel (SP) que frequentarem o PSF do distrito por qualquer motivo no período de 10, 13 e19 de fevereiro de 2014. A avaliação foi composta por uma ficha contendo dados pessoais e sociodemográficos, medidas da cintura e quadril, peso e altura. Resultados: Foi verificado dados da população feminina e masculina, obtendo com resultado a população feminina faixa de IMC de obesidade I feminina o mesmo ocorre com a população masculina, em RCQ faixa com resultado de muito alto para ambos os sexos com grande prevalência de apresentar doenças cardiovasculares. Conclusão: Concluiu-se que a população estudada está sujeita à riscos de apresentar doenças cardiovasculares, de acordo com os resultados obtidos de RCQ e IMC, podendo este ser um dos fatores importantes para o surgimento de doenças cardiovasculares.

(8)

GIANFELICE, Mariana. Efeitos do Threshold Inspiratório na PIMAX, PEMAX, E PFE de

Pacientes Asmáticos. São Manuel,SP : FMR,2014.

RESUMO

Introdução: "Asma é definida como uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, na qual

muitas células e elementos celulares têm participação". Na asma, a musculatura diafragmática entra em situação de fadiga, desta forma são geradas desvantagens mecânicas. Quando o consumo de energia desta musculatura é maior que o suprimento sanguíneo, a mesma pode entrar em falência comprometendo a ventilação pulmonar. O treinamento da musculatura respiratória poderia prevenir a fadiga muscular ou diminuí-la, além de em situações onde ocorre aumento da

resistência aérea, poder vencer a carga imposta. Objetivo: Avaliar a resposta dos músculos

respiratórios e pico de fluxo expiratório de pacientes asmáticos quando submetidos ao tratamento com Threshold. Método: Os participantes foram selecionados aleatoriamente e divididos em 2 grupos com 6 participantes cada, subdivididos em grupo controle e grupo de estudo com faixa etária de 7 a 10 anos e outro com 11 a 16 anos. Os voluntários foram submetidos à avaliação inicial e final do tratamento para mensuração dos níveis de PImax, PEmax e PFE. A análise estatística foi realizada por meio de análise comparativa. Resultados: Em análise comparativa entre avaliação inicial e final, pode-se observar maiores níveis de Pimax e Pemax, em ambos os grupos que realizaram o tratamento além de 66,6% apresentarem maiores níveis de PFE, já 50% do grupo controle apresentou os mesmos níveis ou níveis inferiores de PImax, 83,3% deste apresentou os mesmos ou níveis menores de PEmax e 50% apresentou menores níveis de PFE. Conclusão: A utilização do Threshold possui influência positiva na força da musculatura respiratória bem como no PFE.

(9)

HADDARA, Nahla de Souza. Avaliação da Capacidade Cognitiva em Idosos Ativos e Sedentários. São Manuel,SP : FMR,2014.

RESUMO

Introdução: O exercício físico regular retarda as diferentes alterações do envelhecimento normal em diversos sistemas, como o cardiovascular, músculo-esquelético, respiratório e sistema nervoso central. Estudos mostram que o exercício físico regular pode prevenir o declínio cognitivo. Objetivo: Verificar se a prática regular de atividade física está associada com o melhor desempenho da função cognitiva em idosos. Justificativa :Entende-se que o envelhecimento resulta em alterações nos diversos sistemas do organismo, inclusive o cognitivo, e que o exercício físico pode estar associado á prevenção ou ao retardamento dessas mudanças, justifica-se a necessidade de uma avaliação da capacidade cognitiva desses indivíduos, sedentários e ativos. Materiais e métodos: Foram avaliados 31 idosos com idade entre 60 e 91 anos, por meio do Questionário Internacional de Atividade Física Versão Curta para classificação dos grupos ativo (A), moderadamente ativo (MA) e sedentário (S). Para a avaliação cognitiva foram realizados o Mini Exame do Estado Mental e o Teste do Relógio. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e por testes de diferença estatística para a comparação entre os grupos. Resultados: Verificou-se menor freqüência relativa de declínio cognitivo dos idosos ativos (20%), os sedentários apresentaram 50%, quando realizado o Mini Exame do Estado Mental. Para o Teste do Relógio também os ativos tiveram melhor desempenho. Na comparação entre os grupos Ativo e Sedentário houve diferença estatística significativa para ambas as avaliações do desempenho cognitivo. Conclusão: O estudo demonstrou que houve associação entre a prática de exercício físico e melhor desempenho cognitivo.

(10)

MARTINS, Laís Geronutti. Efeitos do ultrassom terapêutico contínuo versus pulsado no processo de reparação tecidual. São Manuel,SP : FMR,2014.

RESUMO

Atualmente, diversos estudos têm sido realizados na tentativa de promover e/ou acelerar o processo de reparação tecidual nos diferentes tecidos biológicos. Dentre as diferentes técnicas aplicáveis, o ultra-som é um recurso terapêutico que vem sendo cada vez mais utilizado, entretanto, até a presente data, ainda não há consenso em relação aos melhores parâmetros a serem utilizados. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do ultra-som contínuo versus pulsado no processo de reparação tecidual de ratos submetidos a lesões cutâneas. Foram utilizados 21 ratos Wistar, anestesiados com Ketamina e Xilasina (50 mg/Kg), dos quais foram removidos 1 cm² de pele da região dorsal, que foram tratados diariamente durante 14 dias, divididos em três grupos experimentais(n=7): Grupo controle, Grupo ultra-som pulsado (3 MHz, 0,5 W/cm2, 1 minuto) e Grupo ultra-som contínuo (3 MHz, 0,5 W/cm2, 1 minuto). A área da lesão foi mensurada a cada três dias para avaliar tamanho da ferida. Análise Estatística: ANOVA e Bonferroni ou Kruskal-Wallis e Dunn. Com os resultados observamos no 3º, 6º, 9º, 12º e 15º pós-operatório, os grupos ultra-som pulsado e contínuo apresentaram redução significante no tamanho da ferida em relação ao grupo controle e não diferiram entre os grupos USC e USP. Concluímos que a aplicação de ultra-som terapêutico contínuo e pulsado promoveu melhora significante no processo de reparação tecidual em lesões cutâneas induzidas cirurgicamente em ratos e não apresentou diferença entre o modo de emissão.

(11)

SARTOR, Lorena C. Alvarez. Interferência do alongamento estático prévio na potência muscular de indivíduos sedentários e ativos. São Manuel,SP : FMR,2014.

RESUMO

Há muito tempo se discute a realização do alongamento prévio aos exercícios físicos, pela sua influência no desempenho muscular, sendo que o alongamento estático é uma técnica utilizada para aumentar a elasticidade músculo-tendinosa e de tecidos moles encurtados, podendo resultar em alteração na força e impulsão durante a prática esportiva. Assim, justifica- se o estudo para o aprofundamento do conhecimento em atividades que podem ser influenciadas pela utilização prévia do alongamento, bem como se esse alongamento exerce influência de mesma magnitude em indivíduos ativos e sedentários para melhor orientação à praticantes de atividade física. O objetivo do estudo foi avaliar a interferência do alongamento estático prévio na potência muscular de indivíduos ativos e sedentários. Foram avaliados 10 sedentários e 10 ativos com idade entre 18 e 25 anos e sem lesão osteomioarticular que prejudicasse o protocolo, que constou de anamnese, peso, altura e IMC e o primeiro teste de salto vertical. Após 48 horas os voluntários realizaram alongamento dos músculos do quadríceps da coxa, ísquiotibiais e tríceps sural e imediatamente após isso foi realizado novamente o teste de salto vertical. Foi observado que, tanto para o Grupo Sedentário (p=0,46) quanto Ativo (p=0,39) não houve diferença significante quando comparado desempenho no salto vertical pré e pós-alongamento concluindo que a realização de alongamento prévio ao teste de salto vertical não influenciou no desempenho de potência muscular dos voluntários do grupo sedentário e ativo.

(12)

TAVARES,Regis Ailton.A excludente de ilicitude do estrito cumprimento do dever legal na hipótese do Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária. São Manuel,SP : FMR,2014.

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos teórico-acadêmicos da antijuridicidade e excludente de ilicitude frente à legalidade dos atos do agente de escolta e vigilância penitenciária no exercício de suas funções, na legalidade de se efetuar disparos de arma de fogo para evitar a fuga do preso condenado ou provisório, que a faz de forma pacífica, sem violência ou grave ameaça contra a pessoa. Conhecer mais detalhes da função que desempenha o Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária. As consequências dos atos praticados, nas esferas Criminal, Cível e Administrativa. Identificar um possível “direito” ou não do preso em fugir e o Agente usar de todos os meios disponíveis para evitar essa possível fuga. A criminalização ou não da fuga e sua consequência para o preso, seja ele condenado ou provisório. A evolução e a preocupação no sentido de amenizar a truculência e absolutismo do Estado para moderado e controlado por lei, visando à preservação da vida humana e a dignidade da pessoa humana.

Palavras-chave: Estrito Cumprimento do Dever Legal, Fuga, Preso, Penitenciária, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária.

Referências

Documentos relacionados

 se nesta certidão constar alguma distribuição, deverá ser obtida certidão esclarecedora a ser fornecida pelo respectivo cartório. r) Certidão de Distribuições da

O dízimo também se compreende nas práticas da lei, a lei de Moisés para o povo de Israel, hoje não estamos na lei, e os escolhidos não se limitam mais ao povo Israelita, o que

Empresa liderada por poucos acionistas controladores, com governança formal e acesso ao capital para executar suas estratégias Modelo emergente Modelo emergente Modelo

Surge assim a preocupação com a ocupação de áreas inadequadas para construção de moradias, pois atualmente não existem políticas públicas no município

Para clivar uma molécula de DNA são necessários alguns elementos, tais como, o DNA, enzimas de restrição em condições ótimas para sua atividade, ou seja, pH, concentração de

O projeto da Orquestra de Guitarra consiste em um curso de aperfeiçoamento e aplicação de técnicas aprendidas nas aulas de guitarra, além de uma contextualização mais aprofundada

John Frendreis alega que os projetos de sistemas mais semelhantes e mais diferentes são os mesmos, porque em ambos o critério para determinar a relevância das variáveis independentes

relação à composição química apresenta maiores teores de lignina e de extrativos totais do que alguns dados encontrados em literatura para Pinus elliottii. Os valores obtidos para