• Nenhum resultado encontrado

A História do Sambo. i n t r o d u ç ã o

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A História do Sambo. i n t r o d u ç ã o"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A HISTÓRIA DO

(2)

A História do Sambo

i n t r o d u ç ã o

O Sambo é uma arte marcial moderna nascida na Rússia. Esquecida por um tempo depois do fim da União Soviética, o esporte voltou à tona por duas razões: a chegada de Putin ao poder; e o sucesso de lutadores de Sambo no MMA.

O Sambo é uma mistura de Judô com estilos de wrestling da antiga União Soviética. O estilo é um dos mais antigos que une luta agarrada com golpes traumáticos.

Conheça a história desta arte russa neste incrível e-Book que a Venum preparou para você!

(3)

V a s i l i O s h c h e p k o v,

o p a i d o s a m b o

O russo Vasili Oshchepkov foi o responsável pela criação do Sambo. O atleta ficou órfão e foi mandado para o Japão ainda jovem no tratado de Portsmouth, um acordo que acabou com a Guerra entre Japão e Rússia, e incentivou intercambio de pessoas para promover a paz.

Chegando ao Japão, Vasili foi estudar em seminário Cristão local, aonde entre as aulas de teologia, ele praticava Judô. Já era comum o melhor aluno da turma ganhar uma vaga na condecorada academia de Judô Kodokan, chefiada pelo mestre Jigoro Kan. Aquele japonês da foto em preto e branco, pendurada em todas academias de Judô do mundo, e em algumas academias de Jiu Jitsu, ao lado dos mestres Hélio ou Carlos Gracie.

Em 1913 Oschepkov recebeu seu primeiro grau na faixa preta, e se tornou o primeiro russo a atingir este feito. Em 1917 ele recebeu seu segundo grau na arte milenar, e se tornou o segundo europeu a conseguir este nível de Judô. Vasili depois veio a trabalhar na inteligência Russa, como interprete de japonês. Ele também ensinou a polícia de Moscou algumas técnicas de Judô. O atleta russo também serviu os militares na Sérvia. Além de popularizar o Judô no país, Vasili organizou o primeiro campeonato internacional da modalidade na história,

(4)

O russo uniu seus conhecimentos de batalha e Judô para criar o Sambo, ou em russo, sistema de defesa sem armas.

Vasili acabou sendo acusado de espionagem para o Japão, e faleceu de forma misteriosa na cadeia. Seu legado é respeitado em todas academias de Sambo no mundo.

Vamos ver agora como esta arte marcial foi formada.

o s p r i m ó r d i o s d o s a m b o

O Sambo foi inventado a partir do Judô. Vasili Oshchepkov trouxe a arte

marcial do Japão e uniu com conhecimento de batalhas bélicas que ele aprendeu no exército vermelho da extinta União Soviética.

O Sambo evoluiu de forma drástica com o melhor aluno de Vasili, o estudioso de lutas Viktor Spiridonov.

Viktor após aprender Sambo com seu mestre Vasili, viajou para distantes regiões da União Soviética. Parando de vila em vila, aprendendo técnicas de

(5)

wrestling das tribos nativas. Este conhecimento milenar foi importante para a evolução e a originalidade do esporte.

Viktor também teria treinado Ju Jitsu, a versão antiga da arte marcial brasileira.

O principal objetivo do Sambo é parar um ataque armado ou desarmado no menor tempo possível. Além de ter sido usado pelo exército Soviético em diversas batalhas, o esporte

também serviu para

treinamentos de policiais e oficiais de segurança.

O sucesso nos campos de batalha encheu os olhos de Stalin, ditador no poder na época, O líder então oficializou o Sambo como esporte na URSS em 1938.

Nas olimpíadas de Moscou o Sambo apareceu na cerimônia de abertura, como uma apresentação artística. Não existe previsão para a luta entra como esporte oficial.

o s e s t i l o s d e s a m b o

Conheça os estilos atuais da arte marcial Russa!

Sambo esportivo

É uma mistura de Judô com Wrestling Olímpico, são permitidas chaves de perna, mas não estrangulamentos. Os pontos se baseiam em quedas e domínio, golpes traumáticos não são permitidos nesta modalidade.

Sambo de Combate

Esta modalidade é muito parecida com o MMA moderno. São permitidos chutes, socos cotoveladas e também a luta agarrada. O primeiro campeonato da categoria aconteceu em 2001.

(6)

Sambo Freestyle

Esta modalidade é parecida com o submission, ou Jiu Jitsu sem kimono. A diferença ´q que todas as chaves possíveis são autorizadas. Neste estilo, os golpes traumáticos não são permitidos. O Sambo Freestyle foi inventado nos Estados Unidos.

u n i f o r m e d o s a m b o

O lutador de sumo usa um uniforme que mistura partes do Judô e de lutas em pé. A parte de cima é uma jaqueta parecida com o popular Kimono. Normalmente nas cores da Rússia, vermelhas ou azuis, estas jaquetas se chamam Kurtka.

Na parte debaixo são usados shorts grudados parecidos com os de Vale Tudo, sempre na mesma cor da jaqueta. A faixa não demonstrar a graduação do atleta, ela tem que ser sempre da mesma cor do resto do uniforme. O esporte tem seu próprio calçado, o Sambovki, que muito se parece com os tênis de Wrestling.

(7)

o s a m b o n a a t u a l i d a d e

Desde 1968 o esporte é reconhecido pela FILA (Federação Internacional de Lutas Associadas) como um estilo de Wrestling.

O Sambo perdeu muito a popularidade em dois momentos da história. A primeira, com o fim da União Soviética. O estilo de luta estava associado ao regime comunista, e passou a ser mal visto pelo novo país livre. Isto só mudou com a chegada do presidente Putin no poder, além de faixa preta de Judô, ele é um grande incentivador do esporte.

Outro momento foi a popularidade do Jiu Jitsu no mundo. O Sambo na época foi considerada uma arte marcial inferior ao estilo brasileiro. A opinião do público veio a mudar quando diversos lutadores de Sambo começaram a se destacar no MMA. Hoje em dia os russos são uma verdadeira força nos maiores eventos de artes marciais mistas do mundo. O próximo campeonato mundial de Sambo vai acontecer em Sofia, na Bulgária, ainda em 2016. Em 2017 o certame volta ao berço do esporte sendo realizado em Moscou. Veja os principais representantes do estilo russo de lutar.

(8)

Fedor Emelianenko

O russo Fedor Emelianenko é considerado o maior peso pesado de todos os tempos no MMA. Seus tempos de glória foram no antigo Pride. Ele era um verdadeiro carrasco dos brasileiros. O russo ficou invicto de 2001 até 2009, e tem mais de 11 nocautes e 17 finalizações na carreira. Ele foi campeão russo de Sambo.

Andrei Arlovski

O bielo-russo Andrei Arlovski é mais conhecido no MMA por suas habilidades em pé. Mas não se engane, o atleta foi campeão mundial Junior de Sambo. Ele demonstrou sua habilidade na antiga luta russa contra Tym Silva, o finalizando com um belo leg lock. Andrei já foi campeão do UFC, maior evento de MMA do mundo.

Oleg Taktarov

Oleg foi o primeiro russo do Sambo a ficar famoso no MMA. Ele foi campeão do UFC 6, além de ter vitórias sobre as feras Marco Ruas e Tank Abott. O lutador após se aposentar trabalhou como ator em diversos filmes: 15 Minutos, Predators, Miami Vice, A Lenda do Tesouro Perdido, Bad Boys II e Força Aérea Um. Su foi em 2008, vencendo Mark Kerr com uma chave de joelho.

Khabib Nurmagomedov

Khabib é o melhor lutador russo da atualidade. Ele é invicto, e tem uma vitória contra o campeão dos leves Rafael dos Anjos. Já foi campeão mundial de Sambo. Vem de uma linhagem de lutadores da Rússia e há vídeos na internet de Khabib treinando com ursos quando criança. É conhecido pelo exímio wrestling, mas também por se machucar com facilidade.

Referências

Documentos relacionados

No que diz respeito ao monitoramento da proporção de oferta de testes de diagnóstico para covid-19, principalmente testes de RT-PCR (ou testes rápidos de antígeno registrados

Para isso, tem buscado novas formações como Master Practitioner em PNL Sistêmica pela Iluminatta Brasil, Coach profissional certificado pela ICC (International Coaching Community)

Presidente reiterou as palavras do colega Írio Grolli, reforçando a importância da participação dos aposentados nos projetos no Congresso Nacional, e que a AMB se

No que concerne às indicações, os autores propõem algumas bases, considerando, por um lado, o aspecto anatômico das lesões e, por outro, as diferentes formas clínicas de

PARÁGRAFO SEGUNDO: O(s) orientador(es), na forma do parágrafo anterior, somente poderá(ão) orientar um único trabalho inscrito.. PARÁGRAFO QUARTO: No caso de trabalho realizado

LIQUOR (EXAME DE LIQUIDO CEFALORRAQUEANO LITIO MAGNESIO [SORO] MAGNESIO [URINA] MANTOUX META HEMOGLOBINA MICOLOGICO DIRETO MONONUCLEOSE MUCOPROTEINAS OSMOLARIDADE [SANGUE]

[Silva et al. 2016a] verificaram que os m´etodos de classificac¸˜ao obtˆem melhores resulta- dos na filtragem online de spam em coment´arios do YouTube quando algumas das regras

Os conhecimentos e tecnologias disponíveis hoje permitem que ocorram rápidas mudanças, as quais atingem também a área da saúde, o que requer trabalhadores que