• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO: Departamento de História ANO/SEMESTRE: 2015/2

CURSO: História FASE:

DISCIPLINA: Prática Curricular – Patrimônio Cultural II TURNO: vespertino

CARGA HORÁRIA: 72 horas/aula CRÉDITOS: 04

PROFESSORES: Viviane Trindade Borges

Bruno da Silva e Gabriela Lopes Batista, mestrandos do PPGH da UDESC, realizarão seus estágios de docência na disciplina, ministrando 8h aula cada.

1. EMENTA

Educação patrimonial e difusão cultural das instituições de preservação e de custódia de acervos. O profissional de História frente ao patrimônio cultural em situações de ensino. Desenvolvimento de projeto em instituição vinculada à preservação do patrimônio cultural. Elaboração de Relatório.

2. HORÁRIO DAS AULAS

DIAS DA SEMANA HORÁRIO CREDITOS

segundas-feiras. 13h30min às 17h 4

3. OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL

A partir de projetos elaborados no semestre anterior, a disciplina objetiva criar condições para que os futuros profissionais de História possam desenvolver, junto a instituições custodiadoras de acervos e/ou vinculadas à preservação do patrimônio cultural, ações envolvendo identificação, levantamento, organização ou difusão de bens materiais e/ou imateriais, enriquecendo sua formação e sua percepção do papel dos historiadores e dos acervos, tanto no registro das experiências históricas como na construção da memória social.

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Problematizar a constituição do patrimônio cultural como campo disciplinar, de pesquisa e de atuação profissional dos historiadores.

- Analisar estudos de caso referentes a ações culturais e instituições de preservação do patrimônio cultural no Brasil e sua relação com o ensino de historia.

- Tomar conhecido das recomendações internacionais e legislação nacional: a abrangência do conceito de patrimônio cultural e a importância atribuída às ações para sua difusão.

- Construir um trabalho de ação educativa envolvendo a pesquisa em diferentes instituições de salvaguarda. - Atuar no trabalho de salvaguarda e difusão de acervos.

- Socializar, para a comunidade em geral, os resultados das experiências, na forma de ensaios individuais e a construcao de Cadernos Tematicos, por meio de apresentação coletiva e difusao do material via internet ou

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED

(2)

outros meios. ENFOQUE CENTRAL DESTE SEMESTRE: Historiadores e Arquivos.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I

A constituição do patrimônio cultural como campo disciplinar e profissional.

Ações e instituições de preservação do patrimônio cultural no Brasil: Arquivos e Museus

Recomendações internacionais e legislação nacional: a abrangência do conceito de patrimônio cultural e a importância atribuída às ações para sua difusão.

Projetos culturais e conhecimento histórico.

Ensino de História e patrimônio cultural: estudos de caso. UNIDADE II

Tratamento de acervos: os arquivos

- Arquivos: funiconamento, espaco de atuacao e objeto de estudo dos historiadores. - Conservação de bens/documentos (higienização, acondicionamento, digitalização).

- Elaboração de instrumentos para pesquisa documental (fichas para pesquisas em jornais, elaboração de catálogos de documentos, guias)

Unidade IV Difusão Cultural

- Elaboração de folders, websites e vídeos institucionais

- Promoção de eventos (exposições, ciclos de palestras, mostras de filmes, etc.) - Ações de educação patrimonial

5. METODOLOGIA

- Acompanhamento e coordenação da execução dos Cadernos Temáticos, nos locais de a serem realizadas as intervenções.

- Orientações individuais e em equipe, nos locais de realização da intervenção e em sala de aula.

6. CRONOGRAMA DAS AULAS

S DIA

7. AVALIAÇÃO

(3)

Criacao de “Cadernos Tematicos” Acao Educativa - Elaboracao de Cadernos Tematicos: envolvendo difentes fontes de diferentes acervos catarinenses sobre o tema “Menoridade Penal”.

(grupos de ate 4 integrantes)

(Essa atividade contará como aula não presencial, prevista para ocupar 10 horas aula).

- Trabalho de difusao cultural: acao educativa envolvendo o acervo da Penitencia de Florianopolis (IDCH).

- Pesquisa e utilizacao de documentos diversos custodiados por diferentes instituicoes catarieneses (IDCH, APSC, Biblioteca Publica, etc).

- Pesquisa em sites sobre o tema na atualidade. - Elaboracao informativo.

- Analise e precisao nas informacoes.

- Engajamento no desenvolvimento da atividade (assiduidade, participação, compartilhamento de tarefas, diálogo);

- Qualidade do produto final do trabalho e apresentacao a turma (pertinência em relação ao projeto e ao campo, consistência em termos de conteúdo e forma, contribuição para o campo, qualidade da apresentação/do acabamento).

50%

Sequencia do trabalho final Entrega de partes do trabalho final, conforme orientacao da professora em conversa com os grupos.

10% Participacao nas oficinas e visitas

tecnicas

Assiduidade, interesse, participação, compartilhamento de tarefas, diálogo;

10%

Ensaios (individuais) Pertinência, consistência e coerência das considerações efetuadas; clareza e precisão da redação; apropriação significativa da bibliografia de referência e das discussões em sala; atendimento às normas de apresentação de trabalhos acadêmicos.

(texto digitado, folha A4, Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas de 1,5, minímo 2 e máximo de 3 páginas).

30%

8. BIBLIOGRAFIA

Bibliografia orbigatoria 10/08

1. BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2004 (capítulo 1).

17/08

2.BELLOTTO, Heloísa L. Política de ação cultural e educativa nos arquivos municipais. Registro, Indaiatuba (SP), n.1, jul.2002, p.14-27.

Solicitar que a turma pesquise e traga exemplos de ações educativas envolvendo Arquivos. 24/08

3. FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. Pág. 9 a 23. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH-Brasil. O perfil profissional dos historiadores atuantes em arquivos.

Documento final do encontro. São Paulo, dezembro de 2012. 01/09

Oficina Legislação e Patrimônio

Aula ministrada pelo mestrando Bruno da Silva 21/09

Oficina Museus e Resistencia

Ministrada pela mestranda Gabriela Lopes Batista

(4)

BRITO, Ana Paula F. de ; FERREIRA, M. L. M. . A PATRIMONIALIZAÇÃO DE LUGARES DE SOFRIMENTO: o direito a memória e a verdade sobre o regime militar no Brasil.

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5 nº. 10, 1992.

05/10

4. COSTA, CELIA MARIA LEITE. O Arquivo Público do Império: o legado absolutista na construção da nacionalidade. Revista Estudos Históricos, Vol. 14, n. 26 (2000). Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewArticle/2123

5. FERNANDES, Ana Carla Sabino. “Archive-se!”: História, documentos e memória arquivística no Ceará (1835-1934). São Leopoldo: PPG em História da UNISINOS, 2012 (tese de doutorado). Disponível em:

http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/000001/00000117.pdf (Introducao e Cap. 1).

6. HEYMANN, Luciana Q. Indivíduo, memória e resíduo histórico: uma reflexão sobre arquivos pessoais e o caso Filinto Müller. Estudos Históricos, Rio de janeiro, v. 10, n.19, p. 41-66, 1997.

19/10

7. GONÇALVES, Janice. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, AAB-SP, 1998. (Como fazer, 2).

09/11

8. LOPEZ, André Porto Ancona. Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: Arquivo do Estado, ARQ-SP, 2002. (Como fazer, 6)

Bibliografia complementar:

ADAMS, Betina. Preservação urbana: gestão e resgate de uma história - patrimônio de Florianópolis. Florianópolis, Ed. da UFSC, 2002.

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; Rovai, Marta Gouveia de Oliveira (org.) Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.

BELLOTTO, Heloísa L. Política de ação cultural e educativa nos arquivos municipais. Registro, Indaiatuba (SP), n.1, jul.2002, p.14-27.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2 ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Editoria da FGV, 2004.

BONILHA, Diego Navarro. Del manejo del Império a la gestión doméstica: archivos y depósitos documentales em Madrid en torno de 1600.Cultura Escrita & Sociedade. Revista Internacional de História Social de la Cultura Escrita. Universidad de Alcalá-de-Henares. Madrid. N.3/ setembro 2006.

BORGES, Viviane Trindade. Arthur Bispo do Rosário está voltando : patrimonialização e memória na invenção de um personagem ilustre. Esboços - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC , v. 18, p. 73-90, 2012.

BORGES, Viviane. A nossa sociedade produziu esse tipo de instituição: o Museu da Loucura e seu acervo. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2012.

BRAINER, Natália Guerra.Dilemas e desafios na gestão do Patrimônio Imaterial.In: IPHAN/Copedoc. Patrimônio: práticas e reflexões. Rio de Janeiro: 2009. p.333-368.

CALDEIRA, CLEIDE CRISTINA CALDEIRA. CONSERVAÇÃO PREVENTIVA: HISTÓRICO. R. CPC, SÃO PAULO, V.1, N.1, P. 91-102, NOV. 2005/ ABR. 2006.

CARDOSO, Fabíola Nogueira da Gama. Diversidade cultural e identidade nacional: aspectos da política federal de registro de bens culturais de natureza imaterial. In: IPHAN. Patrimônio: práticas e reflexões. Rio de Janeiro: 2007. p.203-232.

CARVALHO, Vânia C., LIMA, Solange Ferra de, FILIPPI, Patrícia de. Como tratar coleções de fotografias. São Paulo: Arquivo do Estado, ARQ-SP, 2000. (Como fazer, 4).

CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado, ARQ-SP, 2000. (Como fazer, 5).

CAVALCANTI, Maria Laura V.de.C.; FONSECA, Maria Cecília Londres. Patrimônio imaterial no Brasil.

Brasília: UNESCO, EDUCARTE, 2008. Disponível em:

<http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001808/180884por.pdf

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL (CPDOC). Procedimentos técnicos adotados para a organização de arquivos privados. Rio de Janeiro: Fundação

(5)

Getúlio Vargas, CPDOC, 1994.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Do Baú ao Arquivo: Escritas de si, escritas do outro. Patrimônio e Memória (UNESP. Online), v. 3, p. 1-18, 2007.

CUNHA, Maria Teresa Santos, MATOS, Felipe. História e Imagens: o acervo iconográfico de José Boiteux e a memória visual de Florianópolis. Cadernos do CEOM (UNOESC), v. 24, p. 237-253, 2006.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2006.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Referências culturais: base para novas políticas de patrimônio. Boletim Políticas sociais – acompanhamento e análise, Brasília, n.2, p.111-120. Disponível em: <http://desafios2.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/bpsociais/bps_02/referencia.pdf.> Acesso em 14 ago.2009. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. 3 ed. Rio de Janeiro, Record. 1999.

GONÇALVES, Janice. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, AAB-SP, 1998. (Como fazer, 2).

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O patrimônio como categoria de pensamento. In: CHAGAS, Mário. ABREU, Regina (orgs). Memória e patrimônio. Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003. GONÇALVES, Janice. Sombrios umbrais a transpor: arquivos e historiografia em Santa Catarina no século XX. São Paulo. 2006. 444p. Tese. (Doutorado em História Social). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências

Humanas da Universidade de São Paulo. Disponível em:

<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-30012007-110719/>

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos:Coleções,Museus e Patrimônio.Rio de Janeiro: Ed.IPHAN/ GARAMOND, 2007.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras, GRUNBERG, Evelina, MONTEIRO, Adriane Queiroz. 3 ed. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, Rio de Janeiro: Museu Imperial, 2006.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Lições das coisas: o enigma e o desafio da educação patrimonial. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n.31, p.220-233, 2005.

INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. 3 ed. Uberlândia: EDUFU, 2003. KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 2 ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LIMA, Solange Ferraz de, CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografia e cidade: da razão urbana à lógica de consumo – álbuns de São Paulo (18887-1954). Campinas,SP: Mercado de Letras, São Paulo, FAPESP, 1997. LOPEZ, Andre Porto Ancona. Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras. São Paulo: Edições Loyola, 1999. Pág. 25 a 46.

MACHADO, Maria Clara Tomaz, ABDALLA, Mônica Chaves (org.). Caleidoscópio de saberes e práticas populares (catálogo da produção cultural do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba). Uberlândia: EDUF, 2007. MACHADO JÚNIOR, Cláudio de Sá e GONZÁLES, Ana María Sosa. O Patrimônio público-jurídico e o seu valor histórico-cultural: um olhar sobre os (des)entendimentos epistemológicos da COMINTER do TJ/RS. In: MICHELON, Francisca Ferreira; MACHADO JÚNIOR, Cláudio de Sá e GONZÁLEZ, Ana María Sosa (orgs). Políticas públicas e patrimônio cultural: ensaios, trajetórias e contextos. Pelotas: UFPel: 2012. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/ich/ppgmp/v03-01/wp-content/uploads/2013/04/PPublicas_ebook.pdf

MAGALHÂES, Leandro Henrique et all. Educação patrimonial: da teoria à prática. Londrina: Ed.UniFil, 2009. MANIQUE, Antônio Pedro; PROENÇA, Maria Cândida. Didáctica da história, patrimônio e história local. Lisboa: Texto, 1994.

MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tânia Regina (org.). História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008. MENEGUELLO, Cristina. “O Coração da Cidade: Observações sobre a preservação dos centros históricos”.(Disponível em www.iphan.gov.br).

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A paisagem como fato cultural. In: YÁZIGI, Eduardo (org). Turismo e paisagem. São Paulo: contexto,2002. p. 29-64.

MINAYO, Maria Cecília de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 16 ed. Petrópolis: Vozes, 2000. MIRANDA, Wander Melo (org). A trama do arquivo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1995.

(6)

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

NOGUEIRA, Antonio Gilberto ramos. Por um inventário dos sentidos: Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário. São Paulo: Hucitec,2005.

POSSAMAI, Zita. O patrimônio em construção e o conhecimento histórico. Ciências e Letras, Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras, n. 27, 2000.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas,SP: Editora da UNICAMP, 2007.

SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2004 (capítulos 1 e 2). SPINELLI, Teniza (org.). Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul: história, publicações e legislação. Porto Alegre: EST Edições, 2005.

SILVA, Marcos Antonio da. Patrimônios históricos. In: História: o prazer em Ensino e Pesquisa. S.Paulo: Brasiliense, 1995. p. 39-60.

SPINELLI JR, JAYME. CONSERVAÇÃO DE ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS E DOCUMENTAIS. FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, DEP DE PROCESSOS TÉCNICOS, 1997.

TESSITORE, Viviane. Os arquivos fora dos arquivos: dimensões do trabalho arquivístico em instituições de documentação. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002. (Scripta, 4)

VALENÇA, Vera Lúcia Chacon. Museu das Crianças: a experiência piloto no Brasil. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008.

VIANNA, Letícia C. R., TEIXEIRA. João Gabriel L. C. Patrimônio imaterial, performance e identidade. Concinnitas, v. 1, n. 12, p.121-129, julho 2008. Disponível em: <http://www.concinnitas.uerj.br/resumos12/viannaeteixeira.pdf>. Acesso em 2 ago.2009.

VEIGA, Alexandre e SCHMIDT, Benito Bisso. Justiça, Arquivo e História: a avaliação de processos para além da mera temporalidade. Disponível em: www.anpuh-rs.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=25449

Referências

Documentos relacionados

CONSIDERANDO a necessidade de adotar critérios para a seleção de interessados nas vagas remanescentes do Curso de Medicina exclusivamente para fins de Transferência; TORNA PÚBLICA

deste Edital, as provas poderão ser realizadas em outras cidades e datas, a exclusivo critério da Fundação Sousândrade, cuja indicação será oportunamente

Retomando a deliberação do Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, pode-se confirmar que as práticas (nucleação/interiorização) que estão sendo chamadas de

No contexto da Cartilha Educativa da Campanha de Prevenção à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (2000, p. 5), a exploração sexual, por sua vez “é a

Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma abordagem baseada em valor para mercados de componentes e serviços de software, por meio da geração de uma

d) Ser advertido por 2 (duas) ou mais vezes em prazo de 6 meses. 12.2 - O credenciamento permite ao Sistema Fecomércio Sesc/Senac o direito de utilizar a imagem/ nome do

3. As condições pelas quais um Estado, que é parte do presente Estatuto, sem ser Membro das Nações Unidas, poderá participar na eleição dos membros da Corte serão, na falta de

Gil (2009) aponta que o estudo de caso tem como propósito explorar situações da vida real e poder explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em