• Nenhum resultado encontrado

Quím. Nova vol.22 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Quím. Nova vol.22 número1"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

IN MEMORIAN

O Professor Luciano Francisco Pacheco do Amaral falecido no dia vinte e nove de setembro de 1998, nasceu no dia sete de novembro de 1921 na cidade de São Sebastião da Grama, Estado de São Paulo. Filho de Estanislau Rubens do Amaral e Sylvia Pacheco do Amaral, deixa viúva a Sra. Dione Lessa do Amaral, três filhos, noras e netos.

Desde cedo ficou evidente a sua vocação pelo magistério, já que aos doze anos, na qualidade de aluno do segundo ano do Ginásio do Estado, dava aulas particulares de matemá-tica para alunos mais atrasados e preparava outros para o Exame de Admissão ao Ginásio.

Como professor efetivo de química, lecionou durante vários anos em diversos Colégios do Interior e da Capital. Em 1961, afastou-se do ensino secundário e, a convite do Prof. Paulo Guimarães da Fonseca, então diretor da Facul-dade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara, assumiu a Cadeira de Química Analítica.

Todavia a sua carreira universitária iniciou-se em 1950, quan-do convidaquan-do pelo Prof. Leal Praquan-do da Escola Paulista de Medi-cina, foi encarregado da Disciplina de Bioquímica, atividade que desenvolveu concomitantemente com o magistério secundário.

Foi Professor Titular de Química Orgânica na Escola de Engenharia Mackenzie (1959), Professor Associado da Uni-versidade de Indiana (1964-1965) e Professor Titular de Química Orgânica da Escola Paulista de Medicina. Em 1961 tive a felicidade de recebê-lo como assistente, tornando-se um precioso colaborador como Professor Assistente de Quí-mica Orgânica na Escola Politécnica da USP e, posterior-mente, Professor Assistente Doutor (1964) e Professor Li-vre-Docente (1968). Foi ainda Professor Adjunto do Institu-to de Química da USP (1972) e Titular em 1981.

Durante a sua profícua atividade docente foi agraciado com diversas honrarias e distinções, dentre elas o Prêmio Jabuti ofertado pela Câmara Brasileira do Livro (1981) e a medalha do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí-fico e Tecnológico - CNPq (1981).

Foi membro do Conselho Científico da Fundação Brasi-leira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências (FUNBEC) (1972-1975), membro do Conselho Curador da mesma Fundação (1977-1981), membro da Sociedade de Far-mácia e Química de São Paulo (1979), Diretor da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (1981-1985), membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Química

Luciano Franciso Pacheco do Amaral

1921-1998

153 QUÍMICA NOVA, 20(5) (1997)

(1982-1984), membro da Sociedade Brasileira de Química e membro da Academia Brasileira de Ciências (1985).

Viajou inúmeras vezes para o exterior, tendo trabalhado no Departamento de Química da Universidade de Indiana com o Prof. Eugene H. Cordes durante o período compreen-dido entre setembro de 1964 e agosto de 1965.

Como decorrência desse estágio, passou a desenvolver, em conjunto com esse Professor, pesquisas no campo da "Cinética das Reações de Adição de Reagentes Nucleofílicos ao Grupo Carbonila", tendo publicado mais de vinte traba-lhos sobre esse assunto.

Publicou também diversos artigos no campo da "Influ-ência de Grupos Vizinhos nas Reações de Adição aos Áci-dos InsaturaÁci-dos", tendo, em 1964, obtido o grau de Doutor em Ciências com a tese intitulada "A Iodolactonização de Ácidos Alil e Metalil Malônicos", desenvolvida sob a mi-nha orientação.

Seus trabalhos foram publicados em grande número nas revistas de Químca de renome internacional, e suas comuni-cações apresentadas em congressos nacionais e internacio-nais, ultrapassam uma centena.

No decurso de suas atividades acadêmicas recebeu várias bolsas de auxílio para pesquisa, destacando-se as da National Science Foundation (1961), do National Institute of Health (1964-1965), do Overseas Research Grants and Education (1970) e diversos auxílios da FAPESP.

O Prof. Luciano orientou vinte teses de Mestrado e Dou-torado no Instituto de Química da USP, tendo publicado diversos livros de Química, bem como prestado relevantes serviços à comunidade.

Católico fervoroso, incentivado sempre por Dione, sua esposa, dedicou-se com entusiasmo a trabalhos pastorais, movimentos católicos como os Cursilhos de Cristandade, Encontro de Casais com Cristo e, ultimamente ao Movimen-to de Renovação Carismática Católica.

Estudioso assíduo da Bíblia Sagrada, publicou diversos livros nos quais fica evidente o seu profundo conhecimento sobre as Sagradas Escrituras.

Perde o Magistério de São Paulo, com o falecimento do Prof. Luciano, um grande e entusiasta colaborador.

Perde o Movimento Carismático Católico um grande lí-der e um grande exemplo.

Para sua família, seus amigos, seus discípulos e para mim, seu amigo de quase 60 anos, permanecerá sempre uma imen-sa imen-saudade e a lembrança profunda de suas qualidades inte-lectuais, morais e espirituais.

O nosso consolo é termos certeza de que ele está bem junto do Senhor e, sorrindo bondosamente, deve estar nos acenando, dizendo: Companheiros, Missão Cumprida!

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo Segundo – Para o caso de eleição de um membro integrante da UFPE para a Presidência do Conselho Curador, a Vice-Presidência do Conselho Curador será eleita

Exposição a produtos de decomposição pode ser um perigo para a saúde.. Métodos especiais: Bombeiros e outras pessoas que ficarem expostas aos

Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das águas – IGAM 21 1377688 - 1 O Coordenador da unidade regional de Gestão das águas, urGA Norte de Minas, no uso

Foi também: Membro do Conselho Consultivo da Fundação Europeia para a Formação; Membro do Grupo de Alto Nível da União Europeia sobre a Livre Circulação das Pessoas; Membro

- “Teorias e Práticas do Jornalismo do Telégrafo ao Hipertexto”, separata da revista Arquipélago (lição inaugural do curso de licenciatura em Comunicação

2) Não é sempre igual, pois existem matérias-primas que são trabalhadas manualmente para dar origem a outros produtos, assim como há matérias-primas que passam por

A eficiência de uso da radiação permitiu que a produção de biomassa das plantas cul- tivadas em ambientes com restrição de luz atingisse valores iguais a 802 e 700g planta -1 ,

Buscar fontes e realizar análises iniciais tentando sistematizar alguns elementos teóricos e práticos sobre a Educação para Paz como instrumento efetivo para a contribuição