• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

DANYELLE GUEDES

DAYANNA DOS SANTOS MACIEL

U N I D A D E 3

(2)

UNIDADE 3 | INTRODUÇÃO

Nesta unidade, veremos a matemática no período da Renascença, conheceremos Pierre de Fermat e sua relação com a área, identificaremos as diferenças entre a matemática de Newton, a de Leibnitz , de Bernoulli e Euler no contexto da evolução dessa ciência.

(3)

UNIDADE 3 | COMPETÊNCIAS

1. Expressar a matemática no período da Renascença.

2. Definir Pierre de Fermat e sua relação com a matemática.

3. Identificar as diferenças entre a matemática de Newton e a de Leibnitz.

4. Diferenciar Bernoulli e Euler no contexto da evolução da matemática.

(4)

A MATEMÁTICA NO PERÍODO DA RENASCENÇA

Ao término deste capítulo, você será capaz de entender como a matemática se desenvolveu no período chamado Renascimento.

(5)

RENASCIMENTO

O Renascimento foi um período marcado por uma grande revolução em todos os setores e aspectos da sociedade da época.

Fonte: Commons (2021) Figura 1- Castelo italiano

(6)

Alguns historiadores afirmam que Florença foi o ponto de partida do Renascimento devido à uma família, conhecida como Médici, que era formada por banqueiros e acabou por estimular as artes, em geral.

Figura 2 - Florença

Fonte: Commons (2022).

(7)

A MATEMÁTICA NO RENASCIMENTO

A matemática começou a moldar-se para atender às necessidades do momento. O estudo começou com as características da matemática aplicada, utilizando os campos da arte, da cartografia, da mecânica, da óptica e da contabilidade.

Fonte: Commons ( 2022).

Figura 3 Capela da Encarnação

(8)

Assim a matemática seguiu grandes efemérides que aconteciam, como, em 1453, a queda de Constantinopla, as grandes navegações e a prensa, para difusão de informações.

(9)

Durante a Renascença, as matérias conhecidas como cálculo, álgebra e geometria foram revitalizadas, todas de forma progressiva, evoluindo para a matemática moderna que hoje conhecemos.

(10)

PRINCIPAIS MATEMÁTICOS DO RENASCIMENTO

Galileu Galilei (1564-1642) foi um dos matemáticos mais conhecidos no Renascimento. Ele é o autor da teoria Heliocêntrica, a qual afirma que o Sol é o centro do universo, e não a Terra. Galileu relacionava os seus experimentos com a matemática.

Fonte: Commons (2022).

Figura 4 - Galileu Galilei

(11)

John Napier criou a obra Mirifici Logarithmorum Canonis Descriptio, em 1614. Nesta obra, ele trabalhou com os logaritmos naturais, hoje chamados de neperianos, além de tratar da trigonometria esférica, conhecidos como As Regras das Partes Circulares de Napier.

Fonte: Commons ( 2022).

Figura 5 - Obra de John Napier

(12)

Renê Descartes formulou a sua geometria analítica, relacionando a álgebra com a geometria, criando o plano cartesiano. Além da matemática, ele dedicou parte dos sus estudos para desenvolver a cartografia, ramo que estuda os mapas.

Fonte: Commons ( 2022).

Figura 6 - Renê Descartes

(13)

PIERRE DE FERMAT: DEFINIÇÃO

Ao término deste capítulo, você será capaz de entender quem foi Pierre de Fermat e a sua matemática.

(14)

PIERRE DE FERMAT

Pierre era considerado como o Príncipe dos Amadores, um magistrado que dedicou a sua vida, principalmente, em seus momentos de lazer, para resolver questões matemáticas. Ele conseguiu ter uma educação privilegiada e com isso destacou-se no mundo dos estudos.

Figura 7 - Monumento de Pierre de Fermat

Fonte: Commons (2022).

(15)

Pierre atuava como advogado e seus estudos matemáticos não foram publicados, já que a maioria deles foram encontrados como anotações em um de seus livros preferidos. Apesar de não ser formado em matemática, seus principais trabalhos estão ligados à geometria.

(16)

A MATEMÁTICA DE PIERRE

Seus trabalhos foram inovadores na época, foi o criador da geometria analítica e também estudou a curva chamada de Bruxa de Agnesi. Fermat criou o último teorema que é considerado como uma universalização do Teorema de Pitágoras.

Figura 8 - Arithmetic

Fonte: Commons (2022).

(17)

ISAAC NEWTON E LEIBNIZ: COMPARAÇÃO

Ao término deste capítulo, você será capaz de entender a diferença da matemática de Isaac Newton e de Leibnitz.

(18)

ISAAC NEWTON

Isaac Newton foi um matemático, astrônomo, teólogo e físico. Ele conseguiu se destacar não só no mundo matemático, mas também na criação de diversas invenções.

Newton conseguiu construir um moinho de vento de brinquedo, na versão miniatura, no qual há um relógio de madeira movido a água.

Figura 10 - Isaac Newton

Fonte: Commons (2022).

(19)

A MATEMÁTICA DE NEWTON

Newton foi o inventor do que conhecemos hoje por cálculo diferencial e integral, ou seja, é o que separa a matemática elementar da matemática avançada. Ele acabou associando esses dois cálculos, originando o cálculo infinitesimal.

Figura 11 - Livro Principia, de Newton

Fonte: Commons(2022).

(20)

LEIBNIZ

Gottfried Wilhelm Leibniz era um jurista, filósofo, historiador e matemático, aproximou-se da geometria algébrica de Descartes, além de aplicar os seus métodos para a solução de diversos problemas na geometria e na mecânica.

Figura 12 - Gottfried Wilhelm Leibniz

Fonte: Commons (2022).

(21)

JOHANN BERNOULLI E EULER: DIFERENCIAÇÃO

Ao término deste capítulo, você será capaz de diferenciar Bernoulli e Euler no contexto da evolução da matemática.

(22)

EULER

Euler era físico e matemático e se destacou na geometria, na álgebra, na trigonometria e na teoria dos números por ter introduzido muitas terminologias na matemática moderna.

Figura 13 - Leonhard Euler

Fonte: Commons (2022).

(23)

Euler introduziu o uso da notação f(x) para simbolizar uma função, além da notação moderna para descrever as funções trigonométricas.

(24)

JOHANN BERNOULLI

Johann começou com a aplicação do cálculo para descobrir os comprimentos e as áreas das curvas. Ele contribuiu, também, na teoria das equações diferenciais, na matemática das velas dos navios e na ótica. Descobriu um método para a resolução de problemas conhecido como a regra do L’Hôpital

Figura 14 - Johann Bernoulli

Fonte: Commons (2022).

(25)

OBRIGADA!

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales 89 A condição multiplex das relações sociais.. Entre os fundadores da disciplina sociológica, Georg Simmel (1999)

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

g) Utilize a ferramenta eléctrica, acessó- rios, ferramentas de aplicação, etc. de acordo com estas instruções e tal como é indicado para este tipo especí- fico de aparelho.

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Graduando em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Instituição: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora Endereço:

O conector Miller G2 para montagem do sistema de proteção contra quedas Twin Turbo, é um dispositivo compacto e leve, projetado exclusivamente para permitir que dois