• Nenhum resultado encontrado

Cad. Saúde Pública vol.5 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Cad. Saúde Pública vol.5 número1"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Protegendo a ecologia

Fernando Dias de Avila-Pires

Pode-se dizer que o "movimento ecológico" é tão velho quanto a humanidade. Provavelmente, ao despertar na manhã seguinte à expulsão. Adão lembrou-se, com saudade, da vida tranqüila que levara no Paraíso, em meio aos animais e plantas criados para seu deleite. Virgílio cantou em versos as delícias do campo, décadas antes de Cristo. Rousseau, Thoreau, Gon-çalves Dias, José de Alencar registraram, na visão naturalista idealizada e no indianismo romântico, o testemunho de um sentimento atávico de amor à vida simples. O sentimento rural identifica-se no panteísmo de Pittigrili e no saudosismo cam-ponês de Eça, em A cidade e as serras e de Cabocla, que Ri-beiro Couto escreveu na Europa. Sobrevive no lirismo nostál-gico da "hora sertaneja", nos programas de rádio e televisão, ouvidos por muitos aficionados que nunca se levantaram às quatro horas da madrugada chuvosa para ordenhar vacas re-lutantes ou pegar no cabo rugoso de uma enxada.

O movimento ecológico-verde é a bandeira daqueles para quem o mico-leão é figura de poster; as baleias são conhecidas dos adesivos de pára-brisas, e a floresta é imaginada como o antigo paraíso, agora ameaçado pelo progresso.

O fenômeno não é novo.

No século passado, quando se tratava de estabelecer uma base sólida para a medicina clínica e terapêutica, nascia a fi-siologia. Em pouco tornava-se moda e Mangendie, um de seus pioneiros, descreveu sua transfiguração na "fisiologia român-tica" ou "fisiologia de salão". Balzac publicou a Physiologie du marriage, Brillat-Savarin, La Physiologic du goût, e Ali-bert, La Physiologie des passions.

Nas vésperas da revolução social que coincidiu com o nascimento da moderna saúde pública, a higiene ocupava o lu-gar da ecologia hoje. Ackerknecht descreve a higiene de então como... "un programme illimité, fait d'une assemblage e frag-ments empruntés à toutes les sciences". Revela que a maioria dos trabalhos publicados nos Annales d'Hygiene Publique et Médécine Legale de Paris, em 1829, tratavam de "metiers dangéreaux, produits industriels toxiques et Hygiène dans les usines" e que, em 1837, doze memórias apresentadas à Aca-démie versavam os mesmos temas. Exatamente aqueles que constituem a matéria do Boletim de Ecologia Humana publi-cado no México, pela Organização Panamericana de Saúde, na atual onda do ecologismo.

A ecologia passou a fazer parte as plataformas políticas, das propagandas comerciais, das preocupações presidenciais e papais e do ideal escapista do homem urbano. Passou a ser moda.

Em 1988 anunciava-se uma "Reunião Anual sobre evo-lução, sistemática e ecologia micromoleculares", na revista Ciência e Cultura. Um ministro da saúde descreveu um "cân-cer ecológico" resultante dos desmatamentos descontrolados da serra do Mar, e a ecologia tornou-se a palavra de ordem da atualidade política e a palavra-chave, ou melhor, gazua, para abrir os cofres das financiadoras de projetos de pesquisa.

(2)

A ecologia de Haeckel, definida em 1866, evoluiu da an-tiga historia natural, como a biologia, que se tornou disciplina autônoma no início do século passado. Pouco a pouco, o estu-do estu-do comportamento animal (psicologia e sociologia animais) desmembraram-se da ecologia para constituir a etologia. A ecologia centrou-se na investigação das relações dos organis-mos com o ambiente. As interações com o meio físico, ressal-tadas por Lamarck e as relações de competição e cooperação que resultam na seleção natural, privilegiadas por Darwin co-mo endo o processo proco-motor e diretor da evolução das espé-cies, viriam a revelar-se como as grandes linhas de investiga-ção ecológica moderna. Na década de 1960 polarizaram as discussões em torno da procedência de fatores físicos e bióti-cos na regulação das populações animais.

No uso popular, o termo ecologia passou a ser usado no sentido vago de natureza, como geografia, direito, ética, lite-ratura. Vem sendo utilizado para designar tanto o objeto de estudo quanto a ciência ou disciplina correspondente. Mas, no caso da ecologia, de maneira imprópria, quando o correto se-ria ecossistema.

"Proteger a ecologia" tornou-se palavra de ordem. Mas, quando a FUNAI demarca terras indígenas, não está prote-gendo a etnologia; quando a comissão de direitos humanos age, não o faz para defender a antropologia ou a sociologia; e os parques nacionais e reservas naturais não protegem a botâ-nica e a zoologia.

Entretanto, a ecologia, como ciência, precisa ser protegi-da, Ciência com implicações nos campos da política, da eco-nomia, do planejamento racional da ocupação do território na-cional, das relações internacionais, do urbanismo, da arquite-tura, do conservacionismo, a ecologia corre o risco de se desa-creditar antes de que disponha de uma sólida base conceitual e factual e que proponha soluções viáveis para problemas ur-gentes, não se limitando os ecólogos a prever desastres e vati-cinar catástrofes.

É preciso evitar o que aconteceu à história, ouvindo a advertência de Handlin. "A crise na história é resultado não da morte do passado, mas de sua malversação. Seus guardiões negligentes perderam o comando... permitiram que sua maté-ria escorregasse para as mãos de publicitários, políticos, dra-maturgos, romancistas, jornalistas e engenheiros-sociais. ... Propósitos polêmicos e partidários obscurecem e distorcem o significado de tais palavras. Por volta do fim do século XIX, por exemplo, a palavra 'socialismo' aplicava-se a uma misce-lânea de propostas para alterar o sistema político e social... Nos dois lados do Atlântico, abarcou os anti-semitas... e os gentis humanistas, pacifistas e vegetarianos." Pouco tempo depois organizavam-se os partidos socialistas.

Referências

Documentos relacionados

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Objetivo: Identificar critérios de seleção para a rizotomia dorsal seletiva (RDS) na paralisia cerebral (PC), analisar os instrumentos de avaliação e descrever as características

José Arno Appolo do Amaral, Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o Processo nº 2808/2020 da Secretaria Municipal de

 A combinação desta referência com a referência do mandato, permitirá ao Banco do devedor fazer uma análise à instrução de cobrança antes de proceder ao

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar