• Nenhum resultado encontrado

Congresso Internacional Redes Culturais nos Primórdios da Europa: 2400 anos da Academia de Platão. URI:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Congresso Internacional Redes Culturais nos Primórdios da Europa: 2400 anos da Academia de Platão. URI:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos.

Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença.

Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra.

Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.

Congresso Internacional “Redes Culturais nos Primórdios da Europa: 2400 anos da

Academia de Platão

Autor(es):

Gomes, João Pedro

Publicado por:

Imprensa da Universidade de Coimbra

URL

persistente:

URI:http://hdl.handle.net/10316.2/35099

Accessed :

19-Sep-2021 09:35:35

(2)

2014

IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COIMBRA UNIVERSITY PRESS

(3)

Notícias 496

Que a Imprensa da Universidade de Coimbra tenha a oportunidade de publicar a obra da Prof. Doutora M. H. da Rocha Pereira é seguramente um dos momentos marcantes de uma casa editorial que celebra agora os 240 anos de existência. Que o possa fazer ao abrigo de uma parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, trata ‑se por certo de uma circunstância altamente simbólica e feliz, dado que a autora dedicou dezenas de anos do seu incessante labor à colaboração com estas instituições.

O plano editorial das “obras” contempla um conjunto de dez volumes, que reúnem reflexões e estudos publicados ao longo de mais de seis décadas de investigação. Não se pretende, assim, editar a “obra completa”, que no conjunto implicaria provavelmente a publicação de um número suplementar idêntico de volumes, tendo sido dada preferência à reunião de estudos disponíveis em publicações muito variadas ou difíceis de encontrar para o leitor comum, ou ainda trabalhos que se encontram esgotados.

A Imprensa da Universidade de Coimbra publicou já, entre finais de 2013 e inícios de 2014, o volume I. Estudos sobre a Grécia Antiga. Dissertações (contém a tese de doutoramento e a de concurso para professor associado) e o volume VI. Latim Medieval (com as obras médicas de Pedro Hispano e ainda o

Regimento de Saúde Salernitano). Encontra ‑se em fase de provas tipográficas o vol. II. Estudos sobre a Grécia Antiga. Dissertações (reúne quarenta e nove artigos que tratam assuntos e autores vários, desde Homero a Plutarco).

Os restantes volumes previstos, cuja publicação sairá com uma cadência de dois a três tomos por ano, cobre as seguintes matérias: vol. III. Traduções

do Grego; vol. IV. Arte Antiga; vol. V. Estudos sobre Roma antiga, Europa

e o legado clássico; vol. VII. Latim Medieval e Renascentista; vol. VIII.

Receção das fontes clássicas em Portugal; vol. IX. Camoniana varia e

literatura portuguesa; vol. X. Recensões críticas, notícias e comentários. Delfim Leão Congresso Internacional “Redes Culturais nos Primórdios da Europa:

2400 anos da Academia de Platão

Nos dias 6 e 7 de Março de 2014, no Salão Nobre do Instituto Justiça e Paz em Coimbra, decorreu o Congresso Internacional “Redes Culturais nos Primórdios da Europa: 2400 anos da Academia de Platão”, organizado pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos no âmbito das celebrações da XVI Semana Cultural da UC.

(4)

Humanitas 66 (2014) 489‑501

As comunicações desenvolveram ‑se, durante os dois dias, ao longo de oito sessões, onde académicos de renome e investigadores nas áreas da História e Filosofia Antiga apresentaram os seus mais recentes trabalhos sobre a figura de Platão e o seu legado filosófico.

O congresso contou com a presença dos académicos Gabriele Cornelli (Universidade de Brasília), Lautaro Lanzilotta (Universidade de Groningen) e Francesc Casadésus (Universidade de Islas Baleares) como oradores convidados, aos quais se juntaram Carmen Soares (Universidade de Coimbra), Fábio Souza Lessa (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Alexandre Sá (Universidade de Coimbra).

Apresentaram ‑se, também, um grupo de investigadores do grupo ARCHAI da Universidade de Brasília, coordenado por Dennys Xavier e constituído por Luciano Coutinho, Vânia dos Santos Silva e Gilmário Guerreiro da Costa, bem como do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, coordenado por Rogério Sousa e constituído por este, João Loureiro e Katsuzo Koike.

Houve ainda lugar para a constituição de dois painéis dedicados à apresentação de trabalhos independentes, submetidos a avaliação prévia pela Comissão Científica do congresso, que reuniu investigadores filiados a instituições e centros de investigação distintos como a Universidade de S. Carlos, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Centro de História da Sociedade e Cultura (ambos sediados na Universidade de Coimbra) e Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

Durante o congresso, foram ainda apresentadas duas obras cuja edição teve o apoio do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos: a obra

Alexandrea Ad Aegyptum foi apresentada por José Luís Brandão, docente na Universidade de Coimbra, e a obra Aires Barbosa na Cosmópolis

Renascentista apresentada por Sebastião Tavares de Pinho, professor jubilado da Universidade de Coimbra.

Na noite do dia 6 teve lugar um jantar comemorativo que reuniu oradores e assistência.

6 de Março

(Salão Nobre do Instituto de Justiça e Paz)

‑Gabriele Cornelli (Univ. Brasília), Platão na Academia. Reflexões

(5)

Notícias 498

Painel de comunicações do grupo ARCHAI (Univ. Brasília), coordenado por Dennys Xavier (Univ.Uberlândia)

‑Luciano Coutinho, A Katábasis subjetiva e o sacerdócio de Sócrates

no “Cármides” de Platão.

‑Vânia dos Santos Silva, As Mulheres na “Politeia” de Platão.

‑Gilmário Guerreiro da Costa, Elementos platônicos no romance

“Grande Sertão: Veredas” de João Guimarães Rosa.

‑Miguel Almeida (FDUC), A distopia platónica na filosofia dos direitos

humanos: totalitarismo e nomocracia.

‑Marcos Piratelli (CECH), Um modo de receber a Cultura Clássica.

Santo Agostinho e Platão.

‑Ana Elias Pinheiro (CECH), Tradutor e tradução em “A caverna das

ideias”, de José Carlos Somoza.

‑Carmen Soares (Univ. Coimbra), A Paideia em Platão: o “Político”. ‑Fábio Souza Lessa (UFRJ), Práticas esportivas em Platão.

Apresentação do livro Alexandrea Ad Aegyptum por José Luís Brandão (Univ. Coimbra).

7 de Março

(Salão Nobre do Instituto de Justiça e Paz)

‑Manuel Curado (CEHUM), A Mão que nos salva da Caverna de Platão.

Um Detalhe Enigmático da Página mais famosa da Filosofia Ocidental.

‑Tomás Castro (CFUL), Cinco hipóteses do “Parménides” de Platão

em cinco cartas de Pseudo ‑Dionísio Areopagita?

‑Bruno Lobo (CHSC), A educação feminina ateniense.

‑José Sílvio de Oliveira (Univ. S. Carlos), O Locus formativo da

paideia grega da Antiguidade Clássica no campo da pesquisa no Brasil nos últimos 40 anos.

‑Francesc Casadesús (Univ. Islas Baleares), Orfismo y Pitagorismo

en la Academia.

Painel de comunicações do grupo CECH ‑UC (Univ. Coimbra), coordenado por Rogério Sousa

(6)

Humanitas 66 (2014) 489‑501

‑Rogério Sousa (Univ. Porto), Alexandria e a memória do conhecimento:

o Serapeum, a Biblioteca Filha e a “Academia” de Kom el ‑Dika.

‑João Loureiro (Univ. Coimbra), Seja responsável: beba com mode‑

ração. Leituras x ‑enófilas do Livro I das “Leis” de Platão.

‑Katsuzo Koike, As muitas vidas de Platão.

‑Alexandre Sá (Univ.Coimbra), O Nomos em Platão.

‑Lautaro Lanzilotta (Univ.Groningen), Becoming like God in gnosticism:

the beginnings of the Christian appropriation of Plato.

Apresentação do livro Aires Barbosa na Cosmópolis Renascentista por Sebastião Tavares de Pinho (Univ. Coimbra).

João Pedro Gomes A Retórica no Tempo e no Espaço:

desde a Antiguidade à Modernidade

Sob a batuta do Professor James J. Murphy – Professor Emeritus na Universidade da California e co ‑fundador do Jornal RHETORICA – A journal

of the History of Rhetoric ‑ e sob a égide da International Society for the

History of Rhetoric, decorreu em Oxford o Simpósio Interactivo “Rhetoric in Time and Space: Antiquity to Modernity”, que teve lugar no Centre for

Medieval and Renaissance Studies St Michael, de 28 de Julho a 3 de Julho de 2014. O Anfitrião do evento foi Nicholas J. Crowe – Academic Advisor, Research Fellow no St John’s College e Lecturer Tutor em Hertford College e também no St Edmund Hall, da Universidade de Oxford.

Depois da selecção dos Curricula vitae e das respectivas propostas dos candidatos, justificando a pertinência da sua presença no evento, reuniram ‑se doze académicos provenientes de várias Universidades internacionais e representantes dos Estados Unidos, Austrália, Dinamarca, Brasil, Portugal e Coreia do Sul.

Os trabalhos decorreram de forma intensa, estruturada e consistente, assentes numa metodologia inovadora de interacção de grupo. Em cada dia havia um priming speaker que depois de 45 minutos de apresentação matinal dava o mote para um dia inteiro de debates acesos, em dinâmica de prós e contras, sobre as questões mais estruturantes da Retórica. O Prof.

Referências

Documentos relacionados

Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal, a partir de um estudo de caso, apresentar como as ações de merchandising estão configuradas num reality show

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

O processo de digitalização de documentos se coloca, ao mesmo tempo, entre a promoção da preservação e a promoção do acesso à informação e se instala no horizonte

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Para este estágio delineei como principais me- tas a integração e trabalho em equipa, o desenvolvimento do raciocínio clínico e a aquisição de autonomia na abordagem das

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta