• Nenhum resultado encontrado

Matéria desta semana: sílabas tônicas e acentuação gráfica. Sílaba tônica: Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Matéria desta semana: sílabas tônicas e acentuação gráfica. Sílaba tônica: Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Escola: EMEF Maria Ramalhete Corrêa Aluno:

Série: 7° Anos Turno: Vespertino - ATIVIDADE 6

Matéria desta semana: sílabas tônicas e acentuação gráfica.

Bons estudos! Sílaba tônica: Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

Chamamos de sílaba tônica aquela sílaba que é pronunciada com “mais força”, mais ênfase, do que o restante da palavra. É importante considerar quem cada palavra tem somente uma sílaba tônica. Depois que definimos a sílaba tônica, as outras sílabas são chamadas de átonas. Então, podemos dizer que a sílaba tônica é a que tem a maior intensidade na pronúncia e as sílabas átonas são aquelas pronunciadas com menos intensidade, numa palavra.

Vejamos alguns exemplos Exemplos:

• Gua-ra-pa-ri -: ri é a sílaba tônica; as outras são átonas. • A-ra-çá – çá é a sílaba tônica; as outras são átonas. • a-ni-mal: mal é a sílaba tônica; as outras são átonas. • te-le-fo-ne: fo é a sílaba tônica; as outras são átonas. • re-lâm-pa-go: lâm é a sílaba tônica; as outras são átonas. • pro-je-to: je é a sílaba tônica; as outras são átonas.

• bo-ne-ca: ne é a sílaba tônica; as outras são átonas. • me-sa: me é a sílaba tônica; as outras são átonas.

Nos exemplos acima, podemos notar que nem sempre a sílaba tônica é acentuada. Portanto, é importante estarmos atentos às regras de acentuação das palavras para não cometermos o erro de colocar acento onde não deveríamos.

Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas

De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras podem ser classificadas como oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.

OXÍTONAS: Chamamos de oxítonas as palavras nas quais a última sílaba é tônica. Exemplos: me-trô, su-flê, su-por, ca-fé, Ca-ra-tê.

PAROXÍTONAS: Chamamos de paroxítonas as palavras nas quais a penúltima sílaba é tônica. Exemplos: ca-rá-ter, ca-va-lei-ro, pa-pa-gai-o, Flu-mi-nen-se.

(2)

PROPAROXÍTONAS: Chamamos de proparoxítonas as palavras nas quais a antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: ú-ni-co, sí-la-ba, es-tá-di-o.

Importante lembrar que Todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas.

OBS.: MONOSSÍLABOS TÔNICOS: “Mono” significa “Um”. E sílaba é cada golpe de voz usado para pronunciar uma palavra. Sendo assim, chamamos de monossílabas as palavras que têm apenas uma sílaba. Dentre os monossílabos existem palavras como e, não, sim, traz, faz, o, a, etc. E dentre os monossílabos, chamamos de tônicos aqueles que têm autonomia fonética, sendo proferidos fortemente (com destaque) na frase onde aparecem. É importante destacar que só se percebe se um monossílabo é tônico ou átono pronunciando-o numa sequência de palavras, ou seja, numa frase. Exemplos de monossílabos tônicos são palavras como nu, é; fé, si, má; si; dó; nó; tu; nós; ré; pôr etc.

Há palavras, porém, que têm dupla pronúncia, e, portanto, dupla tonicidade (marcação tônica):

Os principais casos são: hieróglifo e hieroglifo; Oceânia e oceania; Xerox (“é” ou e). Acentuação gráfica

A acentuação gráfica é a colocação de acento ortográfico para indicar a pronúncia de uma vogal ou marcar a sílaba tônica de uma palavra. Os nomes dos acentos gráficos da língua portuguesa são:

• acento agudo (´).

• acento grave (`) – Em língua portuguesa é basicamente indicativo de crase. • acento circunflexo (^).

Os acentos gráficos são instrumentos diferenciais para demarcar a intensidade de sonoridade nas pelavras em que a vogal tônica não se destaca sozinha.

Vejamos algumas regras de acentuação gráfica e, mais abaixo, um mapa mental, desenho em que estão reunidas todas as informações centrais necessárias para uma acentuação gráfica satisfatória. Acentuação das palavras oxítonas

As palavras oxítonas são aquelas em que a última sílaba é tônica (mais forte). Elas podem ser acentuadas com o acento agudo e com o acento circunflexo.

Oxítonas que recebem acento agudo

Regras de acentuação gráfica Exemplos de palavras com acento

Recebem acento agudo as palavras oxítonas terminadas em vogais tônicas abertas -a, -e ou -o seguidas ou não de -s.

está, estás, já, olá; até, é, és, olé, pontapé(s); vó(s), dominó(s), paletó(s), só(s)

Quando conjugadas com os pronomes -lo(s) ou -la(s) terminando com a vogal tônica aberta -a após a perda do -r, -s, ou -z.

adorá-lo (de adorar + lo) ou adorá-los (de adorar + los); fá-lo (de faz + lo) ou fá-los (de faz + los) dá-la (de dar + la) ou dá-las (de dar + las)

(3)

Regras de acentuação gráfica Exemplos de palavras com acento

Recebem acento as palavras oxítonas com mais de uma sílaba terminadas no ditongo nasal grafado -em e -ens.

acém, detém, deténs, entretém, entreténs,

harém, haréns, porém, provém, provéns, também São acentuadas as palavras oxítonas com

os ditongos abertos grafados -éu, éi ou -ói, seguidos ou não de -s.

anéis, batéis, fiéis, papéis, chapéu(s), ilhéu(s), véu(s); herói(s), remói

Obs.: há exceção nas formas da terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos derivados de "ter" e "vir". Nesse caso, elas recebem acento circunflexo (retêm, sustêm; advêm, provêm). Oxítonas que recebem acento circunflexo

Regras de acentuação gráfica Exemplos de palavras com

acento São acentuadas as palavras oxítonas terminadas nas vogais

tônicas fechadas grafadas -e ou -o, seguidas ou não de -s.

cortês, dê, lê, português, você(s); avô(s), pôs, robô(s) As formas verbais oxítonas, quando conjugadas com os

pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s) terminadas com as vogais tônicas fechadas -e ou -o após a perda da consoantes final -r, -s ou -z, são acentuadas.

detê -lo(s); fazê -la(s); vê -la(s); compô-la(s); repô-la(s); pô-la(s)

Obs.: usa-se, ainda, o acento circunflexo para diferenciar a forma verbal "pôr" da preposição "por". Acentuação das palavras paroxítonas

As palavras paroxítonas são aquelas em que a penúltima sílaba é tônica (mais forte). Paroxítonas que recebem acento agudo

Regras de acentuação gráfica Exemplos de palavras com acento Recebem acento agudo as paroxítonas que apresentam, na

sílaba tônica, as vogais abertas -a, -e, -o, -i e -u e que terminam em -l, -n, -r, -x e -s,

dócil, dóceis; fóssil, fósseis; réptil, répteis; córtex, córtices; tórax; líquen

Palavras paroxítonas que apresentam, na sílaba tônica, as vogais abertas grafadas -a, -e, -i, -o e -u, e que terminam em -ã, -ão, -ei, -um ou -uns são acentuadas nas formas singular e plural das palavras.

órfã, órfãs; órfão, órfãos; órgão, órgãos; sótão, sótãos; jóquei, jóqueis; fáceis, fácil; bílis, íris, júri, oásis, álbum, fórum, húmus e vírus Obs.: não se acentuam graficamente os ditongos representados por -ei e -oi da sílaba tônica das paroxítonas:

assembleia, boleia, ideia, onomatopeico, proteico, alcaloide, apoio (do verbo apoiar), tal como apoio (substantivo), boia, heroico, jiboia, moina, paranoico, zoina.

Exemplos de palavras paroxítonas não acentuadas: enjoo, grave, homem, mesa, Tejo, vejo, velho, voo, avanço, floresta; abençoo, angolano, brasileiro, descobrimento, graficamente e moçambicano. Paroxítonas e o uso do acento circunflexo

Regras de acentuação gráfica Exemplos de palavras com acento Palavras paroxítonas que contêm, na sílaba tônica, as

vogais fechadas com a grafia -a, -e e -o, e que terminam em -l, -n, -r ou -x,

cônsul, cônsules; têxtil, têxteis; plâncton, plânctons

(4)

Regras de acentuação gráfica Exemplos de palavras com acento Também recebem acento circunflexo as palavras que

contêm, na sílaba tônica, vogais fechadas com a grafia a, -e -e -o, -e qu-e t-erminam -em -ão(s), --eis ou -us.

Estêvão, zângão, escrevêsseis, plâncton

São grafadas com acento circunflexo as formas dos verbos "ter" e "vir", na terceira pessoa do plural ("têm" e "vêm") e . O mesmo é aplicado algumas formas verbais derivadas.

abstêm, advêm, contêm, convêm, detêm, entretêm, intervêm, mantêm, obtêm, provêm, sobrevêm Não é usado o acento circunflexo nas palavras paroxítonas

que contêm um tônico oral fechado em hiato com terminação -em, da terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

creem, deem, descreem, desdeem, leem, preveem, redeem, releem, reveem, veem

Não é usado o acento circunflexo com objetivo de assinalar

a vogal tônica fechada na grafia das palavras paroxítonas. Enjoo, povoo, roo, voo Atenção!

O acento circunflexo é obrigatório na palavra pôde na terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Isso acontece para distingui-la da forma verbal correspondente do presente do indicativo: pode.

Acentuação das palavras proparoxítonas

As palavras proparoxítonas são aquelas em que a antepenúltima sílaba é a tônica (mais forte). Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

Exemplos: árabe, cáustico, Cleópatra, esquálido, exército, hidráulico, líquido, míope, músico, plástico, público, rústico, último, válido, plástico.

ESQUEMA RESUMITIVO DAS REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA (Mapa mental)

(5)

Agora vamos exercitar esses conteúdo. Exercícios

Questão 01: Classifique as palavras destacadas em paroxítonas e proparoxítonas. a) Está sempre em dúvida....

b) Por que duvida sempre daquilo que falo?

c) Valido o documento e só depois você vai embora. d) Esse documento não é válido.

e) Tem um público muito fiel.

f) Publico artigos em jornais e revistas.

g) No final do ano, prêmio os melhores alunos.

h) Os melhores alunos recebem um prêmio no final do ano.

Questão 02: Faça um círculo ao redor da sílaba tônica das palavras, e, na frente classifique como oxítona, paroxítona ou proparoxítona:

A) Ação __________________ B) Régua __________________ C) Sapato __________________ D) Tênis __________________ E) Pássaro __________________ F) Passarinho __________________ G) Cajá __________________ H) Caju __________________ I) Noite __________________ J) Galinha __________________ K) Fábula __________________ L) Chácara __________________ M) Sítio __________________ N) Chuvarada __________________ O) Sol __________________ P) Até __________________ Q) Teto __________________ R) Médico __________________ S) Fácil __________________ T) Público __________________

(6)

Questão 03: Leia o texto e identifique as palavras que precisam ser corrigidas. ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________

Questão 4: Assinale a alternativa em que nenhuma palavra deve ser acentuada: a) Lápis, canoa, abacaxi, jovens

b) Ruim, sozinho aquele, caiu c) Saudade, fênix, grau, orquídea d) Voo, légua, ruim, tênis

Questão 5: Sabendo que todas as palavras abaixo são proparoxítonas, acentue-as graficamente.

Calice, lampada, linguística, protótipo, súbito.

Questão 6: Sabendo que todas as palavras abaixo são paroxítonas, acentue-as quando convier.

(7)
(8)

Questão 08:

Questão 09

Marque a alternativa cujas palavras são acentuadas por serem oxítonas: a) paletó, café, jiló

b) ônibus, satélite, oásis c) você, Goiânia, régua d) também, Santarém, época e) açaí, rabicó, óculos

Por hoje é só. Até breve, pessoal!

(9)

DISCIPLINA: MATEMÁTICA

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS INTEIROS (Z) OBS: (÷ 𝑜𝑢 ∶) 𝑟𝑒𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑚 𝑎 𝑜𝑝𝑒𝑟𝑎çã𝑜 𝑑𝑎 𝑑𝑖𝑣𝑖𝑠ã𝑜.

(× 𝑜𝑢 ∙) 𝑟𝑒𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑚 𝑎 𝑜𝑝𝑒𝑟𝑎çã𝑜 𝑑𝑎 𝑚𝑢𝑙𝑡𝑖𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎çã𝑜.

Regra do sinal:

• SINAIS IGUAIS: o resultado é positivo (+) a) (+) . (+) = (+)

b) (−) . (−) = (+) c) (+) ∶ (+) = (+) d) (−) ∶ (−) = (+)

• SINAIS DIFERENTES: o resultado é negativo (−) a) (+) . (−) = (−)

b) (−) . (+) = (−) c) (+) ∶ (−) = (−) d) (−) ∶ (+) = (−)

→ Em relação à multiplicação e à divisão, podemos estabelecer a seguinte regra geral: 1° – Se os dois números possuírem o mesmo sinal, o resultado será positivo. Exemplos:

𝒂) (+ 𝟐) . (+ 𝟒) = + 𝟖 𝒐𝒖 𝟖 𝒃) (− 𝟒) . (− 𝟏𝟎) = + 𝟒𝟎 𝒐𝒖 𝟒𝟎 𝒄) (+ 𝟏𝟓) ∶ (+ 𝟑) = + 𝟓 𝒐𝒖 𝟓 𝒅) (− 𝟐𝟎) ∶ (− 𝟐) = + 𝟏𝟎 𝒐𝒖 𝟏𝟎

2° – Se os dois números possuírem sinais diferentes, o resultado será negativo. Exemplos:

𝒂) (+ 𝟔) . (− 𝟕) = − 𝟒𝟐 𝒃) (− 𝟏𝟐) . (+ 𝟐) = − 𝟐𝟒 𝒄) (+ 𝟏𝟎𝟎) ∶ (− 𝟐) = − 𝟓𝟎 𝒅) (− 𝟏𝟐𝟓) ∶ (+ 𝟓) = − 𝟐𝟓

(10)

Multiplicação com mais de dois números relativos:

Multiplicamos o primeiro número pelo segundo, o produto obtido pelo terceiro e assim, sucessivamente, até o último fator.

Exemplos: 𝒂) (− 𝟐) . (+ 𝟑) . (+ 𝟓) = (− 𝟔) . (+ 𝟓) = − 𝟑𝟎 𝒃) (− 𝟐) . (− 𝟑) . (− 𝟒) . (− 𝟓) = (+ 𝟔) . (− 𝟒) . (− 𝟓) = (− 𝟐𝟒) . (− 𝟓) = + 𝟏𝟐𝟎 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 01 – Calcule as multiplicações: a) (+ 8) . (– 9) = b) (– 6) . (– 5) = c) (+ 7) . (+ 4) = d) (– 36) . (+ 9) = e) (– 7) . (– 12) = f) (+ 21) . (+ 3) = g) (– 8) . (+ 6) = h) (+ 5) . (– 11) = i) 0 . (+ 13) = j) (– 7) . 0

02 – Agora, calcule as divisões abaixo: a) (– 18) : (+ 6) = b) (– 35) : (– 5) = c) (+ 70) : (+ 7) = d) (+ 45) : (– 9) = e) (– 49) : (+ 7) = f) 0 : (– 20) = g) (– 11) : (– 11) =

03 – Observe o exemplo e calcule as multiplicações de três ou mais fatores: a) (– 7) . (+ 11) . (– 2) = (– 77) . (– 2) = + 154

b) (+ 6) . (+ 2) . (– 1) = c) (– 12) . (– 6) . (+ 3) = d) (+ 3) . (– 1) . (– 2) . (+ 5) =

(11)

04 – Observe o exemplo e calcule o valor das expressões numéricas abaixo: 20 + (+ 3) . (– 4) – (+ 2) . (– 5) =

= 20 + (– 12) – (– 10) = → efetuamos as multiplicações ou divisões = 20 – 12 + 10 = → eliminamos os parênteses

= + 30 – 12 = 18

→ Nas expressões numéricas, primeiro resolvemos as multiplicações ou divisões na ordem em que aparecerem e, por fim, as adições e subtrações, nunca se esquecendo das regras com sinais. a) 40 : 5 – 15 = b) 7 : (– 7 ) + 9 . 3 = c) – 10 + 20 : 4 – 3 . 7 = d) 5 + 10 : 2 – 27 : 3 + 7 = e) 15 + (– 8) . (+ 4) = f) (– 4) . (– 7) – 12 =

5 – Calcule a soma do dobro de – 7 com o triplo de – 4.

6 – Num torneio de xadrez foi combinado que cada vitória valeria 3 pontos, empate, 1 ponto e derrota, – 1 ponto. Perto do final do torneio João estava com 53 pontos. Caso João obtenha até o final do torneio 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, o número de pontos com que ele terminará o torneio é:

DISCIPLINA: HISTÓRIA

QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO

Dentre as causas da queda do Império Romano estão: disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, a crise econômica e o crescimento do

cristianismo.

Oficialmente, o Império Romano do Ocidente termina em 476 d.C., quando o Imperador Rômulo Augusto é obrigado a abdicar em favor de Odoacro, chefe militar de origem germânica.

(12)

A capital do Império, Roma, também sofreu as consequências da decadência. Foi saqueada pelas tropas de Alarico, em 410, e posteriormente, seria invadida por vândalos (455) e ostrogodos (546).

Principais causas do fim do Império Romano

Vejamos alguns motivos que levaram ao declínio e ao fim do Império Romano. 1. Disputas internas

O regime de governo de Roma mudou de República para Império com Júlio César, no séc. I a.C. No entanto, apesar de ter se proclamado imperador, César manteve algumas instituições da República como o Senado.

Nem todos os imperadores, porém, respeitaram o poder dos senadores. Isso acabou por gerar mais atritos entre a classe política e os militares.

À medida que o Império se expandia, ficava cada vez difícil controlar os generais e os

governadores das províncias. Não devemos esquecer que o Império Romano chegou a ter 10.000 km de extensão, com territórios no norte da África, Oriente Médio e Europa central.

Assim, com um ótimo exército nas mãos, alguns generais se rebelaram contra o poder central, mergulhando o Império em guerras civis.

2. Invasões bárbaras

Os “bárbaros” eram aqueles povos, fora do território imperial, que os romanos não conseguiram derrotar e ocupar as terras. Alguns deles, contudo, participavam das batalhas junto ao exército romano, e outros chegaram a integrar o próprio exército imperial.

Devido às disputas internas e a crise econômica, o exército romano perdeu muito da sua eficiência. Assim, os bárbaros conseguiram derrotá-lo e expandir seu território pouco a pouco. Os chefes bárbaros, entretanto, faziam questão de conservar várias instituições romanas e muitos se convertiam ao cristianismo, a fim de poder serem aceitos pelos antigos romanos.

É interessante notar que os bárbaros acreditavam que eram os herdeiros do Império Romano e não seus destruidores.

3. Divisão entre Ocidente e Oriente

Uma das medidas tomadas para melhorar a administração imperial foi dividir o Império Romano em duas partes, por volta do ano 300 d.C. A parte Ocidental teria como capital Roma; enquanto a Oriental, a sede seria em Bizâncio.

Durante o reinado do Imperador Constantino, a cidade de Bizâncio passou a se denominar Constantinopla e mais tarde, com o domínio muçulmano, foi chamada de Istambul.

A divisão se revelou um fracasso, pois acentuou as diferenças culturais e políticas já existentes entre as duas regiões.

O Império Romano do Ocidente mergulha na decadência, sem conseguir conter as invasões bárbaras e as brigas internas. A Queda de Roma, saqueada pelos povos "bárbaros", em 410, revela o quanto os romanos já não controlavam seus domínios.

(13)

4. Crise econômica

O crescimento econômico de Roma se baseava nas guerras de expansão, na capacidade de capturar pessoas para escravizá-las e, finalmente, de comercializar.

A partir do momento que não havia mais como expandir seu território, também não era possível escravizar seres humanos.

Deste modo, sem a mão de obra barata dos escravos, a economia começa a declinar. Por sua parte, o dinheiro para fazer as guerras e pagar os soldados, escasseia. Uma das medidas para conter a crise econômica é fazer uma moeda de menor valor para pagar as tropas.

A solução acaba gerando inflação e a moeda romana se desvaloriza, aumentando a crise no Império.

5. Crescimento do cristianismo

O surgimento do cristianismo, uma religião monoteísta, aumentou a crise de identidade pela qual passava o Império Romano.

Os cristãos foram considerados ilegais até o em 313 d.C. o Édito de Milão, quando o Imperador Constantino decretou o fim da perseguição. Isso não significou a paz imediata, pois outros imperadores tentaram restaurar as práticas pagãs.

Esta luta entre o paganismo e o cristianismo desgastava internamente a sociedade e o governo romanos, que já se encontravam bem divididos.

ATIVIDADES 1 – Complete:

A - Durante o reinado do Imperador --- a cidade de Bizâncio passou a se

denominar Constantinopla e mais tarde, com o domínio muçulmano, foi chamada de ---.

B - Os --- eram aqueles povos, fora do território imperial, que os romanos não conseguiram derrotar e ocupar as terras.

C - O regime de governo de Roma mudou de República para Império com ---, no séc. I a.C.

2 – Cite uma causa que determinou o declínio do Império Romano.

3 - O crescimento econômico de Roma se baseava nas guerras de expansão, na capacidade de capturar pessoas para escravizá-las e, finalmente, de comercializar. A – ( ) Verdadeiro

(14)

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

01) Uma bacia hidrográfica representa toda a área em que há uma mesma drenagem de água, envolvendo sempre um rio principal e os seus afluentes e subafluentes, que, juntos, formam uma rede hidrográfica. A consideração principal para distinguir ou “separar” uma bacia hidrográfica da outra é:

a) a extensão do rio principal

b) o limite entre os divisores de água c) a hierarquia que compõe a rede hídrica d) a quantidade de chuvas e suas direções e) as oscilações nas formas de relevo

02) As diferentes bacias hidrográficas possuem diferentes utilidades e importâncias para a sociedade. Em regra geral, as bacias planálticas, com relevos mais íngremes e acidentados, possuem um potencial hidrelétrico superior às bacias de planícies.

Com base no exposto, podemos afirmar:

I. A bacia amazônica possui um baixo potencial hidrelétrico em seu leito principal. II. Bacias hidrográficas com baixo potencial hidrelétrico tendem a apresentar uma maior navegabilidade.

III. A maior parte dos rios brasileiros, portanto, é de elevado potencial para a geração de eletricidade.

IV. A bacia do São Francisco, em função de suas características, não pode ser utilizada para a construção de barragens.

Sobre as alternativas acima, é correto dizer que: a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. b) Apenas a afirmativa I e IV estão corretas. c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

(15)

3) São elementos estruturais presentes nas bacias hidrográficas e responsáveis pela captação e drenagem das águas superficiais para o subsolo, processo durante o qual os recursos hídricos passam por filtragem, acrescendo também sais minerais à água. Transformam-se, portanto, em grandes reservatórios subterrâneos com grandes volumes de água potável, que, no entanto, não estão livres de contaminação.

A descrição acima é referente: a) às cavernas subterrâneas. b) aos rios endorreicos.

c) às reservas hídricas do solo. d) aos sistemas de aquíferos. e) à rede de drenagem superficial. DISCIPLINA: CIÊNCIAS

CALOR E TEMPERATURA

Historicamente, o conceito de calor foi um dos mais difíceis de serem construídos. Os primeiros pensadores associavam o calor ao fogo e às suas manifestações, atribuindo sempre enorme valor ao mesmo.

Heráclito de Éfeso (535-470 a.C.) considerava o fogo o elemento responsável pelas transformações no universo. Empédocles (492-432 a.C.) elaborou um esquema explicativo com base nos chamados quatro elementos primordiais (água, ar, terra e fogo), relacionando o conceito de calor ao fogo.

Para Aristóteles (384-322 a.C.) o frio e o quente eram propriedades fundamentais dos corpos, assim como o leve e o pesado.

A associação do calor ao movimento das partículas que compõem um corpo foi feita inicialmente por Platão (427-347 a.C.). Ele acreditava que o calor do fogo fazia com que as partículas entrassem em movimento e se separassem, provocando a dilatação do corpo. Ao retirar o corpo do fogo, Platão acreditava que ocorria o efeito inverso, as partículas paravam de se mover e eram comprimidas fazendo com que o tamanho do corpo diminuísse.

Hoje sabemos que o calor existe apenas quando há diferença de temperatura entre dois sistemas colocados em contato térmico. Cabe ressaltar que o contato térmico não exige necessariamente contato físico, visto que o calor se propaga pelos processos de convecção, condução e irradiação.

Figura 1: Mapa de temperaturas médias da Terra feito por observações de satélites no mês de abril de 2013. Pode-se perceber que os polos Norte e Sul são mais frios do que a região tropical. Essa diferença de temperatura na Terra é responsável pelos ventos e furacões, que nada mais são do que a troca de calor por convecção.

A irradiação, diferentemente da condução e convecção, não exige contato físico. É por este processo que a Terra é aquecida pelo Sol – o calor que a Terra recebe do Sol se dá pela diferença de temperatura dos mesmos.

(16)

Temperatura

O conceito de temperatura como o quão quente ou frio está um corpo não é confiável, pois as sensações térmicas, além de serem subjetivas, dependem do tipo de material que tocamos. Por exemplo, podemos guardar um pedaço de madeira e outro de metal no congelador por dias. Ambos estarão na mesma temperatura, a dada pelo congelador, lógico! Porém, ao retirarmos ambos os objetos, teremos a sensação de que a madeira estará mais quente que o metal. Isso tem relação com a capacidade de os materiais trocarem calor com corpos mais quentes ou mais frios do que eles.

A sensação de calor ou frio é comparativa. Experimente colocar uma mão na água quente e a outra na água com gelo. Após alguns instantes, coloque as duas mãos em uma bacia contendo água à temperatura ambiente. A sua mão que estava na água quente sentirá que a água da bacia está fria. Já a sua mão que estava na água com gelo, sentirá a água da bacia quente.

Como podemos, então, definir o conceito de temperatura?

O físico William Tohmson (conhecido como Lord Kelvin, 1824-1907), durante seus estudos do comportamento dos gases, estabeleceu que a temperatura de um corpo representa a energia média de movimento dos átomos e/ou moléculas que o constituem.

Kelvin fez uma adequação da teoria de Platão, associando o não movimento ou repouso das partículas de um corpo ao zero na escala Kelvin de medição de temperaturas – o zero absoluto. Esse valor é inatingível, o que significa que os átomos e/ou moléculas estão sempre em movimento, por mais lento que ele seja.

O aumento da movimentação das partículas (átomos e/ou moléculas) de um corpo está diretamente associado ao aumento da temperatura do mesmo, e vice-versa.

A temperatura é definida, então, como a medida da energia de movimento dos átomos e/ou moléculas que compõem um corpo, seja ele um sólido, líquido ou gás.

Calor

Conforme explicado, o calor é a energia térmica transferida entre dois sistemas ou corpos (sejam eles gases, líquidos ou sólidos) devido a uma diferença de temperatura existente entre eles. O calor é espontaneamente transferido do corpo que possui temperatura mais alta para o que possui temperatura mais baixa. Ou seja, ocorre transferência de calor entre partículas mais energéticas (que se movimentam mais rápido) para as menos energéticas.

Assim, quando pegamos uma xícara com café quente a energia é transferida da xícara para nossa mão e, quando pegamos um copo de água com gelo, a energia é transferida da nossa mão para o copo. Ou seja, quando dois corpos estão em contato térmico, a transferência de energia ocorre sempre do mais quente para o mais frio.

Só faz sentido falar em calor enquanto os corpos possuírem temperaturas diferentes entre si. Uma vez que os corpos estiverem na mesma temperatura deixa de ocorrer o fluxo de energia, ou seja, deixa de existir calor. Nessa condição dizemos que os corpos atingiram o equilíbrio térmico.

Figura 2: Esquema da troca de calor entre dois corpos com temperaturas diferentes.

Vamos voltar agora ao exemplo do pedaço de madeira e de metal guardados no congelador. Se ambos estão na mesma temperatura, por que ao pegá-los temos a sensação de que a madeira está mais quente e o metal mais frio?

Porque a capacidade de o metal receber calor da sua mão é maior do que a capacidade da madeira. Como o metal “rouba” o calor da sua mão mais rapidamente, você tem a sensação de que ele está

(17)

mais gelado. Na verdade, quando você pega o metal, a sua mão esfria mais rápido por ter cedido mais calor ao metal do que à madeira no mesmo intervalo de tempo.

O mesmo acontece quando aquecemos a mesma quantidade de duas substâncias diferentes, por exemplo, água e ferro. O ferro terá sua temperatura aumentada em muito pouco tempo, enquanto a água precisará de mais tempo para atingir a mesma temperatura alcançada pelo ferro.

É fácil perceber que as substâncias têm capacidades diferentes de trocar calor. Foram definidos dois conceitos físicos para categorizar essas diferenças, ou seja, a capacidade térmica e o calor específico.

A quantidade de calor necessária para variar a temperatura de certa quantidade de substância é chamada de capacidade térmica. Já a quantidade de calor necessária para elevar em 1 °C, 1g da substância é denominada calor específico.

Quanto menor o calor específico de uma substância, mais facilmente ela sofre variações em sua temperatura.

Na tabela ao lado damos o calor específico de algumas substâncias, para fins de comparação. Observe que os valores dos calores específicos condizem com as explicações para o encontrado no experimento da madeira e do metal guardados no congelador.

Substância Calor específico (J/kg⋅°C)

Cobre 387 Vidro 840 Madeira 1700 Água (a 15°C) 4186 Equilíbrio térmico

O equilíbrio térmico de um sistema é atingido quando todos os seus constituintes atingem o mesmo valor de temperatura e não existe troca de calor entre eles.

Esse princípio é a base do funcionamento de todos os termômetros. Você já reparou que para medir a temperatura de uma pessoa coloca-se o termômetro e espera-se um tempo? Esse tempo é necessário para que o equilíbrio térmico entre seu corpo e o termômetro seja atingido, de modo que a temperatura que ele mostra seja igual à da pessoa.

Isso vale para a medição da temperatura de qualquer substância (sólido, líquido ou gás) com qualquer tipo de termômetro; é preciso esperar que o sistema entre em equilíbrio térmico antes de fazer a leitura da temperatura.

(18)

Questionário:

01) Por qual processo de propagação de calor que a Terra receber energia de calor do Sol?

02) Como podemos definir temperatura?

03) Complete corretamente a frase:

O calor é espontaneamente transferido do corpo que possui temperatura mais _____________ para o que possui temperatura mais _________________.

04) Uma vez que os corpos estiverem na mesma temperatura deixa de ocorrer o fluxo de energia, ou seja, deixa de existir calor. Nessa condição dizemos que os corpos atingiram o?

DISCIPLINA: LINGUA INGLESA

Hello, guys! How’s things? (Olá, gente! Como estão as coisas?)

Hoje vamos aprender sobre um tipo de texto muito interessante que se chama “autobiografia”. Você já ouviu falar? Sabe qual a diferença entre uma biografia e uma autobiografia? Quem escreve sobre quem? Vamos descobrir? Let’s go!

https://poemanalysis.com/genre/autobiography/

When writing an autobiography, you focus on three major things: who you are in life, what life means to you and what your outlook on the future is. In a more detailed view, where do you want to go and how?

Translation (Tradução)

Quando se escreve uma autobiografia, você foca em três coisas principais: Quem você é na vida, o que a vida significa para você e qual sua visão do futuro. Numa visão mais detalhista, onde você quer chegar e como?

What’s the difference between Biography X Autobiography? (Qual a diferença entre Biografia e Autobiografia?)

(19)

In a biography, we have the use of the third person point of view, in other words, other person writes someone’s story, example: “She was an artist”. In an autobiography, on the other side, we have the first person point of view, the person writes his or her own story, example: “My story” or “My life”. Translation (Tradução)

Numa biografia, temos o uso do ponto de vista da terceira pessoa, ou seja, outra pessoa escreve a história de alguém, exemplo: “Ela era uma artista”. Na autobiografia, por outro lado, temos o ponto de vista da primeira pessoa, a pessoa escreve sua própria história, exemplo: “Minha história” / “Minha vida”.

Why Do Writers Write Autobiographies and what is the importance of it? (Por que os escritores escrevem autobiografias e qual a importância disso?)

They are the most basic and commonly written forms of prose. It is entirely natural for any human being, not just professional writers. Sharing their personal story is possibility of having another person find one’s life worth reading about.

Translation (Tradução)

Eles são as formas de prosa mais básicas e comumente escritas. É totalmente natural para qualquer ser humano, não apenas para escritores profissionais. Compartilhar sua história pessoal é a possibilidade de outra pessoa descobrir que vale a pena ler sobre sua vida.

Autobiographies are a wonderful historical resource. They talk about someone’s life, the thoughts they had, the ideas they pursued, and all the struggles they endured. Depending on whose story it is, the book might have a broader importance to a community, culture, or country. These stories are also important for another reason, they allow writers (and those who wouldn’t consider themselves writers) to share and build connections with readers. When reading an autobiography of someone that one feels is an important figure, and finding similarities between their life and one’s own can be an important revelation. One might learn what led this person to success or to overcome adversity and then be able to implement the same things into their life.

Translation (Tradução)

As autobiografias são um recurso histórico maravilhoso. Eles falam sobre a vida de alguém, os pensamentos que tiveram, as ideias que perseguiram e todas as lutas que enfrentaram. Dependendo de quem é a história, o livro pode ter uma importância mais ampla para uma comunidade, cultura ou país. Essas histórias também são importantes por outro motivo, elas

(20)

permitem que escritores (e aqueles que não se consideram escritores) compartilhem e construam conexões com os leitores. Ao ler uma autobiografia de alguém que se sente ser uma figura importante, e encontrar semelhanças entre a vida dela e a sua própria pode ser uma revelação importante. É possível aprender o que levou essa pessoa ao sucesso ou superar as adversidades e, então, ser capaz de implementar as mesmas coisas em sua vida.

Autobiography Synonyms (Sinônimos de autobiografia)

Memoirs (Memórias) / Diary (Diário) /Journal (Jornal) /Life story (História de vida) ...

Examples of Biographies and Autobiographies

ACTIVITIES

Baseado nos textos acima, responda:

1) What the WH- QUESTIONS “What”, “Where”, Who” and “How” presented in the text mean? (O que as PALAVRAS INTERROGATIVAS) apresentadas no texto “What”, “Where”, Who” and “How” significam?

▪ WHAT (2 significados) - ____________ ▪ WHERE- _____________

▪ WHO - _____________ ▪ HOW-_____________

2) Write down a short definition of biography and an autobiography, listing their individual features. (Escreva abaixo uma definição curta do que é biografia e autobiografia, listando suas características individuais.) Tente responder em inglês.

3) Try to write in English a simple autobiography in your notebook, (It can be real or not.) Look at the teacher’s model. (Tente escrever em inglês uma simples autobiografia no seu caderno, (Ela pode ser verdadeira ou não). Dê uma olhada no modelo da teacher.)

(21)

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FISÍCA

O hip-hop e a discriminação racial

Para abordar o Hip Hop torna-se essencial resgatar, de forma sucinta, a origem do funk, pois essa forma de música surgiu da música negra americana, o “Rhythym and Blues”, rotulada como “race music” até cair no gosto popular dos

jovens brancos americanos. Houve a partir da década de trinta, uma grande migração da população negra que vivia no sul do país, para os centros urbanos do norte dos Estados Unidos e que necessitava, emergencialmente, de trabalho.

O Hip Hop chega ao Brasil, vindo da Florida

(EUA), pelo ritmo “Miami Bass” de músicas com batidas rápidas e erotizadas, mas este ritmo aqui foi batizado de “Funk”, uma retomada ao movimento anterior. Duas vertentes vão surgir neste estilo que acaba de chegar às comunidades de baixa renda. Uma atente a demanda da produção midiática, à cultura de massa, liderada por um grupo de pessoas que visam o lucro com esta produção, oferecendo a população uma forma de diversão e de passar o tempo. Enquanto que a outra vertente, o Hip Hop, propõe uma ação de protesto político e social para o exercício da cidadania. O termo Hip Hop tem na sua etmologia as danças da década de setenta, em que se saltava (hop) e movimentava os quadris (hip). Mas também há registros de que tenha sido criado por Afrika Bambaataa (Kevin Donovan).

O Rap (Rhythm And Poetry) tem sua origem nos “Sound Systems” da Jamaica, muito utilizados por lá na década de sessenta, uma espécie de carro de som onde o “toaster” (como o MC atual) discursava sobre os problemas socioculturais e políticos do seu povo.

Hello! My name is Patrícia, but you can call me Paty. I am 39 years old and I live in Guarapari – Espírito Santo, Brazil, with my parents. We have 3 pets (3 dogs).

My birthday is on 19th February.

I am an English teacher and I work at Maria Ramalhete School.

I love being a teacher! I also love the nature and the animals!

(22)

A Break Dance é a linguagem artística dentro do Hip Hop praticada pelos b-boys e b-girls, os adoradores de grifes esportivas. Este estilo de dança surgiu com a quebra da bolsa de valores dos Estados Unidos, em 1929, quando acontece o desemprego em massa. Os artistas dos cabarés americanos foram para as ruas fazerem seus números de música e dança, em busca de dinheiro. Daí surge a “Street Dance” (Dança de Rua), porém com uma estética própria daquela época.

Outra expressão artística marcante no movimento Hip Hop é o “Graffiti”, que em parte tem a ver com a pichação, isto porque no surgimento do Hip Hop o graffiti servia para demarcar becos, muros e trens nas grandes metrópoles. Com a essência do movimento Hip Hop, nos anos oitenta, essas demarcações foram se transformando em verdadeiros murais de obras de arte. Hoje há uma nítida diferença entre o graffiti e a pichação, inclusive pela ilegalidade e vandalismo do segundo. O movimento Hip Hop tem sido respeitado por uma grande parcela da sociedade brasileira. Mérito alcançado pelos líderes conscientes deste movimento no Brasil.

Perguntas

1- Qual estilo de música que deu origem ao estilo hip-hop? a) Funk americano.

b) Forro de Goiás. c) Rock internacional. d) Dance americano.

2- Assinale a alternativa onde expressa a importância do estilo Hip-Hop para sociedade? a) Esse estilo de música não tem relevância social.

b) O Hip-Hop, prega violência nas camadas mais pobres.

c) O Hip-Hop é um estilo onde os adeptos faz badernas nas ruas e pichações em monumentos públicos

d) Ela propõe nos seus adeptos um estilo que vai além da dança e sim faz com que o indivíduo se preocupe com o lado social e político da sociedade.

3- Marque a alternativa de um movimento artístico do Hip-hop? a) Graffiti.

b) Pop art. c) Bossa Nova.

(23)

d) Pichação.

4- Aconteceu uma crise nos Estados unidos, que teve um destaque no cenário mundial, com isso surgiu uma linguagem de musical dentro do Hip-Hop segundo o texto. Assinale a alternativa do nome da crise e o estilo musical.

a) Crise de 1929 e Break Dance. b) Crise do petróleo e Reggae. c) Crise 1900 e Break Dance. d) Crise 1938 e Proibidão.

5- Segundo o texto, o hip-hop vem de que cidade norte americana? a) Nova York.

b) San Francisco. c) Florida.

d) Los Angeles.

Referência bibliográfica

HERSCHMANN, Micael, O Funk e o Hip-Hop invadem a cena. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. VIANNA, Hermano, O mundo funk carioca, Rio de Janeiro: Zahar, 1988

DISCIPLINA: ARTE

Pop Art

Após a Segunda Guerra Mundial, o expressionismo e toda sua subjetividade dominava o mundo artístico, havendo claramente, naquela época, uma divisão entre a “arte elevada” e a “arte vulgar”. O pop art surgiu como resultado da insatisfação de certos artistas com essa situação de

separação entre a arte e as massas.

De fato, a pop art surgiu em meados dos anos 50 na Inglaterra, onde um grupo de artistas, intitulado Independent Group, começou a dar os primeiros passos e a apresentar as bases da nova forma de expressão artística. No entanto, foi na Nova York dos anos 60 que o movimento artístico demonstrou todo seu potencial, chamando a atenção do mundo inteiro.

(24)

Como uma crítica ao consumismo e à sociedade do consumo, os artistas da pop art passaram a usar signos estéticos massificados da publicidade e do consumo como forma de arte. Para isso, utilizavam as principais satisfações visuais das pessoas, como comerciais de TV, campanhas publicitárias, histórias em quadrinhos, etc., para aproximar justamente a arte e a vida comum. Entre os materiais artísticos usados, podemos citar a tinta acrílica, o poliéster, o látex, etc. Os principais artistas da pop art foram Robert Rauschenberg (1925), famoso pelas pinturas com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados; Roy Lichtenstein (1923-1997), com suas obras baseadas nas histórias em quadrinhos e anúncios publicitários; e Andy Warhol (1927-1987), com suas séries de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe.

Pintura de Andy Warhol retratando o rosto de Marilyn Monroe. Atividades:

1) O pop art. surgiu pelo resultado da insatisfação de quem? 2) Em que lugar e ano surgiu o pop art?

3) Quem foi o principal artista do pop art?

4)Pinte essa imagem abaixo. Essa imagem faz parte pop art para fazer uma separação de arte e produção em massa. Pintar bem colorido cada espaço de uma cor diferente.

(25)

5) Pinte a primeira garrafa até em cima, a segunda pintar até a metade e a outra não pintar. Pode usar a cor preta para pintar. A tampa é vermelha.

(26)

Referências

Documentos relacionados

Já está muito tarde e desse jeito não vou conseguir ficar acordado na estrada — Miguel falou, enquanto conferia o relógio mais uma vez.. — Você

Sílaba tônica e classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas -S no plural das palavras, correlação plural –IS, singular L, plural –NS, singular M

Acentuação: conceitos básicos, acentuação tônica, acentuação gráfica, aspectos genéricos das regras de acentuação, as regras básicas, as regras especiais,

Não é esperado que o produto apresente toxicidade ao órgão-alvo específico por exposição única. Toxicidade para órgãos – alvos específicos –

A Figura 17 apresenta os resultados obtidos por meio da análise de DSC para a amostra inicial da blenda PBAT/PHBH-0 e para as amostras PBAT/PHBH-4, PBAT/PHBH-8 e

As palavras oxítonas são aquelas em que a última sílaba é tônica (mais forte)... Recursos para a atividade Acento Circunflexo Em

Em uma roda de conversa, questionar os alunos sobre os conhecimentos obtidos sobre as re- gras de acentuação e se são capazes de identificar a tonicidade das palavras para assegurar

Imunofluorescência indireta de células MDBK, CRIB, MDCK, PK-15 e RK- 13, parentais e resistentes, inoculadas com a cepa Singer do vírus da diarréia viral bovina (BVDV) a