• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS DCNEB Resolução CNE/CEB nº 4/2010. Professora: Jaqueline Santos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS DCNEB Resolução CNE/CEB nº 4/2010. Professora: Jaqueline Santos"

Copied!
224
0
0

Texto

(1)

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS

DCNEB

(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 (*)

Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

(3)

RESOLVE:

(4)

DIRETRIZES CURRICULARES

NACIONAIS GERAIS

Orgânico

Sequencial

Articulado

(5)

Toda pessoa Pleno desenvolvimento Exercício da Cidadania Qualificação para

(6)

Responsabilidade

Sociedade

Família

(7)

Responsabilidade

Garantir

Democratização do Acesso

(8)

CEBRASPE – 2017 – SEDF – Professor de Educação Básica – Língua Portuguesa

Com relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, julgue os itens a seguir.

1. A política curricular é uma política de Estado e prioriza a sistematização de um currículo científico, relegando para segundo plano as práticas sociais.

(9)

CESPE - 2018 – SEDUC-AL – Professor – Matemática

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) estabelecem referências para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

3. As DCN foram criadas para assegurar uma formação básica comum para a educação básica brasileira e, para isso, orientam os currículos e os seus conteúdos mínimos.

4. As DCN são normas indicativas e facultativas criadas para orientar os currículos escolares da educação básica brasileira.

(10)

CEBRASPE - 2017 – SEEDF – Professor de Educação Básica – Atividades

No que se refere ao Plano Nacional de Educação e às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, julgue o item a seguir.

6. A elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais é uma atribuição do Conselho Nacional de Educação.

CEBRASPE - 2017 – SEEDF – Administrador

Julgue os itens subsequente, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

(11)

CEBRASPE-CESPE/2017 – SEEDF – Professor de Educação Básica - Artes

Com relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, julgue os itens a seguir

8. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica articulam princípios, fundamentos e procedimentos afins, com vistas a orientar as políticas públicas educacionais dos estados, do DF e dos municípios, bem como dos projetos político-pedagógicos das próprias escolas.

(12)

10. IBFC - 2017 – TJ-PE – Analista Judiciário - Pedagogo

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEB) são normas __________ para a Educação Básica do Brasil que orientam o planejamento ___________ das escolas e dos sistemas de ensino. As DCNEB foram concebidas e fixadas pelo __________________.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. a. Consultivas; Curricular; Ministério da Educação

b. Restritivas; Econômico; Conselho Regional de Educação c. Obrigatórias; Curricular; Conselho Nacional de Educação d. Ilustrativas; Orçamentário; Ministério da Educação

(13)

11. CEBRASPE – 2017 – Prefeitura Municipal de São Luís – MA – Professor Nível Superior/PNS – A – Educação Física

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, de 2013, a escola é um lugar

a. pré-científico no qual a cultura de massa deve ser o principal elemento do processo de ensino-aprendizagem.

b. sociocultural, onde deve prevalecer a cultura popular de forma original.

c. de transmissão e assimilação da cultura erudita, como forma de promoção do acesso ao ensino superior.

d. de recriação da cultura herdada e reconstrução das identidades culturais das diferentes regiões do país.

(14)

12. Professora Jaqueline Santos - 2021

Julgue o item subsequente, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

(15)

13. IBADE – 2020 – Prefeitura Municipal de Vila Velha – ES – Professor – Pedagogo

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

As Diretrizes buscam promover a equidade de aprendizagem, garantindo que conteúdos básicos sejam ensinados para todos os alunos, sem deixar de levar em consideração os diversos contextos nos quais eles estão inseridos.

Mesmo depois que o Brasil elaborou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes continuam valendo, porque os documentos são complementares: as Diretrizes dão a estrutura e a Base apresenta:

(16)

14. CS – UFG – 2019 – IF Goiano – Técnico em Assuntos Educacionais

De acordo com as DCN Gerais para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB n. 04/2010), a Base Nacional Comum Curricular constitui-se de saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e gerados em diferentes instâncias, como: a. nos saberes populares.

(17)

15. Instituto Excelência – 2019 – Prefeitura Municipal de Rio Novo – MG – Supervisor Pedagógico

Analise o exposto a seguir e complete a lacuna: As Diretrizes Curriculares Nacionais específicas para as etapas e modalidades da Educação Básica devem___________________, fundamentando-se na cidadania e na dignidade da pessoa, o que pressupõe igualdade, liberdade, pluralidade, diversidade, respeito, justiça social, solidariedade e sustentabilidade.

a. estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola

(18)

c. valorizar as diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade

(19)

TÍTULO I

OBJETIVOS

Art. 2º Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos:

I - sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola;

(20)

TÍTULO I

OBJETIVOS

III - orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais

(21)

CEBRASPE - 2017 – SEEDF – Administrador

Julgue o item subsequente, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

(22)

17. Quadrix – 2018 – Prefeitura Municipal de Cristalina – GO – Professor – Língua Portuguesa

À luz das Diretrizes Nacionais Gerais para a Educação Básica, assinale a alternativa que apresenta o conceito de currículo escolar.

a. É o conjunto de práticas academicamente construídas, sistematizadas e categorizadas em conteúdos escolares, a serem ensinados gradativamente, de acordo com as faixas etárias dos estudantes.

b. É o conjunto de experiências escolares em torno do conhecimento, constituído nas relações sociais e na articulação dos saberes e das vivências dos estudantes com o conhecimento historicamente construído.

(23)

d. É o conjunto de experiências pedagógicas bem‐sucedidas que devem figurar como norteadoras da organização do trabalho pedagógico da escola.

(24)

18. UNESC – 2020 - Prefeitura Municipal de Maracajá – SC – Professor Séries Iniciais – 20h e 40h

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica chamam a atenção para a importância de alicerçar o Projeto Político Pedagógico nos princípios, valores e objetivos da Educação em Direitos Humanos, que deverão transversalizar o conjunto das ações em que o currículo se materializa. Propõe-se assim que, no currículo escolar:

a. Sejam garantidos conteúdos sobre a realidade social, ambiental, política partidária e cultural, dialogando com as problemáticas que estão próximas da realidade desses estudantes.

(25)

c. Sejam debatidos conteúdos sobre a realidade social, ambiental, política e cultural, dialogando com as problemáticas que estão próximas da realidade desses estudantes. Com isso pretende-se possibilitar a obrigatoriedade da incorporação de conhecimentos e de vivências antidemocráticas.

(26)

19. Quadrix – 2018 – SEDUCE – GO – Professor de Nível III – Biologia

As diretrizes, fundamentadas na CF, na LDB e nas demais leis que buscam organizar e qualificar a educação básica do País, definem-se como um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos capazes de orientar as escolas brasileiras na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas.

Luiz Roberto Alves. Síntese das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais. p. 6 (com adaptações).

Com relação ao que está proposto nas diretrizes, assinale a alternativa correta.

(27)

b. Segundo as diretrizes, deve haver um esforço para que, no universo educacional, sejam avaliados conteúdos disciplinares, de modo contínuo e crescentemente, levando os educandos e sua escola a se distinguirem em sua identidade social e em suas buscas de ampliar e disseminar o conhecimento.

c. O currículo da base nacional comum do ensino fundamental deve abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática e, de modo optativo e regionalizado, para a primeira etapa do ensino fundamental, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente a do Brasil, bem como o ensino da arte, a educação física e o ensino religioso.

(28)
(29)

20. ACAFE/2017 – SED-SC – Professor 1º - 5º ano do Ensino Fundamental

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos, exceto:

Fonte: Resolução CNE/CEB nº 4/2010, Art. 2º.

a. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação dos Planos Estaduais de Educação, bem como dos Planos Municipais de Educação.

(30)

c. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.

(31)

21. GUALIMP – 2020 – Prefeitura Municipal de Quissimã – RJ – Professor – Supervisor Educacional

São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: I. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica. II. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam. III. Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na

Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais

dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a

(32)
(33)
(34)

TÍTULO II

REFERÊNCIAS CONCEITUAIS

Art. 4º As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:

I - igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e aos direitos;

V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; VII - valorização do profissional da educação escolar;

VIII - gestão democrática do ensino público, na forma da legislação e das normas dos respectivos sistemas de ensino;

(35)

TÍTULO II

REFERÊNCIAS CONCEITUAIS

X - valorização da experiência extraescolar;

XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

(36)

22. VUNESP – 2020 - FITO – Técnico em Gestão – Inspetoria de Alunos

Levando em consideração que a Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010, define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, e que ela se baseia no direito que toda pessoa tem ao seu pleno desenvolvimento.

Segundo o art. 5º da Resolução CNE/CEB no 4, de 2010, “A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para o exercício da cidadania em plenitude, da qual depende a possibilidade de conquistar todos os demais direitos, definidos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na legislação ordinária e nas demais disposições que consagram:

a. as prerrogativas do cidadão”.

(37)

Art. 6º Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.

Dimensões da

Educação Básica

Educar

(38)

23. VUNESP – 2020 - FITO – Técnico em Gestão – Inspetoria de Alunos

Levando-se em consideração a inseparabilidade entre o cuidar e o educar na Educação Básica, conforme disposto no art. 6º da Resolução CNE/CEB nº 4/2010, é correto afirmar que essa inseparabilidade tem início

a. na Educação Infantil, a partir dos zero anos de vida. b. na Educação Infantil, a partir dos quatro anos de vida. c. no Ensino Fundamental, a partir dos seis anos de vida. d. no Ensino Fundamental, a partir dos onze anos de vida. e. no Ensino Médio, a partir dos quinze anos de vida.

24. Professora Jaqueline Santos – 2021

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2010, julgue o item a seguir.

(39)

TÍTULO III

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Art. 7º A concepção de educação deve orientar a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais autônomos, para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional, vencer a fragmentação das políticas públicas e superar a desarticulação institucional.

§ 1º Essa institucionalização é possibilitada por um Sistema Nacional de Educação, no qual cada ente federativo, com suas peculiares competências, é chamado a colaborar para transformar a Educação Básica em um sistema orgânico, sequencial e articulado.

(40)

TÍTULO III

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

(41)

TÍTULO IV

ACESSO E PERMANÊNCIA PARA A CONQUISTA DA QUALIDADE SOCIAL

(42)

Art. 8º A garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.

(43)

25. VUNESP – 2020 - FITO – Técnico em Gestão – Inspetoria de Alunos

Levando em consideração que a Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010, define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, e que ela se baseia no direito que toda pessoa tem ao seu pleno desenvolvimento.

Quando se trata da função social da escola, é preciso que se leve em conta o art. 8º da Resolução CNE/CEB nº 4/2010: “A garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/ série, resulta na qualidade social da educação, que é

a. um ideal ainda muito longínquo”.

b. um sonho de educadores e familiares”. c. uma conquista pessoal dos estudantes”.

d. uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo”.

(44)

26. CEBRASPE – 2017 – Analista de Gestão Educacional – Direito e Legislação

Julgue o item subsequente, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

(45)

27. CEBRASPE – 2014 – MEC – Analista Processual

(46)

I - revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela;

II - consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à

pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade;

III - foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes;

IV - inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante;

(47)

VI - compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade;

VII - integração dos profissionais da educação, dos estudantes, das famílias, dos agentes da comunidade interessados na educação;

VIII - valorização dos profissionais da educação, com programa de formação continuada, critérios de acesso, permanência, remuneração compatível com a jornada de trabalho definida no projeto político-pedagógico;

IX - realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social e

(48)

Art. 10. A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação associa-se à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola.

§ 1º O planejamento das ações coletivas exercidas pela escola supõe que os sujeitos tenham clareza quanto:

I - aos princípios e às finalidades da educação, além do reconhecimento e da análise dos dados indicados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e/ou outros indicadores, que o complementem ou substituam;

II - à relevância de um projeto político-pedagógico concebido e assumido

colegiadamente pela comunidade educacional, respeitadas as múltiplas diversidades e a pluralidade cultural;

III - à riqueza da valorização das diferenças manifestadas pelos sujeitos do processo

(49)

IV - aos padrões mínimos de qualidade (Custo Aluno-Qualidade Inicial – CAQi);

§ 2º Para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado a partir das despesas

essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social:

I - creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos;

II - professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas em tempo integral em uma mesma escola;

(50)
(51)

TÍTULO V

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: CONCEITO, LIMITES, POSSIBILIDADES

(52)

28. VUNESP – 2020 - FITO – Técnico em Gestão – Inspetoria de Alunos

Levando em consideração que a Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010, define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, e que ela se baseia no direito que toda pessoa tem ao seu pleno desenvolvimento.

No art. 11 da referida Resolução, a escola de Educação Básica é definida como “o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País”. No parágrafo único desse artigo, consta que a concepção de escola descrita “privilegia trocas, acolhimento e aconchego, para garantir

a. o atendimento integral dos alunos, buscando ensinar os mesmos conteúdos e da mesma forma a todos eles, inclusive àqueles que apresentam necessidades educacionais especiais”.

(53)

c. a integração de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no ritmo de estudo e de aprendizagem promovidos pela unidade de ensino”.

d. o aprendizado significativo, por parte de todos os educandos, dos conteúdos programáticos estabelecidos pelo governo federal”.

(54)

Parágrafo único. Essa concepção de escola exige a superação do rito escolar, desde a construção do currículo até os critérios que orientam a organização do trabalho escolar em sua multidimensionalidade, privilegia trocas, acolhimento e aconchego, para garantir o bem-estar de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no relacionamento entre todas as pessoas.

(55)
(56)

§ 1º Deve-se ampliar a jornada escolar, em único ou diferentes espaços educativos, nos quais a permanência do estudante vincula-se tanto à quantidade e qualidade do tempo diário de escolarização quanto à diversidade de atividades de aprendizagens.

§ 2º A jornada em tempo integral com qualidade implica a necessidade da incorporação efetiva e orgânica, no currículo, de atividades e estudos pedagogicamente planejados e acompanhados.

(57)

29. IBFC – 2019 – Prefeitura Municipal de Cabo de Santo Agostinho – PE – Professor II – Geografia

A Resolução nº 04/2010 do CNE/CEB institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais

para a Educação Básica. Sobre a “organização curricular, limites e possibilidades” assinale a alternativa incorreta.

a. Cabe aos sistemas educacionais, em geral, definir o programa de escolas de tempo parcial diurno (matutino ou vespertino), tempo parcial noturno, tempo integral (turno e contra-turno ou turno único com jornada escolar de 6 horas, no mínimo, durante todo o período letivo).

(58)

c. Deve-se ampliar a jornada escolar, em único ou diferentes espaços educativos, nos quais a permanência do estudante vincula-se tanto à quantidade e qualidade do tempo diário de escolarização quanto à diversidade de atividades de aprendizagens.

(59)

CEBRASPE – 2017 – SEEDF – Professor de Educação Básica – Artes

Com relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, julgue os itens a seguir:

30. Os sistemas de ensino e os estabelecimentos escolares devem desconsiderar a base nacional comum na organização da parte diversificada do currículo do ensino

fundamental, visto que o propósito da parte diversificada é justamente desenvolver componentes curriculares ausentes na base nacional comum.

(60)

CAPÍTULO I

FORMAS PARA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Art. 13. O currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4º desta Resolução, configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos.

(61)

CAPÍTULO I

FORMAS PARA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

§ 2º Na organização da proposta curricular, deve-se assegurar o entendimento de currículo como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos educandos.

(62)

CAPÍTULO I

FORMAS PARA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

I - concepção e organização do espaço curricular e físico que se imbriquem e alarguem, incluindo espaços, ambientes e equipamentos que não apenas as salas de aula da escola, mas, igualmente, os espaços de outras escolas e os socioculturais e esportivo recreativos do entorno, da cidade e mesmo da região;

(63)

CAPÍTULO I

FORMAS PARA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

(64)

Abordagem Didático-Pedagógica

Disciplinar

Pluridisciplinar

(65)

32. CS – UFG – 2019 – IF Goiano – Técnico em Assuntos Educacionais

O parágrafo 3º do Art. 13 das DCN Gerais para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB n. 04/2010) estabelece que a organização do percurso formativo da educação básica deve ser aberto, variável e flexível, conforme cada projeto escolar e assegurando que

a. a organização do espaço curricular e físico inclua ambiente e equipamentos que não apenas as salas de aula da escola.

b. haja uma predominância da abordagem didático pedagógica disciplinar na organização da matriz curricular e na definição dos eixos temáticos.

(66)
(67)

33. CEBRASPE – 2014 – MEC – Analista Processual

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.

Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.

(68)

IV - compreensão da matriz curricular entendida como propulsora de movimento, dinamismo curricular e educacional, de tal modo que os diferentes campos do conhecimento possam se coadunar com o conjunto de atividades educativas;

V - organização da matriz curricular entendida como alternativa operacional que embase a gestão do currículo escolar e represente subsídio para a gestão da escola (na organização do tempo e do espaço curricular, distribuição e controle do tempo dos trabalhos docentes), passo para uma gestão centrada na abordagem interdisciplinar, organizada por eixos temáticos, mediante interlocução entre os diferentes campos do conhecimento;

(69)

VII - estímulo à criação de métodos didático-pedagógicos utilizando-se recursos tecnológicos de informação e comunicação, a serem inseridos no cotidiano escolar, a fim de superar a distância entre estudantes que aprendem a receber informação com rapidez utilizando a linguagem digital e professores que dela ainda não se apropriaram;

(70)

34. VUNESP – 2020 – Prefeitura Municipal de Piracicaba – SP – Professor de Ensino Fundamental

A Resolução CNE/CEB 04/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica) determina em seu artigo 13, que a organização curricular da educação básica deve garantir “um conjunto de ações didático-pedagógicas, com foco na aprendizagem e no

gosto de aprender, subsidiada pela consciência de que o processo de comunicação entre estudantes e professores é efetivado por meio de práticas e recursos diversos”.

Nesse sentido está se referindo

a. à abordagem didático-pedagógica interdisciplinar. b. às redes de aprendizagem.

c. ao tratamento transdisciplinar na organização do percurso formativo do aluno. d. ao uso das tecnologias de informação e comunicação na educação.

(71)

IX - adoção de rede de aprendizagem, também, como ferramenta didático-pedagógica relevante nos programas de formação inicial e continuada de profissionais da educação, sendo que esta opção requer planejamento sistemático integrado estabelecido entre sistemas educativos ou conjunto de unidades escolares;

(72)

Transversalidade

(73)

§ 5º A transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas complementam-se, rejeitando a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.

(74)
(75)

35. EDUCA – 2020 – Prefeitura Municipal de Cabedelo – PB – Professor de Educação Básica I

A respeito das formas para a organização curricular, segundo a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, assinale a alternativa INCORRETA.

a. A transversalidade refere-se à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, e a interdisciplinaridade, à dimensão didático-pedagógica.

(76)

c. Na organização da proposta curricular, deve-se assegurar o entendimento de currículo como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos educandos.

d. A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.

(77)

36. CEBRASPE – 2019 – Prefeitura Municipal de São Cristóvão – Professor de Educação Básica – Matemática

Com base na Lei nº. 13.005/2014 (PNE 2014 – 2024), nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e na Lei nº 8.069/1990, julgue o item que se segue.

(78)

37. CEBRASPE – 2017 – Prefeitura Municipal de São Luís – MA – Professor Nível Superior – PNS – A – Professor Nível Médio PNM – A – 1º - 5º ANO

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, para o sucesso da implantação das ações interdisciplinares nas instituições de ensino, é necessário

a. que essa tarefa esteja prevista no projeto político pedagógico e seja assumida pela direção da escola, responsável por responder por essas ações frente à secretaria de educação.

(79)

c. que os profissionais da educação assumam as responsabilidades inerentes à implantação do projeto interdisciplinar na escola, como, por exemplo, planejar, avaliar e, se for necessário, replanejar as etapas.

d. superar a influência familiar e da comunidade local, devido ao fato de os projetos interdisciplinares independerem da relação com as famílias e com a comunidade local.

(80)

CAPÍTULO II

FORMAÇÃO BÁSICA COMUM E PARTE DIVERSIFICADA

Art. 14. A base nacional comum na Educação Básica constitui-se de conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do

trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas de exercício da cidadania; e nos movimentos

sociais.

(81)

Bas

e Comum

Nacional

Língua Portuguesa Matemática Físico,Natural, Realidade social e política História

Cultura Afro-brasileira Indígena

Arte

Educação Física

(82)

a) a Língua Portuguesa; b) a Matemática;

c) o conhecimento do mundo físico, natural, da realidade social e política, especialmente do Brasil, incluindo-se o estudo da História e das Culturas Afro-Brasileira e Indígena,

d) a Arte, em suas diferentes formas de expressão, incluindo-se a música; e) a Educação Física;

(83)

38. CEBRASPE – 2014 – MEC – Analista Processual

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.

Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.

(84)

§ 2º Tais componentes curriculares são organizados pelos sistemas educativos, em forma de áreas de conhecimento, disciplinas, eixos temáticos, preservando-se a especificidade dos diferentes campos do conhecimento, por meio dos quais se desenvolvem as habilidades indispensáveis ao exercício da cidadania, em ritmo compatível com as etapas do desenvolvimento integral do cidadão.

(85)

39. Professora Jaqueline Santos – 2021

De acordo com a Resolução CNE – CEB nº 4/2010, julgue o item a seguir.

(86)

40. CEBRASPE – 2013 – SEDUC – CE – Professor – Pleno I – Química

Art. 14. § 3.º A base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com disciplinas específicas para cada uma dessas partes, mas devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo que as tecnologias de informação e comunicação perpassem transversalmente a proposta curricular, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, imprimindo direção aos projetos político-pedagógicos.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCNGEB). RESOLUÇÃO N.º 4, DE 13 DE JULHO 2010.

Com relação às tecnologias de informação e comunicação e ao preconizado pelas DCNGEB, assinale a opção correta.

(87)

b. A despeito da procedência do que é preconizado pelas DCNGEB, é inviável a utilização das tecnologias de informação e comunicação em sala de aula, devido à falta de equipamentos de última geração.

c. As DGNGEB tornaram obrigatória a inserção transversal, nas aulas de química, das tecnologias de informação e comunicação.

d. O fundamento teórico das tecnologias de informação e comunicação é comportamentalista, pois é utilizada instrução programada individualizada.

(88)

Art. 15. A parte diversificada enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar, perpassando todos os tempos e espaços curriculares constituintes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, independentemente do ciclo da vida no qual os sujeitos tenham acesso à escola.

Parte

Diversificada

Enriquece e

Complementa

(89)

41. CEBRASPE – 2017 – SEEDF – Professor de Educação Básica – Atividades

Com relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, julgue o item a seguir

(90)

42. Quadrix – Prefeitura Municipal de Jataí – GO – Professor – Educação Física

Acerca das Diretrizes Nacionais Curriculares Gerais para a Educação Básica, assinale a alternativa correta.

a. A base comum nacional e a parte diversificada são organizadas e geridas de tal modo que as tecnologias de informação e comunicação componham componente curricular obrigatório da educação infantil até o ensino fundamental.

(91)

c. A organização da matriz curricular deverá observar o período letivo, cuja duração mínima anual é de 180 dias letivos, com o total de, no mínimo, seiscentas horas, sendo recomendada a sua ampliação, na perspectiva do tempo integral.

d. A escola deverá destinar 50% do total da carga horária anual ao conjunto de programas e projetos interdisciplinares eletivos criados pela própria escola e previstos no projeto político‐pedagógico.

(92)

§ 1º A parte diversificada pode ser organizada em temas gerais, na forma de eixos temáticos, selecionados colegiadamente pelos sistemas educativos ou pela unidade escolar.

§ 2º A LDB inclui o estudo de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna na parte diversificada, cabendo sua escolha à comunidade escolar, dentro das possibilidades da escola, que deve considerar o atendimento das características locais, regionais, nacionais e transnacionais, tendo em vista as demandas do mundo do trabalho e da internacionalização de toda ordem de relações.

(93)

Cuidado com a Língua Espanhola na LDB!!!!

Na DCN continua valendo, todavia na LDB foi revogado dada pela Nova Reforma do Ensino Médio – Lei nº 13.145/2017

(94)

43. VUNESP – 2020 - Prefeitura Municipal de Cananéia – SP – Professor – Educação Especial

Conforme a Resolução CNE/CEB n° 04/2010 (Conselho Nacional de Educação), que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a parte diversificada enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar, perpassando todos os tempos e espaços curriculares constituintes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, independentemente do ciclo da vida no qual os sujeitos tenham acesso à escola.

Com base na referida Resolução, é correto afirmar que a língua espanhola será ofertada a. obrigatoriamente no Ensino Médio, embora facultativa para o estudante, bem como possibilitada no Ensino Fundamental, do 6° ao 9° ano.

(95)

c. facultativamente no Ensino Médio, sendo também facultativa para o estudante, bem como possibilitada no Ensino Fundamental, do 6° ao 9° ano.

d. facultativamente no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, do 6° ao 9° ano, sendo também facultativa para o estudante.

(96)

Art. 16. Leis específicas, que complementam a LDB, determinam que sejam incluídos componentes não disciplinares, como temas relativos ao trânsito, ao meio ambiente e à condição e direitos do idoso.

(97)
(98)

44. Avança – SP – 2020 – Prefeitura Municipal Louveira – SP – Professor de Artes

No que se refere às Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação Básica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Organização e programação prioritariamente em forma de eixos e séries.

II – Obrigatoriedade de 180 dias letivos de aulas, respeitando-se o calendário agrícola.

III – Destinação de pelo menos 20% do total da carga horária anual aos programas e projetos interdisciplinares eletivos criados pela escola.

(99)

c. Apenas o item III é verdadeiro.

(100)

§ 1º Tais programas e projetos devem ser desenvolvidos de modo dinâmico, criativo e flexível, em articulação com a comunidade em que a escola esteja inserida.

(101)

TÍTULO VI

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Art. 18. Na organização da Educação Básica, devem-se observar as Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a todas as suas etapas, modalidades e orientações temáticas,

respeitadas as suas especificidades e as dos sujeitos a que se destinam.

§ 1º As etapas e as modalidades do processo de escolarização estruturam-se de modo orgânico, sequencial e articulado, de maneira complexa, embora permanecendo

(102)

Estruturação das Etapas e Modalidades

Dimensões

(103)

I - a dimensão orgânica é atendida quando são observadas as especificidades e as diferenças de cada sistema educativo, sem perder o que lhes é comum: as semelhanças e as identidades que lhe são inerentes;

II - a dimensão sequencial compreende os processos educativos que acompanham as exigências de aprendizagens definidas em cada etapa do percurso formativo, contínuo e progressivo, da Educação Básica até a Educação Superior, constituindo-se em diferentes e insubstituíveis momentos da vida dos educandos;

(104)

§ 2º A transição entre as etapas da Educação Básica e suas fases requer formas de

articulação das dimensões orgânica e sequencial que assegurem aos educandos, sem

(105)

CEBRASPE-CESPE/2017 – SEEDF – Administrador

Julgue os itens subsequente, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

(106)
(107)

46. VUNESP – 2019 – Prefeitura Municipal de Birigui – SP – Diretor de CEI

Segundo a Resolução CNE/CEB n° 04/2010, Diretrizes Curriculares Nacionais para a

Educação Básica, artigo 18, na organização da Educação Básica devem-se observar as

Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a todas as suas etapas, modalidades e

orientações temáticas, respeitadas as suas especificidades e as dos sujeitos a que se destinam. De acordo com o artigo 19, cada etapa é delimitada por sua finalidade, seus princípios, objetivos e diretrizes educacionais, fundamentando-se na inseparabilidade dos conceitos referenciais: __________, pois esta é uma concepção norteadora do projeto político pedagógico elaborado e executado _________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto: a. cuidar e educar … pela comunidade educacional.

b. ensino e aprendizagem … pelos órgãos colegiados da unidade educacional. c. habilidades e competências … pelas equipes docente e gestora.

d. interações e brincadeiras … pelo Conselho de escola.

(108)
(109)

CAPÍTULO I

ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Art. 21. São etapas correspondentes a diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional:

I - a Educação Infantil, que compreende: a Creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 (três) anos e 11 (onze) meses; e a Pré-Escola, com duração de 2 (dois) anos;

II - o Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, com duração de 9 (nove) anos, é organizado e tratado em duas fases: a dos 5 (cinco) anos iniciais e a dos 4 (quatro) anos finais;

(110)

CAPÍTULO I

ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Parágrafo único. Essas etapas e fases têm previsão de idades próprias, as quais, no entanto, são diversas quando se atenta para sujeitos com características que fogem à norma, como é o caso, entre outros:

I - de atraso na matrícula e/ou no percurso escolar;

II - de retenção, repetência e retorno de quem havia abandonado os estudos; III - de portadores de deficiência limitadora;

IV - de jovens e adultos sem escolarização ou com está incompleta; V - de habitantes de zonas rurais;

VI - de indígenas e quilombolas;

(111)

Seção I

Educação Infantil

(112)

Seção I Educação Infantil Educação Infantil Desenvolvimento Integral da Criança

Físico Afetivo Psicológico Intelectual Social Ação da Família e

(113)

§ 1º As crianças provêm de diferentes e singulares contextos socioculturais, socioeconômicos e étnicos, por isso devem ter a oportunidade de ser acolhidas e respeitadas pela escola e pelos profissionais da educação, com base nos princípios da individualidade, igualdade, liberdade, diversidade e pluralidade.

§ 2º Para as crianças, independentemente das diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas, étnico-raciais, socioeconômicas, de origem, de religião, entre outras, as relações sociais e intersubjetivas no espaço escolar requerem a atenção intensiva dos profissionais da educação, durante o tempo de desenvolvimento das atividades que lhes são peculiares, pois este é o momento em que a curiosidade deve ser estimulada, a partir da brincadeira orientada pelos profissionais da educação.

(114)

§ 4º Os sistemas educativos devem envidar esforços promovendo ações a partir das quais as unidades de Educação Infantil sejam dotadas de condições para acolher as crianças, em estreita relação com a família, com agentes sociais e com a sociedade, prevendo programas e projetos em parceria, formalmente estabelecidos.

(115)

47. CEBRASPE – 2014 – MEC – Analista Processual

(116)

Seção II

Ensino Fundamental

(117)

Ensino

Fundamental

Anos Iniciais

5 anos de

duração

6 - 10 anos

de idade

Anos Finais

4 anos de

duração

11 - 14 anos

9 anos de

Duração

(118)

48. SELECON – 2019 – Prefeitura Municipal de Cuiabá – MT – Técnico de Nível Superior – Psicólogo

Por vezes, crianças e adolescentes brasileiros estão sujeitos a uma série de questões que influenciam a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento, mas que extrapolam o âmbito das atividades escolares como violência doméstica, exploração sexual, entre outras questões. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Brasília, 2013), há a orientação de que a escola:

a. não deve estar atenta a essas questões e sim preocupar-se em transmitir os conteúdos.

(119)

c. não deve agir em relação a essas questões, já que as famílias são as únicas responsáveis pelas crianças e adolescentes.

(120)

49. IBADE – 2019 – Prefeitura Municipal de Porto Velho – RO – Especialista em Educação - Supervisão Educacional

De acordo com a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, das Diretrizes Curriculares Nacionais, o Ensino Fundamental é uma das etapas da educação básica e está

organizado em fases. Essas fases são chamadas: a. anos iniciais e anos finais.

b. creche e anos iniciais. c. creche e pré-escola.

(121)

50. CEBRASPE – 2014 – MEC – Analista Processual

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.

Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.

(122)

51. Professora Jaqueline Santos – 2021

(123)

52. CEBRASPE – 2014 – MEC – Analista Processual

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.

Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.

(124)

53. OMNI – 2021 – Prefeitura Municipal de Santana do Livramento – RS – Pedagogo

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. O desafio posto pela contemporaneidade à educação é o de garantir, contextualizadamente, o direito humano universal e social inalienável à educação.

Mediante o contexto acima analise as asserções abaixo:

I- A educação é, pois, processo e prática que se concretizam nas relações sociais que transcendem o espaço e o tempo escolares, tendo em vista os diferentes sujeitos que a demandam. Portanto,

II- A educação consiste no processo de socialização da cultura da vida, no qual se constroem, se mantêm e se transformam saberes, conhecimentos e valores.

Assinale a alternativa CORRETA:

(125)

c. As asserção I é uma afirmativa verdadeira e a asserção II é afirmativa verdadeira mas não justifica a asserção I.

(126)

54. Quadrix – 2019 Prefeitura Municipal de Jataí – GO – Profissional de Magistério -Classe III

(127)

55. PS Concursos - 2021 – Prefeitura Municipal de São João do Sul – SC – Professor de Língua Portuguesa

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, quanto às etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento

educacional, a Educação Básica compreende: Marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:

( ) Creche: englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 (três) anos e 11 (onze) meses;

( ) Pré-Escola, com duração de 2 (dois) anos.

( ) Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, com duração de 9 (nove) anos, é

organizado e tratado em duas fases: a dos 5 (cinco) anos iniciais e a dos 4 (quatro) anos finais;

(128)
(129)
(130)

Acolher

(131)

Art. 24. Os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro, e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo, mediante:

I - desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II - foco central na alfabetização, ao longo dos 3 (três) primeiros anos;

Cuidado!!!

(132)

III - compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

IV - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

V - fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco em que se assenta a vida social.

(133)

Seção III Ensino Médio

Art. 26. O Ensino Médio, etapa final do processo formativo da Educação Básica, é orientado por princípios e finalidades que preveem:

I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II - a preparação básica para a cidadania e o trabalho, tomado este como princípio educativo, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de enfrentar novas condições de ocupação e aperfeiçoamento posteriores;

(134)

Seção III Ensino Médio

IV - a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, relacionando a teoria com a prática.

§ 1º O Ensino Médio deve ter uma base unitária sobre a qual podem se assentar possibilidades diversas como preparação geral para o trabalho ou, facultativamente, para profissões técnicas; na ciência e na tecnologia, como iniciação científica e tecnológica; na cultura, como ampliação da formação cultural.

(135)

Seção III Ensino Médio

(136)

56. CEBRASPE – 2013 – SEE – AL – Secretário Escolar

No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a

Educação Básica (2013), julgue o item que se segue.

(137)

CESPE/2018 – SEDUC-AL – Professor – Matemática

Tendo como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), julgue o item subsequente, a respeito do ensino médio.

57. É garantido ao educando que está no ensino médio o acesso à educação intermediária profissional.

58. A duração mínima do ensino médio é de três anos.

(138)

60. CEBRASPE – 2014 – MEC – Analista Processual

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.

Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.

Considere que uma escola de ensino médio tenha apresentado, nos últimos cinco anos, um quadro recorrente de necessidade de abertura de quinze turmas de 1.° ano, oito a nove

turmas de 2.° ano e quatro a cinco turmas de 3.° ano. Nesse caso, é correto afirmar que essa situação indica fragilidade no cumprimento do preceito legal de assegurar a

(139)

CAPÍTULO II

MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

(140)
(141)

61. IBADE – 2019 – Prefeitura Municipal de Porto Velho – RO – Especialista em Educação - Supervisão Educacional

De acordo com a Resolução nº4 de 13 de julho de 2010 das Diretrizes Curriculares

Nacionais, o Ensino Fundamental é uma das etapas da educação básica. A cada etapa da educação básica pode corresponder uma ou mais das modalidades de ensino.

Estão entre essas modalidades:

a. educação especial e alfabetização científica e digital. b. educação especial e educação de jovens e adultos. c. educação infantil e educação de jovens e adultos. d. educação profissional e tecnológica e alfabetização.

(142)

62. EDUCA – 2020 – Prefeitura Municipal de Cachoeira dos Índios – PB – Supervisor Escolar

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica na oferta de cada etapa pode corresponder uma ou mais modalidades de ensino.

São consideradas modalidades de ensino na educação Básica: I. Educação de Jovens e Adultos.

II. Educação Especial.

III. Educação Profissional e Tecnológica. IV. Educação Básica do Campo.

V. Educação Escolar Indígena.

(143)

Estão CORRETAS:

a. I, II, III e IV apenas. b. II, III, V e VII apenas.

c. I, II, IV e VI apenas.

d. I, II, V, VI e VII. Apenas.

(144)

63. IF-TO - 2018 – Pedagogo

A Resolução CNE/CEB nº 04/2010 estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Conforme esse documento para a organização da Educação Básica, devem-se observar as Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a todas as suas etapas, modalidades e orientações temáticas, respeitadas as suas especificidades e as dos sujeitos a que se destinam.

São consideradas modalidades da Educação Básica.

a. Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Especial.

(145)

c. Educação de Tempo integral, Educação Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação a Distância.

d. Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação a Distância.

(146)

64. Quadrix – 2019 - Prefeitura Municipal de Jataí – GO – Professor – Educação Física

A respeito da organização da educação básica, disposta nas Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta.

a. A educação infantil, o ensino fundamental I e II, o ensino médio e a educação de jovens e adultos são etapas da educação básica.

b. A educação infantil, que compreende a creche (de zero a três anos de idade) e a pré‐escola (entre quatro e cinco anos de idade), é uma modalidade de ensino.

c. A educação especial, a educação profissional e tecnológica e a educação do campo são etapas da educação básica.

d. O ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional e tecnológica são etapas da educação básica.

(147)

Seção I

Educação de Jovens e Adultos

Art. 28. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se aos que se situam na faixa etária superior à considerada própria, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do

(148)
(149)

CEBRASPE - 2017 – SEEDF – Professor de Educação Básica – Língua Portuguesa

Com relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, julgue o item a seguir.

(150)

§ 1º Cabe aos sistemas educativos viabilizar a oferta de cursos gratuitos aos jovens e aos adultos, proporcionando-lhes oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos, exames, ações integradas e complementares entre si, estruturados em um projeto pedagógico próprio.

§ 2º Os cursos de EJA, preferencialmente tendo a Educação Profissional articulada com a Educação Básica, devem pautar-se pela flexibilidade, tanto de currículo quanto de tempo e espaço, para que seja(m):

(151)

III - valorizada a realização de atividades e vivências socializadoras, culturais, recreativas e esportivas, geradoras de enriquecimento do percurso formativo dos estudantes;

IV - desenvolvida a agregação de competências para o trabalho;

V - promovida a motivação e a orientação permanente dos estudantes, visando maior participação nas aulas e seu melhor aproveitamento e desempenho;

(152)

66. SELECON/2018 – Prefeitura de Cuiabá – MT – Professor Educação Infantil – Ensino Fundamental 1º - 5º ano

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos anos iniciais do Ensino Fundamental, serão:

a. a distância

(153)

Seção II

Educação Especial

(154)

67. IBADE – 2020 – Prefeitura Municipal de Linhares – ES – Monitor Educacional

Observe o trecho extraído do documento Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.

(...) Com o objetivo de ampliar o acesso ao currículo, proporcionando independência aos educandos para a realização de tarefas e favorecendo a sua autonomia, foi criado, pelo Decreto nº 6.571/2008, o atendimento educacional especializado aos alunos da Educação Especial, posteriormente regulamentado pelo Parecer CNE/CEB nº 13/2009 e pela Resolução CNE/CEB nº 4/2009. Esse atendimento, a ser expandido gradativamente com o apoio dos órgãos competentes, não substitui a escolarização regular, sendo complementar a ela. Ele será oferecido no contraturno, e implementado por professores e profissionais com formação especializada, de acordo com plano de atendimento aos alunos, que identifique suas necessidades educacionais específicas, e que defina os recursos necessários e as atividades a serem desenvolvidas.

Este atendimento será oferecido:

(155)

b. em salas de recursos multifuncionais.

c. fora do horário de estudo do aluno e na unidade escolar do aluno. d. em toda a rede de saúde do município em que o aluno reside.

(156)

68. VUNESP – 2020 - Prefeitura Municipal de Cananéia – SP – Professor – Educação Especial

A partir do disposto na Resolução CNE/CEB nº 04/2010, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, em seu artigo 29, assinale a alternativa correta sobre a Educação Especial.

a. É parte integrante da educação regular e prevista no projeto político-pedagógico da escola especial.

b. O Atendimento Educacional Especializado é facultativo à unidade escolar, desde que ofereça outra forma de apoio aos alunos com deficiência.

c. Deve garantir o acesso e a efetiva participação dos estudantes no ensino regular, quando houver apoio da família.

(157)
(158)
(159)
(160)

69. IBADE – 2020 – Prefeitura Municipal de Linhares – MG – Monitor Educacional

Leia o trecho a seguir - extraído do documento Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.

“(...)Intensificando o processo de ________e buscando a universalização do atendimento, as escolas públicas e privadas deverão, também, contemplar a melhoria das condições ________e de permanência dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nas classes comuns do ensino regular. Os recursos de acessibilidade, como o nome já indica, asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência e mobilidade reduzida, por meio da utilização_________, dos espaços, mobiliários e equipamentos, _____________, dos transportes e outros serviços. (...)

O termos que completam corretamente o texto são, respectivamente:

(161)

b. divulgação/ de matrícula/ de materiais didáticos/ dos sistemas de comunicação e informação.

c. inclusão/ de acesso/ de materiais didáticos/ dos sistemas de comunicação e informação.

d. inclusão/ de acesso/ de ingresso no sistema/ dos sistemas de comunicação e informação.

(162)

70. CEBRASPE – 2014 – MEC – Analista Processual

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.

Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.

(163)

71. CEBRASPE – 2017 – SEDF – Professor de Educação Básica – Atividades

No que se refere ao Plano Nacional de Educação e às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, julgue o item a seguir.

(164)

§ 1º Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), complementar ou suplementar à escolarização, ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de AEE da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos.

§ 2º Os sistemas e as escolas devem criar condições para que o professor da classe comum possa explorar as potencialidades de todos os estudantes, adotando uma pedagogia dialógica, interativa, interdisciplinar e inclusiva e, na interface, o professor do AEE deve identificar habilidades e necessidades dos estudantes, organizar e orientar sobre os serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade para a participação e aprendizagem dos estudantes.

§ 3º Na organização desta modalidade, os sistemas de ensino devem observar as seguintes orientações fundamentais:

(165)

II - a oferta do atendimento educacional especializado;

III - a formação de professores para o AEE e para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas;

IV - a participação da comunidade escolar;

V - a acessibilidade arquitetônica, nas comunicações e informações, nos mobiliários e equipamentos e nos transportes;

Referências

Documentos relacionados

Para produtos do setor de bebidas quentes que não estejam especificados no Anexo Único, deve ser utilizada a margem de valor agregado – MVA.. 2º Esta Portaria entra em vigor na data

No total foram gerados 4 conjunto de mapas de Kohonen: 3 conjuntos de mapas utilizando individualmente as 6 bandas espectrais de cada data e 1 um conjunto de mapas utilizando todos

1º O direito à educação escolar, com progresso nos estudos, é entendido, nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, definidas no Parecer CNE/CEB

2º As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Resolução CNE 4/2010), assinale a alternativa que apresenta dis- ciplina obrigatoriamente ofertada

Retificador monofásico ponte completa dobrador de tensão – onde se apresentam as diferenças no projeto deste conversor em relação aos retificadores de meia onda e onda

206, Resolução nº 04/2010-CNE que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a Deliberação nº 09/01-CEE, que dispõe sobre matrícula de

A ausência de plantas F2 suscetíveis indica que os parentais envolvidos no cruzamento têm pelo menos um gene de resistência no mesmo loco ou genes muito próximos