• Nenhum resultado encontrado

Comu ção& dade DOCUMENTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comu ção& dade DOCUMENTAÇÃO"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Dissertações e teses

defendidas no PósCom

Nos decurso de 2002, foram defendidas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo 46 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. O Curso de Mestrado, cujo funcionamento foi autorizado pela Capes em 1979, já produziu um total de 375 dissertações desde 1981, quando foi defendida a primeira, Relações públicas no modo de produção capitalista, de Cicilia M. Krohling Peruzzo. O Curso de Doutorado, autorizado em 1995 e oficialmente reconhecido em 1999, já produziu 26 teses desde 1997, quando foi defendida a primeira, Políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil, de Nivaldo L. Pessinatti.

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

MÍDIA: FONTE E PALANQUE DO PENSAMENTO DE GILBERTO FREYRE Autor: Edson Fernando Dalmonte

Data da defesa: 29 de janeiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. José Marques de Melo

Banca examinadora: Prof. Dr. Antonio Carlos F. Ruótolo (Umesp) e Prof. Dr. Carlos Eduardo Lins da Silva (Valor Econômico)

Resumo: Estuda a relação entre Gilberto Freyre e o universo midiático, contextualizando a formação do seu pensamento e identificando as correntes teóricas que influíram nesse processo, especialmente a Nova História. Estudando nos Estados Unidos de 1918 a 1922, Freyre entra em contato com um jornalismo mais ágil, resultado do processo da Revolução Industrial. Ao regressar ao Brasil, ele implanta modificações na práxis jornalística recifense, adotando uma linguagem mais precisa e objetiva. Gilberto Freyre se antecipou historicamente aos pesquisadores britânicos do Centro de Birminghan e seus discípulos, tendo sido precursor da corrente intelectual denominada estudos culturais, justamente pela produção de conhecimento relevante acerca da postura do indivíduo em relação à mídia. O trabalho foi desenvolvido com base em documentos recolhidos no acervo das fundações Joaquim Nabuco e Gilberto Freyre, assim como através de consultas bibliográficas, análise de documentos primários, além de entrevistas semi-estruturadas.

Palavras-chave: Midiologia – Jornalismo – Estudos culturais – Biografia – Brasil. EDUARDO PINHEIRO LOBO: O PIONEIRO DAS RELAÇÕES

PÚBLICAS NO BRASIL Autora: Mirtes Vitoriano Torres Data da defesa: 29 de janeiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. José Marques de Melo

Banca examinadora: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (Umesp) e Profa. Dra. Maria Stella Thomazzi (Esan)

Resumo: Esse trabalho resgata o percurso da profissão de relações públicas, realizando um estudo das ações embrionárias no Brasil e no mundo. Resgata episódios da vida de Eduardo Pinheiro Lobo, no Brasil, como também de Ivy Lee, nos Estados Unidos. A intenção é oferecer um suporte para que as gerações do presente e do futuro possam manter viva a contribuição dos pioneiros da área..

(4)

LINGUAGEM E CARTUM... TÁ RINDO DO QUÊ?

UM MERGULHO NOS SALÕES DE HUMOR DE PIRACICABA Autor: Camilo Floriano Riani Costa

Data da defesa: 05 de fevereiro de 2002

Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves

Banca examinadora: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Umesp) e Profa. Dra. Sônia Bibe Luyten (Unisantos)

Resumo: O Brasil constitui-se hoje em sede de dois dos mais importantes eventos de humor gráfico no cenário mundial: o Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o Salão Universitário Latino-Americano de Humor de Piracicaba, da Unimep. As proposições de teóricos que se debruçam sobre os estudos de linguagem, especialmente Bakhtin, e a verificação da aplicação destas na análise do humor gráfico são o ponto central. Realizado a partir das obras premiadas entre 1997 e 2001, o estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão desse recurso de linguagem de forte apelo popular, presente nos mais variados meios de comunicação em todo o mundo. Palavras-chave: Linguagem – Humor – Salão de Humor de Piracicaba – Caricatura. VOZES DISSONANTES NA IMPRENSA DO INTERIOR: A PRODUÇÃO E A RECEPÇÃO DO JORNAL A VOZ DO VALE DO PARAÍBA

Autora: Letícia Maria Pinto da Costa Data da defesa: 05 de fevereiro de 2002

Orientadora: Profa. Dra.. Cicilia Maria Krohling Peruzzo

Banca examinadora: Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp) e Prof. Dr. José Luis Proença (ECA-USP)

Resumo: Esse estudo analisa a rotina produtiva do jornal A Voz do Vale do Paraíba, de Taubaté (SP), enfocando suas relações com as assessorias de imprensa de órgãos públicos locais, o conteúdo das matérias políticas veiculadas e sua recepção por parte dos leitores. Os principais objetivos foram verificar como as matérias são tratadas pelo jornal e, concomitantemente, que influências elas podem desempenhar, pelo agendamento das discussões entre grupos sociais e pelas opiniões dos leitores. A base teórico-metotológica constitui-se das discussões que enfocam a dicotomia local/global, além de estudos sobre as rotinas produtivas dos meios de comunicação (newsmaking). A análise da recepção, em especial, fundamenta-se nas correntes de usos e gratificações e agenda setting e na hipótese dos efeitos limitados. As técnicas utilizadas na verificação das formas de produção do jornal foram entrevistas semi-estruturadas e análise de conteúdo. Para verificar a recepção, adotou-se a técnica de questionário estruturado. Palavras-chave: Imprensa local – Poder público e imprensa – Jornais do interior – Recepção.

1997: O ANO DA SAÚDE NO BRASIL. A CAMPANHA GOVERNAMENTAL TELEVISIVA SOBRE SAÚDE PÚBLICA Autora: Maria Ester Gonzalez

Data da defesa: 05 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Gino Giacomini Filho

Banca examinadora: Prof. Dr. Isaac Epstein (Umesp) e Prof. Dr. Heliodoro Bastos (ECA-USP) Resumo: A publicidade sobre saúde tem se tornado muito comum nos breaks comerciais televisivos e, assim, investe-se cada vez mais em ousadas técnicas, com o intuito de persuadir o espectador. O objeto desse trabalho é o estudo da campanha governamental sobre saúde pública de 1997. Escolheram-se três propagandas sobre doenças contagiosas, a fim de detectar se houve erros, simplificações ou prejuízo informativo. Verificou-se, também, pelo Código de Defesa do Consumidor, se as informações nelas contidas poderiam ser consideradas enganosas ou não.

(5)

A COMUNICAÇÃO PARA PRODUTOS “VERDES” Autora: Paula Mattos Araujo

Data da defesa: 05 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Gino Giacomini Filho

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp) e Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira (Puccamp)

Resumo: A preocupação com a natureza ganha força graças à necessidade das populações de melhorar a qualidade de vida e garantir um meio ambiente preservado para as gerações futuras. Para analisar a questão, verificou-se o posicionamento de uma organização que trabalha com produtos “amigos do meio ambiente”, o Greenpeace. O foco está em como os produtos licenciados pela entidade articulam seus processos comunicacionais e mercadológicos para atingir seus objetivos. Classificaram-se a demanda do mercado de produtos “verdes” e o relacionamento das empresas com seus públicos e com um novo mercado consumidor, objetivando definir melhor seus processos de comunicação com vista às suas vendas.

Palavras-chave: Comunicação – Ecologia – Mercado. A COMUNICAÇÃO DE MARKETING NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Autor: Sergio Enrique Faria

Data da defesa: 06 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Gino Giacomini Filho

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp) e Profa. Dra. Liana Gottlieb (Cásper Líbero)

Resumo: Esse trabalho versa sobre a comunicação de marketing nas instituições de ensino superior. Apresenta-se um panorama do surgimento das primeiras instituições de ensino superior no mundo e no Brasil e sua evolução. Definem-se os conceitos fundamentais de “marketing” e “comunicação de marketing”, além de se estudarem suas principais ferramentas. E se relaciona a comunicação mercadológica com os serviços educacionais e suas aplicações no ensino superior. Finalmente, realiza-se um estudo de caso da Universidade São Judas Tadeu (São Paulo).

Palavras-chave: Comunicação – Marketing - Comunicação mercadológica – Instituições de ensino superior.

UNIVERSIDADES PRIVADAS: COMUNICAÇÃO E IMAGEM. AS ESTRATÉGIAS DE DUAS INSTITUIÇÕES DA CAPITAL PAULISTA – PUC/SP E UNIP

Autora: Ana Paula Coraza

Data da defesa: 07 de fevereiro de 2002

Orientadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp) e Profa. Dra. Fabíola de Oliveira (Univap)

(6)

públicos, incluindo a imprensa. A imagem negativa da maioria das instituições deriva, em grande parte, da falta de uma cultura comunicacional.

Palavras-chave: Comunicação – Imagem – Ensino privado – PUC/SP – Unip. O HIPERTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO SABER A DISTÂNCIA Autora: Aparecida Ribeiro dos Santos

Data da defesa: 07 de fevereiro de 2002

Orientador: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron

Banca examinadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves (Umesp) e Prof. Dr. José Manoel Morán Costas (ECA-USP)

Resumo: O estudo analisa e discute a viabilidade e a eficácia do hipertexto inserido no ciberespaço, como construtor do saber. Partiu-se de certas premissas que o constituem e o apresentam como não-linear, não-hierárquico, sem fronteiras, dialógico, intertextual e polifônico. A metodologia utilizada comportou dois estágios: a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo qualitativa por teorização. Conclui-se que o hipertexto potencializa a construção do saber que representa a força motriz de uma nova era e um novo estágio no processo evolutivo do ser humano.

Palavras-chave: Hipertexto – Saber – Intertextual. PONTO DE FUSÃO: ASPECTOS PUBLICITÁRIOS NOS DISCURSOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Autora: Lana Cristina Nascimento Santos

Data da defesa: 07 de fevereiro de 2002

Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves (Umesp)

Banca examinadora: Prof. Dr. Isaac Epstein (Umesp) e Profa. Dra. Vera Regina Toledo (Unicamp)

Resumo: A divulgação científica, que nos últimos anos ganhou maior espaço na mídia, mescla informações científicas com aspectos político-econômicos e até vaidades pessoais. Na linguagem utilizada, muitas vezes, não é bem a ciência que predomina na abordagem de assuntos. A partir do pressuposto de que não existem discursos neutros, pôde-se identificar como acontece a fusão entre as linguagens jornalística, da divulgação científica e publicitária e, ainda, refletir sobre os aspectos positivos e negativos da inserção implícita de aspectos publicitários nos textos da divulgação científica. Foi feito um levantamento de Como instrumento metodológico utilizou-se a análise de discurso, após levantamento de 333 matérias da Folha de S. Paulo, de 01 a 30 de abril de 2000, entre reportagens, editoriais, entrevistas, notícias e artigos, assim como de 267 matérias do mesmo tipo da revista Ciência Hoje, em suas edições de abril a setembro de 2000. conteúdo nos meios selecionados: jornal Folha de S. Paulo e revista Ciência Hoje. Partiu-se então para a análise de discurso, cujo corpus foi composto por nove matérias da Folha de S. Paulo e outro tanto de Ciência Hoje, produzidas tanto por jornalistas como por cientistas, escolhidas por terem em comum, no mínimo, o mesmo gênero da linguagem jornalística. O objeto de estudo não foram os veículos em si, mas o discurso da divulgação científica na mídia impressa, vendo como esta é utilizada no cumprimento de seu papel.

Palavras-chave: Comunicação – Divulgação científica – Publicidade – Linguagem. A COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS DE HIGIENE PESSOAL,

COSMÉTICOS E PERFUMARIA Autora: Andréa Clara Freire Batista Data da defesa: 14 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno

Banca examinadora: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp) e Prof. Dr. Laan Mendes de Barros (Cásper Líbero)

(7)

do perfil empresarial, priorizando um quadrinômio básico: ser humano, questões sociais, meio ambiente e crescimento econômico. Observa-se que a competitividade gerada pela globalização exige um novo modelo de gestão dos processos comunicacionais, ao estabelecer que as empresas tenham responsabilidade como entidades cidadãs e se envolvam com a situação do País e do mundo. O trabalho mostra as estratégias e ações diferenciadas de comunicação das cinco empresas mais visíveis de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria do Brasil que atravessam o processo de adequação exigido por essas mudanças: Avon, O Boticário, Unilever Brasil, L’Oréal Paris e Natura. Palavras-chave: Comunicação empresarial – Responsabilidade social – Novas tecnologias. O JORNAL LOCAL COMO MATERIAL DIDÁTICO

CONTRIBUINDO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA Autora: Cristiane de Sousa Jageneski

Data da defesa: 14 de fevereiro de 2002

Orientadora: Profa. Dra. Cicília Maria Krohling Peruzzo

Banca examinadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves (Umesp) e Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares (ECA-USP)

Resumo: Essa pesquisa é sobre o uso do jornal em sala de aula, tendo como objeto de estudo o projeto J. J. na Educação, desenvolvido pelo Jornal de Jundiaí (SP) e vinculado ao programa Jornal na Educação, da Associação Nacional de Jornais. Procurou-se verificar se o uso do jornal local em sala de aula contribui para o desenvolvimento da cidadania dos alunos. Utilizaram-se, além do estudo bibliográfico, a pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas e observação participante. Concluiu-se que o projeto J. J. na Educação tem contribuído com o setor educacional, através da distribuição de exemplares gratuitos às escolas e da realização de oficinas pedagógicas. Entretanto, ainda há muito por ser feito. A pesquisa de campo comprovou que o jornal local tem grande potencial como recurso auxiliar no desenvolvimento da cidadania dos alunos, princi-palmente se o professor assumir uma postura de mediador entre os conteúdos escolares e os fatos publicados pelo veículo.

Palavras-chave: Jornal local – Jornal na sala de aula – Cidadania – Comunicação e educação. IMPRENSA, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA:

A COBERTURA JORNALÍSTICA EM SÃO SEBASTIÃO – SP Autora: Rose Mara Pinheiro

Data da defesa: 14 de fevereiro de 2002

Orientadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp) e Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares (ECA-USP)

Resumo: A integração da imprensa com a educação, o meio ambiente e a cidadania pode contribuir para a construção de uma nova sociedade, possibilitando ao homem a tomada de consciência da realidade e conduzindo a uma ação transformadora. É a busca de um jornalismo com esse desafio o foco dese trabalho, que analisa a produção da notícia ambiental e seu impacto na sociedade, a partir das coberturas realizadas no município paulista de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Fez-se um estudo de caso dos jornais Imprensa Livre e ValeParaibano, tomando como referência a análise qualitativa e, complementarmente, o método comparativo. A percepção aguçada das lideranças sobre o papel estratégico e educativo da mídia na formação da opinião pública, em especial sobre a questão ambiental, e a fragilidade do trabalho dos jornalistas, bem como a necessidade de uma melhor formação profissional nessa área foram algumas das conclusões da pesquisa.

(8)

MÍDIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROJETO SEMEAR – COLÉGIO AVE MARIA, CAMPINAS (1998-2001)

Autora: Audre Cristina Alberguini Data da defesa: 15 de fevereiro de 2002

Orientadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas

Banca examinadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves (Umesp) e Profa. Dra. Vera Toledo Camargo (Unicamp)

Resumo: Esse trabalho é um estudo de caso do Projeto Semear de Educação Ambiental, desenvolvido pelo Colégio Ave Maria, de Campinas (SP), que visa envolver a comunidade num programa preservação dos recursos hídricos da região. Os objetivos principais foram: analisar o papel da mídia no processo de educação ambiental no ensino formal, examinar a contribuição da divulgação científica e observar a relação do aprendizado de conceitos ambientais na escola e sua influência na família. O universo da pesquisa foi composto por alunos da 5a. à 8a. série do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e do 4º ano de Magistério, incluindo também pais de alunos, a coordenadora do projeto, a direção do colégio, o representante da organização não-governamental envolvida na fase de planejamento e os professores de Português e de Ciências/Biologia. Empre-garam-se as técnicas de roteiro de perguntas, entrevistas semi-estruturadas, observações em aulas e nas atividades extra-classe, além de análise documental. Concluiu-se que os professores têm dificuldade em inserir a mídia no ensino formal, especialmente num projeto de educação ambiental. Mas a mídia, mesmo ausente nas aulas, é empregada por alunos e pais como fonte de informações sobre os problemas ambientais. O projeto está propiciando uma maior conscientização e mudança de atitudes em relação aos problemas ambientais. A participação da família no processo contribui para reforçar novos hábitos em relação ao meio ambiente. A divulgação científica no colégio ocorre, principalmente, através do contato direto com pesquisadores e através de estudos do meio. Com o emprego de atividades lúdicas e artísticas, o Colégio Ave Maria vem alcançando avanços no Projeto Semear.

Palavras-chave: Mídia e educação – Jornalismo científico – Educação Ambiental. TRAJETÓRIA HISTÓRICA E DIMENSÃO CONTEMPORÂNEA DOS CANAIS LOCAIS CONHECIDOS NA TV PAGA: O EXEMPLO DA TVCOM – TV COMUNIDADE DE PORTO ALEGRE

Autora: Eliane Fátima Corti Basso Data da defesa: 15 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. José Salvador Faro

Banca examinadora: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão (Umesp) e Prof. Dr. Luiz Fernando Santoro (ECA-USP)

Resumo: Essa dissertação procura recuperar um marco da televisão da década de 1990: a introdução de canais locais na tevê por assinatura. A meta maior é mostrar a trajetória da TV Comunidade de Porto Alegre, um canal de informação cem por cento local, implantado em 1995, pertencente ao grupo RBS (Rede Brasil Sul de Comunicações). O estudo trabalha algumas dimensões da história da TVCOM e os fatores de seu sucesso, bem como a importância para a comunidade onde atua.

Palavras-chave: Tevê paga – Trajetória dos canais locais – Comunicação local. BELEZA À VENDA NA TV: O MERCHANDISING DE

PRODUTOS DE EMAGRECIMENTO E ESTÉTICA NO PROGRAMA NOTE E ANOTE DA TV RECORD Autora: Margarete Vieira Pedro

(9)

Banca examinadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp) e Prof. Dr. Ivan Santo Barbosa (ECA-USP)

Resumo: Esse trabalho versa sobre a construção da mensagem do merchandising de produtos de beleza e emagrecimento nos programas femininos de televisão. E como esse tipo de ação publicitária vem se tornando uma prática nos meios de comunicação de massa, contribuindo para o estabelecimento de um padrão estético que as telespectadoras passam a perseguir. Verifica também que a publicidade procura mostrar à mulher que o seu ideal de juventude-beleza-felicidade pode ser medido na balança e alcançado com os diversos produtos que o mercado oferece. Analisa, além disso, outros dois aspectos: como as apresentadoras participam desse discurso, referendando-o, e como os programas femininos se tornaram o espaço ideal para esse tipo de ação.

Palavras-chave: – Televisão – Publicidade – Merchandising – Mulher – Beleza. OS PROCESSOS COMUNICACIONAIS NA CONSTRUÇÃO

DO SABER MIDIÁTICO A DISTÂNCIA Autor: Vanildo Stieg

Data da defesa: 15 de fevereiro de 2002

Orientador: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron

Banca examinadora: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra (Umesp) e Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares (ECA-USP)

Resumo: O trabalho analisa o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) no processo de construção do saber a distância. Para tanto, realizou-se o levantamento e cruzamento dos dados bibliográficos referentes ao tema. A partir disso, elaborou-se uma reflexão sobre as principais questões debatidas nessa área, tais como: a presença das NTICs na sociedade contemporânea; a quebra de paradigma de um processo comunicacional/educacional que preconizava a “transmissão do saber” por um processo que estimula e propicia a “construção do saber”; e, por fim, as possibilidades oferecidas para a construção do saber a distância. Procedeu-se a um estudo de caso, tomando como base um “modelo” apresentado pelo professor Jacques Vigneron, no curso de “Meto-dologia da pesquisa em comunicação social” da Universidade Metodista de São Paulo. Os resultados demonstram que tal modelo de ensino traduz uma postura inovadora, voltada para a formação completa e contínua do conhecimento do estudante. Verifica-se também que as proposições de Vigneron se encaixam no que os novos estudos dos processos comunicacionais-educativos apontam como uma atitude positiva diante das possibilidades que as NTICs proporcionam na aprendizagem.

Palavras-chave: Comunicação – Novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) – Ambiente virtual – Construtivismo – Saber a distância.

A IMPORTÂNCIA DA FOLKMÍDIA PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO NO BRASIL Autora: Caterina Dolores Miele Gonzalez

Data da defesa: 18 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Joseph Maria Luyten

Banca examinadora: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp) e Profa. Dra. Rita de Cássia Giraldi (FMU)

(10)

demonstrando-se assim que o turismo não utiliza o folclore brasileiro como um grande diferencial turístico. O trabalho propõe também a criação de uma tipologia diferenciada de turismo, o folkturismo, desvinculado do turismo cultural.

Palavras-chave: Folclore – Folkcomunicação – Folkmídia – Turismo. A PUBLICITÁRIA EM SÃO PAULO NO PERÍODO DE 1930 A 2000: DO PIONEIRISMO AO POSICIONAMENTO NO SETOR

Autora: Luciana Fischer

Data da defesa: 18 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano

Banca examinadora: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Umesp) e Profa. Dra. Sandra M. Ribeiro (ECA-USP)

Resumo: O retrospecto da publicidade brasileira, nas obras referentes ao campo, deixa uma lacuna quanto à participação da mulher, com formação publicitária ou não, na realização de trabalhos relevantes na área. Com base em pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadsa, buscou-se retratar a trajetória da publicitária que esteve, ou ainda está, em atividade em São Paulo, escolhida por ser a maior cidade do Brasil e a quarta do mundo, conforme dados da ONU, o que lhe confere destaque, na medida em que acompanha, de forma concomitante, os comportamentos sócio-culturais que ocorrem internacionalmente. Neste sentido, a publicidade apresenta-se como atividade que exerce grande fascínio, passando de um período considerado romântico para o tecnológico. Apesar de a maior parte dos profissionais que fizeram a história da publicidade brasileira ser do sexo masculino, as mulheres também estiveram e permanecem presentes em sua construção, edmbora em menor proporção, exercendo mesmo posições de comando nas maiores agências de propaganda.

Palavras-chave: Comunicação – Liderança feminina – Mercado de trabalho – Mulher publicitária – Publicidade.

PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: A PERSUASÃO E A INFORMAÇÃO A SERVIÇO DA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA DE SAÚDE PÚBLICA

Autor: Antonio Peres

Data da defesa: 19 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano

Banca examinadora: Prof. Dr. Isaac Epstein (Umesp) e Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA-USP)

(11)

ASPECTOS DA LINGUAGEM NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DA PSIQUIATRIA NA COMUNICAÇÃO PRIMÁRIA E NA

COMUNICAÇÃO SECUNDÁRIA Autora: Babette de Almeida Prado Mendoza Data da defesa: 19 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Isaac Epstein

Banca examinadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves (Umesp) e Prof. Dr. Abílio Costa Rosa (Unesp – Assis)

Resumo: Esse trabalho investiga aspectos da linguagem na construção de conceitos de uma especialidade do campo da medicina – a psiquiatria. Os conceitos “doença mental” e “hospital psiquiátrico” são focalizados em periódico especializado (comunicação primária) e em jornal (comunicação secundária). Pela análise de conteúdo desse material, testaram-se alguns conceitos de uma matriz teórica da comunicação que estabelece “tipos ideais” em comunicação primária e secundária, passando por conceitos da semiótica, até atingir aspectos da sociologia da ciência. O trabalho consiste basicamente em análise e descrição de aspectos dos diferentes discursos, na comunicação primária e secundária, durante um período de trinta anos nos jornais e de vinte anos em revista especializada. Os resultados comprovaram as hipóteses e a operacionalidade da matriz teórica. Palavras-chave: Comunicação primária – Comunicação secundária – Semiótica – Psiquiatria – Antipsiquiatria – Ciência – Anticiência.

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE BRASILEIRAS E O MOMENTO CONTRÁRIO DA AGÊNCIA FISCHER AMÉRICA

Autora: Débora Cristina Tavares Data da defesa: 19 de fevereiro de 2002 Orientadora: Profa. Dra. Anamaria Fadul

Banca examinadora: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (Umesp) e Prof. Dr. Marco Antonio Batan (Unisantos)

Resumo: Essa dissertação traça um panorama do processo de internacionalização que vem ocorrendo nas agências de publicidade nacionais e internacionais, principalmente a partir da década de 1990. No Brasil, isso tem acontecido, geralmente, de fora para dentro, através de fusões e parcerias, podendo-se encontrar agências brasileiras que mantêm seu capital cem por cento nacional, procurando se expandir num processo inverso, conquistando principalmente os países latino-americanos. Como exemplo, utilizou-se a agência Fischer América Comunicação Total, que permanece com capital genuinamente nacional e tem como principal objetivo tornar-se a agência que mais entende de comunicação no Brasil e na América Latina, difundindo seu conceito de comunicação total.

Palavras-chave: Grupos de comunicação – Agências de publicidade – Internacionalização da comunicação.

AS METAS E O PLANO: JUSCELINO PARA PRESIDENTE DO BRASIL – AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA QUE AJUDARAM A ELEGER JK EM 1956

Autor: João Carlos Picolin

Data da defesa: 19 de fevereiro de 2002

Orientador: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz

Banca examinadora: Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (Umesp) e Profa. Dra. Neusa Demartini Gomes (PUC/RS)

(12)

diferenciado de administração pública, com investimentos em obras de porte, fiscalização pessoal de cada uma delas e uso da comunicação política em todos os momentos. O sorriso franco, a sociabilidade e as recompensas facilmente identificáveis foram algumas das armas de que ele se valeu para aproximar-se dos eleitores, assim como trabalhou com a mídia de massa, associando à sua imagem o ímpeto nacionalista e a modernidade. A figura de Getúlio Vargas, morto em agosto de 1954, também foi uma das bandeiras da campanha que se fortaleceu na aliança entre o PSD e o PTB. A propaganda política, a publicidade eleitoral, o marketing político e o marketing eleitoral, bem como a propaganda ideológica, sempre estiveram presentes na construção da imagem pública de Juscelino, concretizando o plano maior de sua escalada à presidência.

Palavras-chave: Propaganda política – Publicidade eleitoral – Propaganda ideológica – Juscelino Kubitschek de Oliveira.

FERNANDO COLLOR DE MELO: TÉCNICAS DE PERSUASÃO NA PROPAGANDA ELEITORAL (1989)

Autor: Ricardo Costa

Data da defesa: 19 de fevereiro de 2002

Orientador: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz

Banca examinadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp) e Profa. Dra. Neusa Demartini Gomes (PUC/RS)

Resumo: A política e o marketing político fazem parte do cotidiano do ser humano, transformando pessoas desconhecidas entre si em adversários políticos, preocupados em vencer a disputa pelo poder custe o que custar. O marketing surgiu e foi conceituado logo após a Segunda Guerra Mundial, como forma de estimular os desejos e as necessidades das pessoas. Nesse contexto, a imagem é responsável por detalhes fundamentais que podem se transformar em uma forma eficiente de persuasão na conquista de votos. O estudo aborda essa temática, analisando as imagens da campanha eleitoral gratuita, com foco em Fernando Collor de Mello. Além disso, também se procurou identificar as técnicas de persuasão presentes nessas imagens, além de destacar as principais ações de comunicação percebidas pelo eleitor.

Palavras-chave: Marketing político – Eleições presidenciais – Persuasão. O VELHO NA PUBLICIDADE BRASILEIRA

Autora: Solange Maria de Vasconcelos Data da defesa: 19 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano

Banca examinadora: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (Umesp) e Profa. Dra. Jane Caetano (PUC/RS)

Resumo: Esse trabalho foi desenvolvido a partir do pressuposto de que o Brasil está passando por um processo de envelhecimento, assim como a maioria dos países do mundo, além da premissa de que a sociedade capitalista sempre discriminou o velho em todas as práticas produtivas. Sendo a história dessa classe marcada pelo desprezo e pela doença, ela corrobora para a construção de mitos como o da aposentadoria e o da necessidade de os mais jovens cuidarem dos mais velhos. Esta mistificação é construída no interior de uma cultura e se transforma em signos que podem ser observados nas várias formas de comunicação, verbal ou não-verbal. Acredita-se que a publicidade é um segmento importante, ditando regras de comportamento e de consumo e desvendando como o velho é retratado na sociedade. O estudo teórico-semiológico dos anúncios publicitários levou a confirmar a hipótese de que, tendo sido antes tratado com indiferença, só com a descoberta de um mercado de consumo ligado a este gênero ele ganhou importância social.

(13)

ATIVISMO ON-LINE: COMUNICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NA INTERNET

Autor: Eduardo Rubi Cavalcanti Data da defesa: 11 de março de 2002

Orientador: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra

Banca examinadora: Profa. Dra. Anamaria Fadul (Umesp) e Profa. Dra. Sueli M. Ferreira (ECA-USP)

Resumo: As organizações não-governamentais descobriram a internet como instrumento de mobilização e organização popular e formaram redes de comunicação com grupos semelhantes no mundo inteiro. A interação entre elas foi um dos motivos que levaram ao fracasso da reunião da Organização Mundial de Comércio, em Seattle (EUA), em dezembro de 1999. Articulando suas ações pela internet, milhares de ativistas tomaram as ruas da cidade e surpreenderam os participantes do encontro e, depois, da reunião anual do Fundo Monetário Internacional. A preparação para eventos como este envolve uma ampla rede de interação social e um fluxo de informações que se torna cada vez mais complexo e estimula a discussão sobre as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias no estudo dos processos de comunicação na sociedade contemporânea. Palavras-chave: Comunicação – Internet – Informação – Novas tecnologias – Comunidade virtual – Organização política.

AS ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS NA CAMPANHA DO PT À PREFEITURA DE GOVERNADOR VALADARES (MG) NAS ELEIÇÕES DE 2000

Autora: Áurea Nardely de Magalhães Borges Data da defesa: 25 de junho de 2002

Orientador: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz

Banca examinadora: Profa. Dra. Maria da Graça Conde Caldas (Umesp) e Prof. Dr. Antonio Carlo Giuliani (Unimep)

Resumo: Esse trabalho analisa as estratégias da campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições para a prefeitura municipal de Governador Valadares em 2000 e seus desdobramentos no horário gratuito de propaganda eleitoral. Ele parte da hipótese de que é possível a relação comunicação-política, sem que haja descaracterização da política, levando a um fazer político diferenciado, em que, sem desfiguração do real, possam se articular propaganda e publicidade, persuasão e sedução, adequando-se o discurso político à gramática midiática. Procura também responder como e com que intensidade a comunicação foi responsável por um resultado em que um candidato em franca desvantagem nas pesquisas consegue superar as dificuldades e ganhar as eleições. Optou-se pela análise do conteúdo, cujas categorias incluíam desde a construção do discurso ao formato dos programas eleitorais. As conclusões mostram que a integração entre os atores políticos e os profissionais da comunicação permitiu aliar dois campos autônomos, mas complementares.

Palavras-chave: Comunicação – Política – Mídia – Eleição – Marketing político-eleitoral. BENDITOS SEJAM: UMA NOVA MANEIRA DE

PERCEBER A LITERATURA DE CORDEL Autora: Maria José Oliveira

Data da defesa: 26 de agosto de 2002 Orientador: Prof. Dr. Joseph Maria Luyten

Banca examinadora: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (Umesp) e Prof. Dr. Marco Akerman (Unisantos)

(14)

agora se depara com novos horizontes na cidade e nas escolas. Através da experiência in loco e da análise textual da obra da Sociedade dos Cordelistas Mauditos, verificou-se a utilização de novos temas, novas linguagens e novo público, conferindo à entidade um caráter diferenciado, confrontado, em certos aspectos, com os cordelistas tradicionais. Palavras-chave: Literatura de cordel – Cordelistas mauditos – Cultura popular. A AUSÊNCIA DE UMA POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO

CIENTÍFICA: O CASO FAAG/UNIVALE Autor: Marcos José Mendes

Data da defesa: 26 de agosto de 2002

Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp) e Prof. Dr. Paulo Sérgio C. de Araújo (Univale)

Resumo: O trabalho buscou analisar a cobertura jornalística que o Diário do Rio Doce, de Governador Valadares (MG), fez, de outubro a dezembro de 2000, da produção científica gerada pela Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) de fevereiro a dezembro do mesmo ano. Procurou-se avaliar se a produção científica da FAAG/Univale recebe daquele jornal, único veículo impresso totalmente produzido na cidade, cobertura compatível com a significação das pesquisas na área das Ciências Agrárias. A dissertação inclui-se na perspectiva da análise do discurso científico no contexto da sociedade. Penetra no campo dos estudos da linguagem ao tratar do discurso do cientista e do discurso jornalístico. O referencial teórico foi encontrado nas vertentes da comunicação e da linguagem.Buscou-se verificar também a importância da divulgação científica, através da mídia impressa, de questões das Ciências Agrárias, favorecendo a aproximação entre a sociedade e o meio acadêmico, em prol da melhoria da atividade agropecuária tradicionalmente desenvolvida na região do vale do Rio Doce. Palavras-chave: Comunicação – Jornalismo científico – Análise do discurso – Divulgação científica – Divulgação rural.

O VÔO LIVRE DIVULGANDO A IMAGEM DE GOVERNADOR VALADARES Autora: Viviane Barbosa do Vale Silvestre

Data da defesa: 26 de agosto de 2002

Orientador: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo

Banca examinadora: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp) e Profa. Dra. Ada de Freitas Maneti Dencker (Anhembi-Morumbi)

Resumo: Esse trabalho procura compreender o turismo, nas mais variadas formas, como área de conhecimento, pesquisando na raiz desse fenômeno os conceitos de todo o sistema envolvido pela atividade. O marketing e a comunicação foram tratados como processos que proporcionam a transmissão da mensagem desejada, analisando-se os dois conceitos e sua interação na comunicação turística. Abordaram-se ainda a importância da construção da imagem no marketing e sua relevância para a destinação turística. Analisou-se a significação econômica que o turismo proporciona a um núcleo receptor, a partir da divulgação de uma modalidade esportiva, enquanto elemento comunicacional, a fim de provocar um fluxo turístico, em decorrência de um fenômeno natural que possibilita a realização de eventos mundiais: o Pico da Ibituruna, que, na mídia, representa a imagem de Governador Valadares (MG).

Palavras-chave: Turismo – Imagem – Comunicação – Marketing – Esporte radical. ENTRETENIMENTO E INTERATIVIDADE: ELEMENTOS QUE

CARACTERIZAM A PUBLICIDADE ON-LINE Autora: Christiane Pitanga

Data da defesa: 27 de agosto de 2002

(15)

Banca examinadora: Prof. Dr. Gino Giacomini Filho (Umesp) e Prof. Dr. Marco Antonio Batan (Unisantos)

Resumo: Esse trabalho procurar verificar se existem elementos de entretenimento e interatividade na publicidade on-line. Como forma de aliviar as tensões da vida moderna, o homem está valorizando mais as horas livres e ocupando-as com atividades de lazer, o que tem aquecido a indústria do entretenimento. Informar e entreter são funções dos meios de comunicação de massa, na veiculação de programas de variedades, novelas, musicais etc. O entretenimento também é percebido nas mensagens publicitárias que utilizam as fantasias e os sonhos para sensibilizar os consumidores e promover vendas. A internet surgiu no horizonte das novas mídias apresentando como característica fundamental a convergência de todas as mídias, ou seja, a reunião de dados em formato de texto, áudio, imagem e animação, sendo considerada um meio interativo. Analisaram-se os conteúdos dos sites das montadoras de automóveis (Ford, General Motors, Volkswagen, Fiat e Toyota), para verificar se a publicidade on-line possui elementos de entretenimento e interatividade. O que se comprovou é que a publicidade na internet também utiliza as fantasias e o entretenimento para atrair os usuários e a interatividade para estabelecer canais de diálogo com o internauta, aproximando a empresa do consumidor, para, dessa forma, estimular as vendas.

Palavras-chave: Entretenimento – Publicidade – Publicidade on-line – Internet – Interatividade.

A IMPRENSA DA SAUDADE: A MÍDIA DOS

MIGRANTES BRASILEIROS NOS ESTADOS UNIDOS Autor: Ernane Corrêa Rabelo

Data da defesa: 27 de agosto de 2002 Orientador: Prof. Dr. José Marques de Melo

Banca examinadora: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp) e Profa. Dra. Sonia Bibe Luyten (Unisantos)

Resumo: Essa dissertação estuda a imprensa brasileira editada no nordeste dos Estados Unidos, fazendo uma análise de conteúdo dos principais jornais, perpassando as categorias de jornalismo, propaganda, lazer e instrução e seus respectivos formatos. Os temas abordados, a questão geográfica e a autoria intelectual fornecem o perfil e a linha editorial desses veículos. O mesmo se processa em relação aos anúncios publicitários, subdivididos em avulsos, classificados e matérias pagas. Igual procedimento foi adotado em relação às categorias lazer e instrução. A partir desse conjunto de dados, avaliou-se o papel dessa imprensa para a preservação cultural brasileira e a integração da comunidade de migrantes na realidade norte-americana.

Palavras-chave: Jornalismo – Mídia étnica – Minorias e mídia – Jornais estrangeiros – Imprensa brasileira no exterior.

POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL: ANÁLISE DO PERÍODO CONTEMPORÂNEO (1994-2002)

Autor: Gilson Alberto Novaes Data da defesa: 27 de agosto de 2002 Orientador: Prof. Dr. José Marques de Melo

Banca examinadora: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Umesp) e Prof. Dr. Osvaldo Hack (Mackenzie)

(16)

seu público interno e externo e como a comunicação pode alavancar sua consolidação é o objetivo do trabalho. A IPB tem buscado, com os avanços tecnológicos disponíveis, um maior espaço na mídia. Sua comunicação deverá ter seus rumos alterados a partir de julho de 2002, com a eleição de uma nova direção nacional. Seu crescimento numérico é visível, mas não mensurável com fidelidade, pela falta de informações estatísticas, notada ao longo das últimas décadas. Utilizou-se como técnica a análise de conteúdo. Palavras-chave: Comunicação – Imprensa – Jornal – Televisão.

RÁDIOS COMUNITÁRIAS E DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL

Autor: Marcos Luiz Imbrizi Data da defesa: 27 de agosto de 2002

Orientadora: Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo

Banca examinadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp) e Prof. Dr. Bruno Fuser (Puccamp)

Resumo: Essa dissertação traz um histórico e uma análise das rádios comunitárias no Brasil, tendo por base principalmente autores da Escola Latino-Americana de Comunicação. Aborda também a polêmica levantada pelas empresas comerciais, que, através de entidades como a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), insistem em descaracterizar as comunitárias, taxando-as de piratas. O objetivo do trabalho foi verificar a legitimidade e a importância dessas emissoras de baixa potência na democratização dos meios de comunicação, na promoção da educação e da cultura e na contribuição para a construção da cidadania. O trabalho foi desenvolvido com base em bibliografia, documentos, entrevistas não-diretivas e acompanhamento de debates em eventos, na imprensa escrita e na internet. Além disso, o autor teve participação em uma rádio comunitária e fez observação direta em outras três emissoras nas cidades mineiras de Ipatinga e Iapu, no período de dezembro de 2001 a abril de 2002. Concluiu-se que as rádios comunitárias têm um papel importante na democratização da mídia e na promoção da cidadania. A pesquisa também revelou que os oligopólios nos meios ocorrem tanto em nível nacional como regional, tendo seus donos ligação estreita com o poder político e econômico.

Palavras-chave: Comunicação comunitária – Rádio comunitária – Democratização dos meios de comunicação – Oligopólio dos meios de comunicação – Cidadania e participação. MONTEIRO LOBATO: A ARTE DE CONTAR E RECONTAR HISTÓRIAS – UMA ABORDAGEM DE FOLKMÍDIA

Autora: Rosangela Marçolla Data da defesa: 27 de agosto de 2002 Orientador: Prof. Dr. Joseph Maria Luyten

Banca examinadora: Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp) e Prof. Dr. Américo Pellegrini (ECA-USP)

Resumo: As histórias de tradição oral são uma das primeiras formas de comunicação do homem, mantidas até hoje através do processo de folkcomunicação, a transmissão das mensagens, de geração em geração, por meio dos narradores. Analisar as histórias de tradição oral nas obras infantis de Monteiro Lobato é o objetivo principal desse trabalho, que evidencia a importância dessas narrativas como fonte de criação literária do escritor. O estudo trilha o caminho percorrido por elas através do tempo, na voz dos contadores de histórias, e sua transformação em literatura infantil – no caso de Monteiro Lobato, utilizadas na produção de livros e na adaptação em forma de seriados televisivos. Monteiro Lobato é retratado, no trabalho, como um agente folkmidiático, pois através de sua arte de contar e recontar as histórias, por intermédio dos livros, contribui para sua preservação, reforçada pela reverberação nos meios de comunicação.

(17)

O DISCURSO DA TELENOVELA SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE Autor: William Caldas Trevizani

Data da defesa: 27 de agosto de 2002

Orientador: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves

Banca examinadora: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão (Umesp) e Prof. Dr. Edson Leite (USP)

Resumo: A dissertação mostra como a novela Roda da vida, exibida na Rede Record, pouco se valeu de conceitos científicos para tratar a homossexualidade. A pesquisa, de caráter descritivo, serviu como referência para um levantamento sobre como as telenovelas têm apresentado essa questão, explorada para dar sustentação a essas produções, que procuram criar identificação com o telespectador abordando assuntos da realidade. Palavras-chave: Homossexualidade – Ciência – Telenovela – Realidade.

A XILOGRAFIA POPULAR NA VISÃO DA FOLKMÍDIA Autora: Zaira Beatris Andrade Bernardes

Data da defesa: 27 de agosto de 2002 Orientador: Prof. Dr. Joseph Maria Luyten

Banca examinadora: Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp) e Profa. Dra. Ruth Spring Tarasantchi (ECA-USP)

Resumo: Esse trabalho é uma aplicação teórica dos princípios da folkmídia na utilização da xilogravura popular pelo sistema de comunicação de massa. Analisaram-se três produtos desse sistema, enfocando o seu conteúdo semântico, com o propósito de identificar os motivos que levaram à apropriação dessa manifestação folclórica pela mídia. Concluiu-se que o valor simbólico existente na xilogravura popular a torna um signo cultural nordestino com representação cultural e social, capaz de dialogar com o público e por isso utilizada pela mídia.

Palavras-chave: Folkmídia – Folkcomunicação – Folclore – Xilogravura popular. A IMAGEM PÚBLICA DE ITAMAR FRANCO NA MÍDIA IMPRESSA (FOLHA DE S. PAULO, ESTADO DE MINAS, REVISTA VEJA) Autora: Aparecida Amorim Cavalcanti

Data da defesa: 28 de agosto de 2002

Orientador: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz

Banca examinadora: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (Umesp) e Prof. Dr. Antonio Carlo Giuliani (Unimep)

Resumo: Essa pesquisa tem como objeto de estudo a repercussão da imagem pública de Itamar Franco. Selecionaram-se dois temas através dos quais ele conseguiu um espaço considerável na mídia: o Fusca em 1993, época em que Itamar era presidente da República, e, mais recentemente, o racionamento de energia elétrica, no ano de 2001, quando ele era governador de Minas Gerais. Optou-se pela análise de conteúdo, empreendida em veiculações dos jornais Estado de Minas e Folha de S. Paulo e da revista Veja. O material pesquisado foi publicado, no caso do Fusca, em fevereiro de 1993; e, no caso do racionamento de energia, uma ocorrência em maio, na revista Veja e, nos demais veículos, em junho de 2001. As categorias foram selecionadas em torno de palavras como conotação positiva, negativa, positiva/negativa e reportagens de sentido neutro. A análise quantitativa foi feita a partir dessas categorias. A análise qualitativa levou em conta os conceitos de marketing político, propaganda ideológica, imagem pública e marcas políticas. As conclusões demonstraram a pertinência da escolha do método, através do qual foi possível compreender a repercussão da imagem pública de Itamar Franco naqueles veículos.

(18)

O ENTRETENIMENTO COMO DIFERENCIAL NO ANÚNCIO IMPRESSO – INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Autor: Eduardo Augusto Alves Stambassi Data da defesa: 28 de agosto de 2002

Orientador: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo

Banca examinadora: Prof. Dr. Gino Giacomini Filho (Umesp) e Prof. Dr. Laan Mendes de Barros (Cásper Líbero)

Resumo: A pesquisa, através da análise de peças publicitárias desenvolvidas para o segmento automobilístico, aborda o uso de recursos de entretenimento em anúncios impressos, como diferencial no processo de sedução do receptor/consumidor. Estuda uma categoria de anúncios gráficos – chamados de não-convencionais – que utilizam recursos que extrapolam o suporte convencional da página da revista, em razão da necessidade de modernização frente à tendência de interatividade das mídias. Esse tipo de peça propõe soluções lúdicas através da inserção de objetos tridimensionais, dobraduras, texturas, formatos fora do padrão convencional e apelos olfativos, sonoros, táteis e gustativos. O trabalho, descritivo, baseou-se em pesquisas bibliográfica e documental.

Palavras-chave: Interatividade – Publicidade – Entretenimento – Anúncio impresso – Indústria automobilística.

PESQUISA DE OPINIÃO NA MÍDIA EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES: A CAMPANHA PARA A PREFEITURA DE GOVERNADOR VALADARES EM 2000

Autora: Maria da Conceição Carvalho Coelho Lana Data da defesa: 28 de agosto de 2002

Orientadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas

Banca examinadora: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Umesp) e Prof. Dr. Antonio Carlos Giuliani (Unimep)

Resumo: Essa dissertação estuda as pesquisas de opinião na mídia em época de eleições, tendo como marco referencial a campanha para a prefeitura de Governador Valadares (MG) no ano 2000. Procurou-se analisar o comportamento da mídia na cobertura eleitoral e divulgação dos resultados das pesquisas pelo jornal Diário do Rio Doce, verificando o tratamento editorial dado às matérias. A partir da hipótese de que os resultados das pesquisas de opinião, quando veiculados pela mídia, estão sujeitos à manipulação, em função de diferentes interesses políticos, empresariais e de segmentos sociais, pretendeu-se também observar as inter-relações existentes entre aquele jornal e a conjuntura política da cidade. Fez-se uma análise de conteúdo das matérias, sele-cionando como categoria básica a pesquisa de opinião, permeada por outras, como alianças, apoio, definição de chapas e assuntos da administração. As conclusões demonstram a coerência entre a metodologia utilizada e a comprovação da hipótese, na medida em que se verificou a opção político-partidária do Diário do Rio Doce por um candidato, supostamente favorito, e que foi derrotado nas eleições com uma diferença de quase nove mil votos.

Palavras-chave: Pesquisas eleitorais – Opinião pública – Mídia – Eleição. MUDA, BRASIL! O MARKETING POLÍTICO QUE LEVOU TANCREDO NEVES À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Autora: Hebe Maria Gonçalves de Oliveira

Data da defesa: 30 de agosto de 2002

Orientador: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz

(19)

Resumo: Esse trabalho analisa, sob a perspectiva do marketing político, a campanha eleitoral de Tancredo Neves à presidência da República de agosto de 1984 a janeiro de 1985. Resgatam-se as ações comunicacionais que contribuíram para eleger o candidato das oposições pelo Colégio Eleitoral, mobilizando toda a Nação em uma eleição indireta. A pesquisa reforça o papel do marketing político para a vitória de Tancredo, consolidando-o cconsolidando-omconsolidando-o a esperança naciconsolidando-onal na cconsolidando-onstruçãconsolidando-o da Nconsolidando-ova República. A partir da leitura de jornais e revistas, bem como do resgate de diversos materiais de propaganda política, como bottons, slogans, camisetas, outdoors, além de uma parafernália de peças publicitárias e de ações do pool de agências formado em torno da candidatura da Aliança Democrática, a pesquisa reforça que a campanha de Tancredo Neves se caracterizou como um movimento de grande expressão do marketing político.

Palavras-chave: Comunicação política – Propaganda política – Publicidade eleitoral – Marketing político – Marketing eleitoral – Diretas-já – Tancredo Neves.

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO RURAL A DISTÂNCIA EM GOVERNADOR VALADARES Autora: Diva Silva Almeida

Data da defesa: 09 de setembro de 2002

Orientador: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp) e Prof. Dr. Marcelo Barreto (Univale)

Resumo: Essa dissertação examina os meios de comunicação de Governador Valadares (MG) no que que concerne a seu uso em processos que podem viabilizar a formação rural a distância. As análises se basearam numa abordagem qualitativa exploratória, mediante pesquisa bibliográfica para aprofundamento teórico das temáticas envolvidas, entrevistas semi-estruturadas com produtores rurais e jornalistas e dirigentes dos principais meios de comunicação locais, bem como pesquisa de documentos internos de setores e instituições ligados à temática. O ponto de partida foi o interesse do autor em levantar e caracterizar os meios de comunicação para propósitos educacionais, contemplando uma problemática regional da qual faz parte historicamente e, do ponto de vista ideológico, vislumbrando o a educomunicação como instrumento para viabilizar o desenvolvimento individual, local e regional dos sujeitos envolvidos na formação continuada. Os principais resultados obtidos revelam a necessidade de consolidar o campo de conhecimento da educomunicação; explicitar o papel da mídia em parceria com agências geradoras de conhecimento e com instituições que já têm experiência em educação a distância; reconhecer a necessidade de formação continuada do produtor rural; e desenvolver a proposta de educação rural a distância na região do Vale do Rio Doce.

Palavras-chave: Educação a distância – Processos comunicacionais – Comunicação Rural. O CLOSED CAPTION NA EDUCAÇÃO DE DEFICIENTES

AUDITIVOS: UM PROJETO DE CIDADANIA Autor: Flávio Queiroz de Oliveira

Data da defesa: 09 de setembro de 2002

Orientador: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron

Banca examinadora: Prof. Dr. Davi Nelson Betts (Umesp) e Profa. Dra. Liana Gottlieb (Cásper Líbero)

(20)

agora é acrescida da leitura como um canal a mais de entendimento, fomentando a cidadania desse grupo, de deficientes auditivos, que faz parte da sociedade civil. Palavras-chave: Tecnologia – Educação – Comunicação – Closed caption – Deficientes auditivos.

DISTORÇÕES NA COMUNICAÇÃO DA SAÚDE NOS JORNAIS PERIFÉRICOS DO ABC

Autor: Arquimedes Pessoni

Data da defesa: 12 de setembro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Isaac Epstein

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp) e Prof. Dr. Marco Akerman (Faculdade de Medicina do ABC)

Resumo: O trabalho busca mapear o espaço destinado às matérias sobre saúde nos principais jornais periféricos do ABC Paulista, verificando a procedência das informações publicadas sobre o tema, e analisar se o assunto abordado está relacionado à realidade da região. A proposta é identificar se o que está sendo veiculado tem caráter científico-educativo e se pode representar risco à saúde dos leitores. Procurou-se identificar no estudo qual o perfil de mortalidade e morbidade de cada município da região e avaliar se os conteúdos dos jornais pesquisados contemplam de maneira satisfatória esta realidade. Para medir o grau de qualidade das informações, foram convidados profissionais da saúde que apontaram as falhas dos textos publicados e propuseram novos temas a serem abordados. Também os proprietários dos jornais foram entrevistados, buscando-se conhecer qual a idéia que fazem da realidade da área da Saúde na região.

Palavras-chave: Saúde – Jornais periféricos – Qualidade de informação.

JORNALISMO NA INTERNET: UMA TEORIA PARA A NOVA LINGUAGEM Autora: Giselle Bessa de Nogueira Dias

Data da defesa: 13 de setembro de 2002

Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves

Banca examinadora: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp) e Profa. Dra. Liana Gottlieb (Cásper Líbero)

Resumo: O crescente e irreversível uso da internet como veículo jornalístico gera a necessidade de uma reflexão sobre as bases teóricas para o ensino da construção de mensagens noticiosas on-line. A informação pela internet deixa de fazer parte apenas do mundo da comunicação de massa e passa a ser reconhecida como uma comunicação ao mesmo tempo massiva e interativa, levando-se em conta a facilidade e rapidez com que o novo leitor pode buscar e implantar conteúdos pela rede de computadores. Essa dualidade conceitual provoca questionamentos a respeito da utilização dos tradicionais parâmetros teóricos para a elaboração dos conteúdos das disciplinas relacionadas ao jornalismo na internet. O trabalho mostra a importância da fundamentação teórica para a disciplina como base importante para o exercício profissional, influenciado pelo constante desenvolvimento tecnológico, para a construção de uma sociedade mais justa. Uma pesquisa exploratória nos currículos de duas faculdades de jornalismo (Cásper Líbero e Metodista) procurou conhecer qual o peso da teoria nos programas das disciplinas que abordam o jornalismo na internet.

Palavras-chave: Jornalismo – Internet – Linguagem – Ensino – Comunicação. COMUNICAÇÃO (QUASE) TOTAL: AS AGÊNCIAS DE

PROPAGANDA E A COMUNICAÇÃO INTEGRADA Autora: Nanci Maziero Trevisan

(21)

Banca examinadora: Prof. Dr. Gino Giacomini Filho (Umesp) e Prof. Dr. Sérgio Sanches Marin (Imes)

Resumo: O conceito de comunicação integrada, originalmente concebido por estudiosos da comunicação organizacional, assume um novo perfil na área de propaganda. Essa dissertação, a partir de entrevistas qualitativas realizadas com representantes dos setores de planejamento de dez agências de propaganda, conclui que a comunicação, inserida na prática das agências brasileiras, privilegia, prioritariamente, a vertente mercadológica. Embora busque a construção de marcas fortes, a propaganda dedica pouca atenção à comunicação institucional, limitando-se, quase sempre, a contemplar ações mercadológicas, que evidenciam uma perspectiva comprometida unicamente com a teoria e a prática do marketing tradicional. Este viés reforça a tese de que, no planejamento das campanhas publicitárias, a comunicação integrada constitui-se, efetivamente, em um mito, distante da proposta abrangente que busca harmonizar a comunicação mercadológica e a comunicação institucional.

Palavras-chave: Comunicação integrada – Comunicação organizacional – Comunicação empresarial – Propaganda – Campanhas publicitárias – Publicidade – Agência de propaganda.

TESES DE DOUTORADO

A COMUNICAÇÃO SOBRE A SAÚDE NO RÁDIO: UM PERCURSO DAS FONTES AO PÚBLICO, PASSANDO PELO TRATAMENTO JORNALÍSTICO

Autor: Nicolau José Carvalho Maranini Data da defesa: 06 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Isaac Epstein

Banca examinadora: Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp), Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp), Profa. Dra. Sonia Virginia Moreira (UERJ) e Profa. Dra. Gisela Ortriwano (ECA-USP)

Resumo: O objetivo desse trabalho foi analisar o percurso das notícias sobre saúde nas emissoras de rádio do Rio de Janeiro, utilizando-se como base metodológica a análise de conteúdo através de etapas na pesquisa. Elaborou-se um histórico da relação entre as emissoras de rádio e da divulgação científica no Brasil. Analisaram-se a comunicação científica e os vários tipos usados por cientistas. E identificaram-se informações jornalísticas das emissoras, que permitiram uma sinalização do tratamento e do processo de divulgação científica no Brasil. O resultado revelou a pouca utilização da comunicação primária como fonte de informação para os atores envolvidos dentro do campo jornalístico.

Palavras-chave: Saúde – Divulgação científica – Comunicação primária e secundária – Radiojornalismo.

PROJETO CONSALUD PARA A AMÉRICA LATINA: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autora: Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira Data da defesa: 07 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Isaac Epstein

Banca examinadora: Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp), Profa. Dra. Marilia Martin Vizzotto (Umesp), Prof. Dr. Marco Akerman (Faculdade de Medicina do ABC) e Profa. Dra. Maria Julia Paes da Silva (FM-USP)

(22)

pela Organização Mundial de Saúde e desenvolvido em doze universidades latino-americanas, inclusive do Brasil, com diretrizes únicas para um universo tão diversificado econômica e culturalmente. Os projetos de cada país foram analisados criticamente e têm seus resultados consolidados num projeto para a América Latina, que, comparado ao trabalho desenvolvido pela Opas/OMS, Felafacs, Basics, Unesco e Usaid, conclui que houve distorções na aplicação e na compilação de dados e que o mérito reside tão-somente num primeiro olhar para a problemática que é a comunicação da saúde pelos meios de comunicação de massa – jornal, revista, radio e televisão. Recomenda-se a retomada da investigação em cada país, focando-a no custo dfocando-a cfocando-argfocando-a de doençfocando-as e desenvolvendo-focando-a medifocando-ante equipes multidisciplinfocando-ares de especialistas da saúde, médicos sanitaristas e profissionais da comunicação, testando-a previamente por meio de um grupo-piloto, que deveria elaborar um manual de proce-dimentos. O projeto integrado tem por princípio fornecer informação específica ao público usuário e ao promotor dos serviços de saúde.

Palavras-chave: Comunicação e saúde – Saúde e mídia – Saúde na América Latina – Projeto Consalud.

DIREITO E INFORMAÇÃO: AS POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO NO MUNDO DA JUSTIÇA, EM ESPECIAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO PAULISTA

Autor: José de Sá

Data da defesa: 07 de fevereiro de 2002 Orientador: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno

Banca examinadora: Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp), Profa. Dra. Marilia Martin Vizzotto (Umesp), Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp), Prof. Dr. Gino Giacomini Filho (Umesp), Prof. Dr. Vidal Serrano Nunes Júnior (PUC/SP) e Prof. Dr. Dalmo de Abreu Dallari (USP)

Resumo: Essa pesquisa analisa o Ministério Público, em particular o de São Paulo, e sua relação com a imprensa. Busca-se descobrir a importância, ou não, da existência de políticas de comunicação. Através de entrevistas com integrantes da instituição, percebe-se que estas políticas necessitam de melhor definição e mais investimentos para garantir a sua eficácia e consolidação. Entretanto, o maior espaço que o Ministério Público obteve nos meios de comunicação já foi suficiente para o surgimento de reações, como o chamado projeto da Lei da Mordaça. Também foram entrevistados os principais jornalistas que cobrem a área jurídica. A maior parte tem o Ministério Público como uma grande fonte, percebendo a mudança da instituição a partir da segunda metade da década de 1990. Ficou marcada a importância de se investir na formação tanto de promotores quanto de jornalistas, visando a uma integração. Acredita-se que, com transparência e respeito à sociedade, serão reforçadas a cidadania e a própria democracia. Palavras-chave: Promotores – Comunicação – Justiça – Imprensa.

QUESTÃO DE ESTILO: ESTUDO SOBRE O TEXTO JORNALÍSTICO E OS MANUAIS DE REDAÇÃO Autora: Mônica Pegurer Caprino

Data da defesa: 07 de fevereiro de 2002

Orientador: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão

Banca examinadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp), Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp), Prof. Dr. Carlos Eduardo Lins da Silva (ECA-USP) e Profa. Dra. Fabíola de Oliveira (Univap)

(23)

século XX pela imprensa paulista. Para isso, recorreu-se à análise de notícias dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo de 1900 a 2000. Como aspecto fundamental desse estilo jornalístico toma-se a padronização, levada a cabo por meio dos manuais de redação ou livros de estilo. Traça-se, por isso, a história dos principais manuais brasileiros, narradas pelos seus autores. Discutem-se, ainda, as perspectivas e possibilidades de criação e qualidade no texto jornalístico noticioso, que vive – e aparentemente viverá ainda algum tempo – sob o domínio da pirâmide invertida, pois seu fundamento de fazer um relato segundo a ordem de importância dos fatos vai além da influência americana: está na maneira de se contar oralmente uma história.

Palavras-chave: Linguagem jornalística – Manuais de redação.

TELECONSUMO E COMUNICAÇÃO GLOBAL DAS PEQUENAS EMPRESAS DA BAIXADA SANTISTA NA INTERNET

Autor: José Alberto Carvalho dos Santos Claro Data da defesa: 18 de fevereiro de 2002

Orientador: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp), Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (Umesp), Profa. Dra. Mauren L. Roque (ECA-USP) e Prof. Dr. Laan Mendes de Barros (Cásper Líbero)

Resumo: Existe uma nova realidade no mundo dos negócios, a virtualidade está presente no dia a dia das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Pois sabemos que, apesar de toda a interconectividade e rapidez, por trás de qualquer operação na grande rede, a internet provoca a necessidade da movimentação de pessoas, objetos e informações e isso gera a urgência da existência de um mundo real por trás de qualquer atitude e ação virtual. Nossa sociedade está construindo, atualmente, um mundo digital ou virtual, principalmente sob o ponto de vista das tendências da tecnologia aplicada no cotidiano de todas as esferas sociais. As atividades são realizadas hoje diferentemente de como o eram antes, principalmente as que demandam relacionamentos entre indivíduos, empresas, governos etc. A sociedade está sofrendo e efetuando mudanças estruturais, novas formas de organização social estão surgindo, transformando as estruturas do poder e abalando as concepções de divisão das responsabilidades sociais existentes. O terceiro setor desponta como um novo paradigma de organização social, salientando que o objetivo de trabalho de uma empresa deva ser a busca de progresso e desenvolvimento para toda a sociedade e não somente a acumulação do lucro por uma parcela desta mesma sociedade. Agora, como as pequenas organizações se beneficiam dessa ferramenta é que parece ser uma incógnita, a ser desvendada. Este trabalho planeja entender a influência do negócio eletrônico no mundo empresarial, principalmente no relacionamento entre as pequenas empresas da região da Baixada Santista e os seus consumidores. Algumas destas pequenas empresas estão acompanhando a evolução da tecnologia da informação, aliada às técnicas do marketing de relacionamento, e suas aplicações no mundo eletrônico, já se encontrando plenamente engajadas na concepção da sociedade da informação. Estão utilizando a internet e querem investir ainda mais em sua utilização.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional – Internet (rede de computadores) – Comércio eletrônico – Inovações tecnológicas (administração)

COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL: A AGENDA 21 LOCAL DE VITÓRIA (ES) Autora: Desireé Cipriano Rabelo

Data da defesa: 19 de março de 2002

Orientador: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas

(24)

Resumo: A construção da sustentabilidade pressupõe o fortalecimento da cidadania e exige a participação dos vários setores sociais – o que desperta a atenção de pesqui-sadores e profissionais de Comunicação Social. Mobilizar exige produção, circulação e compartilhamento de infor mações e sentidos, o que só pode ocor rer através de processos comunicacionais. Tomando como objeto de estudo a elaboração da Agenda 21 de Vitória (ES), em 1996, essa pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação consoantes com a mobilização social pró-sustentabilidade e as demandas específicas que a questão coloca para os que atuam na área. A partir de procedimentos metodológicos qualitativos, entre eles levantamento e análise da documentação oficial, dos produtos das discussões, de notícias publicadas nos dois diários locais sobre o assunto, bem como entrevistas com alguns dos atores do processo, rastrearam-se os caminhos e circuitos que garantiram o sucesso do projeto. Como base teórica, dialogou-se com os autores que trabalham com uma concepção da comunicação mais processual que instrumental, com a esfera local, na construção dos sentidos e na busca de mudanças (Agenda, 1992; Martín-Barbero, 1997; Tratado, 1992), do ambientalismo, provocando mudanças nas percepções de tempo e espaço convencionais (Castells, 1998), e o poder da imagem e do imaginário para a mobilização (Mafesoli, 1995; Medina, 1998). Foi imprescindível, ainda, recorrer às reflexões de Bernardo Toro (1996, 1997), a partir das quais se identificaram os principais elementos da mobilização social contemporânea e os usos da comunicação nos níveis micro, macro e de massa, com conteúdos e sentidos próprios, atingindo distintos reeditores e criando um imaginário comum, no Vitória do Futuro simbolizado pela figura do marlim que salta rumo à liberdade. Mais que o uso diferenciado e criativo de mídias, as conclusões apontam para a necessidade de uma concepção mais abrangente da comunicação, com a revalorização de antigas práticas esquecidas, especialmente as de nível pessoal que, no entanto, devem somar-se às novas ferramentas da sociedade da informação. A esfera local onde se concretiza a susten-tabilidade pode ser também o espaço público das relações democráticas, da capacitação para a participação nos debates diretos, dos novos sujeitos-cidadãos – essenciais para a formulação de políticas públicas sustentáveis.

Palavras-chave: Agenda 21 – Comunicação social – Mobilização social – Processos comunicacionais – Sustentabilidade.

MULHER E CIÊNCIA: QUESTÕES E PROBLEMAS DA INSERÇÃO FEMININA NA PESQUISA CIENTÍFICA IDENTIFICADOS PELA AGENDA SETTING DE DOIS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS

Autora: Betania Maciel de Araújo Data da defesa: 18 de junho de 2002 Orientador: Prof. Dr. Isaac Epstein

Banca examinadora: Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp), Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão (Umesp), Profa. Dra. Lucilene Cury (ECA-USP) e Profa. Dra. Regina Glória Andrade (UERJ)

(25)

desen-volvimentos profissionais de ambos os sexos. Em vista desta consideração histórica, o estudo tem como principal objetivo analisar os temas selecionados e publicados em dois periódicos científicos internacionais, Science e Nature, durante a década de 1990, buscando descobrir se eles são condicionados pelo estudo da agenda-setting e se refletem a proble-mática do papel da mulher na ciência, nos países considerados. Como objetivos secundários realizou-se um resgate na história do feminismo e do sufragismo, explorando o tema da igualdade, e, como não poderia de constar na busca das mulheres pela dife-renciação, outro tema abordado e necessário, para estabelecer uma visão geral do problema proposto, foi o estudo social da ciência e a perspectiva de gênero na constituição de um novo paradigma

Palavras-chave: Mulheres (feminismo) – Ciência – Sociologia da ciência – Epistemologia – Comunicação científica – Gênero – Busca de direito – Movimento pela diferença – Agenda setting.

DO TEXTO AO HIPERTEXTO: ARGUMENTAÇÃO E

LEGIBILIDADE DE REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Autora: Mônica Gonçalves Macedo

Data da defesa: 15 de julho de 2002 Orientador: Prof. Dr. Isaac Epstein

Banca examinadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp), Prof. Dr. Michel Thiollent (UFRJ), Prof. Dr. Pierre Fayard (Université de Portiers) e Prof. Dr. Frederick Litto (USP)

Resumo: Esse trabalho examina as perspectivas atuais da divulgação científica em um contexto de utilização das tecnologias da hipermídia. Estudam-se os seus efeitos sobre os processos tradicionais de escrita e leitura da divulgação. Para isso, selecionaram-se um conjunto de matérias e seus hipertextos correspondentes, de seis revistas de divulgação científica (Scientific American, La Recherche, Superinteressante, Galileu, Sciences et Avenir, New Scientist). Analisaram-se a argumentação dos textos e as condições de legibilidade dos hipertextos. Fez-se também um estudo experimental de leitura de uma matéria em versão impressa e outra on-line (hipertexto). Os resultados comprovam que as condições de legibilidade dos hipertextos não são boas (ou seja, não levam em conta as recomendações oriundas de pesquisas em ergonomia da hipermídia) e que a apresentação em hipertexto pode induzir mudanças de argumentação nas matérias. Além disso, o estudo experimental mostrou efeitos significativos de redução da compreensão e de aumento da carga cognitiva para o hipertexto, independentemente da satisfação dos usuários, que, no conjunto, foi elevada. Como conclusão, sustenta-se que o efeito da tecnologia sobre a argumentação e a legibilidade das matérias de divulgação científica, no estado atual da arte, é negativo. Entretanto, é possível produzir hipertextos mais legíveis, sob a condição de que se considerem as recomendações da pesquisa científica sobre o tema. É preciso, então, desenvolver os conhecimentos científicos sobre as relações entre a forma de apresentação e a argumentação (retórica) nos diferentes suportes.

Palavras-chave: Comunicação científica – Divulgação científica – Hipertexto –Argu-mentação – Legibilidade – Revistas de divulgação – Estudo experimental.

COMUNICAÇÕES E PROBLEMAS: O PRIMEIRO

PERIÓDICO CIENTÍFICO EM COMUNICAÇÃO NO BRASIL Autora: Rosa Maria Dales Nava

Data da defesa: 26 de agosto de 2002 Orientador: Prof. Dr. José Marques de Melo

Referências

Documentos relacionados

TAVARES, Débora Cristina; STIEG, Vanildo; CAVALCANTI, Eduardo Rubi; BASSO, Eliane Corti; SOUZA, Elisângela de; NOVAES, Gilson Alberto; DIAS, Gisélle Bessa de Nogueira; PICOLIN,

Resumo: O objetivo central dessa tese é examinar o processo de internacionalização da mídia brasileira, por meio de uma pesquisa sobre o jornal Gazeta Mercantil, de São Paulo1.

A análise de conteúdo de documentários em vídeo, produzidos pela Videociência, no Brasil, revela que instituições brasileiras de pesquisa científica adotaram um tipo de

O fato de a porcentagem de mulheres no sistema prisional ser baixa (6,3% no Brasil e entre 0% e 29,7% no mundo) faz com que suas necessidades não sejam consideradas

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da adição de óleo essencial de copaíba e capim limão nas propriedades físico-quí- micas e na microestrutura de filmes obtidos

A visão que norteia o trabalho da SMCTDES é fazer com que Florianópolis seja “reconhecida mundialmente como a Capital da Inovação”. A atuação da SMCTDES está

O Gráfico M-N apresenta um conjunto de pontos (N,M) obtidos a partir destas três propriedades físicas medidas para os principais minerais na constituição das

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se