• Nenhum resultado encontrado

Comu ção& dade DOCUMENTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comu ção& dade DOCUMENTAÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Dissertações e teses

do PósCom-Umesp

No 1o. semestre de 2003, foram defendidas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo dezenove dissertações de mestrado e quatro teses de doutorado.

O Curso de Mestrado, cujo funcionamento foi autorizado pela Capes em 1979, já produziu um total de 394 dissertações. A primeira foi defendida em 1981, com o título de Relações públicas no modo de produção capitalista, Cicilia M. Krohling Peruzzo. A autora discorre sobre o fato nesta edição comemorativa de Comunicação & Sociedade, no artigo “Tempo de ousadia: reminiscências da primeira mestre”.

O Curso de Doutorado, autorizado em 1995 e oficialmente reconhecido em 1999, já produziu trinta teses desde 1997. Neste ano foi defendida a primeira, Políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil, de Nivaldo L. Pessinatti, que também comparece na presente edição da revista, com o artigo “Inovações em processo: lembranças do primeiro doutor”.

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

MOTIVOS PARA AUDIÊNCIA EM TELEVISÃO Autora: Raquel Marques Carriço Ferreira

Data da defesa: 06 de fevereiro de 2003

Orientador: Prof. Dr.Antonio Carlos Filipi Ruótolo

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp) e Prof. Dr. Luiz Fernando Santoro (ECA-USP)

Resumo: O comportamento da audiência é um dos assuntos mais polêmicos da Comunicação Social, principalmente a seleção dos conteúdos pelos telespectadores. Foi a obtenção de conhecimentos sobre esse comportamento que guiou o desenvolvimento deste trabalho, local onde evidenciamos o processo de seletividade a partir das variáveis que incidem sobre o comportamento televisivo. A perspectiva de usos e gratificações foi a linha teórica adotada para analisar o relacionamento entre audiência e televisão. A motivação foi trabalhada como conceito fundamental para a compreensão dos padrões de consumo desse meio. Nossa principal contribuição para o tema foi a identificação de treze motivos para audiência em televisão.

Palavras-chave: Audiência – Padrões de consumo – Televisão – Exposição à tv – Motivação.

COMUNICAÇÃO E LOUCURA: A REPRESENTATIVIDADE DA LEI ANTIMANICOMIAL NOS JORNAIS O ESTADO DE S. PAULO E A TRIBUNA Autora: Eliana Martins Marcolino

(4)

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp) e Prof. Dr. Gilberto D’Elia (Faculdade de Medicina do ABC)

Resumo: Este trabalho refere-se a uma investigação sobre a representatividade da “lei antimanicomial”, lei n. 10.216, de autoria do deputado Paulo Delgado (PT-MG), que propõe a substituição de hospitais psiquiátricos com características asilares por uma assistência alternativa. Pretendeu-se mapear um diagnóstico da cobertura do tema, com o fim de interpretar as mensagens das matérias que foram publicadas; traçar um estudo comparativo entre um jornal de circulação nacional – O Estado de S. Paulo – e outro de circulação regional – A Tribuna (da cidade de Santos - SP) –, para que sejam evidenciadas as diferentes coberturas. A pesquisa sustentou-se na análise de conteúdo e análise comparativa das publicações levantadas no período de setembro de 1989 a abril de 2001. O trabalho divide-se em cinco capítulos. No primeiro, salienta-divide-se a importância da divulgação científica e da comunicação no campo da saúde. Entre a comunicação e a saúde existe uma intrínseca relação. Entendemos a comunicação como uma ferramenta particularmente útil tanto para promover a saúde, quanto para prevenir as doenças. A divulgação científica significa a democratização do conhecimento. Não podemos conceber a saúde divorciada do processo comunicacional. A comunicação implica ações e transformações. O segundo capítulo inicia lembrando como a humanidade tratou o louco ao longo dos séculos. A essência da pesquisa concentra-se no terceiro e no quarto capítulo, onde se encontra todo o eixo da análise, permitindo que se vislumbre o panorama das discussões referentes às publicações. O quinto capítulo traz considerações finais em torno das entrevistas feitas com usuários de clínicas psiquiátricas, psicólogos, jornalistas e funcionários de clínicas. As entrevistas são enriquecedoras, pois servem de atestado dos dados extraídos das análises. E muitas declarações vieram complementar algunsresultados obtidos. A pesquisa propiciou apresentar certasindicações aos profissionais das área da comunicação e da saúde, assim como aos futuros pesquisadores, propondo uma nova ótica de abordagem referente ao tema. Palavras-chave: Lei antimanicomial – Loucura – Comunicação – Saúde – Divulgação científica.

CULTURA TAMBÉM É NOTÍCIA: JORNALISMO CULTURAL NO IMPRESSO E NA TV

Autora: Mônica de Fátima Rodrigues Nunes Data da defesa: 17 de fevereiro de 2003

Orientador: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão

Banca examinadora: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Umesp) e Prof. Dr. Antonio Adami (Unip)

Resumo: Trata-se de um estudo comparativo entre o jornal e a televisão, enfocando como estes diferentes suportes veiculam notícias culturais. Pretendeu-se traçar o perfil do que atualmente é noticiado no âmbito cultural em dois produtos noticiosos voltados para a cobertura de eventos e produtos culturais – um impresso e outro televisionado. Para examinar esta questão, comparamos o que foi publicado no caderno Ilustrada (Folha de S. Paulo) e editado no programa Metrópolis (TV Cultura de São Paulo), no período de 10 a 15 de dezembro de 2001. A amostra incluiu sete edições do Metrópolis (41 matérias analisadas) e sete da Ilustrada (86 matérias). Ao analisar estes veículos. percebemos que a televisão e o jornal têm mostrado comportamentos diversos. Um exemplo desta diversidade se dá na escolha de eventos e fatos a serem noticiados: o jornal parece enfocar, prioritariamente, eventos que podem ser considerados como pertencentes à cultura massiva, enquanto a televisão veicula, com grande incidência, eventos da chamada cultura erudita. Torna-se necessário enfatizar que nossas conclusões não podem ser generalizadas nem para outros períodos do caderno Ilustrada e do programa Metrópolis e muito menos para os jornais e as televisões como um todo.

(5)

OS PASSOS DA CIÊNCIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: UM RELATO DA REVISTA MARANHENSE

Autora: Marla Cristiane de Araújo Medeiros Data da defesa: 18 de fevereiro de 2003

Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves

Banca examinadora: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp) e Profa. Dra. Liana Gottlieb (Cásper Líbero)

Resumo: Este trabalho analisa ensaios de ciência publicados pela Revista Maranhense, um periódico que circulou no Estado do Maranhão de 1916 a 1920. A análise foi realizada a partir da metodologia de análise de conteúdo qualitativo por teorização, seguida de uma análise de discurso. O alvo da pesquisa foi apresentar a imprensa como veículo de comunicação utilizado para divulgar as ciências e demonstrar em quais condições de produção se comunicava ciência no início do século XX. As conclusões alcançadas são que o contexto de ciência daquele momento tinha cunho filosófico positivista e trazia, agregado à sua proposta, forte influência de princípios tradicionais na sociedade maranhense, e isso é propagado pela imprensa, fortalecendo a ideologia positivista e seu discurso social.

Palavras-chave: História – Imprensa – Ciência – Positivismo – Discurso. RAP: UMA MANIFESTAÇÃO FOLCLÓRICA URBANA

Autor: Fabio Rodrigues Corniani Data da defesa: 18 de fevereiro de 2003 Orientador: Prof. Dr. Joseph Maria Luyten

Banca examinadora: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão (Umesp) e Prof. Dr. Tupã Gomes Corrêa (ECA-USP)

Resumo: Esta pesquisa procura apresentar o rap não simplesmente como mais um estilo musical, mas como uma manifestação folclórica exclusivamente urbana, que funciona como uma forma de comunicação gerada a partir das camadas marginalizadas da sociedade. Para tanto, o autor se baseou em conceitos de Luiz Beltrão e Joseph Maria Luyten a respeito de cultura popular, folkcomunicação e folkmídia, com o objetivo de entender como tal expressão musical poderia ser enfocada inserindo-a no processo folkcomunicacional. Palavras-chave: Rap – Folkcomunicação – Comunicação marginal.

SÃO PAULO CANTA A GRANDEZA DO BRASIL EM RITMO DE SAMBA: ELEMENTOS DE FOLKMÍDIA NO CARNAVAL PAULISTA

Autora: Maria Clécia Bento de Oliveira Data da defesa: 18 de fevereiro de 2003 Orientador: Prof. Dr. Joseph Maria Luyten

Banca examinadora: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp) e Prof. Dr. Alberto Ikeda (Unesp)

(6)

folkmídia. No decorrer da pesquisa, verificamos a presença dos elementos folkmidiáticos no carnaval paulistano, desde a estrutura das escolas de samba, até o processo de participação no momento da criação dos sambas-enredo.

Palavras-chave: Carnaval – Folclore – Folkcomunicação – Folkmídia – Samba-enredo – Samba paulistano.

O ENSINO DA FOTOGRAFIA NOS CURSOS DE JORNALISMO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS UNIVERSIDADES PAULISTAS Autora: Luciana Pereira dos Santos

Data da defesa: 18 de fevereiro de 2003 Orientador: Prof. Dr. José Marques de Melo

Banca examinadora: Profa. Dra. Samantha Castelo Branco (Umesp) e Profa. Dra. Ruth Penha Alves Vianna (UFMS)

Resumo: Este trabalho consiste em uma análise comparativa entre os conhecimentos propostos nas grades curriculares dos cursos de graduação em Jornalismo da Grande São Paulo e a bibliog rafia utilizada pelos professores nas aulas de Fotografia Jornalística. O trabalho apresenta inicialmente uma contextualização histórica da graduação em Jornalismo no Brasil. Isso implicou o estudo e levantamento dos seguintes temas: a construção das estruturas das habilitações em Comunicação Social, a fotografia nas grades curriculares, o objetivo da fotografia na estrutura das habilitações e o plano de ensino da fotografia. A partir da abordagem desses temas, passou-se às análises das bibliografias utilizadas pelos professores na disciplina Fotografia Jornalística, o que possibilitou evidenciar se essas bibliografias são de natureza empírica ou acadêmica.

Palavras-chave: Análise – Graduação em Jornalismo – Fotografia jornalística – Bibliografias.

O AUTO DA COMPADECIDA: DA CULTURA POPULAR À CULTURA DE MASSAS – UMA ANÁLISE A PARTIR DA FOLKMÍDIA

Autora: Maria Isabel Amphilo R. de Souza Data da defesa: 18 de fevereiro de 2003 Orientador: Prof. Dr. Joseph Maria Luyten

Banca examinadora: Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp) e Profa. Dra. Dulcília Buitoni (ECA-USP)

Resumo: O trabalho consiste em uma análise sistemática do Auto da compadecida, escrito por Ariano Suassuna em 1955, e suas transcodificações para a televisão e o cinema. Na pesquisa, abordamos a apropriação da cultura popular pela cultura de massas num processo folkmidiático, contexto em que Guel Arraes realizou a adaptação mais elogiada pela crítica, sendo esta a terceira versão cinematográfica da obra de Suassuna. Buscamos mostrar, primeiramente, a importância da folkmídia para o resgate da cultura nacional, ao tornar acessível ao público massivo brasileiro, em tevê aberta, uma obra clássica do ponto de vista da cultura popular, da cultura erudita e da cultura de massa,. “Decifrador de brasilidades”, Ariano Suassuna resgata o folclore, as danças, os contos míticos e as heranças ibéricas, podendo-se perceber uma semelhança entre Auto da compadecida e os autos de Gil Vicente, por exemplo. Seus personagens sofrem o processo de descarnavalização, perante o trono de Emanuel, onde as máscaras despencam. São defendidos por uma mãe “compadecida” desesperada para salvar seus filhos do sofrimento e da dor. Peça de moralidade e misericórdia, Auto da compadecida revela não somente a alma do sertanejo “severino”, mas também suas crenças, sua cultura e seu sofrimento.

(7)

PRUDENTE DE MORAES: O PRECURSOR DA PROPAGANDA POLÍTICA NO BRASIL: SUA TRAJETÓRIA ATÉ A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM 1894 Autor: Mauricio Guindani Romanini

Data da defesa: 19 de fevereiro de 2003

Orientador: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz

Banca examinadora: Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano (Umesp) e Profa. Dra. Heloiza Helena Gomes de Matos (ECA-USP)

Resumo: Esta pesquisa resgata, sob a ótica da propaganda política, a trajetória de Prudente de Moraes, primeiro presidente civil eleito pelo voto direto para presidente da República, em 1894. Sua carreira como homem público iniciou-se na cidade paulista de Constituição, atual Piracicaba. Foram 34 anos exercendo cargos públicos: três vezes vereador, três vezes deputado estadual, deputado federal, governador do Estado de São Paulo, senador e presidente da República. Foi também o relator da primeira Constituição da era republicana, em 1891. À frente da administração pública empregou um estilo diferenciado de governar : foi um tocador de obras. Além disso, foi o precursor no que se refere aos atuais conceitos de marketing político no Brasil. Percorreu o Estado de São Paulo fazendo comícios, inicialmente no lombo de cavalos, o que exigia uma dose extra de determinação. Soube como poucos formar uma base política regional forte e atuante, o que lhe garantiu sempre expressivas votações nos pleitos que disputou. Inovou o conceito de propaganda eleitoral ao utilizar sua imagem (retrato a bico de pena) nos jornais. Empregou largamente a propaganda ideológica para construir sua imagem pública.

Palavras-chave: Marketing político – Propaganda política – Prudente de Moraes. A CIÊNCIA MEDIADA: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A LINGUAGEM DO JORNALISMO CIENTÍFICO IMPRESSO E ON-LINE Autora: Karina Medeiros de Lima

Data da defesa: 19 de fevereiro de 2003

Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves

Banca examinadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp) e Profa. Dra. Vera Regina Toledo de Camargo (Unicamp)

Resumo: O jornalismo científico depara-se com uma espécie de “rito de passagem” com o advento da chamada era tecnológica. Novos desafios estão relacionados à adaptação do conteúdo jornalístico-científico aos novos formatos, à nova linguagem do jornalismo on-line e ao ritmo dos processos de produção da notícia. O objetivo deste trabalho é observar as diferenças de linguagem entre jornalismo científico impresso e on-line do Grupo Folha, visando detectar características específicas da linguagem utilizada pelo jornalismo on-line na divulgação de matérias científicas. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e utilizaram-se os métodos de análise comparada de conteúdo, de linguagem e do discurso, tendo como corpus o caderno de Ciência do jornal Folha de S. Paulo e a Folha on-line Ciência. Concluiu-se que algumas características de linguagem da Folha on-line Ciência encontram-se muito próximas das da Folha de S. Paulo, ao passo que outras já se apresentam diferenciadas, numa mistura de elementos que indicam o hibridismo de linguagem. O jornalismo científico on-line do Grupo Folha encontra-se ainda em fase de adaptação de linguagem, de experimentação, num esquema de tentativa e erro, buscando alternativas de diferenciação da linguagem utilizada pela Folha de S. Paulo para melhor se adequar às possibilidades oferecidas pelo novo meio.

(8)

A EVOLUÇÃO MIDIÁTICA DO BELO: TRANSFORMAÇÕES E TENDÊNCIAS DA ESTÉTICA DO CORPO FEMININO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Autor: Pedro Mendes Britto

Data da defesa: 19 de fevereiro de 2003 Orientador: Prof. Dr. Isaac Epstein

Banca examinadora: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão (Umesp) e Prof. Dr. José Luiz Proença (ECA-USP)

Resumo: Esta pesquisa aborda a estética corporal feminina veiculada na comunicação social. O objetivo foi descrever as transformações ocorridas na forma e no tamanho do corpo da mulher, relacionando-as a aspectos socioculturais e midiáticos. O trabalho baseou-se em pesquisa bibliográfica e análise documental, tomando como referência ensaios da edição brasileira da revista Playboy, cujos modelos das páginas centrais – as playmates – apresentavam pelo menos uma variável de estudo – idade, altura, peso, busto, cintura, quadril ou coxa –, no período de 1975 a 2002, num total de 329 edições e 245 modelos avaliados. Utilizou-se o método estatístico para a manipulação dos dados, de forma a permitir comparação com o padrão de beleza da Playboy norte-americana, de outros estudos realizados, e verificar tendências das variáveis primárias e de algumas de suas combinações. A partir de uma abordagem funcionalista do campo interdisciplinar das Ciências da Comunicação, a pesquisa se enquadra no atual debate transcultural sobre a etiologia dos distúrbios alimentares (anorexia e bulimia), com vistas a ampliar a compreensão dos padrões de beleza na mídia, considerando as especificidades locais do contexto sociocultural onde se inserem.

Palavras-chave: Estética corporal – Padrões de beleza – Mídia – Revista Playboy. A TRAJETÓRIA COMUNICACIONAL DE JOSÉ SARNEY

Autor: Paulo César D’Elboux Data da defesa: 19 de fevereiro de 2003

Orientador: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz

Banca examinadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp) e Profa. Dra. Heloiza Helena Gomes de Matos (ECA-USP)

Resumo: Esta dissertação resgata particularidades da propaganda política desenvolvida por José Sarney, desde quando candidato no Maranhão até o período que inclui a campanha popular por “eleições diretas-já” e a a Nova República, entre 1985 e 1990, em que ele ocupou cargo de relevância na esfera pública. Evidencia-se toda essa trajetória comunicacional e política do ex-presidente, considerando os seus momentos histórico-políticos. Em sua estruturação são desenvolvidas reflexões sobre as ações de propaganda política, a compreensão de sua lógica, bem como os conceitos de marketing político, propaganda ideológica, publicidade eleitoral e construção da imagem pública para reforçar os argumentos utilizados naquele período. Por meio de uma metodologia embasada em pesquisa qualitativa, foi feito o estudo de caso, onde a verificação das hipóteses se deu por pesquisas bibliográfica, documental e de campo, incluindo visita ao Maranhão e a Brasília, onde entrevistas foram concretizadas pessoalmente. Almeja-se, com este estudo, trazer uma pequena contribuição dessa realidade comunicacional e discutir academicamente os questionamentos ligados às ações desenvolvidas nas campanhas políticas.

Palavras-chave: Comunicação – Política – Marketing – Propaganda – Publicidade. O IMPACTO DAS MÍDIAS IMPRESSA, AUDIOVISUAL E

HIPERMÍDIA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM Autor: Joaquim Manuel M. Valverde

(9)

Orientador: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra

Banca examinadora: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp) e Prof. Dr. José Coelho Sobrinho (ECA-USP)

Resumo: A utilização de novas mídias nos processos de ensino e aprendizagem é sempre muito polêmica, com defensores e críticos ferrenhos. Passaram-se mais de quinhentos anos desde a invenção da imprensa e ainda hoje o papel impresso é a mídia mais utilizada na sustentação básica do processo acadêmico. Perguntamo-nos por quê. Palavras-chave: Mídia – Imprensa – Hipermídia – Audiovisual – Aprendizagem – Conhecimento – Comunicação – Computadores – Internet – Televisão – Exposição – Cognição. A COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS AÉREAS BRASILEIRAS Autora: Camila Pierobom Bertoldo

Data da defesa: 25 de fevereiro de 2003 Orientador: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno

Banca examinadora: Prof. Dr. Gino Giacomini Filho (Umesp) e Prof. Dr. José Luiz Proença (ECA-USP)

Resumo: Este estudo analisa o processo de comunicação das quatro maiores empresas brasileiras de transporte aéreo, com o propósito de constatar o trabalho desenvolvido por suas respectivas assessorias de imprensa no relacionamento com a mídia impressa de abrangência nacional. Com base nos métodos de análise de conteúdo, a pesquisa busca compreender a postura de quatro g randes veículos de comunicação na abordagem das questões relativas ao setor. Os resultados revelam que a aviação, como segmento econômico, possui uma considerável representatividade no noticiário brasileiro, envolvendo assuntos tanto de ordem individual quanto conjuntural. A quantidade de informações com teor negativo demonstra que as assessorias de imprensa, em vir tude da crise financeira que ameaça a estabilidade do setor, permanecem restritas ao modelo reativo de comunicação.

Palavras-chave: Comunicação empresarial – Assessoria de imprensa – Aviação. O TERCEIRO SETOR COMO COMPONENTE DO PRODUTO

EDUCACIONAL: OS CURSOS DE PROPAGANDA DO VALE DO PARAÍBA Autora: Roberta Baldo

Data da defesa: 25 de fevereiro de 2003 Orientador: Prof. Dr. Gino Giacomini Filho

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp) e Prof. Dr. Mitsuru Yanaze (ECA-USP)

Resumo:Através de uma pesquisa junto aos cursos de Propaganda da região do Vale do Paraíba paulista, este trabalho quer demonstrar que o terceiro setor pode ser incorporado no projeto pedagógico dos cursos, sendo assim transformado em um componente do produto educacional oferecido pela instituição. Desta forma, pode-se trabalhar mais um diferencial de mercado, dentro do mix de marketing educacional estabelecido para a universidade. Foram pesquisados três cursos, através de documentos e de entrevistas com os coordenadores, nas quais se levantaram currículos, ementas das disciplinas, estruturas (físicas e de equipamentos), além de expectativas da coordenação em relação à empregabilidade e ao diferencial competitivo para os egressos dos cursos de Propaganda.

Palavras-chave: Propaganda – Terceiro setor – Projeto pedagógico.

AS ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS DAS ESCOLAS DE PROPAGANDA Autora: Samia Cruañes de Souza Dias

(10)

Orientador: Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp) e Profa. Dra. Sandra Maria Ribeiro de Souza (ECA-USP)

Resumo: Trata-se de um estudo que visa demonstrar e analisar como as escolas de Publicidade e Propaganda utilizaram as estratégias comunicacionais institucionais ou mercadológicas ao longo de 2001, com o objetivo de esclarecer aos seus futuros alunos o melhor que têm a oferecer. O que se pretende é apresentar uma análise comparativa das estratégias comunicacionais para o meio impresso entre as três melhores escolas Propaganda do Brasil – Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), segundo pesquisa realizada pela revista Playboy, no ano de 2000.

Palavras-chave: Estratégias comunicacionais – Escolas de propaganda – Propaganda institucional – Propaganda mercadológica.

A COMUNICAÇÃO DA DIVERSIDADE CORPORATIVA Autora: Hellen de Paula Pacheco

Data da defesa: 27 de fevereiro de 2003 Orientador: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno

Banca examinadora: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp) e Prof. Dr. Laan Mendes de Barros (Cásper Líbero)

Resumo: Para mostrar como é o processo da comunicação no Programa da Diversidade, tornou-se necessário fazer um levantamento bibliográfico sobre cultura organizacional, cultura brasileira, comunicação organizacional, responsabilidade social, bem como buscar informações que abordassem o tema. Neste sentido, foi feito um estudo de caso na Kodak, a fim de pesquisar como acontece na prática a comunicação do referido programa. Com base nessas informações, foi possível analisar o ambiente empresarial e, no cruzamento dos dados, perceber que existe um modelo de comunicação estratégico para o Programa da Diversidade, que, porém, ainda não é percebido pelas empresas.

Palavras-chave: Cultura organizacional – Comunicação organizacional – Diversidade – Programa da Diversidade.

A ESCUTA CIBERNÉTICA: COMPARTILHAMENTO DE MÚSICA NA INTERNET

Autor: Roberto D’Ugo Junior Data da defesa: 27 de fevereiro de 2003

Orientador: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra

Banca examinadora: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp) e Profa. Dra. Mylene Melly (ECA-USP)

(11)

O EVENTO NA CONVERGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE E MARKETING: UM INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO

E CONSOLIDAÇÃO DAS MARCAS Autora: Simone Denise Gardinali Navacinsk Data da defesa: 28 de fevereiro de 2003 Orientador: Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano

Banca examinadora: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Umesp) e Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch (ECA-USP)

Resumo: Esta dissertação tem como proposta ampliar o campo de intersecção existente entre as relações públicas e a publicidade no contexto do marketing e desmistificar o evento como atividade menos relevante dentro da área da Comunicação, que hoje o adota como estratégia para vencer grandes obstáculos gerados para a imagem das empresas e de suas marcas e para propiciar resultados concretos dentro das organizações. O evento não pode mais ser tratado como instrumento menor no processo da comunicação, seja ele com finalidade mercadológica ou institucional. Dessa forma, o estudo resgata conceitos e classificações e avalia etapas, a fim de reunir informações que possam posicionar o evento como estratégia eficiente em benefício das empresas e organizações. As marcas também são abordadas a partir de sua origem, num resgate histórico, até se transformarem em bens contabilizáveis. Entretanto, o processo de sua formação e consolidação é destaque neste trabalho, que pretende analisar o papel dos eventos na sua construção sob dois ângulos, não se restringindo à análise do observador, ao focalizar também as ações da comunicação e seus resultados sob o ângulo das empresas. Finalmente, através de estudos de caso, em segmentos previamente definidos, este trabalho demonstra a convergência entre relações públicas, publicidade e marketing.

Palavras-chave: Eventos – Marcas – Marketing – Relações públicas – Publicidade. EMPRESA-CIDADÃ E COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA

Autora: Ana Cláudia Marques Govatto Data da defesa: 24 de junho de 2003 Orientador: Prof. Dr. Gino Giacomini Filho

Banca examinadora: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (Umesp) e Prof. Dr. Leandro Leonardo Batista (ECA-USP)

Resumo: Este estudo analisa a responsabilidade social corporativa a partir do cumprimento e da atenção aos postulados éticos das relações de consumo e da propaganda, em consonância com os valores morais e éticos da sociedade brasileira. Aborda, ainda, a postura ética nos negócios, o engajamento e o compromisso social de empresa e como as organizações têm agregado a responsabilidade social à comunicação publicitária.

(12)

TESES DE DOUTORADO

GRUPOS DE PRESSÃO E DE INTERESSE NAS POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DOS ATORES SOCIAIS NO BRASIL E NO CANADÁ

Autor: José Edgar Rebouças Data da defesa: 20 de fevereiro de 2003 Orientadora: Profa. Dra. Anamaria Fadul

Banca examinadora: Profa. Dra. Cicilia M. Krohling Peruzzo (Umesp), Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp), Prof. Dra. Sonia Virgínia Moreira (UERJ) e Prof. Dr. Laurindo Leal Filho (ECA-USP)

Resumo: Trata-se de um estudo sobre as políticas de comunicações no Brasil e no Canadá. É um processo que envolve um grande número de atores sociais. O objetivo é o de analisar a complexa rede de relações, pressões, interesses e influências existente entre os atores – aqui enquadrados em cinco categorias: as instâncias de regulação/ regulamentação, o Estado, as empresas do setor, a sociedade civil organizada e os intelectuais/especialistas – e o papel de cada um no ambiente regulatório das comunicações no Brasil e no Canadá..

A complexidade maior desde estudo está no fato de que o lobby na área das indústrias culturais envolve elementos de influências não somente políticas e econômicas, mas também sociais e culturais. Outro ponto a ser levado em consideração são as constantes mudanças conjunturais, o que deve ser relativizado quando se pretende uma compreensão da estrutura. A perspectiva metodológica utilizada foi a comparativa paralela, sendo que os elementos de análise foram buscados nos estudos das indústrias culturais e da economia política da comunicação, tendo como base entrevistas, observação direta e levantamento bibliográfico. Conclui-se que, diante do atual quadro político e econômico em escala internacional, independentemente das estruturas nacionais, os comportamentos e estratégias dos atores sociais na defesa de seus interesses junto às instâncias de regulação/regulamentação das comunicações são semelhantes. O que se mostra per manentemente necessário é a busca do estabelecimento de políticas de comunicações democráticas, com o único objetivo de atender ao interesse público e não somente à doutrina do laisser-faire.

Palavras-chave: Políticas de comunicações – Regulação – Atores sociais – Lobby – Brasil – Canadá.

A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO BRASIL PELA IMPRENSA ITALIANA: AS NOTÍCIAS PUBLICADAS NO CORRIERE DELLA SERA

Autor: Djalma da Paz Gomes Data da defesa: 24 de fevereiro de 2003 Orientadora: Profa. Dra. Anamaria Fadul

Banca examinadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp), Prof. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão (Umesp), Prof. Dr. Luiz Roberto Alves (ECA-USP) e Profa. Dra. Fátima de Azevedo Francisco (Unimonte)

(13)

do jornal italiano, buscando nas notícias sobre o Brasil elementos que possam ajudar a compreender melhor essa relação e como esse processo atua na construção da imagem do Brasil.

Palavras-chave: Imprensa – Corriere della Sera – Imagem – Brasil – Itália. DIVULGAÇÃO E MARKETING DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO COMO INSTRUMENTO HÍBRIDO DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PÚBLICA

Autora: Alessandra Pinto de Carvalho Data da defesa: 26 de fevereiro de 2003 Orientadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno

Banca examinadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp), Prof. Dr. Isaac Epstein (Umesp), Profa. Dra. Fabíola de Oliveira (Univap) e Profa. Dra. Vera Regina Toledo de Camargo (Unicamp)

Resumo: A ciência e tecnologia valorizam cada vez mais o uso da comunicação pública de seus produtos para legitimá-los perante a sociedade. Esta situação faz surgir inúmeras possibilidades de divulgação, que vão além dos meios de comunicação de massa, e exige que os cientistas assumam um discurso menos burocrático, mais atraente e parcial. A análise de conteúdo de documentários em vídeo, produzidos pela Videociência, no Brasil, revela que instituições brasileiras de pesquisa científica adotaram um tipo de comunicação pública com fins promocionais: o marketing da ciência, que se apresenta como um misto de propaganda institucional e divulgação científica com objetivos de solidificar a imagem benevolente da ciência e estimular a confiança e o investimento em pesquisas.

Palavras-chave: Comunicação e ciência – Marketing da ciência – Documentário científico – Videociência.

DRAMATURGIA E TELEJORNALISMO BRASILEIRO: A ESTRUTURA NARRATIVA DAS NOTÍCIAS EM TELEVISÃO Autora: Iluska Maria da Silva Coutinho

Data da defesa: 06 de maio de 2003

Orientador: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão

Banca examinadora: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra (Umesp), Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Umesp), Prof. Dr. Antonio Adami (Unip) e Profa. Dra. Silvia H. Simões Borelli (PUC/SP)

Resumo: A organização das notícias em televisão e sua edição nos telejornais brasileiros segundo uma estrutura narrativa característica do drama, tal como conceituado por Aristóteles, representa o aspecto central desse trabalho. A análise da televisão, sobretudo como principal meio de informação para significativa parcela da população, os critérios editoriais, a linguagem e as características do jornalismo televisivo no Brasil a partir de autores e estudos referenciais, além da busca pelos seus fundamentos e modelos no telejornalismo americano, também constituem parte do estudo. Por meio de entrevistas com correspondentes e editores e da análise de conteúdo de edições do Jornal Nacional (Rede Globo) e do Jornal da Cultura (TV Cultura de São Paulo), foi possível evidenciar nas matérias exibidas a existência de conflito narrativo, personagens em ação, imitada e/ou representada na tela, e ainda o uso de lições morais como marca de encerramento das estórias, estrutura que é conceituada nessa tese como a dramaturgia do telejornalismo.

Referências

Documentos relacionados

TAVARES, Débora Cristina; STIEG, Vanildo; CAVALCANTI, Eduardo Rubi; BASSO, Eliane Corti; SOUZA, Elisângela de; NOVAES, Gilson Alberto; DIAS, Gisélle Bessa de Nogueira; PICOLIN,

Este trabalho aplica uma metodologia multicritério para avaliação da qualidade dos passeios a um caso de estudo de dimensão média, a cidade de Coimbra, Portugal.. A

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Como foi visto, a primeira etapa do processo decisório de consumo é o reconhecimento da necessidade, com isso, observou-se que, nessa primeira etapa, os consumidores buscam no

Resumo: O objetivo central dessa tese é examinar o processo de internacionalização da mídia brasileira, por meio de uma pesquisa sobre o jornal Gazeta Mercantil, de São Paulo1.

Resumo: Este estudo de caso, a partir de pesquisa de campo, de pesquisa bibliográfica e de entrevistas abertas, tem com objetivo observar como a televisão, enquanto meio

Resumo: Essa pesquisa das políticas de comunicação da Igreja Presbiteriana do Brasil, no período de 1994 a 2002, retrata como atualmente esta lida com um tema que foi uma das

A visão que norteia o trabalho da SMCTDES é fazer com que Florianópolis seja “reconhecida mundialmente como a Capital da Inovação”. A atuação da SMCTDES está